You are on page 1of 8

SECRETARIA DE ADMINISTRAO DO ESTADO SELEO PBLICA SIMPLIFICADA

DADOS DE IDENTIFICAO DO CANDIDATO

No deixe de preencher as informaes a seguir:

Prdio

Sala

Nome

N de Identidade

rgo Expedidor

UF

N de Inscrio

EXPRESSO CIDADO

ATENO

Abra este Caderno, quando o Fiscal de Sala autorizar o incio da Prova. Observe se o Caderno est completo. Ele dever conter 40 (quarenta) questes objetivas de mltipla escolha com 05 (cinco) alternativas cada, sendo 20 de Lngua Portuguesa, 10 (dez) de Raciocnio Lgico e 10 (dez) de Noes de Cidadania.

Se o Caderno estiver incompleto ou com algum defeito grfico que lhe cause dvidas, informe, imediatamente, ao Fiscal.

Uma vez dada a ordem de incio da Prova, preencha, nos espaos apropriados, o seu Nome completo, o Nmero do seu Documento de Identidade, a Unidade da Federao e o Nmero de Inscrio.

Para registrar as alternativas escolhidas nas questes objetivas de mltipla escolha, voc receber um CartoResposta de Leitura tica. Verifique se o Nmero de Inscrio impresso no Carto coincide com o seu Nmero de Inscrio.

As bolhas constantes do Carto-Resposta devem ser preenchidas totalmente com caneta esferogrfica azul ou preta.

Preenchido o Carto-Resposta, entregue-o ao Fiscal e deixe a sala em silncio.

BOA SORTE!

LNGUA PORTUGUESA TEXTO 01 para as questes 01 e 02. Na tristeza, tambm h nobreza; em sua negao, s existe pobreza. A tristeza, a qual no defendo, a da negao da vida; felicidade viver em gratido a tudo que vivenciamos. Existir no desistir, resistir, ou melhor, saber ir e vir entre o alto e o fundo, ter serenidade entre a alegria e a tristeza.
JNIOR, Spencer. Tristeza: a face oculta da felicidade. Edupe, 2009. p. 118.

01. Sobre o fragmento Na tristeza, tambm h nobreza; em sua negao, s existe pobreza, se os termos sublinhados estivessem no plural, a construo CORRETA estaria indicada na alternativa A) Na tristeza, tambm ho nobrezas; em sua negao, s existem pobrezas. B) Na tristeza, tambm h nobrezas; em sua negao, s existem pobrezas. C) Na tristeza, tambm h nobrezas; em sua negao, s existe pobrezas. D) Na tristeza, tambm ho nobrezas; em sua negao, s existe pobrezas. E) Na tristeza, tambm haviam nobrezas; em sua negao, s existia pobrezas. 02. Analisando-se o fragmento abaixo: A tristeza, a qual no defendo, a da negao... Se o verbo defender fosse substitudo por reportar-se, estaria CORRETO o trecho da alternativa A) A tristeza, a qual me reporto, a da negao... B) A tristeza, com a qual me reporto, a da negao... C) A tristeza, qual me reporto, a da negao... TEXTO 02 para a questo 03. Morna e transparente, a gua invade-me o esconderijo dos passos. Arrasta o sujo da caminhada. Molha-me os ps dodos, descalos.
FERRAZ, Rosngela. guas de Chuva. Ed. Babecco. 2012. p. 82.

D) A tristeza, da qual me reporto, a da negao... E) A tristeza, na qual me reporto, a da negao...

03. Sobre o texto 02, CORRETO afirmar que A) o termo morna concorda em gnero e nmero com o nome a que se refere, caminhada. B) o verbo arrasta concorda com o seu sujeito, esconderijo. C) a segunda vrgula facultativa. D) o verbo molha concorda com o seu sujeito, gua. E) os termos ps e dodos se acentuam por ser um monosslabo tono e pelo fato de o i tnico formar ditongo, respectivamente. TEXTO 03 para as questes de 04 a 09. EM NOME DAS CRIANAS Autor Desconhecido Deixe-me falar. (...) Antes de conviver comigo, voc precisa saber. Defenda meus direitos Tenho os olhos de cristal como moscas tristes Quero fazer parte desse mundo E meus cabelos esto sujos de tanto padecer. Pra c me mandaram Meu corpo de criana s viu terra, lama e estrelas Eu era um anjo e ca sem ritmo nesse mundo E meu corao desejou apenas esperana. Por favor, sorria, me respeite e lute por mim. Na misria eu nasci E entre misria meus pais me conceberam. Nunca aprendi a desejar alm dos meus instintos E quando abri os olhos verdade do mundo Senti vergonha de ser chamado de irmo.
INFNCIA CIDAD. Recife, 2011. p. 130.

04. Quando o autor se utiliza do trecho abaixo: Meu corpo de criana s viu terra, lama e estrelas ele expressa ao leitor que essa criana A) residiu em lares amplos, confortveis. B) conviveu com crianas de vrias camadas sociais. C) teve a rua como o seu local de moradia. 2

D) algumas vezes, experimentou momentos materialmente ricos. E) usufruiu do capitalismo vigente.

05. Em uma das passagens do poema, a criana solicita ao leitor que proceda a sua incluso social. Isso percebido por meio da seguinte frase: A) Eu era um anjo e ca sem ritmo nesse mundo B) E meus cabelos esto sujos de tanto padecer C) E entre misria meus pais me conceberam D) Defenda meus direitos E) Senti vergonha de ser chamado de irmo

06. Existe uma passagem do texto em que o autor interage com o leitor para faz-lo ciente sobre algo. Assinale a alternativa que contm esse trecho. A) Eu era um anjo e ca sem ritmo nesse mundo. B) Senti vergonha de ser chamado de irmo. C) Tenho os olhos de cristal como moscas tristes. D) Quero fazer parte desse mundo. E) Antes de conviver comigo, voc precisa saber.

07. Em Meu corpo s viu terra, lama e estrelas, a vrgula foi utilizada para separar A) oraes coordenadas. B) termos explicativos. C) elementos de mesma funo sinttica.

D) termos deslocados. E) termos invocativos.

08. Sobre o trecho E quando abri os olhos verdade do mundo, se os termos sublinhados fossem substitudos por inverdades cotidianas, gramaticalmente estaria CORRETA a alternativa A) E quando abri os olhos inverdades cotidianas. B) E quando abri os olhos as inverdades cotidianas. C) E quando abri os olhos sobre s inverdades cotidianas.

D) E quando abri os olhos s inverdades cotidianas. E) E quando abri os olhos em relao as inverdades cotidianas.

09. Todos os termos sublinhados nas alternativas so classificados como Pronomes. Identifique aquela em que o termo sublinhado um PRONOME DE TRATAMENTO. A) E entre misria meus pais me conceberam B) Defenda meus direitos C) Quero fazer parte desse mundo TEXTO 04 para as questes de 10 a 14. OS QUE ACELERAM E OS QUE FREIAM Qualquer empresa, independentemente do tamanho, divide-se em vrios grupos de dez funcionrios. De cada dez, dois trabalham para acelerar os negcios. Outros dois fazem o possvel para brecar todas as iniciativas dos dois que querem acelerar. Os outros seis s acompanham a mar. evidente que os dois que mantm o p no acelerador tm que trabalhar em dobro, por eles e pelos dois que ficam pisando no freio. Uma empresa de sucesso aquela que identifica e neutraliza os dois funcionrios que querem deixar tudo como est. Normalmente, essas duas pessoas no confiam nelas mesmas. Essa insegurana faz com que tenham um empecilho para qualquer idia. A especialidade delas produzir desculpas. Esto sempre solicitando mais dados para retardar uma deciso, sugerindo reunies para discutir melhor o assunto ou pedindo um relatrio sobre algo que podia ser conversado em trs minutos.
GEHRINGER, Max. Clssicos do Mundo Corporativo. Editora Globo, 2008. p. 90.

D) Por favor, sorria, me respeite e lute por mim E) Antes de conviver comigo, voc precisa saber

10. Aps a leitura do texto 04, conclui-se que A) em toda empresa, todos os funcionrios buscam sempre avanar em suas metas. B) qualquer empresa se sente ameaada pelos seus funcionrios. C) empresas de sucesso apresentam, em seu quadro, um elevado percentual de funcionrios dotados de esprito ambicioso. D) as empresas se mesclam tanto de funcionrios desejosos de avanar quanto daqueles que se recusam a progredir. E) pessoas competentes so escassas nas empresas atuais. 11. Segundo o texto 04, dentro de uma empresa, as pessoas inseguras A) sempre buscam ser geis em suas decises. B) retardam decises, utilizando estratgias para tal. C) carregam consigo ideias criativas e transformadoras.

D) agendam sempre propostas de reunies. E) so contrrias elaborao de relatrios semanais.

12. Baseando-se no trecho Outros dois fazem o possvel para brecar todas as iniciativas dos dois que querem acelerar, conclui-se que A) existe um padro nico de aes nas empresas. B) os funcionrios reagem de forma idntica, diante das situaes. C) h sempre pessoas que interferem no sucesso das empresas. D) nas empresas, predomina o esprito altrusta. E) o egosmo e a inveja humana inexistem nas empresas. 3

13. Em uma das passagens do texto 04, um dos termos est grafado de uma forma que contraria a Reforma Ortogrfica vigente. Assinale-a. A) evidente que os dois que mantm o p no acelerador... B) Essa insegurana faz com que tenham um empecilho para qualquer idia. C) Uma empresa de sucesso aquela que identifica e neutraliza os dois funcionrios... D) ...ou pedindo um relatrio sobre algo que podia ser conversado em trs minutos. E) Outros dois fazem o possvel para brecar todas as iniciativas dos dois que querem acelerar. 14. Observe o fragmento abaixo: evidente que os dois que mantm o p no acelerador tm que trabalhar em dobro... Se os termos sublinhados fossem substitudos por aquele, estaria CORRETO o trecho indicado na alternativa A) evidente que aquele que mantm o p no acelerador tem que trabalhar em dobro. B) evidente que aquele que mantm o p no acelerador tm que trabalhar em dobro. C) evidente que aquele que mantm o p no acelerador tem que trabalhar em dobro. D) evidente que aquele que mantm o p no acelerador teem que trabalhar em dobro. E) evidente que aquele que mantm o p no acelerador tem que trabalhar em dobro. TEXTO 05 para as questes de 15 a 19. APLICATIVO AJUDA BANCO DE SANGUE Alm de tempo e dinheiro, algumas pessoas vo mais longe para fazer o bem e doam, literalmente, o sangue. Basta baixar um aplicativo lanado pelo Ministrio da Sade, que permite ao internauta se tornar um doador de sangue virtual. Para isso, preciso acessar a pgina Doe Sangue no Facebook e clicar no cone Banco de Doadores. Depois de realizar o registro, a pessoa cria um cadastro e, caso o banco de sangue do Estado de origem precise de suporte, o doador ser acionado. O objetivo da ferramenta incentivar, cada vez mais, as pessoas a se tornarem doadores, sobretudo, ter um dispositivo no Facebook, em que o Brasil j o terceiro no mundo em nmero de usurios, para facilitar e potencializar esse processo, explica o coordenador de Redes Sociais do Ministrio da Sade, Fernando Barros.
Jornal do Commercio. Cidades. 20 de maio de 2012. p.2.

15. De acordo com o texto, as redes sociais A) estimulam as pessoas adoo de atitudes egostas. B) instigam a coletividade usuria prtica do bem, da solidariedade. C) servem como incentivo a aes de cunho poltico e lucrativo. 16. Observe os verbos sublinhados dos itens abaixo: I. ...algumas pessoas vo mais longe para fazer o bem... II. Basta baixar um aplicativo lanado pelo Ministrio da Sade... III. Depois de realizar o registro... IV....e, caso o banco de sangue do Estado de origem precise de suporte... V. ...para facilitar e potencializar esse processo... Assinale a alternativa CORRETA. A) No item I, o verbo exige complemento regido de preposio. B) No item II, o verbo sublinhado no pede complemento. C) Nos itens III e IV, os verbos exigem complemento regido de preposio. D) No item V, apenas o primeiro verbo sublinhado exige complemento sem ser regido de preposio. E) Nos itens I, II e III, os verbos sublinhados exigem complemento sem ser regido de preposio. 17. Sobre PONTUAO, observe os itens abaixo: I. II. III. IV. ...vo mais longe para fazer o bem e doam, literalmente, o sangue. Depois de realizar o registro, a pessoa cria um cadastro... ...a se tornarem doadores, sobretudo, ter um dispositivo no Facebook... ...explica o coordenador de Redes Sociais do Ministrio da Sade, Fernando Barros. D) funcionam para afastar os segmentos sociais. E) privilegiam as classes de poder aquisitivo baixo.

Assinale a alternativa CORRETA. A) No item I, apenas a segunda vrgula poderia ser excluda. B) No item II, a vrgula facultativa. C) No item III, as vrgulas separam termos e invocativos.

D) No item IV, a vrgula isola o aposto. E) Nos itens I e II, as vrgulas so facultativas.

18. Observe os termos sublinhados, as mudanas existentes e assinale a alternativa que contm UM ERRO gramatical. A) ...que permite ao internauta se tornar um doador de sangue virtual Que permite aos internautas se tornarem doadores. B) Para isso, preciso acessar a pgina Doe Sangue... Para isso, preciso dirigir-se pgina Doe Sangue. 4

C) ...e doam, literalmente, o sangue. E recorrem, literalmente, ao sangue. D) ...caso o banco de sangue do Estado de origem precise de suporte... Caso o banco de sangue do Estado reinvindique suporte. E) ...para facilitar e potencializar esse processo. Para garantir e viabilizar esse processo. 19. Analise os itens abaixo: I. II. III. ...algumas pessoas vo mais lonGe para fazer o bem... Os termos monge, herege e lage so grafados com G, como o termo sublinhado. Basta baiXar um aplicativo lanado pelo Ministrio da Sade... Os termos feixe, praxe e faxina se escrevem com X, como o termo sublinhado. ...para facilitar e potencializar esse proceSSo Grafam-se com SS os termos ingresso, regresso e massaneta.

Est(o) CORRETO (S) A) II. B) I e II. C) III. D) II e III. E) I e III.

TEXTO 06 para a questo 20. Amigo


Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Voc, meu amigo de f, meu irmo camarada, amigo de tantos caminhos, de tantas jornadas, Cabea de homem, mas o corao de menino, aquele que est do meu lado em qualquer caminhada Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro, voc tantas vezes provou que um grande guerreiro O seu corao uma casa de portas abertas, Amigo, voc o mais certo das horas incertas.
Disponvel em http//:letras.com.br. Acesso em: 05.06.2012

20. Sobre o trecho da msica acima, assinale a alternativa que contm a afirmao CORRETA. A) O amigo retratado nessa msica provido de sentimentos egocntricos. B) A letra dessa msica expressa uma amizade muito comum em nosso cotidiano. C) Em O seu corao uma casa de portas abertas, percebe-se ser amigo pleno de bondades. D) Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro esse trecho nos revela ser esse amigo algum acomodado s situaes. E) Amigo, voc o mais certo das horas incertas esse trecho expressa que o amigo uma pessoa que se abstrai facilmente dos que vivem ao seu redor. RACIOCNIO LGICO 21. Joo e Jos so amigos, moram juntos e tm o hbito de fumar. Como no tm dinheiro, recolhem restos de cigarros, a chamada piola. Entre eles, h uma regra de apanhar piolas que correspondam a 1/3 do cigarro. Alm disso, eles dividem, entre si, quando necessrio, as piolas. Num dia muito chuvoso, os dois no puderam sair para apanhar piolas. Joo observa que tem 10 piolas, enquanto Jos est farto delas. Sabendo-se que com 3 piolas, eles fazem um cigarro, CORRETO afirmar que, nesse dia chuvoso, Joo fumou A) 3 cigarros. B) 4 cigarros. C) 5 cigarros. D) 6 cigarros. E) 7 cigarros.

22. Existem trs pessoas, A, B e C, vestidas com camisas de algodo. Elas sabem que existem cinco crculos de papelo com cores brancas e pretas. Esses crculos so escolhidos, aleatoriamente, por uma pessoa X e vo ser colados nas costas das trs pessoas, sem que elas visualizem as cores. A regra A olhar B e C e dizer sua cor; em seguida, B olha C e diz sua cor e, por fim, sabendo das cores anteriores, C presume sua cor, podendo acertar ou no. Sabe-se que so dois crculos pretos e trs crculos brancos. Com isso, formam-se quatro afirmaes. Analise-as. I. Se A diz, que seu crculo branco e erra; B diz que seu crculo preto e erra tambm, ento C tem chance de , para que o circulo de sua camisa seja branco. II. Se A diz que seu crculo branco e erra; B diz que seu crculo branco e erra tambm, ento C sabe, com certeza, que seu crculo branco. III. Se A diz que seu crculo preto e erra; B diz que seu crculo preto e erra tambm, ento C sabe que a probabilidade de ser branca igual a 1/3. IV. Se A diz que seu crculo preto e erra; B diz que seu crculo preto e erra tambm, ento C tem maior chance de acertar, se disser que seu crculo branco. Somente est CORRETO o que se afirma em A) II, III e IV. B) II. C) I, II e III. 5 D) IV. E) I e III.

23. No Expresso Cidado, existem trs tipos de seco classificadas de acordo com o nmero de funcionrios, em Grande (G), Mdia (M) e Pequena (P). Nesse local de trabalho, em cada seco, os funcionrios usam camisas de mesma cor e emblema da empresa fixado na referida camisa. As cores envolvidas so: azul, verde e vermelho, no necessariamente nessa ordem, em relao s camisas e/ou aos emblemas. Funcionrios da maior seco usam camisas e emblemas de mesma cor; os da seco mdia usam emblemas de cor azul; os funcionrios da seco menor no usam camisas nem emblemas de cor vermelha. Nessas condies, CORRETO afirmar que os funcionrios da seco A) G usam camisas de cor verde, e os da seco M, emblemas de cor azul. B) P usam emblemas de cor vermelha, e os da seco M, camisas de cor verde. C) P usam emblemas de cor verde, e os da seco G, emblemas de cor verde. D) M usam camisas de cor verde, e os da seco G, emblemas de cor vermelha. E) M usam camisas de cor azul, e os da seco P, emblemas de cor vermelha. 24. Observe as proposies compostas e seus conectivos, assinalando V para as Verdadeiras e F as para Falsas. ( ( ( ( ) ) ) ) Recife a capital de Pernambuco ou Alagoas a capital de So Paulo. Pernambuco um dos estados da Repblica Federativa do Brasil, situado na regio norte do pas ou 2 um nmero primo. Se o Expresso Cidado fica localizado em Recife no bairro do Cordeiro, ento o tomate um mineral. Se nove um nmero natural primo, ento o resultado da raiz quadrada de nove um nmero par.

Sobre o conjunto soluo das proposies apresentadas, assinale a alternativa que contm a sequncia CORRETA. A) V,V,F,V. B) F,V,F,F. C) V,F,F,V. D) F,V,V,F. E) V,F,V,V.

25. Para formar um cubo perfeito, partindo da formao espacial vista na figura abaixo, o nmero de cubos unitrios que falta para formar o referido cubo

A) 17 B) 18 C) 19 D) 20 E) 21

26. Com respeito aos nomes dos dias da semana, gerado um arranjo numrico. Um desses elementos do arranjo numrico est faltando. Domingo 7 Segunda 14 Tera 19 Quarta 25 Quinta 31 Sexta 36 Sbado ?

O valor numrico que est faltando igual a A) 40. B) 42. C) 44. D) 46. E) 48.

27. Alba, Berenice e Carla trabalham no Expresso Cidado e ocupam o cargo de Recepcionista, Administrativo e Atendente ao Cidado, no necessariamente nessa ordem. O que se sabe que: [1] ou Alba Administrativa ou Carla Administrativa; [2] ou Alba Recepcionista ou Berenice Atendente ao Cidado; [3] ou Carla Atendente ao Cidado ou Berenice Atendente ao Cidado; [4] ou Berenice Recepcionista ou Carla Recepcionista. Sabendo-se disso, CORRETO afirmar que os cargos que ocupam as funcionrias Alba, Berenice e Carla, nessa ordem, so, respectivamente, o (de) A) Administrativo; Atendente ao Cidado; Recepcionista. B) Recepcionista; Administrativo e Atendente ao Cidado. C) Atendente ao Cidado, Administrativo e Recepcionista.

D) Recepcionista, Atendente ao Cidado e Administrativo. E) Administrativo, Recepcionista e Atendente ao Cidado.

28. Se verdade que alguns torcedores do Sport so fanticos pelo clube e que nenhum torcedor do Petrolina fantico pelo clube, ento, necessariamente verdade que A) nenhum torcedor do Petrolina torcedor do Sport. B) algum torcedor do Sport no torcedor do Petrolina. C) todo torcedor do Petrolina torcedor do Sport.

D) algum torcedor do Sport torcedor do Petrolina. E) nenhum torcedor do Sport torcedor do Petrolina.

29. Dadas as negativas de cada sentena descrita, na forma matemtica, CORRETO afirmar que I. A negao de ( x) (x2 = 16) ( x) (x2 16) II. A negao de (12 A 12 B) (12 A 12 B) III. A negao de (x = 7 x = 10) (x 7 x 10) Somente est CORRETO o que se afirma em A) I. B) III. C) II. 6 D) I e II. E) II e III.

30. Observe a figura abaixo:

Assinale a alternativa que contm a figura que logicamente deva ser colocada no lugar do x.

A)

B)

C)

D)

E)

NOES DE CIDADANIA
31. Na administrao pblica, o cdigo de tica profissional deve estar submetido legislao pblica, cujo objetivo primordial visa realizao de atividades de interesse A) pessoal. B) pblico. C) social. D) pblico e privado. E) comunitrio.

32. A manifestao de liderana est presente em diversos setores de nossa sociedade por meio de cargos e funes de responsabilidade, no sendo diferente no servio pblico. Sobre a liderana de um grupo, assinale a alternativa CORRETA. A) Lderes devem possuir a capacidade de estimular a valorizao das habilidades de cada um dos seus liderados e no utilizar o autoritarismo como instrumento de persuaso. B) A maneira como o lder articula, comunica, incentiva e promove mudana no impulsiona o desenvolvimento do bom funcionamento do trabalho de organizao da equipe liderada. C) O estilo de um lder se origina de uma predisposio gentica. Adquire-se por nascimento, devido a suas caractersticas pessoais. H lderes mais aptos do que outros. D) Os bons resultados de liderana provm de uma autoridade exigente que seja capaz de dominar sua equipe. E) Um grupo ou equipe necessariamente precisa de um lder, portanto um integrante que domine o assunto debatido no deve coorden-lo. 33. Sobre a postura do servidor pblico, analise as afirmativas abaixo: I. O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante s regras contidas no art. 37, caput, e 4, da Constituio Federal. II. Deixar o servidor pblico qualquer pessoa espera de soluo que compete ao setor em que exera sua funo, permitindo a formao de longas filas ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio no caracteriza apenas atitude contra a tica ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usurios dos servios pblicos. III. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. IV. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade na conduta do servidor pblico que poder consolidar a moralidade do ato administrativo, tendo sempre como objetivo o bem comum. Esto CORRETAS A) I e II, apenas. B) I, II e III, apenas. C) I, II, III e IV. D) III e IV, apenas. E) II, III e IV, apenas.

34. Segundo o preceito constitucional: A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de A) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. B) privacidade, sigilo, pessoalidade, moralidade e burocracia. C) sigilo, perspiccia, legalidade, moralidade, publicidade e eficcia. D) respeito, seletividade, organizao, burocracia e parceria. E) impessoalidade, publicidade, eficincia e interesse privado. 35. Com relao tica no servio pblico, marque os seguintes itens com (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso. ( ) O assdio moral no trabalho no um fenmeno novo e caracteriza-se como toda e qualquer ao agressiva dirigida, uma nica vez, a um colega de trabalho. ( ) Todo comportamento manifesto por servidor pblico, que atinja a dignidade, a integridade psquica ou fsica de uma pessoa, afetando-lhe a competncia e implicando dano ao ambiente de trabalho, pode ser considerado assdio moral. 7

( ) O assdio moral constitui um risco potencial sade do trabalhador, podendo acarretar doenas e estresse funcional. ( ) O assdio moral caracteriza uma relao antitica em que um empregado geralmente exposto, de forma sistemtica, a situaes humilhantes e constrangedoras no trabalho. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA. A) V, V, V, V. B) F, F, F, F. C) F, V, V, V. D) F, V, V, F. E) V, F, F, V.

36. Cada uma das situaes abaixo apresenta uma situao hipottica acerca do comportamento profissional. Analise-as e preencha as lacunas com C (Certo) ou E (Errado). ( ) Alice foi indiscreta no ambiente de trabalho, ao comentar com seus colegas o que ouviu na reunio de diretores na ocasio em que estava dando apoio ao atendimento do servio de copa. Ao receber advertncia de seu chefe imediato, Alice julgou-se injustiada, pois sua conduta no gerou nenhuma consequncia ao trabalho. Nessa situao, o sentimento de injustia da servidora procedente e eticamente justificvel, pois sua conduta no trouxe prejuzo a ningum. ( ) Roberto um servidor pblico que, ao se comunicar com seu chefe, sempre recebe reclamaes e desprezo. Nessa situao, Roberto procurou o chefe e comunicou o quanto gostava de trabalhar naquela repartio e o que poderia fazer para melhorar seu desempenho e o relacionamento com ele. ( ) Carmem, servidora pblica, atua na rea de atendimento ao pblico. Ela procura conhecer bem o funcionamento de seu setor, ser eficiente, interessada e atenciosa no trabalho. Ela faz de tudo para que os clientes fiquem satisfeitos com os seus servios, mesmo que tenha de ignorar algumas normas institucionais. Nessa situao, mesmo tendo boas intenes, a atitude de Carmem contrria ao correto comportamento profissional. Considerando a postura tica correta de um servidor pblico, assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA. A) C, C, C. B) E, E, E. C) C, E, E. D) E, C, E. E) E, C, C.

37. O princpio da transparncia no setor pblico uma questo tica e cidad e se traduz quando A) os rgos integrantes da estrutura do Poder Pblico disponibilizam dados e informaes para que o cidado, independentemente do seu nvel de conhecimento e grau de escolaridade, possa exercer o seu direito de interferir e fiscalizar as aes governamentais. B) todos os funcionrios pblicos disponibilizam as informaes de suas contas correntes e bens pessoais no mbito da repartio que trabalham. C) a maioria da populao conhece todos os direitos e deveres que possui e os divulga junto aos demais. D) o Poder Pblico disponibiliza dados e informaes para que o cidado de nvel de conhecimento e grau de escolaridade elevado possa exercer o seu direito de interferir e fiscalizar as aes governamentais. E) todos os funcionrios pblicos conhecem as contas pblicas de todos os rgos e setores. 38. Sobre o sentido da tica, analise as proposies abaixo: I. Conjunto de normas e princpios que norteiam a boa conduta do ser humano. II. Serve para que a conduta de cada indivduo seja moralmente julgada e respeitada. III. Contribui para o estabelecimento das relaes do ser humano com o outro, numa convivncia pacfica, a fim de evitar as vantagens desleais e as prticas que prejudiquem a sociedade em geral. IV. Determina as regras sociais as quais devem ser restabelecidas por cada grupo social. Esto CORRETAS A) I, II e IV. B) I e II. C) I e III. D) III e IV. E) I e IV.

39. Sobre os princpios ticos do servidor pblico, analise os itens abaixo: I. O uso do cargo ou funo, facilidades, amizades, tempo, posio e influncias, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem. II. Ser, em funo de seu esprito de solidariedade, conivente com erro ou infrao. III. Deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento ao pblico. IV. Que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico. NO lhe so permitidos A) I e II, apenas. B) I, II e III, apenas. C) II, III e IV, apenas. D) III e IV, apenas. E) I, II, III e IV.

40. responsabilidade de todo servidor pblico zelar e vivenciar o exerccio da cidadania. Assim sendo, ele deve ser A) competitivo e compromissado no setor do seu trabalho. B) ativo e participante na famlia, no trabalho e nas associaes sociais. C) criativo e, individualmente, lutar por melhorias profissionais. D) atuante e condescendente com o pblico que atende. E) organizado e fiel cumpridor da burocracia e da legislao pertinente.

You might also like