You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA DEPARTAMENTO DE RELAES INTERNACIONAIS ALUNA: ELAYNE NASCIMENTO DE FIGUEIRDO 11017357 DISCIPLINA: POLTICA INTERNACIONAL CONTEMPORNEA

A PROFESSORA: LILIANA RAMALHO FRIO JOO PESSOA, 24 DE SETEMBRO DE 2012 ANLISE CRTICA ACERCA DO TEXTO: Deslocamento e Complementaridade: A Estratgia de Desenvolvimento Chinesa e a Economia Regional Asitica, de Carlos Aguiar de Medeiros. Corroborando com as ideias de Carlos Aguiar de Medeiros, em Deslocamento e Complementaridade: A Estratgia de Desenvolvimento Chinesa e a Economia Regional Asitica, a China, de fato, tem sido um forte referencial de ascenso econmica e, graas a sua forte atuao regional e mundial, vem sendo considerada e intitulada como uma futura potncia hegemnica. Repaginando suas prticas comerciais, a China tornou-se grande salvadora da crise econmica global, onde de forma e com efeitos centrpetos tem estabilizado e fortalecido o crescimento regional. Com isso, suas polticas de desenvolvimento regional esto fortemente conectadas e associadas s polticas de desenvolvimento nacional, assegurando uma forte e slida base estrutural ao comrcio mundial. Toda a robustez e autonomia econmica da China se do pela incorporao e integrao do seu comrcio interno, o qual lhe designou uma dupla funo, tanto de importador quanto de exportador dos produtos asiticos, dinamizando o setor industrial e projetando-se no cenrio internacional. Todavia, esmiuando e dando novas diretrizes aos direcionamentos do autor, o desenvolvimento mundial e regional da China no mitiga a deficincia de nvel interno apresentada pelo pas, onde sua economia planificada e seus propsitos em longo prazo talvez no supram os critrios e exigncias do mundo ocidental. Alm disso, a inibio de se discutir em mesas de negociao a Democracia e os Direitos Humanos podem prejudicar suas relaes com pases adeptos a estas temticas, especialmente no tocante s ms condies trabalhistas providas no pas.

Sendo assim, pode-se dizer que, assim como o Brasil, por exemplo, a China representa uma forte potncia em sua regio, sendo um instrumento de sua expanso, assim como uma ascendente potncia mundial, a qual de forma ativa e diligente movimenta a economia mundial, sendo, em contrapartida, seu avano, especialmente social, bastante ineficaz, proporcionando, assim, uma possvel expectativa de ocorrncia de um transbordamento de avano de fora para dentro.

Referncias Bibliogrficas

CEDEPLAR. PRINCIPAIS EXPERINCIAS MUNDIAS DE PLANEJAMENTO REGIONAL E URBANO: LIES PARA O BRASIL. Sntese das interpretaes. Elaborado pela Equipe do CEDEPLAR OLIVEIRA, Ldia. O Brasil no Mundo: de potncia regional a potncia mundial. In Olhares Paralelos. Data de publicao: 08 de novembro de 2011. RIBEIRO, Valria Lopes. A CHINA E A ECONOMIA MUNDIAL: UMA ABORDAGEM SOBRE A ASCENSO CHINESA NA SEGUNDA METADE DO SCULO XX.

You might also like