You are on page 1of 12

FUNDAMENTOS PARA UMA ADMINISTRAO PBLICA DIALGICA

FUNDAMENTOS PARA UMA ADMINISTRAO PBLICA DIALGICA


Grounds for administration publicis dialog
LIMA, M. S. DE
Recebimento: 13/05/2010 Aceite: 09/07/2010

RESUMO: O artigo faz uma breve anlise das mudanas ocorridas no mbito da Administrao Pblica. Essas alteraes decorrem da necessidade de se primar pela principiologia dos direitos fundamentais, no mais apenas pelo interesse pblico. Dentre estes direitos est inserido o direito fundamental boa administrao, o qual vem disciplinado na Carta de Direitos Fundamentais da Unio Europia, entendido como o direito administrao pblica eficaz e eficiente. Nesse novo sistema, a participao da sociedade considerada meio para efetividade de direitos constitucionalmente garantidos. E, a processualizao da atividade administrativa uma forma de fazer com que a consensualidade e a democracia imperem para eficcia dos interesses, tanto da Administrao como do Administrado. Assim, tem-se uma inovadora soluo para os problemas sociais, onde se cria possibilidades e chances de um desenvolvimento sustentvel para todos os participantes. Dessa forma, se v que a linha de evoluo e transformao da Administrao Pblica do sculo XXI est voltada para o dilogo na esfera pblica, com a participao democrtica do administrado como forma de atender aos anseios das partes envolvidas. Palavras-chave: Administrao Pblica Dialgica. Direito Fundamental boa administrao. Processualizao da atividade administrativa. Consensualidade. Princpio Democrtico. ABSTRACT: The article brings a brief analysis of changes occurred within the Public Administration. These changes underline the need to highlight the fundamental rights principles, not only for the public interest. Among these rights, the fundamental right for a good administration is inserted, which has been disciplined by the Charter of Fundamental Rights of the European Union, seen as the right to an effective and efficient public administration. In this new system, the participation of the society is considered a way to the effectiveness of constitutionally guaranteed rights. And, the proceduralisation of the
PERSPECTIVA, Erechim. v.34, n.126, p. 73-84, junho/2010

73

Mariana Sciesleski de Lima

administrative activity is a way of making the consensus and the democracy to prevail for the effectiveness of the interests, both for the Administration and for the Administrator. So, it arises an innovative solution to social problems, which creates opportunities and chances for a sustainable development for every participant. Thus, the line of evolution and transformation of public administration in the XXI century is devoted to dialogue in the public sphere, with the democratic participation of the one under management, as an way to meet the needs of stakeholders. Key words: Dialog Public Administration. Fundamental Right for good administration. Proceduralisation of the administrative activity. Consensuality. Democratic Principle.

Consideraes Introdutrias
O presente estudo tem por escopo identificar os fundamentos jurdicos para uma Administrao Pblica Dialgica. Demonstrar que a evoluo da Administrao Pblica trouxe uma maior necessidade pela resoluo dos conflitos em seu prprio mbito, priorizando-se a participao do administrado, a consensualidade, eficincia, transparncia e a confiana na administrao. Essa evoluo deve-se processualizao da atividade administrativa que est amparada em um ideal democrtico e s garantias fundamentais. Assim, o Estado passou a primar pela ponderao e pelo dilogo. De forma que no pode mais ser visto somente como o ente que estabelece regras, mas tambm, como aquele que interage e mantm vnculos com o administrador. Isso, para ao fim e ao cabo de obter maior eficcia e efetividade das aes estatais. Justifica-se a abordagem no apenas em face da importante evoluo no mbito da Administrao Pblica. Mas, principalmente, pelo motivo de que o destaque dado aos direitos fundamentais, em sede administrativa, proporcionar o dilogo e a efetivao da democracia, caracterizando-se, assim, a Administrao Pblica Dialgica, objeto do presente estudo.
74

A supremacia dos direitos fundamentais


O ncleo do Direito Administrativo no reside mais na viso antiga do interesse pblico, mas dos direitos fundamentais, que consiste na proteo do indivduo frente atuao do Estado. Na sociedade, os direitos fundamentais assumem posio significante quando se inverte a tradicional relao entre o Estado e indivduo e se reconhece que o indivduo tem, primeiro, direitos e, depois, deveres perante o Estado, e que os direitos que o Estado tem em relao ao indivduo se ordenam ao objetivo de melhor cuidar das necessidades dos cidados (BRANCO, 2008). Por esse motivo que os direitos fundamentais incorporam ao seu mbito as prestaes do Estado, as garantias institucionais, o sentido objetivo da norma e a qualificao valorativa (BONAVIDES, 2001, p. 534). Lembra-se, assim, que o Estado Democrtico de Direito assegura a todo e qualquer cidado, a mxima garantia aos seus direitos fundamentais, supremacia esta que dever ser observada em toda e qualquer deciso emanada pelo poder pblico. Corroborando com tal entendimento, Di Pietro (2007, p. 20) esclarece que:
PERSPECTIVA, Erechim. v.34, n.126, p. 73-84, junho/2010

FUNDAMENTOS PARA UMA ADMINISTRAO PBLICA DIALGICA

O Estado Democrtico de Direito vincula a lei aos ideais de justia, ou seja, de submeter o Estado ao direito, e no a lei em sentido puramente formal; e falar em submisso ao Estado de Direito significa falar em observncia dos valores e princpios que esto na base do ordenamento jurdico e agasalhados implcita ou explicitamente na Constituio, tais como os que constam no prembulo da Constituio. Tal idia adotada por vrias constituies, como a espanhola e a portuguesa inspirou-se sem dvida, na Lei Fundamental da Repblica Federal da Alemanha, de 8-5-49, cujo artigo 20 3, determina que o poder legislativo est vinculado ordem constitucional; os poderes executivo e judicial obedecem lei e ao direito.

- o direito de qualquer pessoa a ser ouvida antes de a seu respeito ser tomada qualquer medida individual que a afecte desfavoravelmente, - o direito de qualquer pessoa a ter acesso aos processos que se lhe refiram, no respeito dos legtimos interesses da confidencialidade e do segredo profissional e comercial, - a obrigao, por parte da administrao, de fundamentar as suas decises. 3. Todas as pessoas tm direito reparao, por parte da Comunidade, dos danos causados pelas suas instituies ou pelos seus agentes no exerccio das respectivas funes, de acordo com os princpios gerais comuns s legislaes dos Estados-Membros. 4. Todas as pessoas tm a possibilidade de se dirigir s instituies da Unio numa das lnguas oficiais dos Tratados, devendo obter uma resposta na mesma lngua.

Nesse contexto, a Administrao Pblica deve buscar a satisfao dos direitos e garantias fundamentais, preservando os interesses e liberdades do administrado, sendo que o Direito Administrativo tem o dever de garantir a consecuo dessa finalidade.

O direito fundamental boa administrao pblica


O direito a uma boa administrao pblica est consagrado na Carta de Direitos Fundamentais da Unio Europia, aprovada no Conselho Europeu de Nice em 07 de dezembro de 2000, a qual dispe o seguinte:
Artigo 41. Direito a uma boa administrao. 1. Todas as pessoas tm direito a que os seus assuntos sejam tratados pelas instituies e rgos da Unio de forma imparcial, equitativa e num prazo razovel. 2. Este direito compreende, nomeadamente:
PERSPECTIVA, Erechim. v.34, n.126, p. 73-84, junho/2010

Artemi Rallo Lambarte (2004) explica que a gnese da boa administrao foi o debate em torno da necessidade de reduo do dficit constitucional relativo salvaguarda dos direitos dos cidados europeus, razo pela qual o direito a uma boa administrao tem carter substancial e instrumental para a defesa de outros direitos, a fim de otimizar o mbito de proteo dos nacionais dos Estados componentes da Unio Europia, bem como das pessoas fsicas ou jurdicas extracomunitrias que se encontrem na Europa em suas relaes com a Administrao europia ou com as Administraes nacionais. Rodrigues-Arana Muoz (2006, p. 26) ao tratar sobre o tema, coloca em evidncia a necessidade de a Administrao Pblica ajustar-se, de maneira adequada, s demandas democrticas, atravs de uma ampla gama de critrios internos, tais como processos de tramitao, transparncia, clareza e simplifi75

Mariana Sciesleski de Lima

cao de suas estruturas, objetividade de sua atuao, etc., sem jamais perder de vista que, para conferir sentido aos premencionados critrios, deve prevalecer a finalidade de servir ao cidado, pois Detrs de cada expediente estn ls aspiraciones de un ciudadano1. Na doutrina ptria, Freitas (2007, p. 19) traz baila a compreenso do direito fundamental boa administrao pblica:
Trata-se do direito fundamental administrao pblica, eficiente, eficaz, proporcional, cumpridora de seus deveres com transparncia, motivao, imparcialidade e respeito moralidade, participao social e plena responsabilidade por suas condutas omissivas e comissivas. A tal direito corresponde o dever de a administrao pblica observar, nas relaes administrativas, a cogncia da totalidade dos princpios constitucionais que a regem.

discriminao negativa de qualquer natureza e, ao mesmo tempo, promove discriminaes inversas ou positivas (redutoras das desigualdades injustas); (D) o direito administrao pblica proba, que veda condutas ticas no univerzveis, sem implicar moralismo ou confuso entre o legal e o moral, uma vez que tais esferas se vinculam, mas so distintas; (E) o direito administrao pblica respeitadora da legalidade temperada, ou seja sem a absolutizao irrefletida das regras; (F) o direito administrao pblica preventiva, precavida e eficaz (no apenas eficiente), pois comprometida com resultados harmnicos com os objetivos fundamentais da Constituio, alm de redutora dos conflitos intertemporais, que s fazem aumentar os chamados custos de transao.

Dessa forma, o direito fundamental boa administrao pblica ldimo plexo de direitos, regras e princpios, ou seja, o somatrio de direitos subjetivos pblicos (FREITAS, 2007, p. 20-21) Nesse conceito, Freitas (2007, p. 20-21) acredita que esto abrigados outros direitos, dentre eles:
(A) o direito administrao pblica transparente, que supe evitar a opacidade (salvo nos casos em que o sigilo apresentar justificvel, e ainda assim no-definitivamente), com especial nfase para o direito a informao intelegveis sobre a execuo oramentria e sobre o processo de tomada das decises administrativas que afetarem direitos; (B) o direito administrao dialgica, com garantia do contraditrio e da ampla defesa dizer, respeitadora do devido processo (inclusive com durao razovel), que tambm implica o dever de motivao consistente; (C) o direito administrao pblica imparcial, isto , aquela que no pratica nem estimula

Portanto, o novo papel do Estado a observncia do somatrio cismeiro dos princpios constitucionais e o respeito ao direito fundamental boa administrao pblica que, conforme esboado por Juarez Freitas, indispensvel uma atividade administrativa processualizada.

A processualizao da atividade administrativa


Di Pietro (2007, p. 589) confere um conceito elstico categoria processo administrativo:
[...] existe sempre como instrumento indispensvel para o exerccio da funo administrativa; tudo o que a Administrao Pblica faz, operaes materiais e atos jurdicos, fica documentado em um processo; cada vez que ela for tomar uma deciso, executar uma obra, celebrar um contrato, editar um regulamento, o ato final sempre precedido de uma srie de atos materiais ou jurdicos, consistentes em estudos, pareceres, informaes,
PERSPECTIVA, Erechim. v.34, n.126, p. 73-84, junho/2010

76

FUNDAMENTOS PARA UMA ADMINISTRAO PBLICA DIALGICA

laudos, audincias, enfim, tudo o que for necessrio para instruir, preparar, fundamentar o ato final objetivado pela Administrao.

discorrer sobre a consensualidade no mbito do Direito Administrativo.

Sebastin Martin-Retortillo Baquer (2007, p. 327) traduz que La actividad de la Administracin es siempre una actividad procedimentalizada2, (grifos do autor) e acrescenta:
El procedimiento administrativo es el iter, el camino obligado para la produccin de los actos administrativos: cauce formal de ls distintas actuaciones que necessariamente deben seguirse para la produccin de los actos administrativos; habitualmente concurren en el rganos o, incluso, Administraciones pblicas distintas; em su caso, tambin los particulares interesados, para que pueden hacer valer y acreditar sus derechos e intereses. (grifos do autor).

A viabilizao da consensualidade
Muitas vezes, os objetivos do Estado Democrtico de Direito, consignados em lei, podem ser mais bem alcanados de forma consensual do que coercitiva, no fazendo sentido que a Administrao sempre opte por mecanismos regulatrios verticais, no to eficientes e mais gravosos para os interesses envolvidos. Noutras palavras, o que deve guiar a Administrao Pblica a satisfao dos interesses sob sua tutela atravs do menor nus possvel aos agentes econmicos. Medauar (2003, p. 211) destaca a importncia do consensualismo no mbito da administrao contempornea:
A atividade de consendo-negociao entre Poder Pblico e particulares, mesmo informal, passa a assumir papel importante no processo de identificao de interesses pblicos e privados, tutelados pela Administrao. Esta no mais detm exclusividade no estabelecimento do interesse pblico; a discricionariedade se reduz, atenua-se a prtica de imposio unilateral e autoritria de decises. A Administrao volta-se para a coletividade, passando a conhecer melhor os problemas e aspiraes da sociedade. A Administrao passa a ter atividade de mediao para dirimir e compor conflitos de interesses entre vrias partes ou entre estas e a Administrao. Da decorre um novo modo de agir, no mais centrado sobre o ato como instrumento exclusivo de definio e atendimento do interesse pblico, mas como atividade aberta colaborao dos indivduos. Passa a ter relevo o momento do consenso e da participao.

por isso que Maffini (2006, p. 142) salienta que a finalidade do processo administrativo consistente na garantia aos destinatrios da funo administrativa que a primeira e mais relevante de suas finalidades, pois exige a observncia de procedimentos e critrios previamente definidos como condio para qualquer deciso administrativa apta a afetar os interesses dos administrados. Percebe-se que a processualizao da atividade administrativa revela-se como uma tendncia irreversvel do Direito Administrativo contemporneo, elevando o processo administrativo a uma das categorias centrais desse ramo jurdico. Ademais, tem-se a concretizao deste fenmeno, principalmente, em razo da necessidade de garantir os direitos fundamentais (contraditrio, ampla defesa, devido processo legal), bem como a participao e colaborao dos destinatrios da deciso administrativa. Por esse motivo, pertinente
PERSPECTIVA, Erechim. v.34, n.126, p. 73-84, junho/2010

77

Mariana Sciesleski de Lima

Lora (1998, p. 94-98) enumera as seguintes razes para a convenincia de celebrao de acordos pela Administrao Pblica: 1) o aumento do nmero de atividades reguladas pelo Estado, e, consequentemente, dos interesses pblicos e privados envolvidos, aumenta demasiadamente a complexidade da qual as suas decises devem se revestir, sendo bem mais seguro que as tome ponderadamente e em consenso com os particulares a serem por elas atingidos; 2) para as maiores pretenses do Estado em intervir na vida social e econmica, os seus atos unilaterais editados sem que possam despertar o desejo de colaborao do particular, podem no ser muito eficientes; 3) a crise fiscal do Estado faz com que, se, por um lado, o Estado no tem mais condies de participar ativamente da vida econmica do pas, por outro, no pode ficar alheio, passa a intervir por meio de fomentos negociados com agentes econmicos privados. Por isso que, adotando-se uma medida por consenso, a sua eficcia ser mais acertada do que se tivesse sido adotada unilateral e coercitivamente. Moreira Neto (2003, p. 156) assevera:
[...] pela consensualidade, o Poder Pblico vai alm de estimular a prtica de condutas privadas de interesse pblico, passando a estimular a criao de solues privadas de interesse pblico, concorrendo para enriquecer seus modos e formas de atendimento.

cincia do procedimento administrativo. Neste sentido, o contrato, com os valores que exprime, colca-se, de certo modo, com smbolo e suporte de um novo e mais avanado modelo de relao entre autoridade e liberdade.

Dessa forma, restou configurada a viabilizao da consensualidade que, a partir da evoluo do Direito Administrativo, levou a uma nova forma de gesto pblica, em que o processo de determinao do interesse pblico passa a desenvolver-se sob uma perspectiva consensual.

A participao do administrado como critrio de legitimidade


A adoo do Estado Democrtico de Direito tambm decorre da idia da participao do cidado na gesto e no controle da Administrao Pblica, no processo poltico, econmico e cultural
Essa idia foi incorporada pela Constituio de 1988, com a previso de vrios instrumentos de participao, dos quais podem ser citados o direito informao (art. 5, XXXIII), participao dos trabalhadores e colegiados dos rgos pblicos em que seus interesses profissionais sejam objeto de discusso e liderana (art. 10); direito de denunciar irregularidades perante o Tribunal de Contas (art. 74, 2); participao do produtor e trabalhador rural no planejamento e execuo da poltica agrcola (art. 187); participao da sociedade e dos Poderes Pblicos nas iniciativas referentes seguridade social (art. 194); carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa, com participao da comunidade, em especial de trabalhadores, empresrios e aposentados na seguridade (art. 194, VII), na sade (art. 198, III) e na assistncia social (art. 204, II); gesto
PERSPECTIVA, Erechim. v.34, n.126, p. 73-84, junho/2010

Enzo Roppo (apud OLIVEIRA e SCHWANKA, p. 135) vislumbra potencialidades positivas para o emprego do consensualismo administrativo,
[...] porque a procura e a promoo do consenso dos administrados significam desenvolvimento da sua activa e consciente participao, na qual, por sua vez, se encontra um pressuposto de democracia e, ao mesmo tempo de efi78

FUNDAMENTOS PARA UMA ADMINISTRAO PBLICA DIALGICA

democrtica do ensino pblico (art. 206, VI); colaborao da comunidade na proteo do patrimnio cultural (art. 216, 1). Essa idia de participao se refora agora com a Emenda Constitucional n 19, de 1998, com a incluso do 3 ao artigo 37, prevendo a lei que discipline as formas de participao do usurio na administrao pblica direta e indireta, de modo a facilitar as reclamaes contra os servios ineficientes e o acesso ao usurio a registros administrativos e as informaes sobre atos de governo. (DI PIETRO, 2007, p. 21).

Corroborando com tal entendimento, Silva (2000, p. 26) expe que:


Tem sido de conhecimento pblico que alguns governos tm-se esforado para abrir a discusso sobre assuntos de importncia capital para o cidado, como por exemplo; o oramento participativo (por governos estaduais e municipais) e as audincias pblicas (pelo governo federal). Esse modo de decidir sobre os problemas demonstram que a tpica tem se tornado relevante, pois, em ambos os casos citados, se pressupem a existncia de problemas e uma srie deles foi realizada conciliao das teses contrapostas.

A escolha pelo regime democrtico de participao dos cidados na Administrao Pblica se faz, principalmente, pela tomada de decises discricionrias, onde normalmente o administrador escolhe a melhor forma de proceder conforme critrios de convenincia e oportunidade. Neste sentido:
O princpio da participao, ora em comento, no autoriza ao administrador tomar decises discricionrias segundo um auditrio que inclua a si prprio como um nico interlocutor. Pelo contrrio, pela participao abre-se o auditrio aos interessados aos cultos e assuntos pblicos. Alargando sobremaneira o leque daqueles que devem ser convencidos pela deciso do administrador. (SILVA, 2000, p. 23).

Medauar (2003) acredita que a reforma e a modernizao de Estado e da Administrao Pblica parte do princpio da valorao dos direitos dos cidados e o incentivo da participao destes, isolados ou associados, na tomada de decises. Para a autora, a participao administrativa se d:
(i) identificao do interesse pblico de modo compartilhado com a populao, (ii) ao decrscimo da discricionariedade, (iii) atenuao da unilateralidade na formao dos atos administrativos e (iv) s prticas contratuais baseadas no consenso, negociao e conciliao de interesses. (MEDAUAR, 2003, p. 230).

Dessa forma, a Reforma Administrativa procura ampliar a participao social nas decises da Administrao Pblica com o intuito de conter os excessos e abusos de poder e, principalmente, o extravio e a m aplicao do dinheiro pblico. Alm do mais, o sensus communis foi o primeiro passo para encontrar a soluo que melhor resguarda os direitos e garantias individuais dos interessados, ou seja, da comunidade de um modo em geral. (grifos nossos).
PERSPECTIVA, Erechim. v.34, n.126, p. 73-84, junho/2010

Nesse contexto, Noberto Bobbio registra que o Estado de hoje est muito mais propenso a exercer uma funo de mediador e de garante, mais do que detentor do poder de imprio. (apud OLIVEIRA, 2009, p. 3). Assim, a participao do cidado como critrio de legitimidade dos atos administrativos torna o Estado conciliador dos conflitos imanentes sociedade, criando vnculos e apresentando solues que privilegiam a populao de um modo geral, j que as decises administrativas foram previamente negociadas.
79

Mariana Sciesleski de Lima

Outrossim, a participao administrativa torna a Administrao pblica uma interface entre o Estado e a sociedade, (OLIVEIRA, 2009, p. 5), uma vez que a sua principal funo
[...] a de receber os influxos e estmulos da sociedade, rapidamente decodificlos e prontamente oferecer respostas aptas satisfao das necessidades que se apresentam no cenrio social, seja no campo da regulamentao, seja no campo da ao.

pelo instrumento dialgico (SOARES, 2009, p. 3417).

Canotilho (1992, p. 558) suscita a preocupao com as garantias e a efetividade dos direitos fundamentais pela via da participao dos cidados nas decises administrativas:
Certos direitos adquiriam maior consistncia se os prprios cidados participassem na estruturas de deciso. [...] As condies reais em que se desenvolve a eficcia de um direito fundamental apontam para a necessidade de uma lei criar estruturas organizatrias funcionalmente efectivantes desse direito.

Sendo assim, o Estado Democrtico de Direito autoriza a participao da sociedade na tomada de decises do Estado, uma vez que no h outra razo de ser do prprio Estado se no a consecuo do interesse pblico. Alm do mais, a Constituio Federal em diversos artigos pautou o caminho para uma maior participao dos cidados na esfera administrativa. A partir desse momento, teve incio no Brasil a real democratizao administrativa, a ser implementada por intermdio da participao popular na Administrao Pblica. (OLIVEIRA, 1997, p. 156). Por outro lado, Fbio Comparato (apud OLIVEIRA, 2009, p. 8), ao traar uma evoluo histrica do conceito de cidadania, destaca que atualmente sua noo elementar reside em fazer com que o povo se torne parte principal do processo de seu desenvolvimento e promoo: a idia de participao. No que tange participao popular da coisa pblica, o autor afirma:
A relevncia da atuao administrativa do Estado social um fato sobejamente conhecido. Convm, no entanto, advertir para a falsa dicotomia que se procura hoje inculcar, no tocante distribuio equitativa do bem estar - social, entre o estatismo e o privatismo. O princpio da participao popular permite evitar esses extremos, induzindo uma linha de ao mais democrtica na administrao da coisa pblica. (apud OLIVEIRA, 2009, p. 9).

Importa ao Estado Contemporneo reforar a participao popular, fazendo com que haja uma Administrao Pblica Dialgica, imparcial, proba e respeitadora dos princpios cismeiros do direito fundamental boa administrao pblica.

O Princpio Democrtico
A democracia administrativa assenta-se:
[...] na garantia de acesso a qualquer indivduo em pleno gozo de seus direitos polticos de exercer, em todos os graus, a sua liberdade de participar das discusses e resolues dos problemas atinentes sociedade em que est inserido. Com efeito, a democracia participativa demanda para a sua efetiva concretude, a ao de soberania popular
80

Assim, o princpio democrtico permite o acesso dos cidados em procedimentos administrativos que culminem em decises que podem afetar seus direitos, aplicando mecanismos de democracia nos atos estatais. Medauar (2008, p. 89) leciona que o princpio democrtico realiza-se atravs da colaborao dos interessados no processo
PERSPECTIVA, Erechim. v.34, n.126, p. 73-84, junho/2010

FUNDAMENTOS PARA UMA ADMINISTRAO PBLICA DIALGICA

administrativo, com expressivas vantagens para a Administrao Pblica:


Realmente a colaborao ou participao dos sujeitos no processo administrativo exerce influncia no teor do resultado final. Com isso o administrado conhece melhor a Administrao; esta, de seu lado, mediante fatos, provas e argumentos oferecidos pelos sujeitos, detecta melhor as situaes e mais de aproxima dos administrados, propiciando abertura das muralhas administrativas. Os vrios pontos de vista, os vrios argumentos, as vrias interpretaes dos fatos expressam a realidade di pluralismo, caracterstico da democracia, e muito difcil de ser verdadeiramente aceito por autoridades, apegadas, de regra, a sua prpria viso unilateral das situaes ou viso do partido poltico a que pertencem. Por outro lado, a colaborao dos sujeitos amplia as possibilidades de controle da atividade administrativa, aspecto tambm ligado democracia.

(i) na substituio das estruturas hierrquico-autoritrias por formas de deliberao colegial, (ii) introduo do voto na seleo das pessoas a quem foram confiados cargos de direo individual, (iii) participao paritria de todos os elementos que exercem sua atividade em determinados setores da Administrao, (iv) transparncia ou publicidade no processo administrativo e (v) gesto participativa que consiste na participao dos cidados por meio de organizaes populares de base e de outras formas de representao na gesto da Administrao Pblica.

Manuel Villaroria Mendieta (apud OLIVEIRA, 2009, p. 05) prope readequaes nas funes administrativas, voltadas ao processo dialgico:
A administrao no pode esquivar-se de seu papel central de sustentao do sistema. A ela cabe, goste disso ou no, a responsabilidade final dos grandes fracassos sociais. Tambm sua responsabilidade gerar uma rede pblico-privada que confira respostas s necessidades da sociedade como um todo. Ela responsvel pelo processo dialgico, fazendo com que o mesmo atenda as garantias de igualdade para todos os implicados em virtude da aplicao de determinadas polticas pblicas. Tudo isso demanda responsabilidade, no hierarquias; centralidade, no monoplio. Governar ser, a partir de agora, configurar e manter um adequado espao de co-direo e equilbrio entre as partes implicadas em cada poltica. Como alcanar isso sem hierarquias, como concretizar tal objetivo sem autoridade, so perguntas a procura de respostas, ainda que determinados dados e prticas apontem para resultados positivos.

Dessa forma, a participao administrativa envolve o debate de ideias e a contestao dos administrados quanto tomada de decises. Corroborando com esse entendimento, Petit (apud SOARES, 2009, p. 17) argumenta:
Pode-se entender a democracia como parte de um modelo primariamente mais contestatrio do que consensual. Neste modelo, um governo ser mais democrtico, ou seja, representar uma forma de mando controlado pelo povo, na medida em que este povo, individual ou coletivamente, possa usufruir permanentemente o direito de contestao perante as decises do governo.

Canotilho (1992, p.433) usa a expresso democratizao da administrao quando faz aluses s manifestaes participativas, estas, por sua vez, podendo ocorrer
PERSPECTIVA, Erechim. v.34, n.126, p. 73-84, junho/2010

O ilustre filsofo Jrgen Habermas (1997, p. 190-191), sobre a necessidade de operacionalizao de uma Administrao Dialgica, ensina:
81

Mariana Sciesleski de Lima

Os direitos de participao poltica remetem institucionalizao jurdica de uma formao pblica da opinio e da vontade, a qual culmina em resolues sobre leis e polticas. Ele deve realizar-se em formas de comunicao, nas quais importante o princpio do discurso, em dois aspectos: o princpio do discurso tem inicialmente o sentido cognitivo de filtrar contribuies e temas, argumentos e informaes, de tal modo que os resultados obtidos por este caminho tm a seu favor a suposio da aceitabilidade racional: o procedimento democrtico deve fundamentar a legitimidade do direito. Entretanto, o carter discursivo da formao da opinio e da vontade na esfera pblica poltica e nas corporaes parlamentares implica, outrossim, o sentido prtico de produzir relaes de entendimento, as quais so isentas de violncia, no sentido de H. Arendt, desencadeando a fora produtiva da liberdade comunicativa. (grifos do autor).

Dessa feita, neste modelo de Administrao, no mais autoritrio, mas sim, voltado proteo e promoo dos direitos fundamentais, tendencioso ascenso de uma Administrao Pblica Dialgica, se ter presente a cogncia do direito fundamental boa administrao pblica, principalmente diante das contnuas transformaes vivenciadas pelo Direito Administrativo.

Consideraes finais
De tudo que aqui foi exposto, v-se que a evoluo do Direito Administrativo vem caminhando para um modelo de Administrao mais garantidora dos direitos fundamentais dos cidados. Nesta nova viso, a ponderao ser a alicerce para que Administrao e Administrado tenham seus interesses alcanados.
82

Nota-se que no Estado Democrtico de Direito, os direitos fundamentais so amplamente assegurados a qualquer cidado, sendo funo da Administrao Pblica a preservao dos interesses e liberdades do administrado. O direito fundamental boa administrao, consagrado na Carta de Direitos Fundamentais da Unio Europia, apresenta-se como garantia dos direitos fundamentais dos cidados, sendo a atividade administrativa processualizada mecanismo essencial ao seu cumprimento. Apresenta-se a processualizao da atividade administrativa como uma tendncia irreversvel do Direito Administrativo contemporneo, elevando o processo administrativo a uma das categorias centrais desse ramo jurdico, vindo a concretizar e/ou garantir os direitos fundamentais Aliado a isso, a consensualidade, no mbito da Administrao Pblica, mostra-se como meio de satisfao dos interesses sob sua tutela, uma vez que a sua eficcia ser mais acertada do que se tivesse sido adotada unilateral ou coercitivamente. Ainda, a participao do cidado como critrio de legitimidade dos atos administrativos torna o Estado conciliador dos conflitos imanentes sociedade, criando vnculos e apresentando solues que privilegiem a populao de um modo geral, j que as decises administrativas foram previamente negociadas. Devendo, assim, ser observado que o princpio democrtico permite o acesso dos cidados em procedimentos administrativos que culminem em decises que podem afetar seus direitos, aplicando mecanismos de democracia nos atos estatais. Por fim, a caracterizao da Administrao Pblica como Dialgica o caminho para um modelo mais garantista dos direitos fundamentais dos cidados, no qual ser pertinente e eficaz primar pela consensualizao e dilogo. Tal resultado dar-se- atravs
PERSPECTIVA, Erechim. v.34, n.126, p. 73-84, junho/2010

FUNDAMENTOS PARA UMA ADMINISTRAO PBLICA DIALGICA

processualizao da atividade administrativa, oportunidade em que a participao democrtica do administrado no mbito das decises

administrativas far com que o Estado contemporneo desempenhe bem suas tarefas e atinja os seus objetivos.

NOTAS
1 2

Atrs de cada expediente, esto as aspiraes de um cidado. A atividade da Administrao sempre uma atividade procedimentalizada.

AUTORES
Mariana Sciesleski de Lima - Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada Campus Erechim. Especialista em Direito Pblico pela IMED - Passo Fundo. E-mail: marisdl@ tj.rs.gov.br.

REFERNCIAS
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 11. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2001. BRANCO, Gustavo Gonet; COELHO, Inocncio Mrtires; MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de Direito Constitucional. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2008. CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito Constitucional. 5. ed. Coimbra: Almedina, 1992. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 20. ed. So Paulo: Atlas, 2007. FREITAS, Juarez. Discricionariedade Administrativa e o Direito Fundamental Boa Administrao Pblica. So Paulo: Malheiros Editores, 2007. HABERMAS, Jrgen. Direito e Democracia entre facticidade e validade. I v. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. LORA, Alejandro Huergo. Los contratos sobre los actos y las potestades administrativas. Madrid: Civitas, 1998. MAFFINI, Rafael. Direito Administrativo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. MARTN-RETORTILLO BAQUER, Sebastin. Instituciones de Derecho Administrativo. Madrid: Civitas, 2007. MEDAUAR, Odete. A Processualidade no Direito Administrativo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. _______. O direito administrativo em evoluo. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

PERSPECTIVA, Erechim. v.34, n.126, p. 73-84, junho/2010

83

Mariana Sciesleski de Lima

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Mutaes do Direito Administrativo: novas consideraes (avaliao e controle das transformaes). Revista sobre a Reforma do Estado. Salvador: Instituto Brasileiro da Bahia, n:2, junho/julho/agosto, 2005. Disponvel em: <www.direitodoestado.com.br>. Acesso em: 05 ago. 2009. OLIVEIRA, Gustavo Henrique Justino de. As audincias pblicas e o processo administrativo brasileiro. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, n. 209, jul./set. 1997. OLIVEIRA, Gustavo; SCHWANKA, Cristiane. A Administrao Consensual como a Nova face da Administrao Pblica no sc. XXI: Fundamentos Dogmticos, Formas de Expresso e Instrumentos de Ao. Disponvel em: <http://conpedi.org/manaus/arquivos/anais/salvador/gustavo_henrique_justino_de_oliveira.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2009. RALLO LOMBARTE, Artemi. In MALLN, Beatriz Toms. El derecho fundamental a una buena administracin. Madrid: INAP, 2004. RODRGUES-ARANA MUOZ, Jaime. El Buen gobierno y La Buena Administracin de Instituciones Pblicas. Navarra: Arazandi, 2006. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 21. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2002. SILVA, Alfredo Canellas Guilherme da Silva. A nova hermenutica e o ato da Administrao Pblica praticado no exerccio de sua competncia discricionria. Disponvel em : <http://www.advogado. adv.br/2001/alfredocanellas/novahermebeutica.htm>. Acesso em: 10 dez. 2009. SOARES, Gabriela Mansur. Administrao Pblica Dialgica na Constituio de 1988: A construo do interesse pblico com a participao da sociedade civil. Disponvel em: <http://www.conpedi.org/ manaus/arquivos/anais/brasilia/07_823.pdf.> Acesso em: 22 jan. 2010.

84

PERSPECTIVA, Erechim. v.34, n.126, p. 73-84, junho/2010

You might also like