You are on page 1of 2

Dinamizador Dra.

Constana Azevedo Local Escola Bsica 2,3 Mestre Domingos Saraiva Calendarizao 27 de outubro, sbado, das 9:00 s 14:00 Durao 25 horas - 1 crdito Destinatrios Professores de todos os nveis de ensino
Associao de Professores de Sintra

Formao de Professores

Indisciplina Construo de um

plano de convivncia
na escola

Nmero mnimo de participantes: 20


Valor: 70 - scios da APS/ 90 - no associados

20% no acto da inscrio Data limite de inscrio: 22 de outubro

Fundamentao
Em funo de uma dificuldade crescente do professor proporcionar aprendizagens significativas aos alunos, num ambiente de tranquilidade e noviolncia, torna-se pertinente uma abordagem de mtodos e tcnicas que promovam mudanas nas prticas dos docentes, no sentido de assumirem um papel de mediadores, facilitadores e condutores mais conscientes e eficazes no processo de ensino aprendizagem. fundamental, neste contexto, ajudar os alunos a desenvolver uma atitude que predisponha para a convivncia saudvel como pano de fundo para a construo de uma identidade que lhe permita realizar as suas aprendizagens, associada a uma capacidade de organizao que lhes permita operacionalizar as suas aprendizagens de uma forma eficaz. fundamental que o professor desenvolva estratgias de diagnstico, apoio e orientao de forma a conduzir e convergir a organizao do pensamento dos alunos no seu processo de estruturao interior. O docente dever utilizar estratgias e ferramentas que permitam aos alunos desenvolver competncias pessoais e sociais que lhes permitam equacionar e resolver problemas, tomar decises assertivas e realizar escolhas tendo em conta o contexto e os objectivos a atingir. Desta forma, atravs da problematizao e consciencializao destes mecanismos intrnsecos, da criao de contextos facilitadores de aprendizagem e de uma avaliao fiel e rigorosa de todas as variveis inerentes ao processo, pretendemos com esta aco criar condies que promovam mudanas eficazes na prtica docente, bem como criar metodologias que levem os alunos aprendizagem de habilidades e comportamentos que lhe permitam uma convivncia saudvel.

2 Desenvolver nos alunos competncias pessoais e sociais atravs de um treino regular e sistemtico de aprendizagem, baseada na aco-reflexo e descoberta guiada, que os tornem capazes de adquirir nveis de auto-controlo e assertividade crescentes. 3 Motivar os alunos para alcanarem nveis de sucesso nas suas realizaes, atravs do seu envolvimento no processo de aprendizagem e um maior autoconhecimento dos seus processos intrnsecos; 4 Conseguir uma melhor organizao das estruturas do pensamento, solicitando as suas aptides de percepo, anlise, estratgia, deciso, planificao e operacionalizao da resposta; 5 Criar no aluno disponibilidade emocional para aprender, conseguindo um aumento da auto-estima, autoconfiana, abertura e curiosidade; 6 Ensinar os alunos a construir um plano de desenvolvimento pessoal, elaborado com base no esquema de aprendizagem reflexiva, que lhes permita formalizar um objectivo a alcanar e traar um plano sustentvel de forma a conseguir alcanar eficazmente os seus objectivos. 7 Desenvolver nos alunos a capacidade de perceber os comportamentos mais desadequados a uma situao e aprender a promoverem atitudes mais assertivas. II Partilhar os diferentes instrumentos de trabalho produzidos de forma a potencializar os recursos materiais de cada docente.

reas Curriculares no disciplinares campos de

aco conjunta que respondam s necessidades diagnosticas; acordo com as suas caractersticas fsicas e mentais; comunicao no violenta, literacia das relaes.

Perfil de Aluno competncias a desenvolver de Certificao de competncias atitudes assertivas,

II - Abordagem Pedagogia da Convivncia


Contextualizao da indisciplina como proble-

mtica ao nvel da comunicao, hbitos sociais, das relaes humanas, do sucesso e do rendimento;

Objectivos a alcanar; Metodologia

da descoberta guiada e acoreflexo como processo de aprendizagem significativa;

Estratgias utilizadas na construo de um plano

adequado a cada realidade;


no;

Adequao do plano aos diferentes nveis de ensi Adequao aos diferentes perfis de alunos; Articulao vertical e horizontal; Recursos que podem ser utilizados a partir das

ocorrncias do dia-a-dia.

Contedos
I Contextualizao e abordagem dos princpios normativos e orientaes do Ministrio da Educao
Relativamente aos Projectos Educativos metas

III Avaliao do plano


A avaliao formativa; A avaliao reflexiva; A auto-avaliao.

Objetivos
I - Construir um plano de convivncia adequado s caractersticas dos alunos que lhes permita:

para a cidadania, uma interveno global a partir de critrios democrticos;

V Avaliao
Apresentao dos trabalhos e instrumentos a im-

1 Utilizar uma metodologia de aprendizagem diferenciada, fcil acesso, apelativa, possvel de ser alargada a todos os alunos e turmas, atravs de metodologias capazes de promover melhorias significativas ao nvel da metacognio.

Projectos Curriculares de Turma objectivos a al-

canar para a turma, diagnstico dos factores agregadores e desagregadores;

plementar com os alunos; todos os docentes.

Partilha dos materiais em suporte informtico por

You might also like