You are on page 1of 5

Blog do Dan: Como usar seu celular como modem?

Page 1 of 5

Segunda-feira, 4 de Fevereiro de 2008

Como usar seu celular como modem?


Bem neste post estaremos mais ou menos tirando umas dvidas para a galera que utiliza o celular como modem ou at mesmo utilizam a Sute do celular. Hoje em dia os celulares sempre vm com um cabo de dados e um CD com uma Sute de Programas, sutes esta que tem no mnimo: Um programa para sincronizar Contatos, Notas e Calendrio todos do Celular para o PC, ou do PC para o Celular; Algum programa para edio de msicas, fotos e ou clipes; um assistente de Modem; e um programa principal para comandar tudo.

Por exemplo: o programa Mobile Phone Manager da BenQ Siemens, tem todas as opes citadas a cima, e tambm, navegador wap, organizador de contatos (agenda do chip), gerenciador de mensagens (Envio, recebimento...), Editor de fotos e Msicas, Backup e restaurao do celular, opes de configurao do celular no PC.

Mais algumas vezes o PC demora a reconhecer o Celular, ou as vezes no reconhece, por exemplo, quando eu conectei o meu EL71, pela primeira vez o PC reconheceu ele como modem, mais eu pensei: eu no quero utilizar o Celular como modem, e sim passar algumas msicas pro celular, ento cancelei o reconhecimento do Celular como modem, fui no Explorer e... Cad o Celular?? No havia sido reconhecido como Drive USB, pensei da seguinte forma, no pegou porque no instalei a Sute do Celular. Ento vamos instalar, instalado e... N-A-D-A!!

Bem... s vezes o CD s instala os drivers do Celular no PC se ele souber qual o celular (Meio sem lgica, porque o CD era "especial" do EL71), conectei o celular no PC, desinstalei o MPM, instalei com o Celular conectado, e... Nada, coloquei em todas as Quatro portas USB, e... N-A-D-A!!!

Eita!!! Ento vamos ns ligar para a BenQ..

Eu: - Al Atendente: - Al, em que posso lhe ajudar? Eu: - que comprei um BenQ Siemens EL71, e quando conecto ele no PC via USB, o PC no reconhece nada. Atendente: - O senhor instalou o MPM? Eu: -??? O qu?? Atendente: - O senhor tem que instalar.. Eu: - Voc est falando do Mobile Phone Manager? Atendente: - Sim! Eu: - Sim, mais o PC no reconhece o Celular. Atendente: - Qual seu sistema operacional?

http://www.danielvieirads.com/2008/02/como-usar-seu-celular-como-modem.html

28/2/2009

Blog do Dan: Como usar seu celular como modem?

Page 2 of 5

Eu: - Windows XP Atendente: - Se o celular for novo o senhor vai ter que levar ele na loja que comprou, e exigir a troca por outro celular. Pois isto no normal.. Eu: - Ata ok. que eu o comprei hoje, mais est bem.

Bem l vou eu reclamar pra minha me e.. J estava arrependido, pois parece que a loja no fazia troca de celular, pois aparentemente o celular estava bom, no final de semana, me deu uma raiva, peguei o celular, coloquei o chip, porque j estava sem celular por 3 dias, servindo ou no vou utilizar assim mesmo.

Minha me falou com a dona da loja, e ela falou que na segunda (isso no sbado), eu levasse na loja que eles iam ver..

Peguei, e conectei o celular no PC, tentei todas as portas, e nada... Instalei o MPM, e nada de reconhecer, vou eu olhar o CD, pasta aqui, pasta l, vdeos 3gp, imagens, toques, e manuais, em mais de Cinco lnguas.

Primeiro manual: Manual do celular, eu j havia lido, ento pra que eu ia ler ele de novo no PC?? Segundo manual: possveis problemas do celular no PC, bem ele no era bem especifico do tipo, celular no reconhecido faa isso, era sempre do tipo erro 213, faa isso.. Ento o que eu fao?? Vou no: Assistente do modem do telemvel, e tento achar o celular, e aew?? Erro tal tal, nossa.. Ento corro no Segundo Manual e Erro Tal tal faa isso.

Agora sim vamos iniciar o nosso pequeno-mini Manual. hehe...

O segundo manual dizia que quando o celular no era reconhecido devemos ir em:

Iniciar> Painel de Controle> Adicionar Hardware.

Quando fazemos isso inserimos o CD, no drive de CD (Lgico), pois no CD do celular, haver drivers de modem...

Continuando.. Clique em Avanar aps ter colocado o CD, O assistente vai procurar por itens conectados no PC, ento selecione como, SIM, EU J CONECTEI O HARDWARE, Avance, aqui vai aparecer tudo que est conectado no seu PC, Procure inicialmente pela marca do seu celular, mais tome cuidado no haver escrito algo do tipo BENQ SIEMENS EL71, sempre haver a marca e o nome MODEM USB/USB MODEM, no meu caso apareceu SIEMENS MOBILE PHONE USB

http://www.danielvieirads.com/2008/02/como-usar-seu-celular-como-modem.html

28/2/2009

Blog do Dan: Como usar seu celular como modem?

Page 3 of 5

MODEM.

Avanar de novo (Apartir daqui eu j no posso d dicas detalhadas, pois o meu celular j est reconhecido), se o CD estiver no drive avance, lembrando que se deve est o CD no drive de CD, e o Celular conectado em uma porta USB, o computador ir instalar os drivers necessrios, e... Pimba!!!

Celular reconhecido, para melhorar reinicie o PC, retire o Celular e o CD antes de reiniciar, aps reiniciar, conecte o Celular na porta USB, e abra a sute do seu celular, se a sute reconhecer algo pronto, aew voc nomeia o seu celular por exemplo: BenQ Siemens EL71, no v colocar meu fofuxo que se no o celular explode. hehe..

Pronto voc pode comear a fazer as configuraes de conexo internet no seu celular. Como existem diversas operadoras, e marcas de celular fica difcil indicar um caminho correto a seguir na sute do Celular, para realizar as configuraes, mais como eu sou bonzinho, vou passar as configuraes das trs principais operadoras de celular: TIM BRASIL, Oi Mvel e Claro GSM (No 3G).

Ser feita como uma conexo discada mais com a velocidade de GPRS/EDGE. Uma dica a seguinte, muitas operadoras ou sutes j fazem a configuraes verifique se no comea com *600, pois, a maioria dos *600, *601, conexo CSD, ou seja discada mesmo!!!

As configuraes..

V em:

Iniciar, Conectar-se, Mostrar todas as conexes. Na aba do lado esquerdo da janela escolha Criar uma nova conexo, no assistente avance e selecione: Conectar-me a Internet, Avance Configurar minha conexo manualmente, Avance, apartir daqui conecte o seu celular, Conectar-me usando um modem dial-up, Selecione o seu celular na lista de modens, Avance e agora siga os dados abaixo preenchendo direitinho:

TIM: Nesta configurao voc pode utilizar no somente seu Celular/Smartphone como modem, mas tambm o servio Tim Web, caso voc no tenha as configuraes s utilizar essas abaixo, e pronto!! Nome do Provedor: TIM CONNECT FAST (APN: tim.br) Telefone: *99***2# Nome de usurio: tim

http://www.danielvieirads.com/2008/02/como-usar-seu-celular-como-modem.html

28/2/2009

Blog do Dan: Como usar seu celular como modem?

Page 4 of 5

Senha: tim Confirmar senha: tim Selecione: Adicionar um atalho para a conexo rea de Trabalho, pois fica mais fcil de conectar-se. Conclua e v rea de trabalho e selecione TIM CONNECT FAST, aguarde a chamada e a conexo para se conectar a Internet, certifique-se que o celular est conectado, caso no o seu PC poder travar.

Oi*: Nome do Provedor: Oi GPRS (APN: gprs.oi.com.br) Telefone: *99***1# Nome de usurio: Senha: Confirmar senha: Selecione: Adicionar um atalho para a conexo rea de Trabalho, pois fica mais fcil de conectar-se. Conclua e v rea de trabalho e selecione Oi GPRS, aguarde a chamada e a conexo para se conectar a Internet, certifique-se que o celular est conectado, caso no o seu PC poder travar.

Claro*: Nome do Provedor: (APN:) Telefone: *99***1# Nome de usurio: Senha: Confirmar senha: Selecione: Adicionar um atalho para a conexo rea de Trabalho, pois fica mais fcil de conectar-se. Conclua e v rea de trabalho e selecione Claro, aguarde a chamada e a conexo para se conectar a Internet, certifique-se que o celular est conectado, caso no o seu PC poder travar.

Obs.: O nome de usurio, senha, e confirmar senha, no necessrio, na maioria das operadoras.

As configuraes foram retiradas da internet, podendo no est certas, e incompletas, se possvel entre em contato com a sua operadora.

Lembrando que algumas vezes o programa (a Sute) do seu celular tem um programa pra conexo, se os drivers do seu celular estiverem instalados, s utilizar caso contrario, utilize o CD e instale os drivers (e reinicie o PC).

http://www.danielvieirads.com/2008/02/como-usar-seu-celular-como-modem.html

28/2/2009

Blog do Dan: Como usar seu celular como modem?

Page 5 of 5

O bom desse tutorial timo pra galera que tem o Tim WEB ou a Mega Tim Dados, que utilizaram o celular como modem.

As duvidas vocs podem tirar aqui: me enviando um e-mail ---postado via e-mail/computador (com GPRS)

http://www.danielvieirads.com/2008/02/como-usar-seu-celular-como-modem.html

28/2/2009

You might also like