You are on page 1of 32

Reason Why.

CREATIVE UNIVERSITY um bom conceito, um excelente posicionamento e ca realmente bem nos cartes de visita e na fachada do edifcio.
Mas de nada serve se no for materializado.

Premissas.

1. O nosso negcio so ideias.


Acreditamos que o IADE transborda talento. Sabemos que transpira criatividade. Vemos o quo requisitados so os nossos alunos. Percebemos o quo bons so os nossos professores. Conhecemos a nossa reputao. E queremos tirar partido disso.

2. O mundo no dos que pensam. dos que fazem.


De boas intenes est o mundo cheio. Dizer mal, reclamar e criticar muito fcil. Ver o que os outros fazem e apontar erros o po-nosso-de-cada-dia. Mas felizmente h quem pense de maneira diferente. E ns queremos tirar partido disso.

3. Tudo comunica.
Vivemos na sociedade da Comunicao. Partilhar, mostrar, convidar, faz parte do dia-a-dia. Estamos permanentemente ligados. Nada acontece que no saibamos de imediato. A urgncia o novo modo de viver. O descartvel, a intermitncia, o multitask. Este o nosso mundo. Global, transversal. Onde tudo comunicao. E ns queremos tirar partido disto.

Objectivos.

1. Queremos ser um espao para tentar.


Queremos criar uma zona onde toda a gente possa apresentar as suas ideias. Onde haja tempo e disponibilidade para as discutir, avaliar, pensar, planear, criar e implementar. Onde aconteam coisas, projectos, bonecos, sei l. Onde a tentativa seja estimulada, o empreendedorismo acarinhado e o IADE saia reforado.

2. Queremos ser uma referncia.


Queremos ser, dentro de 5 anos, um reconhecido plo dinamizador de projectos na rea da comunicao. Queremos implementar por ano, pelo menos 3 projectos de relevncia nacional. Que abram telejornais, Que sejam falados. Que elevem a fasquia no apenas da escola, mas do Pas.

3. Queremos ser invejados.


Somos ambiciosos. E entendemos isso como uma grande responsabilidade. Isso obriga-nos a fazer bem. A fazer grande. A fazer cada vez melhor. Queremos ser o Mourinho dos laboratrios criativos. A nossa meta que olhem para ns como o standard da categoria.

Como?

Dizendo no a quase tudo:


Dizendo no s regras, e aos horrios. Dizendo que no queremos copys, designers, estrategas ou fotgrafos, mas sim criativos e ideias inovadoras. Dizendo no aos preconceitos e assumindo que no, no h ideias estpidas. Dizendo que no temos medo de erro. Pelo contrrio, procuramo-lo e estimulamo-lo. Enm, dizendo a tudo o que seja no tentar, no arriscar e no fazer: um redondo no.

Atravs da liberdade.
As ideias no tm hora marcada. Surgem das mais variadas formas, pelas mais variadas pessoas e, quantas vezes, nos momentos mais estranhos. O que queremos potenciar a chegada de propostas, por todos os meios, desde um pensamento anotado num guardanapo de papel a um post-it, a uma carta registada, um mail ou um comentrio nas redes sociais.

Abrindo as portas a toda a gente. Ou melhor, escancar-las.


Essencialmente alunos, mas tambm professores, colaboradores, funcionrios, e porque no fornecedores, colegas, amigos? Um plo criativo no pode ser estanque, nem fechado. No pode pretender limitar, estancar ou secar uma fonte que seja de insigths e ideias. Pelo contrrio: deve estar permanentemente aberto. Com os olhos, os ouvidos e o esprito.

Metodologia

Como qualquer grande multinacional, tambm temos uma losoa de trabalho nica e irrepetvel.
Se bem que no nosso caso, muito muito simples: a cada projecto que nos chegue, e aps avaliao das pessoas que liderem esta unidade, constitui-se uma equipa de trabalho para o desenvolver, com as pessoas que se julgue pertinente para o seu bom desempenho.

O que precisamos

Pouco mais que amor e uma cabana.


Na verdade, mais que amor, buscamos Paixo. Gente com brilho nos olhos. Gente com tenha garra, vontade e dinamismo. Depois, para alm da sala 35, devidamente arranjada, necessitamos tambm de contar com a disponibilidade dos laboratrios fotogrco, de audiovisuais, das ocinas e da escola em geral.

O que propomos

A criao de uma unidade de projectos criativa.


Virada para fora, para a sociedade. Que no esteja parada, espera de responder a pedidos especcos, mas que seja pr-activa. Que busque inspirao na rua e retribua com solues de comunicao arrojadas, pertinentes e criativas. Que cumpra o seu papel de responsabilidade social, mas tambm desenvolva projectos que possam dar lucro.

O incio de um verdadeiro laboratrio de experimentao, ao nvel da comunicao, que o IADE devia obrigatoriamente ter, mas no tem.
Uma panela de pipocas a popular constantemente com novas ideias. Um fervilhar de gente e projectos que d ao IADE projeco e mediatismo com relevncia e consistncia. Que faa.

Que seja uma semente.


Que daqui a muitos anos nos possamos orgulhar de ter estado aqui, hoje, a propor ou a ouvir, no importa, mas acima de tudo a analisar, a decidir sobre ela, e possamos, quando esse departamento, ncleo, plo, unidade ou que que lhe quiserem chamar estiver a dar cartas, dizer com convico: eu estava l quando isso foi aprovado. Lembro-me perfeitamente. E ainda bem que o zemos!

Como pretendemos dar-nos a conhecer

Com um Plano de Comunicao prossional, coerente e pertinente.


Pensado para divulgar o IADE_LAB como se do lanamento de uma grande marca se tratasse. Com princpio, meio e m. Com lgica, com estratgia. Com 4 fases sequenciais:

1. Explicar
Estabelecer a ideia

2. Expandir
Tornar os pontos de contacto com a ideia mais abrangentes

4. Envolver
Surpreender o consumidor com formas inovadoras de explorar a ideia

3. Comprometer
Estimular/Incentivar a participao

1. Explicar
Comear pelo pblico interno. Com uma circular especca, detalhada, esclarecedora por forma a que todos, sem excepo saibam o que , o que faz, a que se prope e, mais importante, como podem contribuir para esta ideia. Eventualmente criando e oferecendo um brinde simblico para tornar este primeiro momento marcante e inesquecvel.

2. Expandir
Atravs dos meios de comunicao social. Com uma boa campanha de assessoria meditica, principalmente junto dos MCS lidos pelos gestores e decisores das empresas, mas no s. Estimular e promover entrevistas em programas como o Imagens de Marca, na rubrica Expresso Pessoas, o suplemento Universidades do Dirio econmico, na Marketeer, Exame, Brieng, Meios e Publicidade mas tambm nos demais jornais e revistas generalistas.

3. Comprometer
Instigar os docentes e empreendedores do IADE que tenham projectos e ideias que os partilhem connosco para que, juntos, possamos reunir as melhores equipas para os apoiar e dar vida, numa primeira fase e a fazlos ver a luz do dia, num segundo momento.

4. Envolver
A ideia ter um ou dois projectos relevantes o suciente para chamar a ateno e despertar interesse nos vrios stakeholders: de empreendedores internos a potenciais clientes, dos media aos alunos, dos lderes de opinio sociedade em geral.

To Learn To Like To Do

You might also like