You are on page 1of 8

Como usar o Google Docs nas prticas cotidianas?

H uma infinidade de possibilidades de uso pedaggico ou de suporte s atividades do professor com o pacote de escritrio do Google Docs. Abaixo procurei listar algumas, mas outras sugestes de usos sero bem-vindas:
1. Uso do editor de texto: o editor de texto do Google Docs, alm do bvio uso como

editor de textos mesmo, tambm permite a criao de textos compartilhados. Assim, por exemplo, o professor pode propor a criao de textos de forma colaborativa por equipes de alunos e criar um documento compartilhado por todos de uma mesma equipe e pelo professor. O Google Docs permite que at cinquenta pessoas editem um documento simultaneamente e esse documento pode ser compartilhado com at 200 pessoas. Essa possibilidade de uso e edio compartilhada til para, entre outras possibilidades para: o escrita de texto colaborativo: interao e construo coletiva textual (documentos, artigos, trabalhos, TCCs, dissertaes e teses); o realizao de trabalhos em grupo; o atividades sncronas e assncronas; o trabalhos de autoria.
2. Uso das planilhas eletrnicas: as planilhas eletrnicas tambm podem ser

compartilhadas e editadas simultaneamente, o que permite usos parecidos com o do editor de textos e outros mais apropriados para as funcionalidades de uma planilha, como a disponibilizao de notas e mesmo de uma lista de presena, um controle de entrega de tarefas, que pode ser preenchida pelo professor e disponibilizada instantaneamente para os alunos. Outros usos possveis so: o atividades que possam ser realizadas com o uso de planilhas eletrnicas. Esse caso especialmente interessante para a disciplina de matemtica, pois alm de possibilitar uma melhor compreenso da aritmtica e da lgebra, tambm permite a criao de grficos e a compreenso de seu funcionamento; o grficos gerados a partir das tabelas tambm so especialmente interessantes para disciplinas que os utilizam bastante, como a fsica, a biologia e a geografia; o uso como banco de dados, pois as planilhas eletrnicas permitem armazenar dados de forma organizada, recuper-los de forma simples e manipul-los de forma automatizada, mesmo em se tratando de muitos dados.
3. Uso de apresentaes de slides: as apresentaes de slides so particularmente

interessantes como ferramenta de apresentao de contedos, informaes e esquemas didticos com um visual atraente. O Google Docs permite tambm que se faa edio colaborativa dessas apresentaes e que elas sejam compartilhadas online. Algumas possibilidades de uso para as apresentaes de slides so: o produo de contedos didticos pelo professor, esquemas didticos e resumos; o produo e apresentao de trabalhos pelos alunos (lembrando que a edio compartilhada facilita o trabalho colaborativo de grupos de alunos).
4. Uso dos formulrios online: os formulrios online do Google Docs esto associados

planilhas e constituem um meio simples e rpido de coletar informaes, gerar apresentaes grficas e anlises estatsticas de dados. Alguns usos possveis: o produzir questionrios scio-econmicos dos alunos; o produzir diagnoses e pesquisas com os alunos ou comunidade, pois os formulrios podem tambm ser acessados da casa dos alunos; o produzir pequenos testes e provas, ou atividades que os alunos possam realizar de forma autnoma e fora da escola.

Edio e visualizao simultnea


Documentos: Caso voc e outro colaborador estejam comentando ou editando o mesmo documento simultaneamente, uma caixa com o nome do colaborador aparecer na parte superior da tela. Caso outras pessoas estejam comentando ou editando um documento simultaneamente com voc, as edies e os comentrios sero exibidos em tempo real. O nome dessas pessoas tambm ser exibido na parte superior da pgina. Clique na seta direita dos nomes para abrir uma guia onde possvel bater papo com outros colaboradores do documento. Cinquenta pessoas podem editar um documento simultaneamente. Voc poder compartilhar um documento com at 200 pessoas. Est usando a verso antiga do Google Documentos? 10 pessoas podem editar um documento ao mesmo tempo, e o bate-papo no est disponvel. Planilhas: Se vrias pessoas estiverem editando ou visualizando a sua planilha simultaneamente, voc ver os nomes delas listados na parte superior. Clique na seta direita dos nomes para abrir uma guia onde ser possvel bater papo com outros leitores e colaboradores sobre as alteraes feitas nesta planilha. Um total de 50 pessoas pode editar uma planilha simultaneamente. Voc pode compartilhar uma planilha com 200 colaboradores e/ou leitores. Apresentaes: Se outras pessoas estiverem editando uma apresentao simultaneamente com voc, ser possvel visualizar os nomes delas na parte superior da pgina. Voc tambm pode bater papo com outros leitores e colaboradores no modo Visualizar apresentao, disponvel no canto superior direito da pgina de edio. 10 pessoas podem editar uma apresentao simultaneamente. No entanto, voc pode compartilhar uma apresentao com 200 pessoas. Caso voc adicione colaboradores ou leitores, o total no pode ultrapassar 200 pessoas. Desenhos: Se outras pessoas estiverem editando um desenho simultaneamente com voc, ser possvel visualizar as alteraes delas em tempo real. Tambm ser possvel visualizar os nomes delas na parte superior da pgina. Clique na seta direita dos nomes para abrir uma guia onde ser possvel bater papo com outros editores do Desenhos do Google. Outros editores visualizaro as suas alteraes assim que voc as completar, como por exemplo, quando voc finaliza a insero ou a movimentao de um texto em uma forma. Se a edio foi cancelada antes da sua concluso, as alteraes no sero salvas e os colaboradores no podero visualiz-las. At 50 pessoas podem ditar e visualizar um desenho ao mesmo tempo. Est procurando uma forma rpida de compartilhar? Altere a opo de visibilidade do seu documento de modo que Qualquer pessoa com o link possa visualiz-lo ou edit-lo -- voc escolhe. Os documentos definidos como Qualquer pessoa com o link podem ser visualizados por qualquer pessoa que tenha um link para o documento, o que pode ser uma forma conveniente de compartilhar um documento no privado com um grupo grande.

Sobre como compartilhar no Google Docs


O compartilhamento no Google Docs permite que voc colabore em documentos, planilhas, apresentaes e desenhos com outras pessoas em tempo real. Tambm impede que voc tenha que enviar um anexo de e-mail novamente. Voc pode compartilhar seus documentos com quantas pessoas quiser, tudo sob seu controle. Voc pode atribuir uma opo de visibilidade a um documento e compartilh-la com as pessoas em somente uma etapa. Os benefcios da colaborao O Google Docs permite que vrias pessoas em locais diferentes colaborem simultaneamente no mesmo documento de qualquer computador com acesso Internet. Por exemplo, Alice e Gisele esto trabalhando juntas em um projeto e precisam elaborar um documento, controlar o trabalho em uma planilha e tambm criar uma apresentao a ser compartilhada com outras pessoas envolvidas neste projeto. Alice mora em So Paulo e Gisele no Rio de Janeiro. Quando alguma delas faz alteraes no documento, planilhas ou apresentaes, a outra pessoa consegue ver as alteraes em tempo real e edit-las imediatamente. As duas trabalham no mesmo documento, ento no h necessidade de enviar e receber anexos ou de comparar e consolidar arquivos individuais. Opes de visibilidade: Particular, Qualquer pessoa com o link e Pblico na web H trs opes de visibilidade diferentes: privado, qualquer pessoa com o link e pblico na web. Voc pode ver a configurao de visibilidade atual de seu documento passando o mouse sobre o boto azul Compartilhar no canto superior direito da tela.

Privado Todos os documentos comeam como privado. Voc um cliente do Google Apps? A configurao padro de seu domnio pode ser diferente.) Ao criar um documento particular, voc a nica pessoa que pode acess-lo. A partir desse ponto, voc pode conceder acesso a outras pessoas. Qualquer pessoa que tentar acessar o documento tem de fazer login na Conta do Google para confirmar se tem acesso ao documento. Particular a melhor configurao para seus documentos particulares, como uma lista de contatos ou um currculo. Essa tambm uma boa configurao se voc quiser colaborar com um pequeno crculo de pessoas. Por exemplo, voc e um amigo, ou membro da famlia, podem trabalhar juntos no clculo de impostos ou em uma carta particular. Qualquer pessoa com o link Um documento definido como Qualquer pessoa com o link como um nmero de telefone no listado. Outra pessoa s poder v-lo se tiver o URL exato do documento ou arquivo. Se voc selecionar a opo "Permitir que qualquer pessoa possa editar", qualquer pessoa com o

URL tambm pode editar seu documento. No necessrio fazer login, por isso os leitores e editores podem aparecer como annimos. Qualquer pessoa com o link uma tima configurao se voc quiser conceder acesso s informaes para muitas pessoas, contanto que o contedo do documento no seja confidencial. Por exemplo, se voc for um professor de faculdade e quiser compartilhar um plano de estudos e uma lista de livros, voc pode colocar essas informaes em um documento definido como "qualquer pessoa com o link" e enviar o link para seus alunos. Se voc quiser restringir o acesso a seu documento, clique no boto Compartilhar na parte superior direita de qualquer documento, depois clique em Restringir acesso. Pblico na web Defina um documento como pblico se voc quiser disponibiliz-lo publicamente para algum. Os documentos pblicos podem ser exibidos nos resultados da busca e qualquer pessoa que encontrar o endereo da web do documento pode acess-lo. Se voc selecionar tambm a opo "Permitir que qualquer pessoa possa comentar" e/ou "Permitir que qualquer pessoa possa editar", qualquer pessoa que encontrar o documento poder visualizar, comentar e editlo. Pblico na web uma tima configurao se voc estiver tentando divulgar alguma coisa para o mundo todo. Por exemplo, voc pode criar um panfleto para um show, salv-lo como um documento pblico, postar um link em seu blog e talvez pedir que os seus amigos faam a mesma coisa. Como compartilhar Para alterar a configurao de compartilhamento de seu documento, clique no boto Compartilhar na parte superior direita do documento. Veja o que voc pode fazer a partir da caixa "Configuraes de compartilhamento":

Altere a opo de visibilidade do seu documento, simplesmente clique em Alterar direita da opo de visibilidade. Veja quem tem acesso a seu documento - os nomes esto listados na janela - e tambm se essas pessoas podem visualizar, comentar ou edit-lo. Adicione editores, comentadores ou leitores pelo nome. Clique no espao em branco abaixo de "Adicionar pessoas" e digite qualquer endereo de e-mail. Remova editores, comentadores e leitores ou ajuste o nvel de acesso de cada pessoa. Transfira a propriedade do seu documento para outra pessoa. Basta escolher " o proprietrio" na lista suspensa ao lado de qualquer pessoa com acesso ao documento.

Sobre proprietrios, editores, comentadores e leitores O Google Docs possui diversas opes de acesso diferentes a um documento ou arquivo. Caso crie um documento ou carregue um arquivo, voc se torna o proprietrio desse item, a menos que voc transfira a propriedade. Os proprietrios, e algumas vezes editores, de um documento ou arquivo podem fornecer trs nveis de acesso para outras pessoas: Pode editar, Pode visualizar e Pode comentar (somente para documentos do Google).

Limites de compartilhamento Voc pode compartilhar explicitamente um documento ou arquivo com 200 leitores e editores (combinados) ou pode disponibilizar o seu documento para qualquer pessoa alterando a sua opo de visibilidade. 50 pessoas podem editar e visualizar uma planilha, documento ou desenho. 10 pessoas podem editar e visualizar uma apresentao ou um documento na verso antiga do Google Documentos. Se voc precisar compartilhar um documento ou um arquivo com mais de 200 pessoas, voc pode criar uma lista de e-mails. Em seguida, compartilhe o documento ou o arquivo com a lista de e-mails em vez de compartilh-lo com cada uma das pessoas.

Como compartilhar cones Em seus documentos e arquivos, voc ver vrios cones no boto azul Compartilhar, que indicam qual a configurao de visibilidade de seu documento ou arquivo. Quando voc passa o mouse sobre o boto azul Compartilhar, v uma descrio da configurao de visibilidade de seu documento ou arquivo. Veja o que os cones indicam:

Um cone de cadeado indica que seu arquivo ou documento Particular. Apenas voc e as pessoas a quem voc concedeu acesso especfico podem acess-lo. Um cone de uma pessoa sobre um link indica que Qualquer pessoa com o link para seu documento poder acess-lo e/ou edit-lo. Um cone de globo indica que seu arquivo ou documento Pblico na web. Qualquer pessoa que clicar em um link para um item pblico ser capaz de v-lo e/ou edit-lo, e ele pode ser exibido nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Roteiro GOOGLE DOCS: Construo do conhecimento atravs da interao e colaborao docs.google.com


- Todos os alunos da UNIVATES tem acesso. - Utilizar um navegador atualizado (Google Chrome, Firefox, ...). - Criar o documento diretamente dentro do Google Docs ou criar os arquivos em seu computador (Office, OpenOffice) e fazer o upload para o Google Docs. - Gratuitamente 1GB de espao (20GB por $5,00 ao ano) ?Somente os arquivos armazenados (.PDF, .DOC, .JPG, etc.) contam no limite de armazenamento. Os formatos Google Docs no ocupam seu espao. - Saiba mais, para acesso a Ajuda do Google Docs. - Para quem no tem cadastro: Inscreva-se para ter uma nova Conta do Google.

COMO CRIAR ARQUIVOS

1. Criar um novo (Documento, Planilha, Apresentao, Coleo)... 2. Novo... , A partir de Modelo... 3. Fazer upload e download de arquivos

ORGANIZAR ARQUIVOS 1. Como organizar as colees (Organizar ou Arrastar) 2. Filtrar por Pertence a mim, Com estrela, Coleo, Lixeira 3. Acrescentar Estrelas

4. Renomear, Mover para a Lixeira, Fazer download (+Boto direito) * Sempre ver as vrias formas de fazer uma ao: Barra de ferramentas, Boto direito, arrastando... 5. No mostrar na Pgina inicial 6. Classificar

PESQUISAR ARQUIVOS

COMPARTILHAMENTO

- Compartilhar arquivos, pastas (Documento = Editar, Comentar, Visualizar) - Publicar Arquivos

Os editores tero permisso para adicionar pessoas e alterar as permisses?

REVISO DE DOCUMENTOS - Histrico de revises - Comentrios - Chat entre os on-line

DICAS: - Arrastar arquivos diretamente para sua lista de documentos - Arrastar imagens para inserir num arquivo - Inserir Vdeo = colar URL do vdeo no Documento

You might also like