You are on page 1of 16

Atividade Antimicrobiana de Plantas Medicinais e Aromticas Utilizadas no Brasil

Marta Cristina Teixeira Duarte


Universidade Estadual de Campinas Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Qumicas, Biolgicas e Agrcolas DMB Diviso de Microbiologia Caixa Postal 6171, CEP:13083-970, Campinas, SP e-mail: mduarte@cpqba.unicamp.br

Resumo As propriedades antimicrobianas de substncias e leos essenciais que as plantas contm como produtos de seu metabolismo secundrio tm sido reconhecidas empiricamente durante sculos, mas foram confirmadas cientificamente apenas recentemente. Vrios grupos de pesquisadores estudam a atividade biolgica de plantas medicinais originrias de diversas regies do mundo, orientados pelo uso popular das espcies nativas. Por outro lado, os microrganismos que causam prejuzos sade humana esto se mostrando resistentes maioria dos antimicrobianos conhecidos, o que incentiva ainda mais a procura por antibiticos de ocorrncia natural. Extratos e leos essenciais de plantas mostraram-se eficientes no controle do crescimento de uma ampla variedade de microrganismos, incluindo fungos filamentosos, leveduras e bactrias. Usos prticos dessas atividades so sugeridos em humanos e animais, bem como na indstria de alimentos. A atividade antimicrobiana de espcies da CPMA - Coleo de Plantas Medicinais e Aromticas do CPQBA/UNICAMP foram estudadas para diversas bactrias patognicas e para a levedura Candida albicans. Extratos, fraes e compostos isolados apresentaram capacidade de controlar o crescimento de uma ou mais espcies de microrganismos, mostrando bom potencial de aplicao como antimicrobiano.

Palavras-chave: plantas medicinais, leos essenciais, atividade antimicrobiana.

Introduo A resistncia a drogas de patgenos humanos e animais um dos casos mais bem documentados de evoluo biolgica e um srio problema tanto em pases desenvolvidos como em desenvolvimento. O consumo de mais de uma tonelada diria de antibiticos em alguns pases da Europa tem resultado na resistncia de populaes bacterianas, causando assim um srio problema de sade pblica. Baquero e Blzquez (1) relataram o perigo do retorno a uma era pr-antibitico, particularmente considerando que nenhuma nova classe de antibitico foi descoberta nos ltimos anos, apesar das intensas pesquisas das indstrias farmacuticas. Em vista do presente cenrio, a busca por novas substncias antimicrobianas a partir de fontes naturais, incluindo plantas, tem ganho importncia nas companhias farmacuticas. No passado, a fitoterapia era mais adotada pela populao carente da rea rural ou urbana, devido fcil disponibilidade e menores custos. Atualmente, o uso de plantas como uma fonte de medicamentos predominante em pases em desenvolvimento como uma soluo alternativa para problemas de sade e est bem estabelecido em algumas culturas e tradies, especialmente na sia, Amrica Latina e frica (2). Por causa do aumento no interesse por produtos naturais, o uso de plantas medicinais tornou-se mais ou menos geral. Muitas destas plantas no tm sido estudadas e podem ser avaliadas quanto ao antimicrobiana, em contraste com plantas nativas da Europa, que j foram exaustivamente estudadas. Existem vrios registros histricos sobre a utilizao das plantas para tratamento de doenas desde 4.000 a.C. O primeiro registro mdico depositado no Museu da Pensilvnia datado de 2.100 a.C. e inclui uma coleo de frmulas de trinta diferentes drogas de origem vegetal, animal ou mineral (3). O manuscrito Egpcio Ebers Papirus (1.500 a.C.), contm 811 prescries e 700 drogas e o primeiro texto Chins sobre plantas medicinais (500 a.C.) relata nomes, doses e indicaes de uso de plantas para tratamento de doenas. Algumas dessas plantas ainda so utilizadas, como Ginseng (Panax spp), Ephedra spp, Cassia spp e Rheum palmatum L., inclusive como fontes para indstrias farmacuticas . As propriedades antimicrobianas de substncias presentes em extratos e leos essenciais produzidos pelas plantas como uma conseqncia do metabolismo secundrio, tambm so reconhecidas empiricamente h sculos e foram comprovadas

cientificamente apenas recentemente (4). Estudos sobre as atividades antimicrobianas de extratos e leos essenciais de plantas nativas tm sido relatados em muitos pases tais como Brasil, Cuba, ndia, Mxico e Jordnia, que possuem uma flora diversificada e uma rica tradio na utilizao de plantas medicinais para uso como antibacteriano ou antifngico. (5) (6) (7) (8) (9). Uma vez que as plantas medicinais produzem uma variedade de substncias com propriedades antimicrobianas, esperado que programas de triagem possam descobrir compostos candidatos para o desenvolvimento de novos antibiticos (7). Entretanto, as investigaes cientficas visando determinar o potencial teraputico das plantas so limitadas, existindo a falta de estudos cientficos experimentais que confirmem as possveis propriedades antibiticas de um grande nmero dessas plantas. Espera-se que compostos que atinjam, nas clulas, alvos diferentes daqueles utilizados pelos antibiticos conhecidos, sejam ativos contra patgenos resistentes.

Produtos naturais e pesquisas sobre atividade antimicrobiana ao redor do mundo

Infeces humanas, particularmente aquelas envolvendo a pele e mucosas constituem um srio problema, especialmente em pases desenvolvidos tropicais e subtropicais, sendo os fungos dermatfitos e a levedura Candida spp os patgenos mais freqentes (10). Candida albicans uma levedura oportunista que causa infeces sistmicas em pessoas predispostas, comumente pacientes com o sistema imunolgico comprometido ou que foram submetidos a tratamento prolongado com antibiticos (11). Entretanto, as informaes disponveis sobre plantas medicinais ativas contra esta espcie ainda no resultaram em formulaes efetivas para uso humano ou animal, exceto no caso de algumas patentes envolvendo plantas da famlia do alho (Allium spp) (12), da genciana (Radix gentianae) (13) e cinco extratos estudados por Lee et al. (14). Recentemente, vrios grupos de pesquisadores de diferentes pases tm estudado a inibio de C. albicans por extratos, leos essenciais e substncias isoladas de plantas. Em muitos pases tais como ndia, frica e pases da Amrica Latina, a maioria dos trabalhos iniciam a partir de um levantamento etnofarmacolgico, que identifica as espcies usadas mais freqentemente pela populao. Alguns pases da Amrica Latina mantm programas de triagem de produtos naturais para atividade antimicrobiana, como o caso de Cuba (5), Honduras (15) Mxico (6) (16) e Brasil (17) (9).

As pesquisas sobre investigao de produtos naturais ativos contra microrganismos aumentaram significativamente nos ltimos anos, conforme demonstrado na Figura 1,

100
Publicaes indexadas

80 60 40 20 0 1994-1995 1996-1997 1998-1999 2000-2001 2002-2003 2004-2005


Periodo (anos)

Figura 1. Nmero de publicaes indexadas sobre atividade antimicrobiana ao redor do mundo na ltima dcada.

80 Publicaes indexadas 60 40 20 0 NA LA AF EU AS OC

Regio do Mundo

Figura 2. Nmero de publicaes indexadas sobre atividade antimicrobiana por regio do mundo na ltima dcada. (NA= Amrica do Norte; LA = Amrica Latina (Brasil em branco); AF = frica; EU = Europa; AS = sia e OC = Oceania).

que mostra o nmero de publicaes indexadas (ISI) na ltima dcada. Este aumento foi maior na Amrica Latina, Europa e sia (Figura 2). Quanto ao nmero de estudos, este levantamento no inclui os resultados de divulgaes em reunies cientficas locais e teses da Academia, que geralmente no so publicados. O levantamento indica tambm que um nmero significativo de famlias e espcies de plantas foram estudadas at o momento. Entretanto, se levarmos em conta a existncia das cerca de 300.000 espcies de plantas conhecidas, muito trabalho ainda tem de ser feito. Ainda, para a maioria das plantas, somente uma das partes, como folha, raiz ou caule, ou somente um tipo de preparao como leo essencial ou extrato foram estudados. A atividade antimicrobiana tem sido atribuda a pequenos terpenides e compostos fenlicos como timol, carvona, carvacrol, mentol e muuroleno, que tambm na forma pura exibem atividade antibacteriana ou antifngica (18) (19) (20) (21). Apesar dos mecanismos de ao estarem pobremente caracterizados, esta parece estar associada ao carter lipoflico dos compostos, havendo um acmulo em membranas e perda de energia pelas clulas (19) (22). As diferenas com respeito s tcnicas empregadas para investigao da ao de compostos de plantas e uma grande variao encontrada na composio qumica de algumas preparaes vegetais podem resultar em dados de difcil comparao entre as pesquisas (23). No existe tambm um consenso sobre os nveis de inibio aceitveis para compostos de plantas, quando comparados com antibiticos padres.

Atividade antimicrobiana de plantas medicinais brasileiras

Muitas plantas dos biomas brasileiros, tais como o cerrado, a floresta amaznica e a mata atlntica tm sido utilizadas como frmacos naturais pelas populaes locais no tratamento de vrias doenas tropicais, incluindo esquistosomose, leishmaniose, malria e infeces fngicas e bacterianas (24). Alm disso, muitas plantas exticas foram introduzidas no Brasil desde a colonizao e incorporadas na medicina popular.

No Brasil, a investigao sobre produtos naturais com atividade antimicrobiana tambm aumentou significativamente nos ltimos anos. Entretanto, apesar da rica biodiversidade, somente esto disponveis dados sobre 44 espcies de plantas pertencentes a 20 famlias, com atividade positiva, incluindo espcies nativas e exticas. O baixo nmero de registros pode ser conseqncia da disseminao restrita dos resultados de pesquisa, geralmente apresentados em eventos cientficos locais ou regionais. Alm disso, a maioria dos estudos so testes isolados com uma ou poucas espcies, geralmente baseados em informaes etnofarmacolgicas, diferentemente de pesquisas que abrangem a flora de uma regio definida, onde vrias famlias botnicas so estudadas. Um amplo estudo pode ser mais efetivo se a investigao abranger o potencial farmacolgico de vrias espcies de um determinado gnero guiado pelo uso medicinal popular. Em virtude da biodiversidade presente nos diferentes biomas brasileiros, existe uma crescente demanda para produtos naturais por indstrias farmacuticas nacionais e internacionais, que impulsiona as investigaes cientficas e a busca por drogas naturais. Esta seqncia de eventos resultou em uma legislao sui generis a respeito da biodiversidade e conhecimento tradicional associados, agora colocados em prtica.

Um modelo de estudo no Brasil

Extratos e leos essenciais de cerca de 80 espcies medicinais utilizadas popularmente no Brasil foram investigadas quanto atividade antibacteriana, e anti-C. albicans (17) (9) (25). As plantas pertencem Coleo de Plantas Medicinais e Aromticas do CPQBA (CPMA), sendo espcies adaptadas nossa regio, a maioria com indicao para atividade antimicrobiana. O nome botnico, nome popular, nmero de voucher e dados relacionados ao uso tradicional das plantas esto listados na Tabela 1. A ao das espcies medicinais foi investigada para os microrganismos Bacillus subtilis, Staphylococcus aureus, S. epidermides, Pseudomonas aeruginosa, Salmonella choleraesuis, Micrococcus luteus, Rhodococcus equi, Enterococcus faecium,

Streptococcus faecium, alm de 13 diferentes sorotipos da bactria Escherichia coli, causadores de diarria em recm-nascidos humanos e animais, bem como 10 isolados

clnicos de C. albicans obtidos de pacientes com doena periodontal, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP/UNICAMP. Os testes de atividade antimicrobiana foram desenvolvidos de acordo com o mtodo da microdiluio em placa (26) e a concentrao mnima inibitria (MIC) determinada

Tabela 1. Identificao botnica, nmero de voucher e dados de uso tradicional das plantas estudadas.
Nome botnico Achillea colina L. Achillea millefolium L. Achyrocline satureoides (DC.) Lam. Allium schoenoprasum L. A. tuberosum L. Aloysia gratissima (Gill & Hook) A. triphylla (L'hr.) Britten. Anthemis nobilis L. Aristolochia sp Arrabidea chica Verlot Artemisia annua L. A. camphorata L. Baccharis dracunculifolia Dc. B. trimera (Less.) Dc. Casearia sylvestris SW Chelidonium majus L. Cordia curassavica (Jacq.) Roem. Cordia ecalyculata Cordia guazumaefolia (Desv) Roem &S. Coriandrum sativum Croton campestris St Hill. Cymbopogon citratus C. flexuosus C. martinii Motia. C. winterianus L. Nome popular mil-folhas mil-folhas macela cebolinha mida nir alfazema do Brasil aloisia macelinha jarrinha paripari, cajuru artemisia cnfora das hortas vassoura do campo carqueja guaatonga chelidnio erva baleeira porongaba cordia (arbrea) coentro velame do campo capim-limo capim cidreira palmarosa citronela de java Famlia Asteraceae Asteraceae Asteraceae Liliaceae Liliaceae Verbenaceae Verbenaceae Asteraceae Aristolochiaceae Bignoniaceae Asteraceae Asteraceae Asteraceae Asteraceae Leguminoseae Papaveraceae Boraginaceae Boraginaceae Boraginaceae Apiaceae Euforbiaceae Poaceae Poaceae Poaceae Poaceae Voucher CPMA 373 UEC 127.114 UEC 127.116 UEC 121.397 CPMA 653 UEC 121.393 UEC 121.412 UEC 121.411 CPMA 274 CPMA 1548 CPMA 1246 CPMA 63 CPMA 622 CPMA 1 CPMA 829 CPMA 1661 UEC112744 CPMA 829 CPMA 1767 CPMA 664 CPMA 1804 CPMA 1748 CPMA 1647 UEC 127.115 UEC 121.414 Origema E E N E E N E E s.d. N E E N N s.d. E N s.d. N N N s.d. N E E Uso tradicionalb antiinflamatrio, antimicrobiano antiinflamatrio, cicatrizante antiinflamatrio, analgsico digestivo, antibitico, analgsico antibacteriano, depurativo, repelente tempero, digestivo, sedativo tempero, digestivo, sedativo antiespasmdico, aromtico, digestivo anti-sptico, diurtico, sedativo adstringente, cicatrizante, desinfetante desinfetante, antimalrico antissptico e sedativo antibitico digestivo, anti-helmntico antimicrobiana, fungicida, afrodisaca sedativo local antiinflamatrio anti-reumtico, cardiotnico, energtico anti-reumtico, antiinflamatrio antiinflamatrio, antifngico, ansioltico afeces da pele, depurativo bactericida, analgsico, calmante bactericida, analgsico, calmante anti-sptico, repelente anti-sptico, repelente

Cyperus articulatus L. C. rotundus L. Cissus rhombiofolia Cyssus sictoides L. Gomphrena sp Hydrocotyle asiatica L. Lippia alba (Mill) N.E. Br. Mentha arvensis var. piperita L. M. piperita L. M. pulegium L. Mentha sp. M. spicata L. Mikania glomerata Sprengel M. laevigata Sch. Bip. ex Baker Moringa oleifera Lam. Ocimum basilicum L. O. gratissimum L. O. selloii Benth. Oenothera biennis L. Origanum applii (Domin) Boros O. vulgare subsp. virens L. Petiveria alliaceae L. Peucedanum graveolens Be Phyllanthus amarus Thonn. P. niruri L. Pilocarpus microphyllus Staff P. penatifolius Lem. Piper abutilodes Kunth Piper aduncum L.

piprioca tiririca uva selvagem cnfora das hortas Pfafia do pantanal centela asitica falsa melissa hortel hortel poejo hortel hortel vilhoa guaco buaco moringa manjerico alfavaco alfavaca anizada oenotera organo organo guin endro, dill quebra-pedra quebra-pedra jaborandi jaborandi caapeba pimenta de macaco

Cyperaceae Cyperaceae Vitaceae Vitaceae Amarantaceae Apiaceae Verbenaceae Lamiaceae Lamiaceae Lamiaceae Lamiaceae Lamiaceae Asteraceae Asteraceae Moringaceae Lamiaceae Lamiaceae Lamiaceae Genotheraceae Lamiaceae Lamiaceae Phytolacaceae Apiaceae Euphorbiaceae Euphorbiaceae Rutaceae Rutaceae Piperaceae Piperaceae

UEC 121.396 CPMA 1252 CPMA 511 CPMA 507 CPMA 837 UEC 127.111 UEC121413 CPMA 8 UEC 127.110 UEC 121.402 CPMA 1253 CPMA 9 UEC 102047 UEC 102044 CPMA 1784 UEC 121.408 UEC 121.407 UEC 121.406 CPMA 1805 UEC 121.410 UEC 121.409 CPMA 524 CPMA 1860 CPMA 625 CPMA 696 CPMA 320 CPMA 713 UEC 127.122 UEC 127.118

N N s.d. N N E N E E E E E N N N E N N N E E N s.d. N N N N N N

antibitico, antiinflamatrio antibitico, antiinflamatrio hepatopatias, clicas em geral hepatopatias, clicas em geral expectorante antiinflamatrio, cicatrizante calmante, analgsico antidispptico, antivomitivo anti-sptico, vermfugo anti-sptico, antigripal anti-sptico, vermfugo antiespasmdico, diurtico expectorante, antigripal expectorante, antigripal antibitico, cicatrizante digestivo, vermfugo antigripal, diurtico gastrite, expectorante antiinflamatrio, antialrgico analgsico, expectorante analgsico, expectorante antimicrobiano, imunoestimulante expectorante, tnico estomacal afeces urinrias, antitumoral afeces urinrias, antitumoral anti-reumtico, tnico capilar antiinflamatrio, antiglaucoma desordens do trato digestivo e hepticas tnico, antiespasmdico

P. marginatum Jacq. caapeba Piperaceae UEC 121.395 N P. molicomum Kunth piperace de Ilha Bela Piperaceae CPMA 1643 N P. regnellii (Miq.) C.DC. caapeba Piperaceae CPMA 221 N Plectranthus barbatus Benth. falso-boldo Lamiaceae UEC 121.403 N Plectranthus sp boldo de jardim Lamiaceae CPMA 1635 N Potomorphe umbellta (L.) Miquel pariparoba Piperaceae UEC 127.123 N Punica granatum rom Punicaceae CPMA 834 s.d. Rosmarinus officinalis L. alecrim Lamiaceae CPMA 1792 E Rubus sp framboesa Rosaceae CPMA 797 N Santolina chamaecyparissus L. santolina Asteraceae CPMA 1653 E Samilax sp salsa parrilha Liliaceae CPMA 1720 N Senecio douglasii D.C. cinerria Asteraceae CPMA 1566 E Solanum sp folha prata Solanaceae CPMA 780 s.d. Solidago chilensis Meyen arnica silvestre Asteraceae UEC 121.391 N Spilanthes acmella L. agrio do Par Asteraceae UEC 127.272 N Stachys byzantina C.Koch. orelha-de-lebre Lamiaceae UEC 121.404 E Stachytarphetta cayenensis (L.C.) gervo Verbenaceae UEC 121.394 N Stevia rebaldiana (Bert) estevia de Maring Compositeae CPMA 1840 E Thymus vulgaris L. tomilho Lamiaceae UEC 121.405 E Tropaeolum majus L. capuchinha Tropeolaceae UEC 121.416 E Urena lobata L. malva-roxa Malvaceae CPMA 1251 E Vernonia condensata Baker alum Asteraceae UEC 121.399 N V. zizanoides Stapf. vetiver Poaceae UEC 121.415 E Viola odorata L. violeta Violaceae UEC127108 E a N = nativo do Brasil; E = extica; bData from Lorenzi and Matos (2002) and Lust (1983); s.f. = sem definio

tnico, antiespasmdico desordens do trato digestivo e hepticas tnico, antiespasmdico gastrite, dispepsia tnico, colagogo, anti-reumtico diurtico, antiepilptico,antipirtico anti-sptico, antiinflamatrio anti-sptico, antiespasmdico adstringente, diurtico, laxante vermfugo, repelente de insetos depurative, estimulante, tonificante descongestionante febres, diurtico, tnico estomacal adstringente analgsico, dispepsia antiinflamatrio tnico, diurtico, estimulante adoante, tnico anti-sptico, antiespasmdico anti-sptico, expectorante anti-sptico bucal gastrite, dispepsia aromtico emtico, expectorante

e comparada com a de antibiticos padres. No existe um consenso sobre o nvel de inibio aceitvel para produtos naturais quando comparados com antibiticos padres, tanto que alguns autores consideram somente resultados similares aos de antibiticos, enquanto outros consideram com bom potencial mesmo aqueles com nveis de inibies superiores. Aligianis et al. (27) propuseram uma classificao para materiais vegetais com base nos resultados de MIC, considerando como: forte inibio - MIC at 500 g/mL; inibio moderada - MIC entre 600 e 1500 g/mL e como fraca inibio - MIC acima de 1600 g/mL. Os resultados obtidos no presente trabalho mostraram que os leos essenciais apresentaram ao sobre um maior nmero de microrganismos do que os extratos etanlicos estudados, com melhor atividade antimicrobiana. Apenas os extratos de Mikania glomerata e M. laevigata foram capazes de inibir as bactrias B. subtilis, S. aureus e S. faecium, com valores de MIC de 0,04 a 0,1 mg/mL, concentraes similares a do cloranfenicol (0,12 mg/mL). A identificao qumica dos constituintes volteis, realizada por cromatografia gasosa acoplada a detector seletivo de massas (CG-EM), mostrou que os compostos majoritrios do extrato de M. laevigata so a cumarina, o cido caurenico e o cido cupressnico, tendo sido detectada atividade antimicrobiana apenas para os dois ltimos compostos, quando os mesmos foram testados isoladamente. M. glomerata apresenta concentrao muito baixa em cumarina, sendo majoritrio o cido caurenico e um cido diterpnico ainda no identificado. O fato dos leos essenciais terem sido mais abrangentes quanto atividade antimicrobiana esperado, uma vez que as substncias obtidas pelos tipos de extrao utilizados so de classes qumicas distintas. Porm, a maioria dos leos estudados apresentou atividade antimicrobiana contra as mesmas bactrias inibidas pelos extratos. A relao de plantas medicinais e respectivos microrganismos inibidos s MICs de at 1,0 mg/mL esto apresentados na Tabela 2. Os resultados mostram que 11 das 80 espcies medicinais estudadas apresentaram potencial de uso como antimicrobiano, com inibies importantes, como a observada para A. tuberosum folhas/C. albicans (MIC de 0,03 mg/mL). Dentre os 13 sorotipos de E. coli estudados, 12 foram inibidos pela

Tabela 2. Espcies escolhidas para o estudo sazonal e microrganismos inibidos, com base nos resultados de MIC (mg/mL).
Planta Medicinal M. laevigata A. gratissima M. laevigata A. scanoprazum (raiz) B. trimera C. articulatus M. glomerata A. tryphila A. scanoprazum (raiz) M. glomerata C. articulatus M. glomerata Allium tuberosum (folhas) Microrganismos Inibidos* B. subtilis B. subtilis S. aureus S. aureus MIC 0,09 0,07 0,04 0,1 Preparao Extrato leo Extrato leo Rendimento em leo/extrato 34,0 2,30 34,0 0,27 0,30 0,64 36,5 0,86 0,27 0,40 0,64 0,40 0,37

S. faecium 0,12 S. faecium 0,05 S. choterasuis 0,1 E. faecium 0,06 S. epidermides 1,0* M. luteus 0,25 Candida albicans ATCC 10231 0,03 Sorotipos de E. coli Aloysia triphylla 12 sorotipos Entre 0,4 e 1,0 Cymbopogon martini 11 sorotipos Entre 0,1 e 0,9 C. winterianus 11 sorotipos Entre 0,2 e 0,8 Isolados orais de C. albicans A. tuberosum 10 Entre 0,1 e 0,25 P. alliaceae 10 Entre 0,1 e 0,25 C. martini 10 Entre 0,5 e 0,8 C. winterianus 10 Entre 0,5 e 0,8 S. chamaecyparissus 10 Entre 0,5 e 1,0 *melhores resultados obtidos em relao Concentrao Mnima Inibitria (MIC).

Extrato leo leo leo leo leo leo

leo leo leo

0,86 2,05 2,09

leo leo leo leo leo

0,37 0,19 2,05 2,90 0,15

A. triphylla e 11 por C. martini e C. winterianus, com MICs entre 0,1 e 0,9 mg/mL, enquanto cinco espcies medicinais foram capazes de inibir os isolados clnicos orais da levedura C. albicans, com MICs entre 0,1 e 0,8 mg/mL. Os leos essenciais com atividade antimicrobiana forte a moderada (Tabela 2) foram submetidos anlise por CG (cromatografia gasosa) e CG-EM (cromatografia gasosa acoplada a espectrmetro de massas), (Tabela 2). Dentre os compostos identificados, alguns foram previamente reportados para atividade antimicrobiana, incluindo 1,8cineol, limoneno e linalol (28), geranial (29), germacreno-D (30), and mentol (31).

Concluso

Os resultados do presente estudo indicam que 11 das 80 espcies de plantas medicinais da CPMA, comumente utilizadas na medicina popular brasileira, apresentaram atividade antimicrobiana. Os extratos de duas plantas, M. glomerada e M. laevigata apresentaram forte atividade, com inibies de 0,04 a 0,12 mg/mL para B. subtilis, S. aureus e S. faecium. No caso dos leos essenciais, os leos das espcies de Mikania, A. triphylla, A. schoenoprazum, A. tuberosum, C. martini, C. winterianus, P. alliaceae e S. chamaecyparissus foram aptos a inibir a maioria dos microrganismos estudados e esto sendo melhor caracterizados em estudos em andamento. O fracionamento dos extratos e leos permitir identificar os compostos ativos presentes nas plantas. Este estudo corrobora a importncia dos dados de levantamentos

etnofarmacolgicos na seleo de plantas para triagem de bioatividade. Os resultados apresentam uma expressiva contribuio para a caracterizao da atividade antimicrobiana de leos essenciais e extratos de plantas da flora brasileira utilizados na medicina tradicional.

Referncias Bibliogrficas 1. BAQUERO F. AND BLZQUEZ J. (1997). Evolution of antibiotic resistance, Tree 12:482-487. 2. Shale T.L., Stirk W.A., van Staden J. (1999). Screening of medicinal plants used in Lesotho for anti-bacterial and anti-inflammatory activity, J. of Ethnopharmacol. 67:347-354. 3. Helfand W.H. and Cowen D.L. (1990). Pharmacy an illustrated history, Harry N. Abrams, New York. 4. JANSEN A.M., SCHEFFER J.J.C., BAERHEIM S. A. (1987). Antimicrobial activity of essential oils from Greek Sideritis species, Pharmazie 45: 70. 5. MARTNEZ M.J., BETANCOURT J., ALONSO-GONZLEZ N., JAUREGUI A. (1996). Screening of some Cuban medicinal plants for antimicrobial activity, J. of Ethnopharmacol. 52(3): 171-174. 6. NAVARRO V., VILLARREAL M.L., ROJAS G., XAVIERB L. (1996). Antimicrobial evaluation of some plants used in Mexican traditional medicine for the treatment of infectious diseases, J. of Ethnopharmacol 53(3): 143-147. 7. AHMAD I. AND BEG A.Z. (2001). Antimicrobial and phytochemical studies on 45 Indian plants against multi-drug resistant human pathogens, J. of Etnopharmacol. 74: 113-123. 8. MAHASNEH A.M.A., ADEL M.A., EL-OQLAH A.A.B. (1999). Antimicrobial activity of extracts of herbal plants used in the traditional medicine of Jordan, J. of Ethnopharmacol. 64(3): 271-276. 9. DUARTE M.C.T., FIGUEIRA G.M., SARTORATTO A., REHDER V.L.G., MACHADO A.L.M., DELARMELINA C. (2005). Anti-Candida activity of essential oils and extracts from native and exotic medicinal plants used in Brazil. J. of Etnopharmacol. 97: 305-311. 10. Portillo A., Vila R., Freixa B., Adzet T., Caigueral S. (2001) Antifungal activity of Paraguayan plants used in traditional medicine, J. of Ethnopharnacology 76: 93-98. 11. ZHANG Z., ELSOHLY H.N., JACOB M.R., PASCO D.S., WALKER L.A., CLARK A.M. (2002). Natural products inhibiting Candida albicans secreted aspartic proteases from Tovomita krukovii, Planta Med. 68: 49-54. 12. PLUMMER N. (1992). New antimicrobial compositions which colonise the small intestine contain non-pathogenic microorganisms and Allium plant material; for treating gastrointestinal and urogenital disease. U.S. Patent EP554319-A.

13. CHEN Y. (1996). Method of treating Candida and Cryptococcus fungal infections by administering gentian, U.S. Patent US 5837254 A. 14. LEE H., KIM S., PARK B., AHN Y. (2003). Composition useful for the treatment of bacterial infections e.g. athletes foot comprises plant extracts or their compounds. U.S. Patent WO2003035093-A1. 15. LENTZ D.L., CLARK A.M., HUFFORD C.D., MEURER-GRIMES B., PASSREITER C.M., CORDERO J., IBRAHINI O., OKUNADE A.L. (1998). Antimicrobial properties of Honduran medicinal plants, J. of Ethnopharmacol. 63: 253-263. 16. ROJAS G., LVARO J., TORTORIELLO J., NAVARRO V. (2001) Antimicrobial evaluation of certain plants used in Mexican traditional medicine for the treatment of respiratory diseases, J. of Ethnopharmacol. 74(1): 97-101. 17. SARTORATTO A., MACHADO A.L.M., DELARMELINA C., FIGUEIRA G.M., DUARTE M.C.T., REHDER V.L.G. (2004). Composition and antimicrobial activity of essential oils from aromatic plants used in Brazil. Braz. J. Microbiol. 35: 273280. 18. DIDRY N., DUBREUIL L., PINKAS M. (1993). Activ antibactrienne du thymol, du carvacrol et de laldhyde cinnamique seuls ou associes (Antibacterial activity of thymol, carvacrol and cinnamaldehyde singly or in combinations), Pharmazie 48: 301-304. 19. CONNER D.E. (1993). Naturally occurring compounds. In: Antimicrobials and Foods, Davidson P.M., Branem A. L. Eds., Dekker: New York, 441-468. 20. SMID E.J., KOEKEN J.P.G., GORRIS L.G.M. (1996). Fungicidal and fungistatic action of the secondary plant metabolites cinnamaldehyde and carvone. In: Modern Fungicides and Antimicrobial Compounds, Lyr H., Russell P.E., Sisler H.D. Eds., Intercept: Andover, U.K., 173-180. 21. HELANDER I.M., ALAKOMI H.L., LATVA-KALA K., MATTILA-SANDHOLM T., POL I., SMID E.J., GORRIS L.G. M., VON WRIGHT A.(1998). Characterization of the Action of Selected Essential Oil Components on GramNegative Bacteria, J. Agric. Food Chem. 46: 3590-3595. 22. SIKKEMA J., DE BONT J.A.M., POOLMAN B. (1995). Mechanisms of membrane toxicity of hydrocarbons, Microbiology Reviews 59: 201-222. 23. SIVROUPOULOU, A.; KOKKINI, S.; LANARAS, T.; ARSENAKIS, M. (1995). Antimicrobial activity of mint essential oils. J. Agric. Food Chem. 43: 2384-2388. 24. ALVES T.M.A., SILVA A.F., BRANDO M., GRANDI T.S.M., SMNIA E.F., SMNIA Jr.A., ZANI C.L. (2000): Biological screening of Brazilian medicinal plants. Mem. Inst. Oswaldo Cruz 95:367-373.

25. DUARTE M. C. T., LEME, E.E.; DELARMELINA, C.; SOARES, A.A., FIGUEIRA, G.M., SARTORATTO, A. (2006) Activity of Essential Oil from Brazilian Medicinal Plants on Escherichia coli. J. of Ethnopharmacol., In Press. 26. ELOFF, J.N. (1998). A sensitive and quick microplate method to determine the minimal inhibitory concentration of plant extracts for bacteria. Planta Medica 64, 711-713. 27. ALIGIANIS N., KALPOUTZAKIS E., MITAKU S., CHINOU I.B. (2001). Composition and antimicrobial activity of the essential oil of two Origanum species, J. Agric. Food Chem. 49: 4168-4170. 28. MAZZANTI, G., BATTINELLI, L., SALVATORE, G. (1998). Antimicrobial properties of the linalool-rich essential oil of Hyssopus officinalis L. var decumbens (Lamiaceae). Flavour and Fragrance Journal 13, 289-294. 29. ARAUJO, C., SOUSA, M.J., FERREIRA, M.F., LEO, C. (2003). Activity of essential oils from Mediterranean Lamiaceae species against food spoilage yeasts. Journal of Food Protection 66, 625-632. 30. NGASSAPA, O., RUNYORO, D.K.B., HARVALA, E., CHINOU, I.B. (2003). Composition and antimicrobial activity of essential oils of two populations of Tanzanian Lippia javanica (Burm.f.) Spreng. (Verbenaceae). Flavour and Fragrance Journal 18, 221-224. 31. ISCAN, G., KIRIMER, N., KURKCUOGLU, M., BASER, K.H.C., DEMIRCI, F. (2002). Antimicrobial screening of Mentha piperita essential oils. Journal of Agricultural and Food Chemistry 50, 3943-3946.

Endereo para correspondncia Universidade Estadual de Campinas Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Qumicas, Biolgicas e Agrcolas DMB Diviso de Microbiologia Caixa Postal 6171, CEP:13083-970, Campinas, SP e-mail: mduarte@cpqba.unicamp.br

Data de Recebimento: 27/06/2006 Data de Aprovao: 18/09/2006

You might also like