You are on page 1of 2

Origens da humanidade

Voc j deve ter tido a curiosidade de saber como surgiu a espcie humana no planeta em que vivemos, no mesmo? Essa curiosidade no s sua. Muitos pesquisadores e cientistas tm estudado para descobrir como se deu a origem do ser humano na Terra. Quanto mais a cincia se desenvolve, mais avanados so os recursos cientficos que esses pesquisadores podem utilizar. Eles so capazes de encontrar novas possibilidades para explicar a origem humana. Assim, como um quebra-cabea, cada nova descoberta vai completando o nosso conhecimento sobre o tema. Entre as diversas explicaes para o aparecimento do ser humano na Terra, duas se destacam pelo amplo debate que provocaram: o criacionismo, defendido por judeus e cristos, e a teoria da evoluo.

A criao
Durante muito tempo, os sbios idealistas sustentaram a teoria do limite intransponvel entre o homem e os animais. Essa concepo se baseava no mito bblico da criao do homem por Deus, que o teria feito " sua imagem e semelhana". A questo sobre as origens do homem remete um amplo debate, no qual filosofia, religio e cincia entram em cena para construir diferentes concepes sobre a existncia da vida humana e, implicitamente, por que somos o nico espcime dotado de caractersticas que nos diferenciam do restante dos animais. Desde as primeiras manifestaes mtico-religiosas, o homem busca resposta para essa questo. Neste mbito, a teoria criacionista a que tem maior aceitao. Ao mesmo tempo, ao contrrio do que muitos pensam, as diferentes religies do mundo elaboraram uma verso prpria da teoria criacionista. A mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos tits Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixo, seu irmo Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida raa humana. J a mitologia chinesa, atribui a criao da raa humana solido da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres sua semelhana. O cristianismo adota a Bblia como fonte explicativa sobre a criao do homem. Segundo a narrativa bblica, o homem foi concebido depois que Deus criou cus e terra. Tambm feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o flego da vida em suas narinas. Outras religies contemporneas e antigas formulam outras explicaes, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicao bastante semelhantes.

Evoluo humana
Em oposio ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princpio de que o homem o resultado de um lento processo de alteraes (mudanas). Esta a idia central da evoluo: os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo. Essa teoria, formulada na segunda metade do sculo XIX pelo cientista ingls Charles Darwin, tem sido aperfeioada pelos pesquisadores e hoje aceita pela maioria dos cientistas. Aps abandonar seus estudos em medicina, Charles Darwin (1809 1882) decidiu dedicar-se s pesquisas sobre a natureza. Em 1831 foi convidado a participar, como naturalista, de uma expedio de cinco anos ao redor do mundo organizada pela Marinha britnica. Em 1836, de volta Inglaterra, trazia na bagagem milhares de espcimes animais e vegetais coletados em todos os continentes, alm de uma enorme quantidade de anotaes. Aps vinte anos de pesquisas baseadas nesse material, saiu sua obra prima: A Origem das Espcies atravs da seleo natural, livro publicado em 1859. A grande contribuio de Darwin para a teoria da evoluo foi a idia da seleo natural. Ele observou que os seres vivos sofrem modificaes que podem ser passadas para as geraes seguintes.

No caso das girafas, ele imaginou que, antigamente, haveria animais de pescoo curto e pescoo longo. Com a oferta mais abundante de alimentos no alto das rvores, as girafas de pescoo longo tinham mais chance de sobreviver, de se reproduzir e assim transmitir essa caracterstica favorvel aos descendentes. A seleo natural nada mais , portanto, do que o resultado da transmisso hereditria dos caracteres que melhor adaptam uma espcie ao meio ambiente. [...] A idia seleo natural no encontrou muita resistncia, pois explicava a extino de animais como os dinossauros, dos quais j haviam sido encontrados muitos vestgios. O que causou grande indignao, tanto nos meios religiosos quanto nos cientficos, foi a afirmao de que o ser humano e o macaco teriam um parente em comum, que vivera h milhes de anos. Logo, porm surgiria a comprovao dessa teoria, medida que os pesquisadores descobriam esqueletos com caractersticas intermedirias entre os humanos e os smios.

You might also like