You are on page 1of 2

Direiro Tributrio Tributo toda prestao pecuniari compulsoria em moeda ou cujo valor nela possa se esprimir, que no contitua

a sano de ato ilcito, intituida em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamnete vinculada. So receitas derivadas do Estado, sendo irrelevante a licitude do fato que originou sua cobrana.

1- Em materia de direito tributria, quais as atribuies das leis? Lei Ordinria: Instituir o tributo Lei Complementar: Estabelecer normas gerais Decreto, Portaria Instruo Normativa: D executoriedade 2- Cite as especie tributria: Impostos, taxas, emprestimos compulsrios, contribuio de melhoria, contribuio social. 3- Quem pode instituir imposto? A unio, o Estado, os Municipios e Distritos Federais 4- O que so principios? So normas ordenadoras dos principios juridicos 5- Elementos que devero ser definidos para criao a criao vlida do tributo: Legalidade: A Unio , os Municipios e o Estado, no podem exigir ou aumentar o tributo, sem ei anterior que o estabelea. Materialidade: Dizer qual o fato gerador (quando o imposto ser devido) Definir aspecto quantitativo: Base de Calculo e Alquota Aspecto espacial: Em que local o imposto devido Temporal: Em que momento o imposto devido. 6- Comente a executoriedade imediata: Quando o poder executivo altera a aliquota dos impostos(IPI, Imposto de importao e exportao e IOF) para utiliza-lo com caracteristica extrafiscal, com a funo de intervir no dominio economico para regular a economia. 7- Cite os principios ordenadores das normas tributria: Principio da Igualdade (Isonomia) vedado tratamento diferente para contribuintes que se encontram na mesma situao.

Principio da anterioridade, principio maior da segurana juridica, abrange tais aspectos; Irretroatividade: no poder retroagir a cobrana Anterioridade do exercicio: se houver aumento da aliquota ou criao de novo tributo, o mesmo somente poder ser cobrado no exercicio seguinte. Anterioridade Nonagsimal: o tributo so poder ser exigido 90 dias depois de sua criao. Obs: Os Principios da Anterioridade do exercicio e nonagesimal so cumulativos. 8- Cite alguns imposto que so obedecem ao principio; a) Anterioridade Nonagsimal: Contribuio social para o financiamento da seguridade social, e contribuio previdnciaria. b) Anterioridade do Exercicio: Imposto de Renda, base de calcaulo do IPVA, IPTU. c) Irretroatividade: IPI 9- Comente as excees do Principio da Anterioridade do Exercicio e Nonagsimal: Impostos que so extrafiscal ( IOF, Imposto de Importao e exportao), que so usados para intervir no dominio economico tem executoriedade imediante, por tanto no obedecem aos principios da anterioridade nonagesimal e do exercicio, somente da irretroatividade. 10- Competencia Tributria: A competencia tributria indelegvel, salvo as atribuies das funes de arrecadar e fiscalizar, ou de executar leis, servios ou atos administrativos em materia de tributria. 11- Competncia Residual: A Unio poder instituir tributo mediante Lei Complementar imposto no previsto no artigo anterior, desde que sejam no cumulativos, no tenham fato gerador ou base de calculo proprios dos discrimi12- O que a imunidade tributria e quem pode ter? No esta sujeito a tributao do imposto, no pode um ente tributante cobrar imposto sobre patrimonio, renda ou servios um dos outros, templos de qualquer culto, partidos politicos. Obs: A imunidade no dispensa a entidade de cumprir as obrigaes acessoria(escriturar livros, emitir NF, enviar declaraes) 13- O que credito tributrio? Vinculo Juridico de natureza obrigacional, por fora do qual o estado (sujeito ativo), pode exigir do particular, do contribuinte ou responsvel (sujeito passivo) o pagamento do tributo ou da penalidade pecuniria.

You might also like