You are on page 1of 54

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAO, ATURIA E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE DISCIPLINA: LEGISLAO SOCIETRIA E COMERCIAL PROFESSOR:

ALBERTO SOARES UNIDADE V

requerimento; para as sociedades de pessoas: socie-dade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade em conta de participao e sociedade limitada, o instrumento denomina-se contrato social; para as sociedades de capitais: socie-dade annima e a sociedade em comandita por aes, o instrumento de constituio denomina-se ata da assembleia geral e o estatuto social; para outros tipos de pessoas jurdicas como fundaes, associaes, socie-dade de economia mista e sociedade cooperativa, o instrumento de consti-tuio denomina-se tambm ata da assembleia geral e o estatuto social.

ATO CONSTITUTIVO - REGISTROS NOS RGOS COMPETENTES ATO CONSTITUTIVO O ato constitutivo pode ser considerado o mesmo que contrato social ou estatuto. o documento redigido de acordo com determinadas normas, suscetvel de produzir consequncias jurdicas. O ato constitutivo diz respeito ao ato de constituir, de estabelecer, de firmar o contrato ou o estatuto social.

Fases do ato constitutivo


Primeira fase
O ato constitutivo da pessoa jurdica deve ser escrito, dividindo-se em: ato jurdico unilateral intervivos ou causa mortis: nas fundaes; ato jurdico bilateral ou plurilateral intervivos: nas associaes e sociedades.

Registro do ato constitutivo


Os atos das organizaes destinadas explorao de qualquer atividade econmica com fins lucrativos, compreendidos os empresrios individuais e as sociedades empresrias, independentemente de seu objeto, sero arquivados no Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins, salvo as excees previstas em lei. As organizaes constituem-se mediante a formalizao dos atos constitutivos, representados por documentos que sero arquivados: no Registro Pblico das Empresas Mercantis a cargo da Junta Comercial; no Registro Civil das Pessoas Jurdicas a cargo dos cartrios de ttulos e documentos; em reparties responsveis pela arrecadao tributria, preservao da ordem, do ambiente ecolgico etc.

Segunda fase
Para que a pessoa jurdica de direito privado exista legalmente necessrio inscrever o ato constitutivo: contrato ou estatuto social no rgo competente, conforme abaixo: sociedades empresrias vinculamse ao registro pblico de empresas mer-cantis, a cargo das Juntas Comerciais; sociedades simples vinculam-se ao registro civil das pessoas jurdicas a cargo dos cartrios de registro de pessoas jurdicas, inclusive as fundaes e as associaes.

Adequao do ato constitutivo


Em se tratando de registro de empresas, tm-se os seguintes instrumentos de constituio: para o empresrio individual, o instru-mento denomina-se

De acordo com a Lei n 8.934/94, o

A sabedoria a arma invencvel de um povo

Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins ser exercido em todo o territrio nacional, de forma sistmica, por rgos federais e estaduais, com as seguintes finalidades: dar garantia, publicidade, autenticidade, segurana e eficcia aos atos jurdicos das empresas mercantis, submetidos a registro na forma da lei; cadastrar as empresas nacionais e estrangeiras em funcionamento no Pas e manter atualizadas as informaes pertinentes; proceder matrcula dos agentes auxiliares do empresrio, bem como ao seu cancelamento.

rural que no exercer tal opo. Fica institudo o Nmero de Identificao do Registro de Empresas Nire, o qual ser atribudo a todo ato constitutivo de empresa, devendo ser compatibilizado com os nmeros adotados pelos demais cadastros federais, na forma de regulamentao do Poder Executivo.

rgos/Instituies componentes do registro pblico das empresas mercantis


rgo pblico uma unidade com atribuio especfica dentro da organizao do Estado. composto por agentes pblicos que dirigem e compem o rgo, voltado para o cumprimento de uma atividade estatal. Os rgos pblicos formam a estrutura do Estado, mas no tm personalidade jurdica, uma vez que so apenas parte de uma estrutura maior, que a detentora de personalidade. Como parte da estrutura maior, o rgo pblico no tem vontade prpria, limitando-se a cumprir suas finalidadades dentro da competncia funcional que lhes foi determinada pela organizao estatal. Os servios do registro pblico de empresas mercantis e atividades afins so exercidos, em todo o territrio nacional, de maneira uniforme, harmnica e interdepende pelo Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis - Sinrem, o qual composto por rgos de dois nveis de governo: o federal em que atua o Departamento Nacional de Registro do Comrcio, rgo central do Sinrem, com funes: supervisora, orientadora, coordenadora e normativa, no plano tcnico; e supletiva, no plano administrativo; o estadual em que atuam as Juntas Comerciais, como rgos locais, com funes executora e administradora dos servios de registro. A figura seguinte evidencia a estrutura do Sistema Nacional de Registro das Empresas Mercantis

O registro serve para determinar a regularidade do empresrio; da se sabe se ele ou no regular. Logo, a qualidade de empresrio advm da prtica da atividade empresarial, e no do registro. O empresrio sem registro, no obstante ser considerado empresrio, no poder ingressar em juzo com o pedido de recuperao judicial nem requerer a homologao da recuperao extrajudicial (Lei Falncias Lei n 11.101/05, arts. 48 e 161). A inscrio do empresrio na Junta Comercial no requisito para a sua caracterizao, admitindo-se o exerccio da empresa sem tal providncia. O empresrio irregular rene os requisitos do art. 966, sujeitando-se s normas do Cdigo Civil e da legislao comercial, salvo naquilo em que forem incompatveis com a sua condio ou diante de expressa disposio em contrrio. A inscrio do empresrio ou sociedade empresria requisito delineador de sua regularidade, e no da sua caracterizao. O Cdigo Civil criou uma diferena com relao ao produtor rural, que tem a opo de ser ou no empresrio. Mas se houver optado por ser empresrio dever registrar-se na Junta Comercial (art. 971). Logo, em relao ao empresrio rural o registro constitutivo e no existe empresrio rural pessoa fsica irregular. O registro do empresrio ou sociedade rural na Junta Comercial facultativo e de natureza constitutiva, sujeitando-o ao regime jurdico empresarial. inaplicvel esse regime ao empresrio ou sociedade

Departamento Nacional de Re-

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

gistro do Comrcio
O Departamento Nacional de Registro do Comrcio - DNRC, criado pelos arts. 17, II, e 20 da Lei n 4.048/61, rgo integrante do Ministrio da Indstria, do Comrcio e do Turismo. A Lei define de forma sinttica, mas precisa, as atribuies do Departamento Nacional de Registro do Comrcio que deve supervisionar, orientar e coordenar,

em todo o territrio nacional, as autoridades e rgos pblicos incumbidos do Registro das Empresas Mercantis. Dentro das atribuies do DNRC, uma que se destaca a que prev a promoo de estudos, reunies e publicaes sobre assuntos pertinentes ao Registro Pblico de Empresas Mercantis e atividades afins, demonstrando, assim, um interesse de atualizao e modernizao contnua dos rgos pblicos.

Figura1 Sistema Nacional de Registro das Empresas Mercantis Fonte: Junta Comercial do Estado do Cear Entre os objetivos do DNRC, destacam-se:

supervisionar e coordenar, no plano

A sabedoria a arma invencvel de um povo

tcnico, os rgos incumbidos da execuo dos servios de Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins, expedindo normas e instrues para esse fim, dirigidas s Juntas Comerciais; estabelecer e consolidar, com exclusividade, as normas e diretrizes gerais do Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; solucionar dvidas ocorrentes na interpretao das leis, regulamentos e demais normas relacionadas com o registro de empresas mercantis, baixando instrues para esse fim; prestar orientaes s Juntas Comerciais, com vistas soluo de consultas e observncia das normas legais e regulamentares do Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; exercer ampla fiscalizao jurdica sobre os rgos incumbidos do Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins, representando para os devidos fins s autoridades administrativas contra abusos e infraes das respectivas normas, e requerendo tudo o que for necessrio ao cumprimento dessas normas; estabelecer normas procedimentais de arquivamento de atos de firmas mercantis individuais e sociedades mercantis de qualquer natureza; promover ou providenciar, supletivamente, as medidas tendentes a suprir ou corrigir as ausncias, falhas ou deficincias dos servios de Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; prestar colaborao tcnica e financeira s Juntas Comerciais para a melhoria dos servios pertinentes ao Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; organizar e manter atualizado o cadastro nacional das empresas mercantis em funcionamento no Pas, com a cooperao das Juntas Comerciais;

inclusive os pedidos de autorizao para nacionalizao ou instalao de filial, agncia, sucursal ou estabelecimento no Pas, por sociedade estrangeira, sem prejuzo da competncia de outros rgos federais; promover e efetuar estudos, reunies e publicaes sobre assuntos pertinentes ao Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins.

De forma breve, diz-se que Departamento Nacional de Registro do Comrcio DNRC o rgo central do Sinrem, com funes supervisora, orientadora, coordenadora e normativa, no plano tcnico; e supletiva, no plano administrativo;

J u n t a s Co m e r c i a i s
Junta Comercial a autarquia responsvel pelo registro de atividades ligadas a sociedades empresariais. H uma Junta Comercial em cada Estado brasileiro. feito o registro da empresa na Junta Comercial no livro de Registro Pblico de Empresas Mercantis. Aqui, a empresa recebe um cdigo especfico denominado Nire Nmero de Identificao de Registro de Empresas. Haver uma Junta Comercial em cada unidade federativa, com sede na capital e jurisdio na rea da circunscrio territorial respectiva. As Juntas Comerciais subordinam-se administrativamente ao governo da unidade federativa de sua jurisdio e, tecnicamente, ao DNRC, nos termos da Lei n 8.934/94. A Junta Comercial do Distrito Federal subordinada administrativa e tecnicamente ao DNRC. Compete s Juntas Comerciais: executar os servios previstos no art. 32 da Lei acima, adiante elencados; elaborar a tabela de preos de seus servios, observadas as normas legais pertinentes;

instruir, examinar e encaminhar os processar a habilitao e a nomeao processos e recursos a serem decidos tradutores pblicos e intrpretes didos pelo Ministro de Estado da comerciais; Indstria, do Comrcio e do Turismo, A sabedoria a arma invencvel de um povo!

elaborar os respectivos Regimentos Internos e suas alteraes, bem como as resolues de carter administrativo necessrias ao fiel cumprimento das normas legais, regulamentares e regimentais; expedir carteiras de exerccio profissional de pessoas legalmente inscritas no Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins; o assentamento dos usos e prticas mercantis.

nistrativo; a procuradoria, como rgo de fiscalizao e de consulta jurdica.

O Plenrio poder ser constitudo por oito, onze, quatorze, dezessete ou vinte Vogais e igual nmero de suplentes, conforme determinar a legislao da unidade federativa a que pertencer a Junta Comercial. As Juntas Comerciais podero descentralizar os seus servios, mediante convnios com rgos pblicos e entidades privadas sem fins lucrativos, preservada a competncia das atuais Delegacias. No caso da Junta Comercial do Estado do Cear, verifica-se a existncia de sete ncleos regionais alm da regio da sede. Ressalta-se o fato de esses ncleos se constiturem de vrios postos de atendimento. A Figura 2 estampa os ncleos de apoio regional.

A estrutura bsica das Juntas Comerciais ser integrada pelos seguintes rgos: a presidncia, como rgo diretivo e representativo; o plenrio, como rgo deliberativo superior; as turmas, como rgos deliberativos inferiores; a secretaria-geral, como rgo admi-

Figura 2 Ncleos e escritrios regionais da Jucec Fonte: Junta Comercial do Estado do Cear

Matrcula
A matrcula o ato de registro de paraempresrios. So categorias de paraempresrios: interprete comercial, leiloeiro, trapicheiro, tradutores pblicos, despachantes aduaneiros, administradores

de armazns gerais. A baixa da matrcula se processa com o seu cancelamento.

Arquivamento

A sabedoria a arma invencvel de um povo

o ato de registro do empresrio individual e de constituio, alterao e dissoluo das atividades empresrias. O sujeito tem 30 (trinta) dias para realizar o arquivamento, contados a partir da prtica do ato.

nunc, ou seja, a partir da data do despacho que deferir o arquivamento do contrato.

O Cdigo Civil vinculou expressamente a existncia legal da personalidade jurdica ao arquivamento no rgo competente do ato de constituio, bem como das alteraes que dele decorrerem: Art. 45 Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro [...], averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo.

Nesse ltimo caso, no perodo decorrido entre a constituio de fato da sociedade e o efetivo arquivamento do ato perante os rgos registradores competentes, viger regime de responsabilidade solidria e ilimitada dos scios pelas obrigaes sociais, j que nesse nterim operou irregularmente.

Em outras palavras, os scios estaro agindo ao desabrigo da limitao da responsabilidade que decorre da regular constituio da sociedade limitada.

Tanto o artigo 36 da Lei n 8.934/94 como o pargrafo 1 do artigo 1.151 do Cdigo Civil, contm disposio idntica no que diz respeito ao prazo de registro do ato sujeito a arquivamento. Os registros intempestivos provocam efeitos de importncia considervel relacionados responsabilidade dos scios.

O Cdigo Civil expresso ao dispor acerca da inoponibilidade a terceiros do Contrato Social no registrado, salvo prova de que este o conhecia: Art. 1.154 - O ato sujeito a registro, ressalvadas disposies especiais da lei, no pode, antes do cumprimento das respectivas formalidades, ser oposto a terceiro, salvo prova de que este o conhecia.

Art. 1.151 - O registro dos atos sujeitos formalidade exigida no artigo antecedente ser requerido pela pessoa obrigada em lei, e, no caso de omisso ou demora, pelo scio ou qualquer interessado.

1 - Os documentos necessrios ao registro devero ser apresentados no prazo de trinta dias, contado da lavratura dos atos respectivos.

Por fim, vale colocar que o 3, do artigo 1.151 do Cdigo Civil ainda estabelece responsabilidade na reparao de perdas e danos daquele, obrigado por proceder ao registro do ato sujeito a arquivamento, in verbis: 3 - As pessoas obrigadas a requerer o registro respondero por perdas e danos, em caso de omisso ou demora.

2 - Requerido alm do prazo previsto nesse artigo, o registro somente produzir efeito a partir da data de sua concesso.

Isso significa dizer que, procedendo-se ao arquivamento nos trinta dias subsequentes, celebrao do contrato constitutivo, a eficcia do registro ex tunc, retroagindo data do contrato. Por outro lado, se for efetivado aps os referidos trinta dias, a eficcia ser ex

, portanto, imprescindvel o arquivamento do contrato de constituio de sociedades limitadas dentro do prazo legalmente estabelecido, se se desejar que os mais importantes efeitos concernentes responsabilidade dos scios na sociedade limitada sejam respeitados no perodo de sua constituio. feito o arquivamento: dos documentos relativos consti-tuio, alterao, dissoluo e extino de

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

empresrios individuais, sociedades empresrias e sociedades cooperativas; dos atos relativos a consrcio e grupo de sociedade de que trata a Lei n 6.404/76; dos atos concernentes a empresas estrangeiras autorizadas a funcionar no Brasil; das declaraes de microempresa; de atos ou documentos que, por determinao legal, sejam atribudos ao Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins ou daqueles que possam interessar ao empresrio e s sociedades empresrias. No podem ser arquivados: a) os documentos que no obedecerem s prescries legais ou regulamentares ou que contiverem matria contrria aos bons costumes ou ordem pblica, bem como os que colidirem com o respectivo estatuto ou contrato no modificado anteriormente; b) os documentos de constituio ou alterao de empresas mercantis de qualquer espcie ou modalidade em que figure como titular ou administrador pessoa que esteja condenada pela prtica de crime cuja pena vede o acesso atividade mercantil; c) os atos constitutivos de empresas mercantis que, alm das clusulas exigidas em lei, no designarem o respectivo capital, bem como a declarao precisa de seu objeto, cuja indicao no nome empresarial facultativa; d) a prorrogao do contrato social, depois de findo o prazo nele fixado; e) os atos de empresas mercantis com nome idntico ou semelhante a outro j existente; f) a alterao contratual, por deliberao majoritria do capital social, quando houver clusula restritiva;

de igualmente aprovadas. Pargrafo nico. A junta no dar andamento a qualquer documento de alterao de firmas individuais ou sociedades, sem que dos respectivos requerimentos e instrumentos conste o Nmero de Identificao de Registro de Empresas (Nire).

Autenticao
Autenticao o ato de estabelecer ou confirmar algo (ou algum) como autntico, isto , que reivindica a autoria ou a veracidade de alguma coisa. A autenticao tambm remete confirmao da procedncia de um objeto ou pessoa, nesse caso, frequentemente relacionada com a verificao da sua identidade. A autenticao o processo que verifica a identidade de uma pessoa. Autenticar, juridicamente, consiste no procedimento legal relativo de tornar autntico - ou verdadeiro - algo que seja cpia ou cuja autoria e veracidade necessitam ser comprovadas. Uma vez autenticada a cpia do documento, esta passa ter a mesma validade que seu original. A autenticao dos instrumentos de escriturao das sociedades empresrias, das sociedades cooperativas registradas e dos agentes auxiliares do empresrio, na forma de lei prpria, possui duas funes bsicas: a de veracidade e regularidade. Regularidade - para que um livro comercial seja considerado regular, deve estar autenticado em todas as pginas. Os instrumentos autenticados, no retirados no prazo de 30 (trinta) dias, contados da sua apresentao, podero ser eliminados.

Estrutura do processo do ato constitutivo


Alm do contrato ou estatuto social abordados na unidade anterior, tm-se os seguintes documentos pertinentes ao registro de empresas na Junta Comercial: pedido de busca de nome; protocolo de documentos; requerimento padro: capa verde do processo;

g) os contratos ou estatutos de sociedades mercantis, ainda no aprovados pelo Governo, nos casos em que for necessria essa aprovao, bem como as posteriores alteraes, antes

A sabedoria a arma invencvel de um povo

requerimento de empresrio; registro especial de microempresa declarao; registro especial de microempresa comunicao; registro especial de empresa de pequeno porte declarao; registro especial de empresa de pequeno porte comunicao; ficha de cadastro nacional folhas 1 e 2; declarao de desimpedimento; guia Darf documento de arrecadao de receitas federais.

utilizado para fazer o registro de uma empresa nova como microempresa, no qual se afirma que a receita bruta anual no exceder o limite previsto em lei.

Registro especial de microemepresa - comunicao


um tipo de requerimento que utilizado para fazer o registro de uma empresa antiga como microempresa, no qual se afirma que a receita bruta anual no excedeu o limite previsto em lei.

Pedido de busca de nome


Para a constituio de uma pessoa jurdica, deve-se fazer uma consulta Junta Comercial do Estado, a fim de certificar-se da existncia ou no de alguma empresa j registrada com o mesmo nome empresarial. Esse procedimento importante pelo fato de evitar a elaborao e o preenchimento de papis, cujo nome empresarial j exista, impedindo assim, que o referido processo seja homologado.

Registro especial de empresa de pequeno porte declarao e comunicao


Por analogia das duas definies imediatamente anteriores, compreende-se perfeitamente o significado da formalizao desses dois ltimos documentos: um, afirmado que a receita bruta no excedeu o limite fixado em , ou outro afirmando que a receita bruta no exceder o limite previsto.

Protocolo de documentos
Trata-se de um ato regulador do trmite do servio pblico. O protocolo pode ser expresso mediante: a) um formulrio com um nmero espec-fico que identifica o servio que est em andamento; b) a assinatura ordenada de algum que represente o signatrio. Onde o servio deve ser processado no todo ou em parte.

Ficha de cadastro nacional - FCN


A ficha de cadastro nacional um documento que tem por finalidade atualizar, complementar e uniformizar o instrumento de coleta de dados destinados formao e manuteno do cadastro nacional de empresas mercantis (CNE), conforme INDNRC n 67/98.

Declarao de desimpedimento
As declaraes de desimpedimento ou de incriminalidade devero constar do texto do contrato social ou em suas alteraes, admitindo-se a declarao em separado, conforme modelo prprio. Nas sociedades annimas, fica dispensada essa declarao, quer para administradores, quer para os membros do conselho fiscal, por se tratar de matria de responsabilidade das assembleias gerais, a quem compete verificar as condies de ilegibilidade daquelas pessoas, conforme IN-DNRC n 6/86. Adquirida a personalidade jurdica, cabe empresa providenciar os registros nas reas tributrias. Conforme as caractersticas de suas atividades, deve a empresa inscrever-se nas reas federal, estadual e municipal, sem prejuzo de inscrio em

Requerimento padro
o invlucro dos atos constitutivos. uma espcie de capa que pe em destaque o nome empresarial, o tipo de servio que est sendo solicitado e o nome do scio ou titular que representa a empresa junto s instituies.

Requerimento empresrio
Trata-se de um formulrio que evidencia todos os dados do titular de empresa individual, incluindo-se os dados pertinentes atividade que se pretende explorar.

Registro especial de microemepresa - declarao


Trata-se de um requerimento, que

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

rgos gerais e especficos. REAS DE REGISTRO TRIBUTRIO As principais inscries tributrias da pessoa jurdica se processam junto aos seguintes rgos da rea federal; rea estadual; rea municipal.

certido de baixa CB;

O carto de identificao da pessoa jridica CIPJ emitido em uma nica via, em papel ofset, com fundo de segurana numismtico, nas cores marrom e spia. Esse carto, na verdade, o CNPJ da pessoa jurdica, cujas normas so editadas exclusivamente pela Secretaria da Receita Federal SRF, a quem compete a administrao desse carto.

rea federal Secretaria da Receita Federal


Essa rea representada pela Secretaria da Receita Federal. Nela feita a inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica CNPJ, o qual serve de identificao da pessoa jurdica junto aos rgos tributrios federais: Receita Federal, Previdncia Social etc. Deve ser preenchido um formulrio de CNPJ, via internet, disponvel no site da Receita Federal e enviado mesma, e depois, dever ser impresso, assinado pelo administrador e reconhecido firma do DBE (documento bsico de entrada) que anexado a uma cpia do contrato social autenticado dever ser entregue Receita Federal, para obteno do CNPJ.

Obrigatoriedade da inscrio no CNPJ


A inscrio no CNPJ obrigatria para todas as pessoas jurdicas, inclusive as equiparadas. Assim, so obrigados a se inscrever no CNPJ, mesmo no possuindo personalidade jurdica: os condomnios que aufiram ou paguem rendimentos sujeitos incidncia do imposto de renda na fonte; os consrcios constitudos na forma dos artigos 278 e 279 da Lei n 6.404/76 (grupo de sociedades), que so empresas que se renem para executar determinado empreendimento; os clubes de investimentos registrados em Bolsa de Valores, segundo as normas fixadas pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM); os fundos mtuos de investimento, sujeitos s normas do Banco Central do Brasil ou CVM; as misses diplomticas e reparties consulares de carter permanente; as reparties de carter permanente de rgos internacionais; servios notariais e registrais (cartrios), exceto aqueles vinculados vara de justia dos tribunais;

Cadastro nacional da pessoa jurdica - CNPJ


De acordo com a IN SRF n. 2/01, o CNPJ compreende as informaes cadastrais das pessoas jurdicas, de interesse das administraes tributrias da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, bem como da seguridade social. Os documentos relativos ao CNPJ so agrupados em documentos de entrada e de sada. Assim, tm-se os seguintes documentos de entrada, os quais so apresentados em meio magntico: ficha cadastral da pessoa jurdica FCPJ; quadro de scios e administradores QSA; ficha complementar FC; Como documentos de sada, tm-se: comprovante provisrio de inscrio CPI; carto de identificao da pessoa jurdica CIPJ;

Devem-se inscrever no CNPJ, pessoas jurdicas, domiciliadas no exterior, que possuam no Brasil, bens e direitos sujeitos a registro pblico, inclusive: imveis, veculos, embarcaes, aeronaves, participaes societrias, contas correntes bancrias, aplicaes no mercado financeiro ou mercado de capitais. A pessoa jurdica deve inscrever no CNPJ cada um de seus estabelecimentos, inclusive os situados no exterior.

A sabedoria a arma invencvel de um povo

10

Estabelecimento: a unidade autnoma mvel ou imvel em que a pessoa jurdica exerce em carter permanente ou temporrio, atividade econmica ou social geradora de obrigao tributria, principal ou acessria. Na hiptese de a pessoa jurdica possuir mais de um estabelecimento, a matriz ter o nmero de ordem igual a 0001 e os demais denominados de filiais sero enumerados em ordem seqencial a partir de 0002. Observe-se a seguinte estrutura do nmero do CNPJ:
Nmero antes da barra (constante) Nmero seqenci controle al (depois da barra)

O depsito fechado constitui uma exceo, pois deve ser inscrito no CNPJ na condio de filial. No caso de rgos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, somente sero cadastradas no CNPJ as unidades gestoras do oramento, que so aquelas autorizadas a executar parcela do oramento da Unio dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. Faculta-se s pessoas jurdicas requererem a unificao de inscrio do CNPJ, desde que localizados no mesmo municpio, para: o estabelecimento e suas dependncias externas de natureza meramente administrativa; a agncia bancria e seus postos e subagncias; o estabelecimento de concessionria ou permissionria de servio pblico e seus postos de servios.

matriz Filial-1 Filial-2 Filial-3 Filial-4

xx.xxx.xxx xx.xxx.xxx xx.xxx.xxx xx.xxx.xxx xx.xxx.xxx

/ 0001 / 0002 / 0003 / 0004 / 0005 -

xy pq rs ab cd

A unidade mvel somente ser considerada estabelecimento se a pessoa jurdica no dispuser de unidade imvel, sendo o seu endereo o da pessoa fsica responsvel perante o CNPJ. A unidade mvel ou imvel no ser considerada estabelecimento quando representar mera extenso da atividade de um outro, assim entendida a que for desenvolvida em: veculos pertencentes a estabelecimento cadastrado; dependncias como torres, casas-defora, depsitos de material e assemelhados, desde que vinculadas a estabelecimento cadastrado; templo onde se desenvolva, exclusivamente, orao comunitria ou administrao de sacramentos, desde que subordinado a entidade nacional ou regional cadastrada; canteiros de obras, vinculados a estabelecimento cadastrado, desde que nos mesmos no se desenvolva atividade geradora de obrigao tributria principal do imposto sobre produtos industrializados IPI ou do imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre a prestao de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao ICMS.

No caso de unificao, cabe aos estabelecimentos, exceto o unificador, solicitar baixa de sua inscrio no CNPJ. Obrigam-se ao CNPJ, os rgos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio que sejam considerados unidades gestoras do oramento da Unio, ou seja, aquelas instituies autorizadas a executar parcela do oramento da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. Em se tratando de partidos polticos, tanto a direo nacional como as comisses provisrias e os diretrios regionais, municipais e zonais sero cadastrados no CNPJ com nmeros distintos de inscrio, no cabendo inscrio a coligaes e a comit de partidos. Seguindo as mesmas determinaes dos partidos polticos, tm-se as entidades regulamentadoras do exerccio profissional de mbito federal e regional. Os rgos regionais do Sesc, do Sesi, do Senai, do Senac, do Sebrae e de demais entidades congneres podero ser cadastrados com nmeros distintos de inscrio, por solicitao do respectivo rgo nacional.

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

11

Situao cadastral no CNPJ


A inscrio da pessoa jurdica no CNPJ, inclusive de suas filiais ser classificada em: ativa regular, ativa no-regular, suspensa, inapta e cancelada. Ativa regular quando a pessoa jurdica: no possuir pendncias em seu nome; comunicar o reincio de suas atividades, temporariamente suspensas; no possuir dbitos. Ativa no-regular quando a pessoa jurdica: possuir pendncias em seu nome; possuir dbito, inclusive: a) com exigibilidade suspensa em virtude de moratria, de depsito do seu montante integral, de reclamao ou recurso; b) que tenha sido objeto de parcela-mento. Suspensa quando a pessoa jurdica: a) encontrando-se na situao de ativa regular, comunicar a interrupo tem-porria das atividades da empresa; b) estiver em processo de baixa, iniciada e no deferida; c) antes de sua inscrio ter sido decla-rada inapta, em decorrncia de situaes de omisso contumaz, omisso e no-localizao, inexistncia de fato. Inapta quando a pessoa jurdica se encontrar: omissa contumaz: a que embora obrigada, deixou de apresentar as declaraes pertinentes a sua atividade (que sero abordadas adiante) por cinco ou mais exerccios consecutivos e, intimada, no regularizou sua situao no prazo de sessenta dias, contado da data da publicao da intimao; omissa e no localizada: a que, embora obrigada, deixar de apresentar as mesmas declaraes do item acima, por um ou mais exerccios e, cumulati

vamente, no for localizada no endereo informado SRF; inexistente de fato: a que no dispe de patrimnio e capacidade operacional necessrios realizao de seu objeto; que no for localizada no endereo informado SRF, quando seus titulares tambm no o forem; que tenha cedido seu nome, inclusive mediante a disponibilizao de documentos prprios, para a realizao de operaes de terceiros, com vistas ao acobertamento de seus reais beneficirios.

Cancelada - quando houver sido deferida sua solicitao de baixa. Pendncias Consideram-se pendncias situaes que implicam restries prtica de atos perante o CNPJ e alcanaro, conforme o caso, a prpria pessoa jurdica, a pessoa fsica responsvel perante o CNPJ e os integrantes do quadro de scios e administradores QSA. So atos praticados perante o CNPJ: a inscrio; a reativao e o restabelecimento da inscrio; a alterao de dados cadastrais, inclusive do quadro de scios e administradores e da ficha complementar; a revalidao do carto CNPJ; a solicitao de segunda via de carto CNPJ; a baixa de inscrio no CNPJ; outros, decorrentes de convnios celebrados com os demais rgos. Constituem pendncias perante a SRF: I. no caso de pessoa jurdica: a) no constar, em seu nome, nos seis meses anteriores, pagamentos relativos: ao imposto de renda e contribuio social sobre o lucro lquido, sob a forma de estimativa, se tributada com base no lucro real apurado anualmente, ou de quota, se tributada com base no lucro apurado trimestralmente, seja real, presumido ou arbitrado; s contribuies para o PIS/Pasep e para o financiamento da seguridade social (Cofins);

A sabedoria a arma invencvel de um povo

12

ao Simples, se optante por esse sistema de pagamento; b) apresentar outros indcios de inadim-plncia, relativamente a tributos e contribuies administrados pela SRF; c) constar como omissa quanto entrega, se obrigada, das seguintes declaraes:

anteriormente. As pendncias podem ser: impeditivas: quando vedam o deferimento do ato cadastral. So impeditivas: para o estabelecimento matriz: no caso de a pessoa fsica constar como omissa, se obrigada, quanto entrega da declarao de ajuste anual, da declarao de isento ou da declarao do imposto territorial rural; para o estabelecimento filial: a omisso da declarao de rendimento da pessoa jurdica; da declarao de informaes econmico-fiscais da pessoa jurdica ou, se for o caso, a omisso da declarao simplificada;

declarao de rendimentos da pessoa jurdica (DIRPJ); declarao de informaes econmico-fiscais da pessoa jurdica (DIPJ); declarao simplificada (DS): no caso de empresa optante pelo Simples ou inativa ou entidade imune ou isenta; declarao de contribuies e tributos federais (DCTF); declarao de dbitos e crditos tributrios federais (DCTF); declarao do imposto sobre produtos industrializados (Dipi); declarao de imposto de renda retido na fonte (Dirf); declarao do imposto sobre a propriedade territorial rural (Diat/Diac); d) estar enquadrada na situao cadas-tral: suspensa ou inapta; e) ausncia do QSA ou da indicao da CNAE-Fiscal classificao nacional de atividade econmica-fiscal; f) CPF da pessoa fsica responsvel perante o CNPJ ausente na base de dados deste cadastro; no caso de pessoa fsica, constar como omissa, se obrigada, quanto entrega da declarao de ajuste anual, da declarao de isento ou da declarao do imposto territorial rural (DITR); em qualquer caso, a existncia de scio, acionista, empresa consorciada ou filiada, representante legal ou titular da pessoa jurdica que figure, em qualquer dessas condies, em outra pessoa jurdica enquadrada na situ-ao cadastral referida

no-impeditivas: nos demais casos.

Pedido de inscrio
O pedido de inscrio no CNPJ formalizado: I. por meio do FCPJ , do QSA, no caso de inscrio do estabelecimento matriz da sociedade e da FC, quando a requerente estiver localizada em unidade federada ou municpio conve-niado; II. por meio de remessa unidade cadas-tradora de jurisdio do contribuinte, por meio de sedex da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos ECT, o qual correr s custas do contribuinte, de cpia autenticada do ato constitutivo da pessoa jurdica, devidamente registrado no rgo competente. Essa documentao ser encaminhada, acompanhada do Documento Bsico de Entrada DBE, o qual dever ser assinado pela pessoa fsica responsvel perante o CNPJ ou por preposto, com reconhecimento da firma do signatrio. O QSA no ser apresentado nos casos de pedido de inscrio de:

II.

III.

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

13

firma mercantil individual; pessoa fsica equiparada a jurdica; rgos pblicos; autarquias; fundaes pblicas; servios notariais e registrais (cartrios); embaixadas, misses diplomticas, delegaes permanentes, consuladosgerais, consulados, vice-consulados, consulados honorrios, e das unidades especficas do governo brasileiro no exterior; representaes diplomticas e consulares no Brasil, de governos estrangeiros; associaes.

Trabalho, publicada no Dirio Oficial da Unio, caso a prova de registro naquele Ministrio no conste no prprio estatuto, e da ata da assembleia que elegeu o presidente, devidamente registrada no rgo competente.

Inscrio de advogados

sociedades

de

Ao pedido de inscrio de sociedade de advogados dever ser juntada cpia autenticada do contrato social devidamente registrada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Inscrio de condomnio
Ao pedido de inscrio de condomnio em edifcio, dever ser juntada cpia autenticada de sua conveno, devidamente registrada no Cartrio de Registro de Imoveis, e da ata da assembleia que elegeu o sndico, devidamente registrada no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas.

Inscrio de partidos polticos


Para a inscrio de partidos polticos devem ser apresentados os seguintes documentos: I. no caso de comisso provisria nacional: cpia autenticada do estatuto do partido registrado no Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas de Braslia; cpia autenticada de documento que indique o nome do presidente e o endereo da sede do partido na Capital Federal, registrado no Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas de Braslia; II. na hiptese das demais comisses provisrias previstas no estatuto: cpia autenticada da resoluo do rgo interno do partido que designou os membros da comisso provisria registrada no Cartrio de Ttulos e Documentos; em se tratando de diretrio nacional: cpia autenticada da ata da reunio do rgo interno do partido que elegeu os membros do diretrio, registrada no Cartrio de Ttulos e Documentos.

Inscrio de rgo pblico


O pedido de inscrio de rgo pblico, autarquia ou fundao pblica dever ser acompanhado de cpia autenticada do ato legal de sua constituio, da prova da data inicial da vigncia do ato legal e do ato de nomeao de seu titular.

Pessoa fsica responsvel perante o CNPJ


A pessoa fsica responsvel perante o CNPJ o dirigente mximo da pessoa jurdica, observado o constante da tabela de natureza jurdica e qualificao da pessoa fsica responsvel, conforme o tabela abaixo: Para fins de prtica dos atos perante o CNPJ, exceto o da inscrio da matriz, a pessoa fsica responsvel perante o CNPJ poder indicar outra pessoa fsica, na qualidade de seu preposto, apesar de essa indicao no elidir a competncia originria do dirigente mximo da pessoa jurdica. A indicao, a excluso, a substituio e a renncia do preposto darse- por meio da FCPJ. Em se tratando de fundos e clubes de investimento, a pessoa fsica responsvel perante o CNPJ ser a pessoa fsica responsvel perante esse cadastro, pela pessoa jurdica administradora daqueles.

III.

Inscrio de entidade sindical


Ao pedido de inscrio de entidade sindical de trabalhadores e patronais dever ser juntado cpia autenticada do estatuto, devidamente registrado no Ministrio do Trabalho, ou certido emitida pela Secretaria de Relaes do

A sabedoria a arma invencvel de um povo

14

No caso de embaixadas, consulados ou de representao do governo brasileiro no exterior, a pessoa fsica responsvel perante o CNPJ ser o titular da unidade ou o Ministro de Estado das Relaes Exteriores.

nas hipteses de solicitao de segunda via ou de revalidao. Os cartes CNPJ tero validade at o dia 30 de junho do segundo ano aps o de sua emisso exceto quando se tratar de segunda via ou de carto emitido em decorrncia de alterao de dados cadastrais. Expirado o prazo de validade, o carto CNPJ ser revalidado automaticamente, desde que no existam pendncias impeditivas. Na prtica de quaisquer atos perante o CNPJ sero observadas exclusivamente as instrues emanadas da SRF, destacando-se, atualmente, a IN-SRF n. 2/01.

Emisso e revalidao do carto CNPJ


A emisso do carto CNPJ ser efetuada, exclusivamente, pela SRF que o remeter pessoa jurdica. Esse carto ser emitido aps o deferimento do pedido de inscrio e, quando for o caso, da alterao de dados cadastrais, bem assim

Tabela 1 - de natureza jurdica e qualificao do responsvel


NATUREZA JURDICA QUALIFICAO DO RESPONSVEL CDIGO DESCRIO ADMINISTRAO PBLICA 101-5 102-3 103-1 104-0 105-8 106-6 107-4 108-2 110-4 111-2 112-0 113-9 114-7 115-5 116-3 117-1 118-0 rgo Pblico do Poder Executivo Federal
rgo Pblico do Poder Executivo Estadual ou do Distrito Federal
PESSOA FSICA CDIGO

rgo Pblico do Poder Executivo Municipal rgo Pblico do Poder Legislativo Federal
rgo Pblico do Poder Legislativo Estadual ou do Distrito Federal

rgo Pblico do Poder Legislativo Municipal rgo Pblico do Poder Judicirio Federal rgo Pblico do Poder Judicirio Estadual Autarquia Federal Autarquia Estadual ou do Distrito Federal Autarquia Municipal Fundao Federal Fundao Estadual ou do Distrito Federal Fundao Municipal rgo Pblico Autnomo Federal rgo Pblico Autnomo Estadual ou do DF rgo Pblico Autnomo Municipal

Administrador 05 Administrador 05 Administrador 05 Administrador 05 Administrador 05 Administrador 05 Administrador 05 Administrador 05 Presidente 16 Presidente 16 Presidente 16 Presidente 16 Presidente 16 Presidente 16 Administrador 05 Administrador 05 Administrador 05

Continuao na pgina seguinte. Continuao da pgina anterior.


ENTIDADES EMPRESARIAIS 201-1 203-8 204-6 205-4 206-2 207-0 208-9 209-7 210-0 212-7 Empresa Pblica Sociedade de Economia Mista Sociedade Annima Aberta Sociedade Annima Fechada Sociedade Empresria Limitada Sociedade Empresria em Nome Coletivo
Administrador / Diretor / Presidente

Diretor / Presidente
Administrador /Diretor/ Presidente Administrador /Diretor/ Presidente Administrador / Scio-Administrador

Scio-Administrador

Sociedade Empresria em Comandita Simples Scio Comanditado Sociedade Empresria em Comandita por Aes Diretor / Presidente

Sociedade de Capital e Indstria Sociedade em Conta de Participao

Scio Capitalista Procurador / Scio ostensivo

05, 10 ou 16 10 ou 16 05, 10 ou 16 05,10 ou 16 05 ou 49 49 24 10 ou 16 23 17 ou 31

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

213-5 214-3 215-1 216-0 217-8 219-4

220-8 221-6 222-4 223-2 224-0 225-9 226-7 Sociedade Simples em Comandita Simples

Empresrio (Individual) Cooperativa Consrcio de Sociedades Grupo de Sociedades Estabelecimento, no Brasil, de Sociedade Estrangeira Estabelecimento de Empresa Binacional Argentino-Brasileira Entidade Binacional Itaipu Empresa Domiciliada no Exterior Clube/Fundo de Investimento Sociedade Simples Pura Sociedade Simples Limitada Sociedade Simples em Nome Coletivo

Empresrio Diretor/Presidente Administrador Administrador Procurador Procurador Diretor Procurador Responsvel


Administrador / Scio-Administrador Administrador / Scio-Administrador

15 50 10 ou 16 05 05 17 17 10 17 43 05 ou 49 05 ou 49 49 24

Scio-Administrador Scio Comanditado

ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS 303-4 Servio Notarial e Registral (Cartrio) Tabelio / Oficial de Registro 32 ou 42 304-2 Organizao Social Presidente 16 Organizao da Sociedade Civil de Interesse 305-0 Presidente 16 Pblico (Oscip) Outras Formas de Fundaes Mantidas com Administrador / Diretor / Presidente 05, 10, 16 ou 306-9 Recursos Privados / Fundador 54 307-7 Servio Social Autnomo Administrador 05 308-5 Condomnio Edilcio Administrador / Sndico 05 ou 19 Unidade Executora (Programa Dinheiro 309-3 Administrador / Diretor / Presidente 05, 10 ou 16 Direto na Escola) 310-7 Comisso de Conciliao Prvia Administrador 05 311-5 Entidade de Mediao e Arbitragem Administrador 05 312-3 Partido Poltico Administrador / Presidente 05 ou 16 313-1 Entidade Sindical Administrador / Presidente 05 ou 16 Estabelecimento, no Brasil, de Fundao ou 320-4 Procurador 17 Associao Estrangeiras 321-2 Fundao ou Associao domiciliada no exterior Procurador 17 Administrador / Diretor/ Presidente 399-9 Outras Formas de Associao 05, 10 ou 16

Continuao na pgina seguinte Continuao da pgina seguinte


PESSOAS FSICAS
401-4 Empresa Individual Imobiliria 408-1 Contribuinte Individual 409-0 Candidato a Cargo Poltico Eletivo

Titular de Empresa Individual Imobiliria Produtor Rural


Candidato a Cargo Poltico Eletivo

34 59 51

ORGANIZAES INTERNACIONAIS E OUTRAS INSTITUIES EXTRATERRITORIAIS Diplomata / Cnsul / Representante 500- Organizao Internacional e de Organizao Internacional/ 2 outras Instituies Extraterritoriais Ministro de Estado de Relaes Exteriores / Cnsul honorrio SITUAO ESPECIAL Em Liquidao Judicial ou Extrajudicial Falncia Instituies Financeiras em Interveno Esplio de Empresa Individual Inscrio de filial de empresa estrangeira no Brasil Liquidante Sndico Interventor Inventariante Procurador 13 19 11 12 17 39, 40, 41, 46 ou 60.

Fonte: Junta Comercial A sabedoria a arma invencvel de um povo

16

Documento bsico de entrada - DBE


Para qualquer ato ser praticado perante o CNPJ ser exigida, pela unidade cadastradora, duas vias do DBE. O programa permite a impresso das duas vias do DBE que devero ser assinadas pelo responsvel ou seu preposto. Apenas uma das vias dever ter firma reconhecida em cartrio. A outra via servir como recibo de entrega da solicitao de prtica de ato perante o CNPJ. O DBE gerado pelo processamento geral de dados (PGD) do CNPJ, podendo ser apresentado em qualquer caso de prtica de atos, de iniciativa da pessoa jurdica, perante o CNPJ. Nos casos de inscrio de matriz, indicao, substituio ou excluso de prepostos, as duas vias do DBE devero ser assinadas, exclusivamente pela pessoa fsica responsvel perante o CNPJ. No caso de alterao de responsvel perante o CNPJ, as duas vias do DBE devero ser assinadas pela nova pessoa fsica responsvel perante o CNPJ. Em se tratando de renncia do preposto, as duas vias do DBE devero ser assinadas pelo preposto.

amente com a inscrio da empresa na Secretaria da Receita Federal; ou Cadastro Especfico do INSS (CEI) para empresas e equiparados desobrigados de inscrio no CNPJ ou que ainda no a tenham efetuado e toda obra de construo civil.

Matrcula no CEI
A matrcula ser efetuada no Cadastro Especfico do INSS (CEI), no prazo de trinta dias contados do inicio de suas atividades, para: I) II) o equiparado a empresa isento de inscrio no CNPJ; o proprietrio do imvel, o dono da obra ou o incorporador de construo civil, pessoa fsica ou pessoa jurdica; o empregador domstico optante pelo pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Servio FGTS ou quando do parcelamento de valores previden-cirios devidos; o produtor rural pessoa fsica e o segurado especial, quando comercia-lizarem sua produo com adquirente domiciliado no exterior (at 11/12/01, EC n 33/01), diretamente, no varejo, a consumidor pessoa fsica, a outro produtor rural pessoa fsica ou a outro segurado especial; o consrcio simplificado de produ-tores rurais; a empresa ou sujeito passivo ainda no cadastrado no CNPJ, embora esteja obrigada a esse procedimento; a empresa construtora, quando contratada para execuo de obra por empreitada total; a empresa lder, na contratao de obra de construo civil a ser realizada por consrcio, mediante emprei-tada total de obra de construo civil;

III)

IV)

Ficha complementar - FC
Essa ficha ser de preenchimento obrigatrio pelo estabelecimento cuja Secretaria da Fazenda, Finanas ou Tributao Estadual ou Municipal jurisdicionante do seu domiclio fiscal seja conveniada ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ), ou apresentado isoladamente, conforme o caso.

V) VI)

Area federal Instituto Nacional do Seguro Social


(Lei n 8.212/91 e Decreto n 2.172,/97)

VII)

Matrcula da empresa
a identificao dos sujeitos passivos perante a RFB Receita Federal do Brasil, podendo ser o nmero do: Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ) para empresas e equiparados a ele obrigados, ocorrendo simultane-

VIII)

IX) o titular de cartrio, sendo a A sabedoria a arma invencvel de um povo!

17

matrcula emitida em nome do titular, ainda que a respectiva serventia seja registrada no CNPJ, devendo ser considerada como incio de atividade a data da vigncia da IN SRP n 20/07. A data do incio da atividade corresponder data do arquivamento do ato constitutivo na Junta Comercial ou Cartrio de Registro Civil ou a data do incio da obra. Independentemente das condies acima, o INSS proceder matrcula: a) de ofcio, quando ocorrer omisso; b) de obra de construo civil, mediante comunicao obrigatria do responsvel por sua execuo, no prazo de 30 (trinta) dias. A unidade matriculada diretamente no INSS receber o Certificado de Matrcula CM, com nmero cadastral bsico, de carter permanente. O Departamento Nacional de Registro do Comrcio DNRC, atravs das Junta Comerciais, bem como Cartrios de Registro Civil de Pessoas Jurdicas prestaro obrigatoriamente, ao INSS, todas as informaes referentes aos atos constitutivos e alteraes posteriores relativas a pessoas jurdicas ou equiparadas a pessoas jurdicas neles registradas, sem nus para o INSS. So vlidos perante o INSS, os atos de constituio, alterao e extino de empresas registrados nas Juntas Comerciais.

o no ICMS; cpia do contrato social ou do documento de empresrio individual; cpia do CNPJ; comprovante de endereo do(s) titular (es).

Cadastro geral da fazenda - CGF


O cadastro geral da fazenda (CGF) o registro centralizado e sistematizado no qual se inscrevero todas as pessoas fsicas ou jurdicas definidas em lei como contribuintes do ICMS, atravs do Ncleo de Execuo de Cadastro (Necad) ou do Ncleo de Execuo da Administrao Tributria (Nexat) da respectiva circunscrio fiscal, antes de iniciarem suas atividades. Esses ncleos contm ou acumulam dados e informaes que os identificar, localizar e classificar segundo a sua natureza jurdica, atividade econmica, tipo de contribuinte e regime de recolhimento, em: I. quanto natureza jurdica: II. quanto ao tipo de contribuinte: III. quanto atividade econmica, medi-ante o detalhamento do tipo de contri-buinte em seu subsetor de atividade; IV. quanto ao regime de recolhimento:

Quanto natureza jurdica


empresa individual; sociedade em nome coletivo; sociedade limitada; sociedade em comandita por aes; sociedade em comandita simples; sociedade annima; sociedade simples; rgo pblico; cooperativa; pessoa fsica. comerciante: a pessoa natural ou jurdica de direito pblico ou privado, que pratique a intermediao de mercadoria, includo como tal o fornecimento desta com os servios nos casos de prestao de servios; industrial: a pessoa natural ou jurdica, de direito pblico ou privado, que realize operaes de que resulte alterao da natureza, funcionamento, utilizao, acabamento ou apresen-

rea estadual Secretaria da Fazenda


A inscrio estadual obrigatria para empresas dos setores do comrcio, indstria e servios de transporte intermunicipal e interestadual. Tambm esto includos os servios de comunicao e energia. Documentao necessria inscrio: ficha de atualizao cadastral FAC; certido negativa de dbitos da Secretaria da Fazenda; documento de arrecadao DAE; requerimento de solicitao de inscri-

Quanto ao tipo de contribuinte

A sabedoria a arma invencvel de um povo

18

tao do produto, tais como transformao, beneficiamento, montagem, acondicionamento, bem assim as de conserto, reparo ou restaurao; prestador de servios: a pessoa natural ou jurdica de direito pblico ou privado que preste servios descritos como fato gerador do ICMS; produtor agropecurio; a pessoa jurdica, de direito pblico ou privado, que se dedique produo agrcola, animal ou extrativa, em estado natural ou com beneficiamento primrio; produtor rural: a pessoa fsica ou natural, de direito privado, que se dedique produo agrcola, animal ou extrativa, em estado natural ou com beneficiamento primrio.

Entretanto, poder ser concedida, a critrio do fisco, inscrio de pessoa jurdica e de empresa individual devidamente estabelecida e no obrigadas ao cadastramento, desde que justifiquem dela necessitar para o exerccio de suas atividades, sendo a elas aplicadas, no que couber, as normas relativas ao cadastro. A inscrio no ser concedida nos seguintes casos: quando o endereo no estiver plenamente identificado; quando no endereo pleiteado, j se encontrar outro contribuinte com situao cadastral ativa; quando as instalaes fsicas do estabelecimento do contribuinte forem incompatveis com a atividade econmica pretendida, salvo se, pela tipicidade da natureza no devam as mercadorias por ali transitar; quando o titular ou scio da empresa pleiteante estiver inscrito na dvida ativa do Estado ou participe de outra que esteja cassada, suspensa ou baixada de ofcio; quando no comprovada a capacidade econmica e financeira do titular ou scios em relao ao capital social declarado ou atividade pretendida. No ser permitido o uso de uma mesma inscrio para contribuinte que tencione instalar-se em endereos distintos, salvo se forem contguos e se houver interligao fsica entre os mesmos. Ser obrigatrio o uso do nmero de inscrio do contribuinte: mediante impresso por clich, ou pelo prprio equipamento de uso fiscal, nos documentos fiscais por ele emitidos; mediante impresso tipogrfica; nos demais documentos fiscais; nas faturas e duplicatas; por qualquer meio grfico indelvel, em invlucros, rtulos, etiquetas e embalagens de produtos industrializados; por carimbo do CGF, nas cpias de balanos, de inventrio de mercadorias e demais documentos fiscais

Quanto ao regime de recolhimento


normal; substituio interna; substituio interestadual; empresa de pequeno porte; microempresa; especial; outros.

A imunidade, a no-incidncia e a iseno no desobrigam as pessoas acima da obrigao de se inscreverem no CGF. Caso essas pessoas mantenham mais de um estabelecimento, seja filial, sucursal, agncia, depsito, fbrica seja outro qualquer, para cada um deles ser exigida a inscrio no CGF.

No se obrigam inscrio no CGF


o representante e o mandatrio que se limitem a angariar pedido de mercadoria a ser remetida diretamente do estabelecimento representado para o respectivo adquirente; o agenciador e corretor que se limitem a intermediar a prestao de servio; o canteiro de obra da empresa de construo civil; o ambulante e a pessoa que se dediquem a atividades comerciais de natureza transitria, limitada ao perodo de realizao em feira de amostra, exposio, parque de diverso, quermesse, leilo e afins;

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

19

remetidos aos rgos locais, e nos termos de abertura e encerramento de livros fiscais.

departamento so: a) diagn sticos e auditor ias de higiene e segura na no trabalh o organizao dos servios de HST das empresas; planos de segurana e sade; organizao e planejamento da emergncia (planos de emergncia e de evacuao); avaliao de riscos; avaliao da segurana contra incn-dio pelo Mtodo de Gretener1; conformidade legal de mquinas e equipamentos; b) determ inae s analtic as formao e sensibilizao; coordenao de segurana em obra; implementao de sistemas de gesto de segurana, higiene e sade no trabalho

rea municipal Secretaria de Finanas do Municpio


Para obter alvar de funcionamento deve o pleiteante: fazer requerimento (modelo prprio 1 via); anexar cpia do IPTU; anexar cpia do contrato social ou do documento de firma individual; cpia do CNPJ; taxa de expediente. Cadastramento junto a prefeitura (ISS) cpia do contrato social ou documento de firma individual; cpia do CNPJ; Cpia do IPTU; ficha prpria da prefeitura assinada por um dos scios e pelo contador; comprovao de endereo do(s) titular(es).

OUTROS RGOS DE REGISTRO E LEGALIZAO


Alm dos registros acima, existem outras inscries que sero obrigatrias, de acordo com a atividade que a empresa pretende desenvolver, por exemplo, as profisses de nvel superior devem ter um registro do conselho de classe; uma atividade que venha modificar o meio ambiente, deve ter cadastro no Ibama Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Sendo assim, dependendo das peculiaridades do tipo de empresa que ser aberta, outros rgos podem ser includos no processo de formalizao.

Corpo de Bombeiros
A inscrio nessa instituio tem por objetivo a avaliao das condies de segurana e proteo contra incndios.

Departamento de Higiene e Segurana do Trabalho DHST


Antes de o estabelecimento entrar em funcionamento, necessrio requerer a sua vistoria ao DHST, na Delegacia Regional do Ministrio do Trabalho. Os principais servios oferecidos por esse

Alvar de licena - Corpo de Bombeiros


Normalmente, as prefeituras exigem, para funcionamento da empresa, a competente inspeo e vistoria tcnica, bem como o respectivo Alvar de Licena do Corpo de Bombeiros. O empresrio deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiro do seu municpio, informar a metragem de rea
1 Engenheiro suo que idealizou o mtodo sobre higiene e segurana do trabalho..

A sabedoria a arma invencvel de um povo

20

construda e efetuar o pagamento da taxa no banco indicado. Depois, ele deve entregar o formulrio no Corpo de Bombeiros devidamente preenchido e anexado ao comprovante de pagamento da taxa pertinente. Denota-se o fato de que esse procedimento pode variar de acordo com as exigncias de cada municpio.

Alguns exemplos de atividades poluidoras perfurao de poos e produo de petrleo e gs natural; experimentao com agroqumicos; duto; beneficiamento de borracha natural; fabricao de chapas, placas de madeira aglomerada, prensada e compensada; serraria e desdobramento de madeira; usina hidroeltrica; fabricao de papel e papelo; produo de manteiga, cacau, gorduras de origem animal para alimentao; fabricao de plvora, explosivos, detonantes, munio para caa e esporte, fsforo de Segurana e artigos pirotcnicos; fabricao de sabes, detergentes e velas; transposio de bacias hidrogrficas; gerao de energia hidreltrica; atividade agrcola e pecuria; criador com fins cientficos de fauna silvestre nativa e extica.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - Ibama


uma autarquia federal que tem por finalidade: o controle e monitoramento das atividades potencialmente poluidoras e/ou a extrao, produo, transporte e comercializao de produtos potenci-almente perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subpro-dutos da fauna e flora; identificao, com carter obrigatrio, de pessoas fsicas e jurdicas que se dediquem consultoria tcnica sobre problemas ecolgicos e ambientais e indstria e comrcio de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras.

Superintendncia Estadual do Meio Ambiente - Semace


uma autarquia estadual que tem por finalidade dar continuidade ao cumprimento das normas estaduais e federais de proteo, controle e de utilizao racional dos recursos ambientais, bem como fiscalizar a sua execuo. A ttulos de ilustrao, fez-se um breve estudo sobre agrotxicos, enfocando o papel da Semace. Para o cadastramento dos agrotxicos, os fabricantes, para comercializar seus produtos no Estado, dirigiro regulamento Superintendncia Estadual do Meio Ambiente - Semace, acompanhado, obrigatoriamente, dos seguintes documentos: I. cpia do registro do produto, expedida pelo Ministrio da Agricultura e Refor-ma Agrria ou Ministrio da Sade; II. cpia do Relatrio Tcnico aprovado pelo Ministrio da

Cadastramento obrigatrio
Nos termos da Lei n 6938/81 - Art.17 incisos I e II obrigatrio o registro de todas as pessoas fsicas ou jurdicas que se dedicam a atividades potencialmente poluidoras e/ou a extrao, produo, transporte e comercializao de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de minerais, produtos e subprodutos da fauna e flora, indicadas na IN n 010/01. Cadastram-se tambm as pessoas fsicas ou jurdicas que se dediquem a prestao de servios de consultoria sobre problemas ecolgicos ou ambientais, bem como a elaborao do projeto, fabricao, comercializao, instalao ou manuteno de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras.

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

21

III.

Agricultura e Refor-ma Agrria ou Ministrio da Sade; descrio do mtodo de anlise de resduo de cada produto.

taxa, atravs de DAE documento de arrecadao estadual. As empresas aplicadoras de agrotxicos com finalidade domissanitria, para fins de licenciamento junto Secretaria de Sade do Estado ou Municpio, devero apresentar requerimento instrudo com a documentao constantes da seo anterior. As empresas aplicadoras de agrotxicos e afins tero obrigatoriamente instalaes independentes, sendo vedado o aproveitamento de suas dependncias para residncia ou moradia. Os servios de fiscalizao, objeto dessa Lei, quando executados pelos rgos de Agricultura, Sade e Meio Ambiente, no exerccio regular do Poder de Polcia2, ensejaro a cobrana de taxas.

O cadastramento dos agrotxicos, perante a Semace, ter validade de 5 (cinco) anos, renovveis por idntico perodo. Os empresrios que transacionem Agrotxicos diretamente com os usurios, devero ser registrados na Superintendncia Estadual do Meio Ambiente Semace, para o que devero apresentar os seguintes documentos: I. requerimento do registro dirigido ao superintende da Semace; II. cpia do alvar de funcionamento fornecido pelo rgo competente do Estado ou do Municpio; III. relao dos produtos comercializados; IV. termo de responsabilidade tcnica pela firma, assinado por profissional devida-mente habilitado pelo respectivo Conselho Profissional. Devero ser registradas na Semace as empresas prestadoras de servios, empresas agropecurias e empresas de armazenamento e expurgos de sementes, que utilizam agrotxicos, para fins fitossanitrios, munidos dos seguintes documentos: I. requerimento do registro dirigido ao superintendente da Semace; II. cpia do registro da empresa no rgo federal competente ou similar, quando se tratar de empresa sediada em outro Estado; III. descrio do mtodo de aplicao e/ou utilizao dos agrotxicos; IV. termo de responsabilidade tcnica pela firma, assinado por profissional devida-mente habilitado pelo respectivo Conselho Profissional; V. prova de constituio de empresa; VI. comprovante de pagamento da

Instituto de Fermentao
rgo vinculado ao Departamento de Pesquisas e Experimentao Agropecurias do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Os fabricantes e os importadores de bebidas alcolicas devem requerer a esse instituto o seu registro como fabricante ou como importador de bebidas.

Delegacia Especializada em Explosivos, Armas e Munies


Os estabelecimentos destinados fabricao de produtos qumicos, quando sujeitos a fiscalizao, devero requerer alvar junto a esse rgo. O documento requerido ter validade anual.

Ministrio da Defesa
As empresas de comrcio e fabricao de armas e munies, alm do alvar do item anterior, necessitam para o seu funcio2 Poder de polcia o poder e o dever que tem o Estado de, por intermdio de seus agentes, manter coercitivamente a ordem interna, social, poltica, econmica, legal ou sanitria e preserv-la e defend-la de quaisquer ofensas a sua estabilidade

A sabedoria a arma invencvel de um povo

22

namento de autorizao do Ministrio da Defesa Nacional, representado pelo Exrcito, Marinha e Aeronutica.

Conselhos de Classe
As empresas que desenvolvem atividades que exigem profissionais, scios, ou empregados com conhecimento de nvel superior ou especfico, antes do seu funcionamento devem inscrever-se no respectivo conselho de classe.

Secretaria de Vigilncia Sanitria - Prefeitura


Os estabelecimentos industriais e comerciais de produtos alimentcios e bebidas (mercearias, bares, restaurantes, fbricas de conservas, destilarias, depsitos etc.), antes de entrarem em funcionamento, devem requerer a licena de funcionamento na regional da prefeitura, no bairro a que pertencem.

Delegacia Trabalho

Regional

do

Departamento Nacional de Mo-de-Obra do Ministrio do Trabalho e Emprego


As empresas de trabalho temporrio tm seu funcionamento condicionado ao prvio registro nesse departamento, conforme Lei n 6.019/74. O pedido de registro deve ser acompanhado dos seguintes documentos: prova de existncia da empresa individual ou da constituio da pessoa jurdica, com o competente registro na Junta Comercial da localidade em que tenham sede; prova de nacionalidade brasileira do titular ou dos scios; prova de possuir capital social integralizado de, no mnimo, 500 (quinhentas) vezes o valor do maior salriomnimo vigente no Pas, poca do pedido do registro; prova de propriedade do imvel sede ou recibo referente ao ltimo ms de aluguel; prova de entrega da relao de trabalhadores a que se refere o art. 360 da Consolidao das Leis do Trabalho; prova de recolhimento da contribuio sindical; prova de inscrio no cadastro geral de contribuintes do Ministrio da Fazenda; Certificado de Regularidade de Situao, fornecido pelo Instituto Nacional de Previdncia Social.

Sempre que houver admisso ou demisso de empregado, dever ser feita comunicao DRT, em formulrio prprio (cadastro geral de empregados e desempregados) at o dia 15 do ms subseqente.

PARTICULARIDADES PERTINENTES AO REGISTRO DE CERTOS RAMOS DE ATIVIDADE

Sociedade cooperativa
A sociedade cooperativa reger-se- pelos artigos 1.093 a 1096 da Lei n 10.404/02, ressalvada a legislao especial expressa nas seguintes dispositivos: Lei n 5.764/71; Lei n 7.231/84; Decreto n 90.393/84. Uma cooperativa de crdito, por exemplo, deve submeter-se aos dispositivos da Lei n 4.595/64 e determinaes do Banco Central do Brasil. uma sociedade de pessoas, organizadas em bases democrticas, que visa no s suprir seus membros de bens e servios, como tambm realizar determinados programas educativos e sociais. um organismo tcnico, econmico e financeiro sob a administrao coletiva que mantm nas mos dos trabalhadores toda a gesto e risco destinados ao fator trabalho, e para sociedade global todo o valor agregado, depois de pago o juro (ou taxa de arrendamento do fator capital). uma sociedade constituda por membros de determinado grupo econmico ou social, e que objetiva desempenhar, em benefcio comum, determinada atividade econmica. So organizaes voluntrias abertas a

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

23

todas as pessoas aptas a usar seus servios e dispostas a aceitar as responsabilidades de scios, sem discriminao social, racial, poltica ou religiosa e de gnero. So sociedades de pessoas, com forma e natureza jurdica prprias, de natureza civil, no sujeitas falncia, constituda para prestar servios aos associados, distinguindo-se das demais sociedades pelas seguintes caractersticas: adeso voluntria, com nmero ilimitado de associados, salvo impossibilidade tcnica de prestao de servios; variabilidade de capital social, representado por quotas-partes, ou dispensa do capital social; concurso de scios em nmero mnimo necessrio a compor a administrao da sociedade, sem limitao de nmero mximo; limitao do valor da soma de quotas do capital social que cada scio poder tomar; intransferibilidade ou inacessibilidade das quotas do capital a terceiros estranhos sociedade, ainda que por herana; quorum, para a assembleia geral funcionar e deliberar, fundado no nmero de scios presentes reunio, e no no capital social representado; direito de cada scio a um voto nas deliberaes, tenha ou no capital a sociedade, e qualquer que seja o valor de sua participao (singularidade de voto); distribuio dos resultados, proporcionalmente ao valor das operaes efetuadas pelo scio com a sociedade, podendo ser atribudo juro fixo ao capital realizado; indivisibilidade do fundo de reserva entre os scios, ainda que em caso de dissoluo da sociedade; prestao de assistncia aos associados, e, quando prevista nos estatutos, aos seus empregados; neutralidade poltica e indiscriminao religiosa, racial e social. Enfim, celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens e servios para a execuo de uma atividade econmica, de proveito comum, sem objetivo de lucro. Pelo novo Cdigo

Civil, a sociedade cooperativa uma sociedade simples e no empresria, podendo seus scios ter responsabilidade limitada ou ilimitada.

Sociedade cooperativa: simples ou empresria?


As cooperativas sempre tiveram seus estatutos e atos societrios registrados na Junta Comercial. De acordo com o novo Cdigo Civil, so consideradas sociedades simples, independentemente de seu objeto e porte, e portanto, devem ter seus estatutos registrados em cartrio. Essa mais uma questo polmica. Os cartrios entendem que todas as cooperativas devem registrar seus atos no Registro Pblico das Pessoas Jurdicas em conformidade com o Cdigo Civil. A Junta Comercial informa que continuar a registrar os atos das cooperativas. A Receita Federal no est entrando no mrito da questo, fornecendo o CNPJ tanto para os atos constitutivos de cooperativas registradas em Cartrio ou na Junta Comercial. Mais uma vez, quem decide e arca com a responsabilidade da escolha so os scios. At que haja um pronunciamento oficial dos referidos rgos e uma posio mais uniforme da doutrina, as cooperativas constitudas a partir da vigncia do novo Cdigo Civil devem usar dos mesmos critrios utilizados para as sociedades limitadas. Se tiverem uma estrutura mais empresarial devem registrar seus atos na Junta Comercial, do contrrio, so registradas em Cartrio.

Segmentos do cooperativismo
O cooperativismo no Brasil desempenha suas atividades econmicas de acordo com segmentos especficos, destacandose os seguintes: agropecurio, consumo, crdito, educacional, especial, habitacional, minerao, produo, servios e trabalho.

Segmento agropecurio
Composto pelas cooperativas de produtores rurais, destacando-se um ou mais dos seguintes produtos: abacaxi, abelhas e derivados, acar e lcool, algodo, alho, arroz, aveia, aves e derivados,

A sabedoria a arma invencvel de um povo

24

banana, batata, bicho-da-seda e derivados, borracha, bovinos e derivados, caf, cana de acar, caprinos e derivados, carnaba e derivados, cevada, coelhos e derivados, peixes e derivados, feijo, fumo, hortalias, jacars e derivados, juta, laranja e derivados, leite e derivados, ma, madeira, malva, mandioca, mate, milho, ovinos e derivados, rs e derivados, sementes em geral, sisal, soja, sunos e derivados, trigo, urucum, uva e derivados, e atividades similares alm das cooperativas de fornecimento de insumos agropecurios.

Segmento minerao
Composto pelas cooperativas mineradoras de minerais, metais, pedras preciosas, sal, areias especiais, calcrio etc.

Segmento de produo
Composto pelas cooperativas de bens de consumo, tais como eletrodomsticos, tecidos, mveis, produtos de autopeas, produtos mecnico e metalrgicos e outros bens de consumo nas quais os meios de produo pertencem pessoa jurdica e os cooperados formam o seu quadro diretivo, tcnico e funcional.

Segmento de consumo
Composto pelas cooperativas de consumo abertas ou fechadas para compra em escala de produtos, insumos e servios nas diferentes modalidades de derivados de petrleo, eletrodomsticos, planos de sade e seguros, cestas-bsicas, farmcias, lazer, entretenimentos, automveis, utilidades gerais e outros bens de consumo.

Segmento de servio
Composto pelas cooperativas de eletrificao rural, mecanizao agrcola, limpeza pblica, telefonia rural e outros servios comunitrios.

Segmento de trabalho
Composto pelas cooperativas de arquitetos, artesos, artistas, auditores e consultores, aviadores, cabeleireiros, carpinteiros, catadores de lixo, contadores, costureiras, dentistas, doceiras, engenheiros, escritores, estivadores, garons, grficos, profissionais de informtica, inspetores, jornalistas, mecnicos, mdicos, enfer-meiras, mergulhadores, produo cultural, professores, psiclogos, secretrias, trabalhadores da construo civil, trabalhadores rurais, trabalhadores em transportes de cargas, trabalhadores de transporte de passageiros, vigilantes, projetistas, designers, outras atividades de ofcio sejam tcnicas e profissionais.

Segmento de crdito
Composto de instituies destinadas a captar recursos e a assistir financeiramente os seus associados. Essas instituies devero manter encaixe em moeda corrente e em depsito de livre retirada, em proporo necessria conduo de suas operaes, vedada a manuteno de depsitos voluntrios em outro estabelecimento, a no ser no Banco do Brasil, salvo em localidades onde este no possuir agncia.

Segmento educacional
Composto pelas cooperativas de alunos de escolas de diversos graus e pelas cooperativas de pais de alunos.

Classificao das sociedades cooperativas


As sociedades cooperativas se classificam em: Cooperativas Singulares So aquelas constitudas pelo nmero mnimo de pessoas fsicas, sendo permitida, excepcionalmente, a admisso de pessoas jurdicas que tenham por objetivo as mesmas ou correlatas atividades econmicas das pessoas fsicas ou, ainda, aquelas sem fins lucrativos. Essas cooperativas caracterizam-se pela prestao direta de servios aos associados.

Segmento especial
Composto pelas cooperativas de deficientes mentais, escolares, de menores de 16 anos, de ndios no aculturados, deficientes fsicos e de outras pessoas relativamente capazes.

Segmento habitacional
Composto pelas cooperativas de construo, de manuteno e de administrao de conjuntos habitacionais e condomnios.

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

25

Cooperativas Centrais As federaes de cooperativas so constitudas de, no mnimo, 3 (trs) cooperativas singulares, podendo excepcionalmente, admitir associados individuais. Confederao de Cooperativas So as constitudas, pelo menos, de 3 (trs) federaes de cooperativas ou cooperativas centrais, da mesma ou de diferentes modalidades. Essa confederaes tm por objetivo orientar e coordenar as atividades das filiadas.

dever conter: a denominao, sede e objeto social a sociedade cooperativa se obriga ao uso exclusivo da expresso cooperativa em sua denominao; o nome, nacionalidade, estado civil, profisso e residncia dos associados fundadores que o assinarem e bem assim, se a sociedade tiver capital, o valor da quota-parte de cada um; a aprovao do estatuto da sociedade; o nome, nacionalidade, estado civil, profisso e residncia dos associados eleitos para os rgos de administrao e fiscalizao e outros eventualmente criados. Na condio de sociedades simples, devem ter seus atos constitutivos arquivados no Registro Civil das Pessoas Jurdicas, adquirindo, assim, sua personalidade jurdica. No entanto, continuam sendo registradas na Junta Comercial O estatuto social da sociedade cooperativa dever conter: a denominao, sede, prazo de durao, rea de ao, objeto da sociedade, fixao do exerccio social e da data do levantamento do balano geral; os direitos e deveres dos associados, a natureza de suas responsabilidades e as condies de admisso, demisso e eliminao e excluso e as normas para sua representao nas assembleias gerais; o capital mnimo, o valor da quotaparte, o mnimo de quotas-partes a ser subscrito pelo associado, o modo de integralizao das quotas-partes, bem como as condies de sua retirada nos casos de demisso, eliminao ou de excluso do associado; a forma de devoluo das sobras registradas, aos associados, ou do rateio das perdas apuradas por insuficincia de contribuio para cobertura das despesas da sociedade; o modo de administrao e fiscalizao, estabelecendo os respectivos rgos, com definio de suas atribuies, poderes e funcionamento, a representao ativa e passiva da sociedade em juzo ou fora dele, o prazo do mandato, bem como o processo de substituio dos adminis-

As cooperativas podem ser tambm classificadas, considerando-se a natureza das atividades desenvolvidas por elas ou por seus associados. Assim, tm-se as cooperativas mistas aquelas que apresentam mais de um objetivo de atividades.

Procedimentos bsicos para a constituio de uma cooperativa


Para a instalao de uma cooperativa, deve os seus fundadores, atentar aos seguintes passos: determinar os objetivos da cooperativa; escolher uma comisso para tratar das providncias necessrias criao da cooperativa, com a indicao de um coordenador dos trabalhos; a comisso elaborar uma proposta de estatuto da cooperativa; a comisso convocar as pessoas interessadas para a assemblia geral de constituio ou fundao da cooperativa, determinando, hora e local da reunio, com antecedncia; realizao da assembleia geral de constituio da cooperativa, com a participao de todos os interessados.

Constituio
As sociedades cooperativas podem constituir-se: por deliberao da assembleia geral dos fundadores, constante da respectiva ata; por escritura pblica. Conforme o artigo 14 da Lei n 5.764/71, o ato constitutivo de uma cooperativa

A sabedoria a arma invencvel de um povo

26

tradores e conselheiros ficais; as formalidades de convocao das assemblias gerais e a maioria requerida para sua inscrio e validade de suas deliberaes, vedado o direito de voto aos que nelas tiveram interesse particular sem priv-los da participao nos debates; os casos de dissoluo voluntria da sociedade; o modo e o processo de alienao ou onerao de bens imveis da sociedade; o modo de reformar o estatuto; o nmero mnimo de associados.

em que o scio responde somente pelo valor de suas quotas e pelo prejuzo verificado nas operaes sociais, guardada a proporo de sua participao nas mesmas operaes. ilimitada a responsabilidade na cooperativa em que o scio responde solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais.

Responsabilidade limitada
Com relao cooperativa de responsabilidade limitada, desde sua origem se admitia que os scios respondessem apenas pelo valor de sua contribuio para a formao do capital social. No entanto, o Decreto-Lei n 59/66 ampliou os limites da responsabilidade do cooperado, prevendo em carter subsidirio sua responsabilizao tambm por eventuais prejuzos da cooperativa, na proporo das operaes por ele praticadas. Essa norma legal provocou uma crise no setor, uma vez que onerava em demasia o patrimnio dos cooperados. Com a promulgao da Lei n 5.764/71 os efeitos danosos dessa norma foram atenuados, na medida em que seu art. 11 estabeleceu que nas cooperativas limitadas a responsabilidade do cooperado corresponde somente ao valor do capital subscrito.Contudo, o Cdigo Civil restabeleceu a sistemtica das cooperativas de responsabilidade limitada do Decreto-Lei n 59/66. Em decorrncia da expressa previso do art. 1.095, o scio de cooperativa de responsabilidade limitada passa a responder no somente pela parcela de sua contribuio ao capital social, correspondente s quotas por ele integralizadas, mas tambm pelos prejuzos porventura verificados, na proporo das operaes que tiver realizado. Com isso, foi revogado o art. 11 da Lei n 5.764/71. aconselhvel constar no Estatuto, explicitamente, a responsabilidade dos scios. Dever constar que o scio responde subsidiariamente pelas obrigaes contradas pela cooperativa perante terceiros, e limitadamente parcela de sua contribuio ao capital social, correspondente s quotas por ele integralizadas, bem como pelos prejuzos porventura verificados, na proporo das

Denominao
As sociedades cooperativas podero adotar por objeto qualquer gnero de servio, operao ou atividade, assegurando-lhes o direito exclusivo e exigindose-lhes a obrigao do uso da expresso cooperativa em sua denominao, conforme artigo 5o. da Lei n 5.764/71. A expresso Limitada ou Ltda indica um tipo societrio. Essa expresso deve ser entendida como exclusiva das sociedades limitadas, no podendo ser utilizada na denominao social de outros tipos societrios para indicar a responsabilidade dos scios. A Lei n 5.764/71 obriga as sociedades por ela disciplinadas a usarem a expresso cooperativa. Esse dispositivo legal no prev a possibilidade de as cooperativas utilizarem o vocbulo Limitada. Assim se manifestou a Procuradoria da Jucesp atravs do Parecer CJ/Jucesp n. 78/04.

Responsabilidade dos scios


O art. 1.095 do Cdigo Civil estabelece a responsabilidade dos scios da cooperativa, que pode ser limitada ao valor de suas quotas no capital social ou ilimitada. Note-se que, em ambas as hipteses, a responsabilizao do cooperado ser sempre subsidiria, nos termos do que prev o art. 13 da Lei n 5.764/71 (A responsabilidade do associado para com terceiros, como membro da sociedade, somente poder ser invocada depois de judicialmente exigida a da cooperativa). limitada a responsabilidade na cooperativa

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

27

operaes que tiver realizado.

em relao rea cultivada ou ao nmero de plantas e animais em explorao. vedado s cooperativas distriburem qualquer espcie de benefcio s quotaspartes do capital ou estabelecer outras vantagens ou privilgios, financeiros ou no, em favor de quaisquer associados ou terceiros, excetuando-se os juros at o mximo de 12% (doze por cento) ao ano que incidiro sobre a parte integralizada. Nas sociedades cooperativas em que a subscrio do capital for diretamente proporcional ao movimento ou expresso econmica de cada associado, o estatuto dever prever sua reviso peridica para ajustamento s condies vigentes.

Responsabilidade Ilimitada
As cooperativas de responsabilidade ilimitadas constituem-se sem capital social, respondendo os cooperados ilimitadamente pelas obrigaes sociais. Nessa espcie de cooperativa, dificilmente encontrada na prtica nos dias atuais, os eventuais credores da sociedade tero como garantia o patrimnio pessoal dos cooperados. Conforme o inciso I do art. 1.094 do Cdigo Civil, facultado s cooperativas constituir-se sem capital social, ou dispens--lo, se existente, devendo nessa hiptese, transformar-se em cooperativa de respon-sabilidade ilimitada ( 2o. do art. 1.095).

Constituio de fundos
As cooperativas so obrigadas a constituir: fundo de reserva - destinado a reparar perdas e atender ao desenvolvimento de suas atividades, constitudo com 10% (dez por cento), pelo menos, das sobras lquidas do exerccio; esse fundo indivisvel entre os scios; fundo de assistncia tcnica, educacional e social destinado prestao de assistncia aos associados, seus familiares e, quando previsto nos estatutos, aos empregados da cooperativa, constitudo de 5% (cinco por cento), pelo menos, das sobras lquidas apuradas no exerccio.

Livros sociais
A sociedade cooperativa dever possuir os seguintes livros: livro de matrcula: no qual os associados sero inscritos por ordem cronolgica de admisso, dele constando; o nome, idade, estado civil, nacionalidade, profisso e residncia do associado; data de sua admisso e, quando for o caso, de sua demisso a pedido, eliminao ou excluso; livro de atas das assembleias gerais; livro de atas dos rgos de administrao; livro de atas do conselho fiscal; livro de presena dos associados nas assembleias gerais; outros livros fiscais e contbeis.

Associados
O ingresso nas cooperativas livre a todos que desejarem utilizar os servios prestados pela sociedade, desde que adiram aos propsitos sociais e preencham as condies estabelecidas no estatuto. No entanto, a admisso dos associados poder ser restrita, a critrio do rgo normativo respectivo, s pessoas que exeram determinada atividade ou profisso ou estejam vinculadas a determinada entidade.

Capital social

O capital social ser dividido em quotaspartes, cujo valor unitrio no poder ser superior ao maior salrio mnimo vigente O associado que aceitar e estabelecer no Pas, no podendo nenhum associado relao empregatcia com a cooperativa subscrever mais de 1/3 (um tero) do total perde o direito de votar e ser votado, at das quotas-partes, salvo nas sociedades que sejam aprovadas as contas do em que a subscrio deva ser diretaexerccio em que ele deixou o emprego. mente proporcional ao movimento finanA demisso do associado ser unicamente ceiro da cooperao ou ao quantitativo a seu pedido. A excluso do associado dos produtos a serem comercializados, ser feita: beneficiados ou transformados, ou ainda, A sabedoria a arma invencvel de um povo

28

por dissoluo da pessoa jurdica; por morte da pessoa fsica; por incapacidade civil no suprida; por deixar de atender aos requisitos estatutrios de ingresso ou permanncia na cooperativa.

nacional cabe Organi-zao das Cooperativas Brasileiras OCB, sociedade simples com sede na capital federal, rgo tcnico consultivo do governo, estruturado nos termos dessa lei, sem finalidade lucrativa.

Assembleia geral
A assembleia geral dos associados o rgo supremo da sociedade, dentro dos limites legais e estatutrios, tendo poderes para decidir os negcios relativos ao objeto da sociedade e tomar as resolues convenientes ao desenvolvimento e defesa desta, e suas deliberaes vinculam a todos, ainda que ausentes ou discordantes. Essas assembleias devem ser convocadas com antecedncia mnima de 10 (dez) dias, e as suas deliberaes so tomadas por maioria de voto dos associados presentes com direito a votar. O quorum de instalao das assembleias gerais ser de: 2/3 (dois teros) do nmero de associados, em primeira convocao; metade mais 1 (um) dos associados em segunda convocao; mnimo de 10 (dez) associados na terceira convocao, ressalvado o caso de cooperativas centrais e federaes de cooperativas, que se instalaro com qualquer nmero. A sociedade ser administrada por uma diretoria ou um conselho de administrao, composto exclusivamente de associados eleitos pela assembleia geral, com mandato nunca superior a 4 (quatro) anos, sendo obrigatria a renovao de, no mnimo, 1/3 (um tero) do conselho de administrao. A administrao ser fiscalizada, assdua e minuciosamente, por um conselho fiscal constitudo de 3 (trs) membros efetivos e 3 (trs) suplentes, todos associados eleitos anualmente pela assembleia geral, sendo permitida apenas a reeleio de 1/3 (um tero) dos seus componentes.

Sociedades dependentes de autorizao governamental


(do art. 1.124 ao art. a.141 da Lei n 10.406/02) Os artigos acima se distribuem em trs sees distintas: seo I disposies gerais art. 1.124/1.125; seo II da sociedade nacional do art. 1.126 ao art. 1.133; seo III da sociedade estrangeira do art. 1.134 ao art. 1.141. A exigncia de autorizao para o exerccio da atividade econmica em certos setores da economia respaldada no art. 170, pargrafo nico, da Constituio Federal, que dispe: assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao de rgos pblicos, salvo nos casos previstos em lei. Assim podem existir restries, por razes de convenincia ou interesse pblicos que ao Poder Legislativo cumpre determinar. [...] Os arts. 1.131 e 1.135 do Cdigo Civil tambm fazem aluso autorizao, exigvel, como visto, somente quando no houver norma legal dispondo de modo diverso. As instituies financeiras nacionais, por exemplo, dependem, para funcionar, de autorizao do Banco Central do Brasil; j das estrangeiras exigido decreto do Poder Executivo federal (Lei n 4.595/64, art. 18). A competncia para a autorizao ser sempre do Poder Executivo Federal, devendo-se observar que na falta de prazo estipulado em lei ou em ato do poder pblico, ser considerada caduca a autorizao se a sociedade no entrar em funcionamento nos doze meses seguintes respectiva publicao. As sociedades que dependem de autorizao do Poder Executivo para funcionar, reger-se- pelos

As cooperativas permanecero subordinadas, na parte normativa, ao Conselho Nacional de Cooperativismo, com exceo das de crdito, das sees de crdito das agrcolas mistas e das de habitao, cujas normas continuaro a ser baixadas pelo Conselho Monetrio Nacional. A representao do sistema cooperativista A sabedoria a arma invencvel de um povo!

29

artigos 1.123 a 1.141 do Cdigo Civil, sem prejuzo do disposto em lei especial. Ao Poder Executivo facultado, a qualquer tempo cassar a autorizao concedida a sociedade nacional ou estrangeira que infringir disposio de ordem pblica ou praticar atos contrrios aos fins declarados no seu estatuto. Dependem de prvia autorizao governamental o arquivamento de atos constitutivos, alteraes contratuais e estatutrias: sociedades de capitalizao; seguros e

hidrocarbonetos fluidos, a refinao de petrleo, a importao e exportao de produtos dele derivados e o respectivo transporte (Lei 9.478/97, art. 5); as empresas de infraestrutura aero-nutica e as de comrcio nas regies aeroporturias (Cdigo Brasileiro do Ar Lei 7.565/1986); as empresas que explorem os siste-mas de consrcios (Lei 5.768/71, art. 7); os partidos polticos; as empresas vinculadas ao Ministrio das Minas e Energia; as empresas vinculadas ao Ministrio do Meio ambiente; as empresas concessionrias do servio pblico; as empresas de parceria pblicoprivada.

bancos e sociedades de crditos, finan-ciamentos e investimentos; empresas de navegao area; empresas cabotagem lacustre; de navegao martima, fluvial e e do no

empresas que participem sistema de distribuio mercado de capitais; empresas ferrovirios; de

transportes

empresas de arrendamento mercantil (leasing); empresas localizadas na faixa de fronteira; as cooperativas de crdito; as empresas comple-mentar; de previdncia

A relao das empresas que necessitam de autorizao para funcionar est consolidada, em carter no exaustivo, no anexo da Instruo Normativa 32/91, do Departamento Nacional do Registro do Comrcio DNRC.

Sociedade nacional
considerada nacional a sociedade organizada de conformidade com a lei brasileira e que tenha no Pas a sede de sua administrao. As sociedades annimas nacionais, que dependam de autorizao do Poder Executivo para funcionar, no se constituiro sem obt-la, quando seus fundadores pretenderem recorrer a subscrio pblica para a formao do capital. No haver mudana de nacionalidade de sociedade brasileira sem o consentimento unnime dos scios. Dever ser feito um requerimento, solicitando a autorizao de funcionamento para sociedade nacional, o qual deve ser acompanhado de cpia do contrato ou estatuto, assinada por todos os scios, ou, tratando-se de sociedade annima, de cpia, autenticada pelos fundadores, dos documentos exigidos pela lei especial. Os atos sujeitos a aprovao prvia para

as empresas de pesquisa e lavra de recursos minerais (CF, art. 176, 1); as empresas que atuem na rea de radiodifuso (CF, art. 223); as empresas que se dediquem explo-rao de florestas (Lei 4.771/75, art. 19); as empresas de produo, comerciali-zao, importao e exportao inde-pendente de energia eltrica (Lei 9.427/66, art. 26 e incisos); as empresas que se destinam explorao de terminais privativos e de outras atividades porturias (Lei 8.630/93; Lei 9.432/97; as empresas destinadas a pesquisa e lavra de jazidas de petrleo, gs natu-ral e outros

A sabedoria a arma invencvel de um povo

30

registro ou arquivamento esto enumerados no Anexo IN DNRC n 32/91, evidenciado a seguir:


ANEXO INSTRUO NORMATIVA DNRC/N 32, DE 19 DE ABRIL DE 1991
CATEGORIA DAS EMPRESAS NATUREZA DO ATO FUNDAMENTO LEGAL RGO DE
APROVAO

OBSERVAO

a)
1 Instituies Financeiras e Assemelhadas, Pblicas e Privadas: Caixas Econmicas Bancos Comerciais Bancos Mltiplos Bancos de Desenvolvimento Bancos de Investimento Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento Sociedades Corretoras de Cmbio e de Ttulos e Valores Mobilirios Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios Sociedades de Crdito Imobilirio(1) Sociedades de Arrendamento Mercantil Cooperativas de Crdito(2)

Ato Constitutivo Assemblia Geral; Lei 4595, de 31.12.64: Reunio de Diretoria art. 10, inciso ou Conselho de IX; Administrao que art. 17 e 18 e trate de: ; constituio; art. 30; alterao estatutria; modificao no capital; art. 33 e ; transformao, fuso, ciso e incorporao; Lei 4728, de 14.07.65: eleio/nomeao de arts. 11, 12 e 13; administradores e membros de rgos (1) Res. 20/66, do estatutrios; CMN instalao, transferncia e (2) Lei 5764, de cancelamento de 16.12.71: sedes e dependncias arts. 17, 18 e 20 Contrato social e suas alteraes; C.F: art. 192-VIII Escritura Pblica de Constituio

b)

Banco Central do Brasil

c) d)

2 - Sociedades de Investimento

Atos constitutivos e suas alteraes e a investidura de administradores das sociedades

4 do art. 49 da Comisso Lei 4728, de 14.07.65 ; de Valores Lei 6385, de 07.02.66 e Resoluo 1289/ Mobilirios CMN de 20.03.87 Antes do arquivamento do Alvar, a empresa no considerada de minerao, nos termos do art. 95, do Decreto n 62.934, de 02.07.68. Neste caso desnecessria a aprovao prvia Somente aps o ato autorizativo poder o documento ser arquivado na Junta Comercial

3 - Minerao

Alterao de contratos ou estatutos sociais, aps concesso de ttulo a que se refere o art. 96 do Decreto n 62.934, de 02.07.68

Art. 97 e s/ pargrafo nico, do Dec n 62.934, de 02.07.68

Departament o Nacional de Produo Mi-neral DNPM, por delegao do Ministro da Infra-estrutura

4 - Estrangeiras

Pedido de autorizao, funcionamento e alteraes de qualquer natureza de sociedades mercantis estrangeiras, filial, sucursal, agncia ou escritrio. Constituio de empresa estatal, assuno do controle de empresa por empresa estatal, incorporao de empresa estatal por empresa estatal e liquidao de empresa estatal.

Arts. 59 a 73 do Dec-lei n 2.627, de 26.10.40

Governo Federal

5 - Estatais

Art. 37, item XIX da Constituio Federal Veja Constituio Estadual ou Lei Orgnica do Municpio

Congresso Nacional

Lei Especfica

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

31
a) b) 6 - Servios areos c) Atos constitutivos e modificaes Cesso, ou transferncia de aes de sociedades nacionais. Os acordos que impliquem consrcio pool, conexo, consolidao ou fuso de servios ou interesses Alteraes posteriores constituio

Lei n 7.565 de 19.12.86 Cdigo Brasileiro de Aeronutica.

Ministrio da Aeronutica DAC

Se estrangeiras, observar Decreto 92319, de 23.01.86

a) 7 Telecomunicaes e radiodifuso

Art.38, da Lei n 4.117, de 27.08.62

Secretaria Nacional de Comunicae s

b) Eleio de Diretoria a) 8 - Servios de radiodifuso, b) minerao, colonizao e loteamento rurais, bem como participao de estrangeiros em pessoa jurdica de qualquer natureza, em faixa de fronteira. c) Atos constitutivos e alteraes posteriores Abertura de filiais, agncias, sucursais, posto ou quaisquer outros estabe-lecimentos com poder de representao da sede relacionados com a prtica de atos que exijam assentimento prvio. Participao de estrangeiro na empresa.

Art. 34, 42 e 43 do Decreto n 85.064, de 26.08.80 Art. 2 da Lei 6.634, de 02.05.79 - regulamentada pelo Decreto n 85.064, de 26.08.80 CDN Conselho de Defesa Nacional

Nos atos extintivos dispensa-se o assentimento prvio

ANEXO INSTRUO NORMATIVA DNRC/N 76, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1998

RESTRIES E IMPEDIMENTOS
EMPRESA DE CAPITAIS ESTRANGEIROS NA ASSISTNCIA SADE vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade, salvo atravs de doaes de organismos internacionais vinculados Organi-zao das Naes Unidas, de entidades de Cooperao Tcnica e de Financiamento e Emprstimos. EMPRESA DE NAVEGAO DE CABOTAGEM Somente brasileiro poder ser titular de firma mercantil individual de navegao de cabotagem. Tratando-se de sociedade mercantil, cinqenta por cento mais uma quota ou ao, no mnimo, devero pertencer a brasileiros. Em qualquer caso, a administrao dever ser constituda com a maioria de brasileiros, ou a brasileiros devero ser delegados todos os poderes de gerncia. EMPRESA JORNALSTICA E EMPRESAS DE RADIODIFUSO SONORA E DE SONS E IMAGENS As empresas jornalsticas e as empresas de radiodifuso sonora e de sons e imagens devero ser de propriedade privativa de brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, aos quais cabero a responsabilidade por sua administrao e orientao intelectual. vedada a participao de pessoa jurdica no capital social, exceto a de partido poltico e de sociedade cujo capital pertena exclusiva e nominalmente a brasileiros. Tal participao s se efetuar atravs de capital sem direito a voto e no poder exceder a 30% do capital social. Tratando-se de estrangeiro de nacionalidade portuguesa, segundo o Estatuto de Igualdade, so vedadas a responsabilidade e a orientao

FUNDAMENTO LEGAL

Constituio da Repblica de 1988: art. 199, pargrafo 3o, e Lei no 8.080 de 19/9/90, art. 23 e pargrafos.

Constituio da Repblica de 1988: art. 178, Pargrafo nico; EC no 7/95; e Decreto-lei no 2.784 de 20/11/40: art. 1o, alneas "a" e "b" e art. 2o.

Constituio da Repblica de 1988, arts. 12, 1o, e 222 e e Decreto no 70.436 de 18/4/72, art. 14, 2o, inciso I.

A sabedoria a arma invencvel de um povo

32 intelectual e administrativa, em empresas jornalsticas e de empresas de radiodifuso sonora e de sons e imagens.

EMPRESA DE SERVIO DE TV A CABO A Empresa de Servio de TV a cabo dever ter sede no Brasil e cinqenta e um por cento do seu capital votante dever pertencer a Lei no 8.977, de 6/1/95, art. 7o, brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, ou a sociedades incisos I e II com sede no pas, cujo controle pertena a brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos. EMPRESAS DE MINERAO E DE ENERGIA HIDRULICA A pesquisa e a lavra de recursos minerais e o aproveitamento dos potenciais de energia hidrulica somente podero ser efetuados Constituio da Repblica de 1998: mediante autorizao ou concesso da Unio, no interesse nacional, por art. 176, 1o; EC no 6/95. brasileiros ou empresa constituda sob as leis brasileiras e que tenha sua sede e administrao no Pas. EMPRESA DE TRANSPORTES RODOVIRIOS DE CARGA A explorao do transporte rodovirio de carga privativa de transportadores autnomos brasileiros, ou a estes equiparados por lei ou conveno, e de pessoas jurdicas que tenham sede no Brasil. Pelo menos quatro quintos do capital social, com direito a voto, devero pertencer a brasileiros e a direo e administrao caber exclusivamente a brasileiros. Havendo scio estrangeiro, a pessoa jurdica ser obrigatoriamente organizada sob a forma de sociedade annima, cujo estatuto social no poder contemplar qualquer forma de tratamento especial ao scio estrangeiro, alm das garantias normais previstas em lei para proteo dos interesses dos acionistas minoritrios. Deve constar no ato constitutivo que o transporte rodovirio e urbano; pois, nos demais casos ser exigida autorizao governamental.

Constituio Federal de 1988: arts. 22, VII, e 178, EC no 7/95; e Lei no 6.813, de 10/7/80: art. 1o, I a III, 1o e 2o..

SOCIEDADE ANNIMA - QUALQUER ATIVIDADE O estrangeiro somente poder ser administrador, com visto permanente e membro de conselho fiscal de sociedade annima se residir no Brasil. Lei no 6.404, de 15/12/76 com a A subsidiria integral ter como nico acionista sociedade brasileira. nova redao dada pela Lei no Tratando-se de grupo de sociedades, a sociedade controladora, ou de 9.457, de 5/5/97: arts. 146, 162, comando do grupo, dever ser brasileira. 251 e 164, 1o. EMPRESA AREAS NACIONAIS A concesso somente ser dada pessoa jurdica brasileira que tiver sede no Brasil; pelo menos quatro quintos do capital com direito a voto, Lei no 7.565, de 19/12/86: art. 181, pertencentes a brasileiros, prevalecendo essa limitao nos eventuais incisos I a III aumentos do capital social; a direo confiada exclusivamente a brasileiros. EMPRESA DE RADIODIFUSO SONORA E DE SONS E IMAGENS O capital da empresa de radiodifuso sonora e de sons e imagens, na faixa de fronteira, pertencer somente a pessoas fsicas brasileiras. A responsabilidade e orientao intelectual e administrativa cabero somente a brasileiros. As quotas ou aes representativas do capital social sero inalienveis e incaucionveis a estrangeiros ou a pessoas Lei no 6.634, de 02/5/79: art. 3o, I e III, e Decreto no 85.064, de 26/8/80, jurdicas. arts. 10, 15 e , 17, 18, 23 e . EMPRESA DE MINERAO A sociedade mercantil de minerao dever fazer constar expressamente de seu estatuto ou contrato social que, pelo menos, cinqenta e um por cento do seu capital pertencer a brasileiros e que a administrao ou gerncia caber sempre a maioria de brasileiros, assegurados a estes poderes predominantes. No caso de firma mercantil individual, s a brasileiro ser permitido o estabelecimento ou explorao das atividades de minerao na faixa de fronteira. A administrao ou gerncia caber sempre a brasileiros, sendo vedada a delegao de poderes, direo ou gerncia a estrangeiros, ainda que

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

33 por procurao outorgada pela sociedade ou firma mercantil individual. EMPRESA DE COLONIZAO E LOTEAMENTOS RURAIS Salvo assentimento prvio do rgo competente, ser vedada, na Faixa de Fronteira, a prtica dos atos referentes a : colonizao e loteamentos rurais. Na Faixa de Fronteira, as empresas que se dedicarem s atividades acima, devero obrigatoriamente ter pelo menos cinqenta e um por cento pertencente a brasileiros e cabe administrao ou gerncia maioria de brasileiros, assegurados a estes os poderes predominantes

As entidades integrantes do Sistema Financeiro Nacional e as componentes do Sistema de Distribuio, entre outras, antes do registro, devem ter a aprovao do Banco Central do Brasil, de conformidade com as normas constantes do MNI Manual de Normas e Instrues, expedido por aquela autarquia federal. As sociedades por aes, que queiram negociar suas aes nas bolsas de valores, necessitam de registro na CVM Comisso de Valores Mobilirios. As companhias seguradoras, as sociedades de capitalizao e as entidades de previdncia complementar abertas esto sujeitas s normas da Susep Superintendncia de Seguros Privados. As entidades de previdncia complementar fechadas esto sujeitas s normas da Secretaria de Previdncia Complementar do Ministrio de Previdncia e Assistncia Social.

inteiro teor do contrato ou do estatuto; relao dos membros de todos os rgos da administrao da sociedade, com nome, nacionalidade, profisso, domiclio e o valor da participao de cada um no capital da sociedade; cpia do ato que autorizou o funcionamento no Brasil e fixou o capital destinado s operaes no territrio nacional; prova de nomeao do representante no Brasil, com poderes expressos para aceitar as condies exigidas para a autorizao; ltimo balano; guia de recolhimento do preo do servio.

Os documentos acima devem ser autenticados, de conformidade com a lei nacional da sociedade requerente, legalizados no consulado brasileiro da respectiva sede. e acompanhados de traduo em vernculo. Aceitas as condies, cabe ao Poder Executivo expedir o decreto de autorizao, do qual constar o montante do capital destinado s operaes no Pas, cabendo sociedade promover a publicao do requerimento de autorizao e anexos. A sociedade autorizada no pode iniciar sua atividade antes de inscrita no registro prprio do lugar em se deva estabelecer. O requerimento de inscrio ser instrudo com exemplar da publicao acima mencionada, acompanhada do depsito em dinheiro, em estabelecimento bancrio oficial, do capital mencionado. A referida inscrio ser feita em livro especial para sociedades estrangeiras, com nmero de ordem contnuo para todas as sociedades inscritas, devendo constar:

Sociedade estrangeira
A sociedade estrangeira, qualquer que seja o seu objeto, no pode, sem autorizao do Poder Executivo, funcionar no Pas. Sendo assim, a sociedade estrangeira que desejar estabelecer filial, sucursal ou agncia no Brasil, dever solicitar autorizao do Governo Federal para instalao e funcionamento, em requerimento dirigido ao Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio, protocolizado no Departamento Nacional de Registro do Comrcio DNRC. Esse requerimento dever ser instrudo com os seguintes documentos: ato de deliberao sobre a instalao de filial, sucursal, agncia ou estabelecimento no Brasil; prova de se achar a sociedade constituda conforme a lei de seu pas;

A sabedoria a arma invencvel de um povo

34

nome, objeto, durao e sede da sociedade no estrangeiro; lugar da sucursal, filial ou agncia, no Pas; data e nmero do decreto de autorizao; capital destinado s operaes no Pas; individuao do seu representante permanente.

Uma vez feita a inscrio, promove-se ento, a sua publicao. A sociedade estrangeira autorizada a funcionar no Pas, ficar sujeita s leis e aos tribunais brasileiros, quanto aos atos ou operaes praticados no Brasil, devendo funcionar com o nome que tiver em seu pas de origem, podendo acrescentar as palavras do Brasil ou para o Brasil. Sob pena de lhe ser cassada a autorizao, deve a sociedade estrangeira publicar o balano patrimonial e o de resultado econmico das sucursais, filiais ou agncias existentes no Pas. Qualquer alterao que a sociedade estrangeira autorizada a funcionar no Pas faa no seu contrato ou estatuto, para produzir efeitos no territrio brasileiro, depender de aprovao do Governo Federal e, para tanto, dever apresentar os seguintes documentos: requerimento ao Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio, solicitando a devida aprovao, protocolizado no Departamento Nacional de Registro do Comrcio; ato de deliberao que promoveu a alterao; guia de recolhimento do preo do servio.

a titularidade da maioria de seu capital votante e o exerccio de fato e de direito do poder decisrio para gerir suas atividades; que a participao do conjunto de investidores nacionais de cada um dos dois pases seja de, no mnimo, 30% (trinta por cento) do capital social da empresa; que o conjunto dos investidores nacionais de cada um dos dois pases tenha o direito de eleger, no mnimo, um membro em cada um dos rgos de administrao e um membro do rgo de fiscalizao interna da empresa.

So considerados investidores nacionais: as pessoas fsicas residentes e domiciliadas em qualquer um dos dois pases; as pessoas jurdicas de direito pblico de qualquer um dos dois pases; as pessoas jurdicas de direito privado de qualquer um dos dois pases, nas quais a maioria do capital social e dos votos, e o controle administrativo e tecnolgico efetivos sejam direta ou indiretamente detidos pelos investidores indicados nos dois itens anteriores As empresas binacionais brasileiroargentinas tero sede necessariamente, no Brasil ou na Argentina e se revestiro de uma das formas jurdicas admitidas pela legislao do pas escolhido para fixar sua sede social, devendo agregar sua denominao as palavras Empresa Binacional Brasileiro-Argentina ou a sigla E.B.B.A. ou Empresa Binacional Argentino-Brasileira ou a sigla E.B.A.B.

Empresas binacionais
O ato constitutivo das empresas binacionais brasileiro-argentinas dever atender ao cumprimento simultneo das seguintes condies: que pelo menos 80% (oitenta por cento) do capital social e dos votos pertenam a investidores nacionais brasileiros e argentinos, assegurando-lhes o controle real e efetivo da empresa binacional, entendendo-se por controle real e efetivo da empresa

Empresas de Temporrio

Trabalho

De acordo com a Lei n 6.019/74, compreende-se como empresa de trabalho temporrio a pessoa fsica ou jurdica urbana, cuja atividade consiste em colocar disposio de outras empresas, temporariamente, trabalhadores, devidamente qualificados, por elas remunerados e assistidos.

Sendo assim, deduz-se que trabalho temporrio aquele prestado por pessoa A sabedoria a arma invencvel de um povo!

35

fsica a uma empresa, para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou acrscimo extraordinrio de servios. reconhecida a atividade da empresa de trabalho temporrio que passa a integrar o plano bsico do enquadramento sindical a que se refere o art. 577, da Consolidao das Leis do Trabalho. O funcionamento da empresa de trabalho temporrio depender de prvio registro no Departamento Nacional de Mo-deObra do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social. O pedido de registro para funcionar dever ser instrudo com os seguintes documentos:
a) prova de constituio da empresa

O contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora de servio ou cliente dever ser obrigatoriamente escrito e dele dever constar expressamente o motivo justificador da demanda de trabalho temporrio, assim como as modalidades de remunerao da prestao de servio. O contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora ou cliente, com relao a um mesmo empregado, no poder exceder de trs meses, salvo autorizao conferida pelo rgo local do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, segundo instrues a serem baixadas pelo Departamento Nacional de Mo-de-Obra. O contrato de trabalho celebrado entre empresa de trabalho temporrio e cada um dos assalariados colocados disposio de uma empresa tomadora ou cliente ser, obrigatoriamente, escrito e dele devero constar, expressamente, os direitos conferidos aos trabalhadores. Ser nula de pleno direito qualquer clusula de reserva, proibindo a contratao do trabalhador pela empresa tomadora ou cliente ao fim do prazo em que tenha sido colocado sua disposio pela empresa de trabalho temporrio. Ficam assegurados ao trabalhador temporrio os seguintes direitos: a) remunerao equivalente percebida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora ou cliente calculados base horria, garantida, em qualquer hiptese, a percepo do salrio mnimo regional;
b) jornada

individual ou da sociedade empresria, com o competente registro na Junta Comercial da localidade em que tenha sede;
b) prova de nacionalidade brasileira

do titular ou dos scios;


c) prova de possuir capital social

integralizado de, no mnimo, $ 120.000,00 poca do pedido do registro;


d) prova de entrega da relao de

trabalhadores a que se refere o art. 360, da Consolidao as Leis do Trabalho;


e) prova f)

de recolhimento Contribuio Sindical;

da

prova da propriedade do imvelsede ou recibo referente ao ltimo ms, relativo ao contrato de locao; Geral de Contribuintes Ministrio da Fa-zenda. do

g) prova de inscrio no Cadastro

No caso de mudana de sede ou de abertura de filiais, agncias ou escritrios dispensada a apresentao dos documentos de que trata este artigo, exigindo-se, no entanto, o encaminhamento prvio ao Departamento Nacional de Mo-de-Obra de comuni-cao por escrito, com justificativa e endereo da nova sede ou das unidades operacionais da empresa.

de oito horas, remuneradas as horas extraordinrias no excedentes de duas, com acrscimo de 20% (vinte por cento); da lei;

c) frias proporcionais, nos termos d) repouso semanal remunerado; e) adicional por trabalho noturno; f)

indenizao por dispensa sem justa causa ou trmino normal do contrato, correspondente a 1/12

A sabedoria a arma invencvel de um povo

36

(um doze avos) do pagamento recebido;


g) seguro

contra

acidente

de

trabalho;
h) proteo

REGISTRO DAS PROFISSES REGULAMENTADAS

previdenciria nos termos do disposto na Lei Orgnica da Previ-dncia Social.

Ministrio do Trabalho e Emprego


A maioria das profisses regulamentadas registrada em seus respectivos conselhos de classe profissional, tanto as de nvel tcnico quanto as de nvel superior. Por exemplo, o contador, o enfermeiro, mdico, o economista, o administrador, o advogado, o engenheiro, o agrnomo etc. Profisses tais quais essas, a partir do momento em que se registram, seus titulares esto aptos a desenvolv-las. Entretanto existem algumas profisses que a lei determina que seus titulares no esto aptos enquanto no fizerem o seu registro no Ministrio do Trabalho e Emprego. So elas: arquivista e tcnico de arquivo; artista: artes cnicas, cinema, fotonovela e radiodifuso; aturio; guardador e lavador autnomo; jornalista; publicitrio e agenciador de propaganda; radialista; secretrio executivo e tcnico em secretariado; socilogo; tcnico em espetculos de diverses: artes cnicas, cinema e fotonovela; tcnico de segurana do trabalho.

Registrar-se- na Carteira de Trabalho e Previdncia Social do trabalhador sua condio de temporrio. A empresa tomadora ou cliente obrigada a comunicar empresa de trabalho temporrio a ocorrncia de todo acidente cuja vtima seja um assalariado posto sua disposio, considerando-se local de trabalho, para efeito da legislao especfica, tanto aquele onde se efetua a prestao do trabalho, quanto sede da empresa de trabalho temporrio. As empresas de trabalho temporrio so obrigadas a fornecer s empresas tomadoras ou clientes, a seu pedido, comprovante da regularidade de sua situao com o Instituto Nacional de Previdncia Social. A fiscalizao do trabalho poder exigir da empresa tomadora ou cliente a apresentao do contrato firmado com a empresa de trabalho temporrio, e, desta ltima o contrato firmado com o trabalhador, bem como a comprovao do respectivo recolhimento das contribuies previdencirias. No caso de falncia da empresa de trabalho temporrio, a empresa tomadora ou cliente solidariamente responsvel pelo recolhimento das contribuies previdencirias, no tocante ao tempo em que o trabalhador esteve sob suas ordens, assim como em referncia ao mesmo perodo, pela remunerao e indenizao previstas nesta Lei. defeso s empresas de prestao de servio temporrio a contratao de estrangeiros com visto provisrio de permanncia no Pas. vedado empresa do trabalho temporrio cobrar do trabalhador qualquer importncia, mesmo a ttulo de mediao, podendo apenas efetuar os descontos previstos em lei.

Arquivista e tcnico de arquivo


De acordo com o Decreto n 82.590/85, o exerccio das profisses de arquivista e de tcnico de arquivo, s ser permitido: 1. aos diplomados no Brasil por curso superior de arquivologia, reconhecido na forma da lei; 2. aos diplomados no exterior por cursos superiores de arquivologia, cujos diplo-mas sejam revalidados no Brasil na forma da lei;

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

37

3. aos Tcnicos de Arquivo portadores de certificados de concluso de ensino de 2 grau. O exerccio das profisses de arquivista e de tcnico de arquivo depende de registro prvio na Delegacia Regional do Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego.

tcnico especializado em matemtica superior que atua, de modo geral, no mercado econmico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e polticas de investimentos e amortizaes e, em seguro privado e social, calcu-lando probabilidades de eventos, avali-ando riscos e fixando prmios, indeniza-es, benefcios e reservas matemticas. Conforme o art. 9 do decreto acima, o exerccio da profisso de aturio, em todo o territrio nacional, somente permitido a quem for registrado como tal no Ministrio do Trabalho e Emprego e for domiciliado no Pas. O registro profissional, obrigatrio a todo aturio, far-se- no rgo regional competente do Ministrio do Trabalho e Emprego e constar de livro prprio. Os pedidos de registro a que se refere o enunciado acima sero feitos atravs do Instituto Brasileiro de Aturia - IBA, que, aps recebida a documentao hbil e realizados os estudos e diligncias que couberem, emitir parecer conclusivo, encaminhando o processo, assim formado, deciso final do rgo competente do Ministrio do Trabalho e Emprego.

Artista e tcnico em espetculo de diverses


Para os efeitos da Lei n 6.533/78, considerado: I) artista, o profissional que cria, inter-preta ou executa obra de carter cultural de qualquer natureza para efeito de exibio ou divulgao pbli-ca, atravs de meios de comunicao de massa ou em locais onde se realizam espetculos de diverses pblicas; II) tcnico em espetculos de diverses, o profissional que, mesmo em carter auxiliar, participa, individualmente ou em grupo, de atividade profissional ligada diretamente elaborao, regis-tro, apresentao ou conservao de programas, espetculos e produes. O exerccio das profisses de artista e de tcnico em espetculos de diverses requer prvio registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego, o qual ter validade em todo o territrio nacional. As pessoas fsicas ou jurdicas de que trata esse artigo devero ser previamente inscritas no Ministrio do Trabalho. Somente as empresas organizadas e registradas no Ministrio do Trabalho, nos termos da Lei n 6.019/74, podero agenciar colocao de mo-de-obra de artista e de tcnico em espetculos de diverses.

Guardador e lavador autnomo


Consoante o art. 1 do Decreto n 79.797/77, o exerccio das profisses de guardador e lavador autnomo de veculos automotores, com as atribuies estabelecidas nesse Decreto, somente ser permitido aos profissionais registrados na Delegacia Regional do Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego. Pargrafo nico. Para o registro a que se refere esse artigo, podero as Delegacias Regionais do Trabalho, representadas

Aturio
De acordo com o art. 1 do Decreto n 66.408/70, entende-se por aturio o

A sabedoria a arma invencvel de um povo

38

pelos seus titulares, celebrar convnios com quaisquer rgos da Administrao Pblica Federal, Estadual ou Municipal. A concesso do registro somente se far mediante a apresentao, pelo interessado, dos seguintes documentos: I) prova de identidade; II) atestado de bons antecedentes forne-cido pela autoridade competente; III) certido negativa dos cartrios crimi-nais de seu domiclio; IV) prova de estar em dia com as obriga-es eleitorais; V) prova de quitao com o servio militar, quando a ele obrigado.

VI) ensino de tcnicas de Jornalismo; VII)coleta de notcias ou informaes e seu preparo para divulgao; VIII)reviso de originais de matria jorna-lstica, com vistas correo redaci-onal e adequao da linguagem; IX) organizao e conservao de arqui-vo jornaIstico e pesquisa dos respec-tivos dados para elaborao de notcias; X) execuo da distribuio grfica de texto, fotografia ou ilustrao de carter jornalstico, para fins de divulgao; XI) execuo de desenhos artsticos ou tcnicos de carter jornalstico, para fins de divulgao. Considera-se empresa jornalstica, para os efeitos da lei, aquela que tenha como atividade a edio de jornal ou revista, ou a distribuio de noticirio, com funcionamento efetivo, idoneidade financeira e registro legal. Equipara-se empresa jornalstica a seo ou servio de empresa de radiodifuso, televiso ou divulgao cinematogrfica, ou de agncias de publicidade ou de notcias, onde sejam exercidas as atividades acima elencadas. 2 A entidade pblica ou privada no jornalstica sob cuja responsabilidade se editar publicao destinada circulao externa est obrigada ao cumprimento das normas, relativamente aos jornalistas que contratar. De acordo com o art. 4, o exerccio da profisso de jornalista requer prvio registro no rgo regional do Ministrio do Trabalho e Emprego, que se far

Jornalista
De acordo com o art 2 do Decreto n 83.284/79 a profisso de Jornalista compreende, privativamente, o exerccio habitual e remunerado de qualquer das seguintes atividades: I) redao, condensao, titulao, in-terpretao, correo ou coorde-nao de matria a ser divulgada, contenha ou no comentrio;

II) comentrio ou crnica, por meio de quaisquer veculos de comunicao; III) entrevista, inqurito reportagem, escrita ou falada; ou

IV) planejamento, organizao, direo e eventual execuo de servios tcni-cos de Jornalismo, como os de arqui-vo, ilustrao ou distribuio grfica de matria a ser divulgada; V) planejamento, organizao e adminis-trao tcnica dos servios de que trata o item I;

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

39

mediante a apresentao de: I) prova de nacionalidade brasileira;

II) prova de que no est denunciado ou condenado pela prtica de ilcito penal; III) diploma de curso de nvel superior de jornalismo ou de comunicao social, habilitao em Jornalismo, fornecido por estabelecimento de ensino reco-nhecido na forma da lei, para as funes de redator, noticiarista, re-prter, reprter de setor, rdio reprter, arquivista pesquisador e revisor; IV) carteira de trabalho e previdncia social.

Consideram-se atividades artsticas, para os efeitos legais, as que se relacionam com trabalhos grficos, plsticos e outros, tambm de expresso esttica, destinados a exaltar e difundir pela imagem, pela palavra ou pelo som, as qualidades e convenincias de uso ou de consumo das mercadorias, produtos e servios a que visa propaganda. So atividades tcnicas, para os fins da legislao publicitria as que promovem a combinao harmoniosa dos conhecimentos cientficos com os artsticos, tendo em vista dar mensagem publicitria o mximo de rendimento e impacto.

Da agncia de propaganda
Agncia de propaganda a pessoa jurdica especializada nos mtodos, na arte e na tcnica publicitrios, que, atravs, de profissionais a seu servio, estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos veculos de divulgao, por ordem e conta de clientes anunciantes, com o objetivo de promover a venda de mercadorias, produtos e servios, difundir ideias ou informar o pblico a respeito de organizaes ou instituies a que servem.

Publicitrio e agenciador de propaganda


A profisso de publicitrio, criada pela Lei n 4.680/65, e organizada na forma do Decreto n 57.690/66, compreende as atividades daqueles que, em carter regular e permanente, exercem funes artsticas e tcnicas atravs das quais estuda-se, concebe-se, executa-se e distribui-se propaganda. Considera-se propaganda qualquer forma remunerada de difuso de idias, mercadorias, produtos ou servios, por parte de um anunciante identificado. As atividades artsticas e tcnicas utilizadas na propaganda sero exercidas nas agncias de propaganda, nos veculos de divulgao ou em qualquer empresa nas quais se produz a propaganda. Os auxiliares que, nas agncias de propagandas e em outras organizaes congneres, no colaborarem, diretamente, no planejamento, execuo, produo e distribuio da propaganda, tero a designao profissional correspondente s suas funes especficas.

Radialista
O exerccio da profisso de radialista regulado pela Lei n 6.615/78. Considera-se radialista o empregado de empresa de radiodifuso que exera funo estabelecida no Anexo do Decreto n 84.134/79.. Considera-se empresa de radiodifuso, para os efeitos do decreto acima, aquela que explora servios de transmisso de programas e mensagens, destinada a ser recebida livre e gratuitamente pelo pblico em geral, compreendendo a radiodifuso sonora (rdio) e radiodifuso de sons e imagens (televiso). Considera-se, igualmente, para os efeitos desse decreto, empresa de radiodifuso: a) a que explore servio de msica funcional ou ambiental e outras que executem, por quaisquer processos, transmisso de rdio

Os profissionais de outras categorias, que exeram funes nas agncias de Propaganda, conservaro os privilgios que a lei lhes concede, em suas respectivas categorias profissionais. A sabedoria a arma invencvel de um povo

40 b)

c)

d)

e)

ou de televiso; a que se dedique, exclusivamente, produo de programas para empresas de radiodifuso; a entidade que execute servios de repetio ou de retransmisso de radiodifuso; a entidade privada e a fundao mantenedora que executem servios de radiodifuso, inclusive em circuito fechado de qualquer natureza; as empresas ou agncias de qualquer natureza destinadas, em sua finali-dade, produo de programas, filmes e dublagens, comerciais ou no, para serem divulgados atravs das empre-sas de radiodifuso.

0 exerccio da profisso de radialista requer prvio registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego, o qual ter validade em todo o territrio nacional. O pedido de registro poder ser encaminhado atravs do sindicato representativo da categoria profissional ou da federao respectiva. Para registro do radialista necessria a apresentao de: I) diploma de curso superior, quando existente, para as funes em que se desdobram as atividades de Radia-lista, fornecido por escola reconhe-cida na forma da lei; ou II) diploma ou certificado correspondente s habilitaes profissionais ou bsicas de 2 grau, quando existente para as funes em que se desdobram as atividades de radi-alista, fornecido por escola reconhe-cida na forma da lei; ou III) atestado de capacitao profissional.

A profisso de radialista compreende as seguintes atividades: I - administrao; II - produo; III - tcnica. As atividades de administrao compreendem as especializadas, peculiares s empresas de radiodifuso. As atividades de produo se subdividem nos seguintes setores: a) autoria; b) direo; c) produo; d) interpretao; e) dublagem; f) locuo; g) caracterizao; h) cenografia. As atividades tcnicas se subdividem nos seguintes setores: a) direo; b) tratamento e registros sonoros; c) tratamento e registros visuais; d) montagem e arquivamento; e) transmisso de sons e imagens; f) revelao e copiagem de filmes; g) artes plsticas e animao de desenhos e objetos; h) manuteno tcnica. No se incluem no disposto nesse decreto os atores e figurantes que prestam servios a empresas de radiodifuso.

Relaes pblicas
Conforme o art. 1 da Lei n 5.377/67, a atividade e o esforo deliberado, planificado e contnuo para esclarecer e manter compreenso mtua entre uma instituio pblica ou privada e os grupos e pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada, constituem o objeto geral da profisso liberal ou assalariada de relaes pblicas. Art. 2 A designao de profissional de relaes pblicas e o exerccio das respectivas atividades passam a ser privativos: a) dos que, a partir da vigncia da presente lei, venha ser diplomados em cursos de relaes pblicas, de nvel superior, reconhecidos pelo Conselho Federal de Educao; b) dos que, antes da vigncia da presente lei, sendo possuidores de

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

41

diplomas de nvel universitrio, tenham concludo cursos regulares de relaes pblicas, em estabelecimentos de ensino, cujos currculos venham a ser homologados pelo Conselho Federal de Educao; c) dos diplomados no exterior em cursos regulares de relaes pblicas, aps a revalidao do diploma nos termos da legislao vigente e ressalvados os amparados atravs de convnios. O exerccio em rgos da administrao pblica, em entidades privadas ou de economia mista de cargos, empregos ou funes, ainda que de direo, chefia, assessoramento, secretariado e as de magistrio, cujas atribuies envolvam, principalmente, conhecimentos inerentes s tcnicas de relaes pblicas, privativo do profissional dessa especialidade, devidamente registrado no Ministrio do Trabalho e Emprego.

ensino superior, reconhecidos;

oficiais

ou

d) aos mestres ou doutores em sociolo-gia, sociologia poltica ou cincias sociais, diplomados at 11 de dezembro de 1980, por estabeleci-mentos de psgraduao, oficiais ou reconhecidos; e) aos que, embora no diplomados nos termos das alneas a, b, c e d acima, tenham exercido, efetivamente, h mais de 5 (cinco) anos, at 11 de dezembro de 1980, uma das atividades pertinentes profisso de socilogo. Art. 6 O exerccio da profisso depende de prvio registro no rgo regional do Ministrio do Trabalho e Emprego.

Socilogo
De acordo com o art. 1 da Lei n 6.888/80, o exerccio, no Pas, da profisso de socilogo, observadas as condies de habilitao e as demais exigncias legais, assegurado: a) aos bacharis em sociologia, socio-logia e poltica ou cincias sociais, diplomados por estabelecimentos de ensino superior, oficiais ou reconhe-cidos; b) aos diplomados em curso similar no exterior, aps a revalidao do diploma, de acordo com a legislao em vigor; c) aos licenciados em sociologia, sociolo-gia e poltica ou cincias sociais, com licenciatura plena, realizada at 11 de dezembro de 1980, em estabeleci-mentos de

ATIVIDADES REGULADAS POR LEGISLAO ESPECIAL

Agncias de turismo
De acordo com o Decreto 84.934/80, compreende-se por agncia de turismo a sociedade que tenha por objetivo social, exclusivamente, as atividades de turismo definidas nesse Decreto. Constitui atividade privativa das agncias de turismo a prestao de servios consistentes em: I) venda comissionada ou intermediao remunerada de passagens individuais ou coletivas, passeios, viagens e excurses; II) intermediao remunerada na reserva de acomodaes; III) recepo, transferncia e assistncia e especializadas ao turista ou viajante; IV) operao de viagens e excurses, individuais ou coletivas, compreendendo a organizao, contratao e execuo de programas, roteiros e itinerrios;

A sabedoria a arma invencvel de um povo

42

V) representao de empresas transpor-tadoras, empresas de hospedagem e outras prestadoras de servios turs-ticos; VI) divulgao pelos meios adequados, inclusive propaganda e publicidade, dos servios mencionados nos inci-sos anteriores. Observada a legislao especfica, as agncias de turismo podero prestar, ainda, sem carter privativo, os seguintes servios: I) obteno e legalizao de documentos para viajantes; II) reserva e venda, mediante comissio-namento, de ingressos para espet-culos pblicos, artsticos, esportivos, culturais e outros; III) transporte turstico de superfcie; IV) desembarao de bagagens, nas via-gens e excurses de seus clientes; V) agenciamento de carga; VI) prestao de servios para congressos, convenes, feiras e even-tos similares; VII) operaes de cmbio manual, obser-vadas as instrues baixadas a esse respeito pelo Banco Central do Brasil; VIII)outros servios, que venham a ser especificados pelo Conselho Nacional de Turismo. Conforme os servios que estejam habilitadas a prestar, e os requisitos para seu registro e funcionamento, as agncias de turismo classificam-se em duas categorias: agncia de viagens e turismo; agncia de viagens. Em localidades onde no exista nenhuma agncia de turismo registrada e em operao, o Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur, poder autorizar, a ttulo precrio, a venda comissionada, avulsa, em pequena escala e vista, de passagens rodovirias, ferrovirias, fluviais, ou lacustres, por empresas no habilitadas na forma do presente Decreto.

Registro e funcionamento
As agncias de turismo s podero funcionar no Pas aps serem registradas no Embratur. A abertura de filiais igualmente condicionada a registro no Embratur, equiparando-se a filial qualquer ponto de venda ou de prestao dos servios previstos neste Decreto ou nos atos dele decorrentes. O Embratur expedir um certificado prprio para cada registro de empresa ou filial que conceder. O certificado de registro habilitar a empresa ou filial a exercer, em todo o territrio nacional, as atividades correspondentes categoria em que estiver classificada. condio prvia para registro a comprovao, na forma que vier a ser estabelecida pelo Embratur, do atendimento dos seguintes requisitos: I) capacidade tcnica e idoneidade moral da empresa e de seus responsveis; II) idoneidade financeira e qualificao cadastral da empresa; III) instalaes adequadas ao atendimento dos usurios, com reas exclu-sivamente destinadas atividade; IV) comprovao de viabilidade do mercado na localidade pretendida. A capacidade tcnica da empresa e de seus responsveis ser aferida atravs de: I) documento comprobatrio de que ao menos um dos scios ou diretores responsveis pela empresa, ou, se for o caso, gerente da filial, possui mais de trs (3) anos de experincia profissional no exerccio de atividades ligadas ao turismo; II) prova de que a empresa ou filial dispe de informaes tcnicas e de consulta, relativas atividade, e especialmente sobre: meios de transporte e condies de hospedagem, alimentao e recreao nos roteiros tursticos que operar e

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

43

vender; formalidades pertinentes a entrada, sada e permanncia de viajantes e turistas.

demonstraes financeiras, conforme estabelecido pela Embratur.

A idoneidade moral dos responsveis e a idoneidade financeira da empresa sero comprovadas mediante apresentao de atestados e referncias de natureza comercial e outras, em forma a ser estabelecida pela Embratur. Ser facultada a instalao de agncias de turismo em meios de hospedagem e outros estabelecimentos e empreendimentos de natureza turstica. Mediante ajuste com os rgos e entidades competentes, ou em casos excepcionais, a Embratur poder, a seu critrio, permitir a prestao de servios de reservas de transporte e hospedagem pelas agncias de turismo, em instalaes localizadas em estaes ou terminais de transporte de passageiros. vedado o registro como agncia de turismo a empresas: I) direta ou indiretamente vinculadas a rgos oficiais de turismo; II) cujo objetivo social estabelea servi-os diversos dos privativos ou permissveis para a categoria na qual pretendam registrar-se, ou incompa-tveis com os objetivos da Poltica Nacional de Turismo; III) cuja denominao social seja idntica ou semelhante de outra j registrada, ou de rgo oficial de turismo. So condies para funcionamento e manuteno do registro na categoria em que tiver sido classificada a agncia de turismo: I) o atendimento permanente s condi-es e requisitos estabelecidos nesse Decreto, ou dele decorrentes; II) a observncia dos padres de conforto, servios e preos estabele-cidos para a categoria; III) a apresentao, em tempo oportuno, de informaes, estatsticas, relato-rios, balanos e

Legislao especfica
Torna-se necessrio tomar algumas providncias, para a abertura do empreendimento, tais como: registro na Junta Comercial; registro na Secretria da Fazenda; registro na Prefeitura do Municpio; registro no INSS; registro no Sindicato Patronal; registro da empresa turstica no Embratur / Braslia; filiao Abav (para concesso de carta de capacitao tcnica); registro no Sindetur - opcional; registro do meio de transporte ou frota de nibus/carro no DER Departamento Estadual de Rodagem -, e no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para o caso de transporte e circulao em estradas interestaduais.

Registro especial
A primeira condio para uma agncia de viagem funcionar legalmente registr-la, como qualquer empresa de natureza empresarial, na Junta Comercial do Estado em que est sendo instalada. Aps registro na Junta, a sua empresa dever obter o carto CNPJ na Receita Federal (esse documento necessrio para adquirir o alvar de licena expedido pela Prefeitura Municipal). A partir de ento, a empresa providenciar seu registro junto Instituto Brasileiro de Turismo Embratur, geralmente, cada estado possui uma entidade que responde pela Embratur. interessante, tambm, que a empresa se cadastre no SNEA Sindicato Nacional das Empresas Aerovirias. A agncia que no se associar a esse Sindicato no consegue cadastro para pleitear crdito junto s companhias areas. E crdito vital para uma pequena agncia, j que as operaes de compra de passagens envolvem grandes somas de recursos e prazos curtssimos de pagamento.

A sabedoria a arma invencvel de um povo

44

Um dos procedimentos necessrios ao registro de agncias de viagem no SNEA, diz respeito estrutura do capital social. No caso de sociedades limitadas ou annimas, o capital mnimo integralizado dever corresponder em moeda corrente, na data da constituio ou na da ltima alterao contratual para sua elevao, a US$ 25.000,00 (dlar comercial/venda, relativo ao ltimo dia til do ms anterior ao da assinatura do contrato ou da efetuao de alterao contratual), para as cidades de So Paulo e Rio de Janeiro e US$ 20.000,00 para o interior desses estados e demais unidades federadas do pas; Juntamente com os documentos encaminhados, apresentando a postulao da agncia, dever ser anexada declarao de capacitao tcnico-profissional de um dos componentes da sociedade, Forncida pela Abav e/ou Sindetur, onde houver. Para tanto, a requerente se compromete a manter atualizado, junto ao SNEA, todos os seus dados cadastrais, inclusive a comunicar, imediatamente, a esse Sindicato, toda e qualquer alterao implementada em sua estrutura societria. A requerente concorda em permitir que, sempre que se fizer necessrio, um representante do SNEA visite suas dependncias, com a finalidade de verificar, concretamente, a observncia dos requisitos exigidos para comercializao de bilhetes areos. A requerente tambm declara que tem cincia de que, caso venha a ser constatada a prtica de irregularidades, por medida acautelatria, ser promovida sua excluso provisria (1 ano), ou definitiva (reincidncia), do cadastro do SNEA. Por fim, a requerente se compromete a, uma vez instada a promover a devoluo dos bilhetes areos que lhe foram entregues em consignao, atender, de imediato, o pedido, tendo cincia de que, caso assim no proceda, ser definitivamente excluda do cadastro do SNEA.

Empresas de informaes reservadas ou confidenciais


De acordo com o art. 1 do Decreto n 50.532/61, as empresas de informaes reservadas ou confidenciais, comerciais ou particulares, de que trata a Lei n 3.099/57, de propriedade de pessoas fsicas ou jurdicas, s podero funcionar depois de registradas no Registro do Comrcio e na repartio Policial do local em que operem, com observncia de todas as formalidades legais. Os estabelecimentos autorizados a funcionar fornecero Polcia ( Superintendncia da Ordem Poltica e Social e Chefia do Departamento de Investigaes, onde existirem), todas as informaes que lhes forem solicitadas. As informaes sero sempre prestadas por escrito em papel que contenha impressos o nome do estabelecimento, o da sociedade e, por extenso, o de um gerente ou diretor, pelo menos. A observncia das disposies contidas nesta lei no exime os interessados do cumprimento de quaisquer outras exigncias legais. Para obteno de registro Policial apresentaro as empresas os seguintes documentos: a) certido do registro comercial, contendo o inteiro teor da declarao da firma, ou contrato social; b) folha corrida dos dirigentes da empresa e dos seus auxiliares, a qualquer ttulo, que trabalhem nas investigaes. Qualquer modificao do registro comercial, bem como a admisso ou dispensa de auxiliares, devem ser comunicadas, no prazo de 48 horas, repartio aludida no primeiro pargrafo dessa seo. vedada s empresas de que trata o presente regulamento a prtica de quaisquer atos ou servios estranhos sua finalidade e os que so privativos das autoridades policiais, e devero exercer sua atividade abstendo-se de atender contra a inviolabilidade ou recato dos

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

45

lares, a vida privada ou a boa fama das pessoas. Cumpre s empresas fornecer s autoridades Policiais cpias das informaes fornecidas aos seus clientes e que lhes forem requisitadas, prestando, tambm as informaes por elas solicitadas. A inobservncia do presente decreto sujeita s empresas a pena de suspenso de funcionamento, de um a seis meses, imposta pelo dirigente da repartio policial do respectivo local em que operem.

II-

Delegacia do Estado de Minas Gerais: Estado do Esprito Santo; Delegacia do Estado do Cear: Estados do Maranho, Piau, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraba, Rio Grande do Norte e Sergipe; Delegacia do Distrito Federal: Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois, Tocantins, Amazonas, Acre, Amap, Par, Rondnia e Roraima.

III-

IV-

INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL - INPI


O INPI o rgo governamental (uma autarquia federal, para ser mais exato) dedicado executar as leis que regulam a propriedade industrial. Criado em 1970, o Instituto vinculado ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Alm das atribuies conhecidas de registro de marcas e patentes, existem outros servios prestados pelo Instituto, a saber: registro de programas de computador; registro de desenho industrial; responsabilidade pela averbao dos contratos de transferncia de tecnologia; registro de contratos de franquia empresarial.

As delegacias sero dirigidas por delegados, cujas competncias administrativas so aquelas fixadas nos artigos 69 e 85 da Portaria MDCI n 40/04. As competncias das delegacias, respeitadas as suas respectivas reas de atuao, so aquelas estabelecidas no artigo 67 da Portaria MDCI n 40/04.

Como pesquisar marcas e patentes


Antes de requerer uma patente ou registro de marca, recomendvel executar uma busca prvia para se saber se sua criao ou marca j no existe registrada. O INPI disponibiliza em seu site uma pesquisa de marcas e patentes que voc pode utilizar e descobrir se sua criao ou marca j se encontram registrados. O resultado da pesquisa no site do INPI pode no ter efeitos legais, em contraponto publicao na Revista da Propriedade Industrial - RPI.

Delegacias regionais do INPI


As delegacias regionais do INPI esto localizadas nos Estados de So Paulo, Rio Grande do Sul, Paran, Cear, Minas Gerais, e no Distrito Federal, e subordinamse ao Presidente do INPI. As Delegacias Regionais do INPI nos Estados do Paran, Minas Gerais, Cear e no Distrito Federal, alm de suas jurisdies originrias, tambm atuaro nas seguintes regies: IDelegacia do Estado do Paran: Estado de Santa Catarina;

Tudo sobre marcas


Quantas vezes voc j ouviu falar em pedido de patente? Licenciamento de marca? Que o governo quebrou outra patente de medicamentos? Certamente, esses assuntos no seriam to populares se no fossem to importantes. Eles so, porque atravs do mecanismo legal das marcas e patentes que a criatividade e capacidade tecnolgica de autores e/ou inventores preservada e garantida. Se voc inventou

A sabedoria a arma invencvel de um povo

46

algum mecanismo, criou uma obra original ou marca que quer proteger, ento, saber o que so marcas e patentes o primeiro passo. preciso entender que marcas e patentes so duas coisas diferentes. Marcas so, segundo o INPI, "sinais visualmente perceptveis". Elas devem ser percebidas facilmente para distinguir produto ou servio. Segundo o INPI, marca "todo sinal distintivo, visualmente perceptvel, que identifica e distingue produtos e servios de outros anlogos, de procedncia diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificaes tcnicas". Patentes so ttulos que so dados pelo Estado, em conformidade com a lei de patente, a um autor ou inventor para que estes excluam terceiros da utilizao (venda, fabricao etc.) se sua obra ou inveno. Atravs da patente, o inventor garante que sua criao no ser utilizada sem seu consentimento.

diz tudo! Marcas tridimensionais so aquelas constitudas por um formato fsico de produto, embalagem etc., sem ter associada a si um efeito tecnolgico qualquer.

Tudo sobre patentes


Patente um ttulo concedido pelo Estado a um autor ou inventor ou detentor de direito sobre uma criao original que, em decorrncia do ttulo, tem seus segredos de criao revelados. Pelo conceito de patente, presume-se que o autor/inventor dispensou uma boa parte de seu tempo e/ou dinheiro em sua criao (o que, principalmente em caso de empresas, pode ser muito dinheiro!). Assim, com o ttulo de patente possvel prevenir que competidores vendam e ganhem dinheiro sem terem sido onerados com os mesmos gastos de pesquisa e desenvolvimento. A proteo conferida pela patente , portanto, um valioso patrimnio do autor/inventor! Durante a vigncia da patente, seu titular pode selecionar as pessoas e empresas que podem (normalmente a um custo) ou no utilizar sua criao - em termos prticos, a patente tambm uma garantia na explorao financeira do trabalho suado do inventor/autor. O leitor atento deve ter notado a palavra vigncia no pargrafo anterior. Sim: patentes tm vigncia! Depois de expirada, qualquer pessoa pode utilizar a criao. O prazo de vigncia de uma patente depende de sua natureza (veja abaixo).

Tipos de marcas
Marcas podem ser legalmente classificadas em diversos tipos. Por exemplo, h a marca estrangeira e a brasileira; de produtos/servios ou coletivas, de certificao etc. a apresentao da marca que sugere mais importncia a seus criadores. Por esse critrio, uma marca pode ser nominativa, figurativa, mista ou tridimensional.

Marca nominativa aquela com-posta de palavras, expresses e/ou combinaes de letras e/ou nmeros do nosso alfabeto. Por exemplo: globo a gente se v por aqui. Marca figurativa constituda de um desenho ou forma estilizada de letras e/ou nmeros. Marca mista a composta de uma combinao de componentes das marcas figurativa e nominativa, cuja grafia se apresenta de forma estilizada. Marca tridimensional o nome j

Natureza da patente
Cada inveno diferente da outra. De uma forma ou de outra, grosso modo cada criao a ser patenteada deve ser enquadrada em uma das seguintes naturezas de patente: Privilgio de Inveno (PI) o que normalmente as pessoas entendem como "inveno". algo novo, indito, uma nova soluo para um problema etc. PIs tm vigncia de 20 anos.

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

47

Modelo de Utilidade (MU) a criao que resulta em melhoria de um objeto existente. MUs tm vigncia de 15 anos.

elencados.

Das obras protegidas

intelectuais

Como registrar marca e patente


Para saber como registrar marcas e patentes, importante antes conhecer os processos burocrticos junto ao INPI. Registrar marca ou patente no nenhum bicho-de-sete-cabeas voc mesmo pode executar o passo a passo, desde que saiba como registrar. Para concluir o registro de marca ou patente preciso acompanhar o processo de perto, e suprir os documentos necessrios para obter sua marca registrada. Seu pedido para registrar marca ou patente deve ser encaminhado, acompanhado de toda a documentao necessria, ao INPI para o devido registro. Ser necessrio pagar algumas taxas para o processamento de seu pedido.

Registro das obras intelectuais


Conforme art. 17 da Lei n 5.988/73, para segurana de seus direitos, o autor da obra intelectual poder registr-Ia, conforme sua natureza: na Biblioteca Nacional; na Escola de Msica, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro; no Instituto Nacional do Cinema; ou no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia; 1 Se a obra for de natureza que comporte registro em mais de um desses rgos, dever ser registrada naquele com que tiver maior afinidade. 2 O Poder Executivo, mediante Decreto, poder, a qualquer tempo, reorganizar os servios de registro, conferindo a outros rgos as atribuies a que se refere esse artigo.

A proteo aos direitos de obras intelectuais independe de registro. , portanto, facultado ao autor registrar a sua obra em algum dos rgos pblicos acima A sabedoria a arma invencvel de um povo

Conforme o art. 7 da Lei n 9.610/98, so obras intelectuais protegidas as criaes do esprito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangvel ou intangvel, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: Ios textos de obras literrias, artsticas ou cientficas; IIas conferncias, alocues, sermes e outras obras da mesma natureza; IIIas obras dramticas e dramticomusicais; IVas obras coreogrficas e pantommicas, cuja execuo cnica se fixe por escrito ou por outra qualquer forma; Vas composies musicais, tenham ou no letra; VIas obras audiovisuais, sonorizadas ou no, inclusive as cinematogrficas; VIIas obras fotogrficas e as produzidas por qualquer processo anlogo ao da fotografia; VIIIas obras de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cintica; IXas ilustraes, cartas geogrficas e outras obras da mesma natureza; Xos projetos, esboos e obras plsticas concernentes geografia, engenha-ria, topografia, arquitetura, paisagis-mo, cenografia e cincia; XIas adaptaes, tradues e outras transformaes de obras originais, apresentadas como criao intelec-tual nova; XIIos programas de computador; XIII- as coletneas ou compilaes, anto-logias, enciclopdias, dicionrios, bases de dados e outras obras, que, por sua seleo, organizao ou disposio de seu contedo, consti-tuam uma criao intelectual.

48

A proteo concedida no item acima no abarca os dados ou materiais em si mesmos e se entende sem prejuzo de quaisquer direitos autorais que subsistam a respeito dos dados ou materiais contidos nas obras. No domnio das cincias, a proteo recair sobre a forma literria ou artstica, no abrangendo o seu contedo cientfico ou tcnico, sem prejuzo dos direitos que protegem os demais campos da propriedade imaterial. No so objeto de proteo como direitos autorais de que trata essa Lei: Ias ideias, procedimentos normativos, sistemas, mtodos, projetos ou conceitos matemticos como tais; IIos esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negcios; IIIos formulrios em branco para serem preenchidos por qualquer tipo de informao, cientfica ou no, e suas instrues; IVos textos de tratados ou convenes, leis, decretos, regulamentos, decises judiciais e demais atos oficiais; Vas informaes de uso comum tais como calendrios, agendas, cadastros ou legendas; VIos nomes e ttulos isolados; VIIo aproveitamento industrial ou comercial das idias contidas nas obras. cpia de obra de arte plstica feita pelo prprio autor assegurada a mesma proteo de que goza o original. A proteo obra intelectual abrange o seu ttulo, se original e inconfundvel com o de obra do mesmo gnero, divulgada anteriormente por outro autor. O ttulo de publicaes peridicas, inclusive jornais, protegido at um ano aps a sada do seu ltimo nmero, salvo se forem anuais, caso em que esse prazo se elevar a dois anos.

Da autoria das obras intelectuais


Autor a pessoa fsica criadora de obra literria, artstica ou cientfica. A proteo concedida ao autor poder aplicar-se s pessoas jurdicas nos casos previstos nesta Lei. Para se identificar como autor, poder o criador da obra literria, artstica ou cientfica usar de seu nome civil, completo ou abreviado at por suas iniciais, de pseudnimo ou qualquer outro sinal convencional. Considera-se autor da obra intelectual, no havendo prova em contrrio, aquele que, por uma das modalidades de identificao referidas no artigo anterior, tiver, em conformidade com o uso, indicada ou anunciada essa qualidade na sua utilizao. titular de direitos de autor quem adapta, traduz, arranja ou orquestra obra cada no domnio pblico, no podendo opor-se a outra adaptao, arranjo, orquestrao ou traduo, salvo se for cpia da sua. A coautoria da obra atribuda queles em cujo nome, pseudnimo ou sinal convencional for utilizada. No se considera coautor quem simplesmente auxiliou o autor na produo da obra literria, artstica ou cientfica, revendo-a, atualizando-a, bem como fiscalizando ou dirigindo sua edio ou apresentao por qualquer meio. Ao coautor, cuja contribuio possa ser utilizada separadamente, so asseguradas todas as faculdades inerentes sua criao como obra individual, vedada, porm, a utilizao que possa acarretar prejuzo explorao da obra comum. So coautores da obra audiovisual o autor do assunto ou argumento literrio, musical ou ltero-musical e o diretor. Consideram-se coautores de desenhos animados os que criam os desenhos utilizados na obra audiovisual. assegurada a proteo s participaes individuais em obras coletivas.

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

49

Qualquer dos participantes, no exerccio de seus direitos morais, poder proibir que se indique ou anuncie seu nome na obra coletiva, sem prejuzo do direito de haver a remunerao contratada. Cabe ao organizador a titularidade dos direitos patrimoniais sobre o conjunto da obra coletiva. O contrato com o organizador especificar a contribuio do participante, o prazo para entrega ou realizao, a remunerao e demais condies para sua execuo. Para os efeitos da Lei n 9.610/98, considera-se: Ipublicao - o oferecimento de obra literria, artstica ou cientfica ao conhecimento do pblico, com o consentimento do autor, ou de qual-quer outro titular de direito de autor, por qualquer forma ou processo; IItransmisso ou emisso - a difuso de sons ou de sons e imagens, por meio de ondas radioeltricas; sinais de satlite; fio, cabo ou outro condutor; meios ticos ou qualquer outro processo eletromagntico; IIIretransmisso - a emisso simul-tnea da transmisso de uma empresa por outra; IVdistribuio - a colocao disposio do pblico do original ou cpia de obras literrias, artsticas ou cientficas, interpretaes ou execu-es fixadas e fonogramas, mediante a venda, locao ou qualquer outra forma de transferncia de proprie-dade ou posse; Vcomunicao ao pblico - ato mediante o qual a obra colocada ao alcance do pblico, por qualquer meio ou procedimento e que no consista na distribuio de exemplares; VIreproduo - a cpia de um ou vrios exemplares de uma obra literria, artstica ou cientfica ou de um fonograma, VII-

de qualquer forma tangvel, incluindo qualquer armazenamento permanente ou temporrio por meios eletrnicos ou qualquer outro meio de fixao que venha a ser desenvolvido; contrafao - a reproduo no auto-rizada;

VIII - obra: a) em coautoria - quando criada em comum, por dois ou mais autores; b) annima - quando no se indica o nome do autor, por sua vontade ou por ser desconhecido; c) pseudnima - quando o autor se oculta sob nome suposto; d) indita - a que no haja sido objeto de publicao; e) pstuma - a que se publique aps a morte do autor; f) originria - a criao primgena; g) derivada - a que, constituindo criao intelectual nova, resulta da transfor-mao de obra originria; h) coletiva - a criada por iniciativa, organizao e responsabilidade de uma pessoa fsica ou jurdica, que a publica sob seu nome ou marca e que constituda pela participao de diferentes autores, cujas contribuies se fundem numa criao autnoma; i) audiovisual - a que resulta da fixao de imagens com ou sem som, que tenha a finalidade de criar, por meio de sua reproduo, a impresso de movimento, independentemente dos processos de sua captao, do suporte usado inicial ou posteriormente para fixlo, bem como dos meios utilizados para sua veiculao; IX) fonograma - toda fixao de sons de uma execuo ou interpretao ou de outros sons, ou de uma represen-tao de sons que no seja uma fixao includa em uma obra audiovi-sual; X) editor - a pessoa fsica ou jurdica qual se atribui o direito exclusivo de reproduo da obra e o dever de divulg-la, nos limites previstos no contrato de edio;

A sabedoria a arma invencvel de um povo

50

XI) produtor - a pessoa fsica ou jurdica que toma a iniciativa e tem a respon-sabilidade econmica da primeira fixao do fonograma ou da obra audiovisual, qualquer que seja a natureza do suporte utilizado; XII) radiodifuso - a transmisso sem fio, inclusive por satlites, de sons ou imagens e sons ou das represen-taes desses, para recepo ao pblico e a transmisso de sinais codificados, quando os meios de decodificao EXERCCIOS 1)

sejam oferecidos ao pblico pelo organismo de radiodi-fuso ou com seu consentimento; XIII)artistas intrpretes ou executantes - todos os atores, cantores, msicos, bailarinos ou outras pessoas que representem um papel, cantem, recitem, declamem, inter-pretem ou executem em qualquer forma obras literrias ou artsticas ou expresses do folclore.

2)

3)

4)

5) 6) 7)

8)

9)

Quais os objetivos sociais de uma sociedade cooperativa? Qualquer pessoa jurdica poder ingressar nas sociedades cooperativas? Quais as pessoas jurdicas que tm seu ingresso permitido nas socie-dades cooperativas? Quais so as profisses regulamen-tadas que possuem registro junto Superintendncia Regional do Traba-lho e Emprego SRTE? O que o registro profissional? Quem deve se cadastrar no Embratur? De que decorre a proteo do nome empresarial? Cite, pelo menos, trs proibies de arquivamento dos atos constitutivos. O que dever acontecer se a empresa individual ou sociedade no proceder a qualquer arquivamento no perodo de dez anos consecutivos, sem fazer nenhuma comunicao Junta Comercial? 10) Como processada reativao de uma empresa

junto Junta Comercial? 11) Quais sociedades constituem pessoas jurdicas? 12) Quais as formalidades exigidas para se constituir uma sociedade cooperativa? 13) Pode a sociedade simples adotar uma das formas da sociedade empresria, inclusive a limitada? 14) Quais os fatores de simplificao que diferenciam a sociedade de natureza simples da sociedade de natureza empresria? 15) Quais as vantagens da adoo da sociedade simples pura em relao sociedade simples limitada? 16) A distino entre as sociedades simples e empresria se d somente pelo modo pelo qual exerce a atividade econmica? 17) As sociedades simples so apenas aquelas cuja atividade venha a corresponder ao exerccio de profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, com fundamento no pargrafo nico do art. 966 do Cdigo Civil? 18) So tambm enquadradas na exceo do pargrafo

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

51

nico do art. 966 as sociedades cujo objeto seja atividade de natureza tcnica? 19) As sociedades simples com ativida-de-fim intelectual ou tcnica devem ser necessariamente uniprofissionais, isto, , formadas por membros de uma mesma profisso? 20) H para o administrador da socie-dade simples pura, responsabilidade pela no realizao da Assembleia Geral, de que trata o art. 1.078 do novo Cdigo Civil? E pelo descumprimento da obrigao prevista no pargrafo segundo do art. 1.075 do novo Cdigo Civil? 21) Pode haver limitao de responsa-bilidade pessoal dos scios nas sociedades simples pura, em face do disposto no art. 997, VIII, e no art. 1.023, ambos do novo Cdigo Civil? 22) correto afirmar que as sociedades cooperativas so registradas no Registro Civil das Pessoas Jurdicas? 23) A microempresa e a empresa de pequeno porte, tal como definidas na Lei n 9.841/99, podero ser consideradas sociedades simples? 24) A sociedade com atividade rural qualquer que seja o porte ou estru-tura pode ser considerada sociedade simples? 25) Para efeito de admisso no rgo de registro competente (os registros civis de pessoas jurdicas e os registros de empresa), qual o critrio a ser adotado para classificar a natureza jurdica de uma sociedade e a conseqente competncia registral?

Quais a Conseqncias Jurdicas do registro equivocado de sociedades? 26) Quais as sociedades cujo registro dever se processar obrigatoriamente no Registro Civil de Pessoas Jri-dicas e quais aquelas que podero optar entre esse regime e o Registro Pblico de Empresas Mercantis? 27) Em face do disposto no art. 1.150 do novo Cdigo Civil, est o Registro Civil de Pessoas Jurdicas obrigado a observar as normas editadas pelo Departamento Nacional de Registro do Comrcio e pelas Juntas Comerciais, relativamente socie-dade empresria, no caso de sociedade simples que adote a forma empresria? 28) O que vem a ser um scio de servios nas sociedades simples? 29) Comente a responsabilidade dos scios da sociedade simples luz do inciso VIII do art. 997 do Cdigo Civil 30) As sociedades cooperativas depen-dem de autorizao para funciona-mento? 31) Em que condies, processada a autenticao dos livros contbeis? 32) Discorra sobre o processo de insta-lao de uma filial de sociedade estrangeira no Brasil. 33) Que livros contbeis so autenticados na Junta Comercial? 34) O que voc sabe sobre o processo de constituio de uma empresa de radiodifuso sonora e de sons e imagens em faixa de fronteira? 35) Quem se obriga a inscrever-se no CNPJ? A sabedoria a arma invencvel de um povo

52

36) Fale sobre a constituio de empre-sas para a explorao de lavra de recursos minerais. 37) No tm personalidade jurdica, mas se obrigam a se inscrever no CNPJ. Cite todos os exemplos possveis. 38) Como estruturada a denominao social da uma sociedade cooperativa de responsabilidade limitada? 39) As casas de fora da Coelce so consideradas filiais? Explique. 40) Quais os livros comerciais e fiscais exigidos das sociedades cooperativas? 41) Qual a finalidade do registro profissional? 42) Como se constitui uma sociedade cooperativa? 43) necessrio CNPJ para um depsito fechado? 44) Confronte o papel da Semace versus Ibama. 45) Certamente, voc j ouviu falar em scio-gerente. Discorra sobre essa expresso. 46) D exemplos de entidades que devem solicitar o CEI Cadastro Especfico do INSS. 47) Como juridicamente disciplinado o Registro de Empresas? 48) De que atos se compe o

registro de empresa? 49) O que propriedade intelectual? 50) Como ser formado o capital social da sociedade cooperativa? 51) O que propriedade industrial? 52) Quais as principais diferenas entre a proteo conferida pela Lei n 9.279/96 e Lei de Direitos de Autor? 53) Diferencie descoberta de inveno. 54) A Lei da Propriedade Industrial protege a inveno e a descoberta? 55) Cite exemplos de invenes no patenteveis pela legislao brasileira. 56) Como se faz a proteo ao ttulo do estabelecimento? 57) O que modelo de utilidade? D exemplos. 58) O que so atos cooperativos e no cooperativos? 59) Como devero ser contabilizadas as operaes realizadas com no associados nas sociedades coope-rativas? 60) As quotas-partes subscritas e inte-gralizadas nas sociedades cooperativas so transferveis?

Bibliografia
BRASIL. Constituio Federal. 2.ed. Revista e atualizada. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997. _____. Cdigo Civil Brasileiro Lei n 10.406/02. _____. Lei n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. Publicada no DOU de 20-2-1998. _____. Lei n 9.279, de 14 de maio de 1996. Regula direitos e obrigaes relativos propriedade industrial. Publicada no DOU de 15-5-1996. _____. Lei n 8.934, de 18 de novembro de 1994. Dispe sobre o registro pblico de empresas mercantis e atividades afins e d outras providncias. Publicada no DOU de 21A sabedoria a arma invencvel de um povo!

53

11-1.994. _____. Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispe sobre a poltica nacional do meio ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao, e d outras providncias. Publicada no DOU de 02/09.81. _____. Lei n 6.888, de 10 de dezembro de 1980 - Dispe sobre o exerccio da profisso de Socilogo e d outras providncias. Publicada no DOU de 11-12-1980. _____. Lei n 6.615, de 16 de dezembro de 1978 - Dispe sobre a regulamentao da profisso de Radialista e d outras providncias. Publicada no DOU de 19-12-1978. _____. Lei n 6.546, de 4 de julho de 1978 - Dispe sobre a regulamentao de arquivista e tcnico de arquivo e d outras providncias. Publicada no DOU de 05-07-1978. _____. Lei n 6.533, de 24 de maio de 1978 - Dispe sobre a regulamentao das profisses de Artista e de Tcnico em Espetculos de Diverses e d outras providncias. Publicada no DOU de 26-05-1978. _____. Lei n 6.242, de 23 de setembro de 1975 - Dispe sobre o exerccio da profisso de Guardador e Lavador de veculos automotores, e d outras providncias. Publicada no DOU de 24-09-1978. _____. Lei n 5.988, de 14 de dezembro de 1973. Regula dos direitos autorais e d outras Providncias. Publicada no DOU de 18-12-1973. Revogada pela Lei n 9.610, de 1998, excetuando-se o art. 17 e seus 1 e 2. _____. Lei n 6.019, de janeiro de 1974. Dispe sobre o Trabalho Temporrio nas Empresas Urbanas, e d outras providncias. Publicada no DOU de 04-01-1974. _____. Lei n 5.764, de 16 de dezembro de 1.971. Define a Poltica Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurdico das sociedades cooperativas, e d outras providncias. Publicada no DOU de 16-12-1971. _____. Lei n 5.377, de 11 de dezembro de 1967 - Disciplina a Profisso de Relaes Pblicas e d outras providncias. Publicada no DOU de 12-12-1967. _____. Lei n 4.680, de 18 de junho de 1965 - Dispe sobre o exerccio da profisso de Publicitrio e de Agenciador de Propaganda e d outras providncias. _____. Lei n 3.099, de 24 de fevereiro de 1957. Determina as Condies para o Funcionamento de Estabelecimento de Informaes Reservadas ou Confidenciais, Comerciais ou Particulares. Publicada no DOU de 27-02-1957. _____. Decreto n 1.800 de 30 de janeiro de 1996. Regulamenta a Lei n 8.934, de 18 de novembro de 1994, que dispe sobre o registro pblico de empresas mercantis e atividades afins e d outras providncias. _____. Decreto n 82.590, de 6 de novembro de 1978 - Regulamenta a Lei n 6.546, de 4/07/78. Publicado no DOU de 07-11-1978. _____. Decreto n 89.531, de 5 de abril de 1984 - Regulamenta a Lei n 6.888/80, que dispe sobre o exerccio da profisso de socilogo e d outras providncias. Publicado no DOU de 09-04-1984. Republicado no DOU de 20-06.1984. _____. Decreto n 84.934, de 21 de julho de 1980. Dispe sobre as atividades e servios das Agncias de Turismo, regulamenta o seu registro e funcionamento e d outras providncias. Publicado no DOU de 21-07-1980. _____.Decreto n 84.134, de 30 de outubro de 1979 - Regulamenta a Lei n 6.615/78. Publicado no DOU de 31-10-1979. _____. Decreto n 83.284, de 13 de maro de 1979 - D nova regulamentao ao Decretolei n 972, de 17 de outubro de 1969, que dispe sobre o exerccio da profisso de Jornalista, em decorrncia das alteraes introduzidas pela Lei n 6.612, de 07 de A sabedoria a arma invencvel de um povo

54

dezembro de 1978. Publicado no DOU de 13-03-1979. _____. Decreto n 82.385, de 5 de outubro de 1978 - Regulamenta a Lei n 6533, de 24/05/1978. Publicado no DOU de 06-10-1978. _____. Decreto n 79.797, de 8 de junho de 1977 - regulamenta a Lei n 6.242/75. Publicado no DOU de 10-06-1977. _____. Decreto n 66.408, de 3 de abril de 1970 - Dispe sobre a regulamentao do exerccio da profisso de Aturio, de acordo com o decreto-lei n 806/69. Publicado no DOU de 06-04-1970. _____. Decreto-Lei n 972, de 17 de outubro de 1969 - Dispe sobre o exerccio da profisso de Jornalista. Publicado no DOU de 21-10-1969. _____. Decreto-Lei n 860, de 11 de setembro de 1969 - Dispe sobre a Constituio do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Profissionais de Relaes Pblicas e d outras providncias. _____. Decreto-Lei n 806, de 4 de setembro de 1969 - Dispe sobre a profisso de Aturio e d outras providncias. Publicado no DOU de 05-09-1969. _____. Decreto n 63.283, de 26 de setembro de 1968 - Regulamenta a Lei n 5.377/67. _____. Decreto n 57.690, de 1 de fevereiro de 1966 - Aprova o regulamento para execuo da Lei n 4.680/65. Publicado no DOU de 10-02-1966. _____. Decreto Federal n 50.532, de 03 de maio de 1961. Dispe sobre o funcionamento das empresas de que trata a Lei n 3.099 de 24/02/1957, ampara a empresa a ser registrada na Junta Comercial em qualquer Estado do Brasil. CAVALIERE FILHO, Srgio. Programa de Responsabilidade Civil. 5.ed.So Paulo: Editora, 2004. DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. So Paulo: LTr, 2005. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. 23.ed.rev.atual. 3.v. So Paulo: Saraiva, 2007. FAZZIO JUNIOR. Waldo. Manual de Direito Comercial. 8.ed. So Paulo: Atlas, 2007. FUHRER, Maximilianus Cludio Amrico. Resumo de Direito Comercial (Empresarial). 36. ed. So Paulo: Malheiros Editora, 2006. GONALVES, Carlos Roberto. Responsabilidade Civil. 7.ed.atual.e amp.So Paulo: Saraiva, 2002. MAMEDE, Gladston. Manual de Direito Empresarial. 3.ed. So Paulo: Atlas 2008 OLIVEIRA, Juarez de. Cdigo Comercial. 17.ed. So Paulo: Saraiva, 2002. RUSSO, Francisco et OLIVEIRA, Nelson de. Manual Prtico de Constituio de Empresas. 11.ed. So Paulo: Atlas, 2004.

A sabedoria a arma invencvel de um povo!

You might also like