You are on page 1of 12

Sociologia Contempornea

Adriano Carneiro Giglio

Unidade I 2. O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CINCIA E SEUS TERICOS CLSSICOS O surgimento da Sociologia

1.

Sociologia como cincia

O conhecimento humano, que se define como cincia, aquele estabelecido em bases racionais para compreender e explicar um determinado objeto de estudo. Para tanto, criam-se mtodos e tcnicas, conceitos e teorias, delimita-se o campo de estudo e define-se o que qualifica o objeto a ser pesquisado, de forma a confirmar a sua real possibilidade de estudo. Mas, alm disso, a caracterstica mais importante do conhecimento cientfico a de poder ser compartilhado para verificao, compreenso, questionamento, reflexo, contestao, pois a sua base racional o princpio de seus procedimentos e, portanto, est ao alcance de todo ser humano. O sol, a lua e uma estrela cadente, um minrio extrado do solo, a barra de ferro ou a ferrugem que a acomete, o crescimento de uma rvore frutfera e a queda de seu fruto, o movimento de uma engrenagem a partir do vapor dgua, da energia eltrica ou atmica, a dor e inflamao de uma ferida, a toro no joelho, a doena transmitida por um inseto, os medicamentos e a cura, todos estes, e s para citar alguns fenmenos, elementos, fatos, eventos, substncias, produtos, se relacionam ao conhecimento cientfico, seja da Astronomia, da Qumica, da Fsica, da Biologia ou da Medicina, enquanto objetos, campos de estudo, compreenses ou aplicaes. Neste contexto, a Sociologia, por definio, a cincia cujo objeto de estudo a ser compreendido e explicado o fenmeno social. Isto porque, no sculo XIX, a partir de um conjunto diverso de obras e pensadores, comearam a se estabelecer conceitos, teorias, mtodos e tcnicas de pesquisa objetivando compreender e explicar, com base nos princpios da cincia moderna, fatos, eventos e questes cujas origens esto na sociedade, que so derivados da vida social, produzidos pelas relaes sociais de seus indivduos cotidianamente. Estes estudos passaram a ser reunidos sob o termo sociologia (criado tambm naquele sculo), delimitando o que se tornou um novo ramo cientfico.

necessrio lembrar que concepes, idias e explicaes, a cerca da sociedade e seus fenmenos, existem desde a Antiguidade. Mas at meados da Era Moderna (sc. XVIII) as obras que registravam pensamentos mais elaborados neste sentido eram, predominantemente, de cunho filosfico, teolgico ou especulativo. No se dedicavam organizada e sistematicamente ao estudo de um objeto definido, e nem utilizavam uma estrutura metodolgica, conceitual e terica: exigncias do que veio a ser a cincia moderna. Encontraremos, por exemplo, abordagens sobre temas sociais nas obras de Plato e Aristteles (s para citar dois representantes do perodo da Antiguidade), mas tambm no pensamento da filosofia patrstica crist de Toms de Aquino e Agostinho (na Idade Mdia), nas obras de Thomas Morus, Francis Bacon e Giambattista Vico (pensadores do incio da Era Moderna), at chegarmos aos filsofos iluministas1 (entre outros, John Locke, Jean-Jacques Rousseau e Montesquieu), cujo nvel de elaborao de suas reflexes aproximava os preparativos intelectuais e cientficos que fariam surgir, no sc. XIX, o pensamento propriamente sociolgico. O surgimento da Sociologia foi provocado pelo conjunto de transformaes ocorridas nas sociedades humanas da Era Moderna. Foi como se a mente humana tivesse sido desafiada pelas novidades trazidas por tamanhas transformaes econmicas, sociais, polticas, culturais e cientficas, que marcaram o advento da sociedade moderna, simbolizadas pelo Capitalismo, pela Revoluo Industrial, pela Revoluo Francesa e pelo Racionalismo. Mas ao mesmo tempo em que essas transformaes desafiavam a compreenso humana, elas tambm traziam os meios para a formao do conhecimento sociolgico.
1

So denominados filsofos iluministas os pensadores de diferentes ramos da tradio filosfica cujas idias se formaram entre o final do sculo XVII e ao longo do sculo XVIII (este tambm chamado Sculo das Luzes) defendendo a aplicao do conhecimento racional (a luz a razo) como forma de romper com os resqucios ideolgicos da Idade Mdia, aprofundar o Renascimento que iniciou a Era Moderna e estimular a livre reflexo, conforme conclama Immanuel Kant, um de seus representantes: Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua prpria razo! (Beantwortung der Frage: Was ist Aufklrung? O que Iluminismo?, 1784).
1

Sociologia Contempornea

Adriano Carneiro Giglio

3. A beleza e assombro, os males e benefcios do que se tornava o mundo moderno, esto identificados no que podemos denominar de sociedade capitalista industrial moderna. Ela se constitui em um processo de ruptura com o passado, contrapondo-se s caractersticas da sociedade do Antigo Regime. Para uma melhor compreenso, podemos adotar, interpretando a obra de Octvio Ianni, A Sociologia e o Mundo Moderno (1989), os pares antagnicos que caracterizam este movimento de ruptura da sociedade moderna com o seu passado: Futuro versus Passado, Moderno versus Antigo, Urbano versus Rural, Modernidade versus Tradio, Cidade versus Campo, Industrial versus Agrrio, Burguesia versus Aristocracia, Razo versus Superstio, Cincia versus Religio, Trabalho versus Preguia, Nao versus Provncia, Repblica versus Monarquia. Ou seja, a modernidade formava-se em uma sociedade capitalista industrial urbana, dominada pela burguesia, que valorizava o trabalho livre em uma estrutura assalariada, e baseada na racionalidade, aplicao da cincia e aspiraes republicanas. Em substituio sociedade do Antigo Regime, dominada pela aristocracia feudal e pr-capitalista agrria, cuja vida rural estruturava-se em relaes servis, fortemente submetidas viso religiosa e ao poder monopolista e hereditrio monrquico. Configurava-se a necessidade de compreender a nova realidade e responder as questes que se colocavam como exigncia dessa prpria sociedade que se transformava (e continua se transformando). A Sociologia como nova cincia foi a soluo intelectual. To nova e moderna quanto as questes e problemas que se impunham como desafio e produto da prpria sociedade moderna que, a partir dela, buscava compreender a si mesma, explicar seus processos, suas dvidas e conflitos, acompanhar suas mudanas e atuar em prol de suas expectativas. Como um antdoto que se procura no princpio ativo do prprio veneno (e aqui no estamos considerando a sociedade moderna um mal). O pensamento sociolgico ser construdo ao longo de um processo que percorrer o sculo XIX e cuja caracterstica ser a busca de sua estruturao enquanto campo do saber, nas mesmas bases cientficas e racionais que atuavam no dinamismo das transformaes da vida social que se queria compreender.

Os primeiros tericos e os clssicos da Sociologia

Pensar sociologicamente adotar uma perspectiva diferente e prpria do que aquela pela qual olhamos a sociedade e a ns mesmos. Esta uma das primeiras lies da sociologia, como nos faz lembrar Wright Mills ao escrever sobre o fato de que podemos e devemos desenvolver uma imaginao sociolgica (1969, p.9-32). Se isto vlido para os dias atuais, em que as cincias se revolucionam constantemente e suas presenas so sentidas a todo instante, em que os meios de comunicao divulgam saberes e conhecimentos os mais diversos cotidianamente, e em que a formao escolar se universaliza e se estende na vida dos indivduos, considere a dimenso do desafio que foi, em princpios do sc. XIX, propor e iniciar a adoo de uma nova perspectiva de olhar e compreenso da vida social. Naquele momento, as abordagens filosficas, religiosas e do senso comum 2 sobre a sociedade e seus fenmenos estavam em xeque, no mais satisfaziam como meio de compreenso e explicao para os fatos e eventos que estavam acontecendo, mas ainda influenciavam para acertos ou para erros. As cincias que j haviam se estabelecido em seus parmetros modernos, principalmente as da chamada revoluo cientfica do sc. XVII, cujo principal expoente Isaac Newton e sua fsica mecanicista, e o naturalismo biolgico, constituam-se como duas fortes influncias que representavam os xitos do pensamento moderno a serem seguidos. Assim, os primeiros tericos que defenderam a possibilidade de fazer surgir a sociologia encontravam-se, por um lado, em um movimento paradoxal de estabelecer um novo ramo do conhecimento cientfico promovendo rupturas e recebendo influncias, por outro, em identificar e conhecer a estrutura das sociedades industriais capitalistas, suas relaes sociais especficas, sua organizao produtiva, seus processos sociais, seus atores e papis sociais, suas caractersticas e instituies. Neste cenrio, destacamos cinco pensadores cujos trabalhos e obras tornaramse decisivos para o surgimento da Sociologia: Augusto Comte, Herbert
2

Considera-se aqui senso comum o conjunto de idias desarticuladas que aceitam como verdades e certezas o que se pode observar tomando por base a aparncia, aquilo que parece ser, e muitas vezes associados s perspectivas repassadas por tradies, supersties, crenas e mitos.
2

Sociologia Contempornea

Adriano Carneiro Giglio

Spencer, Karl Marx, mile Durkheim e Max Weber. Os trs ltimos, principalmente, representam o que se convencionou chamar de clssicos fundadores da Sociologia, uma vez que as linhas tericas, conceituais e metodolgicas definidas em suas obras, embora distintas, contriburam decisivamente para a forma como outros socilogos passaram a desenvolver os estudos sociolgicos e para o fato de hoje podermos ver e estudar nossas sociedades em bases verdadeiramente cientficas. 4. Augusto Comte (1798-1857): pai fundador da Sociologia Augusto Comte figura na histria da sociologia, muito frequentemente para aqueles que gostam de eleger tais rtulos ou condecoraes, como o detentor do ttulo de paternidade desta cincia. Isto se deve, principalmente, ao fato deste pensador francs ter sido o responsvel por cunhar pela primeira vez o termo Sociologia, em 1839. Mas tambm se deve a ele a primeira tentativa de organizar um conjunto de idias, conceitos e teorias que justificavam-se, e faziam acreditar, na necessidade e possibilidade de se desenvolver uma nova cincia, dedicada exclusivamente a estudar e compreender a vida social. Antes dele, cronologicamente, outros dois franceses so eventualmente reconhecidos como precursores da sociologia: Montesquieu (1689-1755) e Saint-Simon (1760-1825). O segundo, inclusive, teve como assistente o prprio Comte, a quem influenciou diretamente. No obstante os feitos que conferem a estes trs pensadores seus ttulos na histria da sociologia, possvel considerar que ambos foram, em verdade, filsofos sociais. Suas obras no apresentam a estrutura cientfica necessria para a reproduo, ou prosseguimento, de seus estudos conforme passou a ocorrer a partir das obras de Karl Marx, mile Durkheim e Max Weber. No se quer, no entanto, esvaziar a importncia e influncia deles para o surgimento da sociologia, haja vista, por exemplo, que Saint-Simon e Comte so facilmente identificados, mesmo como contraponto, nas obras de Marx e Durkheim. O fato que Augusto Comte produziu as matrizes da Filosofia Positivista e, no seu interior, alocou o ramo, segundo a prpria estrutura filosfica apresentada, mais elevado do conhecimento humano: a Fsica Social, posteriormente denominada Sociologia. Apresentando visvel influncia das Cincias Naturais, dado o inegvel avano de suas teorias e conceitos para a transformao da

sociedade industrial moderna, Comte adotou nomenclaturas e concepes semelhantes para o seu pensamento. A Fsica Social, por exemplo, composta por dois campos de estudo do que constituiria a realidade social: a esttica, dedicada ordem social, s estruturas e instituies (famlia, religio, linguagem etc.), e a dinmica, responsvel pelo estudo da evoluo e progresso social. No somente a adoo de nomes semelhantes, mas conceitos mecanicistas, reduziram lgica da Natureza aquilo que, na verdade e posteriormente, outros pensadores demonstraram que deveria ser compreendido exclusivamente como Social. Comte afirmava que a Sociologia permitiria a explicao de leis da natureza, estveis, invariveis e universais, que atuavam sobre a sociedade para, em seguida, intervir na reforma social, uma vez que a histria do homem, conforme concebe o positivismo, o seu aperfeioamento num processo contnuo cujo destino natural a ordem, a harmonia, o amadurecimento e equilbrio. No centro de suas idias est a elaborao da Lei dos trs estados, segundo a qual o esprito humano teria passado por trs estgios sucessivos: o teolgico, o metafsico e o positivo. O primeiro apresenta a figura divina como a referncia para a vida humana, baseada na f e irracionalidade. O segundo a transio entre o primeiro e o terceiro estado, pois o homem afasta a figura divina e busca explicaes abstratas na natureza. O terceiro estado, positivo, o momento de operao da razo, da aplicao e controle cientfico, para organizao da civilizao humana. Observa-se claramente a perspectiva conservadora em suas obras, por exemplo, Opsculos de Filosofia Social: apreciao sumria do conjunto do passado moderno e Curso de Filosofia Positiva, ao tratar a sociedade humana como uma unidade cuja referncia a realidade europia, desconsiderando a diversidade de sociedades e afirmando a manuteno da ordem capitalista e burguesa como forma superior a ser aperfeioada. O coroamento que Comte sugere, em sua obra, da ordem social burguesa de sua poca, do afastamento do Estado poltico das religies teolgicas e do percurso natural do progresso humano, estimulou seguidores de sua filosofia no campo intelectual e ideolgico. Neste sentido, destacam-se grupos republicanos que em pases da Amrica Latina, a exemplo do Brasil, debatiam-se com a modernizao de suas sociedades. No caso brasileiro, especialmente, a presena de personalidades que assumiram as idias positivistas de Comte e de seus sucessores franceses, e que fundaram a Sociedade Positivista Brasileira (depois
3

Sociologia Contempornea

Adriano Carneiro Giglio

transformada em Apostolado e, finalmente, em Igreja), nos movimentos de abolio da escravido e de Proclamao da Repblica, alcanou certo poder e prestgio a ponto de fazer constar no momento de confeco da bandeira nacional o seguinte dstico: Ordem e Progresso 3. Por fim, vale observar, a ttulo de ilustrao das caractersticas apresentadas sobre o conjunto do pensamento de Augusto Comte, o seguinte trecho de sua obra Sistema de Poltica Positiva, escrita entre 1851 e 1854 (Apndice III, Plano de trabalho cientfico necessrio para reorganizar a sociedade). A s poltica no deveria ter por objeto fazer avanar a espcie humana, que se move por impulso prprio, seguindo uma lei to necessria quanto a da gravidade, embora mais modificvel; ela tem por finalidade facilitar sua marcha, iluminando-a. (1928, p. 95)

matria. A fsica e a qumica tratam da matria inorgnica (inanimada), a biologia e a psicologia cuidam dos fenmenos orgnicos, j a sociologia se dedica aos fenmenos superorgnicos, cujos laos so formados pela comunicao lingstica, e pela influncia interpessoal atravs da expresso emocional e intelectual. Para Spencer, a evoluo social, ou a agregao superorgnica da matria em movimento, condicionada pelo ambiente fsico (clima, geologia e ecologia) e pelas qualidades biolgicas e psicolgicas dos indivduos, mas demonstra um nvel autnomo de causao social em que a interao das foras sociais produz uma mudana direcional. Sendo assim, a evoluo social um produto de integrao e composio. Contudo, as sociedades, tal como os outros organismos, tambm aumentam em complexidade medida que aumentam em tamanho, e medida que o fazem, suas partes se tornam cada vez mais especializadas e mutuamente dependentes. Assim, processos de integrao so complementados por processos de diferenciao. Dado este processo evolutivo de uma sociedade, possvel considerar cada estgio onde a integrao dos indivduos e grupos se torna mais extensiva, e maior a sua dependncia mtua. medida que os estgios da evoluo social se sucedem, ocorrem os processos de estratificao (separao do grupo dirigente dos demais membros da sociedade) e de especializao funcional (diferenciao de sistemas de atividades ligadas a tarefas particulares: sustentao, regulao e distribuio). O sistema de sustentao de uma sociedade se compe de partes que tratam das atividades produtivas, o sistema regulador so as partes ligadas ao governo e relaes intra-sociais (mercado, servios, finanas), e o sistema distributivo que estabelece a ligao entre as atividades e tarefas dos dois primeiros. Embora sua teoria tenha influenciado no pensamento de mile Durkheim e, mais tarde, no de Talcott Parsons, devemos registrar que Herbert Spencer, o evolucionismo social e os positivistas (ou como chegaram a ser chamados, organicistas e darwinistas sociais) padeceram pelas crticas sofridas demasiada aproximao que tiveram da lgica dos procedimentos de investigao das cincias naturais e, por conseguinte, das lacunas e insuficincias terica e metodolgicas para se estudar consistentemente os fenmenos sociais. O modelo de organizao social no qual baseavam suas teorias quase sempre revelava uma considerao a priori de integrao, coeso, funcionamento harmnico e consensual entre a sociedade e seus indivduos. Por
4

5.

Herbert Spencer (1820-1903)

O ingls Herbert Spencer reconhecido como o terico do evolucionismo social. Autor de obras que tratavam de biologia, psicologia, tica e sociologia, foi estimulado pelos estudos geolgicos sobre a histria evolutiva da Terra, de Charles Lyell, e pelo positivismo de Augusto Comte. Mesmo considerando que o conceito de evoluo j possua lugar central no pensamento de Spencer antes das publicaes das teorias evolutivas de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace (1859), suas obras sobre sociologia que datam de 1873 (Princpios de Sociologia e Estudos de Sociologia) so posteriores e, por este motivo, tambm podem ser consideradas como fortalecidas e alimentadas por aquele conjunto inovador das idias biolgicas (Teoria da Evoluo das Espcies). De fato, pretendendo apoiar-se em diferentes campos cientficos para realizar a tarefa de fornecer a sua denominada Filosofia Sinttica, cujo princpio organizador foi a idia da evoluo, Spencer elabora uma classificao para distinguir a natureza de todo e qualquer fenmeno que existe. Ele identificou trs nveis diferentes de organizao da matria: orgnica, inorgnica e superorgnica, isto porque todo fenmeno existe enquanto combinaes de
3

Proveniente do seguinte lema positivista: O amor por princpio, a ordem por base; o progresso por fim.

Sociologia Contempornea

Adriano Carneiro Giglio

este motivo, passou a ser considerado no s um equvoco do mtodo cientfico, mas uma tendncia conservadora e elitista de hierarquizar padres de evoluo em superiores e inferiores, privilegiando uma viso da classe dominante do capitalismo industrial europeu, das suas idias, valores, costumes e instituies. Como que ocultando os conflitos e mazelas sociais do interior da prpria sociedade europia, bem como legitimando a atuao internacional imperialista e neocolonizadora que conduzia os interesses polticos e econmicos destes nas diferentes sociedades dos outros continentes, consideradas inferiores4.

academia francesa em admiti-la em seu meio universitrio. Em resposta insuficincia daqueles pensamentos que no passavam de filosofia social, elaborou um aparato conceitual e terico sistematizado a um corpo metodolgico de pesquisa. Uma vez elaboradas suas teorias e mtodos (Da diviso do trabalho social, 1893, e As regras do mtodo sociolgico, 1895), tratou de apresentar a aplicao das mesmas em objetos de estudos (O Suicdio: estudo de sociologia, 1897, e As formas elementares da vida religiosa: o sistema totmico na Austrlia, 1912). Mesmo considerando a influncia do positivismo de Comte e das abordagens de Spencer, visto a presena destes em alguns aspectos da estrutura de sua obra e das referncias e analogias constantes s imagens e prticas das cincias naturais, Durkheim afastou-se de incorrer nos mesmos erros ao preocupar-se, por exemplo: em definir claramente o objeto de estudo da sociologia e, desta forma, defender a especificidade da vida social como campo de estudo cientfico; em apresentar a problematizao de objetos de estudo ao mesmo tempo que identificava a inadequao de explicaes oriundas da biologia ou da psicologia; e em orientar a particularidade do papel e comportamento do socilogo enquanto investigador dos fenmenos da sociedade. As regras do mtodo sociolgico Para Durkheim o socilogo deve buscar a objetividade em suas pesquisas afastando suas prenoes e subjetividades acerca do objeto investigado, possuindo a tarefa de alcanar a neutralidade semelhante a dos cientistas que estudam os fenmenos da natureza. A atividade do socilogo, portanto, muito mais complexa, embora aqueles que escreviam em nome da sociologia poca, segundo registrou Durkheim, ignorassem tal dificuldade a ponto de expressarem em suas teorias, no os fatos, mas as prenoes que deles tinha o autor antes da pesquisa. O estado de esprito do socilogo ao penetrar o mundo social, conforme escreveu Durkheim, deve ser o de ter conscincia de que penetra o desconhecido, de estar preparado para descobrir coisas que o surpreendero e o desconcertaro. A objetividade pretendida, tal como no comportamento investigativo do socilogo, tambm est presente na definio do objeto de estudo da sociologia: o fato social. Segundo Durkheim, ele deve ser considerado como coisa social, dado seu carter sui generis, pois possui uma origem prpria sociedade e por ela produzido. O fato social se caracteriza por ser exterior ao
5

6.

mile Durkheim (1858-1917)

A produo intelectual de mile Durkheim, registrada em suas obras, foi dedicada a estabelecer a Sociologia em patamares cientficos. Com xito, o estatuto de cincia alcanado pela Sociologia na Frana se deve a este pensador. Fruto das suas preocupaes em apresentar fundamentos sociolgicos de forma rigorosa e didtica, desenvolvendo teorias, conceitos, mtodos e estudos, Durkheim foi responsvel pela introduo do primeiro curso de sociologia na Frana (Univ. de Bordus), pela fundao da revista acadmica LAnne sociologique (1896) e, como titular da Universidade de Paris (Sorbonne), pela criao da ctedra de Sociologia. O mrito de Durkheim repousa em reconhecer as deficincias cientficas da sociologia de seus predecessores que se confirmavam na resistncia da
4

O historiador Eric Hobsbawn descreve, em A Era dos extremos, a dimenso do imperialismo neocolonialista: A repartio do mundo entre um pequeno nmero de Estados foi a expresso mais espetacular que j observamos da crescente diviso do planeta em fortes e fracos, avanados e atrasados. Foi tambm notavelmente nova. Entre 1876 e 1915, cerca de um quarto da superfcie continental do globo foi distribudo ou redistribudo, como colnia, entre meia dzia de Estados. A Inglaterra aumentou seus territrios em cerca de dez quilmetros quadrados; a Frana, em cerca de nove; a Alemanha conquistou mais de dois milhes e meio; a Blgica e a Itlia, pouco menos que essa extenso cada uma. Os EUA conquistaram cerca de 250 mil, principalmente da Espanha; o Japo, algo em torno da mesma quantidade, custa da China, da Rssia e da Coria. As antigas colnias africanas de Portugal foram ampliadas em cerca de 750 mil quilmetros quadrados; a Espanha, mesmo sendo uma perdedora lquida (para os EUA), ainda conseguiu tomar alguns territrios pedregosos no Marrocos e no Saara ocidental. (1997, p. 91).

Sociologia Contempornea

Adriano Carneiro Giglio

indivduo, exercer coero sobre ele e existir de forma geral. Ou seja, no pode ser reduzida ao indivduo, psicolgica ou biologicamente, a compreenso do fato social e a sua existncia. O fato social origina-se no todo e no nas partes, reside na prpria sociedade que o produz e no nos seus membros. As leis, os sistemas monetrios, as prticas profissionais, as formas de habitao e de comunicao, por exemplo, so fatos sociais, pois existem antes e fora das pessoas, impem-se aos indivduos e realizam-se coletivamente. Da diviso do trabalho social Um dos temas centrais do pensamento durkheimiano a Moral. Na verdade, este um tema recorrente no pensamento social do sculo XIX, provocado pelas transformaes que eram sentidas como o novo, ou inusitado, ora progresso, ora crise. A diversificao de comportamentos e idias, a iminncia de conflitos e a reviso dos valores sociais eram imediatamente colocados em perspectiva pela moral burguesa da poca. Neste sentido, na teoria de Durkheim, a coeso social se fortalece ou enfraquece medida em que os laos das regras sociais so compartilhados, mais ou menos intensamente, pelos indivduos de uma sociedade a partir de suas conscincias coletivas. Ocorre que estas regras e normas tendem a aumentar e especializar-se medida em que o crescimento e adensamento populacional provocam a diversificao e especializao das tarefas sociais existentes em uma sociedade. Durkheim localiza nas sociedades primitivas o exemplo de organizao social cujos laos geravam o que ele chamou de solidariedade mecnica. Seus indivduos apresentam forte coeso social em virtude da semelhana que possuem entre si, uma vez que as tarefas que realizam so comuns, pouco especializadas, e uma quantidade reduzida de regras sociais o suficiente para organizar e estabelecer as relaes entre seus integrantes. As distines entre os membros desse tipo de grupo se devem a uma matriz que conjuga sexo e faixa etria (se homem ou mulher, se criana, jovem/adulto ou idoso) sobre a qual se assentaro a diviso das tarefas da sociedade. H uma dominncia da conscincia coletiva sobre o indivduo, de tal forma que as poucas regras tendem represso e a sanes punitivas. Pois, justamente por serem poucas as regras, tende-se a no admitir e abrandar as faltas de observao e obedincia s normas do grupo. Outra caracterstica a ser notada a de que estes indivduos so menos interdependentes. Isto se d porque, por exemplo, o que

uma mulher adulta realiza socialmente, todas as outras mulheres do grupo tambm fazem, logo, a sociedade no depende desta ou daquela especificamente. J as sociedades modernas representam uma outra espcie de solidariedade, a que ele denominou de orgnica. A intensificao da diviso do trabalho social, ampliando e aprofundando a diversificao e especializao de tarefas realizadas por seus indivduos no conjunto da organizao social, necessita ser acompanhada de mais e diferentes regras sociais, tornando esta sociedade mais complexa. A matriz de distino das tarefas dessa sociedade complexa possui inmeros elementos, e no mais apenas o sexo e a faixa etria, haja vista que esto institucionalizadas a economia, a poltica, a educao, o lazer, as manifestaes artsticas, a religiosidade etc. H uma enormidade de tarefas e requisitos correspondentes. E por isto, h uma complementaridade entre os indivduos, so mais interdependentes, embora menos semelhantes em relao conscincia coletiva que exerce menor domnio. A coeso existente se d em termos desta dependncia mtua, paradoxalmente acentuada na proporo em que a prpria sociedade individualiza seus membros na especializao de suas tarefas. Diferente do primeiro tipo de solidariedade, o grande nmero de regras tende a apresentar um apelo mais reparador, oferecendo uma gradao que vai de sutis reprovaes sociais, formas de advertncia e multas (em maior quantidade) at punies de privao com diferentes intensidades, chegando a perptuas e de vida (em menor quantidade). Afinal de contas, existem normas de alcance gerais, regionais e locais, normas civis, polticas, econmicas, familiares, normas do clube, do condomnio, da escola etc. Neste contexto que podemos qualificar o individualismo como um fenmeno social prprio das sociedades modernas. justamente este tipo de sociedade que o produz. No um indivduo que se distancia do grupo, mas o grupo que individualiza os seus membros em busca dos interesses de todos, comprometendo-os como dependentes uns dos outros e buscando manter uma coeso integradora. O conceito de diviso do trabalho social, portanto, no deve ser entendido apenas como a dimenso econmica das tarefas de uma sociedade, mas sim compreender todas as atividades que nela existem para que ocorra a organizao coletiva de suas vidas, como as funes presentes nas manifestaes familiares, religiosas, polticas etc.

Sociologia Contempornea

Adriano Carneiro Giglio

O suicdio: um estudo sociolgico Em seu estudo sobre o Suicdio, Durkheim provoca a afirmao do campo cientfico da sociologia ao abordar um objeto que muitos remeteriam s explicaes psicolgicas da insanidade. A fundamentao metodolgica utilizada por Durkheim baseou-se em estatsticas dos registros de suicdio em diferentes sociedades europias ao longo de um determinado perodo de anos. Associou a isto a identificao e pesquisa dos diversos casos, considerando quem eram os envolvidos, o pas, a poca e as circunstncias. Depreendeu da, ndices e padres de freqncia regulares no interior de cada sociedade e, ao mesmo tempo, diversos entre elas. Tais verificaes confirmavam que os casos de suicdio no eram imprevisveis e assimtricos, como se fossem independentes da sociedade e da poca em que ocorriam. Ao contrrio, o que Durkheim observou foi uma variao no tempo e no espao, marcada por uma correspondncia de ndices no interior de uma mesma sociedade em determinado perodo. Teoricamente ofereceu o fundamento de que as regras sociais enlaam os indivduos de uma sociedade orientando-os em suas relaes sociais, tarefas e funes, o que, em ltima anlise, confere sentido vida social e a cada um de seus membros. Desta forma, ao analisar as caractersticas dos casos de suicdio pesquisados, classificou conceitualmente os tipos luz do seu fundamento terico: o tipo altrusta refere-se s circunstncias de forte integrao do indivduo ao grupo social cujas regras, atuando intensamente enquanto conscincia coletiva, fazem com que o membro se anule pelo todo; o tipo egosta identifica a pouca interao e integrao do indivduo com o seu grupo, no aceitando ou reconhecendo as regras e o sentido de suas relaes sociais; e o tipo anmico, no qual a ausncia de regras sociais fragiliza todo o grupo, esvaziando as relaes e o sentido das funes at ento existentes. Metodologicamente vlido notar o uso de qualificaes e quantificaes sobre o objeto estudado, o recurso estatstico, a comparao pelas semelhanas e a tendncia universalizao conceitual e ao estabelecimento de teorias gerais que marcam este estudo, a exemplo de todo o conjunto proposto por Durkheim para a sociologia. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totmico na Austrlia

Nesta obra As formas elementares da vida religiosa: o sistema totmico na Austrlia (1912), o objetivo de Durkheim elaborar uma teoria geral da religio, com base na anlise das instituies religiosas mais simples e mais primitivas. Para Durkheim, Todas as crenas religiosas conhecidas, sejam simples ou complexas, apresentam um mesmo trao comum: partem de uma classificao das coisas reais ou ideais, segundo a representao que delas tm os homens, em duas classes, dois gneros opostos, designados geralmente por dois termos distintos, que as palavras sagrado e profano traduzem bastante bem. A diviso do mundo em dois campos (...) eis o trao distintivo do pensamento religioso (...) Segundo esse autor, os fenmenos religiosos inserem-se em duas categorias fundamentais: as crenas e os ritos. O primeiro consiste em representaes do pensamento e o segundo em modos de ao determinados. A religio pressupe o sagrado, em seguida a organizao das crenas relativas ao sagrado e, por fim, ritos e prticas derivados das crenas, de modo mais ou menos lgico. Os ritos so definidos em diferentes tipos de acordo com suas funes. Os ritos negativos so essencialmente as proibies: comer, tocar as mos; os ritos positivos so atos de comunho que visam, por exemplo, promover a fecundidade ou celebrar as recompensas; os ritos de imitao, ou representativos, tendem a imitar as coisas que se desejam provocar. Todos esses ritos tm uma funo social importante, seu objetivo manter a comunidade, acentuar o sentido de participao num grupo, revigorar a crena e a f. Ao estudar o totemismo entre os aborgenes australianos e americanos para explorar as funes sociais da religio, Durkheim argumenta que esta atende a certas necessidades fundamentais que unem as pessoas, e o que as pessoas veneram na verdade a prpria sociedade. Contrape-se assim ao que seria, portanto, um reducionismo do senso comum atribuir a religio ao desenvolvimento de foras naturais ou csmicas.

Sociologia Contempornea

Adriano Carneiro Giglio

O alcance desta obra de Durkheim se fez perceber recentemente entre alguns tericos das estruturas e processos simblicos, que utilizaram instrumentos conceituais relacionados formao de sentido reproduo padronizada. Por exemplo, a presena das categorias binrias em todas as sociedades, como o sagrado e o profano, o puro e o impuro, o ns e o outro.

tericos aceitos poca. Ao propor novas chaves tericas para abrir a compreenso das questes sociais da sociedade moderna capitalista, Marx revela os motivos da desigualdade e injustia social, valoriza o papel histrico dos trabalhadores assalariados e estimula suas aes, fragiliza as elites polticas, econmicas e intelectuais, e, principalmente, confere esperanas em bases cientficas para transformaes futuras em direo a uma sociedade mais feliz e justa, representadas no iderio socialista/comunista. O pensamento de Marx, portanto, alcanou uma projeo externa academia junto a outros setores da sociedade, ao mesmo tempo em que tambm passava a ter suas idias consideradas como ponto de interlocuo nas obras de alguns acadmicos. Em pouco tempo formou-se uma corrente intelectual daqueles que seguiam as suas idias, sejam acadmicos ou no, e que passaram a ser chamados de marxistas. Estes, ao reproduzirem a teoria de Marx a partir de seus pontos de vista e propsitos, deram incio ao marxismo, como Rosa de Luxemburgo, Eduard Bernstein, Vladimir Ilitch Lnin, Leon Trotski, Karl Kautsky, Otto Bauer, Antonio Gramsci, Georg Lukcs, Louis Althusser, Che Guevara, entre outros. Embora algumas de suas obras tenham sido publicadas no momento seguinte em que ele as conclua, a totalidade de seus escritos somente foi conhecida dcadas aps sua morte. corrente a distino, pelos estudiosos do pensamento de Marx, entre dois perodos da formao do seu conjunto terico: juventude e maturidade. As idias do jovem Marx esto expostas nos escritos produzidos de 1841 a 1848: A questo judaica e Introduo crtica da Filosofia do Direito de Hegel, publicados em 1843 e 1844, Manuscritos econmico-filosficos, de 1844, Teses sobre Feuerbach e A Sagrada Famlia, de 1845, A ideologia alem, de 1846, A misria da Filosofia, de 1847, e Manifesto do Partido Comunista, de 1848. Esta ltima obra marca a transio para o perodo da maturidade, pois apresenta as diretrizes das idias que Marx consolidaria. As obras consideradas de sua maturidade intelectual so: Trabalho assalariado e capital, de 1849, A luta de classes na Frana, de 1850, O 18 Brumrio de Lus Bonaparte, de 1852, Contribuio crtica da economia poltica, de 1857-59, Salrio, preo e lucro, de 1865, O Capital, de 1867, A guerra civil na Frana, de 1871, e Crtica ao Programa de Gotha, de 1875. Eixo terico-metodolgico do pensamento de Marx Pode-se considerar que o objetivo da obra de Karl Marx apresentar uma
8

7.

Karl Marx (1818-1883)

O alemo Karl Marx considerado um dos clssicos fundadores da sociologia, juntamente com o francs mile Durkheim e outro alemo, Max Weber. Isto se deve intensidade e aprofundamento de suas obras ao oferecer um conjunto terico e metodolgico suficientemente consistente para os parmetros cientficos. Eles organizaram e sistematizaram conceitos, anlises e tcnicas para o estudo e compreenso dos fenmenos sociais que romperam com as limitaes e dificuldades iniciais da sociologia, ao mesmo tempo em que suas formulaes mantiveram-se, com algumas variaes ao longo do tempo, vlidas e ativas at os dias de hoje. No entanto, Marx, diferente dos outros dois autores, caracteriza-se por produzir o seu pensamento fora dos meios acadmicos e sob a influncia de diferentes realidades sociais, pois absorve e dialoga, integrando criticamente para sua teoria, as contribuies dos contextos intelectuais da filosofia alem (Friedrich Hegel e Ludwig Feurbach), da economia-poltica britnica (David Ricardo e Adam Smith) e do pensamento social (socialismo) francs (Pierre-Joseph Proudhon e Charles Fourier). Neste sentido, sua trajetria esclarecedora. Na Alemanha estudou direito, filosofia e histria at o seu doutoramento, quando a crtica desenvolvida em suas teses o coloca em confronto com o meio acadmico. Torna-se redator e articulista de jornais, e com a colaborao intelectual e financeira de Friedrich Engels, continua produzindo e publicando seu pensamento e inicia sua participao no movimento poltico de trabalhadores operrios. Por estes motivos e pelo teor de suas idias, passa a ser perseguido e expulso dos pases em que fixava residncia na Europa, nas cidades de Paris (Frana), Colnia (Prssia) e Bruxelas (Blgica). Refugia-se em Londres (Inglaterra), aonde viver at a sua morte. As evidentes reaes e insatisfaes causadas por Marx e seu pensamento, se devem composio crtica de suas idias frente realidade social que se observava e frente s formas de explic-la apresentadas pelos principais

Sociologia Contempornea

Adriano Carneiro Giglio

compreenso terica geral sobre a sociedade humana. Para isso, o seu objeto de estudo central a sociedade capitalista moderna. Estud-la em detalhes, sua realidade, seus eventos e personagens, desenvolver conceitos analticos que a expliquem e tenham correspondncia sobre a compreenso do passado da histria da humanidade, o caminho intelectual percorrido por Marx. A capacidade sugerida por sua teoria geral possibilitaria at mesmo a interveno sobre o presente e o alcance do futuro. O fundamento analtico-metodolgico sobre o qual Marx desenvolve seu pensamento a abordagem materialista e dialtica da histria. Adotou esta posio ao criticar o idealismo e a dialtica de Hegel, o materialismo de Feuerbach e ao aproximar-se da concepo do desenvolvimento histrico de dois iluministas escoceses, Adam Fergunson e John Millar. O idealismo alemo, desenvolvido por Emmanuel Kant at Hegel, sustenta que a realidade somente se estabelece na cognio das idias, a partir da capacidade crtica da razo humana. Em outras palavras, o real a manifestao das idias quando estas organizam subjetiva e mentalmente o mundo material e exterior. Contrapondo-se a tal pensamento, Marx sustentar o oposto: que a realidade construda concretamente pelo impulso humano de sobrevivncia, transformando a natureza como condio material de sua existncia, para ento formar a conscincia que se tem da realidade. Consequentemente, h uma objetividade material que concretiza a existncia da vida do homem e da sociedade a partir de suas aes. A sucesso destas aes, e o resultado materializado por elas, o que constitui a histria. Da o materialismo histrico de Marx, que tambm se estabelece ao criticar o materialismo apresentado por Feuerbach. Segundo Marx, Feuerbach no considerou a prpria atividade objetiva humana, a prxis humana, como objeto da sua anlise materialista, mas apenas as coisas, o mundo material. Juntamente abordagem materialista, a histria, para Marx, deve ser compreendida enquanto processo a partir do mtodo dialtico. A dialtica parte do princpio de que o universo movimenta-se, e as coisas transformam-se, pois carregam em seu interior as partes contraditrias de si mesmas, antagnicas, que produziro o seu fim, extinguindo-as e gerando uma nova coisa. No entanto, para Marx, no h que se adotar a concepo benvola e condescendente demonstrada pela dialtica de Hegel. Este, diante das transformaes histricas do presente, as considerava como o resultado aperfeioado do que existia no passado e foi superado pelo antagonismo

(contradio) que carregava em seu interior. Tendia, assim, a glorificar os eventos que reproduziam a sociedade moderna capitalista de ento. Tal erro de Hegel era derivado do tratamento idealista que este usava, pois considerava a idia como formadora do real. Neste sentido, importante compreender o que est sendo apresentado aqui, utilizando trechos da obra de Marx em que ele aborda estes seus fundamentos. Em Teses sobre Feuerbach, Marx escreve: A principal insuficincia de todo o materialismo at aos nossos dias o de Feuerbach includo que as coisas, a realidade, o mundo sensvel so tomados apenas sob a forma do objeto ou da contemplao; mas no como atividade sensvel humana, prxis, no subjetivamente. Por isso aconteceu que o lado ativo foi desenvolvido, em oposio ao materialismo, pelo idealismo mas apenas abstratamente, pois que o idealismo naturalmente no conhece a atividade sensvel, real, como tal. Feuerbach quer objetos sensveis, realmente distintos dos objetos do pensamento; mas no toma a prpria atividade humana como atividade objetiva. (...) No compreende, por isso, o significado da atividade revolucionria, de crtica prtica. (Tese I) A doutrina materialista de que os seres humanos so produto das circunstncias e da educao, seres humanos transformados so portanto produtos de outras circunstncias e de uma educao mudada, esquece que as circunstncias so transformadas precisamente pelos seres humanos e que o educador tem, ele prprio, de ser educado. Ela acaba, por isso, necessariamente, por separar a sociedade em duas partes, uma das quais fica acima da sociedade. (...) A coincidncia do mudar das circunstncias e da atividade humana s pode ser tomada e racionalmente entendida como prxis revolucionante. (Tese III) J no prefcio segunda edio alem de O Capital, Marx afirma que: O meu mtodo dialtico , pela base, no apenas diverso do de Hegel mas o seu oposto direto. Para Hegel, o processo do pensamento que ele transforma mesmo num sujeito autnomo sob o nome de Ideia o demiurgo do real, que forma apenas o seu fenmeno exterior. Para mim, inversamente, o ideal no seno o material transposto e traduzido na cabea do homem. [...] A mistificao que a dialtica sofre s mos de Hegel de modo nenhum
9

Sociologia Contempornea

Adriano Carneiro Giglio

impede que tenha sido ele a expor pela primeira vez, de um modo abrangente e consciente as suas formas de movimento universais. Nele, ela est de cabea para baixo. H que vir-la para descobrir o ncleo racional no invlucro mstico. Na sua forma mistificada, a dialtica tornou-se moda alem, porque ela parecia glorificar o existente. Na sua figura racional, ela um escndalo e uma abominao para a burguesia e para os seus porta-vozes doutrinrios, porque, na compreenso positiva do existente, ela encerra tambm ao mesmo tempo a compreenso da sua negao, da sua decadncia necessria; porque ela apreende cada forma devinda no fluir do movimento, portanto, tambm pelo seu lado transitrio; porque no se deixa impressionar por nada; porque, pela sai essncia, crtica e revolucionria. Anlises tericas e conceituais Ao analisar a histria da sociedade humana e observar suas diferentes formas de organizao social no tempo e no espao, identificando as caractersticas pelas quais se assemelham e se distinguem quanto s condies materiais de existncia, Marx classifica o que denominou de modos de produo. O modo de produo a maneira pela qual uma sociedade se organiza para produzir, distribuir e consumir os bens e servios necessrios a sua sobrevivncia. Ele constitudo pelas foras produtivas (meios de produo como terra, matria prima, ferramentas e mquinas , e fora de trabalho capacidades fsica e intelectual) animadas pelas relaes sociais de produo (estabelecidas a partir da posio e funo que os indivduos assumem entre si para o exerccio da sua fora de trabalho). Desta forma, a sociedade humana, ao longo da sua histria, teria desenvolvido os seguintes modos de produo: comunismo primitivo, asitico, escravista, feudal e capitalista. Marx observa que, exceo da primeira forma historicamente desenvolvida pela humanidade, o comunismo primitivo, todos os outros modos de produo possuam em comum uma relao social de produo estabelecida a partir da explorao de um grupo social dominante sobre o trabalho de outro grupo social, o dominado. Em comum tambm havia o fator de distino entre pertencer a um ou outro grupo: a posse dos meios de produo. Como exemplo, tem-se a relao social de produo estabelecida entre o senhor e o escravo no modo de produo escravista, entre o senhor feudal e o servo no modo de produo feudal, e entre o burgus capitalista (patro) e o proletariado assalariado (empregado) no modo de produo capitalista.

Em sua perspectiva dialtica, Marx apresenta cada modo de produo como a sntese das relaes de produo antagnicas entre os interesses da classe dominante, exploradora, e dos interesses opostos da classe dominada, explorada. O esgotamento desta relao que promover a transformao para outra nova relao social de produo, combinada tambm com a transformao das foras produtivas. O processo que se desenvolve por meio desta tenso entre dominantes e dominados apresentado por Marx como a Teoria da Luta de Classes. O exemplo mais recente que ilustra tais idias o das sociedades europias, transformadas com a crise e o fim do modo de produo feudal e o incio do modo de produo capitalista. Desta forma, Marx afirma que a desigualdade entre as classes sociais inscrita na sociedade capitalista indissocivel da sua prpria existncia, mas que, assim como outros modos de produo, o capitalismo tambm entrar em colapso e uma nova relao social de produo das condies materiais de existncia ser estabelecida, dando incio a um novo modo de produo. A esperana em uma sociedade mais feliz e justa, conforme sustentava alguns pensadores que, ao criticarem o capitalismo, formavam as primeiras idias socialistas a partir do final do sc. XVIII, ganhar fundamentos cientficos com a teoria de Marx. Pensadores como os franceses Charles Fourier e PierreJoseph Proudhon, ou o britnico Robert Owen, passaram a ser chamados de socialistas utpicos, pois as transformaes sociais previstas em suas idias eram voluntaristas, ou seja, dependiam da vontade de realizao de todos os indivduos da sociedade. J com o conjunto terico apresentado pelos estudos de Marx, surge o socialismo cientfico, pois fornecia argumentos consistentes para a possibilidade de formao da sociedade socialista. Uma sociedade socialista caracterizada pela inexistncia de desigualdade social em virtude da ausncia de classes sociais, pois o Estado torna-se o proprietrio dos meios de produo e garantidor da distribuio igualitria da riqueza produzida para todos os indivduos da sociedade. Desta forma, acaba a dominao e explorao de um grupo social sobre o outro. O cerne desta concepo a coletivizao das condies materiais de existncia a partir do fim da propriedade privada dos meios de produo. O papel do Estado, embora importante, provisrio, uma vez que o socialismo deve existir enquanto transio entre o fim do capitalismo e o incio do modo de produo comunista. No comunismo, o entendimento coletivo dos indivduos da sociedade sobre a
10

Sociologia Contempornea

Adriano Carneiro Giglio

realidade social e as condies de sua existncia, estaria to desenvolvido que no seria mais necessria a presena do Estado. Para Marx, portanto, o fim do capitalismo era inevitvel, assim como a formao de um novo modo de produo. A possibilidade do socialismo e, posteriormente do comunismo, estaria no fato de que a classe trabalhadora proletariada (dominada) poderia assumir um papel histrico de, tomando conscincia da realidade em que vive e avaliando o momento de colapso do capitalismo, impedir o prosseguimento da luta de classes, aproveitando o desenvolvimento das foras produtivas, e conduzir a revoluo social para a ocupao do Estado e coletivizao dos meios de produo. A prpria classe burguesa representou papel semelhante quando da crise e transformao da sociedade feudal em capitalista. Relao entre infra e superestrutura social Na obra Contribuio Crtica da Economia Poltica, Karl Marx descreve, resumidamente em seu prefcio, a determinao que as condies materiais de existncia exercem sobre a vida social e, consequentemente, sobre a conscincia que os indivduos tm da realidade. Em outras palavras, para Marx so as relaes sociais de produo a infraestrutura econmica sobre a qual se estrutura toda a sociedade e suas formas de pensar juridicamente, politicamente e intelectualmente, e que foi denominado por ele de superestrutura. Escreve ele: O modo de produo da vida material condiciona o processo de vida social, poltica e intelectual. Por exemplo, se a relao social de produo de uma sociedade for escravista, estas condies materiais determinaro a forma de pensar que constitui a superestrutura, pois as pessoas, a lei e a justia reproduziro em suas idias a possibilidade de algum ser propriedade de outro, podendo ser aprisionado, forado e castigado. Mas se uma transformao abole aquelas relaes escravistas, novas condies materiais de existncia passaro a determinar de forma correspondente as idias presentes na superestrutura daquela sociedade, fazendo com que as pessoas, a lei e a justia sejam contrrias prtica escravista. Tal entendimento de Marx coerente ao materialismo adotado por ele em todo o seu pensamento. Mas o tom determinista do processo histrico, a partir das transformaes provocadas pelo acirramento das contradies das relaes sociais de produo e das foras produtivas, no anula a atividade gerada pelas formas ideolgicas de conscincia. Neste ponto, fundamentam-se os obstculos

e as possibilidades da classe trabalhadora enquanto personagem histrico que poder conduzir ao socialismo desde que possua conscincia ideolgica da sua realidade. Alienao em Karl Marx Conforme se observa na relao entre infraestrutura e superestrutura, a classe dominante na relao de produo possui as idias dominantes da sociedade. Desta forma, a superestrutura dominada pela conscincia ideolgica da classe dominante, atuando para a manuteno e reproduo da sua situao e poder. Faz isto, segundo Marx, a partir das mais diversas idias presentes no campo poltico, jurdico, artstico, filosfico, religioso etc. e que recaem sobre as mentes de todos da sociedade, independente de sua classe. O resultado a aceitao e permanncia da lgica e das normas do modo de produo existente. A constatao desta anlise verificada pela durao secular dos modos de produo, embora todos eles tenham existido e ainda exista (o capitalismo) a despeito da quantidade de pessoas insatisfeitas que eram e so mantidas enquanto classe dominada so mais numerosos os escravos, os servos e os trabalhadores assalariados do que existiam senhores e existem burgueses. Neste sentido, um dos conceitos fundamentais de Marx para a evidncia da dominao ideolgica a alienao. Alienar o mesmo que repassar, deixar de possuir, em benefcio de outro o que originalmente lhe pertence. A condio da classe dominada vincula-se sua alienao econmica, pois na relao de produo ela repassa para o dominante a sua capacidade produtiva e o fruto do seu trabalho. Despossudo tambm fica, intelectual e politicamente, pois classe dominante cabe o papel de determinar a forma de pensar a realidade e govern-la. A condio da alienao a desumanizao. No capitalismo, a relao produtiva alienada garante a reproduo e concentrao do capital nas mos do capitalista (burgus), potencializada pelo desenvolvimento das foras produtivas em gerar riqueza e no retornar o valor devido ao trabalho do trabalhador. Esta capacidade de gerar mais valor na mercadoria s custas da limitao assalariada de remunerao foi definida por Marx como o conceito da mais valia. No entanto, o rompimento com tal estado de alienao est na iminncia das
11

Sociologia Contempornea

Adriano Carneiro Giglio

transformaes resultantes do antagonismo da luta de classes, cabendo ao proletariado o seu papel histrico. Segundo Marx, De formas evolutivas das foras produtivas, que eram, essas relaes convertem-se em seus entraves. Abre-se, ento, uma era de revoluo social. A transformao que se produziu na base econmica transtorna mais ou menos lenta ou rapidamente toda a colossal superestrutura. Quando se consideram tais transformaes, convm distinguir, sempre, a transformao material das condies econmicas de produo (...) e as formas jurdicas, polticas, religiosas, artsticas ou filosficas, em resumo, as formas ideolgicas, sob as quais os homens adquirem conscincia desse conflito e o levam at o fim. Segundo Karl Marx, o capitalismo j dava os sinais do seu fim. Para ele, vrios elementos apontados pela sua teoria estavam manifestando a possibilidade de transformao da realidade material. O estmulo ao pensamento crtico das classes de trabalhadores e a provocao ao pensamento dos intelectuais marcaram fortemente a figura de Karl Marx para a posteridade. Representados por exemplo, em passagens como as que seguem: Os comunistas recusam-se a dissimular suas vises e suas intenes. Declaram abertamente que os seus objetivos s podem ser alcanados pela derrubada violenta de toda a ordem social vigente at aqui. Que tremam as classes dominantes em face de uma revoluo comunista. Nela os proletrios nada tm a perder seno os seus grilhes. Eles tm um mundo a ganhar. Proletrios de todos os pases, uni-vos! (Manifesto do Partido Comunista) Os filsofos tm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questo, porm, transform-lo. (Teses sobre Feuerbach, T.11)

12

You might also like