You are on page 1of 2

AUXILIAR DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

LNGUA PORTUGUESA
Interpretao de texto. Significao das palavras: sinnimos, antnimos, sentidos prprio e figurado. Ortografia. Pontuao. Acentuao. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advrbio, preposio, conjuno (classificao e sentido que imprime s relaes entre as oraes). Concordncias verbais e nominais. Regncias verbais e nominais. Crase. Figuras de sintaxe. Vcios de linguagem. Equivalncia e transformao de estruturas. Flexo de substantivos, adjetivos e pronomes (gnero, nmero, grau e pessoa). Sintaxe. Morfologia. Estrutura e formao das palavras. Discursos direto, indireto e indireto livre. Processos de coordenao e subordinao. Colocao pronominal.

MATEMTICA/ RACIOCNIO LGICO


Funes e equaes: nmeros naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Equaes de 1 e 2 graus. Funes e equaes lineares, quadrticas, exponenciais, logartmicas e trigonomtricas; polinmios e equaes. Probabilidade e anlise combinatria. Matrizes, determinantes e sistemas lineares. Nmeros e grandezas direta e inversamente proporcionais: razes e propores, diviso proporcional; regra de trs simples e composta. Porcentagem. Juros. Geometria no plano e no espao. Permetro. Progresses. Probabilidade: contagem, permutaes, arranjos e combinaes. Probabilidade e eventos independentes. Sistema de medidas legais. Resoluo de situaes-problema. Sistema monetrio brasileiro. Potncia. Raciocnio lgico: estrutura lgica de relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictcios. Deduzir novas informaes das relaes fornecidas e avaliar as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. Compreenso e elaborao da lgica das situaes por meio de raciocnio verbal. Raciocnio seqencial. Orientaes espaciais e temporais. Formao de conceitos. Discriminao de elementos. Compreenso do processo lgico que, a partir de um conjunto de hipteses, conduz, de forma vlida, a concluses determinadas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Diferenas individuais: fatores determinantes e capacidades mentais. Desenvolvimento da inteligncia. Estgios do desenvolvimento da criana. O processo de socializao. A teoria de Piaget sobre a linguagem e o pensamento da criana (PIAGET). O desenvolvimento dos conceitos cientficos na infncia. Pensamento e palavra (VYGOTSKY). Princpios e fundamentos dos referenciais curriculares (RCNEI). Primeiros Socorros. Os brinquedos.

Normas para utilizao dos brinquedos. Normas de Segurana (Norma Brasileira 11786).

Desenvolvimento fsico e motor (educao fsica e suas contribuies para o desenvolvimento motor na educao infantil)
. Necessidades bsicas e desenvolvimento cognitivo (Piaget). Desenvolvimento da linguagem (Divinpolis). Desenvolvimento intelectual, crescimento e desenvolvimento. (Piaget)

Tentativa de treinamento precoce. Maturao e aprendizagem ( www.pgie.ufrgs.br). O ldico, a criatividade e a arte na brinquedoteca (brinquedoteca: um espao estruturado para brincar) Resgate da infncia (O resgate de brinquedos tradicionais da infncia selma Assis) Desenvolvimento infantil e o brincar.(curso quinta, o brincar no desenvolvimento da criana). Diferentes culturas e a brincadeira. Jogos e suas caractersticas: pedaggicos, de raciocnio e psicomotor. Artes visuais e a explorao da imagem (RCNEI)
Sucata: criatividade em brinquedos (pedagogia.arteblog.com.br/ ) Linguagem: formas de contar estrias. Corpo: dinmicas/recreao. (atividades recreativas www.aquabarra.com.br) Pesquisa sonora. Cantigas de roda.

LEIS:
Lei Federal n 9.394/96 Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei Federal n 8.069/90 Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente.

You might also like