You are on page 1of 5

Introduo

A metodologia de Anlise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do ingls Failure Mode and Effect Analysis), uma ferramenta que busca, em princpio, evitar, por meio da anlise das falhas potenciais e propostas de aes de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo. Este o objetivo bsico desta ferramenta e, portanto, pode-se dizer que se est, com sua utilizao, diminuindo as chances do produto ou processo falhar durante sua operao, ou seja, tentando buscar o aumento da confiabilidade, que a probabilidade de falha do produto/processo.

Tipos de FMEA
Esta metodologia pode ser aplicada tanto no desenvolvimento do projeto do produto como do processo. As etapas e a maneira de realizao da anlise a mesma, ambas diferenciando-se somente quanto ao objetivo. Assim as anlises FMEAs so classificadas em dois tipos: FMEA DE PRODUTO: na qual so consideradas as falhas que podero ocorrer com o produto dentro das especificaes do projeto. O objetivo desta anlise evitar falhas no produto ou no processo decorrente do projeto. comumente denominada tambm de FMEA de projeto. FMEA DE PROCESSO: so consideradas as falhas no planejamento e execuo do processo, ou seja, o objetivo desta anlise evitar falhas do processo, tendo como base as no conformidades do produto com as especificaes do projeto. H ainda um terceiro tipo, menos comum, que o FMEA de procedimentos administrativos. Nele analisa-se as falhas potenciais de cada etapa do processo com o mesmo objetivo que as anlises anteriores, ou seja, diminuir os riscos de falha.

Vantagens do FMEA
Melhorar a qualidade e a segurana de um processo de assistncia; Aumentar a satisfao dos prestadores da assistncia (mdicos, enfermagem, etc); Coletar informaes para reduzir falhas no futuro; Identificar e eliminar erros precocemente; Enfocar na preveno de problemas; Catalisador para o trabalho em equipe multidisciplinar; Reduzir a possibilidade de um mesmo tipo de falha no futuro.

Desvantagens do FMEA
Dependente da equipe que foi nomeada para a anlise; Dependente da experincia dos membros da equipe nomeada; Dependente da existncia de dados para serem analisados; O clculo do Coeficiente da Prioridade de Risco pode mascarar algumas falhas grandes ou valorizar falhas pequenas devido forma como feito o clculo.

Aplicao e elementos bsicos do FMEA

Desenvolvimento de novo produto ou processo; Alteraes em produtos e processos existentes, visando a reduo das falhas potenciais de produtos e processos que j esto em operao; Anlise de oportunidade de melhoria da qualidade e aumento da confiabilidade dos produtos e processos; Avaliao do impacto do uso do produto ou processo existente em um novo ambiente, localizao ou aplicao; Reduo da ocorrncia de no conformidades em processos administrativos, em geral.

Etapas para a Aplicao


Planejamento Esta fase realizada pelo responsvel pela pela aplicao da metodologia e compreende: descrio dos objetivos e abrangncia da anlise: em que identifica-se qual(ais) produto(s)/processo(s) ser(o) analisado(s); formao dos grupos de trabalho: em que define-se os integrantes do grupo, que deve ser preferencialmente pequeno (entre 4 a 6 pessoas) e multidisciplinar (contando com pessoas de diversas reas como qualidade, desenvolvimento e produo); planejamento das reunies: as reunies devem ser agendadas com antecedncia e com o consentimento de todos os participantes para evitar paralizaes; preparao da documentao (ver na figura 3 a documentao necessria).

Funcionamento Bsico
O princpio da metodologia o mesmo independente do tipo de FMEA e a aplicao, ou seja, se FMEA de produto, processo ou procedimento e se aplicado para produtos/processos novos ou j em operao. A anlise consiste basicamente na formao de um grupo de pessoas que identificam para o produto/processo em questo suas funes, os tipos de falhas que podem ocorrer, os efeitos e as possveis causas desta falha. Em seguida so avaliados os riscos de cada causa de falha por meio de ndices e, com base nesta avaliao, so tomadas as aes necessrias para diminuir estes riscos, aumentando a confiabilidade do produto/processo.

Importncia
A metodologia FMEA importante porque pode proporcionar para a empresa: uma forma sistemtica de se catalogar informaes sobre as falhas dos produtos/processos; melhor conhecimento dos problemas nos produtos/processos; aes de melhoria no projeto do produto/processo, baseado em dados e devidamente monitoradas (melhoria contnua); diminuio de custos por meio da preveno de ocorrncia de falhas; o benefcio de incorporar dentro da organizao a atitude de preveno de falhas, a atitude de cooperao e trabalho em equipe e a preocupao com a satisfao dos clientes;

Concluso
Na realizao da FMEA para identificao de riscos em projetos, percebemos a importncia de um planejamento eficaz, no qual cada item da igualmente importante e faz parte de uma cadeia de valor, cujos elos tm igual importncia para a obteno do sucesso global. O processo de gesto de riscos um dos mais complexos e que requerem maior esforo de acompanhamento dependendo da complexidade do projeto, para a reduo da ocorrncia de riscos que impactem no resultado financeiro do projeto. Como os projetos constituem o meio pelo qual a estratgia das organizaes implementada, fundamental que o gerente de projetos conhea a estratgia a qual o seu projeto est alinhado concentrando-se na gerao de valor a organizao e seus acionistas. http://www.gepeq.dep.ufscar.br/arquivos/FMEA-APOSTILA.pdf http://www.medicinanet.com.br/conteudos/gerenciamento/2330/metodologias_para_melho ria_de_qualidade_%E2%80%93_fmea_failure_modes_and_effects_analysis.htm http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/FMEAv2.html http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/386

You might also like