You are on page 1of 5

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS Engenharia Eltrica

Philippe Jordan de Oliveira Rodrigues

FIOSOFIA E MODERNIDADE

Contagem

2012 1- Quem foi Sfocles? Sfocles foi um importante dramaturgo da Grcia Antiga. Nasceu na cidade-estado de Atenas em 496 a.C e morreu em 406 a.C. De acordo com historiados, Sfocles escreveu aproximadamente 120 peas de teatro. Porm, com o passar dos tempos, somente sete peas sobreviveram at nossos dias. 2- Explique resumidamente a temtica de duas importantes obras de Sfocles: dipo em colono e Antgona dipo passou muito anos vagando no exlio, pois fora rejeitado pelos filhos homens e pela sua de Tebas e somente suas filhas Antgona e Ismene se importaram por ele. Ao ir para Colona, um povoado perto de Atenas recebido de forma hostil e os soldados da cidade tentam expulsa-los. Antgona intercede pelo pai, pedindo a presena de Teseu, o rei de Atenas. Enquanto o aguardam, chega Ismene com a notcia de que o orculo de Delfos tinha assegurado proteo dos deuses para a cidade que abrigasse o corpo de dipo e lhe construsse um santurio. Teseu muito interessado na proteo que obteria dos deuses, tal como anunciada pelo orculo permite que dipo fique em Colona e o protege contra Creonte que deseja lev-lo para Tebas mesmo que dipo naquele momento no seria bem recebido. Aps dipo morrer os filhos entraria em um acordo em que cada ano um filho seria responsvel por comandar Tebas. Etocles foi o primeiro a tomar a coroa; mas vencido o prazo de um ano, no quis entreg-la. Obrigado a sair de Tebas, Polinices foi a Argos e pediu ao rei daquela cidade ajuda e auxlio contra o irmo injusto. Um formidvel exrcito reuniu-se em Argos e foi acampar diante de Tebas. Antes de atacar a cidade, enviaram um oficial para reclamar, em nome de Polinices, pela ltima vez, a herana de dipo. O Oficial volta sem obter uma resposta favorvel de Etocles. Comeou, ento, o cerco a Tebas. Como o cerco, embora terrvel, prosseguia sem resultado, pois os sitiados defendiam-se valentemente. Os guerreiros de Argos e os cidados de Tebas decidiram estabelecer um combate apenas entre Polinices e Etocles. Comeou uma luta que acabou com a morte dos irmos. Sucumbiram no mesmo dia, um sob os golpes do outro. E Creonte tornado rei pela morte de Etocles.
2

Em Antgona, temos em Tebas a continuao da histria da luta dos dois irmos que morreram e ao se tornar Rei Creonte manda sepultar Etecles, com as devidas honras, morrera, pois, dizia ele, defendendo bravamente Tebas. Quanto a Polinices, visto como traidor da cidade, Creonte mandou proclamar um edital que proibia todos os cidados, sob as mais severas penas, de ser enterrado e chorar por ele. Deveria ser jogado aos animais sem nenhuma honra de um funeral. Antgona e Ismene esto cientes do decreto do tio Creonte, que ameaa punir com a morte aquele que desobedecer a seu decreto, enterrando Polinices. Mesmo assim, Antgona decide enterr-lo, afrontando Creonte, que pai de seu noivo Haemon. Flagrada cobrindo terra o cadver de seu bem-amado irmo, guardas a levam diante de Creonte, que se v obrigado a sentenci-la: ser enterrada viva num crcere subterrneo. O cego Tirsias antev desgraas para Creonte se mantiver a condenao de Antgona, pois desagrada aos deuses. Aps alguma relutncia, Creonte volta atrs, mas j tarde. Antgona, para fugir da terrvel morte, se enforcara na escura priso; deixando Haemon, seu futuro marido em desespero. Responsabilizando o pai pelo suicdio de Antgona, Haemon tenta mat-lo. Como no consegue, mata-se em seguida. Eurdice, sua me e mulher de Creonte, ao saber dos acontecimentos, tambm se mata. Creonte lamenta o triste final. 3- Elabore um pequeno resumo da tragdia dipo Rei. "dipo Rei" passa-se em Tebas, cidade grega fundada por Cadmo. O povo tebano suplica ao rei ajuda , pois sua cidade perece. O rei dipo acalma o povo, dizendo vai fazer de tudo para salvar a cidade novamente. Para o povo tebano, o Rei dipo est logo abaixo dos deuses, pois ele conquistou o reinado em Tebas aps livr-la da das desgraas que a Esfinge trazia para a cidade. Para saber o que necessrio fazer para ajudar a cidade, dipo envia Creonte, seu cunhado, para consultar o Orculo no templo de Apolo. Aps uma consulta ao orculo de Delfos, que responde pelo deus Apolo, os tebanos so alertados sobre algum que provoca a ira dos deuses: o assassino de Laios, que ainda vive na cidade.
3

Creonte explica a dipo como havia sido a morte do antigo rei, ou seja, a verso que contavam como se fosse certa, que o comboio do rei foi morto por salteadores. Ao saber o que precisava para comear a investigao em busca do assassino, dipo anuncia que far de tudo para capturar o assassino. dipo ento decide livrar seu reino desse mal e descobrir quem o assassino, desferindo uma tremenda maldio. O Orculo de Delfos, que ordena que a maldio seria levantada apenas quando o assassino de Laio fosse trazido a justia. dipo, imediatamente e de maneira enrgica, tomou a tarefa de encontr-lo, e como primeiro passo consultou o profeta cego Tirsias. Tirsias reluta em revelar a identidade do assassino, mas levado gradualmente a se enfurecer pelas insinuaes de dipo sobre ter algo a ver com a morte. Acaba revelando que o prprio dipo o pecador que trouxe a maldio sobre a cidade; tambm profetiza que dipo, que se considera to inteligente e de viso larga, se recusar a aceitar a verdade de suas palavras, se recusar a reconhecer quem realmente e o que tinha feito. Subitamente dipo lembra seu encontro casual com um homem velho perto de Delfos; questionando Jocasta sobre a aparncia de Laio (estranhamente, se parecia com o prprio dipo) e o nmero de elementos na sua escolta, percebe que Laio foi provavelmente a sua vtima. Tudo estava se esclarecendo, dipo era filho e homicida de seu pai, filho e marido de sua me, a profecia se cumprira e agora ele era o mais infeliz dos homens. Ao saber de tudo, Jocasta se suicida e dipo, ao v-la, fura os prprios olhos, j no queria mais ver um mundo que no era agradvel a ele. Creonte, agora o novo rei, retorna e dipo pede que ele o mande para longe onde possa estar sozinho. 4- Como os deuses so concebidos na referida tragdia? Os deuses mesmo com forma de homens so considerados superiores e imortais, com poder de abenoar e amaldioar aquele que fosse contra seus pensamentos ou desobedecesse lei divina.
4

5- Cite 3 fragmentos do texto que ilustram as caractersticas dos deuses. Mas, pelos deuses, dipo, diz-me: por que razo te levaste a to forte clera? Tendo sido morto o rei Laio, o deus agora exige que seja punido o seu assassino, seja quem for. Traga-nos ele, deus Apolo, a salvao resplandecente como seu prprio semblante 6- Indique uma ideia ou uma passagem do texto que lhe chamou ateno? Justifique sua resposta.

Foi Apoio! Sim, foi Apoio, meus amigos, o autor de meus atrozes sofrimentos! Mas ningum mais me arrancou os olhos; fui eu mesmo! Desgraado de mim! Para que ver, se j no poderia ver mais nada que fosse agradvel a meus olhos? Neste momento dipo se encontra com os olhos furados e responde ao Corifeu justificando o motivo de tal ato em tom de drama como mostra o trecho a seguir: nuvem sombria, execrvel treva que caiu sobre mim,escurido pavorosa e sem remdio! Ai de mim! Como me traspassam as dores do meu sofrimento e a lembrana de meu infortnio! 7- Qual a importncia dos mitos?D sua opinio. O mito importante pelo fato de modificar a sociedade ou lev-la acreditar em algo, mito faz com que a cultura de um modo geral se aflore. A importncia do mito est justamente em encarnar os valores coletivos almejados por um grupo social, bem como apresentar os vcios que devem ser combatidos.

You might also like