You are on page 1of 6

AVALIAO ESCRITA Srie: 8 ano G 3 BIMESTRAL Bimestre Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Juscelino Data: ___/___ / DE LNGUA

PORTUGUESA 2012 Kubitschek PROFESSOR (A): de Oliveira NOTA: Marcelo Feitosa ____________

ALUNO
(A)_______________________________________________________________N_______
TEXTO I Polticos em baixa, ainda assim o Brasil est em alta na folia: dos 14 enredos que as escolas do Grupo Especial mostraro este ano no Sambdromo, dez tm como mote a brasilidade sob diversas formas. (...) mais sintomtica do que curiosa a constatao de que, em pleno ano de eleies presidenciais, logo de suposta intensificao do debate ideolgico, a poltica tenha passado ao largo da imaginao dos carnavalescos. O antroplogo Roberto da Matta aponta o xis da questo. - Isso pode ser reflexo do jeitinho brasileiro para no deixar de exaltar sua brasilidade. Diante da dificuldade de se orgulhar das prticas sociais de sua elite, o brasileiro exalta a natureza avalia. Se alguma escola de samba fizesse hoje um enredo sobre os polticos, ou suas prticas, em vez de fazer o sambdromo rir e se divertir, ela acabaria provocando choro na avenida, porque a decepo nesse aspecto total. Para o carnavalesco Paulo Menezes, do Imprio Serrano, a coincidncia de a brasilidade estar presente em diversos enredos mostra que a defesa da identidade nacional est no inconsciente coletivo do pas. - Os maus polticos jogam a moral do pas para baixo, mas ns, brasileiros, sabemos que temos nosso valor. No somos bem representados, mas independentemente do que nos acontece, temos orgulho da nossa terra. Isso pode no se aplicar atualmente politica, mas se aplica cultura, natureza, religiosidade, a diversos aspectos da brasilidade. Da Matta afina o coro: - possvel que essa valorizao da brasilidade seja reflexo, nos enredos das escolas, da busca de um equilbrio na sociedade que foi afetado pelos sucessivos escndalos polticos. Essas notcias, histrias de corrupo, criam contradies e despertam a conscincia crtica da sociedade, mesmo naquelas pessoas de baixa instruo. As escolas de samba podem ter captado esse sentimento.
TARTAGLIA, Csar. O Globo. Caderno Rio, 19 fev. 2006.

Releia os seguintes trechos retirados do texto. ............................................................................................................................................................................... (...) em vez de fazer o sambdromo rir e se divertir. ELA acabaria provocando choro na avenida. (3 pargrafo) Isso pode no se aplicar atualmente poltica, mas se aplica cultura (...). (5 pargrafo) ............................................................................................................................................................................... A que se referem, no texto, os pronomes destacados? (0,50)

1) ELA
______________________________________________________________________________________ 2) ISSO ______________________________________________________________________________________

O seno do livro Comeo a arrepender-me deste livro. No que ele me canse; eu no tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros captulos para esse mundo sempre tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contrao cadavrica; vcio grave, e alis nfimo, porque o maior defeito deste livro s tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narrao direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo so como os brios, guinam direita e esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaam o cu, escorregam e caem... Assis, Machado de, Memrias pstumas de Brs Cubas.

3. O emprego dos pronomes ESTE e ESSE, no incio do texto, (0,25)


( ( ( ( ) tem a finalidade de distinguir entre o que j se mencionou (mundo) e o que se vai mencionar (livro). ) marca a oposio entre o concreto (mundo real) e o abstrato (mundo da fico). ) faz uma distino decorrente da diferena entre a posio do narrador e a do leitor. ) indiferente; assim como hoje, esses pronomes no tm valor distintivo.

4. Toda cincia contm, em seus fundamentos, uma mitologia. Para muitos, a MITOLOGIA coisa da
fantasia, enquanto a CINCIA se constitui em fala de gente sria. Na passagem acima, os pronomes que substituem, pela ordem, os termos em destaque sem que haja alterao de sentido so: (0,25) ( ( ) esta / essa. ) essa / aquela. ( ( ) aquela / esta. ) aquela / essa. ( ) esta / aquela.

5. Baseado no texto acima, podemos deduzir que o autor um defensor da: (0,25)
( ( ) Cincia ) Cincia e Mitologia ( ( ) Mitologia ) Mitologia como Cincia

Leia o texto abaixo e responda as questes 6 8:

O casamento dos pequenos burgueses


Ele faz o noivo correto E ela faz que quase desmaia. Vo viver sob o mesmo teto At que a casa caia. Ele o empregado discreto. Ela engoma o seu colarinho. Vo viver sob o mesmo teto At explodir o ninho At explodir o ninho. Ele faz o macho irrequieto. E ela faz crianas de monte. Vo viver sob o mesmo teto At secar a fonte At secar a fonte.

Ele o funcionrio completo. E ela aprende a fazer suspiros. Vo viver sob o mesmo teto At trocarem tiros At trocarem tiros. Ele tem um caso secreto. Ela diz que no sai dos trilhos. Vo viver sob o mesmo teto At casarem os filhos At casarem os filhos. Ele fala em cianureto. E ela sonha com formicida. Vo viver sob o mesmo teto At que algum decida At que algum decida.

Ele tem um velho projeto. Ela tem um monte de estrias. Vo viver sob o mesmo teto At o fim dos dias At o fim dos dias. Ele s vezes cede um afeto. Ela s se despe no escuro. Vo viver sob o mesmo teto At um breve futuro At um breve futuro. Ela esquenta a papa do neto. E ele quase que fez fortuna. Vo viver sob o mesmo teto At que a morte os una At que a morte os una At que a morte os uma... Buarque, Chico. pera do malandro.

6. Podemos dizer que o texto acima conta a trajetria de um casamento, desde a cerimnia at o fim dos dias. Que promessa os noivos fazem na cerimnia de casamento? (0,25) ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 7. Apesar da promessa, o texto nos mostra o casal separado em tudo. Como isso fica claro no texto? ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

8. Desde o incio, a pouca sinceridade do casal fica evidente. como se participassem de um


teatro. Que expresso do texto indica isso? ______________________________________________________________________________________ Leia a tirinha abaixo e responda as questes 9 11:

9. Identifique o pronome demonstrativo usado na tirinha. (0,25) ______________________________________________________ 10. Qual o referente desse pronome no texto? (0,25) ______________________________________________________ 11. O pronome esse pode ser substitudo por este, sem alteraes de sentido? Explique. (0,25) _______________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

Leia a tirinha abaixo e responda a questo 12. TIRINHAS DO CALVIN:

12. Explique o emprego dos pronomes ESTE (1 QUADRINHO) e ISSO (3 QUADRINHO): (0,25) _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________ 13. Em qual quadrinho, da tirinha abaixo, aparece o uso do pronome possessivo de primeira pessoa do plural: (0,25)

) 4 quadrinho

) 1 quadrinho

) 2 quadrinho

) 3 quadrinho

14. O autor retrata, atravs da tirinha, dois problemas reais que acontecem em sala de aula: (0,25) ( ) a alienao dos alunos em relao ao ensino-aprendizagem e a forma de tratamento entre eles ( ) a conversao e interao dos alunos em relao aos colegas e a forma de aprendizagem 15. Assinale a frase com erro de colocao pronominal: (0,25) ( ) Tudo se acaba com a morte, menos a saudade. ( ) Com muito prazer, se soubesse, explicaria-lhe tudo. ( ) Joo tem-se interessado por suas novas atividades. ( ) Ele estava preparando-se para o vestibular de Direito. 16. Assinale a frase com erro de colocao pronominal: (0,25)

( ( ( (

) Tudo me era completamente indiferente. ) Ela no me deixou concluir a frase. ) Este casamento no deve realizar-se. ) Ningum havia lembrado-me de fazer as reservas.

A imagem abaixo foi extrada da capa da Revista Lngua, que foi publicada em agosto/2012 e tem como matria central o seguinte texto: Manual contra a conversa fiada: um antdoto para as armadilhas retricas do cotidiano, do papo de bar s promessas eleitorais. Baseado nisso, responda as questes 17 e 18.
a. Identifique o pronome demonstrativo usado na tirinha. ___________________________________________________________ b. Qual o referente desse pronome no texto? ___________________________________________________________ c. O pronome esse pode ser substitudo por este, sem alteraes de sentido? Explique. ______________________________________________________________________________ ________________________________________ d. De acordo com norma padro, como deve ser o emprego dos pronomes demonstrativos em relao ao espao, isto , quando o pronome empregado para representar a posio do objeto em relao ao falante? ___________________________________________________________ e. O pronome demonstrativo na tirinha foi empregado de acordo com a norma padro? Explique. ______________________________________________________________________________ __________________________________________

( ( ( (

) crebro suspenso por fios ) a mo que sustenta uma mente ) manipulao de pessoas ) FNDE investe na mente humana

18. Justifique a resposta da questo anterior: (0,25) ____________________________________________ _ ____________________________________________ _ ____________________________________________ _ ____________________________________________ ____________________________________________ 17. A expresso que melhor definiria esta imagem, seria: (0,25) ____________________________________________ ________

Faa a leitura da tirinha abaixo e responda as questes 19 20:

19. O efeito humorstico da tirinha produzido pela expresso: (0,25) ( ( ) no me entra na cabea ) s porque sofreram essa desgraa? ( ( ) outros seres humanos como inferiores ) um pouco mais de caridade, caramba!

20. Leia e responda ao que se pede: (0,25) O menino da porteira Toda vez que eu viajava Pela estrada de Ouro Fino De longe eu avistava A figura de um menino, Que corria abri [r] a porteira Depois vinha me pedindo:

- Toque o berrante, seu moo, Que pra mim fica [r] ouvindo. VIEIRA, Teddy; Luizinho. O menino da porteira, 1955. Se NO considerarmos o aspecto literrio, mas apenas a norma culta padro da lngua portuguesa, poderamos dizer que h um erro pronominal no oitavo verso desta cano popular. Por isso, aponte qual seria a forma correta deste verso aparecer na cano: ( ( ( ( ) Que para mim ficar ouvindo. ) Que para mim fic ouvindo. ) Que pra eu ficar ouvindo. ) Que para eu fica ouvindo.

BOA SORTE!!!

You might also like