You are on page 1of 14

TRABALHO DE CORROSO

Corroso Graftica
O que ? Processo corrosivo que ocorre nos ferros fundidos cinzentos e no ferro fundido nodular, que possuem teor de grafita a temperatura ambiente.

Como ocorre ? O grafite um material muito mais catdico que o ferro, os veios ou ndulos de grafite do ferro fundido agem como rea catdica enquanto o ferro age como rea andica transformando-se em produto de corroso.

Como prevenir ? Para minimizar os problemas de corroso graftica prtica usual revestir os tubos, internamente com argamassa de cimento e externamente com um revestimento adequado por tubulaes enterradas

Dezincificao
O que ? A dezincificao uma forma de corroso seletiva que ocorre nas ligas de lato com mais de 15% de zinco.

Como ocorre ? Acontece quando o zinco lixiviado para fora da liga, deixando a liga de cobre enfraquecida e porosa. Isso geralmente acontece quando o metal imerso em gua com cloro ou em gua que tem altos nveis de oxignio e dixido de carbono, ou quando a tubulao de cobre lida com a gua nessas condies.

Como prevenir ? Melhorar o ambiente agressivo (menos cloro e oxignio, reduzir acidez, evitar gua parada); Usar bronze com baixo teor de zinco (menos de 15%) ou Cobre-nquel ; Aplicar proteo catdica ; Usar lato contendo aditivos inibidores: 0,05% As, Sb 0,05%, 1% Sn.

Empolamento pelo hidrognio


O que ? Presso exercida pelo hidrognio molecular originando a formao de bolhas.

Como ocorre ? Aparece devido a difuso do hidrognio atmico pelo interior do metal, at encontrar uma descontinuidade, onde se transforma em hidrognio molecular, consequentemente h um aumento da presso do hidrognio suficiente para deformar o material independentemente do tipo de solicitao, este aumento de presso provoca a apario de bolhas no material.

Cordo de Solda
O que ? Corroso que se observa em torno de cordo de solda. Ocorre em aos inoxidveis noestabilizados ou com teores de carbono maiores que 0,03%. A corroso evidenciada intergranularmente.

Como ocorre ? Ocorrer quando dois metais diferentes em contato so expostos a uma soluo condutora. Como existe uma diferena de potencial entre metais diferentes, esta servir como fora impulsora para a passagem de uma corrente eltrica atravs da soluo. Da resultar a corroso do metal menos resistente, isto , o metal menos resistente torna-se andico e o mais resistente torna-se catdico

Como prevenir ? Sempre que possvel isolar metais diferentes, de forma completa; Aplicar revestimento com precauo; Adicionar inibidores, para atenuar a agressividade do meio corrosivo; Evitar juntas rosqueadas para materiais muito afastados na srie galvnica; Projetar componentes andicos facilmente substituveis ou com espessura bem maior.

Obrigada !

Grupo: Lorenna Climaco Gustavo Trindade Bruno da Silva Camila Cristine Athos Alison

You might also like