You are on page 1of 30

O CARTER DO SEXO

Saiba porque quem criou o sexo o fez hetero.

Gilvandro Salles

INTRODUO
Falamos neste livro o que entendemos como o carter do sexo. No se pode negar que o sexo tem sido um tema muito difundido nos ltimos anos em todos os seguimentos da sociedade, superando qualquer poca da histria humana. At o que no sexo, querem transformar nesse honroso espetculo da vida, mas no entraremos nos mritos desta questo para no sermos mal interpretados. Muito sobre o sexo, que era velado e reprimido, atualmente tem ganhado espao inimaginvel, provocando inmeras discusses e dividindo opinies. Sendo assim, surgiu a ideia de escrever essa obra, porm, trazendo o que entendemos do ponto de vista bblico sobre o valor do sexo. No somos catedrticos no assunto, apenas um pouco corajosos para dizer o que pensamos, sem a inteno de escandalizar. Entendemos que, para muitos, sexo como religio, se encontrar o parceiro que comunga da mesma liturgia ainda melhor; para outros, uma mistura do sagrado com o profano, alegria ou decepo, poder ou impotncia, amor ou paixo, desejo ou repdio, dor ou prazer, sem falar nos que pensam ser o sexo apenas um xtase momentneo, ignorando consequncias e a culpa da prpria conscincia ou do julgamento social. Entretanto, o sexo tambm visto nas escrituras como uma mensagem viva, anunciando a relao de Deus com o Seu povo, de Jesus com Sua igreja, do homem com sua mulher. Fora dessa realidade, a Bblia d outros nomes, revelando a sua concordncia quanto ao propsito de Deus. O sexo na mente humana termina do mesmo jeito que comeou, no linear de muitos pensamentos; inicialmente, a psique inundada por fantasias construdas pelo desejo de realiz-lo. Desfrutando com intensidade suas delicias, no final, mais pensamentos, desta vez com deliciosas lembranas sobre o ato de fazer amor com a pessoa querida. Nada de anormal, Deus fez assim para que duas pessoas unidas por Ele desfrutassem desse honroso momento. Desde logo, enfatizamos que o autor do sexo Deus. Por certo, tem o Seu carter, e toda a sua beleza essencial est narrada na Bblia Sagrada. Um presente magnfico que Deus deu ao homem para desfrutar apenas com o seu cnjuge no jardim de seu casamento. inegvel que Deus conhece o verdadeiro ato sexual, pois a autenticidade deste traz as riquezas que confirmam os detalhes reprodutivos, emocionais e espirituais elaborado pelo seu Mentor. Do sono do homem e do sonho do Criador, concluiuse o primeiro casal; o sexo entre o homem e a mulher nasceu do corao de Deus de modo suave e prazeroso, smbolo de um gozo eterno.

O adversrio de Deus tentou destruir o verdadeiro sexo com inmeras imoralidades mascaradas de prazer real, mas o Criador do sexo enviou Seu filho Jesus para ser tambm o seu milagre. A clula mater da sociedade s poderia ser construda no plano do Senhor com a existncia do verdadeiro sexo, assim, como representa a relao de Deus com o seu povo, Jesus e a igreja, o homem e a mulher nos desgnios de Deus. O Seu filho deu incio ao seu ministrio realizando o Seu primeiro milagre numa festa de casamento. Desejamos que o nobre leitor faa uma boa viagem na leitura deste livro. Pedimos ao Esprito Santo que complete em seu corao o que for necessrio em sua vida para entender, luz da Bblia, o carter do sexo.

O AUTOR DO SEXO
O sexo foi inventado por Deus com propsitos magnficos. O seu carter divino, ultrapassando os limites do prazer humano. O sexo santo, vai alm de dois corpos nus se entrelaando numa atividade animalesca buscando um gozo carnal que leva apenas alguns minutos. Entender o sexo do ponto de vista de seu criador chegar ao estgio de viver o amor, a alegria, o prazer, o xtase e a magnitude da melhor sensao que um homem e uma mulher podem viver dentro do plano de Deus para suas vidas no casamento. Deus fez o homem com o desejo de repetir o ato sexual num espao de pouco tempo, enquanto a mulher capaz de reviver mentalmente e sentir em sua pele as sensaes inebriantes da ltima relao sexual como se estivesse acontecendo, porm, com a expectativa de que a prxima ser ainda melhor. Ambos os sentimentos proporcionam o desejo de estar juntos desfrutando as delcias do que um pode dar e receber do outro. O sexo, no quesito divino, promove bem-aventuranas no esprito, na alma e no corpo. Jamais o gozo sexual de um casal, nos desgnios de Deus, poder ser to limitado quanto aquele que no passa a fronteira do prazer fsico. O verdadeiro sexo quase se perdeu por causa da permissividade pecaminosa que invadiu o corao dos seres humanos, mas pela misericrdia de Deus ele no foi dissipado, continua vivo, romntico, ntimo, amante, apaixonado, delicado e corts, porque vive sob a eficcia do amor eterno, fortalecendo a afetividade do casal unido pelo Senhor. O verdadeiro sexo tem sua beleza fundamentada na Bblia, que seu grande manual. Mesmo com algumas linhas obscuras, biblicamente tornam-se to claras que poucos percebem o perfeito guia de toda a educao sexual para humanidade, principalmente para o esposo e a sua amada esposa viajarem seguros no divino plano de fazer amor. O sexo tem o poder de cortar o cordo umbilical emocional de filhos com seus pais para viverem um amor chamado uma s carne: Por isso, deixa o homem pai e me e se une sua mulher, tornando-se os dois uma s carne. (Gnesis 2.24). Ele requer privacidade na viagem emocional que o Criador planejou s para dois. Pode fazer o homem desejar ser completado pela sua amada e a mulher querer completar o seu amado como uma costela voltando ao seu lugar de origem. Representa a relao amorosa de Jesus com sua noiva celestial conhecida como Igreja, na qual Ele o doador e ela a receptora de benos, semelhante ao ato sexual propriamente dito. Deus inventou o sexo e o presenteou ao homem e mulher para testemunharem a profunda relao de amor de seu filho Jesus com sua Igreja,

sendo assim, o homem torna-se figura de seu filho e a mulher figura de sua amada Igreja no casamento. luz da palavra de Deus isso pode ser entendido: [...] porque o marido a cabea da mulher, como tambm Cristo a cabea da Igreja, sendo Ele mesmo o salvador do corpo. Como, porm, a igreja est sujeita a Cristo, assim tambm as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. (Efsios 5.23-24). O homem busca amar sexualmente a sua esposa para organizar seu emocional enquanto ela busca nele carinho, compreenso e companhia para harmonizar suas emoes e, ento, sentir-se bem para fazer sexo com seu amado. como a soma de duas grandes riquezas, ele quer possu-la e ela quer ser possuda. Ele esteve pronto durante todo o dia, ela se preparou. Ele espera que ela o corresponda, ela o aguarda gentil e suave. Uma relao que comea com intimidade e vai at ao ato sexual na busca de satisfao para ambos, sem dolo, sem culpa, sem mancha, digno de honra - Digno de honra entre todos seja o matrimnio, bem como o leito sem mcula; porque Deus julgar os impuros e adlteros (Hebreus 13.4) - pois, o casal, no Senhor cultua-O. Banalizar o sexo, entregando-se a limites reprovados por Deus perder a oportunidade de sentir o seu verdadeiro prazer. Sexo, no propsito de Deus, tambm louvor ao seu Santo nome e, sem essa perspectiva, se assemelha a idolatria, assim como a idolatria se assemelha ao adultrio. Dois corpos nus acoplados sexualmente nem sempre significam para Deus um verdadeiro ato sexual, pode ser prostituio. Ato sexual para Deus aquele que est dentro de seu plano eterno num casamento em que Ele uniu um homem e uma mulher, conforme seu clculo matemtico no qual um mais um igual a um, ou seja, uma s carne.

DEUS CONHECE O VERDADEIRO SEXO


A Bblia narra muitas histrias com base nos planos de Deus para a relao sexual humana. Comea com Ado e Eva, a saber: o primeiro casal, o primeiro casamento, o primeiro ato sexual, a primeira famlia, os primeiros pais. Ado, o todo de Eva; ela, parte dele; um homem e uma mulher, feitos para constituir um matrimnio. Deles nasceram filhos e filhas, ou seja, ambos encheram a terra - E Deus os abenoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra [...] (Gnesis 1.28). Ado e Eva, casal aprovado por Deus, uma unio selada pela beno de fecundar, multiplicar e encher a terra. Olhar para Ado e Eva era contemplar a vontade de Deus na vida de um homem e de uma mulher sob o propsito de expandir a raa humana. Deus poderia ter criado inmeros casais para povoar a terra rapidamente, mas a sua oniscincia j contemplava todas as famlias de geraes futuras, ento, no tempo de Deus, tudo aconteceu com o sexo sempre presente. O conceito de casal to relevante para Deus que, at mesmo o nascimento de seu filho Jesus Cristo, apesar de no ter sido fruto de uma relao sexual, pois o menino foi concebido pelo Esprito Santo Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua me, desposada com Jos, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grvida pelo Esprito Santo. (Mateus 1.18), aprouve ao Senhor que o Deus encarnado nascesse e vivesse numa famlia planejada por Ele, ou seja, o prprio Deus encarnado desejou e escolheu nascer numa famlia, evidenciando que nunca o Criador seria contrrio aos seus prprios desgnios. Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. (Gnesis 1.31). O Senhor selou em Seu filho o conceito de constituir uma famlia, com a unio de um homem com uma mulher. A beleza da unio sexual entre um homem e uma mulher no plano de Deus jamais poder ser imitada com tanta autenticidade ao ponto de confundir o prprio Criador. Quando Deus criou a mulher, Ele no tirou parte do homem e a fez homem por ser de natureza masculina e quando fez o homem no o fez mulher, porque do homem faria a mulher. Assim, mulher mulher e homem homem com fatores reprodutivos, emocionais e biolgicos diferentes, porm, capazes de completar um ao outro porque a essncia do Criador direcionou tudo para esse objetivo. Se fosse desejo de Deus que o homem fizesse as vezes da mulher e que a mulher tambm fizesse as vezes do homem, em uma s natureza humana, Ele no os teria criado sexualmente distintos, compatveis humanamente, macho e fmea Criou Deus, pois, o homem sua imagem, imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gnesis 1.27.). Deus fez Ado querendo ter Eva, e

Eva querendo ser de Ado, com desejos distintos, mas em uma unio harmoniosa. No plano da criao Divina, homem e mulher so os nicos em condies de viver a relao conjugal biopsicoespiritual, ligados, conforme a vontade de Deus. O Senhor fez o sexo com o propsito de ultrapassar o prazer da carne. Se o ato sexual, alm da satisfao fsica, no produz ao casal a psquica e espiritual, os prejuzos dessa relao j podem ser vistos, se no esto a caminho. Importa lembrar, assim que o homem saiu do propsito do Criador, nunca, Deus ignorou a realidade de qualquer ato sexual fora de sua vontade no mbito humano. Aprouve Deus dispensar, conforme sua mais alta aspirao, o tratamento cabvel a essas prticas, por estar fora de seus planos. Quem pratica sexo fora dos padres de Deus pode viver o drama de no constituir, conforme o ideal do Senhor, uma famlia, semelhante aos que vivem segundo a Sua vontade. Os exemplos terrveis so muitos, com histrias de sofrimentos que poderiam ser evitadas, mas com a entrada da desobedincia ao Senhor, o homem, ainda hoje, est inclinado a viver ao som dessa triste melodia. O que Deus proferiu biblicamente para ser provado no universo de seus planos, nunca ser provado no territrio que Ele reprova. As leis podem ser mudadas; o clamor dos que se sentem prejudicados por desejar certa liberdade sexual pode ser atendido; suas ideias podem ser aceitas; multides podem apoi-los; a mdia pode popularizar com a finalidade de tornar o ideal comum opinio da sociedade. Entretanto, Deus no vai mudar seus princpios eternos - Porque eu, o Senhor, no mudo [...]. (Malaquias 3.6). O que Deus reprova jamais poder ser negociado em acordos polticos, religiosos, sociais ou com qualquer outro grupo institucional.

FIGURAS DE CRISTO E A IGREJA

No casamento, o homem e a mulher ilustram a unio entre Cristo e a Igreja. simples entender esse mistrio (Efsios 5.22-32). Assim como a Igreja submissa ao Senhor Jesus, semelhantemente a mulher deve ser ao seu marido! A submisso da mulher ao marido simplesmente o seu sentimento de amor por ele (Tito 2.4). A Igreja no ama a Cristo com beijos, abraos e sexo, mas se entregando a Ele diariamente em f, por f, com f e na f. Essa entrega revela O quanto o ama. A mulher que ama o seu marido no consegue viver sem se submeter a ele; isso ocorre naturalmente, sem aquele sentimento de escravido. H um conceito machista que causa pavor nas mulheres por se acharem, erroneamente, subjugadas aos maridos e se sentirem objetos sexuais. Evidentemente, existem mulheres que so submissas aos seus maridos, mas que no os amam; a submisso, do ponto de vista bblico, bem diferente, por se tratar de um sentimento que nasce de dentro para fora, sem qualquer vnculo com as chamadas obrigaes domsticas ou conjugais, mas simplesmente fundamentado no amor e na espontaneidade. Por essa razo, o texto bblico evidencia a submisso da esposa ao seu marido, como ao Senhor (Efsios 5.22). de esperar que a mulher submissa ao seu marido, como ao Senhor, tenha um esposo com o carter de Cristo. Sendo assim, aprende-se que o carter de Cristo, O faz desejvel sua Igreja pela suavidade e leveza no tratamento com Sua noiva. Jesus, disse: Porque o meu jugo suave o meu fardo leve. (Mateus 11.30). A vida conjugal tem tudo para frutificar se estiver no ideal de Deus semelhante Cristo e a Igreja. A Igreja de Jesus O ama espontaneamente, tem prazer de estar submetida a Ele, pois entende que, assim, pode ser cuidada pelo seu amado e desfrutar da felicidade real que s Ele pode lhe conceder [...] Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de gua pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mcula, nem ruga, nem coisa semelhante, porm santa e sem defeito. (Efsios 5.26-27). A propsito, ser cuidada o desejo real inconsciente de toda mulher, a palavra de Deus afirma isso, dizendo: [...] o teu desejo ser para o teu marido e ele te governar. (Gnesis 3.16). Toda mulher quer entregar o seu corao para ser bem governado (Cntico 7.10-12). Assim como Jesus governa bem o corao de sua Igreja, o marido sbio (em Cristo) administrar, sem dolo, o corao de sua esposa. No sem razo que a mulher sonha em ter um heroi, salvador, prncipe encantado. Esse sentimento vai alm do conto de fadas, pois ela deseja que isso seja real. Neste aspecto, a mulher se identifica tambm com a Igreja. Antes de se tornar a noiva de Cristo, a Igreja desejava o mesmo (Atos 5.31; Apocalipse 6.2). Se no

bastasse esse sonho, ainda existe outro no corao da mulher, a glria. De modo como Cristo glorifica a sua Igreja (Efsios 5.27), a mulher deseja essa virtude, realeza e honra advinda do marido, ou seja, ser a glria de seu marido, como dizem as escrituras sagradas: [...] mas a mulher a glria do homem. (1 Corntios 11.7). Cristo o cabea da Igreja, e Ele a torna gloriosa (Romanos 8.17; Efsios 5.27). Sendo a Igreja, de Cristo, a glria dEle mesmo; assim como toda esposa deveria ser de seu marido. No relacionamento entre Cristo e a Igreja, notrio que ela a parte frgil, por essa razo, seu noivo, tomado por um amor sem medida, deu a Sua vida em resgate dela. Importa saber, toda mulher o vaso mais frgil na relao conjugal. Pedro, o apstolo, disse: Maridos, vs, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo considerao para com a vossa mulher como parte mais frgil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graa de vida, para que no se interrompam as vossas oraes. (1 Pedro 3.7). A sensibilidade feminina perceptvel na relao marido e mulher, pois, em geral ela fisicamente mais delicada; emocionalmente emotiva, ansiosa, provocante e insegura. Posiciona-se num propsito diferente do propsito humano, porm, aos olhos de Deus isso no a faz inferior ao marido, haja vista, so herdeiros da mesma graa de vida. Outro aspecto que chama ateno a vontade inerente (praticamente inconsciente) na mulher em completar algum do sexo oposto. Isso nos faz at lembrar: No Senhor, todavia, nem a mulher independente do homem, nem o homem, independente da mulher. Porque, como provm a mulher do homem, assim tambm o homem nascido da mulher; e tudo vem de Deus. (1 Corntios 11.11-12). como se a costela quisesse voltar ao seu lugar de origem: E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se- varoa, porquanto do varo foi tomada. (Gnesis 2.22-23). Veja que a Igreja de Jesus a Sua noiva perfeita, na medida certa, a nica cabvel ao seu lado, ou seja, em seu corao. Tambm importante dizer que a mulher pode ser atrada pelo que ouve. No foi sem saber disso que satans investiu em Eva com palavras de engano. Assim encontra-se narrado: Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selvticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse mulher: assim que Deus disse: No comereis de toda rvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das rvores do jardim podemos comer, mas do fruto da rvore que est no meio do jardim, disse Deus: Dele no comereis, nem tocareis nele, para que no morrais. Ento, a serpente disse mulher: certo que no morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abriro os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. (Gnesis 3.1-5). No livro de Cantares, Sulamita, esposa de Salomo, tambm era seduzida e desejosa pelo

falar de seu noivo: O seu falar muitssimo doce; sim, ele totalmente desejvel. (Cnticos 5.16). No tocante voz de Jesus, ou seja, Sua palavra, alm de atrair, faz com que sua Igreja queira escut-la constantemente. O prprio Cristo disse: Quem de Deus ouve as palavras de Deus [...]. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheo, e elas me seguem. Todo aquele que da verdade ouve a minha voz (Joo 8.47; 10.27; 8.37b). Nada mexe com as emoes da Igreja to profundamente quanto voz do seu Noivo. O toque fsico outro fator que atrai a mulher; Sulamita no tinha qualquer impedimento de revelar esse desejo ao seu amado Salomo, portanto, dizia-lhe: Beija-me com os beijos de tua boca; porque melhor o teu amor do que o vinho. A sua mo esquerda esteja debaixo da minha cabea, e a direita me abrace. (Cnticos 1.2; 2.6). possvel dizer que isso despertava o desejo de querer mais do seu amado, ao proferir: Vem depressa, amado meu, faze-te semelhante ao gamo ou ao filho da gazela, que saltam sobre os montes aromticos. (Cnticos 8.7). Interessante saber, a amada de Cristo s recebe o seu toque, pois, Jesus o nico que nasceu de Deus para tocar, em amor, a Igreja: [...] Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno no lhe toca. (1 Joo 5.18), Diante dessa magnitude Divina, ou seja, essa semelhana de Cristo e a Igreja em se tratando do homem e a mulher, Paulo optou apenas por dizer: Grande este mistrio, mas eu me refiro a Cristo e igreja. (Efsios 5.32).

EVA, UM SONHO NO SONO DE ADO


Quando Deus viu que o homem estava s no Jardim do den, providenciou a criao de uma mulher com valores biopsicoespiritual compatvel a sua natureza, de modo que o homem tambm pudesse prover o mesmo para a mulher. Disse mais o SENHOR Deus: No bom que o homem esteja s; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idnea. (Gnesis 2.18). Seguiu Deus a realizao de seu desejo; todo o projeto de criao da mulher estava em seu corao. Depois que todas as criaturas estavam prontas, a mulher teria o privilgio de ser criada no jardim de forma muito especial; o Senhor agora no usaria o barro, mas um pedao de osso extrado de quem ela se identificaria profundamente ao ponto de desejar estar ao seu lado como uma costela que se posicionaria a proteger o corao do seu amado. Assim diz o primeiro livro da Bblia: Ento, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. (Gnesis 2.21). Parece pattico, mas fato que uma mulher pode harmonizar o corao de um homem, e ela gosta de saber quando est conseguindo fazer isso. Depois que Ado deu nome a todos os animais (Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos cus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domsticos, s aves dos cus e a todos os animais selvticos; para o homem, todavia, no se achava uma auxiliadora que lhe fosse idnea. Gnesis 2.19-20), ele agora estaria pronto para receber sua mulher. Eva foi o ltimo nome que Ado deu ao que Deus criou antes de descansar: E abenoou Deus o dia stimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. (Gnesis 2.3). Teria Ado tido tempo para por nome nos animais se Eva tivesse chegado antes? No sabemos responder essa interrogao. Mas uma coisa certa; Deus muito sbio! Sugerimos que a mulher um sonho de Deus, ou seja, um sonho de Deus no sono de Ado. Enquanto Ado dormia, Deus sonhava com cada detalhe da mulher e ia esculpindo sua vida de forma esplndida e maravilhosa. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. (Gnesis 2.22). Sua pele seria mais macia, seu olhar seria sedutor, seu andar encantaria Ado, sua aparente fragilidade feminina seria a fora para edificar sua casa, seu corpo exalaria um perfume encantador, diferente e incomparavelmente melhor que qualquer flor do Jardim do den, o seu fator sexual seria para dentro como quem estava pronta para receber amor e depois

presentear com o fruto dele (prole). Toda essa beleza externa revelava sua formao interior, singular e misteriosa, ao ponto de Ado, na relao sexual, adentrar no seu interior e se sentir amado, acolhido, viril, importante, louvado e nico. Eva, por sua vez, tambm se sentia amada, querida, desejada, acolhedora e nica. Pulsava dentro de si um tero com milhes de vulos para povoar a terra. Seus hormnios sexuais, estrgeno e progesterona, um a mais que o homem (testosterona), se encarregavam, com os demais a dar um toque especial em sua feminilidade. O interior de suas mamas foi preparado com riquezas de detalhes para produzir um alimento nutritivo a fim de saciar sua prole. Isso, e muito mais, caracterizava-a essencialmente feminina, inconfundvel aos olhos de seu Criador. Depois de tudo pronto Deus a levou para o homem. Era como se o Senhor estivesse contando para Ado o sonho que Ele teve e a forma como o materializou enquanto ele dormia. Quanta pureza no corao de Deus! Quanta beleza na sua arte criadora! Por essa e outras razes, s Ele Deus! A resposta de Ado foi to positiva quando viu Eva que proferiu: Esta, afinal, osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se- varoa, porquanto do varo foi tomada. (Gnesis 2.23). Ado parecia dizer que ambos se completavam harmoniosamente e o que sentiam um pelo outro produzia transparncia de alma, completo acordo, no se confundiam e era impossvel viverem separados. verdade que com a desobedincia a Deus o homem sofreu e ainda sofre consequncias terrveis; o pecado, ao adentrar no mundo, cobrou um preo altssimo, a vida humana (Romanos 6.23), somado separao eterna de Deus (Romanos 3.23). No se pode olvidar, no entanto, que o Senhor no mudou o seu plano familiar entre o homem e a mulher por causa do pecado; as consequncias pecaminosas do homem o fez limitado e refletiu negativamente em toda criao abaixo do cu, porm, o carter de Deus no foi afetado. James I. Packer (1992, p. 67) falando sobre o carter de Deus em seu livro O conhecimento de Deus, diz:
A tenso, o choque ou uma leucotomia podem alterar o carter de um homem, mas nada altera o carter de Deus. No curso da vida humana, os gostos, a perspectiva e o temperamento podem mudar radicalmente; um homem gentil, equilibrado, pode se tornar amargo e excntrico; um homem de bom gnio pode se tornar cnico e insensvel. Mas ao Criador nada disso acontece. Ele nunca se torna menos verdadeiro, ou misericordioso, ou justo, ou melhor do que sempre foi. O carter de Deus hoje, e sempre ser, exatamente como era nos tempos bblicos.

Indubitavelmente, o Senhor no mudou nada. Desde logo, observa-se a razo do Criador tratar como pecado todo tipo de relao sexual fora de seu contexto para

a vida humana. Contudo, o Senhor na sua infinita misericrdia pode transformar e mudar a vida do pecador arrependido, atravs de Jesus. Apesar do pecado no corao da humanidade, Deus tem, por meio de seu filho Jesus, lindos sonhos para realiz-los na vida de todo aquele que, pela f, dormir em seus braos. Se Ele pode fazer de um osso algo to esplndido, magnfico e nico como a mulher, o que far ento de um corao quebrantado ao seu Senhorio?

O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS


O primeiro milagre de Jesus tem um ensinamento relevante. Antes de se aprofundar nele, importa voltar ao den e falar sobre a queda do homem no pecado. sabido que Deus fez o homem perfeito, o colocou no Jardim do den, tirou uma de suas costelas e fez Eva, a sua mulher. Ado e Eva tiveram filhos e filhas, desfrutavam da beleza do paraso na mais perfeita harmonia, porm, tudo isso acabou no dia em que o homem desobedeceu a Deus. Satans investiu nos valores do vnculo, da relao, da amizade, do afeto e da unio, causando prejuzos arrebatadores. Alm da morte como a principal consequncia de tudo, a vida agora era marcada por varias separaes; a pior delas, o homem para com Deus (Romanos 3.23). No que tange unio de alma entre Ado e Eva, parece que foi tomada por uma cinzenta nuvem emocional que os separavam do verdadeiro sentimento de motivao sexual que antes dispensavam um ao outro; devido aos inmeros fatores que o pecado trouxe ao adentrar o corao do casal, a relao sexual deles, obviamente, tambm sofreu alteraes inimaginveis. Ainda que tentassem, o sexo para eles nunca mais seria o mesmo, e os dias revelavam sem piedade que a tendncia era que essa relao se tornasse ainda menos frequente. Em seu livro Tudo sobre sexo para casais cristos, Antnio Lisboa (2009, p. 137 e 138), diz:
Tenho boas razes e forte amparo bblico para dizer que, antes do pecado, Ado e Eva mantinham relaes sexuais vrias vezes por dia. Naquela poca no havia cansao, fadiga e estafa. Tambm podemos deduzir que a performance fsica do casal era 100% e o sexo proporcionava prazer a ambos, por isso desfrutavam do ato conjugal repetidas vezes.

Considerando que, antes do pecado, o primeiro casal tinha um timo desempenho sexual, faz-se o seguinte questionamento: depois que desobedeceram a Deus, quantas desiluses de ordem sexual eles teriam passado? Afinal, vida agora no era mais a mesma. Alm do cansao dirio no servio pesado na lavoura e das exigncias desgastantes do labor domstico, para piorar, o corpo perdia, dia a dia, a sua vitalidade fsica e emocional. Tudo isso ajudava a diminuir o desejo sexual. Um dia ouvi algum dizer num tom bem humorado: 95% dos casais tm problema de ordem sexual e 5% pensam que no tem. Se isso for real, verdade, ento, que existe um nmero expressivo de casais conseguindo, pelo amor que os uniu, ajustar suas diferenas sexuais.

O fato marcante em tudo isso foi Deus ter providenciado o resgate do homem no pecado atravs de Jesus Cristo, o seu unignito filho (Joo 3.16). O mistrio de Jesus confirmou essa verdade, desde o Seu nascimento at a Sua ascenso, e consumar na Sua volta. No tocante ao Seu ministrio, Jesus realizou o Seu primeiro milagre numa festa de casamento (Joo 2.1-12). O filho de Deus comeou onde Satans pensou ter destrudo, definitivamente, o casal e todos os Seus planos de ordem sexual. O mximo que satans conseguiu foi fazer com que todo casamento comece precisando de milagres. Deus prometeu ao diabo que enviaria o descendente da mulher; este lhe feriria a cabea e satans o seu calcanhar (Gnesis 2.15), mas nenhum de Seus projetos seria frustrado. Talvez algum pergunte: em Jesus a atividade sexual do casal restaurada condio que viviam Ado e Eva no paraso? Em Jesus tudo ficou ainda melhor; apesar do homem em Cristo estar na condio de pecador, o Senhor permitiu que ele e sua esposa fossem participantes da obra redentora da humanidade como figuras vivas da relao de Jesus com a Sua Igreja. Para satans, foi um golpe inesperado de Deus em seus intentos, mas o Senhor faz brotar vida onde ningum mais tem esperana. Um casal em Cristo goza com muito mais satisfao de fazer parte, com Jesus, da redeno da humanidade, a serem simplesmente ativos fazedores de sexo. No estamos dizendo que casais no Senhor no do ateno relao sexual devidamente. Os tempos mudaram. Uma pesquisa mostra que casais evanglicos fazem sexo de trs a quatro vezes por semana e, considerando a boa condio fsica e, por no consumirem substncias prejudiciais sade, a longevidade sexual privilegiada. A alegria que o indivduo tem verdadeiramente em Jesus contribui para uma disposio sexual muito positiva. A confiana diria no Senhor, a certeza de que Ele est no controle de todas as coisas, faz do servo de Deus uma pessoa disposta e que gosta de gozar a vida, alm de, entre outras coisas, praticar o ato sexual com a pessoa que Deus lhe presenteou como cnjuge. O milagre dos casamentos Jesus de Nazar. S em Jesus o casal pode ter uma relao sexual satisfatria, sem culpa, sem medo, sem dor na alma. Seja qual for o milagre de que a sua vida conjugal precise, Jesus a resposta.

A FAMLIA E A IMORALIDADE SEXUAL


Nos ltimos tempos, o crescimento de famlias que aceitam a imoralidade sexual, sem qualquer senso de pudor, tem sido assustador. A aceitabilidade, a divulgao camuflada e escancarada, o envolvimento, o apoio, a propaganda, a conformidade e o investimento, tudo tem sido feito em nome da evoluo social, superao do preconceito e, em outros casos, da liberdade. Sendo assim, futilidades e inutilidades vo ganhando espao no corao de muitas pessoas e outras tantas se tornam vtimas. Para piorar, esto massificando na mente das futuras geraes, ideias concernentes ao comportamento sexual que esto fora da realidade de que Deus, o mentor do sexo, prope. O maior canal de propagao dessa realidade atualmente a televiso: novelas, programas, filmes, comerciais e reality shows tm popularizado e massificado ideias e conceitos. No temos qualquer inteno de tirar a responsabilidade dos rdios, revistas, internet e jornais escritos, mas a televiso supera todos os meios. Em muitos debates sobre sexo na televiso, tem sido comum o amor de Deus ser lembrado. verdade que Deus ama todas as pessoas, a Bblia afirma: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo o que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. (Joo 3.16). Lamentavelmente, outros valores bblicos so ignorados, como: Sigam o caminho do amor [...]. (1 Corntios 14:1). E quem o amor verdadeiro? Segundo, 1 Joo 4.16b: Deus amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. Em regra, inmeras pessoas querem ser amadas pelo Senhor ou se sentem amadas por Ele, mesmo praticando voluntariamente pecados de ordem sexual. Todavia, essas pessoas esto longe de uma vida Nele, e por Ele. Provm observar que o amor de Deus (Ele mesmo) usa a espada, no poucos textos bblicos falam sobre o assunto. Inclusive, o amor bem familiar aos leitores da Bblia, mas, e a espada? Quando falamos de espada de Deus no estamos dizendo que o Senhor carrasco, estamos afirmando que Ele tambm justo, alm de amoroso. O amor o sentimento mais sublime que o ser humano pode sentir - dar e receber. Indiscutivelmente, o amor, bem diferente da espada, embora, a espada esteja no amor. O livro de 1 Corntios 13.4-8, narra a beleza do amor com uma formosura sem igual:
O amor paciente, benigno; o amor no arde em cimes, no se ufana, no se ensoberbece, no se conduz inconvenientemente, no procura os seus interesses, no se exaspera, no se ressente do mal; no se alegra com a injustia,

mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecero; havendo lnguas, cessaro; havendo cincia, passar [...].

A espada um instrumento de corte que lembra destruio, guerra, arma, dor e morte. O amor deixa discorrer sua beleza peculiar e encantadora. Embora distintos (amor e espada), o Senhor, em algumas situaes, fez uso de ambos, simultaneamente. O primeiro relato bblico que mostra Deus fazendo uso da espada foi no jardim do den, na ocasio em que o Senhor expulsa Ado e Eva do paraso:
E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do den e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da rvore da vida. (Genesis 3.24).

O Senhor expulsou o homem do Jardim por am-lo, e a espada estava presente. A espada representa a justia de Deus, pois atravs dela corrigiu, disciplinou e defendeu o seu povo, em outras situaes causou destruio e morte. Ao se lembrar do amor de Deus no se pode esquecer que Ele justo. No livro de Apocalipse (19.15 e 21) encontra-se narrado sobre a espada no triunfo de Cristo no juzo final: Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as naes; e ele mesmo as reger com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. Os restantes foram mortos com a espada que saa da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes. R. N. Champlin, Ph, D. (1993, p.627), disse:
[...] a palavra sada da boca do Messias a arma espiritual de sua vitria. O significado desse smbolo, a espada, que o conselho de Deus realizado por Deus, como um juzo severo e de poder irresistvel.

Alm dessas verdades entesouradas para o ltimo dia, infelizmente, inmeros problemas de ordem emocional, psicossomtico e os surgimentos de muitas doenas ocorridas em pais, devido descoberta de seus filhos envolvidos com a imoralidade sexual, no so divulgados pela imprensa em geral. Investir em pesquisas dessa natureza no parece ser to significativo, pois pode atrapalhar os interesses de alguns grupos e, provavelmente, muitos pais no gostariam de falar sobre o assunto por se sentirem envergonhados.

No submundo de muitos quartos, encontram-se mes que sofrem anos e anos, e tomam remdios controlados, porque criaram seus filhos com o sonho de lev-los ao altar, ter lindos netos, passear em seus lares, viver um clima de famlia conforme Deus constituiu em sua palavra e ter orgulho de dizer que seu filho um grande pai ou sua filha uma me maravilhosa. Engolidos como vtimas pela perverso sexual, velam os seus sonhos com muita dor e lgrimas. Quantos sonhos assassinados? Nossa inteno no dramatizar o assunto, mas evidenciar essa realidade ignorada por muitos. Pense! Como deve ser difcil para uma me ou um pai com princpios morais saudveis, imaginar seu filho ou filha em pleno ato sexual pecaminoso? Interessantemente, existem pessoas que resistem imoralidade sexual, no porque esto ao lado de Deus, religiosamente falando, mas pela incompatibilidade com a educao recebida de seus pais na infncia, somado ao conceito de certo e errado constitudo no inconsciente humano. Outra realidade sobre imoralidade sexual o fato de existirem homens e mulheres vivendo dramas emocionais, com dores inimaginveis na alma, dizendo que um dia vo deixar ou que, se pudessem, no teriam se submetido a esse caminho. Diante de tudo isso, temos uma boa notcia, o evangelho de Jesus tem poder para transformar qualquer situao de ordem espiritual, psicolgica e material na vida daqueles que vivem Seu Senhorio. Seja qual for o pecado dessa natureza, praticado por ou vitimado algum, h poder no sangue de Jesus para restaurar Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de corao; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo suave, e o meu fardo leve. (Mateus 11.28-30).

O AMOR DE JESUS PELA IGREJA


Entre as histrias de amor narradas na Bblia, nenhuma supera a do casal Jesus e Igreja. Essa relao tem um amor inexplicvel que transcende os limites da capacidade do entendimento humano. Nunca na histria humana algum amou tanto e teve o seu amor to correspondido como aconteceu com Jesus. A noiva de Jesus O ama a ponto de submeter o seu corao aos Seus cuidados com a total confiana em receber todos os benefcios para fortalecer mais e mais o seu amor por Ele e fortalecer ainda mais essa majestosa unio. Jamais esse exemplo de Casal ser superado. Essa histria foi escrita com amor e vida (ZO). Esse o casal que fechar o fim dos tempos. Ser o ltimo casamento, o incio de uma festa sem fim, em que a lua de mel vai perdurar para sempre. Um compromisso conjugal selado pelo amor eterno, com exploses de sentimentos ternos a todo instante, multiplicado ao desejo de querer mais e mais esse amor. Prazeres ocorrero a todo instante, pois, fonte inesgotvel. Esse amor parece louco, mas o amor puro, verdadeiro, eterno. Jesus amou a Igreja a ponto de entregar a si mesmo em favor de sua amada. Esse amor era Ele mesmo, pois Jesus Deus e Deus amor. A pessoa do amor entregou-se a si mesmo por amar quem poderia ser resgatada s pelo amor. Parece um conto de fadas, mas real na onipresena do poderoso Deus. Negligenciar esse amor no seria sano. A Igreja entendeu sua condio emocional e amou o nico que poderia preencher o vazio de seu corao. A tentativa de separ-los sempre foi intensa, as tramas para mant-los distanciados nunca cessaram, mas o que no se pode negar que eles se amam, pois o noivo foi ao limite de sua vida, dando flego a esse amor, deixando a sua eterna amada mais apaixonada por Ele. Quem poder deter esse amor? No se pode esquecer que Jesus amou primeiro a Igreja e revelou seu sentimento por ela. Em todo tempo Jesus seguiu firme no seu propsito para com a Igreja, no desviou o seu olhar para nenhuma outra Eclesia (?), continuou fiel at o limite de sua vida. Quando a sua carne ultrapassou as suas condies naturais, Ele seguiu motivado pelo amor. Em todo momento, Jesus s pensava em sua amada, em mais ningum, nada mexia tanto com a sua mente do que a certeza de que s Ele poderia salvar sua noiva. Quando Jesus recebeu o beijo da morte, Ele pensava em sua Igreja. Quando foi humilhado, esbofeteado, cuspido, difamado, caluniado, torturado etc. Ele pensava em sua Igreja com muito amor. Era por ela que estava sendo modo (Isaas 53.). Foi por ela que passara tudo isso. Sendo assim, ela tambm aprendeu a am-Lo e deixar o corao ser tomado pelo Seu puro e eterno amor.

Jesus e Igreja, um casal no propsito do Deus vivo, um exemplo de casamento. Aprouve ao Senhor apresentar Jesus como exemplo de marido aos muitos maridos e a Igreja, o exemplo de esposa s muitas esposas. Observar o relacionamento desse casal e aplicar vida as suas ddivas permitir o fluir da vontade de Deus no casamento. entender que o verdadeiro amor ama primeiro, renuncia, se entrega pelo bem estar do outro e incondicional. No importa o que ela foi, pois agora est purificada pelo Seu amor. No importa como Ele est fisicamente, com cicatrizes profundas em seu corpo, ou seja, nas mos, no peito e nos ps, pois o amor quem os uniu para sempre.

IGREJA, CORPO DE CRISTO


A Igreja de Cristo um organismo vivo (1 Corntios 12.12 e 27), composta de pessoas que confessaram seus pecados ao Senhor e O receberam como Salvador de suas vidas, tornando-se membros de seu corpo. Esse corpo alimentado por uma vida, bem diferente da realidade humana, ultrapassando quaisquer limites da compreenso natural. O escritor David W. Dyer (2009, p. 11), falando sobre a vida que Jesus oferece a quem Dele deseja receber, discorre sobre a palavra vida no grego, idioma com o qual o Novo Testamento foi originalmente escrito, mostrando que na lngua grega existem mais de uma palavra para explicar vida. Assim, Dyer diz:
[...] lemos, em Joo 10.10, que Jesus veio para nos dar vida. Porm que vida essa? Se a palavra grega fosse BIOS, Jesus poderia ter vindo para melhorar nossa existncia fsica, ajudandonos a sermos mais saudveis ou prsperos. Se a palavra fosse PSUQU, (que tambm traduzida como alma) poderamos presumir que Ele veio para nos fazer felizes e equilibrados. De qualquer forma, a palavra usada aqui no BIOS, nem PSUQU, e sim ZO, que se refere vida de Deus Pai, aquela que no foi criada por ningum. Jesus veio para tornar a vida do Pai disponvel para ns e em abundncia.

Esta vida a primeira caracterstica do corpo de Cristo. Podemos destacar outro fator de alto nvel, a sua cabea, o prprio Cristo (Efsios 5.23). Paulo, na carta a igreja em Corinto, disse: Ns, porm, temos a mente de Cristo. (1 Corntios 2.16). A verdadeira Igreja de Jesus tem a Sua mente porque o Seu corpo. O corpo humano em atividade, em geral, tem o comando que vem do alto. Ao escrever aos Colossenses, Paulo disse: Pensai nas coisas l do alto, no nas que so aqui da terra. (Colossenses 3.2). da cabea o controle de todo corpo. A Igreja de Jesus tem uma mente s, pensamentos de vida que produzem unidade em todo corpo. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles honrado, com ele todos se regozijam (1 Corntios 12.26). Seus planos so eternos, ou seja, distantes de prazeres limitados e temporrios. Suas ideias no envelhecero, mas se renovaro a cada instante como num abrir e fechar de olhos. Sua confiana inabalvel porque Deus est no controle de tudo em favor dos que vivem em Seu propsito Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o seu propsito. (Romanos 8.28). Pensar nesse corpo entregue a pecados, seja ele de qualquer natureza, assumir que no entendeu o carter de Jesus, ou seja, os frutos do Esprito

Santo, que so: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansido, domnio prprio. (Glatas 5.22-23). Ao fazer de sua Igreja o seu prprio corpo, Jesus confirma mais uma vez o sentimento que tem por ela, amor gape. Amando a sua noiva, revela amor a si mesmo (Efsios 5.25 e 28), pois, Ele est nela e ela est Nele (a cabea e o corpo). Ento, o que esperar de um corpo que tem uma cabea (Jesus) como essa? Uma mente contaminada por pecados pode somatizar em todo corpo diversos problemas. Contudo, essa no a realidade do corpo de Cristo. Jesus amou o seu prprio corpo e canalizou o seu amor nele para santific-lo, o tornar glorioso, sem contaminao, sem ruga, nem coisa semelhante, porm, santo e sem defeito (Efsios 5.26.27). Em qualquer situao figurativa pode ser estabelecida uma relao. A relao de Jesus com a Igreja, semelhante marido e mulher; Cristo o noivo e a Igreja, noiva; Jesus, O cabea e a Igreja, o seu corpo. Em suma, uma relao sem dolo, hetero, como homem e mulher devem viver, pois, foram feitos para representar Cristo e a Sua igreja.

A FIGURA DO HOMEM E DA MULHER


Anteriormente, mostramos que o homem e a mulher tm significados profundos do ponto de vista bblico, Deus os fez para ilustrar a relao de Jesus Cristo e a sua Igreja, ou seja, na interatividade conjugal, o homem se torna a figura de Jesus e a mulher, a figura da Igreja. Para maior compreenso dessa verdade, no livro de Efsios 5.23-32, Paulo, o apstolo disse:
(...) porque o marido o cabea da mulher, como tambm Cristo o cabea da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porm, a igreja est sujeita a Cristo, assim tambm as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como tambm Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de gua pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mcula, nem ruga, nem coisa semelhante, porm santa e sem defeito. Assim tambm os maridos devem amar a sua mulher como ao prprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ningum jamais odiou a prpria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como tambm Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. Eis por que deixar o homem a seu pai e a sua me e se unir sua mulher, e se tornaro os dois uma s carne. Grande este mistrio, mas eu me refiro a Cristo e igreja.

Adentrando a questo da sexualidade, sabido que os rgos genitais do homem e da mulher so diferentes, porm se completam, unindo-se harmoniosamente e tornando-se os dois em uma s carne. A relao sexual fora desse contexto anula essa mensagem e agride o plano de Deus em proporcionar satisfao fsica, emocional, espiritual e, ainda, multiplicar e encher a terra (no estamos falando aqui sobre o sexo oral). Diante disso, fica uma pergunta: por que o fator sexual do homem para fora e o da mulher para dentro? No encontramos na Bblia uma resposta direta para satisfazer esse questionamento, mas apresentaremos uma viso muito particular do ato sexual entre um homem e uma mulher, pensando no porqu de Deus os ter criado assim. O sexo representa a igreja recebendo o seu noivo celestial, dando-lhe louvores pelo seu amor por ela. Isso pode explicar porque a mulher tem em evidncia o sentimento de querer ser amada, e porque o homem que ama capaz de realizar esses desejos dela. Cristo amou primeiro a igreja. Leia o que diz Joo: Ns o amamos porque ele nos amou primeiro. (1 Joo 4.19). A iniciativa de amar partiu

do Senhor, levando sua noiva a entender que o seu amor o nico que pode preencher o seu corao. Na relao sexual, o homem o sujeito ativo, aquele que abenoa, e a mulher o sujeito passivo, aquela que recebe a beno. Aprendemos biblicamente que a igreja no abenoa a Jesus, mas o glorifica com a sua submisso, enquanto Jesus abenoa a sua amada suprindo as suas necessidades de amor, segurana, paz, felicidade etc. interessante observar que no ato sexual entre esposo e esposa, sai parte dele para a esposa e no sai parte dela para ele, ou seja, ele doa e ela recebe. Isso explica porque Deus tambm abomina o adultrio, pois, Jesus nunca doaria para outra igreja, o que Ele reservou s para sua amada. O que sai de Jesus para sua Igreja vivo; o seu amor vivo, no conhece a infidelidade, o engano, a falsidade, a mentira. Por essa razo s a Igreja de Jesus pode reproduzir filhos e filhas para o seu Noivo. Biologicamente, na relao de uma s carne entre marido e mulher, a substncia qumica que decide o sexo da criana est na clula reprodutiva do homem, conhecido como espermatozoide, que contm, assim como o da mulher vinte e trs cromossomos; desses, o que decide o sexo da criana pode ser x ou y; no caso da mulher esse cromossomo sempre ser x. Nesse nterim, a mulher sempre faz o papel de multiplicadora, unindo em seu tero as clulas reprodutivas entre ela e o homem para gerar e dar luz mais um ser humano. A mulher tem o misterioso dever de multiplicar o que foi plantado no seu interior, no ato sexual, ou seja, o espermatozoide (a palavra espermatozide significa coisa viva. - MILES, 1994, p. 52). A vida vem de dentro para fora, tanto do homem no ato sexual com sua esposa, quanto da mulher ao dar luz um beb. A beleza encantadora de tudo isso a misteriosa grandeza de Deus que decide cada detalhe desse fruto. O Salmista proferiu: Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha me. Graas te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras so admirveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos no te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substncia ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. (Salmo 139.13-16). Na relao de Cristo com a sua Igreja, ela multiplica: Ide, portanto, fazei discpulo de todas as naes, [...], mas Ele quem decide como ser essa multiplicao: [...] batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. (Mateus 28.19-20). Algum pode nos chamar de loucos com essas ideias, mas descobri que no estou sozinho nessa viso. Em seu livro A alegria do casamento, Fred Malir, proferiu palavras que escandalizaram muitas pessoas, muito embora, ajudaram a edificar

vrios casamentos. Ento, relevante analisar suas afirmativas quando discorre sobre os genitais da mulher e do homem numa viso bblica, onde poucos so capazes de pensar como ele. O texto extenso, mas vale a pena refletir em sua leitura. Assim disse Fred:

Parece-me bvio, assim, que Deus concedeu a genitlia feminina como miniatura do Tabernculo, completa em todos os detalhes. Se voc pudesse ver o Tabernculo no deserto, a primeira coisa que notaria seria a cobertura externa feita com plos de animais, que nos remetem aos plos pubianos femininos. Nesse contexto, vemos ainda que as trs entradas progressivas para o interior do Tabernculo foram feitas de cortinas flexveis: uma para o ptio; outra para o lugar santo; e a terceira para o santo dos santos. A genitlia feminina tambm tem trs progressivas e flexveis entradas: os lbios externos, que envolvem os pequenos lbios, dotados, em interior, do hmen, um pequeno vu. Correspondendo ao hmen, o vu do templo de Jerusalm foi rasgado por Deus em dois, porque uma nova dispensao do relacionamento com Ele estava comeando. A partir daquele ato, o caminho ficou aberto para uma ntima associao com o Senhor em qualquer tempo, e no mais limitada a uma ao anual, como no velho testamento, quando o sumo sacerdote vinha uma vez por ano trazer a oferta de sangue do cordeiro sacrificial. Nem tampouco estamos limitados a uma forma de vida menor, como no reino animal, em que somente na poca propcia as fmeas esto em condies de envolvimento no ato sexual. Os humanos podem ter relaes sexuais em qualquer tempo. Da mesma forma, qualquer tempo bom para ter o Senhor nos enchendo com o seu ser! Por isso, a palavra de Deus declara: ... deixem-se encher pelo Esprito... (Efsios 5:18b). No grego, esse texto realmente diz: continuem sendo cheios com o Esprito... Esse ato contnuo e progressivo. Cada aspecto do caminho traado por Deus para o orgasmo me fala de Cristo e da Igreja! Por exemplo, o Tabernculo foi ungido, porque de outra forma no poderia ser colocado em contato com Deus. Assim tambm, por causa do estimulo de amor, tanto o marido como quanto a esposa liberam um lubrificante, uno que torna o intercurso sexual possvel. No necessrio nenhum esforo para produzir isso. Quando h verdadeiro amor e desejo, o lubrificante espontaneamente flui. O amor de Deus a razo de o Esprito Santo nos ungir. Alm disso, antes de o sumo Sacerdote entrar no Lugar Santo, ele tinha que lavar as mos e os ps na bacia amarela de bronze, simbolizando que nossas aes e nosso caminho devem estar

continuamente limpos. No surpreende, ento, que a mulher tenha uma pequena bacia atravs da qual flui a urina amarela que purifica seu corpo de dentro para fora. No coincidncia, portanto, que em Efsios 5:25-27, Paulo diga: Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santific-la, tendo-a purificado pelo lavar da gua mediante a palavra, para apresent-la a si mesmo como Igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpvel. Obviamente, se a genitlia feminina simboliza o Tabernculo, a masculina simboliza o Sumo Sacerdote. Isso muito importante porque, veja voc, o Sumo Sacerdote no tinha retido, nem autoridade, nem poder em si mesmo. O que lhe dava o direito de estar de p e cumprir seu ofcio no Santo dos Santos era o fato de carregar em uma vasilha o sangue do cordeiro substituto. Assim tambm, o rgo sexual masculino flcido, sem firmeza, sem estrutura ssea, sem fora prpria. Mas, de novo, sob o estmulo do verdadeiro amor marital, suas cavidades internas e tecidos esponjosos se enchem de sangue. o sangue que lhe d condio de ficar ereto e ter virilidade para penetrar o caminho do santo do santos da vagina da esposa e l injetar o smen. A vida est no smen. Voc pensa que meramente coincidncia que o Sumo Sacerdote deva perfazer o caminho at o Santo dos Santos e l salpicar o sangue do cordeiro substituto, no lugar de misericrdia, sobre a Arca da aliana? No coincidncia. Esse o projeto mximo da pessoa de nosso verstil Criador. A vida est no smen e no sangue. Ento, no de se estranhar que sejamos redimidos pela vida doada pelo sangue do Cordeiro, nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, a Escritura nos diz que a vida est no sangue. A entrada e a sada do rgo sexual masculino produzem o aumento do prazer, que culmina no orgasmo e na liberao do smen, com uma enorme quantidade de espermatozides que correm feitos loucos para alcanar o vulo da esposa, se o vulo tocado por um deles, a concepo se inicia e, no tempo devido, um beb humano nasce imagem e semelhana de ambos, papai e mame. A gerao de filhos espirituais no acontece por causa da nossa habilidade mental, mas por uma contnua abertura para o relacionamento com o Senhor. Esse relacionamento ntimo com Ele permitira ao Senhor adentrar nosso ser interior mais profundo, de novo e de novo... Apegando-se a Ele em orao, o prazer de nosso Senhor em encher-nos cada vez mais com Seu Esprito vai

crescendo at chegar o momento em que nos tornamos grvidos dEle. Assim, quando testemunhamos a respeito de Cristo para os no salvos, alguns deles nascem de novo.

Anteriormente, Fred Malir, disse algo que ajuda ainda mais na compreenso sobre o crente, como Igreja, estar grvido de Cristo. Disse Malir:
Paulo, o apstolo, um viril e valoroso homem de Deus, claramente compreendeu isso, portanto disse: Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, at que Cristo seja formado em vocs. (Glatas 4;19). Ele trabalhou originalmente por aqueles que conduziu a Cristo, como a mulher com contraes de parto, at que eles nasceram de novo. Ento, ele tornou a trabalhar em orao por esses novos crentes, at Cristo ser completamente formado neles. Ele havia compreendido que na tarefa de gerar filhos espirituais, ns, crentes, somos como a mulher em trabalho de parto, e o marido dessa Igreja, o Pai de nossos filhos espirituais, o Senhor Jesus Cristo.

Voltando ao texto anterior, seguindo sua linha de raciocnio, Malir d nfase ao rgo sexual masculino de modo muito relevante. Entende-se que vale a pena saber para compreender melhor sua colocao. Assim ele proferiu:
O rgo sexual masculino ilustra, ainda, em minha compreenso, o ofcio e a funo do Sumo Sacerdote. No tempo presente, Cristo nosso Sumo Sacerdote. A cabea do rgo masculino tem uma pequena abertura com pequenos lbios. vertical, porque isso fala da vertical comunicao que procede de Deus: A explicao das tuas palavras ilumina e d discernimento aos inexperientes. (Salmo 119:130). Como citamos anteriormente, ... a f vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem ouvida mediante a palavra de Cristo. (Romanos 10:17). Por meio da semente (sperma em grego) da palavra de Deus, ns nascemos de novo. Da mesma forma, a genitlia feminina tambm tem lbios, dois pares deles, os externos e os internos. A cincia mdica denominou-os corretamente. Precisamos confessar aos outros nossa f em Cristo e cultivar uma interior, secreta e ntima vida de orao por meio da qual falamos com Deus. Por fim, na orla das vestes sacerdotais havia bolas de tecidos bordado, penduradas em forma de roms. A rom uma fruta incomum, plena de sementes, cada uma com um pequeno saco de suco doce e vermelho, uma pertinente ilustrao do sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, vertido na cruz para lavar nossos pecados, e tambm uma ilustrao do poder de reproduo da grande vida abundante no Esprito, pois ... o Esprito vivifica (II Corntios 3:6c). Essas roms tambm simbolizam os testculos

pendurados como membros exteriores do corpo, repletos de sementes humanas, uma grande quantidade de espermatozides. A vida est na semente.

Diante disso, fica a critrio do leitor julgar essas interpretaes como lhe apraz. Quando Jerusalm (Reino do Sul) se apostatou de Deus, Ele a tratou como prostituta e discorreu seu julgamento como um esposo trado pela sua amada. Assim disse: [...] e abristes as pernas a todo que passava, e multiplicaste as tuas prostituies. [...] fostes como a mulher adltera, que, em lugar de seu marido, recebe os estranhos. (Ezequiel 16.25 e 32). A Bblia no apresenta Deus com uma viso alm ou aqum de Hetero. No primeiro casal estava essa linda inveno do criador do universo. Nada to revelador quanto o homem e a mulher criados pelo Senhor Criou Deus, pois, o homem sua imagem, imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gnesis 1.27). Ado era a figura de Deus e Eva a figura de Seu povo, uma relao frutfera que culminou na maior de todas as revelaes, o casal chamado: Jesus e a Igreja - neste caso, selando o fim dos tempos, semelhana como tudo comeou, com um casal (Ado e Eva). Aprovar outra ideia de relacionamento sexual entre duas vidas humanas seria ferir Seu prprio carter, desfazer Seus planos da redeno, desfigurar a beleza da representatividade da Sua intimidade individual com o seu servo (Igreja) e a unidade com o Seu povo.

CONCLUSO

Pode ser que no seja to simples, para algumas pessoas, entender o carter do sexo luz da Bblia. Vivemos num mundo aquecido por questes sexuais, porm sem a devida educao; muitos valores morais que deveriam ser corriqueiros na sociedade so taxados de ideias religiosas; e muitas futilidades so moralizadas em nome de direitos sociais. Alguns indivduos resistem religio e apoiam movimentos que defendem o sexo livre, sem analisar o seu carter divino. Se a humanidade entendesse a essncia do verdadeiro sexo, evitaria muitos problemas decorrentes. No se pode negar que a religio foi, durante longos anos, um retrocesso no processo de entendimento do sexo segundo a vontade de Deus. A prpria igreja (instituio) durante sculos, falhou muito em no ensinar sobre sexo na tica de Deus e optou em manter o falso moralismo. Nos ltimos anos, tornou-se fanatismo religioso e preconceito, qualquer tentativa de educar os valores sexuais, do ponto de vista bblico, fora do ambiente de igreja, simplesmente porque interesses sexuais reprovveis pela Bblia causam muita discusso e resistncia. Contudo, o sexo de carter divino, o seu propsito est narrado nas Sagradas Escrituras, a sua beleza real inconfundvel para Deus. Tudo que Deus fez muito bom (Gnesis 1.31); inclusive o ato sexual da maneira como Deus planejou.

Bibliografia
CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado Versculo por Versculo, volume VI, Tiago, I e II Pedro, I, II e III Joo, Judas e Apocalipse. Ed. Candeia, So Paulo, 1993. MILES. Herbert J. Felicidade Sexual no Casamento. 3 ed. Ed. Juerp, Rio de Janeiro, 1994. PACKER, James I. O conhecimento de Deus. 4 ed. Ed. Mundo Cristo, So Paulo, 1992.

HARRISON, Roland K. Levtico Introduo e Comentrio. Ed. Vida Nova, So Paulo, 1989, p. 177. LUTZER, Erwin. Aprenda a viver bem com Deus e com seus impulsos sexuais. Ed. Betnia, Minas Gerais, 1984, p. 79. _____________. Aprenda a viver bem com Deus e com seus impulsos sexuais. Ed. Betnia, Minas Gerais, 1984, p. 80 a 82. PACKER, James I. O conhecimento de Deus. 4 ed. Ed. Mundo Cristo, So Paulo, 1992, p. 67. KUSNETZOFF, Juan Carlos. O homem sexualmente feliz. 7 ed. Ed. Nova Fronteira,
Rio de Janeiro, 1987, p. 38.

MALIR, Fred. (...)

You might also like