You are on page 1of 2

APRESENTAO

O consumo de gua parte de um grande problema ambiental o que vai exigir uma nova tica para se alcanar um consumo sustentvel. Para tanto, preciso integrar aes nas esferas pblica, privada e na sociedade civil. O desafio que se coloca para os cidados, empresas e governos de colocar em prtica um conjunto de medidas, diretrizes, propostas, projetos e aes, no sentido de promover o uso consciente da gua, e de apresentar um padro de desenvolvimento sustentvel. Medidas complementares de ordem cultural, poltica, jurdica, econmica, cientfica e institucional, devem ser amplamente promovidas e divulgadas, a fim de consolidar a conscincia e a prtica do consumo racional da gua. Com relao ao indivduo, este deve ser incentivado a fazer com que o seu ato de consumo seja tambm um ato de cidadania, escolhendo produtos e servios que satisfaam suas necessidades sem prejudicar o bem-estar da coletividade atual e futura. A mudana de comportamento domstico um processo que requer sensibilizao e mobilizao social, e, nesse sentido, a informao a respeito do problema da degradao dos recursos hdricos e suas consequncias sobre o modo de vida do homem fundamental. Assim, para que haja maior conscientizao, necessrio que o consumidor tenha acesso informao para que possa exercer sua cidadania, preferindo produtos de empresas comprometidas com a preservao do meio ambiente, ao mudar seu comportamento, evitando o uso indiscriminado da gua. visvel a falta de informao do indivduo em relao a esse bem e na percepo de seu valor econmico. Em geral, este no percebe que a gua tratada e entregue no domiclio, um produto caro e escasso, e que, fatores como a urbanizao desgovernada e poluio prejudicam ainda mais a situao desse bem natural e fazendo com que fique cada vez mais caro e precrio. O consumidor ao receber a gua potvel na torneira de sua casa precisa compreender que seu uso deve acontecer com moderao, ao assumir uma postura aberta para que mudanas de comportamentos aconteam. A busca da conservao e preservao da gua definitivamente um tema crucial, que precisa ser abordado com intercmbio de informaes e participao de todos os consumidores. Para isso, necessrio construir, atravs de atitudes e comportamentos, uma tica ambiental que assegure o acesso a todos, hoje e no futuro, desse bem vital.

PROJETO DE CONSERVAO E USO RACIONAL DA GUA EM EDIFICAES

REALIZAO
4 ANO DE ENGENHARIA CIVIL ALUNOS: ALEXANDRE L. SANDRIN ANDERSON L. DOMINGOS ANDREY BILCATI CRISTIANE R. FLORIANO RODRIGO P. LIMA

UNIARA UNIDADE IV

Pensando nisso, foi institudo o Dia Mundial da gua, cujo objetivo principal criar um momento de reflexo, anlise, conscientizao e elaborao de medidas prticas para resolver tal problema. No dia 22 de maro de 1992, a ONU tambm divulgou um importante documento: a Declarao Universal dos Direitos da gua (leia abaixo). Este texto apresenta uma srie de medidas, sugestes e informaes que servem para despertar a conscincia ecolgica da populao e dos governantes para a questo da gua.

No uso das mangueiras de gua

Ao lavar o quintal, calada ou garagem, no "varra" a sujeira com a mangueira de gua. Na lavagem de automveis use o balde. Use a mangueira s para molhar e enxagua carro. Lembre-se: a mangueira responsvel por at 20% de sua conta de gua.

Dia Mundial da gua


25 de Maro
HISTRIA
O Dia Mundial da gua foi criado pela ONU (Organizao das Naes Unidas) no dia 22 de maro de 1992. O dia 22 de maro, de cada ano, destinado a discusso sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Mas porque a ONU se preocupou com a gua se sabemos que dois teros do planeta Terra formado por este precioso lquido? A razo que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da gua do nosso planeta potvel (prpria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta gua (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluda e degradada pela ao predatria do homem. Esta situao preocupante, pois poder faltar, num futuro prximo, gua para o consumo de grande parte da populao mundial.

Mas como devemos comemorar esta importante data? No s neste dia, mas tambm nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservao e economia deste bem natural. Sugestes no faltam: no jogar lixo nos rios e lagos; economizar gua nas atividades cotidianas (banho, escovao de dentes, lavagem de louas etc); reutilizar a gua em diversas situaes; respeitar as regies de mananciais e divulgar idias ecolgicas para amigos, parentes e outras pessoas.

No chuveiro No deixe o chuveiro aberto para "esquentar" a gua. Feche o chuveiro ao se ensaboar. Voc pode se lavar bem sem desperdiar gua. O chuveiro responsvel por at 30% de seu consumo de gua.

COMO EVITAR O DESPERDCIO:


No vaso sanitrio No uso das torneiras
Na hora de escovar os dentes ou fazer a barba, no deixe a torneira aberta o tempo todo. Na limpeza da loua, feche a torneira quando for ensaboar. Torneiras com vazamentos devem ser consertadas o mais rpido possvel.

Nunca use o vaso sanitrio como lixeira. Alm de desperdiar uma grande quantidade de gua voc ir provocar entupimentos e muitos transtornos. A descarga do vaso sanitrio responsvel por at 50% de sua conta de gua.

You might also like