You are on page 1of 5

Produo de material didtico a partir de trabalhos acadmicos: uma experincia de ensino sobre a minerao em Mato Grosso do Sul Danielli

Manfr da Silva Universidade Federal da Grande Dourados Danny_pabla@hotmail.com Ivanilton Caetano Borges Universidade Federal da Grande Dourados kaetano_ddos@hotmail.com INTRODUO E OBJETIVOS

Refletir sobre o ensino de Geografia nas escolas brasileiras tem sido um dos pontos primordiais para a superao da viso descritiva e decorativa da cincia geogrfica. A Geografia possibilita ao aluno compreender de uma forma mais ampla sua prpria realidade, mas para tal no deve estar presa s nas formas, mas principalmente nos processos e a Geografia conhecida como tradicional no abarcar estes objetivos. Como afirmam Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007, p. 51):
O espao geogrfico, mundializado pelo capitalismo tornou-se complexo a as metodologias propostas pelas vrias tendncias da geografia tradicional no eram capazes de aprender essa complexidade, novas metodologias deveriam surgir para compreender tal tarefa.

O professor assume grande papel, pois ele responsvel por tornar as aulas de Geografia mais atrativas e interessantes e para que isso ocorra o mesmo deve inovar, buscar alternativas que vo alm do livro didtico. O professor deve estar pronto para o desafio de trabalhar com diferentes linguagens, representaes e discursos almejando a alfabetizao geogrfica, esta que ser cada vez mais desenvolvida com as aulas mais instigantes e reflexivas a partir do prprio material que o professor utilizar. Produzir seus prprios materiais uma das formas de produzir conhecimentos no ensino. Os trabalhos acadmicos, principalmente da ps-graduao, podem ser uma fonte riqussima de material didtico que o professor pode utilizar para trabalhar em sala de aula.

Mas importante deixar claro que ao falarmos da produo de material didtico estamos falando de uma diversidade de meios para se ensinar tendo como objetivo principal a aprendizagem por parte do aluno. Mas toda mudana requer certo esforo e desapegar-se das metodologias e materiais didticos convencionais, para muitos professores um tarefa difcil de realizar, que se justifica, muitas vezes, pela prpria jornada de trabalho sobrando pouco tempo para se planejar aulas diferenciadas, alm da prpria comodidade oferecida pelo livro didtico outras alternativas so postas de lado . Fica claro que os diferentes mtodos utilizados pelo professor vo resultar em diferentes nveis de aprendizagem. Segundo Saviani (1984, p.72-3):
Sero os mtodos que estimularam a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mo, porm, da iniciativa do professor; favorecero o dialogo dos alunos entre si e com o professor, mas sem deixar de valorizar o dialogo com a cultura acumulada historicamente; levaro em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicolgico, mas sem perder de vista a sistematizao lgica dos conhecimentos , sua ordenao e gradao para efeitos do processo de transmisso assimilao dos contedos cognitivos.

Assim. com o objetivo de fazer com que as aulas de Geografia se tornem mais interessantes e, principalmente, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades necessrias ao processo de alfabetizao geogrfica, propusemo-nos a buscar trabalhos acadmicos que nos auxiliassem na produo de material didtico a ser utilizado nas aulas que ministramos aos alunos do Ensino Mdio da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, onde so desenvolvidas as atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciao a Docncia) no qual atuamos como bolsistas.

METODOLOGIA

Atualmente, todas as universidades brasileiras que possuem programas de psgraduao, disponibilizam os trabalhos produzidos em formato digital em suas pginas na internet. Podemos dizer que assim houve certa democratizao de conhecimentos cientficos diferentemente de outros perodos em que o acesso a este tipo de material era bem mais limitado e restrito. Desta forma, o acesso a esse tipo de material tem se tornado mais fcil, o que possibilita ao professor trabalhar com materiais e informaes mais atualizadas. Em nosso caso, realizamos uma pesquisa sobre as dissertaes de mestrado defendidas no

Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e selecionamos um trabalho que abordou a minerao em Mato Grosso do Sul (BRITO, Namam de M. Minerao e desenvolvimento regional em Corumb-MS. Dissertao - Mestrado em Geografia Dourados: Faculdade de Cincias Humanas Universidade Federal da Grande Dourados, 2011). Com base na leitura desta dissertao elaboramos as aulas utilizando os grficos contidos no trabalho para analisar junto com os alunos a importncia da Minerao no Mato Grosso do Sul. A produo do material didtico para as referidas aulas teve como base os dados estatsticos presentes na dissertao analisada que compuseram um conjunto de slides que continham grficos comparativos, exercitando, assim, a capacidade de observao e anlise do aluno em relao minerao no estado de Mato Grosso do Sul. Os alunos analisaram e compararam as seguintes temticas por meio dos grficos: a variao da produo de minrio de ferro em Corumb, participao do minrio de ferro e mangans nas exportaes em Corumb, a produo de minrio de ferro pela companhia Vale e a prpria variao da produo brasileira de minrio de ferro e mangans comparando com a produo mundial dos mesmos minrios. Alm da utilizao dos grficos da dissertao, tambm utilizamos o texto escrito como fundamentao terica para explicar quais as mudanas ocorreridas em Corumb (MS) em virtude da prpria minerao. Este trabalho nos possibilitou refletirmos sobre as metodologias utilizadas por ns professores. Assim, acreditamos que os trabalhos acadmicos no devem ser pensados apenas como resultantes da finalizao de uma etapa da graduao ou mesmo mestrado, mas sim como produo de conhecimentos vlidos a toda sociedade e no como conhecimento produzido apenas para um grupo seleto da mesma.

RESULTADOS OBTIDOS

preciso se ter em mente que aulas dinmicas interessam mais os alunos, mas isso no quer dizer que, porque se muda a aula, todos vo mudar suas relaes com os conhecimentos, pois os alunos anteriormente escola j passaram por um processo socializao primria, esta socializao vai fazer com que alguns gostem e aprendam com mais facilidade e outros no, ai entra o papel de investigador do professor, pois analisando o aluno socioculturalmente ele pode perceber do que ele mais gosta e a partir

da criar mecanismo e estratgias educativas que facilitem o processo de ensinoaprendizagem do mesmo. Para muitos professores, o fracasso da Geografia na escola est estritamente ligado ao aluno, deixando assim de lado a responsabilidade assumida por ns professores frente cincia geogrfica. Ora se em pleno sculo XXI os alunos apresentam uma verdadeira averso as o aulas Geografia no estaria na hora de parar de pensar em um emaranhado de contedos, mas refletir tambm sobre as metodologias que facilitem a compreenso dos mesmos por parte dos alunos? A produo de materiais didticos por parte do professor uma dessas sugestivas metodologias em que se trabalha o mesmo contedo de uma maneira diferenciada, afinal o que importa no processo de ensino-aprendizagem como o aluno compreende, analisa e reflete sobre o contedo estudado e no o acmulo de informaes soltas. Portanto, a produo de material didtico diferenciado tanto estimula o interesse dos alunos para os contedos a serem estudados, como permite que o professor trabalhe de uma maneira mais criativa o prprio espao vivido por eles, sendo que os mesmos comeam a perceber que Geografia no s se restringe ao contedo do livro didtico e aula de Geografia em si. A utilizao de produtos grficos retirados da dissertao nos possibilitou uma anlise mais profunda sobre a temtica trabalhada exercitando habilidades a partir dela. Acreditamos que o resultado foi satisfatrio, pois os alunos apresentaram uma maior facilidade na compreenso de como ocorre toda a dinmica da minerao no estado de Mato Grosso do Sul, e isso fez com que, eles percebessem que este setor apresenta sim uma grande importncia na economia brasileira. Assim, os resultados obtidos por esta experincia deixam claro o quanto os trabalhos acadmicos podem ser de grande auxilio aos docentes na preparao e execuo de suas aulas. O que podemos concluir que no se pode deixar de lado todas as contribuies possveis para se chegar ao um ensino de qualidade. Os contedos trabalhados pelos professores devem ter objetivos claros, pois de nada adiantar um emaranhado dos mesmos se o aluno no exercitar as competncias e habilidades necessrias para uma verdadeira leitura geogrfica, so elas, capacidade de anlise, interpretao, associao e, claro, a de localizao.

Buscar inovar, muitas vezes, parece uma tarefa difcil, mas so em pequenas coisas, pequenas situaes propositalmente pensadas pela prtica do professor que as aulas aos poucos vo apresentando resultados significativos de aprendizagens. A Geografia trabalha com uma pluralidade de espaos e lugares com recortes variados, alguns mais prximos outros mais distantes. Ao utilizarmos um trabalho acadmico que traz elementos para discusso sobre o espao mais prximo do aluno, foi possvel mostrar que o mesmo parte integrante e agente transformador desta sociedade. Sem dvida trabalhar com o global de extrema importncia para a vida do mesmo, mas tornar a discusso elencada em sala de aula, no nosso caso especfico de minerais no Brasil, mais prximo de sua realidade tornou aula mais instigante e participativa. Assim, acreditamos que esta iniciativa foi de grande valia, pois contribuiu tanto no ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Mdio como dos futuros professores, participantes do Programa de Iniciao a Docncia (PIBID).

BIBLIOGRAFIA

PONTUSCHKA, Ndia N.; PAGANELLI, Tomoko I.; CACETE, Nria H. Para ensinar e aprender Geografia.So Paulo.1 edio, 2007,Cortez Editora. BRITO, Namam de M. Minerao e desenvolvimento regional em Corumb-MS. Dissertao - Mestrado em Geografia Dourados: Faculdade de Cincias Humanas Universidade Federal da Grande Dourados, 2011. PEREIRA, Diamantino. Geografia escolar: Contedos e ou objetivos. Caderno Prudentino de Geografia. n.17, Presidente Prudente: AGB, jul/1995. Saviani, Dermeval.Escola e democracia.So Paulo, 1984, Cortez Editora.

You might also like