You are on page 1of 2

Histria

Assunto: Teorias da Histria. Existem 3 teorias da histria, so elas: Positivismo (sc. Principal terico: Augusto Conte XIX)

Essa teoria ultrapassada, embora ainda seja utilizada por alguns professores. No sculo XIX aconteceram grandes avanos no campo cientfico, ento transformaram a histria em uma cincia, esse foi o grande elemento positivo desse conceito histrico. (1) A Histria deveria ser analisada objetivamente e cientificamente com os mesmos pressupostos e ferramentas de anlises de cincia e natureza. (2) Valorizava datas, fatos e personagens - Heroismo -; O personagem principal da histria era o heri, ou seja, na poca da descoberta do Brasil, o heri foi Pedro Alvares Cabral. A classe dominate usa o heri como verdade absoluta atravs da idiologia. Assim, a histria factual, oficial, valoriza os fatos histricos protagonizados pelos seus "heris", repassa a Idiologia da classe dominate (Classe dominante = Classe que detm o poder econmico, poltico e ideolgico em determinada poca da sociedade e, obviamente, tende a proteger e defender seus interesses, no o da maioria). (3) Documentos: Escritos e oficiais. Neste caso, os documentos apresentavam a verdade inquestionvel dos fatos. Nessa poca funcionava assim o mtodo de estudo: Data --> Fato --> Personagem (Heri) Para que algum documento fosse considerado um artigo histrico ele havia de ser escrito e oficial, as imagens, fotos ou quadros antigos no contavam, e at mesmo, textos, pois para um texto ser

considerando artigo histrio tinha de ser oficializado. (4) Esse tipo de anlise no permitia a criticidade, mas sim o famoso "decoreba". No havia argumentao, no havia questionamento, o estudante ou at mesmo o historiador s aceitava os fatos, era considerada a verdade inqustionvel dos fatos. Teoria Marxista Principal terico: Karl Mar (sc. XIX)

Marx afirma que as transformaes sociais no so provocadas pelas ideias, mas pelas condies materiais existentes e pelas relaes de trabalho entre os homens. A economia e a luta de classes so para Marx a mola motora da Histria. Marz vai demonstrar cientificamente que a verdadeira Histria da sociedade a verdadeira histria da luta de classes. (1) Valorizao da economia como elemento fundamental das transformaes sociais. Tem outra vizo da histria, ele centraliza mais a economia, como se ela movimentasse todos os demais fatores. Coloca a economia como pea fundamental e, a produo envolve-se tambm. (2) Dialtica - Tudo que est em constante transformao. A Histria est em constante transformao seja ela de forma rpida ou lenta, as formaes esto acontecendo sempre. (3) A luta de classes - O motor da histria. Segundo ele, o movimento da historia devia-se a luta de classes, fator que tambm entra na economia. Era o confronto de antagnicos, como por exemplo o senhor e o escravo. (4) O homem o sujeito da histria.

You might also like