You are on page 1of 5

Cleide Jeana Aguiar Elza Arajo da Silva Fabola Viviane Dias

RESUMO DO LIVRO: As Imagens do outro sobre a Cultura Surda

MANAUS 2010

Cleide Jeana Aguiar Elza Arajo da Silva Fabola Viviane Dias

RESUMO DO LIVRO: As Imagens do outro sobre a Cultura Surda

Trabalho solicitado pelo Componente Curricular Lngua de Sinais do Curso de Pedagogia da ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS ESBAM, 6 Perodo, Matutino, para obteno de nota parcial no 2 bimestre, sob a orientao da Prof Hamilton Rodrigues.

Manaus 2010

As Imagens do outro sobre a Cultura Surda


Lembrei-me da menina de grandes olhos azuis que, ao ingressar na vida acadmica, no Curso de Pedagogia, buscava romper as barreiras lingsticas que o portugus, sua lngua de fronteira, impunha entre ela e os conhecimentos tericos, os quais buscava se apropriar, avidamente (Strobel.2008).

A autora busca em seu livro trazer a tona uma reflexo a cerca da cultura surda e suas especificidades. Abordando os aspectos preconceituosos e ditatoriais dominantes na cultura secular dos ouvintes. Como sita a autora: Para a comunidade ouvinte reconhecer a existncia da cultura surda no fcil, mostrando assim a necessidade de haver mudana conceitual, quebra de paradigmas e aceitao da comunidade surda como ser igual por parte dos ouvintes. Militante das causas da comunidade surda, a autora escreve este livro no intuito de: desconstruir o estranho do outro e construir outros olhares sobre o ser surdo. No capitulo um, aborda o conceito de cultura, atravs de questionamentos levantados por hipteses que abrangem o conhecimento, a existncia e por fim a construo ou produo da mesma pela comunidade surda, buscando bases tericas para fundamentar e esclarecer as indagaes acima mencionadas. Encontrando entre os autores consultados divergncias quanto ao conceito, porm para esclarecimento traou fases da histria e suas transformaes. No segundo adentra a cultura surda, onde o questionamento gira em torno do que vem a ser a cultura surda e se ela existe de fato. A viso errnea do tema a ser tratado, leva a constatao da ignorncia do ouvinte quanto realidade da comunidade surda, onde para haver relacionamento necessita ouvir, falar ou ver, significando o quanto equivocados esto os ouvintes. Como descreve a pesquisadora:
Cultura surda o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modific-lo a fim de se torn-lo acessvel e habitvel ajustando-os com as suas percepes visuais, que contribuem para a definio das identidades surdas e das almas das comunidades surdas. Isto significa que abrange a lngua, as idias, as crenas, os costumes e os hbitos de povo surdo.

No terceiro traz questionamentos sobre as diferenas entre povo e/ou comunidade surda. Na busca pelas diferenas segundo a autora existem pontos a serem observados tais como: na comunidade surda agrupam-se interpretes ouvintes, familiares, professores, amigos dentre outros, j o povo surdo refere-se ao povo que esto ligados por uma origem, um cdigo, uma tica. No quarto trata dos artefatos culturais, mas o que seriam esses artefatos? Conforme a autora so peculiaridades da cultura surda tais como: materiais, vesturio, comportamento, tradies costumes, valores, normas dentre outras. A mesma aborda os oito mais significativos ilustrando assim a cultura de seu povo, sendo eles: Artefato Cultural experincia visual; Artefato Cultural Lingstico Artefato Cultural Familiar; Artefato Cultural Literatura Surda; Artefato Cultural Vida Social e Esportiva; Artefato Cultural Artes Visuais; Artefato Cultura Poltica; Artefato Cultural Materiais. Dissertando sobre cada um respectivamente, mencionando os aspectos inerentes a cultura surda. No quinto adentra o imaginrio dos ouvintes sobre a cultura surda, onde trata das especificidades que o tema requer com uma abordagem comparativa entre a realidade e a necessidade de se entender e aceitar o mundo dos surdos. No sexto aborda a historia cultural atravs do olhar da histria das pessoas com surdes, sendo que a mesma foi construda por ouvintes em busca da cura de pessoas surdas, portanto pergunta-se: necessrio ter audio para se ouvir? A cura da surdes est na readaptao do ouvido ou na reconstruo da audio, ou seja, do ser surdo ou ouvinte? A histria cultural surda est repleta da soberania da comunidade ouvinte, onde est com o intuito de contribuir pra minimizar os problemas, vem sufocando a identidade dos surdos, havendo a necessidade de recuo por parte dos ouvintes caridosos em prol da fundamentao dessa identidade, valorizada pelas habilidades conquistadas pelos surdos. No capitulo sete discute sobre a incluso do surdo; nos espaos sociais escolares e trabalhistas, onde a existncia dos mesmos, bem como suas habilidades e capacidades esto visveis a cada momento em que procuram esses espaos necessrios a incluso, atendendo as especificaes jurdicas e legislaes vigentes, conquista essa necessria para o fortalecimento da identidade do surdo.

No oitavo e ltimo a autora apresenta caminhos que conduzem a compreenso da cultura surda, onde a mesma necessita apropriar-se da cultura ouvinte, ou seja, de seus smbolos lingsticos para haver comunicao entre ambas, o mesmo ocorre com o ouvinte, oportunizando obter uma viso pela perspectiva do surdo. A necessidade do mutuo conhecimento e comunicao algo vigente e urgente, fomentando assim a verdadeira incluso e a interatividade entre os dois universos. O livro est composto por diversas histrias reais de pessoas surdas que vivenciaram o preconceito, a descriminao e as limitaes impostas pelos ouvintes. Tambm sita idias de autores que estudaram sobre ao assunto levando a concluso de que o conhecimento da verdadeira cultura e amplitude que a mesma apresenta facilitar o convvio em as diferenas apresentadas pelos dois universos.

You might also like