You are on page 1of 5

Soluo para conflitos normativos: Regras x princpio: soluo em favor dos princpios, respeitada a hierarquia normativa e a especificidade.

Princpio x princpio: ponderao de interesses. Proporcionalidade, segundo Cristiano Chaves = a) princpio interpretativo (razoabilidade); ou b) tcnica de soluo de conflitos (ponderao de interesses). Regra x regra: o conflito se resolver atravs dos mtodos hermenuticos previstos na LINDB (hierarquia, anterioridade e especialidade). Humberto vila (Teoria dos princpios), menciona o instituto norte-americano e germnico chamado defeasibility (derrotabilidade ou superabilidade) possibilidade de no aplicao (episdica) de uma regra em um caso concreto com pouca probabilidade de repetio, de maneira a segarantir a sua prpria finalidade superando o modelo do all or nothing. Teoria Geral dos Contratos II 6. Princpios fundamentais. 6.1 Generalidades. 6.2 Boa-f objetiva. Boa-f objetiva a tica mnima (eticidade) que se espera das partes de um contrato. No confundir ticidade (treu und globen = em traduo literal, lealdade e confiana) com moralismo. tica um sentimento coletivo, social; moral um sentimento individual. Boa-f subjetiva (conhecimento; estado psicolgico) [regra] X boa-f objetiva (comportamento; confiana) [princpio]. Conclui-se que a clusula da boa-f objetiva implanta o valor confiana nas relaes contratuais, com a funo de flexibilizar o sistema a partir de disposio abstrata (norma-princpio). Ateno - a boa-f objetiva no possui qualquer relao com a correo de situaes de posies de inferioridade ou hipossuficincia contratual -- no tutela apenas a parte mais fraca (sacrifcio de posies de vantagem contratual). 6.4.1 Duty to mitigate the loss * STJ, REsp. 758.518/PR * Jornada 169

Varivel parcelar da boa-f objetiva: exigncia de comportamento tico por parte do credor. Ex.: Smula 309, STJ - A dvida alimentar que autoriza a priso civil do alimentante a que compreende as trs prestaes anteriores ao juizamento da execuo e as que se vencerem no curso do processo. Ex: Superendividamento - o credor contribuindo para o endividamento do consumidor. Ex: STJ, Resp. 1.075.142/RJ - na execuo de astreintes. 6.4.2 Trplice funo da boa-f objetiva a) Interpretativa Significa que toda e qualquer clusula contratual deve ter o seu sentido e alcance definidos pela eticidade [art. 113, CC/02]. b) Integrativa - corresponde funo de estabelecer direitos anexos para a relao contratual (queiram as partes ou no). Ex.: responsabilizao civil do mdico por violao ao dever de informao. Ateno - atravs da boa-f objetiva tornou-se fonte autnoma de obrigaes. Com isto, existe um novo modelo de inadimplemento obrigacional = Violao positiva de contrato [Resp. 988.595/SP]: o descumprimento dos deveres anexos, mesmo que, eventualmente, os deveres contratuais principais tenham sido cumprimentos. Ex.: Empresa de publicidade contratada para veicular vinte placas de outdoor de um produto para a classe A -- o que veiculou no subrbio e periferia. Ex: Empresa contratada para transportar cavalo de corrida, que chegou gripado por conta da alta temperatura do meio de transporte. Ateno - estes deveres anexos so exigveis desde antes at depois da contratao. Deles decorrem dois conceitos at ento desconhecidos: responsabilidade civil prcontratual e ps-contratual [natureza extracontratual; aquiliana] no est limitada pelo valor do contrato. c) Limitadora restritiva ou de controle - impede o exerccio de direitos contratuais, ou no, que se mostrem abusivos por violar a eticidade. Ex.: Anatocismo - o juiz pode controlar a abusividade nas taxas de juros: Resp 1.112.879/PR Ex: Substancial performance (adimplemento substancial ou inadimplemento mnimo).
O art. 475, CC/02 afirma que o contratante pode requerer a resoluo do contrato quando o outro descumprir alguma obrigao. Contudo, o STJ vem

dizendo que se o inadimplemento foi mnimo, requerer a resoluo do contrato se mostra abusivo [abuso de requerer a resoluo].

6.4.3 Figuras parcelares da boa-f objetiva. Venire contra factum proprium o Sequncia composta por dois comportamentos, isoladamente lcitos, na qual o segundo comportamento se revela abusivo por violao confiana despertada pelo primeiro ato: 1) ato, comissivo ou omissivo, lcito; 2) ato comissivo lcito. Jornada 362. STF, RE 86.787/RS [1977]; STJ, Resp 95.539/SP [dcada de 1990]. STJ passou a admitir o venire tambm no direito administrativo, nas relaes de direito pblico: REsp. 524.811/CE. Constituem uma variao do venire. Tambm h uma sequncia lgica de dois comportamentos, todavia o primeiro omissivo e o segundo comissivo. A vinculao entre eles decorre do decurso qualificado do tempo, gerando a expectativa de que o segundo comportamento no adviria. STJ, Resp 214.680/SP; STJ, REsp. 356.821/RJ. Art. 330, CC/02 - O pagamento reiteradamente feito em outro local faz presumir renncia do credor relativamente ao previsto no contrato. rea comum de condomnio edilcio no pode ser objeto de usucapio. Todavia, a ela aplica-se supressio/surrectio. Primeiro comportamento ilcito seguido de um comportamento lcito sendo este considerado abusivo em virtude da ligao com o primeiro. Ex.: Exceptio non adiplenti contractus. Ex: Senatus consulto macedoniano

o o o

Supressio (Verwirkung) e Surrectio (Erwirkung) o

o o o

Tu quoque (ou clusula de Estoppel) o o o

6.4 Funo social do contrato. O instituto da funo social surge a partir de duas referncias literrias. A primeira data da dcada de 1970, obra de Norberto Bobbio: Da estrutura funo. Nele, afirma o autor que o estudo sempre se voltou estrutura do direito (o que o direito). Ponderava, todavia, que, mais importante, o estudo da sua funo (para qu serve?). Na exposio de motivos do Cdigo Civil, Miguel Reale afirma que todos os seus institutos devem cumprir a misso da socialidade - para qu serve. Socialidade aplicada aos contratos, de forma que o exerccio de direitos contratuais no cause influncia negativa no meio social ou sobre terceiros:

Enunciado 23 da Jornada - A funo social do contrato no aniquila a autonomia privada, mas atenua ou reduz o alcance desse princpio quando presentes interesses metaindividuais ou interesse individual relativo dignidade da pessoa humana. 6.5.1 Trplice funo da social do contrato a) O contrato entre duas partes no pode prejudicar terceiros [terceiro lesado ou terceiro ofendido]. b) O contrato entre duas partes no pode prejudicar a coletividade. c) Terceiros no devem prejudicar os contratos alheios [terceiro ofensor ou terceiro cmplice]. Ex.: Smula n. 308 do STJ - O contrato de hipoteca entre a construtura e o banco no pode prejudicar os adquirentes do imvel. Ex: Art. 608, CC/02 - Aliciamento do prestador de servios: Aquele que aliciar pessoas obrigadas em contrato escrito a prestar servio a outrem pagar a este a importncia que ao prestador de servio, pelo ajuste desfeito, houvesse de caber durante dois anos. Consequncia material - passa a ser reconhecida uma tutela externa da relao contratual. Consequncia processual - terceiros passam a ter legitimidade para requerer ao de reviso ou de resoluo de contratos. Ateno - Se o terceiro ofendido for a coletividade, esta legitimidade recair sobre o Ministrio Pblico. 6.5.2 Eficcia Interna (Intrnseca) da Funo Social do Contato Trata-se da correlao com a dignidade da pessoa humana (Enunciado 360 da Jornada). Smula 302 do STJ: abusiva a clusula que limita tempo de internao hospitalar. 6.6 Equilbrio econmico e financeiro dos contratos Formulao de uma base contratual harmnica entre as partes. Precedente: Frana, Lei Faillot (1918). Resgate da clusula rebus sic stantibus, dando lugar a Teoria da Impreviso. Requisitos da impreviso: a) contrato de trato sucessivo; b) onerosidade excessiva (desequilbrio entre prestao e contraprestao)

c) lea extraordinria (evento imprevisvel e extraordinrio); d) inexistncia de culpa das partes. A teoria da impreviso apenas chegou ao Brasil nas dcadas de 1940/50, atravs de contribuio doutrinria de Arnoldo Medeiros da Fonseca: Teoria da impreviso e caso fortuito. Para o autor, a do pacta sunt servanda apenas deveria ter lugar em casos patolgicos. J nas dcadas de 1970/80, julgando questes relativas inflao, a jurisprudncia asfixiou a aplicao da teoria. Discrepando dessa orientao, o CDC (artigos 4 e 6) abraou a teoria da base objetiva do contrato (ou da onerosidade excessiva pura), formulada por Karl Larenz. No interessa a (im)presivibilidade do fato. O Cdigo Civil, em movimentao pendular, adotou a teoria da impreviso qualificada, pois alm de manter os tradicionais requisitos, passou a exigir tambm a correspondncia entre a onerosidade excessiva sofrida por uma parte e a vantagem obtida pela outra - artigos 478 e 317. Onerosidade excessiva + impreviso qualificada Autores h que buscam mitigar o rigor do texto legal atravs da afirmao de que a imprevisibilidade no estaria na causa, mas na consequncia. Questo processual Art. 479, CC/02 - A resoluo poder ser evitada, oferecendo-se o ru a modificar equitativamente as condies do contrato. Esclarece Daniel Assumpo que o ru pode faz-lo tanto por reconveno quanto por exceo substancial (dentro da prpria contestao). Para o STJ, o juiz s deve decretar a resoluo se no for possvel a sua reviso princpio do aproveitamento do contrato. De qualquer sorte, tanto a resoluo quanto a reviso retroagem data da citao. Ateno - A onerosidade excessiva deve ser posterior celebrao do contrato. que se esta for circunstncia presente no momento da formao do contrato, no se afeta o plano de eficcia do contrato, mas a sua prpria validade (anulabilidade no caso do CDC; anulabilidade no Cdigo Civil).

You might also like