You are on page 1of 11

DIREITO EMPRESARIAL I

Apesar de estar dentro do Cdigo Civil um ramo autnomo. Lei 556/1850 Instituiu o Cdigo Comercial, que foi parcialmente revogado pelo Cdigo Civil de 2002, manteve-se apenas na parte de Comrcio Martimo. O grande objetivo do Direito Empresarial PRESERVAR A EMPRESA, para que seja perptua. Antigamente o que se frisava era a pessoa do comerciante. Hoje com o CC o empresrio ganhou mais proteo, como por exemplo, a proteo do ponto por meio de ao renovatria [Requisitos da ao: 05 anos no ponto de forma ininterrupta (por um nico contrato ou pela renovao do mesmo), 03 anos exercendo a mesma atividade e contrato escrito e por prazo determinado]. Hoje no se fala mais em comerciante, mas em empresrio. HISTRICO DO DIREITO COMERCIAL: Est dividida em trs fases: 1 Perodo: Subjetivo, troca direta de mercadorias. Nesta poca a garantia da dvida era o prprio corpo. Visando resguardar ento suas integridades fsicas, os comerciantes se juntaram e criaram as corporaes de ofcio. Essas corporaes ocupavam os tribunais copulares e comearam a ter prerrogativas. As relaes jurdicas comerciais eram definidas pela qualidade do sujeito, quem no era vinculado no tinha prerrogativas. Feria a igualdade. 2 Perodo: Perodo objetivo. Com a revoluo francesa tentou-se acabar com a desigualdade. Em 1805 Cdigo Napolenico; 1808 Cdigo Comercial Francs. Acabou com a desigualdade e o Brasil copiou o Cdigo Comerciam em 1850. Fase da teoria dos atos de comrcio, se concentrava na figura do comerciante, que eram aqueles cuja atividade estava especificada no Cdigo, se no estivesse ele no teria garantias, havia um rol taxativo dizendo quem era comerciante. 3 Perodo: Empresarial. A relao jurdica mercantil definida pela natureza da atividade (teoria da empresa). Busca a garantia da preservao e perpetuidade da empresa. No h mais um rol taxativo, h um conceito, cujo se voc se encaixar voc ser considerado empresrio.

TEORIA DA EMPRESA (DIREITO ITALIANO): A Teoria da Empresa visa a preservao da atividade empresarial e o seu objeto de estudo so os meios estruturados de superao de conflitos envolvendo os empresrios, no extinguir empresa, mas preserv-la, dar continuidade atividade. PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PRIVADO DO NOSSO ORDENAMENTO JURDICO (ART. 44 DO CC): I Associaes; II Sociedades; III Fundaes; IV Partidos polticos; V Entidades e VI Empresa individual Eireli (empresa individual de responsabilidade limitada, includa pela Lei 12.441 de 11 de julho de 2011. (ou seja, empresa no sinnimo de PJ)

Empresrio PESSOA FSICA = Empresrio individual ou unipessoal, exerce sozinho e coloca todo seu patrimnio em risco de forma ilimitada. *NOVIDADE: A partir da Lei 12.441/11 (vacatio legis at janeiro de 2012) o empresrio individual tem a prerrogativa de proteger seu patrimnio de forma limitada. Visa acabar com o nmero de laranjas que constituam as sociedades. Empresrio PESSOA JURDICA = Exerce em sociedade e protege seu patrimnio particular, a sociedade limitada. CONCEITO DE EMPRESRIO DE FORMA GENRICA (ART. 966 DO CDIGO CIVIL) Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou servios Viso quadriltica da doutrina italiana(CC italiano de 1942) ao conceito de empresrio: 1 Quem exerce profissionalmente No exerce esporadicamente. 2 Atividade econmica Movimenta moeda visando o lucro 3 Organizada para a - De forma organizada 4 Produo ou circulao de bens ou servios Excees ao conceito de empresrio (pargrafo nico do artigo 966 do CC) 1 No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientifica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa A sociedade ser uma sociedade civil (tambm chamada de simples) e no empresria. Respondem de forma ilimitada (colocam em risco todo o seu patrimnio) e adquirem personalidade jurdica no Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas. *A sociedade comum (ou de fato) tambm responde de forma ilimitada, ainda que no tenha registro. Salvo se constituir elemento de empresa Ex: Mdico que abre clnica, depois um consultrio, depois abre um hospital, comea a gerenciar vrios profissionais, ele perdeu a individualidade. 2 - As cooperativas no so consideradas sociedades empresrias, mas sociedades simples (ou civis). Pargrafo nico do art. 982 do CC. (portanto no podem mover ao de renovao de ponto, de concordata, de recuperao judicial e etc.). 3 - O empresrio rural PODE OU NO se registrar na Junta Comercial, se ele o fizer, ele ser considerado empresrio, seno, no. Art. 971 do CC. CARACTERIZAO DO EMPRESRIO Empresrio Scio Empresa = Atividade Empresrio = Sujeito 1 CAPACIDADE Art. 972 do CC Podem exercer a atividade de empresrio os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e no forem legalmente impedidos. No pode ser empresrio o absolutamente (*representado) e o relativamente (*assistido) incapaz.

Emancipados: O emancipado penalmente inimputvel, s se emancipa para os atos da vida civil e, portanto, pode ser empresrio. Formas de emancipao (art. 5, pargrafo nico do CC): I. Por sentena do juiz, ouvido o tutor (16 anos completos); II. Pelo casamento, independente da idade. (Unio estvel no gera emancipao); III. Exerccio de emprego pblico efetivo; IV. Pela colao de grau em curso de ensino superior; V. Pela relao de emprego ou estabelecimento em que o menor com mais de 16 anos possua economia prpria. Excees ao incapaz (art. 974 do CC): I. O incapaz poder continuar a empresa em que ele exercia enquanto era capaz. Ele no pode abrir uma empresa, mas CONTINU-LA, devidamente representado. II. O incapaz poder continuar a empresa recebida em herana, devidamente representado (menos de 16) ou assistido (maior de 16 e menor de 18). No pode abrir, mas CONTINUAR. *O scio incapaz no pode exercer a administrao da sociedade. NOVIDADE: Lei 12.399/11 adicionou o 3 ao art. 974 do CC o o incapaz poder ser scio de uma empresa com capital totalmente integralizado, desde que no exera a administrao da empresa. O incapaz a partir da lei poder constituir a sociedade, inclusive dois scios incapazes podem abrir uma empresa, como scios, nomeando-se um gerente. *Se for absolutamente incapaz ele ser representado por seu representante legal; se for relativamente incapaz ele ser assistido por seu representante legal. Patrimnio do incapaz: Art. 974 2 Somente ser atingido o patrimnio relacionado empresa. 2 AUSNCIA DE IMPEDIMENTO (para ser empresrio) O impedimento s ocorre por fora de lei, art. 5, XIII da CF, livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. So proibidos de exercer atividade empresria: I. Os magistrados II. Membros do Ministrio Pblico MP III. Os militares da ativa (que esto exercendo) IV. O estrangeiro com visto provisrio V. Deputados e senadores VI. Os mdicos em empresa farmacutica VII. E etc. 3 EXERCCIO PROFISSIONAL DE EMPRESA (doutrina) Deve haver habitualidade/continuidade, no pode ser algo espordico.

4 REGIME JURDICO PECULIAR REGULADOS DA INSOLVNCIA (doutrina) a lei de falncia, benefcio de empresas. *Insolvncia Quando o passivo maior que o ativo. 5 REGISTRO (doutrina) No unnime na doutrina, apesar de ser o fato gerador da personalidade jurdica. Parte da doutrina entende que uma formalidade, e que h empresrios irregulares.

REGISTRO OBRIGATRIO Art. 967 do CC: obrigatria a inscrio do empresrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do incio de sua atividade. Art. 985 do CC: A sociedade adquire personalidade jurdica com a inscrio, no registro prprio e na forma da lei, dos seus atos constitutivos. Sociedade sem personalidade jurdica SOCIEDADE EM COMUM a antiga sociedade de fato. um tipo de sociedade onde os atos constitutivos ainda no foram escritos no registro prprio. Regem-se por normas prprias e subsidiariamente no que for compatvel as normas que regem as sociedades simples. Art. 986 do CC. SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAO Art. 991 do CC. A atividade constitutiva do objeto social da empresa exercida apenas pelo scio ostensivo, em seu nome individual e sob sua exclusiva responsabilidade, inclusive perante terceiros. No tem personalidade jurdica, ainda que seja inscrito seu instrumento em qualquer registro.

rgo de registro DNRC: Departamento nacional do registro de comrcio. Integra o Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Atua na rbita federa. Competncia: Justia Federal Funo: Orientar, supervisionar e fiscalizar as juntas comerciais (O DNRC no registra ningum, nem multinacionais). JUNTA COMERCIAL: Funo: Executora. quem faz propriamente os registros das empresas nacionais e internacionais. Competncia: Justia Estadual. * Conflito de competncia: Em regra Justia Federal.

Atos de registro (Sero registrados na Junta Comercial)

1. MATRCULA: o ato de registro dos profissionais que atuam perante a junta comercial. 2. ARQUIVAMENTO: o ato de registro referente s averbaes das alteraes do ato constitutivo. TUDO que no seja referente a profissionais e livros ser feito por arquivamento. 3. AUTENTIFICAO: o ato de registro referente a inscrio dos livros empresariais. Todo empresrio precisa ter livros: balanceamento de patrimnio e de resultado. Se trabalhar com duplicata, precisa ter livro de duplicatas. OBSERVAO: INATIVIDADE DA EMPRESA O empresrio que passa 10 (dez) anos consecutivos sem averbar qualquer tipo de registro ter a sua empresa considerada como inativa pela junta comercial. Art. 60 da Lei 8934/94.

Empresrio Irregular Empresrio sem registro na junta comercial no poder usufruir dos benefcios do direito comercial/empresarial, entre eles: I. No poder requerer recuperao judicial (antiga concordata, alterada pela Lei 11.101/05) II. Ausncia de legitimidade ativa par pedir falncia do seu devedor, art. 97 da Lei 11.101/05 1. Conseqncias secundrias ao empresrio irregular: I. No poder participar de licitao; II. Ausncia de CNPJ (Registro no cadastro fiscal); III. Ausncia de matricula perante o INSS.

MICRO EMPRESA (ME) E EMPRESA DE PEQUENO PORTE (EPP) Tem como objetivo incentivar tais empresas, criando condies para o seu desenvolvimento. Art. 179 da CF A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios dispensaro s microempresas e s empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurdico diferenciado, visando a incentiv-las pela simplificao de suas obrigaes administrativas, tributrias, previdencirias e creditcias, ou pela eliminao ou reduo destas por meio de lei.. Devem ser devidamente registradas no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurdicas, conforme o caso (Art. 3 da Lei C. 123/06). LEI COMPLEMENTAR 123/06 ESTATUDO DA ME E EPP. MICROEMPRESA: O empresrio, a pessoa jurdica ou a ela equiparada que aufira em cada ano-calendrio receita bruta igual ou inferior a R$240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais). EMPRESA DE PEQUENO PORTE: O empresrio, a pessoa jurdica ou a ela equiparada que aufira em cada ano-calendrio receita bruta superior a R$240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) e igual ou inferior a R$2.400.000,00 (dois milhes e quatrocentos mil reais).

*Est tramitando o PLC 891/2010 que aumenta os valores caractersticos da ME (para 360.000,00) e da EPP (para 360.000,00 a 3.600.000,00). *Sociedade simples pode ser considerada ME ou EPP, ex: sociedade de advogados (estes no podem recolher, porm o simples nacional). NOME EMPRESARIAL: Na frente do nome empresarial vem a sigla ME ou EPP (Art. 72 da Lei C. 123/06). DESTINATRIOS DA LEI: I Sociedade empresria, II Sociedade simples, e III Empresrio Individual. EXEMPLOS DE EXCLUSES AO ENQUADRAMENTO (art. 3, 4 da LC 123/06): I. Pessoa Jurdica que tenha por scia outra Pessoa Jurdica (Art. 3 4 da LC 123/06); II. A ME ou EPP que tenha scio j inscrito como empresrio individual, ou seja, quem j empresrio individual no pode abrir outra empresa como scio. III. Cooperativas, salvo as de consumo; IV. A empresa remanescente de ciso, ou qualquer tipo de desmembramento nos ltimos 05 anos; V. Filial com sede no exterior; VI. Sociedade por aes (Ex: BB/SA). TRATAMENTO JURDICO DIFERENCIADO: Em relao Justia do Trabalho: O preposto da ME e da EPP no ir precisar ter vnculo empregatcio ou contratual/societrio com a empresa, desde que tenha conhecimento da causa. Em relao aos Juizados Especiais Cveis: A ME e a EPP possuem legitimidade para figurar tanto no plo ativo, como no plo passivo, art. 8 da Lei 9099/95. Em relao tributao: Por meio do SIMPLES NACIONAL (que no imposto nico). *SIMPLES NACIONAL: o tratamento diferenciado para ME e EPP em relao a carga tributria, no qual a empresa mediante um nico recolhimento mensal e proporcional ao valor do seu faturamento ir pagar os seguintes tributos: IRPJ (imposto de renda de PJ), COFINS, CSLL, PIS/PASEP, CPP, IPI, ICMS E ISS. (Art. 13 da LC 123/06). Obs.: Imposto de importao/exportao, IOF no esto includos no simples, portanto, errado dizer que o Simples imposto nico. MODALIDADES EXCLUDAS DO SIMPLES: Art. 17 da LC 123/06. Ex: que venda bebidas alcolicas, refrigerantes, cervejas no alcolicas, que preste servio decorrente do exerccio de atividade intelectual, de natureza tcnica, cientifica, desportiva, artstica ou cultural (ex: escritrio de advocacia). Em relao previdncia: Os segurados contribuintes individuais (autnomos, equiparados a autnomo, eventuais, EMPRESRIOS) que optarem pela excluso do beneficio da aposentadoria por tempo de contribuio, podero contribuir com uma alquota de 11%.

Por meio do SIMPLES NACIONAL (que no imposto nico).

ESCRITURAO CONTBIL a forma para organizar o negcio da empresa e servir de prova para a atividade, especialmente para o fisco. OBRIGAES COMUNS DO EMPRESRIO REGRA 1. Registro antes do incio das suas atividades, art. 967 do CC. 2. Registro do seu livro dirio, art. 1180 do CC. 3. Fazer levantamento anual de resultado econmico, bem como o levantamento mercantil. OBRIGAES COMUNS DO EMPRESRIO EXCEO 1. Pequeno empresrio (aquele que aufere at R$36.000,00 no ano calendrio, optante pelo Simples Nacional), art. 1179 2 do CC; art. 18-A LC 123/06. 2. Empresrio rural, art. 970 do CC) ESPCIES DE LIVROS EMPRESARIAIS 1) OBRIGATRIOS: COMUNS: So aqueles cuja escriturao imposta a todos os Empresrios. Ex: Livro dirio (que pode ser substitudo pela ficha mecanizada/informatizada. Art. 1180 caput do CC) ESPECIAIS: So aqueles cuja escriturao imposta a apenas uma categoria de empresrio. Ex: Livro de registro de duplicatas (s imposto ao empresrio que meche com duplicada) 2) FACULTATIVOS: So os livros criados pelo empresrio para suprir suas necessidades. Ex. Livro conta-corrente. REGULARIDADE DOS LIVROS EMPRESARIAIS 1 - Princpio da uniformidade temporal - Os livros devero ser escriturados em idioma e moeda corrente nacionais, em forma contbil e por ordem cronolgica, sem intervalos em branco, rasuras ou borres, art. 297 do CP. 2 - Princpio do sigilo A escriturao interna do empresrio goza naturalmente de um sigilo, que s poder ser quebrado pelo juiz nas hipteses do art. 1191 do CC O juiz s
poder autorizar a exibio integral dos livros e papis de escriturao quando necessria para resolver questes relativas sucesso, comunho ou sociedade, administrao ou gesto conta de outrem, ou em caso de falncia..

BALANOS ANUAIS

O empresrio dever levantar anualmente o balano patrimonial que ir demonstrar o ativo e o passivo, compreendendo todos os crditos e dbitos, bem como o balano de resultado econmico que ir demonstrar a conta dos lucros e perdas da empresa, art. 1179 do CC. O sistema pode ser mecanizado ou no.

ESTABELECIMENTO COMERCIAL o complexo de bens reunidos pelo empresrio para o desenvolvimento da sua atividade econmica (Fbio Ulhoa) Pelo CC de 2002, art. 1.142 Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria. Natureza jurdica: UNIVERSALIDADE de bens, ou seja, os bens corpreos e os bens incorpreos para o exerccio da empresa. *Estabelecimento pela doutrina majoritria sinnimo de fundo de comrcio. *Ponto comercial = onde exerce a atividade. AVIAMENTO: um bem incorpreo do estabelecimento que consiste na captao futura de recursos, ou seja, na potencialidade que a empresa tem de gerar lucros. a capacidade que um estabelecimento comercial tem de gerar lucro. Ex: Faculdade Anhaguera quer comprar o nome UCB, para isto tem um preo, pois o nome UCB conhecido no mercado e tem um preo maior. TRESPASSE: uma forma indireta de tentar transferir a clientela para o novo proprietrio, no qual o alienante ficar proibido de se restabelecer no mesmo ramo de atividade nos 05 anos subseqentes transferncia. Art. 1.147 do CC/2002

ALIENAO DO ESTABELECIMENTO S ser eficaz se restar em bens suficientes para solver o passivo, ou se os credores consentirem expressamente ou tacitamente, em trinta dias a partir de sua notificao, bem como, ela s produzir efeitos quanto a terceiros depois de averbar na Junta Comercial o contrato de transferncia e publicado na imprensa oficial. Art. 1.144 e 1.145 do CC/2002. Se o devedor no deixar bens suficientes para solver as dvidas em relao alienao, nos termos do art. 94 do CC poder ser decretada a falncia do devedor que transfere estabelecimento a terceiro, credor ou no, sem o consentimento de todos os credores. *A MUDANA NA PROPRIEDADE NO AFETA OS CONTRATOS DE TRABALHO (art. 448 da CLT).

PROTEO AO PONTO COMERCIAL (ou empresarial) *Lei 8.245/91 Lei do Inquilinato. Est relacionado ao imvel, mas no se confunde com ele, trata-se de um elemento incorpreo do estabelecimento que pertence ao empresrio. Ao renovatria (Art.51 c/c 71 da Lei 8.245/91): a) Objetivo: Renovar o contrato de locao de bem imvel destinado ao comrcio. b) Requisitos: Art. 51 do CC: Contrato escrito e com prazo determinado, 05 anos no mesmo ponto e no mnimo 03 anos explorando o mesmo ramo. c) Petio Inicial: Art. 71. d) Prazo decadencial: entre um ano e seis meses antes de expirar o contrato (5 do art. 51) AGENTES AUXILIARES DA EMPRESA O preposto o auxiliar dependente que exerce determinadas atividades dentro da empresa, substituindo o empresrio em determinados atos. O que caracteriza a preposio e o poder de representao, na medida em que h uma subordinao hierrquica em relao ao empresrio. Art. 1.169 do CC - O preposto no pode se fazer substituir no desempenho de suas funes, salvo com autorizao expressa, sob pena de responder pessoalmente pelos atos do substituto e pelas obrigaes por ele contrada. Contador Agente auxiliar da empresa responsvel pela escriturao contbil da empresa no qual dever autenticar na junta comercial os livros e documentos contbeis das empresas. A figura do contador obrigatria para todas as empresas. Art. 1.177 do CC. Gerente o agente auxiliar da empresa responsvel pela administrao da empresa no qual a sua figura facultativa. *em regra no obrigatrio. DO NOME EMPRESARIAL Firma e denominao so duas espcies de nome empresarial a) FIRMA: Espcie de nome empresarial que ter por base o nome civil dos scios ou do empresrio individual. b) DENOMINAO: a espcie de nome empresarial que ter por base qualquer outra expresso lingstica. *Se no tiver a expresso LTDA na frente do nome, o empresrio responder de forma ilimitada, sem proteger seu patrimnio particular. *Empresrio individual usar a espcie firma. (Art. 1.156 CC) *Sociedade annima est obrigada a utilizar a espcie denominao, acrescido da expresso Companhia ou Sociedade Annima. (Art. 1.160 CC)

DESCONSIDERAO DA PERSONALIDADE JURDICA A personalidade jurdica um expediente destinado a simplificar a vida dos homens numa sociedade. Nada mais do que uma armadura jurdica destinada para realizar o interesse dos homens. Consequncias da personalizao da sociedade I. Titularidade negocial: A sociedade poder celebrar negcios jurdicos em seu nome prprio. II. Titularidade processual: a sociedade poder demandar e ser demandada em juzo (Ser parte no processo na qualidade de autora, de r ou terceira interessada) III. Responsabilidade patrimonial: a sociedade ter patrimnio prprio inconfundvel e separado em relao ao patrimnio do scio (em regra). Conceito A lei reconhece a Pessoa Jurdica como um instrumento para o exerccio da atividade empresarial, todavia caso tais propsitos desvirtuados no se pode fazer prevalecer entre Pessoas Jurdicas e seus membros. Requisitos para a desconsiderao da personalidade jurdica I. Insuficincia patrimonial II. O scio precisa responder de forma limitada perante as obrigaes sociais Requisitos objetivos para a desconsiderao da personalidade jurdica I. Confuso patrimonial II. Abuso de direito III. Desvio de finalidade Art. 50 - Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica. A desconsiderao da personalidade jurdica importar na retirada momentnea e excepcional da autonomia patrimonial da Pessoa Jurdica, a fim de estender os efeitos de suas obrigaes pessoa de seus scios ou administradores, com o fim de coibir o desvio da funo da Pessoa Jurdica. Visa-se tambm neste instituto a expresso retrica levantar o vu da Pessoa Jurdica. somente para o ato determinado, no se aproveita os outros credores. Desconsiderao Retirada momentnea. A empresa no entrar em extino, ou seja, aps atingir os bens particulares dos scios a empresa seguir normalmente com sua persolinade, Despersonificao Despersonalizar significa anular a personalidade, ou seja, ocorrer a anulao definitiva da empresa.

Desconsiderao pelo CDC: Verifica-se s a situao patrimonial, pouco importa se culposa ou dolosa. Precedente: Resp 279.279 SP 3 Turma do STJ. o Art. 28. O juiz poder desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infrao da lei, fato ou ato ilcito ou violao dos estatutos ou contrato social. A desconsiderao tambm ser efetivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inatividade da pessoa jurdica provocados por m administrao. Desconsiderao em caso de leso ao meio ambiente: Se houver violao pouco importa se a conduta dolosa ou culposa. Lei 9.605/98, art. 4. o Poder ser desconsiderada a pessoa jurdica sempre que sua personalidade for obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados qualidade do meio ambiente. Teoria maior da desconsiderao da personalidade jurdica Teoria que ns adotamos no nosso ordenamento jurdico, a qual exige a ocorrncia dos vcios que configure o abuso de direito, o desvio de finalidade ou a confuso patrimonial para poder atingir os bens pessoais.

Teoria menor da desconsiderao da personalidade jurdica Por esta teoria basta a insuficincia de bens da sociedade para que os scios fossem chamados a responder pessoalmente pelo passivo da Pessoa Jurdica.

You might also like