You are on page 1of 2

"As novas Tecnologias e a Educao" de Pedro da Ponte

O livro de Joo Pedro da Ponte, As Novas Tecnologias e a Educao refere-se fundamentalmente importncia do computador nos dias de hoje e como as novas tecnologias alteram as nossas vidas. O autor tem como principal objectivo, proporcionar uma viso do que so as novas tecnologias como fenmeno social e cultural.

O modo como elas desafiam a escola a assumir novos papis, tambm um ponto fundamental neste livro.

tambm referido em As Novas Tecnologias e a Educao, uma perspectiva histrica dos acontecimentos mais relevantes sobre a evoluo dos computadores. So inmeras as chamadas de ateno feitas ao longo de toda a leitura para a importncia das tecnologias no ensino, na medida das suas possveis contribuies para uma melhor aprendizagem por parte dos alunos. Na actualidade, a mquina (computador) encontra-se em estado de ascenso no que diz respeito a todas as reas profissionais. Em consequncia, as pessoas tentam usufruir desta nova tecnologia de modo a evoluir na sua profisso.

Na minha opinio, a utilizao dos computadores um benefcio a que podemos recorrer nos dias de hoje. Estes oferecem inmeras vantagens, por exemplo, no meio escolar a utilizao do computador incentiva e motiva os alunos para a aprendizagem, para a descoberta. O importante saber utilizar correctamente esta tecnologia, necessrio saber adequ-la s situaes.

O autor chama a ateno do leitor para que os computadores que existem nas escolas no fiquem esquecidos e sem utilidade. Numa sala de aula a utilizao desta tecnologia torna a aula mais dinmica e interactiva.

de salientar, que a nossa rea de estudo pode beneficiar em muito com as aplicaes que o computador nos proporciona. Desde a simulao de sismos circulao sangunea, esta tecnologia permite a utilizao de diversos recursos para uma aprendizagem fundamentada. Como o autor refere Podem simular-se experincias que seriam impossveis na prtica, (...) a trajectria de um electro... (Joo P. da Ponte, 1997, p.34). Os computadores podem representar um instrumento de grande utilizade para os alunos e para os professores, pois certos programas so teis como apoio, para produo de testes e fichas de trabalho, para registo de informao, etc. Um outro aspecto explicitado por Pedro da Ponte o facto de o computador tornar possvel a ligao de diversos aparelhos, ou seja, um instrumento muito verstil, que o torna ainda mais eficiente. Para finalizar gostaria de salientar que o uso eficiente do computador s pode trazer benefcios, pois este um instrumento fundamental na educao. uma ferramenta extremamente til e indispensvel para a sociedade atual, da depender das escolas uma forte aposta na utilizao destas novas tecnologias, nunca esquecendo o objetivo principal: motivar e interessar os alunos para a aprendizagem.

Bibliografia

PONTE, J. P. (1997), As Novas Tecnologias e a Educao, Texto Editora, Lisboa.

You might also like