You are on page 1of 27

ESTGIO SUPERVISIONADO

FACULDADE PITGORAS

RELTORIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

TECNOMETAL ENGENHARIA

ALUNO: Sidney Geraldo de Castro Curso: Engenharia Eltrica Matrcula: 00023987 Belo Horizonte, Abril de 2012 FICHA DE IDENTIFICAO
Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO

Data: 10/04/2012

Nome: Sidney Geraldo de Castro

Matrcula: 00023987

Ttulo: Projetos Eltricos Industriais

Entidade Executora: Sidney Geraldo de Castro / Faculdade Pitgoras

Empresa: Koch do Brasil Projetos Industriais Ltda.

Resumo: Este trabalho uma breve descrio das atividades exercidas no Departamento de Engenharia Eltrica da Koch do Brasil/Tecnometal que est a22 anos no mercado. O contedo aborda uma apresentao da empresa em questo, uma descrio das atividades desenvolvidas no perodo de experincia citado e tpicos a respeito dos projetos.

Palavras-chave: Projetos, Propostas, Especificaes

Data de incio do estgio: 30/01/2012

Data de trmino do estgio: 09/04/2012

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO

Sidney Geraldo de Castro ALUNO

Nota Final do Relatrio

_____________________________________ Leila do Perptuo Socorro Gonalves Mouro Supervisor do Estgio

_____________ Pontos

_____________________________________ Claudia Cunha

_____________ Pontos

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO

Relatrio de Estgio Supervisionado

Relatrio Tcnico-cientfico apresentado ao Curso de Engenharia Eltrica, da Faculdade Pitgoras campus Raja, como requisito para aprovao em Estgio Supervisionado.

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO

RESUMO

O relatrio apresenta informaes referentes ao estgio supervisionado obrigatrio, o presente trabalho uma breve descrio das atividades estudadas e desenvolvidas na Engenharia Eltrica da Koch do Brasil/Tecnometal, empresa essa que esta a mais de 20 anos no mercado de equipamentos e solues para seus clientes. O contedo aborda a importncia do estgio supervisionado, mesmo para aqueles que j trabalham na rea, apresentao da empresa em questo e uma descrio das atividades desenvolvidas no perodo de experincia tendo com tpicos a parte relativa a projetos.

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO

LISTA DE SIGLAS

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO

LISTA DE IMAGENS
Figura 1 - Instalaes Tecnometal Vespasiano MG ................................................. 2 Figura 2 - Instalao em Campinas - SP ..................................................................... 4 Figura 3 - Certificado de Qualidade ............................................................................. 6 Figura 4 - Estrutura dos negcios ............................................................................... 7 Figura 5 - Transportador de correia convencional ....................................................... 8 Figura 6 - Disco de pelotizao ................................................................................... 9 Figura 7 - Painel de gerao de energia foto voltica ............................................... 10 Figura 8 - Equipamentos para gerao de energia elica ......................................... 11 Figura 9 - Automao bancria ................................................................................. 12 Figura 10 - Projeto APAE .......................................................................................... 13 Figura 11 - Setor de engenharia da Koch ................................................................. 13 Figura 12 - Diagrama de interligao - Folha capa ................................................... 15 Figura 13 - Interligao de motores........................................................................... 15 Figura 14 - Interligao dos instrumentos de segurana e controle .......................... 16 Figura 15 - Folha de dados de motor ........................................................................ 17 Figura 16 - Manual de operao e manuteno ........................................................ 18

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO

SUMRIO

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO

1. - Introduo Este relatrio engloba as atividades desempenhas pelo estudante Sidney Geraldo de Castro na rea de propostas da empresa Koch do Brasil Projetos Industriais Ltda., no perodo de 30/01/2012 a 09/04/2012. O relatrio de estagio supervisionado pr-requisito para a obteno do ttulo de Engenheiro Eltrico, conforme manual do aluno fornecido pela faculdade Pitgoras.

O estgio supervisionado a oportunidade de unir a teoria prtica, auxiliando no desenvolvimento profissional, aliando os conhecimentos adquiridos na vida acadmica, profissional e pessoal.

Este relatrio engloba a apresentao da empresa Koch do Brasil Projetos Industriais Ltda., sua rea de atuao e mercado, as atividades desenvolvidas no perodo do estagio e concluso do mesmo.

Em seu contedo foram apresentados os conhecimentos absorvidos na rea de engenharia, em especifico na rea de propostas tcnicas, que abrange vrias etapas, dentro as quais podemos destacar a execuo de levantamento de campo e planilha de custos, sempre focado na busca do melhor preo e competitividade no mercado. importante salientar que no desenvolvimento desse estgio, houve um crescimento e aprofundamento maior de algumas disciplinas do curso de Engenharia Eltrica, o que proporcionou uma qualificao tcnica melhor no meu

desenvolvimento profissional.

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO 2. - A Empresa

A Tecnometal foi fundada em 1990 e tem se destacado no mercado brasileiro por oferecer a seus clientes solues de engenharia e fornecimentos de equipamentos com a qualidade ISO 9001-2000. Nossa unidade fabril est instalada no Municpio de Vespasiano MG, a 30 km de Belo Horizonte e a 15 km do aeroporto de Confins. A empresa investe na capacitao, no treinamento constante de seu pessoal, em equipamentos para aumento da produtividade, visando manter o compromisso de atuar positivamente no seu mbito scio-ambiental, na satisfao de seus clientes e acionistas, vencer desafios e se preparar para novas conquistas. Atualmente gera cerca de 1500 empregos diretos e como empresa genuinamente brasileira h vinte anos emprega no Brasil, recolhe seus tributos no Brasil e aqui reinveste seus lucros, permanentemente atenta sua responsabilidade social.
FIGURA 1 - Instalaes Tecnometal Vespasiano MG

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO 2.1 - Histrico

Desde sua criao at os dias atuais, o Grupo Tecnometal esteve atento s diversas oportunidades do mercado, investindo estrategicamente em competncias diversificadas, buscando assim tornar sua atuao cada vez mais abrangente e verstil. Segue abaixo um pouco da trajetria de crescimento e evoluo do grupo Tecnometal. Em 1990 era uma pequena unidade fabril, mas j fornecendo solues integradas complexas, com expertise em diversas disciplinas da engenharia, atuando em minerao, siderurgia, indstria alimentcia e fibrocimento. Em 1997 como resultado da diversificao de atividades, inicia sua atuao no setor de automao bancria e transfere as instalaes para o Distrito Industrial do Jatob, ampliando a capacidade de fabricao. Foi resposta positiva do Mercado. No ano de 2002, mantendo sua unidade no Distrito Industrial do Jatob, adquire uma rea industrial de 110.000 m em Vespasiano. Dentre suas caractersticas destacam-se: galpo pesado de 4500 m, capacidade de elevao de carga de 80t,equipamentos de usinagem de grande porte, galpes auxiliares para reas de jato e pintura e oxicorte para a preparao de peas, ampla infra-estrutura viria e de comunicaes, escritrios de 1.000 m. Com as conseqentes expanses do grupo, o total de terreno ocupado passou para 170.000 m e a rea construda para 20.000 m. Em 2005 adquiriu a multinacional APW Brasil Ltda., localizada em Campinas SP, alterando a razo social para Tecnometal Equipamentos Ltda. A unidade de cofres do Distrito Industrial do Vale do Jatob foi ento desativada e a Tecnometal Equipamentos Ltda. passou a ser a maior fabricante de cofres para automao bancria da Amrica Latina.

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO
FIGURA 2 - Instalao em Campinas - SP

2007 foi o ano em que a Tecnometal adquiriu a Koch do Brasil, empresa de origem alem, lder no fornecimento de transportadores tubulares e fabricantes de mquinas de ptio, expandindo assim a capacidade do grupo em oferecer produtos e solues diversificadas com mximo nvel de qualidade. Em 2010 adquiriu a Placadur Indstria Metalrgica Ltda., empresa fabricante de placas de revestimento, localizada em Sumar SP. Com essa aquisio a Tecnometal consolida-se no mercado como fabricante de placas de desgaste produzidas em aos especiais, com projeto prprio ou do cliente, obedecendo aos mais rigorosos padres de qualidade. Hoje o Grupo Tecnometal continua sua busca pela excelncia, sempre trabalhando na expanso de suas competncias, satisfao de seus clientes e evoluo de seus produtos e servios.

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO 2.2 - Misso

O propsito central da Tecnometal fornecer solues de engenharia, equipamentos, peas e servios para que seus clientes produzam mais e melhor. Para cumprir essa misso, a Tecnometal fomenta um clima propcio interao entre os processos, ao esprito de equipe e ao desenvolvimento de um ambiente de trabalho estimulante e agradvel, objetivando o contnuo aprimoramento tcnico de seus colaboradores.

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO 2.3 - Poltica de qualidade Produzir com qualidade obrigao de todos que trabalham para a Tecnometal.

O foco da empresa o atendimento pleno aos requisitos dos clientes, por meio de aes de cada colaborador. Devemos buscar a melhoria contnua de cada processo de trabalho. Nosso compromisso assegurar os resultados empresariais.
FIGURA 3 - Certificado de Qualidade

2.4 - A organizao Com capital 100% nacional o Grupo Tecnometal concentra suas operaes nos principais segmentos da economia como minerao, siderurgia, petrleo e
Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO

petroqumica, fertilizantes, porturio, automao bancria, indstrias de base e energias renovveis. Suas habilidades para fabricao e integrao de produtos complexos, sempre com alta qualidade, resultam de seu foco em qualidade, inovao e tecnologia.

FIGURA 4 - Estrutura dos negcios

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO 2.5 - Produtos industrializados

2.5.1 - Manuseio de Graneis slidos Com a experincia acumulada em mais de duas dcadas na busca de solues inovadoras para as necessidades especficas de cada cliente, com permanente aprimoramento e atualizao tecnolgica, a Tecnometal Engenharia oferece ao mercado nacional e internacional uma linha completa de equipamentos e sistemas para movimentao e manuseio de materiais. Transporte por pequenas ou longas distncias, realizados atravs de correias convencionais ou tubulares, em trajetos sinuosos ou singelos e com foco especial na preservao do meio ambiente, no importa o tamanho do desafio, sua empresa sempre encontrar a soluo adequada.

FIGURA 5 - Transportador de correia convencional

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO 2.5.2 - Processamento Mineral

Separar e processar de forma adequada, econmica e produtiva fator decisivo para o retorno financeiro de qualquer empreendimento no setor de minerao. A Tecnometal aprimora a cada dia sua linha de solues destinadas ao processamento de minrios e agregados. O mercado pode ter a certeza de contar sempre com o que h de melhor em discos de pelotizao, mesas de rolos, peneiras vibratrias, peneiras de discos e tambores aglomeradores.
FIGURA 6 - Disco de pelotizao

2.5.3 - Petrleo e Petroqumica Para oferecer ao segmento de Petrleo e Petroqumica equipamentos para produo e processamento de Petrleo e Gs a Tecnometal firmou acordo de cooperao tecnolgica com a Rolle SPA, uma empresa italiana que possui mais de 70 anos de mercado e que vem fornecendo seus produtos para as mais renomadas empresas produtoras de derivados de petrleo do mundo.

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO 2.5.4 - Energias Renovveis

10

Para a Tecnometal o que move o mundo a busca constante de novos caminhos. Por acreditar nessa forma de trabalho, nos ltimos anos a empresa cresceu com consistncia, conquistou um respeito absoluto junto aos clientes e inovou muito dia aps dia. Em decorrncia do nosso crescimento aliado constante busca de melhores solues para os clientes, decidiu atuar tambm no segmento de energias renovveis, pois entendeu que o aproveitamento dos recursos naturais de maneira sustentvel no desenvolvimento do presente um importante passo para garantir o futuro das prximas geraes.

FIGURA 7 - Painel de gerao de energia foto voltaica

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO
FIGURA 8 - Equipamentos para gerao de energia elica

11

2.5.5 - Servios A Tecnometal dispe de solues integradas de fabricao at a montagem final de plantas completas. Com uma diviso prpria de construo e montagem, aliada capacidade tcnica e produtiva de suas unidades industriais, ocupa uma posio de destaque no mercado nacional, no s como fornecedora de equipamentos com agregado tecnolgico, mas tambm como fabricante de equipamentos em conformidade com desenhos recebidos pelo cliente.

2.1 Automao Bancria A slida estrutura, aliada alta tecnologia, permite Tecnometal fornecer solues em automao bancria com preciso e flexibilidade. A Tecnometal projeta, desenvolve e produz gabinetes eletrnicos, gabinetes externos e internos para energia e telefonia, cofres ATM, cofres de tesouraria, quiosques para autoatendimento, racks e sub-racks.

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO
FIGURA 9 - Automao bancria

12

2.6 - Responsabilidade Social A Tecnometal acredita que fundamental implementar aes que promovam transformaes scios sustentveis, que perdurem no tempo e tenham como diretriz o crescimento sustentvel, e que as empresas desempenham um papel essencial na construo de um futuro melhor para as pessoas e para a sociedade. Mais do que um conceito, a responsabilidade social o exerccio pleno de aes que demonstram o srio compromisso da empresa com quem se relaciona: funcionrios, clientes, fornecedores e comunidade. E cada uma dessas aes tem uma conexo direta com a misso e com os valores da Tecnometal. As iniciativas abrangem os mais diferentes campos, como assistncia social, cultura, educao e sade, com incentivo participao voluntria dos colaboradores.

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO
FIGURA 10 - Projeto APAE

13

FIGURA 11 - Setor de engenharia da Koch

3. - Atividades desenvolvidas O departamento de engenharia executa vrias tarefas e entre algumas esto a elaborao de propostas, o que abrange a execuo de levantamento de campo, levantamento de custo de equipamentos e engenharia de projetos, considerando consultas aos subfornecedores, anlises de propostas tcnicas, elaborao de planilhas de custos de equipamentos, materiais de instalao eltrica em geral
Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO (iluminao, aterramento, fora, controle, instrumentao e

14 automao),

quantificao de formatos a serem elaborados, quantificao de horas de engenharia em geral de engenheiros e tcnicos, elaborao de diagramas unifilares bsicos, elaborao de descritivos para a proposta tcnica, preenchimento de folhas de dados tcnicos de equipamentos (painis, motores, instrumentos e sistemas) e demais atividades correlatas Todas as atividades desta fase de proposta levam em considerao a busca do melhor preo para que o produto final fique competitivo no exigente mercado. Tambm como atividade do departamento de engenharia est o desenvolvimento e/ou coordenao junto terceiros de projetos eltricos bsicos e detalhados referentes aos equipamentos e sistemas objetos do leque de fornecimento da Tecnometal, sempre que solicitado pelo cliente, inclusive em regime turnkey. Para isto, a engenharia utiliza os recursos e ferramentas de softwares disponveis no mercado, tais como o Microsot Office (Word, Excell,Outlook, Power Point) e os softwares grficos (Auto Cad, Inventor, Solid Works). Na execuo de um projeto eltrico alm de atender as normas vigentes no pas NBRs e NRs, bem como algumas normas internacionais, necessrio seguir alguns passos importantes. O primeiro passo para iniciar o desenvolvimento de um projeto eltrico se interar de todo o escopo do fornecimento considerado, estudando bem a proposta tcnica, as especificaes tcnicas, os critrios de projeto e Vendorlist e demais documentos do cliente, bem como o cronograma de entrega. Aps verificar toda a documentao inicia-se o desenvolvimento da

documentao e dos desenhos que so elaborados em formatos A4, A3, A2 e A1. Os diagramas de interligao so executados em formatos A3 onde so representadas as interfaces entre os equipamentos (motores, painis, instrumentos, equipamentos auxiliares) e indicados tambm as informaes referentes aos cabos de fora e controle.

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO

15

FIGURA 12 - Diagrama de interligao - Folha capa

PROJETO EXPANSO DA MINERAO CASA DE PEDRA

FIGURA 13 - Interligao de motores

PROJETO EXPANSO DA MINERAO CASA DE PEDRA

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO

16

FIGURA 14 - Interligao dos instrumentos de segurana e controle

PROJETO EXPANSO DA MINERAO CASA DE PEDRA

Nos desenhos de arranjo, planta e corte dos equipamentos e sistemas o projetista indica o posicionamento e a instalao de todos os equipamentos e instrumentao, o encaminhamento das bandejas, dos eletrodutos e a alocao das caixas de interligao. Esses desenhos so elaborados em formato A1, tendo em vista o aproveitamento dos projetos desenvolvidos pela mecnica e pela necessidade de melhor visualizao do pessoal de montagem. Os detalhamentos de instalao dos equipamentos, instrumentos, eletrodutos, bandejamento, suportes, e demais itens do projeto so indicados atravs de alguns cortes e vistas no prprio desenho. Para os sistemas de iluminao, tomadas e aterramento os projetos so desenvolvidos usando tambm como referncia os desenhos de arranjo e de planta do projeto mecnico, atendendo s normas brasileiras vigentes e bem como as normas internacionais, as especificaes tcnicas, o critrio de projeto do cliente, a proposta tcnica consolidada e os demais documentos referenciados. Para o dimensionamento de cabos de fora elaborado um memorial de clculo onde so definidas as suas caractersticas tcnicas para a correta utilizao no projeto.

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO

17

Na seqncia dos trabalhos o projetista elabora as listas de materiais onde sero indicados os quantitativos de todo o material que ser utilizado nas instalaes dos equipamentos eltricos em geral, instrumentos, iluminao e aterramento. A lista de cabos elaborada a partir dos desenhos de interligao e de instalao onde se encontra o encaminhamento dos cabos que sero utilizados no projeto. As folhas de dados dos instrumentos e dos motores tambm fazem parte do fornecimento do projeto, pois a partir destas que no futuro o cliente ir adquirir peas de reposio para manuteno de seu equipamento. Geralmente as folhas de dados so editadas no formato solicitado pelo cliente, que normalmente em A4.

FIGURA 15 - Folha de dados de motor

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO

18

O manual de manuteno e operao tambm uma das mais importantes e trabalhosas tarefas dentro do projeto eltrico, onde devemos contemplar um descritivo tcnico de funcionamento do equipamento ou instalao, inserir catlogos, informaes e manuais dos equipamentos integrantes do sistema.

FIGURA 16 - Manual de operao e manuteno

4. - Resultado do Estgio A engenharia eltrica exerce grande atuao na rea de projeto e fornecimento de equipamentos em geral enfrentando as dificuldades e desafios inerentes esta disciplina. Entretanto, no caso especifico da engenharia da Tecnometal, apontamos os maiores problemas relacionados aos fornecedores. Em outras palavras, tendo em vista que o cronograma da maioria dos empreendimentos deve ser elaborado levando em considerao um prazo teoricamente curto, porm a ser perseguido, a integrao entre a engenharia e alguns fornecedores torna-se um caminho crtico. Em alguns casos, o projeto ou fornecimento de terceiros s disponibilizado engenharia quando o equipamento ou sistema j est em sua fase final de projeto ou at mesmo de montagem no campo. Este fato muitas vezes causador de retrabalhos em geral.
Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

ESTGIO SUPERVISIONADO

19

5. - Concluso A complexidade do trabalho exercido pelo projetista leva o profissional necessidade de ler literaturas tcnicas quase que diariamente e normas relacionadas diretamente ao equipamento desenvolvido. Este estudo e constante atualizao permitem que as atividades desenvolvidas se aprimorem a cada dia, ajudando a superar as dificuldades e desafios encontrados. Um bom projeto desenvolvido com muita dedicao e ateno e melhorado a partir da experincia adquirida durante o tempo. Para desenvolver trabalhos de consultoria, elaborao de projetos e elaborao de oramentos de transportadores, silos, peneiras, viradores de vago e outros foram necessrios o conhecimento adquirido na disciplina de eltrica, incluindo tambm desenho auxiliado por computador (Auto Cad), estudos sobre circuitos eltricos, instrumentao e mquinas eltricas e as demais disciplinas do curso, as quais foram de enorme importncia no meu crescimento profissional, tornando-me uma pessoa mais crtica e analista.

Referncias www.tecnometal.com.br

Faculdade Pitgoras Estgio Supervisionado 2012 - 1

You might also like