You are on page 1of 30

"Hidrante um equipamento de segurana usado como fonte de gua para ajudar no combate de incndios.

O sistema de hidrantes e de mangotinhos considerado um sistema fixo de combate a incndio, funcionando sob comando, liberando um jato de gua sobre o foco de incndio. Esse jato de gua possui uma vazo calculada e compatvel ao risco do local visando proteger, controlar ou extinguir o foco de incndio no seu estgio inicial. Dessa forma, esse sistema possibilita o incio do combate ao incndio pelos usurios da edificao antes da chegada do grupamento do Corpo de Bombeiros. Os hidrantes em edificaes e reas de risco diferem dos sistemas de hidrantes urbanos em relao a forma de abastecimento de gua. Os sistemas urbanos apresentam pontos providos de registros e unies de engate rpido, ligado a rede pblica de abastecimento, podendo ser de coluna ou subterrneo, enquanto que os sistemas prediais apresentam pontos de tomada com registros e unies de engate rpido, magueiras, esguichos e chave storz onde est ligado ao reservatrio de gua da edificao e no na rede pblica. Para melhor desempenho do sistema essencial que os usurios estejam familiarizados com o equipamento, confiantes e que tenham realizado treinamento terico e prtico de brigada para utiliz-lo na ocorrncia de um sinistro.

Classificao dos Sistemas


Os sistemas de hidrantes e de mangotinhos, geralmente so classificados de acordo com o tipo de esguicho utilizado (compacto ou regulvel), dimetro e comprimento mximo da mangueira, nmero de sadas e vazo no hidrante ou mangotinho menos favorvel. Cada tipo aplicado em funo da ocupao e uso da edificao. Os sistemas variam de acordo com a norma tcnica ou regulamento adotado no local de execuo do sistema de proteo e combate a incndio. Os sistemas podero, ainda, ser diferenciados quanto: 1. ao tipo de sistema de reserva: elevado, nvel do solo, semi-enterrado ou enterrado; 2. a fonte de energia: ligao independente ou por gerador automatizado; 3. ao tipo de sistema de comando: manual (botoeira de acionamento) ou automtico (chave de fluxo ou pressostatos); 4. aos tipos de bombas empregadas: bomba principal, bomba auxiliar, bomba de reforo e bomba de escorva. 5. as caractersticas do reservatrio: concreto armado, fibra, metlico, utilizao de piscinas ou reservas naturais. 6. ao material da tubulao: ao, cobre e termoplticos; 7. as caractersticas do sistema de distribuio: interno ou externo a edificao; 8. ao tipo de rede de tubulao: rede aberta (sistema ramificado), rede fechada (sistema em malha) e rede mista (sistema ramificado e em malha). A aplicao do sistema a ser instalado deve atender as caractersticas da edificao ou rea de risco a ser protegida, observando-se as exigncias da norma tcnica ou regulamento adotado, a viabilidade, a eficcia do sistema, a facilidade de operao e manuteno e o custo. O sistema de hidrantes e de mangotinhos so organizados em trs subsistemas: reserva, pressurizao e comando, conforme descritos a seguir.

Sistema de Reserva:

composto por reservatrio, que pode ser do tipo elevado, no nvel do solo, semi-enterrado ou enterrado. Tem como principal funo reservar um volume de gua destinado exclusivamente ao combate de incndio. O reservatrio de gua pode ser construido, na edificao ou rea de risco, em concreto armado, metal apropriado ou qualquer outro material que apresente resistncia mecnica as intempries e ao fogo. A reserva de gua deve ser prevista para permitir o primeiro combate, durante um determinado tempo.

Aps esse tempo considera-se que o Corpo de Bombeiros tenha chegado no local e atue no combate, utilizando-se da rede pblica de abastecimento, fontes naturais como audes, lagos e rios ou com seus veculos especiais munidos de reservatrio prprio.

Sistema de Pressurizao:

Pode operar de trs formas: por gravidade, por bombas ou por tanque de presso. Esse sistema tem a funo de fornecer energia para o transporte da gua e ainda atingir o foco de incndio a uma determinada distncia, com vazo e presso adequada. O sistema operado por bombas composto por bomba principal ou bomba de incndio, bomba de pressurizao ou bomba jockey. A bomba de incndio tem a finalidade de recalcar a gua do reservatrio para os hidrantes ou mangotinhos. Deve possuir motor eltrico ou a exploso. A bomba de pressurizao ou bomba jockey tem a funo de manter o sistema pressurizado e compensar pequenas perdas de presso, em uma faixa pr estabelecida. O sistema operado por tanques de presso composto de bomba de incndio e de tanque de presso. O tanque de presso, acoplado a uma bomba, fornecer presso e vazo constantes e contnuas ao sistema hidrulico. A bomba de incndio acoplada ao tanque de presso, com diafragma, poder succionar gua de um reservatrio tanto acima quanto abaixo (reservatrios, poos etc.) e simultaneamente pressurizar a rede hidrulica.

Sistema de Comando:

O acionamento do sistema de hidrantes e de mangotinhos pode ser manual, por meio de botoeira de comando do tipo liga e desliga ou automtico, por meio de chave de fluxo ou de pressostato. A chave de fluxo aciona o sistema automaticamente pelo deslocamento de gua na tubulao, quando da abertura de um hidrante, e o pressostato aciona o sistema devido a uma variao de presso hidrulica na rede, desta forma acionando a bomba de incndio.

Sistema de Distribuio:

composto pela tubulao, os hidrantes e mangotinhos. A tubulao consiste de um conjunto de tubos, conexes e de outros componentes hidrulicos como, por exemplo, vlvulas de fechamento e de manobra (gaveta, globo, angulares, etc.) destinados a conduzir a gua, desde o reservatrio at aos pontos de hidrantes ou de mangotinhos. Todo e qualquer material previsto ou instalado deve ser capaz de resistir aos efeitos do calor, mantendo o seu funcionamento normal, ou seja, o meio de ligao entre os tubos, conexes e outros componentes devem garantir a estanqueidade e a estabilidade mecnica da junta no devendo sofrer comprometimento em seu desempenho. Os componentes de materiais termoplsticos, como tubos e conexes, podem ser utilizados somente enterrados e fora da projeo da planta da edificao, atendendo aos requisitos de funcionamento da instalao em termos de resistncia a presso interna e a esforos mecnicos.

GRUPO LUCMAR
B l o g I n f o r m a t i v o C o m b a t e P r e v e n o a I n c n d i o s e

Profissional de Segurana fique Alerta! Inmetro: Quer saber se a Empresa que escolheu credenciada?

Sistema de Mangotinhos Prs e Contras

Conforme comentado no post Profissional de Segurana fique Alerta!, no basta o conhecimento terico, devemos conhecer os equipamentos de preveno, e neste post vamos falar sobre oSistema de Mangotinhos. Este sistema pouco usado em novas instalaes, por ser pouco conhecido no Brasil. composito basicamente por uma rede hidrulica fixa com pontos de tomadas de gua distribudos nos pavimentos das edificaes conforme Normas e legislaes (conforme cada Estado). Em cada ponto de sada (valvula esfera) conectado uma mangueira semirgida (muito parecida com a mangueira de bomba de combustvel) de 25mm (1 polegada) por 20m ou 30m de comprimento, na ponta final conectado o esguicho regulvel. Este equipamento acoplado junto a parede ou coluna (entre outras formas), onde a mangueira fica armazenada em uma espcie decarretel, e enrolada facilitanto e agilizando o uso em caso de emergncia. Mas qual sistema melhor? Mangotinho X Hidrantes

O sistema de hidrantes composto por um abrigo acoplado a parede, onde ficam armazenados a mangueira (que so planas, chatas com 40mm de dimetro), o esguicho e a chave storz ( para ajudar no acoplamento do esguicho mangueira), todos estes equipamentos ficam soltos, desconectados dentro do abrigo. Contras: Estes itens so facilmente montados por uma pessoa com experincia e agilidade em um tempo mdio de 2 a 3 minutos, o que j um tempo razovel em uma emergncia. Agora j imaginou o tempo que uma

pessoa sem conhecimento bsico levaria para fazer esta montagem? Muito tempo! no verdade? Prs: Este sistema de mangotinhos facilita para os funcionarios da empresa combater este incndio logo em seu inicio, evitando assim algo grave. Dvida: Ento, j tenho o mangotinho instalado, posso retirar os hidrantes? No, este sistema de hidrantes ser utilizado no caso de um sinistro grave, pelo Corpo de Bombeiros que utilizam seus prprios componentes. Extintores X Mangotinhos Prs: Os extintores so os equipamentos mais utilizados, e quando mantido com manuteno e recargas em dia, torna-se um equipamento indispensvel no momento critico. Contras: Porem, alm da necessidade de ter um conhecimento basico do uso dele, se estiver sem carga (ou mesmo pela metade) ou despressurizado, pode te deixar na mo! J os mangotinhos bom estes s puxar amangueira, abrir o esguicho regulvel, e mirar bem no fogo!

Como em todo sistema, no s de prs que vive os mangotigos, existem os contras: 1. S pode ser utilizado em edificaes enquadradas no tipo 1 conforme IT 22/2004 (falaremos mais sobre esta IT outro post);

2. A legislao no aceita substituir extintores por mangotinhos devido a composio de alguns extintores serem expecificas para cada tipo incndio; 3. Este sistema requer uma presso maior, devido ao dimetro da mangueira (1 polegada) e ao esguicho regulvel, ocorre perda de carga mais rapido que no caso de hidrantes; 4. Alm do custo, que acaba tornando-se superior ao hidrante; Sempre devemos questionar a relao custo e benefcio, muitos preferem o comum por custar menos, porm, sem manuteno e trinamento, este equipamento no tem valor.

Conhecimento tudo! Visite nossa loja virtual http://www.lucmarloja.com.br e nosso perfil no http://www.facebook.com/grupo.lucmar Alerta: Com fogo no se brinca, um incndio pode crescer e espalhar em questo de minutos!
Gostei Seja o primeiro a gostar disso.

Esta entrada foi publicada em 22/03/2011 s 2:11 PM e est arquivada como Combate a Incndios . Voc pode acompanhar qualquer resposta para esta entrada atravs do feed RSS 2.0 Voc pode deixar uma resposta, ou trackback do seu prprio site.

Deixe uma resposta


ARTIGOS
Sistema de mangotinhos x Sistema de hidrantes
Por: Telmo Brentano* O Estado do Rio Grande do Sul tem uma legislao recente (1997) que obriga todas as edificaes residenciais coletivas, comerciais, industriais e de localizao temporria, como circos, espetculos musicais, etc., a terem um Plano de Proteo Contra Incndio (PPCI). Esta medida bem-vinda, embora haja alguns problemas na legislao. Irei me ater apenas nas instalaes hidrulicas de combate a incndios nas edificaes. A NBR 13.714/2000, Sistemas de Hidrantes e de Mangotinhos, est em processo de reviso e que esteve em consulta pblica at o dia 30 de julho de 2004 para receber contribuies. Aqui, na Assemblia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul j est tramitando h vrias legislaturas um novo Cdigo de Proteo contra Incndios. Como a anlise do projeto de lei est parada ou num ritmo extremamente lento, espero que no haja um grande incndio no Estado para apressar a sua tramitao e aprovao, como est acontecendo no Estado do Rio de Janeiro. Mas, neste assunto uma questo tem me preocupado de sobremaneira que a segurana contra incndios das edificaes de risco mais baixos, principalmente as edificaes residenciais coletivas. Este tipo de edificao constitui a grande parte das edificaes das cidades de mdio a grande porte. Pois minha contribuio para o projeto de reviso da norma brasileira e, talvez, para a legislao do Estado do Rio Grande do Sul, se resume somente num ponto: a instalao hidrulica recomendada para este tipo de edificao. Nos ltimos anos tenho pesquisado e estudado este assunto e formado uma convico sobre ele. De que adianta ter uma instalao hidrulica bem projetada e executada, com grande vazo, se ela no adequada ao perfil dos ocupantes da edificao, que certamente no sabero utiliz-la, principalmente numa situao de pnico? Esta a principal questo que analiso a seguir. Atualmente os prdios residenciais coletivos, que por norma so obrigados a ter instalao hidrulica de proteo contra incndio, tm duas opes: sistemas de hidrantes (em Porto Alegre com vazo mnima de 200 l/min, e no interior, que adota a Norma Brasileira, de 130 l/min), ou sistema de mangotinhos com vazo mnima de 80 l/min, em ambos os casos. Defendo que os prdios residenciais devam ter somente sistema de mangotinhos, quando a norma exigir proteo hidrulica. Quais so os argumentos que fundamentam esta convico? O sistema de mangotinhos constitudo por mangueiras semi-rgidas (iguais s das bombas de gasolina), de dimetro de 25 mm (as mangueiras de hidrantes tm 40 mm), com vazo de 80 litros/minuto, com somente esguicho regulvel que produz o jato de neblina, que tem ao mais eficaz para o combate a um princpio de incndio, com isso consumindo menos gua e necessitando menor reserva tcnica de incndio. Ainda, sua operao mais simples e rpida (igual a de uma mangueira de jardim somente que de maior porte), permitindo o combate imediato ao incndio, pois o mangotinho e o seu esguicho esto permanentemente acoplados, sempre prontos para o uso, diferentemente do sistema de hidrantes, que atualmente o sistema mais adotado, que tem todas as peas separadas e devem ser montadas por ocasio de um incndio. Surge, ento, a pergunta: como um morador de um prdio residencial, sem ou com um mnimo de treinamento e em situao de pnico, num saguo de andar que geralmente de rea muito pequena, ir colocar um sistema de hidrantes em operao? Os construtores alegam que o custo de instalao de um sistema de mangotinhos mais caro que um de hidrantes. Na realidade no , mas se pode contrapor com alguns argumentos entre outros j expostos: Como no tem demanda os equipamentos do sistema de mangotinhos, logicamente, podem ser mais caros, mas somente se for usado o carretel como elemento acondicionador do mangotinho. Existem outras opes que tornam o sistema de mangotinhos de custo equivalente ao sistema de hidrantes; No existe uma cultura de uso dos mangotinhos no nosso meio; Afinal, o objetivo dos sistemas de proteo no preservar as vidas humanas e o patrimnio. As primeiras tm custo?

No caso das edificaes comerciais, so exigidos 300 ou 500 litros por minuto, dependendo da legislao adotada no local, enquanto que 200 litros por minuto seriam suficientes, desde que o sistema seja bem mantido e utilizado por pessoas treinadas. Como este tipo de edificao no tem classificao escalonada de acordo com o risco real de incndio, so exigidos volumes realmente exorbitantes para ocupaes de riscos extremamente baixos, muitas vezes menores que de edificaes residenciais, mas como so classificadas como edificaes comerciais caem na vala comum. No caso de riscos mais altos, como em lojas com materiais plsticos ou outros materiais altamente combustveis, a vazo dos hidrantes deve ser maior, logicamente. A legislao do Estado de So Paulo (Instruo Tcnica n 22/2003, do Corpo de Bombeiros) j exige vazes e reservas de gua bem menores, bem dentro de nossa realidade. Nos prdios comerciais e industriais de riscos mais elevados a legislao pode exigir a utilizao de sistemas de hidrantes e chuveiros automticos (sprinklers), em conjunto. Entre as vantagens dos chuveiros automticos esto: so ativados somente pelo calor do fogo (independem da ao do homem);

acionam o alarme simultaneamente com a entrada em operao de qualquer chuveiro automtico; tem a ao de asperso de gua restrita sobre a rea do foco do incndio.

O importante nesta questo da proteo contra incndios nas edificaes conhecer o objetivo, ou talvez melhor, a filosofia do sistema hidrulico de combate a incndios, que a ao imediata contra o princpio de incndio, para que ele seja extinto ou, ento, controlada a sua propagao at a chegada do Corpo de Bombeiros ao local para fazer o combate final ao fogo. Pensando nisso, o que de extrema importncia no caso? O fator tempo. Ento, a instalao deve ser posta em operao imediatamente aps constatado o princpio de incndio e, certamente, o sistema de mangotinhos atende melhor a este objetivo. Para completar o raciocnio, deve-se salientar que o primeiro equipamento a ser usado num princpio de incndio o extintor de incndios, obrigatrio em todas edificaes, independentemente de sua classificao de risco. Outra questo extremamente importante a verificao da presso mnima necessria para produzir a vazo mnima preconizada pela legislao. As instalaes de hidrantes das edificaes residenciais em Porto Alegre e no interior do Estado do Rio Grande do Sul, de uma forma geral, no atendem vazo mnima determinada pelas legislaes e normas porque a presso da gua sempre muito baixa. Prdio residencial com reservatrio superior que no possui bombas de reforo no terrao da edificao para aumentar a presso na rede de incndio produz uma vazo equivalente a 30% da vazo mnima preconizada pela legislao. Quais so os prdios residenciais que possuem bombas de reforo no terrao em Porto Alegre? Embora a legislao exija e a fiscalizao est fazendo uma varredura em todas as edificaes do Estado do Rio Grande do Sul para que ela seja cumprida, no h ainda uma preocupao maior porque os incndios so raros, tendo como conseqncia um descaso com o treinamento dos ocupantes das edificaes, falta de equipamentos mnimos necessrios e com a manuteno dos existentes. A legislao estadual obriga que todos os prdios coletivos tenham o Plano de Proteo Contra Incndios (PPCI), mas isso no suficiente porque depende da conscientizao da populao. a falta da cultura de segurana. Porque o Sistema de Mangotinhos mais adequado para as edificaes residenciais e demais ocupaes de risco leve?

Porque:

Sua operao mais simples, rpida e fcil que a do sistema de hidrantes;

Permite o combate imediato porque o mangotinho e seu esguicho esto permanentemente acoplados, sempre prontos para serem operados;

Pode ser operado por somente uma pessoa sem maiores dificuldades, desde que tenha recebido um mnimo de treinamento;

Com esguicho regulvel sua ao sobre o foco do incndio mais eficaz;

Pode ser usado sem estar todo desenrolado;

Apresenta menos problemas de manuteno e tem durabilidade maior;

Requer menor reserva de gua, menores dimetros das canalizaes e menor ocupao do espao fsico;

Como incompatvel com as mangueiras de hidrantes usadas pelo Corpo de Bombeiros, deve haver uma tomada suplementar acoplada com vlvula de hidrante sem os demais acessrios.

* Engenheiro Civil; Professor da PUCRS; Autor do livro Instalaes Hidrulicas de Combate a Incndios nas Edificaes;

retorna

:: Artigo selecionado

MANGOTINHOS - Soluo vivel tcnica, operacional e

economica para prdios de pequeno risco


29/09/2008
atualizado em: 12/09/2009

MILTON IRIS SILVA DE OLIVEIRA


Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurana do Trabalho

/ RS - PORTO ALEGRE

O preseente artigo trata da utilizao de sistemas de Mangotinhos como soluo vivel tcnica, operacional e economica para prdios de pequeno risco para a cidade de Porto Alegre Campo(s) de Atuao que o Presente Artigo trata

Segurana do Trabalho
Projetar sistemas de proteo contra incndios, coordenar atividades de combate a incndio e de salvamento e elaborar planos para emergncia e catstrofes

MANGOTINHOS

SOLUO TCNICA, OPERACIONAL E ECONMICA PARA PRDIOS DE PEQUENO RISCO

O desenvolvimento e aplicao do sistema de mangotinhos como alternativa ao uso de hidrantes para construes de pequeno risco tem sido at ento apenas uma referencia da Norma Brasileira, pois devido a falta de estudos econmicos mais aprofundados citado como antieconmico, conforme consta inclusive em recente bibliografia editada pelo professor Telmo Brentano "Instalaes Hidrulicas de Preveno contra Incndio". Entretanto em nossa pesquisa salientamos que as instalaes de um sistema hidrulicas de preveno contra incndio no podem ser examinadas isoladamente dentro de uma construo e sim como um conjunto de tarefas que variam conforme o sistema escolhido.

Assim por exemplo, para a instalao de sistemas hidrulicos de preveno de incndio temos que considerar tambm: o volume da reserva tcnica de gua, seu peso, acrscimos de cargas na estrutura e fundaes, mo de obra civil, hidrulica e eltrica, materiais empregados, equipamentos necessrios etc...

Analisando este conjunto de variveis para um prdio residencial de 7 pavimentos com 20 apartamentos e com a introduo de um sistema automtico de pressurizao da rede, conclumos que o sistema de mangotinhos tambm vivel economicamente.

A introduo do PRESSURIZADOR no sistema de mangotinhos, alm de viabiliz-lo tambm se adequa ao conjunto, pois um equipamento leve, de simples instalao, baixo custo e de funcionamento automtico. Sua instalao, junto ao reservatrio superior, aproveita a gravidade como aliada, o que sem dvida constitui por si s uma economia. Suas caractersticas acima citadas esto alinhadas com o sistema mangotinho que apresenta:

a)

Operao mais simples, rpida, fcil e menos perigosa, permitindo o combate imediato, porque o mangotinho e o seu esguicho esto permanentemente acoplados, sempre prontos para serem utilizados;

b)

Pode ser operado por uma s pessoa sem maiores dificuldades, desde que tenha recebido um simples treinamento;

c)

Pode ser manuseado por pessoas residentes ou usurias da prpria edificao (que possuam um simples treinamento);

d)

Como o esguicho utilizado do tipo regulvel sua ao sobre o fogo mais eficaz;

e)

Pode ser usado sem estar todo desenrolado;

f)

Sendo semi-rgido mantm sua seco constante;

g)

Apresenta menos problemas de manuteno;

h)

Tem

maior

durabilidade;

i)

A reserva tcnica de incndio e as vazes so bem menores, determinando:

Menor

peso

na

estrutura;

Menores

dimetros

das

canalizaes;

Menor

ocupao

de

espao

fsico;

Observando a gama de vantagens operacionais apresentadas pelo sistema de mangotinhos parecia-nos impossvel aceitarmos que estas eram deixadas de lado em funo do fator econmico, at ento enfatizado pelos empreendedores como motivo fundamental para a utilizao do sistema de hidrantes, em qualquer situao, em detrimento ao sistema de mangotinhos.

Considerando que as facilidades operacionais apresentadas por este sistema podem se constituir em fator decisivo para a extino de incndio e possivelmente salvamento de vidas, resolvemos estudar todos os custos detalhadamente a fim de localizarmos os pontos crticos e as alternativas que

poderamos sugerir para reverter esta disposio. Alm de detectarmos as tarefas que teriam seu custo diminudo com a utilizao do mangotinho, pesquisamos tambm uma alternativa de equipamento que pudesse substituir o sistema de bombeamento de gua. Este foi sem dvida o fator mais importante de toda a pesquisa, pois proporcionou-nos apresentar uma alternativa simples, de baixo custo, de fcil instalao e de funcionamento automtico por queda de presso, isto , ao abrir-se qualquer dos registros (verificando-se ai a queda de presso) que libera gua para um mangotinho o equipamento entra em funcionamento. Estes equipamentos "pressurizadores" so largamente conhecidos, sendo sempre utilizados para pressurizar redes com exigncia de baixa vazo. Neste caso especfico desenvolveu-se um equipamento especial para vazes maiores o que viabilizou o sistema

O resultado econmico a que chegamos,com a introduo do pressurizador, desenvolvido para aplicao em Porto Alegre (lei 420/98), nos permite afirmar que para prdios de pequeno risco o sistema de mangotinhos a SOLUO TCNICA,
OPERACIONAL E ECONMICA PARA PRDIOS DE PEQUENO RISCO

Milton

Oliveira

Eng.

Civil

Crea

6242D

8.

Regio

Fone:

(xx)

51

3019-5454

e-mail: milton@engefack.com.br.br

busca

login / senha

Buscar...

kayocesar
cadastre-se grtis esqueci a senha

Compartilhe|

fogo para os edifcios

comea no projeto, com bom layout, rotas de fuga bem posicionadas, ambientes ntados e escadas pressurizadas. Veja como avaliar os riscos da edificao e as e fazem diferena entre um susto e uma tragdia

Bruno Loturco

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo) realiza ensaios de resistncia ao fogo no Agrupamento de Instalaes e Segurana ao Fogo

do sistema de isolamento acstico de um edifcio pode ser facilmente avaliado. Se o caso for o ouvido humano acusa. O mesmo vale para o desempenho trmico. Muito calor ou muito frio so J o risco de incndio a que est sujeito um prdio no pode ser medido com tanta facilidade.

evidente em edifcios industriais ou armazns de estocagem de produtos inflamveis, por exemplo. procedimentos bastante especficos devem ser tomados. No entanto, prdios comerciais ou mbm correm riscos. Por serem menos palpveis so, em geral, subestimados. Assim, as falhas de denciadas somente quando o fogo surge e tarde demais para qualquer providncia.

essidade de o poder pblico estabelecer normas para o correto dimensionamento e especificao e proteo e combate a incndios. O objetivo primordial da regulamentao compulsria a da humana. Em segundo plano vem a proteo propriedade. Um edifcio seguro apresenta baixa de incio de incndio e alta possibilidade de fuga dos ocupantes, alm de considerar as izinhas e a rpida extino do foco inicial.

o pode ser dividida em duas categorias complementares e que devem ser consideradas desde o manuteno. A primeira relativa aos aspectos construtivos e atua sobre a execuo de novos ptao de segurana contra incndios, ampliaes, reconstruo ou reparos e mudanas de uso segunda categoria diz respeito ao uso do prdio e engloba questes referentes ao treinamento , ao estabelecimento de planos de segurana e manuteno dos equipamentos de proteo,

essas aes visam salvaguardar a vida dos ocupantes, possibilitar, de forma segura, as operaes vitar o alastramento do fogo. A definio do risco e, conseqentemente, das aes preventivas, das por caractersticas da populao do edifcio, tipo de ocupao, natureza do edifcio e localizao as quatro determinantes so abordadas diretamente pelos Decretos Estaduais, como o publicado 2001 pelo Corpo de Bombeiros do Estado de So Paulo.

minao de risco e definio de exigncias, o decreto detalha as formas de execuo e de sistemas e equipamentos de preveno e combate.

car o risco? on Antonio da Silva, do Departamento de Segurana Contra Incndio do Comando do Corpo de plica que os edifcios podem ser divididos em grupos de risco de acordo com, principalmente, trs : tipos de ocupao, altura do edifcio e reas livres no-compartimentadas. As exigncias do urana so feitas em funo da classificao de cada edifcio.

pende do tipo de servio a que se destina o empreendimento. So, pelo Decreto Estadual Paulista, cipais subdivididos em grupos mais especficos. O grupo A, por exemplo, abriga as habitaes conta com trs subgrupos: unifamiliar, multifamiliar e coletiva.

ntrinsecamente ligada ao combate ao fogo", afirma o capito Silva. Ou seja, quanto maior a fcil o acesso das equipes de combate. Logo, maiores as exigncias do Decreto Estadual quanto aos mbate. O mesmo vale para a limitao de rea. "Est provado que a compartimentao dificulta evita a propagao do incndio", conta.

classificao, o passo seguinte verificar as exigncias. Para edificaes comerciais, por exemplo, Decreto Estadual prescreve, dentre outras medidas, que a compartimentao vertical s exigida m de altura. Ainda assim, entre 12 e 30 m de altura, possvel apelar para as alternativas ceto para compartimentao de fachadas ou selagem de dutos de instalaes. O caso em questo vez da compartimentao interna, a adoo de sistemas de deteco de incndio, controle de eiros automticos.

rojeto quitetnico que esto centralizadas todas as solues do Sistema Global de Segurana contra lemento de ligao entre as necessidades dos ocupantes - a destinao do prdio - o projeto de endo assim, conforme afirma a arquiteta Guiomar Leito, do escritrio GL&B Projetos, cabe ao ordenao dos projetos de eltrica, hidrulica, automao e segurana.

responsabilidade pelos projetos em si no cabe ao arquiteto, mas aos respectivos projetistas. Da a trabalho em conjunto com uma equipe qualificada.

itetnico deve prever as devidas compartimentaes para evitar propagao de fogo, fumaa e mbiente ou pavimento para outro.

o com a segurana for presente, pode ser feito uso de materiais que contribuam para a extino to da propagao do fogo.

serem percorridas e a lotao do edifcio devem ser calculadas no projeto de modo que permitam nsionamento das rotas de fuga. Alm disso, a pressurizao de escadas ou o uso de dutos de entilao natural dependem da soluo desenvolvida para o layout.

e conforto dos usurios compromisso primordial do arquiteto", afirma Guiomar. Para ela, a iao no comprometida pela legislao, mas sim favorecida pelo embasamento para busca de s.

siva ntao de um ambiente envolve medidas de proteo passiva e constituda de elementos de istentes ao fogo. O objetivo evitar ou minimizar a propagao do incndio, do calor e dos gases. ento evita a disperso de gases e fumaa - interna e externamente - no mesmo pavimento ou para ores.

ntao horizontal pode visar, conforme explica o Capito Silva, do Comando do Corpo de So Paulo, o isolamento de risco ou a simples diviso interna de ambientes.

um para outro , basicamente, o TRRF (Tempo Requerido de Resistncia ao Fogo). Enquanto a sita de resistncia de, na melhor das hipteses, duas horas, para a segunda o rigor menor e o pode ser menor. O motivo a funo das paredes. O isolamento de risco consiste na separao de outro para que sejam consideradas edificaes distintas. J a compartimentao interna busca a rea - ou retardamento - da propagao do fogo.

construtivos que proporcionam a compartimentao vertical so: paredes corta-fogo, portas cortaes corta-fogo, registros corta-fogo (dampers), selos corta-fogo e afastamento horizontal entre

ta-fogo, mesmo as internas, devem ser vinculadas estrutura. Quando se tratar de edificaes e ser estendidas a, pelo menos, 1 m acima da linha do teto. As portas corta-fogo tambm devem horas de fogo, conforme especificado na NBR 11742 e na NBR 11711.

ntao vertical ntao vertical pode ser feita na envoltria ou no interior dos edifcios com o uso de entrepisos clausuramento de escadas com paredes corta-fogo, enclausuramento de elevadores e montacarga, ta pra-chama, selos corta-fogo, registros corta-fogo (dampers), vedadores corta-fogo, elementos orta-fogo, pra-chama de separao vertical entre pavimentos consecutivos e selagem perimetral 12 m de altura no exigida pela legislao. Alturas superiores - at 30 m - contam com compartimentao, como chuveiros e detectores automticos.

voltria, duas so as possibilidades atendidas pela legislao. A primeira exige que aberturas de nsecutivos sejam distanciadas em, no mnimo, 1,20 m. Caso no seja possvel, necessrio longamento da laje. A aba deve ter, pelo menos, 0,90 m alm do plano externo da fachada.

mente envidraadas ou fachadas cortina devem contar com materiais incombustveis e, atrs do xistir elementos resistentes ao fogo, que garantam a separao de 1,20 m entre os pisos. A ao interior entre pavimentos pode ser feita por entrepisos - lajes - de concreto armado ou outros materiais que garantam a isolao.

utos e elevadores lao e shafts de passagem de cabos atravessam paredes e pisos, tornando vulnerveis os mpartimentao. Alm da passagem de fumaa, asfixiante, h tambm a passagem de gases odem provocar fogo por radiao em andares superiores.

es problemas essencial a presena de registros corta-fogo, acionados automaticamente - por maa ou fusveis bimetlicos.

adores devem ter caracterstica pra-chama com resistncia ao fogo semelhante das paredes. vem se fechar automaticamente quando houver fogo ou fumaa. Caso os halls dos elevadores urados com paredes e portas corta-fogo possvel contar com elevador de emergncia.

o de escadas rizada enclausurada aquela que tem presso atmosfrica maior que a presso dos gases gerados ormalmente a presso utilizada de 50 Pa. O sistema de pressurizao impede que fumaa e calor ada, empurrando, quando abertas as portas, o ar quente para fora.

m sistema de pressurizao conta com duas opes, o sistema de um estgio e de dois estgios.

pressurizao ocorre somente em caso de emergncia. O segundo funciona continuamente, nvel baixo de presso e, quando solicitado, aciona um sistema de emergncia que eleva o nvel de O sistema de dois estgios recomendado pelos Corpos de Bombeiros por manter um nvel e proteo, alm de propiciar a renovao de ar no volume da escada.

essurizao devem atender quatro exigncias: sistema de acionamento e alarme, suprimento r externo, trajetria de escape do ar e fonte de energia garantida.

urizadas de um estgio podem manter as portas abertas. No entanto, as portas corta-fogo devem sistema de fechamento automtico, acionado por eletrom.

dutos deve prever o uso de grelhas de insuflamento em intervalos regulares por toda a altura da ntos de sada tm de ser balanceados a fim de equilibrar a sada de ar. A reciclagem e o escape do dos por uma grelha no andar inferior e outra no ltimo pavimento superior.

adas com mais de 23 m de altura, devem optar por dois tipos de escada de emergncia. A regra que uradas e dotadas de antecmara. Se a escada se localizar prxima fachada do edifcio, possvel rtura permanente para o exterior. A outra opo prev a existncia de um duto aberto para o rno e com sada para o alto.

amento adequado do sistema de ventilao natural, a antecmara deve ter pelo menos uma das % superior largura exigida para a escada. Alm de estar diretamente conectada ao duto, a ve ter, no mnimo, 1,80 m de altura. A sada do duto de ventilao deve ser, ao menos, 1 m mais da edificao.

al de segurana contra incndios

ciente do ponto de vista da segurana contra incndios deve prever as condies mais adversas. sucesso ao combater o fogo provm, principalmente, de meios que possibilitem a extino do foco edifcios que contam com equipamentos de deteco e sistemas automticos de extino - alm de ndio devidamente preparada -tm aumentadas as chances de combate total do fogo com o das materiais e nenhuma perda humana.

aves, em que os sistemas de combate inicial no so suficientes, exigem medidas alternativas, mentao horizontal e vertical e acesso seguro para as equipes de combate.

ontra o incio do incndio: corretos dimensionamento e execuo das instalaes eltricas

crescimento do incndio: controle da quantidade de materiais combustveis incorporados aos strutivos

al do incndio: proviso de equipamentos - manuais e automticos - de deteco, alarme e

propagao do incndio: compartimentao horizontal e vertical e elementos incombustveis na oltria

gura do edifcio: proviso de sistemas de comunicao de emergncia e controle do movimento

e rotas de fuga sinalizadas e iluminadas

ontra o colapso estrutural: resistncia ao fogo dos elementos estruturais e da envoltria

ontra a propagao entre edifcios: distanciamento entre edifcios e resistncia dos elementos nvoltria

ncia e segurana das operaes de combate: meios de acesso dos equipamentos e equipes roviso de hidrantes e controle do movimento de fumaa combate

s manuais

elho porttil ou sobre rodas destinado a combater princpios de incndio

conta com sada simples de gua, dotada de vlvula de abertura rpida, mangueira semi-rgida, vel e demais acessrios. No precisa ser desenrolada e pode ser acionada por apenas uma pessoa

to de tomada de gua onde h uma (simples) ou duas (duplo) sadas contendo vlvulas com aptadores, tampes, mangueiras de incndio e demais acessrios. Tem maior vazo de gua que s e necessita de duas pessoas para acionamento

s automticos

omtico: sistema pressurizado de tubulaes, acessrios, abastecimento de gua, vlvulas e nsveis elevao de temperatura. Os gases quentes esquentam as ampolas, que estouram, ua para combate ao foco inicial. Aps o uso tm de ser reparado

positivo acionado por fumaa ou gases. Detecta princpios de incndio e dispara alarmes, igada combate

bate ao fogo" pressupe que o incndio j iniciou. A rpida ao dos equipamentos de deteco s sistemas de extino entrem em funcionamento num breve intervalo de tempo. Ao projetista m equipamentos e instalaes adequados s caractersticas do prdio. Isso depende da legislao ue esto definidas as medidas a serem tomadas tendo em vista os riscos pertinentes ao local. Com o e apoio de outros projetistas o arquiteto entra em ao.

ogo

nentes devem estar presentes para o surgimento e manuteno do fogo. O combustvel (qualquer mvel), o comburente (oxignio), o calor e a reao em cadeia. Para extinguir um foco necessrio nte em cada um desses elementos.

travessa um incndio so a fase inicial de elevao da temperatura (ignio), fase de aquecimento amento e extino. A primeira caracterizada pela inflamao dos materiais no recinto. Quando ara a propagao do fogo para outros materiais e objetos ocorre a elevao da temperatura e o fumaa e gases inflamveis.

momento o incndio ganha fora e todos os materiais so inflamados, num fenmeno denominado neralizada", ou flashover.

ssvel a sobrevivncia no ambiente e os gases so expelidos pelas portas e janelas. O tempo para hover depende, essencialmente, dos revestimentos e acabamentos utilizados no ambiente. Os pela combusto tendem a se concentrar no teto, que fica mais exposto ignio do que as

evoluo do fogo depende da quantidade, volume e espaamento dos materiais combustveis no nho e situao das fontes de combusto, da rea e locao das janelas, da velocidade e direo do ma e dimenso do local.

s forem favorveis o incndio ir se propagar por conduo, conveco e/ou radiao.

proteo

"medidas e atitudes tomadas para evitar que o incndio comece", protegendo, assim, os hamado de preveno, define o engenheiro Jos Carlos Tomina, chefe do Agrupamento de Segurana ao Fogo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo). As aes essa categoria so atendidas no projeto, instalao e manuteno das fontes de energia, do o adequado entre material combustvel e fonte de calor e da escolha correta dos acabamentos de edificao em si.

da, os aspectos relativos ao uso tambm se encaixam nessa classe. Os objetivos da proteo o devem ser traados no projeto e considerar a localizao em relao aos servios pblicos de e altura a fim e facilitar o acesso das equipes de resgate; distanciamento entre edifcios visando gao entre prdios vizinhos; dimensionamentos das compartimentaes internas por meio da fogo dos materiais de separao de ambientes; dimensionamento da proteo e resistncia ao fogo e dimensionamento dos sistemas de deteco e alarme, chuveiros automticos, extintores ntes, mangueiras e mangotinhos.

proteo pretendem controlar o crescimento do incndio e promover a conteno e extino do anto, investe na rapidez em descobrir e iniciar o combate ao foco inicial. A proteo ao fogo ncionamento e desempenho dos sistemas e equipamentos no momento da utilizao. A preveno , alm da manuteno correta, por meio de sistemas redundantes (alternativos).

ormas de propagao

de calor entre materiais pode ocorrer de trs formas distintas e, embora ajam conjuntamente, a niciada pela predominncia de uma delas. Como a durao e o desenvolvimento de um incndio quantidade de combustvel disponvel, importante entender a mecnica do calor.

or seja propagado por conduo, as chamas precisam atingir os objetos e materiais diretamente. o incndio pode ser propagado horizontalmente ou mesmo entre andares prximos.

por conveco ocorre com freqncia por meio de dutos, elevadores e escadas, atua por meio da ses quentes e frios e provoca o surgimento de focos de incndio em andares distintos. do fogo entre edifcios - como ocorreu no prdio da Cesp, na avenida Paulista, em So Paulo geral, por radiao. Esse fenmeno faz com que o calor seja transmitido por intermdio de um gs m forma de energia radiante.

s formas de propagao so responsveis pelo surgimento de focos de incndio em andares m grandes intervalos de distncia.

You might also like