You are on page 1of 2

ASPECTOS NUTRICIONAIS DO ALEITAMENTO MATERNO*

O leite materno o melhor alimento para o filhote mamfero. Porm, vale lembrar que cada espcie extrai do leite os nutrientes adequados s suas necessidades. Por exemplo, o bezerro precisa ficar em p logo aps o nascimento, sendo assim a protena e a gordura encontradas no leite de vaca so adequadas para tal. J o beb humano, encontra no leite materno uma protena menor, ideal para a fase de adaptao fora do tero. Portanto, cada espcie tem no seio materno o primeiro contato com o mundo externo ao tero. O colostro o primeiro leite que a me secreta e tem um papel definido para a proteo do recm nascido (contm mais anticorpos e mais clulas brancas). rico em protena e vitaminas A, E e K alm de minerais como zinco e sdio, sendo assim contm menos gorduras e carboidratos. secretado em quantidades que variam entre 10 e 100ml/dia, ocorrendo maior produo em multparas. Permanece at o 4 ou 7 dia psparto. O leite de transio permanece entre 7 e o 21 dia ps-parto. Nesse perodo ocorre alteraes como o aumento da gordura e da lactose, e a diminuio do teor protico e de minerais. O leite maduro tem caractersticas prprias como diferentes concentraes de nutrientes em uma mesma mamada, sendo eles o leite do comeo, rico em protena, lactose, vitaminas, minerais e gua e o leite do fim que contm mais gordura. Por isso to importante a recomendao da livre demanda. Os macronutrientes: As protenas so secretadas entre 1,2 a 1,5 g/100ml/dia, sendo a casena a mais importante delas. A relao entre as concentraes de casena : protenas do soro (enzimas, imunoglobulinas, -lactalbumina) no leite materno e no leite de vaca so LH ~ 40:60% e LV ~ 80:20%; favorecendo o tempo de esvaziamento gstrico no leite humano. O leite materno tambm possui a -lactalbumina que ajuda na sntese de lactose. Como o leite de vaca no a possui, ocorrem casos de alergia ou at mesmo intolerncia a lactose. As gorduras so secretadas nas quantidades de 2g/100ml/dia no colostro, aumentando para 3,5g/100ml/dia 15 dias aps o parto, responsveis por fornecer 35 a 50% da ingesto energia diria. So divididas entre triglicrides (90%), colesterol e fosfolpides. Os triglicrides por sua vez, so divididos entre cidos graxos (AG) e glicerol. A composio dos cidos graxos de 43% saturados e 57% insaturados [lurico (12:0), mirstico (14:0), palmtico (16:0), palmitolico (16:1), esterico (18:0), olico (18:1), linolico (18:2), linolnico (18:3)].

Componente mais varivel do leite humano, portanto so necessrios cuidados especiais na durao das mamadas e na ordenha manual. Os carboidratos (lactose, galactose, frutose, oligossacardeos) aparecem em concentraes de 4% no colostro e 7% no leite maduro, perfazendo 40% das necessidades energticas. So secretados em quantidades de 7g/100ml/dia de lactose sendo 0.8% de oligossacardeos, que associados aos peptdeos formam o fator bfido que te papel protetor do trato gastrointestinal, inibindo infeces oportunas. Os micronutrientes: As vitaminas esto em concentraes geralmente adequadas, variando conforme dieta materna. A quantidade de vitamina A no colostro o dobro da do leite maduro. A vitamina K protege o beb da doena hemorrgica do RN, diminuindo as chances de desenvolvimento da patologia. A vitamina E geralmente atende s necessidades do beb e a vitamina D quando associada a luz solar evita dos bebs amamentados exclusivamente desenvolverem a deficincia; As vitaminas hidrossolveis geralmente so suficientes mesmo em mes vegetarianas ou desnutridas. A concentrao dos minerais no significantemente afetada pela dieta materna. A boa relao clcio:fsforo (2:1) favorece absoro do clcio e diminui o teor de fsforo contribuindo para a manuteno pH intestinal mais cido que por sua vez favorece flora benfica intestinal. Apesar do ferro apresentar concentraes pequenas no leite humano sua biodisponibilidade alta, evitando anemia.

Sendo assim, pode-se afirmar que o leite materno , sem dvida, o melhor alimento! * Profa. Ana Paula Poblacion (a.p@pucpr.br)

You might also like