You are on page 1of 4

UNIVERSIDAD DEL MAR

Mestrado em Cincias da Educao Mdulo Concepes Curriculares Professor/Tutor: Frederick Markusovic Coronado ALUNO: Luiz Carlos de Castro
ENSAIO

Para onde vai a escola sem um planejamento escolar consistente e bem definido? Sem parmetros bem definidos no h direo certa a seguir. preciso mirar no lugar certeiro e ento disparar. A mo no pode oscilar, porque o alvo no acompanha a oscilao da mo do atirador. O termo currculo encontrado em registros do sculo XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prtica da escola. Desde os seus primrdios, currculo envolvia uma associao entre o conceito de ordem e mtodo, caracterizando-se como um instrumento facilitador da administrao escolar. Um dos textos mais conhecidos e utilizados no Brasil para a organizao curricular o clssico "Princpios Bsicos de Currculo e Ensino", que, embora datado do final da dcada de 40, fundamentou a construo de propostas curriculares por vrias dcadas. Nesse texto, Ralph Tyler se prope a "desenvolver uma base racional para considerar, analisar e interpretar o currculo e o programa de ensino de uma instituio educacional" . A base racional proposta pelo autor centrase em quatro questes fundamentais que, uma vez respondidas, permitem a elaborao de qualquer currculo ou plano de ensino:

Que objetivos educacionais deve a escola procurar atingir? Que experincias educacionais podem ser oferecidas que tenham probabilidade de alcanar esses propsitos?

Como organizar eficientemente essas experincias educacionais? Como podemos ter certeza de que esses objetivos esto sendo alcanados?

O currculo tem que ser entendido como a cultura real que surge de uma srie de processos, mais que como um objeto delimitado e esttico que se pode planejar e depois implantar; aquilo que , na realidade, a cultura nas salas de aula, fica configurado em uma srie de processos: as decises prvias acerca do que se vai fazer no ensino, as tarefas acadmicas reais que so desenvolvidas, a forma como a vida interna das salas de aula e os contedos de ensino se vinculam com o mundo exterior, as relaes grupais, o uso e o aproveitamento de materiais, as prticas de avaliao etc. (Sacristn, J.G., 1995, p.86-87).

Os objetivos educacionais estabelecidos pela escola, como parte do currculo escolar, devem ser aqueles de maior relevncia para a comunidade estudantil e ao grupo participante do processo. A cultura social predominante deve constituir os princpios bsicos para a elaborao do currculo escolar. fundamental que o currculo trabalhe com habilidades que vo alm do desenvolvimento cognitivo e envolvam diferentes campos da cultura, garantindo a presena de produes culturais dos mais diferentes grupos sociais e culturais. No se pode esquecer que o currculo a ser adotado precisa ter espao para diferentes formas de manifestaes culturais e, tambm, deve permitir a integrao dos conhecimentos escolares, possibilitando ao aluno uma compreenso mais abrangente dos contedos com os quais trabalha. E, ainda, deve est adequado ao ciclo de desenvolvimento e aos interesses dos alunos com os quais trabalha. De acordo com Lucola Santos (2010),
fundamental que o currculo trabalhe com habilidades que vo alm do desenvolvimento cognitivo e envolvam diferentes campos da cultura, garantindo a presena de produes culturais dos mais diferentes grupos sociais e culturais, de tal modo que os estudantes sejam capazes de lidar com a diferena, valorizando e respeitando a cultura do outro, condio necessria para a vida em uma sociedade realmente democrtica.

A experincia educacional que cada um traz em sua bagagem representa muito em termos de valores para a composio do currculo escolar. Sem histria no h base para se elaborar um currculo pautado nas experincias e peculiaridades culturais dos que fazem acontecer o processo de disseminao do conhecimento. A experincia que emerge da histria de vida dos integrantes do grupo responsvel pela educao de uma comunidade, tem um valor excepcional,

incalculvel riqueza que no deve morrer com seu dono. As experincias educacionais compartilhadas vo ornamentar e enriquecer o currculo escolar de uma instituio de tal forma que o seu valor ser incalculavelmente multiplicado. Segundo Samuel Rocha Barros (op. Cit., p.170-1), em sentido amplo o currculo escolar abrange todas as experincias escolares. a totalidade das experincias de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola (jamesonHicks). So experincias dos alunos, que so aceitas pela escola como responsabilidade prpria (Ragan). So todas as atividades das quais o aluno aprende (Hounston), apud Nelson Piletti Curriculo Escolar (2011). Como organizar eficientemente essas experincias educacionais? Essas experincias educacionais devem ser organizadas de acordo com os objetivos da escola. Os seus objetivos devem ser a razo de ser do currculo escolar, levando em considerao a viso maior do currculo, que o aprendizado dos alunos. A escola no deve deixar de perseguir esses objetivos. Deve ser sua principal meta, atingir todos os objetivos estabelecidos no currculo. Para Nelson Piletti (2011),
O currculo deve levar em conta as condies reais nas quais o projeto vai ser realizado, situando-se justamente entre as intenses, princpios e orientaes gerais e a prtica pedaggica. funo do currculo evitar o hiato entre os dois extremos; disso dependem, em grande parte, usa utilidade e eficcia como instrumento para orientar a ao dos professores. O currculo, entretanto, no deve suplantar a iniciativa e a responsabilidade dos professores, convertendo-os em meros instrumentos de execuo de um plano prvia e minuciosamente estabelecido.

Como podemos ter certeza de que esses objetivos esto sendo alcanados? A avaliao do aprendizado a ferramenta utilizada para se medir quanto desses objetivos esto sendo alcanados. A avaliao tem ocupado lugar central nas polticas educacionais em curso no pas, constituindo-se em um dos elementos estruturantes de sua concretizao, nos moldes em que vem sendo concebida, particularmente a partir da dcada de 90. Assume-se como uma estratgia capaz de propiciar o alcance dos

objetivos de melhoria da eficincia e da qualidade da educao, os quais tm sido declarados em planos e propostas governamentais, direcionadas s vrias instncias e instituies dos sistemas de ensino. De acordo com Sandra M. Zkia L. Sousa, Para uma compreenso do significado atribudo avaliao no mbito das polticas educacionais, necessria, mesmo que sucintamente, uma referncia ao processo de redefinio do papel de Estado.

Manifestao de Castro (1998), dirigente integrante do MEC desde a primeira gesto do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1995, ilustrativa do lugar estratgico da avaliao na gesto educacional. Constatando a remodelao do papel do Estado, a autora refere-se a medidas semelhantes que vm sendo adotadas [...]

Concluindo-se esse tema, entende-se que o Currculo a ferramenta que melhor conduz as Instituies educacionais rumo ao cumprimento dos seus objetivos. um planejamento enriquecido de teorias, experincias, culturas diversas, objetivos e metas e um conjunto de pessoas a conduzir-se por esse instrumento que no pode faltar em nenhuma instituio educacional. alm de tudo o fio condutor das aes, metas e objetivos a serem cumpridas por todos os envolvidos no processo educacional. Nele est tambm contido os parmetros para uma boa avaliao. E a pea fundamental para que as instituies educacionais no se percam no meio do caminho.

REFERNCIAS COLL, Cesar. Psicologia e Currculo, So Paulo: tica, 1996. FORQUIM, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemolgicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993. TYLER, Ralph. Princpios Bsicos de Currculo e Ensino. Porto Alegre: Globo, 1974.

http://www.race.nuca.ie.ufrj.br/ceae/m2/texto4.htm

You might also like