You are on page 1of 15

Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Letras e Artes Faculdade de Letras Diviso de Ps-Graduao e Pesquisa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO

DE JANEIRO Centro de Letras e Artes Faculdade de Letras EDITAL FL/PG N , de 08 de agosto de 2011 que torna pblica a chamada para o processo seletivo de ingresso nos cursos de Mestrado e de Doutorado de Programas de Ps-Graduao da Faculdade de Letras da UFRJ para o primeiro perodo letivo de 2012, fixa as condies de sua realizao e convoca os interessados para a inscrio no certame. A Comisso de Ps-Graduao e Pesquisa da Faculdade de Letras da UFRJ, no uso de sua atribuio, fixada no artigo 7 da Regulamentao Geral da Ps-Graduao Stricto Sensu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Anexo da Resoluo CEPG N 1, de 1 dezembro de 2006) e no Art. 8, inciso V e no Art. 12, inciso I da Regulamentao das Comisses de Ps-Graduao e Pesquisa da Ps-Graduao Stricto Sensu e das Comisses Deliberativas dos Programas de PsGraduao da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Anexo da Resoluo CEPG N 3, de 11 de dezembro de 2009), torna pblica a abertura das inscries para o processo seletivo para ingresso numa das ______ vagas previstas no quadro anexo n 1 do presente Edital, para o primeiro semestre letivo de 2012. 1. DO PRAZO DE INSCRIO NO PROCESSO SELETIVO E DO NMERO DE VAGAS 1.1. O prazo de inscrio compreende os cinco dias teis de 12 a 16 de setembro de 2011, de 10h30 s 15h30min. 1.2. As inscries devero ser efetuadas pessoalmente, pelo interessado ou por procurador devidamente constitudo, desde que com reconhecimento em cartrio da firma do(a) outorgante, na sala F-309, Seo de Ensino da Diviso de Ps-Graduao desta Unidade Acadmica, situada na Av. Horcio Macedo, 2.151 Mdulo Acadmico III, Cidade Universitria, Ilha do Fundo, Rio de Janeiro/ RJ, CEP 21941-917. 1.3. Para candidatos de fora do municpio do Rio de Janeiro, as inscries podero ser efetuadas por via postal com aviso de recebimento para o endereo indicado em 1.2, com data da postagem igual ou anterior a 16 de setembro de 2011, desde que a documentao esteja completa e em conformidade com o presente Edital, no se responsabilizando a Diviso de Ps-Graduao por eventuais atrasos na distribuio da correspondncia que redundem em prejuzo ao interessado. 1.4. As vagas oferecidas por cada Programa de Ps-Graduao esto indicadas no Quadro Anexo 1.

1 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

2. DA CANDIDATURA 2.1 Poder inscrever-se para o processo seletivo de ingresso no curso de Mestrado de um dos Programas de Ps-Graduao da Faculdade de Letras da UFRJ que oferecem vagas neste Edital: a) o portador de ttulo de Graduao obtido em curso reconhecido pelo MEC, ou obtido no Exterior e devidamente revalidado; b) em carter condicional, o aluno regularmente matriculado no ltimo perodo de curso de Graduao reconhecido pelo MEC, concluinte em dezembro de 2011 em acordo com a legislao em vigor, que, em caso de aprovao no exame de seleo, ter de comprovar ter concludo a Graduao at o dia do incio das atividades do primeiro semestre de 2011 no calendrio aprovado pelo Conselho Universitrio . 2.2 Poder inscrever-se para o processo seletivo de ingresso no curso de Doutorado de um dos Programas de Ps-Graduao da Faculdade de Letras da UFRJ que oferecem vagas neste Edital: a) o portador de ttulo de Mestrado, obtido no Pas, seja na Universidade Federal do Rio de Janeiro ou em Programa de Ps-Graduao reconhecido pelo Ministrio da Educao, ou obtido no Exterior e devidamente revalidado; b) em carter condicional, o concluinte, at fevereiro de 2012, de curso de Mestrado reconhecido pelo Ministrio da Educao que, em caso de aprovao no exame de seleo, ter de comprovar ter concludo o Mestrado at o dia do incio das atividades do primeiro semestre de 2012 no calendrio aprovado pelo Conselho Universitrio . 2.3. O candidato s poder inscrever-se no Mestrado ou no Doutorado de um nico Programa de PsGraduao da Faculdade de Letras, numa nica rea de Concentrao, Linha de Pesquisa e/ou Opo. 3. DA DOCUMENTAO NO ATO DA INSCRIO 3.1. Para a inscrio no processo seletivo ser exigida a entrega dos seguintes documentos na Secretaria de Ps-Graduao da Faculdade de Letras: I Ficha de inscrio no processo seletivo, disponvel na pgina eletrnica www.letras.ufrj.br/pgletras, devidamente preenchida, sem rasuras ou dados incompletos, na qual o candidato indicar: a) o Programa de Ps-Graduao pretendido, e, na dependncia dessa escolha, a rea de Concentrao, Opo, Linha de Pesquisa e Professor Orientador conforme o Programa; b) declarao da lngua estrangeira moderna de que far prova, obedecidas as seguintes especificidades: os candidatos aos Programas de Ps-Graduao em Letras (Cincia da Literatura), Letras (Letras Clssicas) e Letras (Letras Vernculas) escolhero uma das seguintes lnguas: alemo, espanhol, francs, ingls ou italiano os candidatos ao Programa de Ps-Graduao em Letras Neolatinas escolhero uma das seguintes lnguas: alemo, espanhol, francs, ingls ou italiano, ficando os candidatos ao Mestrado obrigados a fazer a prova de lngua estrangeira diferente daquela de sua opo.

2 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

os candidatos ao Mestrado dos Programas de Ps-Graduao em Lingustica e Interdisciplinar Lingustica Aplicada devero fazer prova de ingls como lngua estrangeira. os candidatos ao Doutorado dos Programas de Ps-Graduao em Lingustica podero escolher entre francs, italiano ou espanhol como prova de lngua estrangeira Os candidatos ao Doutorado do Programa Interdisciplinar Lingustica Aplicada se submetero a provas de lngua estrangeira em duas lnguas diferentes, sendo uma delas necessariamente em lngua inglesa. Como segunda lngua, podero escolher entre alemo, espanhol, francs ou italiano. c) se portador de deficincia fsica, auditiva ou visual, como definido no Decreto Federal n 3.298/99, que redunde em necessidade de atendimento especial para a realizao de prova escrita, dever indicar os recursos especiais necessrios, cujo atendimento ficar sujeito anlise de viabilidade e razoabilidade do pedido. No caso de deficincia visual, dever indicar se ser necessria a confeco de prova especial ampliada, com fonte em tamanho 18, 24 ou 28, ou a necessidade da leitura oral da prova; II - 01 (uma) fotografia 3x4 recente; III - Cpia da Carteira de Identidade; se estrangeiro no residente, cpia do passaporte; IV - Cpia do CPF; V - Cpia do Certificado de Dispensa Militar ou Certificado Militar; VI - Cpia do Ttulo Eleitoral; VII- Comprovante da lngua estrangeira de que prestou exame em mestrado cursado fora da Faculdade de Letras da UFRJ, se candidato ao Doutorado; VIII - Histrico escolar do curso de Graduao, para os candidatos ao Mestrado; histrico escolar do curso de Mestrado, para os candidatos ao Doutorado; IX - Currculo no formato Lattes, impresso em 03 (trs) vias, disponvel para preenchimento no endereo http://lattes.cnpq.br ; X - Comprovao da produo intelectual listada no currculo (uma via); XI. Cpia autenticada do Diploma de Graduao numa (das) rea(s) exigida(s) pelo Programa pretendido pelo Candidato, como expresso em seu Regulamento (vide www.letras.ufrj.br/pgletras ), expedido por instituio reconhecida pelo Ministrio da Educao e registrado na forma da lei; no caso de ter sido obtido no Exterior, devidamente revalidado; XII - Anteprojeto de Pesquisa, elaborado em acordo com o Quadro Anexo 3, apresentado em trs vias impressas; XIII - Laudo mdico, original ou cpia autenticada que justifique o atendimento especial solicitado na ficha de inscrio, ficando claro que o candidato portador de deficincia, resguardadas as condies especiais previstas no Decreto Federal n 3.298/99, participar do processo seletivo em igualdade de condies com os demais candidatos no que se refere ao contedo das provas, avaliao e aos critrios de aprovao, ao dia, horrio e local de aplicao das provas, e nota mnima exigida para todos os demais candidatos.
3 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

XIV - Requerimento de Dispensa de Prova, disponvel no site www.letras.ufrj.br/pgletras, devidamente preenchido e acompanhado da comprovao, caso o candidato se enquadre numa das situaes indicadas nos itens (a), (b) e (c) a seguir: a) requerimento de dispensa de todas as etapas diferentes da Prova de Lngua Estrangeira por ter sido reprovado apenas na Prova de Lngua Estrangeira do processo seletivo imediatamente anterior, nas condies dispostas em 10.1. b) requerimento de dispensa do Exame de Lngua Estrangeira: candidato ao Mestrado em Letras (Cincia da Literatura), Letras (Letras Clssicas) ou Letras (Letras Vernculas) que comprove, atravs de declarao exarada por Programa de Ps-Graduao que indique a data da realizao da prova, ter obtido aprovao em exame de uma das lnguas estrangeiras alemo, espanhol, francs, ingls ou italiano, feita para ingresso em curso de Mestrado; candidato ao Mestrado em Lingustica e Interdisplinar Lingustica Aplicada que comprove, atravs de declarao exarada por Programa de Ps-Graduao que indique a data da realizao da prova, ter obtido aprovao em exame de lngua estrangeira Ingls; candidato ao Mestrado em Letras Neolatinas que comprove, atravs de declarao exarada por Programa de Ps-Graduao que indique a data da realizao da prova, ter obtido aprovao em exame de uma das lnguas estrangeiras alemo, espanhol, francs, ingls ou italiano, feita para ingresso em curso de Mestrado desde que seja diferente de sua lngua de opo.; candidato ao Doutorado em Letras (Cincia da Literatura), Letras (Letras Clssicas) ou Letras (Letras Vernculas) e Lingustica que comprove, atravs de declarao exarada por Programa de Ps-Graduao que indique a data da realizao da prova , ter obtido aprovao em exame de uma das lnguas estrangeiras alemo, espanhol, francs, ingls ou italiano, feita para ingresso em curso de Mestrado ou de Doutorado; candidato ao Doutorado em Interdisciplinar Lingustica Aplicada que comprove, atravs de declarao exarada por Programa de Ps-Graduao que indique a data da realizao da prova, ter obtido aprovao em exame de ingls e uma segunda lngua estrangeira, alemo, espanhol, francs ou italiano, feita para ingresso em curso de Mestrado ou de Doutorado; candidato ao Doutorado do Programa de Ps-Graduao em Letras Neolatinas que seja portador de diploma de Mestrado em rea de Concentrao cuja Opo seja relativa a um dos seguintes idiomas: espanhol, italiano ou francs, desde que seja a mesma a que se candidata. c) requerimento de dispensa da Prova de Conhecimento Especfico : candidato ao Doutorado no Programa de Ps-Graduao em Letras (Letras Clssicas), portador do ttulo de Mestre com nfase na mesma Linha de Pesquisa pretendida; candidato ao Doutorado no Programa de Ps-Graduao em Letras Neolatinas, portador do ttulo de Mestre obtido neste Programa na mesma Opo da rea de Concentrao;

4 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

candidato ao Doutorado no Programa de Ps-Graduao em Cincia da Literatura, portador do ttulo de Mestre em Cincia da Literatura ou equivalente na avaliao do Programa, numa das seguintes reas de Concentrao: Teoria Literria, Literatura Comparada ou Potica; candidato ao Doutorado no Programa de Ps-Graduao em Letras (Letras Vernculas), portador do ttulo de Mestre em Letras Vernculas ou equivalente na avaliao do Programa, numa das seguintes reas de Concentrao: Lngua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literaturas Portuguesa e Africanas; candidato ao Doutorado no Programa de Ps-Graduao em Lingustica, portador do ttulo de Mestre obtido no Programa na mesma Opo da rea de Concentrao. 3.2. Se estrangeiro no residente, o visto emitido pelo Consulado do Brasil no pais de origem ter de ser apresentado antes do trmino do perodo de matrcula; 3.3. Alm dos documentos relacionados em 3.1 e 3.2., os candidatos ao Doutorado devero entregar tambm: I - cpia autenticada do Diploma de Mestrado numa (das) rea(s) exigida(s) pelo Programa pretendido pelo Candidato, como expresso em seu Regulamento (vide www.letras.ufrj.br/pgletras ) expedido por instituio reconhecida pelo Ministrio da Educao e registrado na forma da lei, ou, se obtido no Exterior, devidamente revalidado; II - Memorial em 03 (trs) vias; 3.4. O candidato ao Mestrado que no ato de inscrio ainda no esteja de posse de seu Diploma de Graduao poder inscrever-se condicionalmente mediante entrega de um dos documentos a seguir, ficando ciente de que, em caso de aprovao, ter de comprovar ter concludo a Graduao at o dia do incio das atividades do primeiro semestre de 2012 no calendrio aprovado pelo Conselho Universitrio a) cpia autenticada da Certido de Colao de Grau; ou b) declarao de concluso do curso de Graduao exarada por rgo competente; ou c) atestado de matrcula no ltimo semestre da Graduao, exarado por rgo competente. 3.5. O candidato ao Doutorado que no ato de inscrio ainda no esteja de posse de seu Diploma de Mestrado poder inscrever-se mediante entrega de declarao emitida pelo Programa de Ps-Graduao em que est matriculado que informe a data de arguio da dissertao, ficando ciente de que, em caso de aprovao, ter de comprovar ter concludo o Mestrado . 3.6. A Comisso de Seleo de cada Programa deferir ou no os pedidos de inscrio com base na anlise da documentao apresentada e no atendimento dos termos deste Edital, sendo o resultado da anlise divulgado na pgina virtual www.letras.ufrj.br/pgletras no perodo compreendido entre 28 a 30 de setembro de 2011. 3.7. O resultado dos pedidos de dispensa de provas ser divulgado na pgina virtual www.letras.ufrj.br/pgletras no perodo compreendido entre 28 a 30 de setembro de 2011. 4. DA COMPROVAO DA INSCRIO
5 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

4.1. O carto emitido pelo Protocolo da Faculdade de Letras quando da entrada do pedido de inscrio no processo seletivo comprova a inscrio. 4.2. Os inscritos por correspondncia devero solicitar esse documento na Seo de Ensino da PsGraduao antes do horrio marcado para a realizao da primeira prova. 4.3. O candidato dever apresentar esse carto juntamente com a carteira de identidade em todas as etapas do processo seletivo.

5. DO PROCESSO SELETIVO 5.1 Mestrado 5.1.1. O processo de seleo para ingresso no Mestrado compreende as seguintes etapas obrigatrias, de carter eliminatrio, sendo 07 (sete) a nota mnima para aprovao em cada uma das etapas, numa escala de aferio com notas de 0 (zero) a 10 (dez), cabendo Banca Examinadora decidir se o resultado compreender uma ou duas casas decimais: I - Prova de Conhecimento Especfico, que consistir de questes dissertativas sobre a bibliografia indicada, ter a durao de 3 (trs) horas. a) apenas para os candidatos ao Programa de Ps-Graduao em Letras (Letras Clssicas), ser permitida a consulta a dicionrios bilngues no decorrer da Prova; b) para os candidatos ao Programa de Ps-Graduao em Letras Neolatinas, exige-se que a prova seja redigida na lngua correspondente opo do candidato; ser permitida, apenas para os candidatos deste Programa, a consulta a livros para tomada de anotaes na primeira hora da prova; c) para os candidatos ao Programa de Ps-Graduao em Interdisciplinar de Lingustica Aplicada, ser permitida, apenas para os candidatos deste Programa, a consulta a livros para tomada de anotaes na primeira hora da prova; II - Arguio de Anteprojeto de Pesquisa que, para os candidatos ao Programa de PsGraduao em Letras Neolatinas, ser feita na lngua estrangeira da Opo do candidato; III - Exame de Lngua Estrangeira, que ter a durao de 2 (duas) horas, permitido o uso de dicionrio, e consistir em prova escrita de compreenso de texto acadmico na lngua escolhida pelo candidato no ato da inscrio, que, no caso da candidatura ao Programa de Ps-Graduao em Letras Neolatinas, no poder ser aquela da Prova de Conhecimento Especfico; Apenas para os candidatos de Mestrado ao Programa de Ps-Graduao em Lingustica, a prova ser do tipo mltipla escolha, com questes redigidas em portugus. Para os candidatos ao Doutorado, a prova ser dissertativa, com questes e respostas em Portugus. Em ambas, permite-se o uso de dicionrio. 5.1.2. Os candidatos ao Programa de Ps-Graduao em Lingustica e Interdisciplinar Lingustica Aplicada tero como primeira etapa, eliminatria, a Avaliao do Projeto de Pesquisa. Os candidatos de Lingustica tambm tero o Curriculum Lattes avaliado, que objetivar avaliar a capacidade do candidato de selecionar e delimitar tema/problema de relevncia na rea almejada, bem como o desenvolvimento de uma abordagem terico-metodolgica em consonncia com os objetivos e hipteses a serem alcanados, etapa eliminatria, sendo 07 (sete) a nota mnima para aprovao. Os Candidatos do Programa Interdisciplinar Lingustica Aplicada aprovados na argio do anteprojeto tero seus currculos avaliados por uma banca composta por 2
6 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

professores, com base em tabela de pontuao pr-estabelecida pela banca. S sero pontuados itens do currculo com documentao comprobatria (cpia xerox). A etapa de anlise e pontuao de CL no eliminatria, apenas classificatria para efeitos de distribuio de bolsas. 5.1.3. Candidatos no lusfonos, alm do Exame de Lngua Estrangeira, devero apresentar certificado de aprovao no Exame de Proficincia em Lngua Portuguesa (CELPE-Bras). 5.2. Doutorado 5.2.1. O processo de seleo para ingresso no Doutorado compreende as seguintes etapas obrigatrias, de carter eliminatrio, sendo 07 (sete) a nota mnima para aprovao em cada uma das etapas, numa escala de aferio com notas de 0 (zero) a 10 (dez), cabendo Banca Examinadora decidir se o resultado compreender uma ou duas casas decimais: I - Arguio do Memorial e defesa do Anteprojeto de Pesquisa, que consistir de perguntas formuladas pela Banca Examinadora; para os candidatos ao Programa de PsGraduao em Letras Neolatinas, esta etapa ser feita na lngua estrangeira da Opo do candidato; II - Exame de Lngua Estrangeira, que ter a durao de 2 (duas) horas, permitido o uso de dicionrio, e consistir em prova escrita de compreenso de texto acadmico na lngua escolhida pelo candidato no ato da inscrio, obrigatoriamente diferente da lngua escolhida para a seleo ao Mestrado. 5.2.2 - Para os candidatos aos programas de Letras (Letras Clssicas), Letras Neolatinas, Letras (Letras Vernculas), Lingustica, e Letras (Cincia da Literatura), que no forem isentos, haver Prova de Conhecimento Especfico, que consistir de questes dissertativas sobre a bibliografia indicada, ter a durao de 3 (trs) horas, sendo permitida: a) apenas para os candidatos ao Programa de Ps-Graduao em Letras (Letras Clssicas), a consulta a dicionrios bilngues no decorrer da Prova; b) Aos candidatos dos Programas de Ps-Graduao em Letras Neolatinas e Interdisciplinar de Lingustica Aplicada a consulta a livros para tomada de anotaes na primeira hora. As respostas dos candidatos ao Programa de Letras Neolatinas devem ser redigidas na lngua da Opo do candidato. 5.2.3. Candidatos no lusfonos, alm do Exame de Lngua Estrangeira, devero apresentar certificado de aprovao no Exame de Proficincia em Lngua Portuguesa (CELPE-Bras). 5.3 As datas e horrios para a realizao do processo seletivo encontram-se no Quadro Anexo n 2. 5.4. As bibliografias das Provas de Conhecimento Especfico esto disponveis nos sites dos Programas de Ps-Graduao e estaro disponveis para consulta no momento da inscrio. 5.5. A seleo dos candidatos ser feita com base no mrito, consoante procedimentos e responsabilidades fixadas no regulamento do Programa de Ps-Graduao pretendido pelo candidato, explicitados neste Edital. 5.6. Durante a realizao das provas, o candidato manter seus aparelhos eletrnicos desligados, at a sada do local de realizao das provas. 5.7. A divulgao dos resultados se dar pela exposio nos quadros de aviso da Ps-Graduao e na pgina virtual www.letras.ufrj.br/pgletras, no sendo fornecido o resultado por telefone nem por correio eletrnico.
7 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

6. DOS CRITRIOS DE AVALIAO 6.1 Na Prova de Conhecimento Especfico o candidato ser avaliado quanto ao contedo, quanto organizao e clareza do texto acadmico. 6.2 A Arguio do Memorial e do Anterojeto de Pesquisa levar em conta os seguintes aspectos: a) as condies objetivas para a elaborao de tese a partir do tema indicado; b) a coerncia e pertinncia do tema em relao s linhas de pesquisa do Programa de PsGraduao pretendido; c) a consistncia acadmica e metodolgica do projeto; d) o exame da capacidade do candidato de discusso acadmica do Pr-Projeto, sua capacidade de problematizao do tema proposto e anlise crtica; e) o aprofundamento do contedo do tema indicado e a consonncia da bibliografia escolhida em relao ao tema indicado 6.3 Na Prova de Lngua Estrangeira o candidato ser avaliado quanto compreenso do contedo de texto da rea de conhecimento do Programa pretendido.

7 DA REVISO DE PROVAS 7.1. O candidato poder obter vista de prova. 7.2. O candidato dever solicitar a reviso de prova por escrito, na Seo de Ensino da Diviso de Ps-Graduao. 7.3. A solicitao e a reviso de prova ocorrero de acordo com o calendrio no Quadro Anexo 2. 8. DA CLASSIFICAO PARA INGRESSO NO MESTRADO O candidato aprovado ser classificado para as vagas relativas rea/Opo/Linha de Pesquisa/Orientador indicada(s) no ato de inscrio. 8.1. Programas de Letras (Letras Clssicas), Letras (Cincia da Literatura), Letras (Letras Vernculas) e Letras Neolatinas: a) mdia entre as notas de Conhecimento Especfico e da arguio do Anteprojeto de pesquisa b) para desempate, ser considerada, em primeiro lugar, a nota de Conhecimento Especfico e, em segundo lugar, a nota da arguio do Anteprojeto; c) persistindo o empate, ser considerada maior nota em Lngua Instrumental. 8.2 Programa de Lingustica a) mdia entre as notas de Conhecimento Especfico, da arguio do Anteprojeto de pesquisa; b) para desempate, ser considerada, em primeiro lugar, a nota de arguio do Anteprojeto em seguida, a nota da prova de Conhecimento Especfico e por fim o curriculum lattes. 8.3 Programa Interdisciplinar de Lingustica Aplicada a) melhor mdia obtida das notas do Anteprojeto, curriculum lattes (com comprovao), arguio do Anteprojeto, Conhecimento Especfico e Lngua estrangeira; b) para desempate, melhor nota do curriculum lattes (com comprovao). 9. DA CLASSIFICAO PARA INGRESSO NO DOUTORADO
8 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

Programas de Letras (Letras Clssicas), Letras (Cincia da Literatura), Letras (Letras Vernculas) e Letras Neolatinas: a) nota do Anteprojeto; b) ou da mdia entre as notas do Anteprojeto e de Conhecimento Especfico; Programa de Lingustica Pela mdia entre as notas de arguio do Anteprojeto e Conhecimento Especfico, quando for o caso do candidato. Interdisciplinar de Lingustica Aplicada Ser considerado o somatrio das notas obtidas no Anteprojeto, arguio do Anteprojeto e curriculum lattes. 9.1 O desempate para o ingresso no Doutorado ser feito: 9.1.1 No caso de Cincia da Literatura, havendo empate na mdia, o desempate ser feito, primeiro, pela melhor nota da prova de Conhecimento Especfico (quando for o caso do candidato), depois, pela melhor nota da avaliao conjunta do Anteprojeto e do curriculum lattes e, por fim, pela melhor nota do exame de arguio do Memorial e do Anteprojeto apresentados pelo candidato. 9.1.2 No caso de Letras (Letras Clssicas), sero levados em considerao a nota do exame de arguio do Memorial e do Anteprojeto. 9.1.3 No caso de Letras (Letras Vernculas), ser levada em considerao a Prova de Lngua Estrangeira. 9.1.4 No caso de Letras Neolatinas, ser considerada a nota da Arguio do Memorial e do Anteprojeto. 9.1.5 No caso de Lingustica, ser considerada primeiro a nota de arguio do Anteprojeto e, em seguida, a nota da prova de Lngua estrangeira. 9.1.6 No caso do Programa Interdisciplinar de Lingustica Aplicada, o critrio de desempate ser a maior nota na Prova de Lngua Estrangeira. 10. DA MATRCULA 10.1 O candidato aprovado e classificado dever apresentar, no ato da matrcula: a) requerimento de pedido de matrcula devidamente preenchido, disponvel na pgina eletrnica www.letras.ufrj.br/pgletras, sem rasuras ou dados incompletos; b) formulrio de registro de matrcula devidamente preenchido disponvel na pgina eletrnica www.letras.ufrj.br/pgletras, sem rasuras ou dados incompletos; c) se estrangeiro no residente, visto emitido pelo Consulado do Brasil em seu pais de origem. 10.2. O candidato selecionado para o Mestrado que no ato de inscrio no entregou a documentao descrita em 3.1. somente ter a matrcula efetivada aps a entrega, alm dos documentos arrolados em 10.1, de documento comprobatrio da concluso do curso de Graduao, tendo prazo para faz-lo at o incio das atividades do primeiro semestre de 2012 no

9 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

calendrio aprovado pelo Conselho Universitrio, perdendo o direito vaga caso esta exigncia no seja cumprida at essa data. 10.3. O candidato selecionado para o Doutorado que no ato de inscrio entregou a documentao descrita em 3.1 somente ter a matrcula efetivada aps a entrega, alm dos documentos arrolados em 10.1, de documento comprobatrio da concluso do curso de Mestrado, tendo prazo para faz-lo at o dia de incio das atividades do primeiro semestre de 2012 no calendrio aprovado pelo Conselho Universitrio, perdendo o direito vaga caso esta exigncia no seja cumprida at essa data. 10.4. O candidato selecionado que efetivar a matrcula comear seu curso em maro de 2012, sem direito a trancamento de matrcula no seu primeiro perodo letivo. 11. DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS 11.1 O candidato ao Mestrado e ao Doutorado que no obtiver aprovao na Prova de Lngua Estrangeira (exceto para o Programa de Lingustica) poder, fazendo apenas a Prova de Lngua Estrangeira, candidatar-se ao processo seletivo imediatamente seguinte em que haja oferta de vaga na rea pretendida no Exame anterior, sendo mantidas suas demais notas. 11.2 - Na seleo para o Programa de Ps-Graduao em Letras (Letras Vernculas), o candidato aprovado no exame de Conhecimento Especfico que no obtiver aprovao na Arguio do Anteprojeto de Pesquisa poder candidatar-se ao processo seletivo imediatamente seguinte, desde que haja vaga na mesma rea pretendida no Exame anterior, fazendo a Prova de Lngua Estrangeira e a Arguio do Pr-Projeto de Pesquisa, sendo mantida a nota da Prova de Conhecimento Especfico; 11.3. A inscrio no processo seletivo implica a aceitao dos termos deste Edital de forma integral. 11.4. Os documentos dos candidatos no selecionados e daqueles cujo pedido de inscrio tiver sido indeferido estaro disposio dos interessados pelo prazo de um ano, contado a partir do trmino do processo seletivo, sendo descartados aps essa data. 11.5. Integram o presente Edital como se transcritos fossem e como parte indissociveis os seguintes quadros anexos: Quadro Anexo 1 - Nmero de Vagas Quadro Anexo 2 - Cronograma. Quadro Anexo 3 - Roteiro de Elaborao de Anteprojeto de Pesquisa. 11.6. Informaes sobre cada Programa de Ps-Graduao podem ser obtidas na pgina www.letras.ufrj.br/pgletras, ou na Coordenao do Programa de Ps-Graduao pretendido. 11.7. O presente Edital foi aprovado pela Comisso de Ps-Graduao e Pesquisa (CPGP/FL) em reunio realizada em 08/08/2011. Rio de Janeiro, 08 de agosto de 2011 ANEXO 1 CINCIA DA LITERATURA reas de Concentrao Teoria Literria M 05 D 05
10 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

Literatura Comparada Potica LETRAS (LETRAS CLSSICAS) Linhas de Pesquisa O Discurso Latino Clssico Humanstico Modos e Tons do Discurso Grego

05 05

05 05

M e 05 05

D 05 05

LETRAS (LETRAS VERNCULAS) reas de Concentrao Lngua Portuguesa Literaturas Portuguesa e Africanas Literatura Brasileira LETRAS NEOLATINAS Estudos Lingusticos Neolatinos Opo Lngua Espanhola Lngua Francesa Lngua Italiana Estudos Literrios Neolatinos Opo Literaturas Hispnicas Literaturas de Lngua Francesa Literatura Italiana M 05 05 05 M 05 05 05 D 03 03 03 D 03 03 03 M 15 10 10 D 07 05 05

INTERDISCIPLINAR DE LINGUSTICA APLICADA Linha de Pesquisa: Discurso e Prtica Sociais PROFESSOR M D Branca Falabella Fabrcio 02 02 Christine Nicolaides 02 -Cristina Haguenauer 02 02 Ktia Cristina do Amaral Tavares 02 02 Luiz Paulo da Moita Lopes 02 02 Paula Tatianne Carrra Szundy 02 02 Rogrio Casanovas Tilio 02 -Silvia Becher 02 -Linha de Pesquisa: Discurso e Transculturalidade PROFESSOR No de vagas ngela Maria da Silva Corra 01 01 Luciana Villas Bas 02 -Luiz Barros Montez 02 02 Marlene Soares dos Santos 02 02 Roberto Ferreira da Rocha 02 02

11 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

LINGUSTICA PROFESSOR Aniela Improta Frana Alessandro B. Medeiros Bruna Franchetto Celso Vieira Novaes Conceio Paiva Christina Abreu Gomes Helena Gryner Kristine Sue Stenzel Lilian Vieira Ferrari Mrcia Damaso Vieira Marcus Antonio R. Maia Maria Luiza Braga Marlia Lopes Fao Soares Maria Carlota A. P. Rosa Maria Ceclia Mollica Maria Maura Cezrio Miriam Lemle Myrian Freitas Tnia Clemete de Souza Vera Lucia Paredes P. da Silva No de vagas M D X 01 03 X 03 03 X 01 03 X 03 X 01 01 01 X 02 01 03 02 04 04 02 01 02 02 02 02 08 06 01 X 01 02 01 01 03 02 02 02

12 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

ANEXO 2 : Calendrio
FACULDADE DIVISO
PESQUIS A DE

LETRAS

DE PS-GRADUAO E

EXAME DE SELEO 1 SEMESTRE DE 2012 MESTRADO e DOUTORADO ETAPAS PERODO DE INSCRIO - Todos os cursos APROVAO DO PEDIDO DE INSCRIO Aprovao Avaliao do Anteprojeto Aplicada PROVA DE CONHECIMENTO ESPECFICO DATAS 12 a 16/09/2011 (2a a 6a feira) 10:30 s 15:30 28 a 30/09/2011 Lingstica (4a a 6a feira) 11:00 10/10/2011 - (2 feira) 13:00

MESTRADO E DOUTORADO Letras Clssicas Letras Vernculas Letras Neolatinas


Cincia da Literatura Lingustica Aplicada - Lingustica Resultado, Vista de Prova 19/10/2011- (4 feira) - 11:00 s 12:30 Pedido de Reviso de Prova 19/10/2011 - (4 feira) - 13:00 s 14:00 Resultado da Reviso de Prova 21/10/2011 - (6 feira) 11:00 21/10/2011 (6a feira) 13:00 PROVA DE LNGUA INSTRUMENTAL MESTRADO E DOUTORADO LNGUSTICA Resultado e Vista de Prova 26/10/2011 - (4 feira) 11:00 s 12:30 Pedido de Reviso de Prova 26/10/2011 - (4 feira) 13:00 s 14:00 Resultado de Reviso de Prova 28/10/2011 - (6 feira) 11:00 MESTRADO Todos os cursos _ ARGUIO DO ANTEPROJETO Divulgao da Agenda das Arguies 28/10/2011 (6 feira) 11:00 07 e 08/11/2011 - (2a e 3 feira) De 9h. s 12h. e de 13h. s 16h. Resultado 08/11/2011 (3a feira) 15:00 DOUTORADO Todos os cursos - ARGUIO DO ANTEPROJETO Divulgao da Agenda das Arguies 28/10/2011 (6 feira) 11:00 Arguio do Anteprojeto 09 e 10/11/2011 - (4a e 5 feira) De 9h. s 12h. e de 13h. s 16h Resultado 10/11/2011 - (5 feira) 15:00 PROVA DE LNGUA INSTRUMENTAL 21/11/2011 - (2 feira) 13:00 MESTRADO E DOUTORADO Letras Vernculas Letras Neolatinas Letras Clssicas Cincia da Literatura Lingustica Aplicada Resultado e Vista de Prova 28/11/2011 - (2 feira) 11:00 s 12:30 Pedido de Reviso de Prova 28/11/2011 - (2 feira) 13:00 s 14:00 Resultado de Reviso de Prova 29/11/2011 - (3 feira) 11:00 30/11/2011 - (4 feira) 11:00 CLASSIFICAO E RESULTADO FINAL 02/12/2011 - (6 feira) 10:30 s 15:30 MATRCULA MESTRADO E DOUTORADO Arguio dos aprovados em Conhecimento Especfico REUNIO: OS COORDENADORES DEVEM COMBINAR DIA E HORRIO COM OS APROVADOS.

ANEXO 3
13 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

ROTEIRO PARA ELABORAO DE PR-PROJETO Nmero de pginas: at 12p.(Mestrado) e at 20p (Doutorado) incluindo bibliografia Letra: Times New Roman 12 Espao entre linhas: 1,5. Folha de Rosto : Ttulo/ Nome do Aluno/Nome do Orientador/ Nome do Projeto do Orientador/Linha de Pesquisa 1.Introduo A introduo dever apresentar, de forma clara e objetiva, os seguintes aspectos: objeto de estudo, suporte terico, origem dos dados, proposta de anlise e os objetivos da pesquisa, contextualizando-os em relao a estudos anteriores na rea. 2. Pressupostos Tericos Esta seo deve conter um detalhamento da corrente terica a que o trabalho se vincula, e resenhar pesquisas recentes sobre o tema, explicitando a lacuna que o projeto busca preencher. 3.Metodologia As consideraes metodolgicas devero explicitar: o tipo de pesquisa (e.g., experimental, anlise de corpus, introspeco), origem dos dados, objeto de estudo (detalhamento do objeto de estudo, justificando-se o recorte adotado) e hipteses especficas que nortearo a pesquisa. 4.Cronograma - O Cronograma dever prever, de modo coerente, as atividades a serem realizadas durante os 24/48 meses de durao do curso. 5.Consideraes finais - Nesta seo, podem-se destacar as expectativas de contribuio efetiva da pesquisa para a compreenso do fenmeno investigado e, no caso de Doutorado, as perspectivas futuras de anlise que os resultados da pesquisa podero apontar. 6. Referncias bibliogrficas - A bibliografia dever recobrir adequadamente a proposta. Observaes gerais: . O projeto dever apresentar redao clara, objetiva, coerente e coesa, observando a norma padro do portugus. . Durante a arguio, o aluno dever demonstrar familiaridade com as questes levantadas no projeto e domnio terico suficiente para o desenvolvimento da pesquisa.

ATENO CANDIDATOS! ORGANIZAR A DOCUMENTAO NA SEGUINTE ORDEM:


14 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

MESTRADO

DOUTORADO 01 FOTO FICHA DE INSCRIO PREENCHIDA CPIAS AUTENTICADAS DOS DIPLOMAS DE GRADUAO E MESTRADO CPIA DO HISTRICO ESCOLAR DO MESTRADO CPIA IDENTIDADE, CPF, DISPENSA MILITAR, TTULO ELEITOTAL 03 VIAS MEMORIAL 03 VIAS DO PR-PROJETO DE PESQUISA 03 VIAS DO CURRICULO FORMATO LATTES 01 VIACOMPROVAO INTELECTUAL LISTADA NO CURRICULO

01 FOTO FICHA DE INSCRIO PREENCHIDA CPIA AUTENTICADA DO DIPLOMA GRADUAO CPIA DO HISTRICO ESCOLAR CPIA IDENTIDADE, CPF, DISPENSA MILITAR, TTULO ELEITOTAL 03 VIAS DO CURRICULO FORMATO LATTES 01 VIA DE COMPROVAO INTELECTUAL LISTADA NO CURRICULO 03 VIAS DO PR-PROJETO DE PESQUISA

15 EDITAL FL/PG N 02, de 08 de agosto de 2011

You might also like