You are on page 1of 14

Centro de Educao Profissional Nossa Sra. Das Graas Curso Tcnico de Segurana e Sade no Trabalho.

RELATRIO DE CONCLUSO DO ESTGIO DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO.

OSVALDO SOUSA PEREIRA

Cod-Ma. 2012 Centro de Educao Profissional Nossa Sra. Das Graas Curso Tcnico de Segurana e Sade no Trabalho.

RELATRIO DE CONCLUSO DO ESTGIO DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO.

Relatrio de estgio apresentado ao Centro de Educao Profissional Nossa Sra. das Graas, como exigncia do Curso.

OSVALDO SOUSA PEREIRA

Cod-Ma. 2012

Dedico essa vitria a minha me Rosenilde, que sempre esteve comigo em todos os momentos de minha vida, ao meu filho caro Santiago e minha esposa Cleanne Cardozo que so a minha inspirao para continuar lutando e persistindo nessa longa caminhada em busca de um lugar ao sol.

01

Agradecer a todos que ajudaram e fizeram parte dessa caminhada no fcil. O maior perigo que se coloca para o agradecimento seletivo no decidir quem incluir, mas decidir quem no mencionar. Ento, a DEUS, aos familiares, amigos, professores e instrutores, a quem contribuiu de forma direta ou indireta nessa conquista, minha profunda gratido.

02

Para realizar grandes conquistas, devemos no apenas agir, mas tambm sonhar; no apenas planejar, mas tambm acreditar. (Anatole France)

03 SUMRIO.

01-Dedicatria________________________________________________________01 02-Agradecimento_____________________________________________________02 03-Reflexo__________________________________________________________03 04-Sumrio__________________________________________________________04 05-Resumo__________________________________________________________05 06Introduo________________________________________________________06 07-Apresentao das Empresas__________________________________________07 08-Atividades do estgio_______________________________________________08 Organizao e entrega de EPIS. Acompanhamento das reunies da CIPA. Organizao do meio ambiente de trabalho. Inspeo de segurana. PPCA.

NR 10, primeiros socorros e combate a incndios. 09Concluso________________________________________________________13

04 RESUMO.

Nesse relatrio de estgio est contido um resumo das experincias vividas durante os dois mdulos do meu estgio, dentre elas temos a vivencia no ambiente de trabalho, o que de bom teve esse processo para meu aprendizado, funes aprendidas e exercidas por mim, conhecimentos adquiridos, dentre outras experincias.

05 INTRODUO. O curso tcnico de segurana e sade no trabalho tem uma durao de um (1) ano e oito (8) meses com uma carga horria de 1.290 h, mais estgio obrigatrio de 200 h, totalizando a durao do curso em 1.490 h, que exigido pela instituio de ensino para o complemento do curso e recebimento do diploma. Meu estgio foi dividido em dois mdulos de 100 h cada, totalizando 200 h de estgio e em dias alternados devido disponibilidade das empresas para nos receber. O primeiro mdulo aconteceu nos meses de agosto e novembro de 2011 nas empresas: FC Oliveira, Saae (Servio autnomo de gua e Esgoto) e Cosama (Companhia de Sacos do Maranho), nesse perodo fui instrudo por dois tcnicos em segurana do trabalho, A`ldre Marques e Jango Carvalho que me passaram suas experincias profissionais, esta que por sua vez aproveitei ao mximo para absorver o conhecimento que at ento era apenas de sala de aula. O segundo mdulo do meu estgio aconteceu nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2012 nas empresas: Grupo Carvalho, Ultragaz, Aplec, Itapicuru Agro Indstria, Cermica Codoense, Hospital Geral Municipal e no PAM (Posto de Atendimento Mdico), nesse mdulo tive o acompanhamento de dois tcnicos em segurana do trabalho, Alan Silva e Gierly Saldanha e da enfermeira graduada Maria do Socorro, os quais me passaram seus conhecimentos e experincias adquiridas na rea de sade e segurana do trabalho. Agora com o conhecimento que adquiri posso aplicar as normas regulamentadoras de forma consciente, para antecipar e reconhecer os riscos existentes no meio ambiente de trabalho e assim cumprir com minha formao profissional que a segurana e sade dos trabalhadores.

06 DAS EMPRESAS. Cosama (Companhia de Sacos do Maranho) uma empresa do Grupo Figueiredo, atua no ramo de fabricao de sacos plsticos e de papel com sede na cidade de Cod-Ma, na Avenida Augusto Teixeira, s/n, So Sebastio. Grau de Risco 3. FC Oliveira e Cia LTDA uma indstria que atua no ramo de produtos de limpeza, pertence ao empresrio Francisco Carlos de Oliveira, o Grupo gera cerca de 1.400 empregos diretos, tem sua sede na Avenida Augusto Teixeira, 4130, So Sebastio, CodMa. Grau de Risco 3. Grupo Carvalho, fundado em 23 de setembro de 1986 e tem como principal atividade o comrcio varejista e atacadista no setor de alimentos, bebidas, limpeza, higiene, magazine, bazar e importados, empregando cerca de 7.800 pessoas, e tem sede em Teresina-Pi. Grau de Risco 2. Ultragaz empresa que atua no ramo de distribuio de gs GLP, localizada na Avenida Augusto Teixeira, Cod-Ma. Grau de Risco 3. Aplec (Associao de Produtores de Leite de Cod) atua no ramo de pasteurizao de leite e tem sede na MA 026, km 02, Cod-Ma. Grau de Risco 3. Itapicu Agro Industrial S/A uma indstria do ramo de fabricao de cimento, pertencente ao Grupo Joo Santos, com filial na Rod 316, s/n Cod-Ma. Grau de Risco 4. Cermica Codoense, empresa que atua na fabricao de tijolos de seis furos, localizado na Rua Marcos Rocha, s/n, Trizidela, Cod-Ma. Grau de Risco 3. Hospital Geral Municipal, situado na Travessa Rio de Janeiro, 77, So Pedro CodMa. Grau de Risco 3. PAM (posto de assistncia mdica) situado na Avenida Duque de Caxias, 2563, So Sebastio, Cod Ma. Grau de Risco 3. SAAE (Servio Autnomo de gua e Esgoto) situado na avenida 1 de maio, 1979, Centro, Cod-Ma. Grau de Risco 3.

07 ATIVIDADES DO ESTGIO. Meu estgio teve como objetivo o aperfeioamento dos conhecimentos tcnicos adquiridos em sala de aula como: aplicao e distribuio de EPIS, desenvolvimento das

normas regulamentadoras, organizao do meio ambiente de trabalho, inspeo de segurana, conhecimento dos riscos ambientais e ocupacionais, sinalizao de segurana, PPCA (Programa Permanente de Conservao Auditiva), orientaes sobre incndio, extintores, hidrantes e mapa de risco. As experincias e os conhecimentos que irei detalhar a partir da prxima pgina, foram adquiridos ao longo dos dois mdulos de estgio ao qual fui submetido.

08

Iniciando com o conceito de EPI (Equipamento de Proteo Individual) todo dispositivo individual utilizado pelo trabalhador para proteo contra os riscos eminentes a sua sade, aprendi a organizar a ficha de EPI de cada empregado, esta que serve para ter o controle dos EPIs e na distribuio dos mesmos de forma correta para o risco existente a cada atividade do trabalhador, na ficha de EPI cotem na primeira pgina o nome e cdigo do empregado para identificar o mesmo, e itens relatando sobre a NR-6 para o empregado ler e ficar a par sobre a norma, na pgina seguinte tem uma tabela com as seguintes nomenclaturas, data que foi pego o EPI, tipo, quantidade, C. A. (Certificado de Autencidade), tamanho, modelo, fabricante e por fim a assinatura do funcionrio que obrigatrio para confirmar que recebeu o EPI, na entrega do mesmo deve-se observar a data de entrega para ver se est no tempo correto da troca tambm aprendi a instruir os funcionrios a manusear de forma correta o EPI e para qual tipo de risco que deve ser usado como exemplo: luvas de ltex que recomendado para o trabalho qumico, luvas pigmentada para uso em produtos abrasivos, respiradores semi facial para produtos qumicos gasosos e luvas de vaqueta para manuseio em matrias cortantes abrasivos. Aprofundei-me no estudo e desenvolvimento das normas j que, na sala de aula s estudamos teorias, normas estas que foram criadas atravs da portaria N 3.214 de 08/06/1978. Como complemento da lei N 6.514 de 22/12/1977. Com o intuito de orientar os empregadores quanto segurana e sade dos trabalhadores, na inspeo tcnica no cho de fabrica aps a identificao dos riscos leio as NR`s, pois necessrio para ter um embasamento tcnico. CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes) foi criada oficialmente pelo decreto-lei n 7.306, de 10 de novembro de 1944, as comisses nas fabricas s entraram em vigor em 19 de julho de 1945, por instruo da portaria n 229 do Departamento nacional que uma NR-05 (Norma regulamentadora) contida na portaria n 3.214 de 18/06/1978 do Ministrio do trabalho, de obrigao das empresas constiturem as comisses que so formadas por representantes dos empregados eleitos por voto secreto, e representantes dos empregadores que so indicados pelos mesmos, na reunio obrigatrio ler a ata no inicio e no fim da mesma, como tambm a ficha de presena, pois so documentos que ficam arquivados para comprovar a realizao da reunio, as reivindicaes so repassadas para o gerente da fbrica que tomar as devidas medidas.

09 Realizei inspees de segurana nas diversas empresas aqui citada, inclusive nos hospitais e postos de sade, pois se faz necessrio para identificar os riscos no ambiente de trabalho, riscos estes que so classificados em:

Agentes fsicos: rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes ionizantes e no ionizantes. Agentes qumicos: poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratria ou atravs da pele etc. Agentes biolgicos: bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios, vrus. Riscos ocupacionais. Ergonmicos: esforo fsico intenso, levantamento e transporte manual de peso, postura inadequada. Acidente: Arranjo fsico inadequado, mquinas e equipamentos sem proteo, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminao inadequada. Identifiquei os riscos existentes no ambiente de trabalho, esta inspeo eu realizei no ambiente hospitalar e tambm nas mquinas, na ETE (Estao de Tratamento de Efluentes), empilhadeiras, banheiros e depsitos, procurei os riscos ali existentes elaborei medidas corretivas para a eliminao dos mesmos. Mapa de risco uma representao grfica que informa os riscos atravs de crculos de tamanhos diferentes, como pequenos, mdios e grandes e tambm cores que representam os ricos como azul para acidente, amarelo ergonmico, vermelho qumico, verde fsico e marrom para biolgico. A sala do SESMT um exemplo de organizao, onde foi aplicado o programa 5S, com a utilizao dessa ferramenta o setor de trabalho fica mais organizado, como por exemplo: a identificao dos EPI`s que esto acondicionados de forma correta, em seus devidos lugares, os documentos arquivados e identificados que se encontram no fichrio facilitando a procura caso haja necessidade de localizar um documento, no cho de fabrica tambm encontrei rea limpa e desobstruda, assim evitando acidentes e melhorando a produo devido facilidade de locomoo dos empregados. 10 Conforme a NR-28 (Sinalizao de Segurana) o ambiente de trabalho tem que est sinalizado para evitar acidentes, participei da identificao dos locais a serem sinalizados colocando as placas de sinalizao para orientar os empregados aos riscos ali existentes, informei aos mesmos o significado das placas e a utilidade das mesmas. PPCA (Programa Permanente de Conservao Auditiva) utilizado para o controle de proteo auditiva, a cada seis (6) meses o empregado renova o enxame audiometrico, aps a autorizao da medica realizado a troca do protetor auditivo, realizei o cadastro dos empregados atualizando as fichas dos mesmos, como tambm entregando os protetores auditivos. Participei do curso NR10, Norma Regulamentadora de nmero dez, que estabelece os requisitos e condies mnimas objetivando a implementao de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores que,

direta ou indiretamente, interajam em instalaes eltricas e servios com eletricidade. Curso esse que enriqueceu meus conhecimentos dentro da minha rea de atuao. O curso teve uma durao de 40 h. No contedo programtico desse curso estudei os seguintes tpicos: introduo a segurana com a eletricidade; riscos em instalaes e servios com eletricidade; tcnicas de analise de risco; medidas de controle de risco eltrico; normas tcnicas brasileiras (NBR da ABNT: NBR-5410, NBR-14039 e outras); regulamento do TEM; equipamentos de proteo coletiva e individual; rotinas de trabalho-procedimentos; documentao de instalaes eltricas; riscos adicionais; acidentes de origem eltrica; proteo e primeiros socorros e combate a incndios, onde aprendi o objetivo da brigada, responsabilidade do brigadista, teoria do fogo, formas de propagao do fogo, identificar as classes de incndio, mtodos de extino do fogo, hidrantes e mangueiras. Aprendi tcnicas de APH (Atendimento Pr-hospitalar), RCP (Respirao Cardio Pulmonar), desobstruo das vias areas, conhecimento dos tipos de fraturas e hemorragias, imobilizao e curativos. Vistoriei os extintores para verificar se estavam de acordo com a norma, averiguando peso do CO2, validade e acessrios nos extintores de AP (gua Pressurizada), verifiquei o manmetro, mangueiras, bicos e prazo de recarga, tambm foi efetuado o redirecionamento dos extintores em lugares estratgicos, vistoriei os hidrantes observando suas mangueiras, quantidade de chaves e bicos. 11 Outra atividade foi desenvolvida, como criao de check-list para facilitar no sistema operacional da mquina e assim facilitar o operador a detectar uma no conformidade da mquina e poder eliminar os riscos do ambiente de trabalho.

12 CONCLUSO. Nas atividades que desenvolvi durante o meu estagio descrevi nesse relatrio as que mais me chamaram a ateno, outras atividades tambm foram desenvolvidas por mim, mas aqui comentei somente as mais importantes e as mais utilizadas nesta profisso. Foi ao longo desse perodo de estgio, que aprendi o significado de ser um profissional de segurana e sade no trabalho, levo comigo o conhecimento e espero aplicar de forma correta a norma para eliminar, minimizar ou controlar os riscos existentes no meio ambiente de trabalho, garantindo assim a segurana e o bem estar dos trabalhadores.

13

You might also like