You are on page 1of 32

Treinamento

Para

Professores
da Escola bblica Dominical
Data: 00 /00 a /00/2011 Local: Ass. De Deus em Jd. Guanabara

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

Abdias Barreto

Treinamento Para Professores da Escola Bblica Dominical

De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graa que nos dada, se profecia, seja ela segundo a medida da f, Se ministrio, seja em ministrar; se ensinar, haja dedicao ao ensino. Rm 12. 6,7.

Fortaleza 2011

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

Copyright Ttulo: Treinamento para professores da EBD. Publicado com todos os direitos reservados por Abdias Barreto Pedidos e Contatos 85.9905-5757 / 85.8857-5757. E-mail: abdiasbarreto@hotmail.com Capa / Projeto Editorial Abdias Barreto Casa da Impresso (85)3228-3365 Proibida a reproduo por quaisquer meios (mecnicos, eletrnicos, xerogrficos, fotogrficos, gravao, estocagem em bancos de dados, etc.) a no ser em citaes breves com indicao da fonte. Impresso no Brasil ISBN CATALOGAO NA FONTE DO DEPARTAMENTO NACIONAL DO LIVRO B2794 Copyright Barreto, Abdias. cm 14X21 22/2p. Treinamento para Professores da EBD / Abdias Barreto. Fortaleza: 2010, 22 p. Didtica - Historia. Educao religiosa Teologia, Escolas e Cursos. CDD 232.14 As citaes bblicas foram extradas da Ed. Revista e Corrigida. Joo Ferreira de Almeida, publicada pela Sociedade Bblica.

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

INDICE

INTRODUO....................................................4 UNIDADE I A ESCOLA DOMINICAL...............5 CAP. I CONCEITO E HISTRIA A EBD.........5 CAP. II OS OBJETIVOS DA EDB..................10 UNIDADE II PEDAGOGIA...............................12 CAP. I O ENSINO............................................12 CAP. II O PROFESSOR DA EBD...................17 CAP. III MTODOS DE ENSINO.....................24 CONCLUSO.....................................................29

CONSIDERAES FINAIS................................31

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

INTRODUCO

objetivo

principal

este

curso

prover

conhecimentos bsicos aos professores iniciantes da EDB, bem como reforar a bagagem dos j veteranos

contribuindo para o aumento de sua capacidade para o ensino. Esta simples apostila tem como fonte principal o livro j consagrado no assunto Manual da Escola Dominical CPAD, a Pr. Antnio Gilberto 10 edio 1995. Portanto os mritos pertencem primeiramente a DEUS, e aos responsveis pelo manual citado acima, que nos

proporcionaram to preciosa ajuda. Esperamos que essas aulas sirvam de subsdios queles amam o Ministrio do Ensino da Palavra de Deus.

Rm. 12.6, 7b.

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

UNIDADE I A ESCOLA DOMINICAL

CAPITULO DOMINICAL.

I-

CONCEITO

HISTRIA

DA

ESCOLA

I-

Conceito de Escola Bblica Dominical.

01- A EBD a escola de ensino bblico da igreja que evangeliza enquanto ensina, conjugando assim os dois lados da comisso de Jesus Igreja (Mt 28.20; Mc 16.15). Ela no uma parte da igreja; a prpria igreja ministrando ensino bblico metdico.

02- A EBD um ministrio pessoal para alcanar crianas, jovens, adultos, a famlia, a

comunidade inteira, tal como fazia a igreja dos dias apostlicos. ela a nica escola de educao religiosa popular que a igreja dispe.

03- A EBD devidamente funcionando o povo do Senhor, no dia do Senhor estudando a palavra do Senhor, na casa do Senhor.

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

II-

Resumo Histrico da Escola Bblica Dominical.

01-

Nos dias de Moiss: Dt 6.7; 11.18,19;

31.12,13.

02-

Na

poca

dos

Sacerdotes,

Reis

Sacerdotes: Dt 24.8; I Sm 12.23; II Cr 15.3; Jr 18.18.

03-

Durante o Cativeiro Babilnico: Foi nessa

poca que criaram as sinagogas. Elas eram usadas como escolas bblica, casa de cultos e escola pblica.

04-

Ps-Cativeiro: Ne 8.1-8.

05-

Nos dias de Jesus:

a. Jesus o Grande Mestre. Das 90 vezes que algum se dirigiu a ele nos evangelhos, 60 vezes chamaram-no de Mestre.

b. Jesus ensinava: Nas sinagogas (Mc 6.2); Em casas particulares (Mc 2.1);

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

c. No templo (Mc 12.35); Nas aldeias (Mc 6.6); As multides (Mc 6.34); A pequenos grupos (Lc

24.27); Individualmente (Jo 3 e 4).

d. Seus apstolos tambm ensinavam (Mc 6.30).

06-

Nos dias da Igreja.

a. Aps a ascenso do Senhor, os apstolos e discpulos continuaram a ensinar (At 5.42).

b. Paulo,

um

grande

mestre,

foi

maravilhosamente usado por Deus nessa rea (At 11.26b; 18.11; 20.20,31).

c. Na

Idade

Mdia

devido

males

que

penetravam na igreja, a marcha do ensino bblico sofreu soluo de continuidade.

d. Com a Reforma Protestante, as densas trevas espirituais da Idade Mdia comearam a desaparecer.

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

07-

A Fase Atual da Escola Bblica Dominical

Moderna.

O Movimento religioso que nos deu a EBD como tem hoje, comeou em 1780, na cidade de Gloucester, no sul da Inglaterra. O fundador foi o jornalista evanglico (episcopal) Kobert Raikes, de 44 anos redator do Gloucester jornal. Raikes foi inspirado a fundar a EBD no sentir compaixo pelas crianas ruas, de sua cidade a

perambulando

pelas

entregues

delinquncia, ociosidade vcio, sem qualquer orientao espiritual. Ele que j a quinze anos trabalhava entre os detentos das prises da cidade, pensou no futuro daquelas crianas e decidiu fazer algo em seu favor, a fim de que mais tarde no fossem tambm para a cadeia. Procurava as crianas em plena rua e em casa dos pais e as conduzia ao local da reunio e pedia-lhes para que todos os domingos voltassem ali.

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

08-

Escola Bblica Dominical no Brasil A EBD

teve inicio entre ns no dia 19 de agosto de 1855 na cidade de Petrpolis RJ. O fundador foi o missionrio Robert Kalley e sua esposa Dra Sarah Kalley da Igreja Congregacional. Eram escoceses.

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

CAPITULO II OS OBJEOS DA ESTIVCOLA DOMINICAL. IGanhar Almas para Jesus.

01- O primeiro grande dever do professor agir e orar a Deus para que seus alunos aceitem a jesus como salvador e O siga.

II-

Desenvolver a Espiritualidade e o Carter dos Alunos.

01- Fazer de seus alunos homens e mulheres verdadeiros assemelhem cristos, em cujas e as obras vidas ao se ideal

palavras

apresentado em Jesus Cristo. A tarefa do professor da EBD da mxima importncia e do maior alcance, precisamos no somente de conhecimento da matria (a Bblia) e da arte de ensinar (Pedagogia), mas tambm de influenciar e orientar o pensamento do aluno, resultando em contnua moldagem do carter cristo ideal, no sentido moral, social e espiritual.

10

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

III-

Treinar o Crente para o Servio do Mestre.

01-

Ao prover o treinamento espiritual, a EBD

apresenta ao aluno oportunidades ilimitadas de servir ao divino Mestre. Inmeros obreiros das nossas igrejas saram da EBD.

02-

O lema da Escola perfeita deve ser: Cada aluno, um crente salvo. Cada salvo, bem treinado. Cada aluno, bem treinado, um obreiro ativo, dinmico e diligente.

IV- Os objetivos Acima Podem ser Resumidos em Trs Fases: 010203Aceitar a Jesus. Crescer com Jesus. Servir a Jesus.

11

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

UNIDADE II A PEDAGOGIA CAPITULO I O ENSINO I- QUE ENSINO.

01-

Ensinar no apenas ler ou falar diante de uma

classe, mas primeiro despertar, motivar ou interessar a mente do aluno e em seguida dirigi-la no processo do aprendizado. Marlon Lawranco disse: Os melhores professores no so os que transmitem mais conhecimentos aos seus alunos, e, sim, os que criam em seus alunos a fome profunda pelo conhecimento, e uma ambio no sentido de procura-la para tal. (A minha mensagem aos obreiros da escola dominical, pag. 54). Paul Vieth declarou: Ensinar no uma forma de dizer aos outros como devem viver!

simplesmente um esforo no sentido de ajudar outros a descobrirem por si mesmo, e oferecer a sua ateno aos materiais que lhes ajudaro na sua aula.

12

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

Desta maneira o professor cristo um evangelista que aponta o caminho para Cristo. O ensino uma amizade visando certo propsito entre uma pessoa em fase de crescimento e suficientemente madura para lhes oferecer

orientao: ambos, no entanto, sendo aprendizes na longa estrada da vida. ( Como ensinar na Escola da Igreja pag. 15).

II-

O ENSINO DEVE TER OBJETIVOS DEFINIDOS. Voc sem dvida, j notou que cada uma das lies de nossas revistas traz os objetivos. Esses objetivos retrata aquilo que a lio se prope a desenvolver na vida do aluno. Um dos primeiros passos do professor ao preparar a lio deve ser o de tomar

conhecimentos dos objetivos da lio. O objetivo d significado ao ensino. Ter objetivo evita desvios. Ter objetivo evita perda de tempo.

13

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

Quando o professor no tem objetivo definido comparado a um caador que sai atirando na caa sem mirar um alvo especial. Ao invs de trazer boa caa, ele a espanta. A EBD tem tambm objetivos especficos em relao a vida do aluno. Caso abaixo citados: - O aluno e suas relaes... Com Deus (Is 64.8). Com o Senhor (14.6). Com Esprito Santo (Ef 5.18). Com a Bblia (Sl 119.105). Com a Igreja (Ef 4 14-16). Consigo Mesmo ( Fp 1.21).

III-

LEIS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. O aluno normal aprende quando...

01- Motivado (Jo 4. 13-15). 02- Gosta (Hc 12.37). 03- Necessita (Mt 24.3). 04- V fazer (Mc 10.13-16). 05- Faz (Lc 10.17).

14

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

06- H mtodos certos de ensino ( Mc 12. 41-44). 07- Investiga (At 17.10-12). 08- Est interessado (Lc 19.1-10). 09- Cr, Confia (Jo 11.25-27). 10- Ora (Jo 17). 11- Recebe ateno pessoal (Mt 13.36,37).

IV- A APRENDIZAGEM E OS SENTIDOS FSICOS. Para se ter uma ideia do papel e do valor dos sentidos fsicos do ensino saiba que:

01-

Aprende 20% do que ouve. A voz do professor

tem grande influncia aqui. Deve ter a intensidade ideal e ser agradvel.

02-

Aprende 30% do que se ver. Aqui tem grande

importncia a iluminao, a arrumao da sala e do professor.

15

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

03-

Aprende 70% do que se examina. Consultas

bblicas, exerccios para casa, pesquisas.

04-

Aprende-se 90% do que se faz. Participao em

grupo, cnticos com gestos, provas, anlise com mapas, entre outros.

05-

Aprende 90% do que se fala. Leitura, recitativo de

memria, perguntas e exposio.

16

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

CAPITULO II O PROFESSOR DA ESCOLA DOMINICAL I- O PROFESSOR E O ENSINO.

01-

O que ensinar? Ensinar ...

a. Despertar a mente do aluno quanto a aprendizagem. b. Mostrar, explicar, guiar, comunicar. c. Moldar vidas.

02-

O professor espiritual e preparado.

a. a nossa maior necessidade. b. Contribui para o xito da EBD. c. Completa o trabalho do evangelista ou pregador.

03-

O Ensino do ponto de vista do professor.

a. Por que ensinar? (Mt 28.19). b. Qual o seu propsito no ensino? (Lc 13.22-24). c. O que ensinarei? (Mt 28.20). d. A quem ensinarei? (Dt 31.12). e. Como ensinarei? (II Ts 2.15; I Pe 3.15).

17

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

II O PROFESSOR E O PREPARO DA LIO. 01- Material para o Preparo da Lio. a. A Bblia Para o estudo do texto, contexto e referncias e se possvel vrias verses. b. A Revista da EBD Para est ciente do assunto a ser ministrado, sistemtica. que obedece a uma sequncia

c. Livros

de

consulta

Dicionrio uma boa

Bblico, teologia

concordncia,

comentrios,

sistemtica, mapas. (subsdio para professores T.C.). d. Lies anteriores Revistas da EBD (colecione-as).

e. Apontamentos pessoais Guarde-os para consultas posteriores. f. Ilustraes Fatos ou exemplos pessoais ou de outros devem ser guardados para futuras ilustraes. (O professor deve ser observador).

18

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

g. Reunio para Professores no T.C. Sbado s 18hs.

h. Orao Todo ensino deve ser regado com orao, suas tcnicas e habilidades sem a ajuda de Deus sero inteis.

02- Etapas no Preparo da lio. a. Estudo Pessoal Bblia, Revista, Apontamentos pessoais.

b. Estudo em Fonte de Consulta - Dicionrio Bblico, concordncia, sistemtica, comentrios, mapas, uma boa teologia para

internet

(subsdio

professores T.C.).

c. Preparo do Esboo da Lio Ver suplemento do professor, definir objetivos, cronometrar o tempo, Introduo (10min), Desenvolvimento (45min),

Concluso (5 min).

19

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

d. Escolha do Mtodo e Material Mtodos expositivos (Mt 5.1,2), Perguntas e Respostas (Mt 22.41-46), Debate Orientado (Lc 24.15-27,32). Audiovisual (Mt 6.26), Narrativo (Lc 10.30-37), leitura (Lc 4.16-21). Tarefas (Mt 17.24-27), demonstrativo (Jo 13.15).

e. Preparo de Trabalhos para a Classe Questionrios escrito ou oral, pesquisas, dinmicas, entre outros.

III O PROFESSOR E APRESENTAO DA LIO. 01Chegar Cedo A EBD comea 7.00hs com

orao, 8.30hs caf da manh, 8.50hs arrumao das salas, 9.00hs liturgia (louvor, leitura da revista da EBD), 9.30hs ensinamento em salas, 10.40hs

encerramento do ensino e retorno ao templo, 11.00hs encerramento da EBD. Providncias preliminares Boas vindas aos cumprimentos aos aniversariantes da

02-

visitantes, semana.

20

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

03-

Etapas da Lio diante da classe 60 a 70 min.

a. Introduo (10 min) Orao, introduzir o assunto da lio relacionada com as demais lies da srie e adapta ao cotidiano dos alunos.

b. Explanao (45 min) o desenvolvimento da lio seguido o esboo da ( comentrio).

c. Verificao (5 min) - a recapitulao das verdades bblicas da lio, seguida de perguntas e respostas.

d. Aplicao (5 min) Aplicar o ensino ao cotidiano do aluno. onde interagiremos os objetivos. e. Encerramento (5 min) Tarefa e avisos. Ao ouvir a campainha procure parar logo.

21

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

04-

A Linguagem do Professor (I Co 14.8,9).

a. Correta Procurar pronunciar perfeitamente as palavras. Evitar defeitos de pronncia. Saber aceitar uma correo. b. Expressiva Traduo perfeita da ideia que queremos exprimir. Evitar palavras difceis.

IV JESUS COMO EXEMPLO DO PROFESSOR. O Mestre do professor o Senhor Jesus O Mestre dos Mestres. Vejamos alguns pontos sobre o mestre. 01- Jesus Conhecia a Matria que Ensinava (Lc 24.27) Um grande estudo para 2 alunos. 02- Jesus Conhecia seus Alunos (Jo 21) Ele os visitava, conhecia-os minunciosamente, tratava-os com amor. 03- Jesus Reconhecia o que havia de bom em seus alunos (Jo 1.47) Procuremos ver mais qualidades e menos defeitos.

22

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

04-

Jesus Ensinava as verdades bblicas de modo

simples e claro (Mt 11.16-19) Ele levava fatos simples da vida como exemplo. 05- Jesus Variava o mtodo de ensino conforme a ocasio e tipo de ouvinte Mc 8.11-21 - (demonstrativo), Mc 12.4144 (audiovisual) e entre outros. 06- Jesus Ensinava atravs de seu exemplo, isto , sua vida de obedincia; Mt 11.29; Jo 13.15, Jesus exemplo em tudo. V OBSERVAES 01O Professor tem por obrigao saber a lio que vai

ensinar. Se no souber, nem inicie a aula.

02-

Ele Precisa ensinar to bem a lio bblica de

domingo, como um bom professor de matemtica ensina essa matria em escola secular.

03-

Somente o preparo intelectual forma alunos tcnicos,

somente o preparo espiritual forma alunos fanticos, por isso bom que haja um equilbrio.

23

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

CAPITULO III MTODOS DE ENSINO Mtodos de ensino so modos de ministrar a aula e o ensino que se tem em mira.

I- Finalidade dos Mtodos de Ensino. adaptar a lio ao aluno. Nunca ao contrrio.

II-

O Uso dos Mtodos de Ensino. Uma aula apresenta uma combinao de dois ou mais mtodos. Nunca um s. Jesus ensinou usando resolvem. preciso que o professor (ou obreiro cristo em geral) tenha tambm duas outras coisas A MENSAGEM dada por DEUS e a VIDA vibrante mtodos. Mtodos somente no

pelo Esprito Santo.

III-

A Escola e a combinao dos mtodos.

Depende de vrios fatores como:

01-

O grupo de idade.

24

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

02030405-

O material que vai ser utilizado. O preparo do professor. O tempo de durao da aula. As instalaes de ensino na escola.

IV- Os Mtodos de Ensino. Preleo ou exposio (Mt 5 a 7) Sempre usado

01-

em combinao com outro mtodo. Inclui toda apresentao oral feita pelo professor. Vantagens. 1. Poupa o tempo. Fornece informaes que aos alunos custaria muito tempo acha-las. 2. Bem aplicvel para grandes classes: classe acima de 50 alunos h pouqussima

oportunidade para perguntas e quase nenhuma para debate. 3. Utilizado para introduzir debate, introduzir novo mtodo e para resumir a aula. Desvantagens. 1. Permite participao mnima por meio do aluno.

25

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

2. No admite as diferenas individuais. 3. Exige um preletor capacitado. 4. Exige do aluno pouco preparo para a aula. 5. Possibilita pouca resposta do aluno. 6. Pode ficar montono. Para o Sucesso da Preleo. 1. Ser original. 2. Demonstrar espontaneidade. 3. Estabelecer com clareza o alvo a atingir. 4. Incluir boas instrues e exemplos. 5. Empregar ocasionalmente um pouco de humor. 6. Em tom de conversa. 7. Sempre intercalados com outros mtodos. Perguntas e Respostas (Mt 22. 42- 46) Serve

02-

como ponto de contato entre o professor e o aluno, Ajuda a medir o conhecimento do aluno, Desperte o interesse, Estimule o pensamento, faa perguntas resumidas e claras, Evite perguntas cuja as respostas sero SIM ou NO.

a. Dirija pergunta a classe toda.

26

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

b. Espere pensem.

uns

dez

segundos

para

que todos

c. Chame o aluno pelo nome para respond-lo.

d. Valorize a resposta certa. No despreze quem errou. Debate (Lc 24.15-27,32) A sequncia na

03-

conduo deste mtodo : Pergunta, Argumentao, Anlise e Resposta abalizada. Aqui o aluno precisa j ter certo conhecimento sobre o assunto estudado.

04-

Audiovisual (Mt 6.26,28; Mc 12.15,16; Lc 9.47) -

Este mtodo utiliza material o mais variado. Seu emprego de grande valor no setor infantil como tambm nos demais, depende do emprego dosado.

05-

Narrao (Mt 13) So as Histrias.

a. Trs finalidades de uma histria. Usada como lio em si. Usada como ilustrao.

27

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

Usada como introduo de uma lio ou tema.

b. Trs regras para o xito ao contar histrias. Ser uma histria com h(no mentir). Conhecer de fato a histria. Mentalize a histria mesmo conhecendo-a. Leitura (Lc 4.15-18) Mandar procurar e ler

06-

textos.

07-

Tarefas

(Mt

17.24-27)

Aprender

fazendo.

Pesquisas, Redao, Trabalhos manuais, entre outros.

08-

Demonstrativo (Jo 13.15) Fazer antes de

ensinar.

28

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

CONCLUSO

Pelo testemunho da histria, por seus objetivos e pelos frutos alcanados a ESCOLA BBLICA DOMINICAL a melhor e a maior escola do mundo, pois o seu livro texto o melhor, o mais vendido, o mais traduzido em idiomas diferentes e o mais lido em todo o mundo. A BBLIA SAGRADA. O seu supremo diretor o maior, o mais sbio, o mais inteligente, o mais capacitado o criador do mundo, o DEUS VIVO, amoroso e TODO PODEROSO. O seu alcance o mais abrangente do mundo, no faz distino entre classes sociais, faixa-etria, cultura ou economia para todos os seres humanos, do mais tenro beb, ao ancio mais idoso, seus alunos so o melhor povo do mundo os que conhecem e amam a Deus e sua palavra, e esforam-se para cumpri-la os seus resultados so os melhores do mundo, porque so infalveis, materiais, espirituais e eternos.

29

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

Portanto

esmeremo-nos

na

qualidade

como

professores, e na prtica do ensino, para que o nosso trabalho seja digno de uma to grande, abenoada e eficiente ESCOLA (Rm 12.7).

30

Treinamento Para Professores da EBD

Abdias Barreto

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS . BIBLIA de referncia THOMPISON. Edio Contempornea. Quarta Impresso, Editora Vida. GILBERTO, A. - Manual da Escola Bblica Dominical. 14 Edio/1995, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD. HENDRICKS, Howard - Ensinando para Transformar Vidas. Primeira Edio/1991 - Editora Betnia.

31

You might also like