You are on page 1of 6

CENTRO UNIVERSITRIO ADVENTISTA DE SO PAULO FACULDADE ADVENTISTA DE HORTOLNDIA CAMPUS HORTOLNDIA

Curso: PEDAGOGIA Disciplina: Referencais Pedaggicos da Formao Docente Professora: Rosngela Mascarenhas

Resumo Pedagogia Adventista Agentes Educacionais e Metodologia

Aluna: Beth Chagas Turma: 1 Ano A 2010/2 Semestre Data: 29 de Setembro de 2010

CONFEDERAO DAS UNIES BRASILEIRAS DA IGREJA ADVENTISTA DO STIMO DIA. Pedagogia adventista. 1. ed. Tatu, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2004, 96 p.

Agentes Educacionais
Os educadores e educandos devem sempre estar em desenvolvimento em quatro areas que inclui seu relacionamento com Deus, consigo mesmo, com os outros e com a natureza. O perfil do educando embasado na considerao que cada aluno um ser nico, criado na imagem de Deus e que a Educao Adventista tem o dever de guiar o aluno para a restorao deste imagen divina. De maneira integral, os aspectos fsicos, mentais, sociais e espirituais do educando so formados, assim desenvolvendo os caracteristicas seguientes: a) Um carter integro. A construo de valores biblicos-cristoes possibilita o aluno demonstrar uma conduta que possa resultar no exerccio de sua cidadania. b) Equilbrio emocional. O aluno conduzido a uma pratica de dominio dos impulos emocinais e aprende se comportar com bondade e cortesia. c) Fazer escolhas e tomar decises. Escolhas e desixes responsaveis so capacidades adqueridos atravs de princpios ticos-cristaos. d) Pensamento crtico-reflexivo. Implementar a capacidade de pensar, investigar e aplicar a aprendizagem so aes importante na compreenso completo do educando. e) Conhecimento, experincia e valorizao das leis de sade. Cuidar do proprio corpo e desenvolver hbitos saudveis conribuem ao um qualidade de vida melhor. O corpo, santurio do Espirituo Santo, deve ser cuidado da melhor forma possvel. f) Relacionamentos saudveis. Os relacionamentos saudveis do educando so exemplificados atravs de trabalhar em equipe, um espirito cooperativo, laos fraternos e respeito em considerao das diferenas ligadas aos principios ticocristos. g) Comprometimento e responsabilidade. Sendo responsvel pelos proprios atos e cumprir os deveres fielmente so evidncias de um carter reto. h) Desprendimento de si memso e solidariedade. Demonstrar amor a Deus atravs de dedicao de temo para o trabalho em favor de outros, demonstrar atitudes de solidariedade e respeito ao prximo so resultados de um cidadania responsavel neste mundo que tambm preparam para a cidadania no mundo porvir. A influencia do educador, como representante de Deus, tem reflexos eternos para seus alunos e exige a auto-reflexo do educador sobre sua pratica. As caractersticas do educador na Educao Adventista consistem de:

a) Imitar Jesus que implica utilizar Cristo como exemplo na forma de agir, demonstrar simpatia e no desenvolvimento de dominion prprio, em outrs palavras, uma profunda relacionamento pessoal com Cristo essencial. b) Ter o senso da presena divina significa um reconhecimento da grandeza divina e os atributos de Deus exemmplificado num relacionamento e estudo da Biblia, com uma viso do senso divina, o educador se coloca como cooperador com Deus no trabalho educativo. c) O educador deve conhecer e estar em acordo com a filosofia e a proposta da da educao adventista. Ele deve ser um estudioso da Biblia, ter um carter moral excelente, ser um liaso entre a famlia e escola e concordar com os princpios educacionais de Deus, como tambm aplicar-los. d) Manter aperfeioamento constante implica que o educador deve se empenhar para obter mais informao sobre sua area de prtica educacional, atravs de capacitao, treinamento e cursos. e) Ter viso do alcance to seu trabalho e de sua relao com o todo involve o educador num papel importante no servio educacional adventista que ser manifesta na vida do aluno a curto, mdio e longo prazo. As aes do educador tero um alcance eterno ao dar ateno para a salvao dos educandos. f) Agir com professionalism exemplificado por demonstrar responsabilidade no exerccio de educar incluindo tica, imparcialidade, empatia, pontualidade, tato, responsabilidade, compromissio, e diligncia. g) O educando deve ser considerado de forma integral, e cabe ao educador reconhecer que est trabalhando com mentes jovens a serem moldados e com capacidades de aprendizagem diferentes. h) O educador demonstra um relacionamento interpessoal positivo quando valoriza a humildade no tratamento do outro. Ao participar com os alunos em eventos sociais o educador facilita um relacionamento sadavel entre ele e o educando. i) Ao seguir as leis da sadade e manter equilibrio, o educador demonstra atravs do seu exemplo de vida que est cuidando da sade fsica e mental. j) Para deixar uma influencia no aluno, o educador precisa saber controlar suas emoes. Um auto-controle do temperamento e sentimentos acontece quando o educaodr se sujeita ao espirito santo. A Importncia do Professor Devido ao grau de importancia dos priemeiros anos de vida e os primeiros anos escolares na vida da pessoas, o professor tem um significante papel, junto aos pais na formao do carter e direcionamento para o propsito divino. Mantendo uma conexo com Deus diarianmente e aprimorando conhecimentos da sua habilidade professional, o professor capaz de ser modelo vivo, alm de ser educador. A Importncia do Lder

Os lderes educacionais que inclui os diretores, as pessoas que servem na ara financeira escolar, coordnadores pedaggicos, orientadores educacionais, capelos e outras profissionais da area disciplinar, alm de exibir as qualidades do Educador mencionadas anteriormente, as habilidades dos lderes educacionais devem incluir: a) Liderana espiritual que desenvolvida atravs da comunho com Deus. Este lder demonstra ser field em qualquer situao. b) Conhecimento tcnico de sua rea de atuao mantido atravs de aperfeioamento contnuo. c) Viso estratgica do lder demonstrado atravs do planejaemnto do trabalhoo e segue a viso destes planos para alcanar as metas propostas. d) Equilbrio emocional revelado por dominio proprio ao enfrentar situaes difceis com firmeza e determinao. e) Formar equipe e possveis sucessores requer a responsibilidade de unir e levar o grupo na mesma direo para alcanar resultados mais efetivos e compensar as fraquesas de todos. f) Humildade e paciencia demonstrados pelo servio de Jesus na sua forma humana so exemplos que o lder deve seguir. Embora ciente de seus habilidades e realizaes, o lder humilde no um individuo auto-suficiente. g) Servio e qualidade so resultados da pratica da liderana. O lder cristo se coloca ao servio daqueles que lidera empregando seu melhor esforo.

Metodologia
A metodologia de esnino/aprendizagem da Educao Adventista segue o pensamento hebraico-oreintal e o modelo de Jesus, implementando as proprias habilidades do educador adaptadas a realidade educacional. Os principios metodolgicos das escolas Adventiatas incluem os seguientes prticas curriculares. a) Integrao f e ensino. O professor Adventista, ao ter uma comunho diaria com Deus, capaz de levar o aluno para refleter na realidade de uma perspectiva critocentrica. Toda atividade educative embasada na viso biblicocristo e assim integra a f prtica do ensino. b) Estimulo ao esprito de investigao, reflexo e criatividade. O questionamento natural do aluno deve ser estimulado e orientado pelo educador que tambm encorajar o aluno a refletir sobre as descubertas em suas investigaes. Desta forma o aluno levado a negociar o sentido ao contruir sue prprio conhecimento. c) Conhecimento da realidade do educando como ponto de partida. Conhecer o contexo sacial do aluno e sua realidade, junot com seu desenvolvemento fsico, emocional e intelectual necessrio para o educador comprehender o aluno e oferecer-lhe encoragamento.

d) Relao-prtica. Na metodologia Adventista o aluno aprende aplicando teorias e enchega teorias fazendo prtica. O educador deve lembrar que conceitos ensinados so significativos quando so relacionados ao realidade e cotidianio do aluno. e) Interao afetiva. Amizade, desenvolvido entre educador e educando pelo conquista afetiva do corao, de importancia vital no processo educativo. f) Ensino de valores. A presena de valores deve se evidenciar em tudo o curriculo escolar e influenciar o educando a exemplificar principios de tica na sua vida. g) Respeito unicidade do educando. Embora os educandos como grupo tem importncia, o educador deve respeitar o educando como um individual possuidor de um valor nico. h) Espirito cooperativo. No convvio social, atravs de trabalho em grupos e projetos em favor da comunidade, dado oportunidades de desenvolver um relao de cooperao entre os educandos e ao mesmo tempo formar o carter dos alunos. i) Interdisciplinaridade. Uma construo relacionando os contedos das vrias disciplinas e ento ligando ao realidade do educando forma a interdisciplinaridade na educao adventista. j) Preparo para servir. Oportunidades para aplicar o princpio de servio aos outros em comunidades locais torna real a pratica deste principio que um dos objetivos principais da educao Adventista.

Orientaes Didtico-Metodologias
Uma analise cuidadoso deve ser feita em relao aos procedimentos e atividades a serem aplicados para que os alunos alcanem a aprendiagem. O espao da sala de aula, arranjado de forma conduziva ao aprendizagem, e outros espaos educativos na escola devem ser utilizados para conduzir o educando ao aprendizagem utiliando o ldico, a realidade do aluno, e criatividade entre outros. Recursos como ilustraes, objetos, e figuras chama a ateno do aluno e desperta a criatividade e envolvimento em relao ao assunto sendo apresentado. Oturo recurso, muito utilizado por Jesus, supresa, em outras palavras, os alunos no devem saber ou prever a forma em qu eo educador ir apresentar a aula. Uma construo significativo no momento da aprendizagem faz o educador guardar os conceitos na memoria. Relacionado informao com a realidade do aluno e variando procedimentos e os recursos para despertar os sentidos ccontribuem de form asifnificativo ao funcionaento da memoria do educando.

O educador ao implementar os recursos tecnologicas deve valorizar o ser humano e sua habilidade criativo pensante. Cuidado deve ser tomado para no esconder metodologias antiquadas em ferramentos modernos. Antes de utilizar o livro didtico, material didtico e os para didticos, o educador tem o dever de verificar que estejam de acordo com a filosofia da educao Adventista. O livro didtico, embora no contm tudo o contedo necessrio, um instrumento didtico de apoio ao educando e educador. A utilizao deve ser determinado atravs de planejamento curricular. Outros recursos alm do livro didtico devem ser consultados, por exemplo revistas, jornais, sites, filmes, podcasts, etc. Importante recurso na sala de aula tambm inclui explanes e arguemntao. Deve existir uma interdependencia entre recursos didticos e a interao de educador e educando, levando o aluno ao reflexo e investigao enquanto o educador guia na direo de comprovar possiveis solues resultando em um processo de ensinar ao aprender e aprender ao ensinar. Uma maneira de implementar as orientaes didtico-metodolgicas como Adventista, atravs de projetos. Os projetos apresentam a possibilidade de trabalho coletivo com a realidade que inclui o educando e educador na resoluo de problemas, anlise de informao de problemas, anlise de informao e reflexo critica. O contexto social da escola e a realidade dos seus educandos deve ser analizado pelo coordenador pedaggico e educador antes de implementar projetos. A metodologia deve leavar o educando ao um desenvolvimento contnuo em todos as areas de sua via, porm o mais importante que carter seja moldado e o educando seja levado a refletir o exemplo deixado por Jesus, somente assim a educao Adventista cupre sua verdeira objetivo.

You might also like