You are on page 1of 5

CLCULO DE TROCADORES DE CALOR CASCO E TUBOS A - MTODO KERN Realiza a anlise do fluido do casco do trocador atravs de defletores colocados

ao longo do trocador, melhorando a anlise sobre um feixe de tubos ideal. No entanto, esta anlise desconsidera os efeitos de correntes, que se formam devido a vazamentos e bypass atravs de algumas folgas existentes no equipamento, sobre a transferncia de calor e perda de carga, conduzindo a uma anlise aproximada. um mtodo de fcil utilizao, sendo bem sucedido com modelos de trocadores de calor casco e tubos com tolerncias usuais, mas apresenta pouca preciso, que torna-se tanto mais crtica quanto mais o escoamento do fluido situa-se em regime laminar, o qual exige um tratamento bem mais complexo. Alguns pontos caractersticos do mtodo podem ser salientados: 1) A correlao para transferncia de calor baseada na rea de fluxo como sendo a mdia entre a rea de fluxo cruzado, dentro do dimetro interno do casco, e a rea de fluxo longitudinal na janela do defletor. 2) A perda de carga considera os efeitos da janela do defletor 3) Os dados iniciais requeridos para projetar o trocador de calor so mnimos e, portanto, conveniente para estimativas rpidas. Este mtodo utiliza basicamente dois procedimentos de clculo para o projeto termo - hidrulico de trocadores de calor tipo casco e tubos: 1) Verificao: procedimento para verificao de um trocador existente que se deseja utilizar sob condies diferentes 2) Projeto: procedimento para um trocador novo. O tratamento de clculo termo - hidrulico bastante similar no lado do casco e no lado dos tubos. Com auxlio de tabelas, grficos e correlaes so determinados os principais parmetros necessrios para o dimensionamento. PARMETROS DO LADO DO CASCO 1) Coeficiente de transferncia de calor da parte externa do feixe de tubos (he) Deve-se considerar: - o uso de defletores, que dirigem o fluido do casco nos tubos ora perpendicular ora paralelo a estes, aumentando o h e aumentando a turbulncia - o espaamento entre os defletores (Ld), quanto menor, mais cruza o escoamento e maior a turbulncia - o tipo de arranjo dos tubos. O arranjo triangular provoca mais turbulncia que o quadrado e logo maior h (h cerca de 25% maior que para o arranjo quadrado). - o tamanho do tubo, espao livre e caractersticas do escoamento do fluido. As correlaes obtidas para fluidos que escoam atravs de tubos no se aplicam para fluidos que escoam sobre feixe de tubos com defletores. Portanto, o Nu, e logo o he, no pode ser calculado sob a forma abaixo, onde os parmetros C e m variam.

Nu =

hD = C Re m Pr1 / 3 k

A Figura 28 do Kern (1980) ser usada para o clculo do fator de transferncia de calor jh, o qual se relaciona ao nmero de Re (este grfico fornece resultados satisfatrios para hidrocarbonetos, compostos orgnicos, gua, solues aquosas e gases). A curva representada na figura foi obtida a partir de dados industriais.

jh = (hD eq / k )(c / k ) 1 / 3 ( / p ) 0 ,14 jh = Nu. Pr 1 / 3 .( / p ) 0 ,14

O nmero de Reynolds calculado considerando o dimetro hidrulico (ou equivalente), Dh, como se apresenta abaixo:

Re =

Dh V Dh G c =

onde V a velocidade do escoamento e Gc o fluxo mssico, que pode ser encontrada por :

Gc =

m , em kg/s.m2 ou lb/s.ft2. ac

a) rea de escoamento do casco, ac: A velocidade do fluido e a vazo mssica variam continuamente atravs do feixe de tubos, j que a largura do casco e o nmero de tubos variam de zero, no topo e na base, a um mximo no centro do casco. Assim, no existe nenhuma rea de escoamento (ac) verdadeira atravs da qual a vazo mssica possa ser calculada, pois o escoamento varia atravs do dimetro do feixe com um nmero de tubos diferentes em cada linha de tubo. Para calcular esta suposta rea se toma uma fileira hipottica de tubos que possuem a mxima rea de passagem e que corresponde ao centro do casco e na distncia igual ao espaamento dos defletores (Ld). O passo dos tubos (Pt) igual a soma do dimetro do tubo e do vazio entre os tubos (C), assim:

ac =

Di .C.Ld Pt

(ft2 ou m2)

onde Di o dimetro interno do casco e a razo Di/Pt d um nmero que indica o nmero de tubos (aproximado) que existe no centro do casco. b) Dimetro hidrulico (ou equivalente) do lado do casco (Dh): Para um feixe de tubos a direo do escoamento no casco em parte ao longo do eixo dos tubos do feixe e em parte a ngulos retos. A rea de fluxo cruzado sobre o feixe de tubos varivel de fileira para fileira. Ento, combinando tamanho, proximidade dos tubos e o tipo de arranjo, calcula-se Dh como: 1) Para passo quadrado:

Dh =
onde de o dimetro externo dos tubos. b) Para passo triangular:

4.(PT .de 2 / 4) .de

Dh =

4(0,5PT .0,86PT 1 / 2.de 2 / 4) .de / 2

A figura 28 indica Dh para diversos tamanhos de tubos e arranjo dos tubos. Este mtodo de avaliar o Dh, no distingue entre as porcentagens relativas, de fluxo a ngulo reto e a fluxo axial, mas para o espaamento entre os defletores maior que 1/5 do dimetro interno do casco (Ld>1/5Di), o erro desprezvel. 2) Perda de carga no lado do casco A perda de presso do fluido que escoa no casco depende:

- do nmero de vezes que o fluido atravessa o feixe de tubos entre os defletores - da distncia atravs do feixe toda vez que ela for percorrida

p = f.
modificando:

V L . 2 D

p c =
onde:

f.V 2 ..[Di.(N + 1)] f.Gc 2 .[Di.(N + 1)] = 2Dh p 2Dh ..p

a) f o fator de atrito da Figura 29 (Kern) b) [Di. (N+1)] representa o produto da distncia atravs do feixe (Di) e o nmero de vezes que o feixe atravessado N+1=L/Ld, sendo N o nmero de defletores, L o comprimento do tubo e Ld o espaamento do defletor c) Dh o dimetro hidrulico (equivalente) usado para a perda de carga o mesmo para a transmisso de calor (calculado no item anterior ou pela Figura 28) d) p = (/p)0,14 representa a correo da viscosidade com a temperatura, a temperatura do fluido e p temperatura da parede. PARMETROS DO LADO DOS TUBOS 1) rea de escoamento dos tubos

a t = ( . di 2 / 4)
onde:

Ntt Npt

at=di2 /4 a rea de escoamento por tubo (Quadro 10 - Kern) Ntt o nmero total de tubos (Quadro 9 Kern) Npt o nmero de passes por tubo ou o nmero de vezes que passa pelo trocador Assim:

Gt = m / at

2) Coeficiente de transferncia de calor do interior dos tubos - hi Pode ser calculado pelas correlaes para conveco no interior dos tubos ou pela representao grfica do livro do Kern, ou seja: Figura 24 - jh=Nu Pr-1/3 -1 x Re para interior de tubo Figura 25 - hi para gua no interior de tubos. 3) Perda de carga no lado dos tubos

onde:

Vt 2 L. Npt pt = f . . di 2 t
- Npt o nmero de passes - L o comprimento do tubo - (L.Npt) o comprimento total da trajetria - f da Figura 26 (Kern) t = (/p)0,14 representa a correo dos efeitos da viscosidade na perda de carga.

VERIFICAO DAS LIMITAES NA PERDA DE CARGA: Lado do casco - Se pcal> padmissvel , recalcular o trocador de calor supondo um novo espaamento entre defletores (Ld) Lado dos tubos - Se pcal> padmissvel , recalcular o trocador de calor utilizando um novo arranjo de tubos que de mais folga para o escoamento VERIFICAO DOS FATORES DE INCRUSTAO Se Rf< Rf permitido , deve-se escolher um novo valor de Up, recomeando o procedimento de clculo.

ROTEIRO DE CLCULO: a) Verificao de um trocador de calor conhecido: Dados de entrada: dimenses do trocador, dimetros, comprimento, nmero de passes, arranjo dos tubos Especificar como entrada: T1=Tqe, T2=Tqs, t1=Tfe, vazes das correntes de fluidos e p admissveis. 1) Calcular a taxa de transferncia de calor ou t2 por meio de balano de energia Q = mq Cpq (Tqe - Tqs) = mf Cpf (Tfs - Tfe) obs: os calores especficos so calculados na temperatura mdia. 2) Calcular a diferena de temperatura mdia logartmica (Tml ) contracorrente 3) Calcular a correo da diferena de temperatura para o arranjo considerado - F 4) Selecionar qual fluido ir nos tubos e qual no casco 5) Clculo do hi - fluido dos tubos 5.1) Calcular Ret 5.2) Calcular Nu das correlaes ou pelas figuras 24 e 25 5.3) Aplicar, se for o caso, a correo com a viscosidade da parede (/p)0,14 6) Clculo do he - fluido casco. 6.1) Calcular Re 6.2) Obter jh - figura 28 6.3) Calcular he 7) Calcular o Ulimpo 8) Calcular o Uprojeto por: Q=AUp.Tml 9) Calcular o critrio de desempenho, Rf total atravs de Up e Ul 10) Calcular as perdas de carga no casco e nos tubos e comparar com a admissvel. b) Clculo e projeto de um trocador de calor: Dadas as condies de processo: T1,T2,t1, t2 vazes, perdas de carga admissveis e fatores de incrustao disponveis de acordo com os fluidos utilizados (Quadro 12 - Kern) O comprimento do tubo, o dimetro externo do tubo e o passo sero especificados pela prtica de projetos. 1) Calcular a taxa de transferncia de calor ou t2 por meio de balano de energia Q = mq Cpq (Tqe - Tqs) = mf Cpf (Tfs - Tfe) obs: os calores especficos so calculados na temperatura mdia. 2) Calcular a diferena de temperatura mdia logartmica (Tml ) contracorrente 3) Supor um nmero de passagens nos tubos (Npt) 4) Calcular a correo da diferena de temperatura para o arranjo considerado - F Tentativa 1:

5) Estimar o valor de Up, o coeficiente global de projeto, (Quadro 8 - Kern) - incluindo os depsitos por incrustaes (escolher sempre um valor superior) 6) Clculo da rea A=Q/Up.Tml e o nmero de tubos 7) Selecione um trocador (Di) para o nmero mais prximo de tubos de acordo com a contagem de tubos do Quadro 9 - Kern. 8) Corrija o valor de Up para a rea correspondente ao nmero real de tubos que podem estar contidos no casco.

You might also like