You are on page 1of 3

Culto Mensal de Agradecimento 2 de setembro de 2012 Solo Sagrado de Guarapiranga

A Misso da Arte Cada coisa existente no Universo possui uma utilidade especfica para a sociedade humana, ou seja, uma misso atribuda pelos Cus. Naturalmente, a Arte no constitui exceo. Portanto, uma vez que o artista um membro da organizao social, ele deve conscientizar-se de sua misso e exerc-la plenamente, pois essa a Verdadeira Arte e tambm a responsabilidade que lhe cabe. Entretanto, quando observo os artistas da atualidade, no posso deixar de ficar decepcionado com as atitudes inconsequentes da maioria. claro que existem artistas excelentes, mas a maior parte se esquece da sua responsabilidade, ou melhor, no tem nenhuma conscincia dela. Alm do mais, eles constituem um problema, pois, tendo-se como criaturas superiores, fazem o que bem entendem sem a menor vergonha. Acham que, agindo de acordo com sua prpria vontade, esto manifestando sua personalidade e seu carter de gnio. (...) preciso, todavia, que o carter dos artistas seja muito mais elevado que o das pessoas comuns. Explicarei isto com base na Religio. Inegavelmente, nos primrdios da sua histria, a humanidade possua muitas caractersticas animais, mas no h dvida de que, aps a era selvagem, ela veio progredindo gradativamente, construindo-se, pouco a pouco, a civilizao ideal. Neste sentido, o progresso da civilizao consiste na eliminao do carter animal do homem. Alcanar esse nvel alcanar a Verdadeira Civilizao. (...) Torna-se necessrio, portanto, elevar o carter do homem por meio da Arte. Naturalmente, esse objetivo ser alcanado atravs da literatura, da pintura, da msica, do teatro, do cinema e de outras artes. O esprito dos artistas, comunicando-se por esses veculos, influenciar o esprito do povo. Falando mais claro, as vibraes espirituais emitidas pela alma do artista tocaro a sensibilidade das pessoas atravs das obras literrias, da pintura, dos instrumentos musicais, dos cantos, das danas, etc. Em outras palavras: haver uma slida ligao entre o esprito do artista e o esprito de quem apreciar suas obras. Se o carter daquele for baixo, o das pessoas tambm se degradar; obviamente, se for um carter elevado, ter o efeito contrrio. Eis a importncia da Arte. (...) Meishu-Sama em 15 de outubro de 1949 Fonte: Alicerce do Paraiso volume 5

Rev. Hidenari Hayashi Bom-dia a todos!

Em primeiro lugar, quero agradecer a todos os senhores pela dedicao e empenho na expanso da Obra Divina no Brasil. Antes de tudo, gostaria de apresentar 6 jovens japoneses que esto em aprimoramento aqui no Brasil . Sejam todos bem-vindos ao nosso Solo Sagrado! Bem, hoje, tivemos a permisso de realizar o culto mensal de agradecimento, junto com o culto dedicado ao Belo, uma das colunas de salvao ensinadas por Meishu-Sama Por isso, quero agradecer e parabenizar todos os messinicos que tm se empenhado em atividades ligadas ao Belo, promovidas principalmente pela Fundao Mokiti Okada. Inclusive, hoje a Fundao est realizando uma exposio de Ikebana Sanguetsu e tambm, apresentaes de Cerimnia do Ch no Centro Cultural daqui do Solo Sagrado. Depois do culto, gostaria que todos fossem visit-las. Bem, no Ensinamento lido h pouco, Meishu-Sama explica que as vibraes espirituais emitidas pela alma do artista tocam a sensibilidade das pessoas atravs de suas obras. Ou seja, existe uma forte ligao entre o esprito do artista e o esprito de quem aprecia as obras de arte. Em outras palavras, significa que o sonen com que feito a obra de arte, e o sentimento que envolve o corao do artista, vo influenciar de alguma forma, todas as pessoas que apreciarem essa obra depois de pronta.\ Eu acho que essa explicao tem tudo a ver com o nosso cotidiano. Quando se fala em artistas vem a imagem de pintores, escultores, atores, cantores... Entretanto, eu acho que todos ns devemos nos tornar artistas, fazendo obras de arte dentro do nosso dia a dia. Mas no estou falando s de desenhar, pintar ou esculpir. Estou falando de se tornar um artista do cotidiano, fazendo cada coisa do dia a dia, colocando o verdadeiro sentimento, com o sonen de querer fazer a felicidade de outras pessoas.

Kyoshu-Sama nos orientou que o mais importante, com que sonen estamos fazendo as coisas. Por exemplo, o cumprimento que fazemos para as pessoas, o almoo que preparamos, a casa que limpamos, a roupa que dobramos, um copo de gua que servimos... Se nessa hora, estivermos com o sonen de gratido, de querer fazer algum feliz, tudo se transforma em obra de arte, e a gente se torna um verdadeiro artista. Foi isso que aconteceu com a senhora Melinah, que deu seu maravilhoso depoimento. Seu sonen era de demonstrar sua gratido a Meishu-Sama, e por isso, comprou as flores, preparou as minibanas, levou para seu ambiente de trabalho e distribuiu para os colega. A partir da, os prprios colegas comearam a procurar a fazer a felicidade de outras pessoas, seguindo o exemplo dela. O resultado dessa ao altrusta foi a criao de uma atmosfera agradvel no seu trabalho, ela ganhou a chance de ministrar o Johrei e se transformou na nmero um da felicidade de outras amigas. Como todos sabem, essa fora que as ikebanas tm, de levar a luz da salvao aos locais onde so colocadas, tem origem no sentimento de quem prepara os arranjos. Seguindo esse mesmo princpio, vai depender do nosso sentimento, para que todas as nossas aes e palavras se tornem verdadeiras obras de artes, que toquem o sentimento das pessoas que esto ao nosso redor. Alm disso, Meishu-Sama nos ensina que o Belo tem a misso de enobrecer os sentimentos do homem. Por isso, se as nossas atitudes forem belas e artsticas, certamente atingiremos tambm, a elevao do nosso esprito para conseguirmos nos tornar o nmero UM da felicidade de algum, um pioneiro da salvao. Muito obrigado e boa misso a todos.

You might also like