You are on page 1of 4

Alunos: Mateus Sales, Rafael Santos, Renato Curso: Engenharia eltrica

Introduo s tcnicas de laboratrio (medidas de volume) e densidade Objetivos


Mostrar ao aluno como se deve fazer a leitura de medidas volumtricas em laboratrio de volume fixo e volume varivel. Discutir a definio de repetitividade e reprodutibilidade. Conceituar propriedades intensivas e extensivas. Determinar experimentalmente a densidade de slidos regulares e irregulares.

Justificativa
Comprovar na pratica os ensinamentos tericos agregados em sala de aula. Comparando se os valores obtidos teoricamente so compatveis com os valores obtidos na prtica.

Fundamentao terica
Densidade Absoluta ou massa especfica uma caracterstica prpria de cada material, por isso classificada como sendo uma propriedade especfica. A densidade absoluta definida como sendo a razo entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por esta massa. Em geral, a densidade dos slidos maior que a dos lquidos e esta, por sua vez, maior que a dos gases. Portanto, para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisamos conhecer a sua massa e volume, pois a densidade a massa dividida pelo volume. A massa de um objeto pode ser medido facilmente com uma balana, o volume de um objeto regular pode ser calculado medindo-se e multiplicando-se a sua: largura (l), comprimento (c) e altura (h). Os slidos so materiais que contm uma consistncia muito alta o que resulta em grande quantidade de massa em uma pequeno volume, porque suas molculas se encontram muito unidas umas as outras. O volume de objetos irregulares, como por exemplo, uma pedra, podem ser medidos colocando-a em um recipiente cheio de gua; o volume de gua deslocada igual o volume do objeto irregular. Logo, mergulhando duas amostras slidas de densidades diferentes em uma duas provetas diferentes com mesmo nvel de gua, podemos concluir que: a amostra de maior densidade desloca menor volume pois, tem mais massa em um pequeno volume! Os lquidos so substncias com densidades bem menores em relao aos slidos pois, as partculas de suas molculas se encontram mais distanciadas umas das outras. Suas densidades variam um pouco e para se medir a densidade de lquidos e fluidos, existem dois tipos de um equipamentos: um deles o picnmetro e o outro o densmetro (este ltimo mais utilizado por fornecer a leitura direta da densidade, alm de ser mais preciso). As propriedades dos materiais so agrupadas em qumicas e fsicas. As propriedades qumicas descrevem uma transformao qumica, tal como a interao de uma substncia com outra, ou a transformao de uma substncia em outra. As propriedades fsicas no envolvem qualquer mudana na composio ou identidade da

substncia, isto , so propriedades que podem ser observadas e medidas sem modificao de sua composio. As propriedades fsicas podem ser classificadas como extensivas ou intensivas. As propriedades extensivas so diretamente proporcionais quantidade de matria da substncia presente da amostra, enquanto que as intensivas independem da quantidade de matria. Temperatura (T), presso (p), cor e densidade (d) so propriedades intensivas, enquanto que massa (m) e volume (V) so propriedades extensivas. importante ressaltar que uma propriedade extensiva pode ser convertida em uma propriedade intensiva de duas maneiras : 1) dividindo-se a propriedade extensiva pela quantidade de matria ou 2) dividindo-se por outra propriedade extensiva - usualmente massa ou volume. Por exemplo, a densidade, que uma propriedade intensiva, dada pela razo massa/volume. Formas de Medio Quando medimos a massa, medimos a quantidade de matria que a amostra contm. Uma vez que a acelerao da gravidade constante para um ponto determinado da superfcie terrestre, o peso proporcional massa.

Figura 1 Instrumentos de medida de volume. Da esquerda para direita, temos; pipeta volumtrica, pipeta graduada, balo volumtrico, bureta e proveta ou cilindro graduado.

Procedimento experimental

O experimento 1 teve como principal objetivo ensinar aos alunos a leitura correta de escala dos instrumentos do laboratrio, menor e maior leitura. Os instrumentos no so 100% precisos apresentando um desvio que e proporcional as limite de erro e inversamente proporcional as valor medido. Comparao das densidades obtidas por duas amostras atravs do deslocamento do volume da gua, atravs de clculos descobre a densidades das amostras, comprovando que ambas so de mesmo composto qumico. Atravs de medies retiradas das amostras, utilizando equaes geomtricas para calcular o volume, tendo o real conhecimento do volume descobrimos a densidade do material.

Resultado e discusses
Atravs do calculo do desvio pode-se perceber que a bureta possui maior preciso sobre os outros instrumentos trabalhados. O desvio e inversamente proporcional a preciso, pois quanto maior o desvio menor a preciso. Quando variamos a leitura o limite de erro no varia, mas o desvio e inversamente proporcional a leitura. Ambos os materiais utilizados no experimento 2 so do mesmo composto, pois apresentam densidades iguais. No houve repetibilidade do ensaio, pois aps a pratica a amostra estava contaminada com outro composto. A diferena percentual entre os resultados obtidos na experimento 3 nas duas amostra metlicas foi de 7,53%. Ambos os mtodos utilizado no experimento 2 e 3 no so 100% precisos. Mas no poderamos utilizar o experimento 2 para calcular a densidade da madeira, pois a madeira possui menor densidade.

Concluso
O grupo concluiu com estas experincias que os compostos podem ser definidos pela densidade, podendo ela ser medida atravs do deslocamento do volume, atravs de clculos geomtricos. Aprendemos tambm a utilizar as vidrarias do laboratrio corretamente e visualizar o desvio que cada vidraria apresenta sendo ela de volume fixo ou volume varivel.

Anexos: Repostas dos exerccios proposto.

You might also like