You are on page 1of 15

Curso: Licenciatura em Informtica Disciplina: Seminrio Temtico III CHT: 45h Professor: Markely de Santana Frazo E-mail: markfrazao@hotmail.

com Turma: 2009/2; 2010/1 e 2 Perodo: 3,4,5 Ano/Semestre: 2012.1


Apresentao do Plano de Ensino

Seminrio Temtico III| Markely Frazo

Apresentao do Professor
A proposta de ensino desta disciplina Seminrio Temticos III, cujo planejamento de ensino segue o intuito de articular perspectivas pedaggicas interdisciplinares com a disciplina Prtica de Ensino III, visa a subsidiar terico-metodologicamente os cursistas nas suas prticas profissionais docentes e nos estudos realizados na rea de Licenciatura em Informtica protagonizada pelo corpo discente, e por ns professores, mediadores nessa trajetria acadmica.

Plano de Ensino
Ementa: Articulao entre os contedos das diversas reas do conhecimento desenvolvidas durante o perodo, atravs da metodologia pedaggica interdisciplinar. nfase no tratamento terico-metodolgico de questes pertinentes prtica profissional de forma planejada, participativa e propositiva, tendo a dimenso investigativa/interventiva requerida para a atuao docente.

Plano de Ensino
Objetivo Geral: Destacar aspectos pertinentes ao tratamento terico-metodolgico das prticas profissionais docentes, numa perspectiva pedaggica interdisciplinar, com base na dimenso investigativa e interventiva no processo de construo de saberes.

Objetivos Especficos
Unidade I: Refletir sobre temas relevantes ao pedaggica consciente do professor de Informtica. Contextualizar as Perspectivas para a Educao no Sculo XXI a partir dos PCN.

Objetivos Especficos
[..] com o advento do que se denomina sociedade psindustrial, a disseminao das tecnologias da informao nos produtos e nos servios, a crescente complexidade dos equipamentos individuais e coletivos e a necessidade de conhecimentos cada vez mais elaborados para a vida social e produtiva, as tecnologias precisam encontrar espao prprio no aprendizado escolar regular, de forma semelhante ao que aconteceu com as cincias, muitas dcadas antes, devendo ser vistas tambm como processo, e no simplesmente como produto. (PCNEM Cincias, Matemtica e Tecnologias, 2000, p.50).

Contedos
Unidade I: Perspectivas para a Educao Escolar Brasileira no Sculo XXI Aprendizagem Significativa e uso das novas tecnologias Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio Parte II.

Contedos
A interdisciplinaridade definida nos PCNs como a dimenso que (...) questiona a segmentao entre os diferentes campos do conhecimento produzida por uma abordagem que no leva em conta a inter-relao e a influncia entre eles, questiona a viso compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como conhecida, historicamente se constituiu (BRASIL, 1998, p. 30).

Procedimentos de Ensino
Unidade I: Audioaula: tema Interdisciplinaridade e Transversalidade em Informtica no Ensino Mdio I Frum Temtico - Quais os desafios da Implementao da Informtica como disciplina no Ensino Mdio na atualidade brasileira? Dia 26/06 - Web Conference: tema Novas Perspectivas para a Educao Brasileira no Sculo XXI, s 19h, nos seguintes polos:

MAPA DE ATIVIDADES
a) Dia 26/06, s 19h: 3 Perodo Arari, Carolina, Porto Franco e Timbiras. 4 Perodo Caxias, Cod, D. Pedro, Barra da Corda, Graja, So Joo dos Patos, e Porto Franco. 5 Perodo Caxias, Cod, D. Pedro, Barra da Corda, Graja, So Joo dos Patos, e Timbiras.

MAPA DE ATIVIDADES
c) Dia 01/07: I Encontro Presencial: Estudo sobre Orientaes terico-metodolgicas no ensino da Informtica na Educao Bsica. Produo 1 verso do texto dissertativo sobre tema Utilizao de recursos da Plataforma EaD Moodle no Ensino da Informtica no Ensino Mdio: possibilidade metodolgica significativa. 08/07 prazo de entrega do texto definitivo

Avaliao Procedimentos
Unidade I: Atividade Presencial: Produo (1 verso) de texto dissertativo abordando a temtica Utilizao de recursos da Plataforma EaD Moodle no Ensino da Informtica na Educao Bsica: possibilidade metodolgica significativa (100 pts.). Dia 01/07(domingo) Atividades a distncia I: Participao no frum temtico (20 pts.); Texto dissertativo (verso definitiva) abordando o mesmo tema inicial(80 pts.). At 08/07 (domingo)

Avaliao Procedimentos
Critrios de Pontuao Unidade I: Frum Temtico I: Responder a questo proposta e comentar a opinio dos colegas sobre Desafios da Implementao da Informtica como disciplina no Ensino Mdio na atualidade brasileira, a partir da leitura de Artigo. Texto Dissertativo: (1 verso e verso definitiva) Cunho cientfico, argumentativo, disposio de tpicos de forma lgica e sistematizadas, clareza, coeso, coerncia, conforme detalhamento.

Referncias Bibliogrficas
BOVO, Marcos Clair. Interdisciplinaridade e Transversalidade como Dimenses da Ao Pedaggica. http://www.urutagua.uem.br/007/07bovo.htm, acesso em 03/06/2012 BRASIL. Ministrio da Educao (MEC). Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio (PCNEM). Dispem sobre orientaes e parmetros para o Ensino Mdio. Documento disponvel na Internet em http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content &task=view&id=407&Itemid=393. Acessado em 07 de Maio de 2006.

Referncias Bibliogrficas
NUNES, Anderson Vieira Veloso. Os Desafios da Implementao da Informtica como disciplina no Ensino Mdio SABBATINI, Renato M. E. Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet: a plataforma moodle

You might also like