You are on page 1of 8

Secretaria Municipal de Sade e Defesa Civil Sub-Secretaria de Promoo, Ateno Primria e Vigilncia em Sade Gerncia do Programa de Hipertenso

CONSULTA DE ENFERMAGEM

o conjunto de aes realizadas pela enfermeira, em uma sucesso ordenada, para conhecer a situao de sade da clientela e tomar decises quanto assistncia a ser prestada, visando mudanas favorveis sade. Campedelli MC

CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA DE HIPERTENSO E DIABETES

A atuao do enfermeiro nos programas de hipertenso e diabetes da maior relevncia, por sua viso e prtica global das propostas de abordagem no farmacolgica e medicamentosa, alm de sua participao em praticamente todos os momentos do contato dos pacientes com a unidade. O enfermeiro geralmente considerado pelo paciente como um profissional de confiana no compartilhamento de seus problemas e questes de ordem fsica, social, familiar, econmica e emocional. Participando ativamente do acolhimento poder identificar os casos de maior risco e garantir a qualidade da ateno. A consulta de enfermagem est ligada ao processo educativo e deve estimular o cliente em relao ao autocuidado. Representa importante instrumento de estmulo adeso aos programas de hipertenso e diabetes. Tal atividade fundamental no acompanhamento, sensibilizando o cliente sobre a sua condio de sade e como seguir o seu plano de tratamento. A consulta de enfermagem deve ter sempre como foco principal os fatores de risco que influenciam o controle da hipertenso e diabetes, ou seja, as mudanas no estilo de

vida do paciente, incentivo a atividade fsica, a reduo do peso corporal e o abandono do tabagismo. Deve tambm estar voltada para Atualizao das rotinas dos Programas, preveno de complicaes com a manuteno de nveis pressricos e glicmicos normais e controle de fatores de risco.

Atitudes do enfermeiro na Consulta de Enfermagem: Ser observador, atencioso e corts com o cliente; Estar receptivo: ouvir atentamente demonstrando interesse em relao s necessidades do cliente, suas preocupaes e problemas. Ser resolutivo considerando as necessidades em sade possveis de serem atendidos na unidade; Traar estratgias que contemplem a utilizao das rotinas de acordo com as necessidades do cliente; Ser criativo, encontrando solues de acordo com cada situao.

Fases da Consulta de Enfermagem para hipertensos e diabticos:

1 Coleta de dados Coleta de informaes referente ao cliente, famlia e comunidade, com o propsito de identificar as necessidades, problemas, preocupaes ou reaes humanas do cliente. Identificao do cliente (dados scio-econmicos, ocupao, moradia, lazer e religio); Antecedentes familiares e pessoais (agravos sade); Medicaes em uso e presena de efeitos colaterais; Hbitos de vida:

Fatores de risco (tabagismo, alcoolismo, obesidade, dislipidemia, sedentarismo e estresse); Alimentao; Sono e repouso; Higiene; Funes fisiolgicas; Queixas atuais, principalmente as indicativas de leso de rgo-alvo, tais como: tontura, cefalia, alteraes visuais, dor precordial, dispnia, paresia, parestesias e edema e leses de MMII. Percepo do cliente frente patologia, tratamento e autocuidado;

2 Exame fsico Checar:

Aparncia pessoal; Altura, peso corporal, cintura e IMC; Presso arterial sentado e deitado; Freqncia cardaca e respiratria; Pulso radial e carotdeo; Alteraes de viso; Pele (integridade, turgor, colorao e manchas); Cavidade oral (dentes, prtese, queixas, dores, desconfortos, data do ltimo exame odontolgico); Trax (ausculta cardiopulmonar) e abdmen; MMSS e MMII (unhas, dor, edema, pulsos pediosos e leses); Articulaes (capacidade de flexo, extenso, limitaes de mobilidade, edemas); Ps (bolhas, sensibilidade, ferimentos, calosidades e corte da unhas). Avaliar o grau de risco dos ps de diabticos (teste do monofilamento), registrando em ficha prpria que dever ser anexada ao pronturio.
3

3 Diagnstico Interpretao e concluses quanto s necessidades, problemas e preocupaes do cliente para direcionar o plano assistencial.

4 Planejamento da Assistncia So estratgias para prevenir, minimizar ou corrigir os problemas identificados nas etapas anteriores, sempre estabelecendo metas com o paciente. Sempre lembrar que o ponto mais importante no tratamento a educao do paciente, em especial, o diabtico devido as graves complicaes da doena.

Pontos importantes: Tem que objetivar resultados concretos e mensurveis. Buscar estratgias para estimular a mudana de comportamento por parte do paciente, pois a adoo apenas de medidas de orientao no suficiente para que esses pacientes mudem seu comportamento. O envolvimento da famlia importante neste processo.
Estimular o seguimento do tratamento (Adeso) e o autocuidado em todos os

encontros com o cliente.

Implementao: Promover um ambiente tranqilo e confortvel respeitando a privacidade do cliente; Orientaes sobre: a doena e envelhecimento; medicamentos em uso (indicao, doses, horrios, efeitos colaterais); alimentao. Se necessrio, encaminhar para nutricionista para plano alimentar; controle de hbitos de vida no saudveis (fumo, estresse, bebida alcolica e sedentarismo); percepo de presena de complicaes; sinais de hipoglicemia em diabticos;
4

cuidados com os ps em diabticos. Consulte o folder em anexo para orientaes sobre cuidados com os ps;

Encaminhar os diabticos com alteraes nos ps para outros profissionais conforme fluxo estabelecido para o atendimento ao p diabtico; Solicitar e avaliar os exames previstos no protocolo; Encaminhar a outros profissionais, se necessrio; Estimular a prtica de atividades fsicas de acordo com a limitao de cada cliente; Estimular a participao da famlia; Estimular a participao em grupos disponveis dentro e fora da Unidade.

Cuidados adicionais para os diabticos em uso de insulina: Ensinar e supervisionar o auto-monitoramento da glicemia capilar; Orientar sobre insulinas (conservao, manipulao, doses, locais de aplicao e aplicao).

5 Avaliao Determinar o quanto as metas de cuidados foram alcanadas; Observar as mudanas a cada retorno consulta.

Para orientao e planejamento da agenda, sugerimos seguir a portaria abaixo que regulamenta a produo de consultas do enfermeiro:
Portaria n 1.101, do Ministrio da Sade, de 12 de junho de 2002, que

estabelece

os

parmetros

assistenciais

do

SUS,

preconiza

como

capacidade de produo para o enfermeiro 03/consultas/hora e para o mdico 04/consultas/hora, no fazendo distino entre a consulta nova e consulta de seguimento.

Em complementao, segue lista com as leis que garantem a execuo das atividades do enfermeiro em programas de sade:
LEI N 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986 (regulamentada pelo Decreto 94.406/87).

Dispe sobre a regulamentao do exerccio da enfermagem, e d outras providncias.

Art. 11. O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe: I - privativamente: ....... i) consulta de enfermagem; II - como integrante da equipe de sade: a) participao no planejamento, execuo e avaliao da programao de sade; b) participao na elaborao, execuo e avaliao dos planos assistenciais de sade; c) prescrio de medicamentos estabelecidos em programas de sade pblica e em rotina aprovada pela instituio de sade; .......
Resoluo

do

COFEN

159/1993:

consulta

de

enfermagem

deve

ser

obrigatoriamente desenvolvida na assistncia de enfermagem. uma atividade privativa do enfermeiro que utiliza componentes do mtodo cientifico para identificar situaes de sade/doena, prescrever e implementar medidas de Enfermagem que contribuam para promoo, preveno, proteo da sade, recuperao e reabilitao do indivduo, famlia e comunidade.

Resoluo COFEN 272/2002: A Sistematizao da Assistncia de Enfermagem

compe-se de Histrico de Enfermagem (compreendendo a entrevista), exame fsico, diagnstico de Enfermagem, prescrio e implementao da assistncia e evoluo de enfermagem.

PRESCRIO DE MEDICAMENTOS PELO ENFERMEIRO:

Legislao Federal Lei

Federal 7.498/86. Dispe sobre a regulamentao do exerccio da

Enfermagem. Esta legislao determina que o Enfermeiro, na condio de integrante da equipe de sade, pode prescrever medicamentos estabelecidos em programas de sade pblica e em rotina aprovada pela instituio de sade (Art. 11, Inciso II, Alnea c).
Decreto Federal 94.406/87. Regulamenta a Lei 7.498/86. A prescrio de

medicamentos previamente estabelecidos em programas de sade pblica e em rotina aprovada pela instituio de sade, pode ser realizada pelo Enfermeiro, na condio de integrante da equipe de sade (Art. 8, Inciso II, Alnea c).
Portaria MS/GM 648, de 28 de maro de 2006. Aprova a Poltica Nacional de

Ateno Bsica, estabelecendo a reviso de diretrizes e normas para a organizao da Ateno Bsica para o Programa Sade da Famlia (PSF) e o Programa Agentes Comunitrios de Sade (PACS). Manuais de Normas Tcnicas do Ministrio da Sade

Resolues COFEN
Resoluo COFEN 271/2002 (revogada pela Resoluo COFEN 317/2007).

Regulamenta aes do Enfermeiro na consulta, prescrio de medicamentos e requisio de exames.

SOLICITAO DE EXAMES COMPLEMENTARES:


Legislao Federal Portaria MS/GM 648, de 28 de maro de 2006. Aprova a Poltica Nacional de

Ateno Bsica, estabelecendo a reviso de diretrizes e normas para a organizao da Ateno Bsica para o Programa Sade da Famlia (PSF) e o Programa Agentes Comunitrios de Sade (PACS).

Manuais de Normas Tcnicas do Ministrio da Sade.

Resolues COFEN
Resoluo COFEN 195/1997. Dispe sobre a solicitao de exames de rotina e

complementares por Enfermeiro.


Resoluo COFEN 271/2002 (revogada pela Resoluo COFEN 317/2007).

Regulamenta aes do Enfermeiro na consulta, prescrio de medicamentos e requisio de exames.

You might also like