You are on page 1of 10

Palestra Virtual

Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br

o ism

Tema: A Influncia Africana na Formao Religiosa no Brasil

sp irit Palestrante: Evaldo Campos IR Aracaju/SE 05/11/2000 CE

Organizadores da palestra: "Mdium digitador": jaja (nick: Evaldo_Campos) Orao Inicial:


<jaja> Senhor Jesus, estamos aqui reunidos em Teu nome, Mestre querido, com o objetivo de estudar, luz da Doutrina Esprita, os Teus ensinamentos. Que possamos nos sentir envolvidos pelas vibraes dos amigos espirituais que dirigem os trabalhos do II Congresso Esprita de Sergipe. Fica conosco, hoje e sempre! Que assim seja!

Apresentao do Palestrante:

<Evaldo_Campos> Sou advogado, professor de direito penal da Universidade Tiradentes, procurador da repblica, aposentado, ex-aprendiz de atividade poltica, como vereador em Aracaju e secretrio de estado, em Sergipe, primeiro da administrao pblica e depois da ao parlamentar.

o ism

Esprita h cerca de 10 anos, sendo instrutor de estudos medinicos no Pronto Socorro Bezerra de Menezes e palestrante esprita no Estado de Sergipe e, ocasionalmente, na Bahia e em Alagoas. (t) Exposio do Palestrante:

<Evaldo_Campos> muito difcil encontrar-se um estudo religioso exemplo sobre a influncia das religies africanas no Brasil.

sp irit

Em verdade, coube a socilogos e antroplogos o estudo da raa negra e da escravido e, nesse estudo, o exame da contribuio afro para a formao do homem brasileiro e tambm das nossas manifestaes religiosas. V-se, entretanto, entre aqueles que analisaram o tema, a pretenso de localizar um africanismo puro, interferindo na formao da sociedade brasileira. Essa viso, todavia, no retrata a realidade e sem que precisemos remontar pr-histria da religio na frica, verificaremos que, embora estejamos diante de um nico continente, nele visualizamos um grande mosaico, ao mesmo tempo tnico, lingustico, cultural e religioso. Sparaselecionartrsdasmaisimportantes manifestaes religiosas no continente negro, destacaremos o Catolicismo, representados pelos nomes exponenciais de Santo Anto, nascido em Coma, no Egito, no ano de 251 e que teve

IR CE

papel fundamental na definio dos rumos de tormentosa questo que agitou um dos primeiros conclios da Igreja Catlica e Santo Agostinho, nascido em Tagasta, antiga Nomdia e hoje Arglia, no ano 354 e que veio como o anterior integrar a constelao dos santos da Igreja Catlica. Vemos ainda o Islamismo espalhando-se pela convico e pela fora da espada e as religies consideradas autctones, sob a denominao genrica de fetichismo. O mosaico religioso, portanto j era uma realidade, bem antes da descoberta do Brasil. Tambm, sob o ponto de vista social, o quadro no diferente, mas reflete profunda diversidade, como revela a classificao de Heskovits, que distribui os povos da frica nas seguintes culturas: Joisan, Oriental do Gado, Ponta Oriental, Congo, Costa da Guin, Sudo Oriental, Deserto e Egito. J Denise Paulme nos oferece um panorama diversificado das etnias distribudas no solo africano, que ela retrata como: Melanoafricanos:Sudaneses, Nilticos e Sul-Africanos; Guinus, Congoleses,

o ism

Abissnios: Oromi, Ambara e Tigray; Etopes: Semi-camticos e Fulge;

sp irit

Negritos: Bosquimanos e Hotentotes. Sob o ponto de vista lingustico, foram identificados trs grandes ramos: Camito-Semticos, os de lngua negroafricanas, que se subdividem em Sudaneses, Nilticos, Semibanto e os de lngua Joisan. Das pesquisas realizadas na Bahia pelo estudioso Artur Ramos, proclamou-se que, dessas culturas, as que vieram para o Brasil, quando se iniciou o processo de nossa colonizao, foram as Sudanesas, que se dividem em Iorubanas, com os grupos Nag, Ijech e outros menores, as Daomeanas, com os Gege, os Efan e outros menores e a Fanti-Ashanti (esta ltima com pequenssima representao no Brasil e presena macia nas Guianas).

IR CE

A cultura Guineano-Sudanesa-Islamizada, representada pelos grupamentos Peuhl, Mandinga, Tapa e Borem e as culturas Bantas, representadas pelos Angola-Congols e Contra-Costa. Destas, a Sudanesa e a Banta foram as que mais influram na formao do homem e, por via de conseqncia, na formao religiosa de nosso pas. A cultura islamizada, por ser extremamente fechada, evitou qualquer contato com a cultura colonizadora, isolandose e, por haver fomentado alguns movimentos de revolta, sofreu profunda represso, com seus membros separados e espalhados por todos os cantos do Brasil. Os Sudaneses fixaram-se preferencialmente na Bahia, onde deixaram marcas preciosas de sua passagem, atravs do grupo Iorubano, grupo dominante, cuja lngua, o nag, veio a ser considerada a lngua geral dos negros. Seu vesturio foi marcante com as saias rodadas, com os panos vistosos e os braceletes e argoles, que enfeitavam aquelas que dele se valiam. Amantes da msica, que levaram s prticas religiosas, introduziram em nossa cultura o tambor e aquele alongado, em oposio ao tambor banto, que mais se assemelha a uma barrica, os agogs, os afofis e os atabaques. Estabeleceram rituais e atos litrgicos, comandados por uma hierarquia religiosa, esta encabeada pelos babalorixs ou babalas. Foram tidos tantos pelos que eram declarada ou veladamente racistas, como Nina Rodrigues, Artur Ramos, Gilberto Freire, Edson Carneiro, de os mais evoludos entre os povos africanos.Deles,dizia-sequeeramaltos,fortes, inteligentes e esteticamente bonitos e que a Bahia os haveria recrutados por razes "tanto estticas, quanto amorosas".

o ism

sp irit

OsBantosestabeleceram-se,preferencialmente,em Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Valiam-se da lnguaQuimbundo.Possuamtambmcultos,celebrados ritualisticamente, obedecendo a uma hierarquia religiosa, deixando-nos instrumentos at hoje conhecidos na msica popular brasileira e nas atividades folclricas, como o tambor tipo barrica, o jongo, o berimbau e a cuca. E na msica, deixaram-nos um legado inseparvel da cultura brasileira: o samba.

Dos Sudaneses-Islamizados, aqueles que se retraram, no admitindo a penetrao em sua cultura de elementos da cultura

IR CE

colonizadora, o que nos restou at hoje o famoso traje de baiana. Esseconglomeradotnico,cultural,religiosoe lingustico, tanto na frica quanto j aqui no Brasil, jamais poderia apresentar-se nas terras da Amrica como um africanismo puro, mas como um movimento sincrtico, j que o sincretismosurgiranaprpriafrica,emfaceda multiplicidade de manifestaes religiosas, l existentes, o que talvez explique o batismo a que eram submetidos os negros escravos, antes de viajarem para o Brasil.

As chamadas "peas da frica" recebiam do portugus escravizador as guas lustrais do batismo, como se isso significasse a outorga de uma alma humana queles a quem eles consideravam como coisas colocadas no jogo do comrcio. Aqui no Brasil, mais imperiosa ainda a necessidade do sincretismo. A escravido misturou os negros, sem preocupao com grupos, famlias ou convices religiosas, obrigando-os a compartilhar os seus cultos trazidos da terra natal. Por parte do portugus, havia talvez como capa a encobrir-lhe a brutalidade da escravido, uma demonstrao para o pblico do seu propsito de converter aquelas almas pags, levando-as, compulsoriamente, aceitao da f catlica. Por parte dos escravos, havia tambm a preocupao de facilitar aquela convivncia forada, porm definitiva, o que os levava a encurtar a distncia entre a senzala e a casa grande, assimilando em seus cultos os santos reverenciados pelos seus senhores. Assim, Ians e correspondncia com catlica.

o ism

sp irit

Ainda o sincretismo seria uma realidade por fora do contato dos negros com as celebraes msticas dos ndios. Tambm o ideal do branqueamento, hiptese que alimentou os espritos da inteligncia brasileira, alarmada com o nmero extraordinrio de negros no pas, contribuiu para, ao seu modo, acomodar os diversos grupos, reconhecendo neles verdadeiras manifestaes sincrticas e proclamar que, por conta da inferioridade intelectual de tais manifestaes,

IR CE

Oxal, entre outros, encontraram sua santos que formavam a constelao

pouco a pouco, elas seriam absorvidas pela religio brancos, a catlica, que lhes era nitidamente superior. Esta, em verdade, foi a tendncia manifestada pelo estudiosoArturRamos.Antesdele,NinaRodrigues, maranhense, desde a juventude radicado na Bahia, e o primeiro a escrever sobre os negros, manifestara sua preocupao com a contribuio negra na formao do homem brasileiro. Pretextando defender os negros das ameaas contidas no cdigo penal de 1890, que considerava as manifestaes originrias da frica como prtica de atos criminosos, postura que o cdigo de 1830 no tivera, o que vem revelar que somente aps a Lei urea que o governo se tomou de preocupao para o que os negros pudessem fazer, ele lanou uma tese de falso paternalismo, condenando o diploma legal. Justificava a sua postura, dizendo que, sendo os negros inferiores, no poderiam ter responsabilidade penal, porque eram absolutamente ininputveis. Para ele, pior que os negros somente os mulatos, estes sim, definitivamente degenerados, salvo raras excees. Ele era uma dessas excees.

dos

o ism

Ainda Nina Rodrigues, preocupado com o furor que a sua tese causara, tentou ameniz-la, surgindo assim a primeira grande diviso dos negros. Os Iorubanos, radicados na Bahia, que eram negros superiores e que, por isso, o seu culto merecia o status de religio e os negros Bantos, seguidos de todos os demais segmentos que teriam se mesclado com outras manifestaes religiosas, como prticas inferiores e degradadas, puro fetichismo, que se constitua num perigo para a surgente sociedade brasileira.

sp irit

Sucedido por seu discpulo, Artur Ramos, a tese da diviso continuou, porm com outro enfoque, no era a etnia a causa da degradao, mas a diversidade cultural. Os negros Iorubanos, por serem superiores, teriam ultrapassado o perodo pr-lgico e deixado para trs a fase da magia e do fetichismo. Sua crena era uma verdadeira religio, que haveria, entretanto, de ser depurada no futuro, ao ser absorvida pela religio catlica. Logo em seguida, o mesmo autor percebeu que havia vrias culturas Iorubanas na Bahia e selecionou duas delas, a Nag e a Gege.

IR CE

Para limitar o conceito de religio aos rituais praticados por um sincretismo, ou seja, uma juno das manifestaes religiosas destes dois grupos. Os demais, ele chamava de sincretismo Banto, Mal, Catlico, Esprita, Teosfico e acrescia mais outros dois grupos africanos. Aqui ele localizava a perverso de grupos que ainda estavam no pr-mgico e navegavam apenas nas guas do fetichismo.

Enquantoisso,ocorrianaBahia,emPernambuco, conduzidos por Ulisses Pernambucano de Melo, um grupo de psiquiatras trilhava o mesmo caminho, criando para "defender osnegros"oserviodehigienemental,ligadoao departamento de psiquiatria, com a incumbncia de separar os negros que cultuavam a verdadeira tradio africana, portanto puros e praticantes de uma religio, a Nag, daquele outros, que representavam a degenerao da raa e que viviam a prtica do fetichismo, cujo nico objetivo era a disseminao do mal.

o ism

Desse modo, os negros teriam de oscilar entre a criminalidade que lhes era acenada j agora pela Consolidao Piragibe de 1932 e as grades do manicmio. Deixavam de ser criminosos para serem enquadrados como doentes mentais. Mais adiante, surgiu, na Bahia, Edson Carneiro, que, repudiando a teoria da superioridade racial, abraava a tese de Artur Ramos, que justificava o atraso de alguns grupos como decorrente da diversidade cultural. Foi exatamente em Edson Carneiro que o Espiritismo foi responsabilizado, com muita nfase, pela perverso das prticas afro-sincretizadas. Esse entendimento, todavia, no se sustenta em nenhuma razo lgica ou histrica, ou em qualquer fato que tenha sido objeto de pesquisa cientfica. Enquanto todas as manifestaes afro, tanto aquelas consideradas como pura, porque fiis tradio africana, como aqueloutras rotuladas como degeneradas, porque distantes das origens da terra mter, sempre se apresentaram e continuam se apresentando em templos ou terreiros, obedientes aos mais variados rituais, estabelecendo uma hierarquia funcional, o que no se v na Doutrina Esprita, que no possui igrejas, que no conhece ritual de qualquer espcie, que no se apresenta com liturgia ou hierarquia sacerdotal. Ela cincia, filosofia e religio, que trata da natureza, origem e destino do esprito, bem como de suas relaes como

sp irit

IR CE

mundo corporal. Nega a existncia de milagres e do sobrenatural e no cr nem pratica sortilgios e fetiches.
Por outro lado, o Espiritismo s veio ao mundo como doutrina em 1857, e s no Brasil os negros africanos chegaram desde 1530. Embora distintos, Espiritismo e prticas espiritualistas afro-sincretizadas, h de se ter com elas o mais profundo respeito. L tambm se pode praticar a caridade e construir em cada ser o sentimento maior do amor.

Devemos ser gratos ao africano, que foi capaz de conviver com seu escravizador sem guardar o dio no corao, estabelecendo com ele relaes amistosas, incutindo-lhe na alma a crena num ser superior, no mundo invisvel, do qual este visvel mera cpia, na perenidade da vida e na comunicabilidade do esprito. Com ele, aprendemos a resignao e a convivncia em regime fraterno. Explorado, soube compreender, perdoar e at amar o conquistador, ajudando-nos a que sejamos essa mistura de raas, marcada pela vocao para a fuso, para a mistura, que nos torna efetivamente diferentes, capacitando-nos a que sejamos o corao do mundo. Para eles a minha homenagem, em forma de verso: Eu vejo teu solo repleto de vida, Teu povo feliz, vivendo em harmonia. Escuto teu canto, acompanho tua lida, Na caa, na pesca, em teu dia a dia. Tua gente alegre e vive integrada me natureza, bondade e abrigo. Fonte de amor, tambm, muito amada, Por quem feliz, vivendo contigo. Teus filhos so fortes, guerreiros valentes Que cortam as savanas, sentindo os aoites Dos ventos que sopram histrias dolentes, Enquanto eles danam, cantando nas noites. Durante o repouso, buscando sua origem, Nas asas do sono, teus filhos deliram E quando despertam daquela vertigem, H s a lembrana, os deuses partiram. E tal qual estrelas correndo nos cus, Fugindo do sol em cada amanhecer, Os deuses retornam, envoltos nos ves De corpos suados, de mos a tremer. E chegam ditando regras p'ra vida, E ensinam lies muito bem ajustadas. A todos suplicam, ao amor d guarida,

o ism

sp irit

IR CE

Assim como nesta e noutras jornadas. E por noites e dias, teus filhos viveram, Em liberdade, labuta constante, Enquanto nas noites, os sons dos terreiros Falava da vida num mundo distante. Um dia, porm, agitou-se a savana E teu povo julgou assistir a chegada de deuses descendo em caravana E busca da frica, sua filha amada. Mas logo notou, com olhar de tristeza: Aqueles no eram santos da noite. De armas em punho, exibiam rudeza, Enquanto faziam estalar o aoite. Pegavam teus filhos e filhas to belas, De pele de bano, dentes de marfim. Metiam-nos ferros, como se feras, Levadas aos circos de terras sem fim. E em longas noites cheias de agonia Viveram suas horas de drama e horror E dilacerada a frica sofria, Saudade dos filhos, cevada de dor. E na travessia longa e penosa, Os braos da morte logo acolheu Bravos e belas que a vida inditosa Matou a esperana e por fim, feneceu. Um dia, cansados, numa terra estranha Carpindo, chegaram os sobreviventes, Farrapos tomados de dor tamanha, Arrastando no solo pesadas correntes. Da terra distante, s a doce lembrana, Nas horas difceis do duro labor. Somente a saudade, somente a esperana, Em gota orvalhada do blsamo do amor. E a, pouco a pouco, a alma dorida, Ao som de atabaques nas noites escuras, Indagou dos deuses da frica perdida: Por que esta vida de exlio e amarguras? E os deuses, atentos, falaram aos aflitos: Meus filhos, a dor que os faz padecer, So velhos lamentos, gemidos e gritos Daqueles que, ontem, fizeram sofrer. Se querem purgar os erros de outrora, Aceitem, contritos, a dor do momento, Amem esta terra e ensinem, agora, Que s o amor elimina o tormento. E ento, cada noite se encheu de repente, De um hino de paz, em cada terreiro.

o ism

sp irit

IR CE

Era o negro sofrido, que em canto dolente, Plantava o amor em seu cativeiro. (t)

o ism sp irit IR CE

You might also like