You are on page 1of 2

O que antropologia? De um modo genrico o paradigma conceitual de antropologia pode ser definido como o estudo do homem e de seus significados.

. O que so esses significados? So simbolismos criados por este homem individual e coletivo que determina sua vida e se apresenta como seu centro de conscincia. As complexidades deste conceito so elaboradas e analisadas por linhas de pensamento intelectual e escolas antropolgicas, como a Antropologia Cultural, Antropologia Social e Simtrica. A antropologia cultural uma corrente intelectual funcionalista do sculo XX, de tradio norte-americana, tendo como seu maior expoente Cliffor Geertz, que prezou em analisar a cultura a partir das interpretaes de seus significados, ou assim como ele mesmo pontua: a partir das teias de significados. A antropologia social, tambm do sculo XX, vem de uma escola de pensamento francesa, trocando o termo cultura por natureza humana, pois esta corrente antropolgica de cunho estruturalista buscava no homem, como centro de conscincia, o seu ponto de vista sobre sua cultura, isto , seu ponto de orientao e de partida para o mundo natural e sobrenatural. Seu principal terico sem dvidas Lvi-Strauss, que sacudiu as teorias antropolgicas modernas e contemporneas, quebrando paradigmas fechados e, talvez deterministas, de uma perspectiva que no seguia apresentando o prprio ponto de vista do nativo. A antropologia simtrica relativamente nova no campo terico, conhecida j no sculo XXI, seu principal expoente Bruno Latour, francs e altamente inspirado por Lvi-Strauss e por sua antropologia social. Sua distino de outros tericos ganha visibilidade quando pretende formular uma antropologia que enfoque de maneira simtrica todos os pontos de vista presentes na cultura deste homem (ou deste outro), sendo ele humano e no-humano.

Situao Problema Um bom exemplo para usarmos a antropologia, ou o pensamento antropolgico, em nosso cotidiano, visando nossa formao em Licenciatura, exatamente o cenrio multicultural da sala de aula. Enfocando um contexto regional (local) situaremos a cidade de Campo Grande (MS) em nossa situao problema. Em Campo Grande vive,

atualmente, mais de 10 mil indgenas, que, por efeito, no estudam em escolas indgenas, mas sim em escolas destinadas ao ensino branco e ocidental, cenrio no qual ns professores estaremos inseridos. A antropologia, neste sentido, nos ajudaria a interpretar cada centro de conscincia destes, sendo cada um distinto do outro, cada qual com suas alteraes e modos diferentes de ver e perceber o outro. Cabe ao professor a tarefa de entender a sala de aula como multicultural, multidistinta e pluridiversa, olhando para outro e percebendo seu centro de conscincia, sua perspectiva, formas de expresso e viso de mundo (do cosmos e tambm das sociedades).

Referncias GEERTZ, C. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: CTC, 1989. LATOUR, B. Jamais fomos modernos Ensaio de Antropologia Simtrica. Rio de Janeiro. Editora 34, 1994. LVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural. Traduo de Chaim Samuel Katz e Eginardo Pires. 4 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991.

You might also like