You are on page 1of 7

Comunicado Tcnico

01

ISSN 2177-854X Julho . 2010 Uberaba - MG

Sistema Intensivo de Sunos Criados ao Ar Livre (Siscal)

Instrues Tcnicas para Implantao.

Responsvel: Evandro Jos Rigo E-mail: evandro@fazu.br Zootecnista; MSc. Produo Animal; Professor FAZU

ASPECTOS GERAIS DO SISCAL O sistema SISCAL consiste em um sistema que preconiza a criao de sunos em ambientes abertos em piquetes de forrageiras formadas ou em reas arborizadas, em cabanas ou abrigos, nas fases de reproduo, gestao, lactao e recria. Criados soltos, os leites so, depois, vendidos para que sejam terminados em confinamento. Os animais criados em sistema ao ar livre recebem manejo produtivo, reprodutivo e alimentar semelhantes aos dos animais criados em sistema tradicional confinado. Este sistema devolve ao animal as condies ambientais mais prprias de seu habitat, que refletem positivamente na produtividade.

DESAFIOS DO SISCAL A tcnica tem como objetivo proporcionar melhorias nos parmetros produtivos e reprodutivos de fmeas sunas e de suas leitegadas, promovendo um baixo custo de implantao, maior viabilidade econmica e melhoria no bem estar dos animais.

REA DESTINADA AO SISCAL A rea por animal depender das condies climticas da regio, das caractersticas fsicas do solo (drenagem, capacidade de absoro da gua e da matria orgnica) e do tipo de cobertura do solo (forragem) podendo variar de 600 a 900 m2 /matriz instalada. Na escolha do local, devemos levar em considerao principalmente a topografia, a qualidade do solo e a pluviometria da regio. A topografia (declividade) do terreno no deve ser superior a 15%, uma leve inclinao favorece o escoamento do excesso de gua das chuvas.

ESPCIES FORRAGEIRAS A SEREM IMPLANTADAS Muitas so as forrageiras que podem ser utilizadas com esta finalidade. Em resumo, as forrageiras mais indicadas para cobertura de piquetes em SISCAL so os capins da famlia do colonio, capim elefante, braquirias e, preferencialmente, as da famlia das Cynnodons, como Grama Estrela, Tifton 85, Coast cross e outras j adaptadas ou implantadas no local.

INSTALAES E EQUIPAMENTOS DO SISTEMA

CABANAS

O tipo adotado pode ser de diferentes modelos, como: Cabanas (tipo galpo, igl e chal), cobertura - chapas galvanizadas n. 24 ou n 26, madeira, sap, capim e etc. Cabanas de gestao (porcas em gestao, fmeas vazias e leites), relao de 1 cabana: 6 a 8 fmeas ou 2 a 3 leitegadas. - Dimensionamento: 2,9 x 3,0 x 1,45m (comprimento x largura x altura) Cabana de maternidade (fmeas em lactao e machos), relao de 1 cabana: 1 fmea e a leitegada ou 1 macho - Dimensionamento: 1,70 x 2,8 x 1,45m (comprimento x largura x altura), cabana fechada nas laterais.

CERCAS ELTRICAS E TELAS PROTEO

Usa-se 2 fios de arame a 30 e 60 cm do solo. Aconselha-se roar o gramado, pois esta prtica mantm o solo sempre coberto; sendo que a capina expe o solo.

COMEDOUROS

Os comedouros podem ser de madeira, com boca de 46 cm de comprimento, 25 cm de largura, 70 cm de altura do depsito ou com tambor regulvel, e pneu cortado. BEBEDOUROS

Os bebedouros devem fornecer gua vontade para cada categoria e contar com um reservatrio com reserva para aproximadamente 7 dias. A canalizao deve ser enterrada aproximadamente a 35 cm do nvel do solo, evitando assim o aquecimento da gua. Os tipos de bebedouros so: vasos comunicantes de nvel constante, feitos de alvenaria; reservatrio com bia, taa, chupeta.

ALIMENTAO A rao utilizada no SISCAL tem a mesma composio energtica e protica que a do confinamento. As matrizes em gestao recebem, diariamente 2 a 2,5 kg de rao, em duas ou mais refeies.

Os machos devem ser mantidos em bom estado corporal, recebendo em mdia, 2 kg de rao por dia em uma nica refeio. Na lactao as matrizes devem receber rao vontade. Os leites lactentes recebem rao prinicial em sistema de creep-feeding. Na creche fornecida rao vontade. Nos primeiros 7 dias aps o desmame os leites recebem rao pr-inicial. Aps este perodo, passam a receber rao inicial at os 70 dias de idade. A rao pode ser fornecida na forma farelada ou peletizada em comedouros automticos. Os comedouros devem ser limpos, periodicamente, retirando-se rao mofada, imprpria para o consumo.

ORGANIZAO DA PRODUO - MANEJO Para que haja uma uniformidade, ao longo do ano, do volume do produto a ser comercializado e otimizao da mo de obra, o SISCAL deve ser conduzido atravs da formao de lotes e sua produo deve ser escalonada. O escalonamento pode ser semanal, quinzenal, 21 em 21 dias ou mensal e definido pelo nmero de matrizes a ser utilizado.

COBERTURA DAS FMEAS O criador deve estar bem organizado para permitir que a cobertura seja feita com o mximo sucesso. Existem diferentes formas de manejo da cobertura. O lote de matrizes e leitoas a ser coberto fica num piquete prximo ao piquete do macho. Duas ou trs vezes por dia, o tratador realiza o diagnstico de cio das matrizes desmamadas. Quando estas matrizes manifestam cio, elas so transferidas para o piquete do macho onde se realizam as coberturas. Aps a cobrio as matrizes retornam para os piquetes de gestao e aproximadamente 21 dias aps a cobertura realiza-se o teste de prenhes.

FMEAS GESTANTES As fmeas, durante a gestao, so mantidas em piquetes coletivos com sistema rotativo de piquetes. No se recomenda lotes com mais de 10 matrizes, em funo do sistema de alimentao.Cinco a dez dias antes do parto so transferidas para piquetes de maternidade, individuais ou coletivos, para que se adaptem s cabanas e construam seus ninhos. Recomenda-se manter um afastamento superior a 20 metros entre as cabanas de maternidade para facilitar o isolamento durante o parto. O manejo sanitrio realizado nesta fase, preconiza a aplicao de uma dose de vacina trplice contra Parvovirose. Leptospirose e Erisipela. Outras vacinas contra Colibacilose e Rinite Atrofica, so abolidas devido a condio em que os leites so criados, ou seja, livres e sem contato com fontes de contaminaes.

FMEAS PARIDAS Com 3 dias de antecedncia ao parto deve-se colocar dentro das cabanas uma camada de um material absorvente, livre de umidade, de boa qualidade e de fcil aquisio na regio. Essa cama pode ser

de maravalha, palha de milho, casca de arroz, fenos diversos e outras mais. A camada no deve ser menor que 10cm, para que a porca faa um bom ninho..

LEITES As prticas de manejo dos recm nascidos seguem as mesmas do sistema fechado, ou seja, uniformizao do tamanho e peso das leitegadas no primeiro dia de vida, corte dos dentes e aplicao de ferro dextrano no segundo dia, identificao dos leites (mossagem, brincos) no sexto dia, castrao e aplicao de um anti-parasitrio entre o stimo e dcimo dia.

LEITES DESMAMADOS Em geral, o desmame feito entre 25 a 35 dias de idade. Leites nascidos ao ar livre se adaptam facilmente s mudanas ambientais e ao estresse do desmame e apresentam um maior consumo alimentar, quando comparados com leites mantidos em sistemas convencionais, durante a fase inicial de transio. A diferena entre os leites mantidos ao ar livre e os leites mantidos em unidades convencionais podem estar associados com o gentipo ou com o ambiente durante amamentao.

REFERNCIAS COIMBRA, J.B.S., Equipamentos e Edificaes a serem usados no sistema intensivo de sunos criados ao ar livre - SISCAL. Anais I Simpsio sobre Sistema Intensivo de Sunos criados ao Ar LivreSISCAL, set/1996, Concrdia, SC. p 62-69. DALLA COSTA, O.A.; MORTICELLI, C.J., Manejo de rotina no Sistema Intensivo de Sunos Criados ao Ar Livre- SISCAL, Anais I Simpsio sobre Sistema Intensivo de Sunos criados ao Ar Livre- SISCAL, set/1996, Concrdia, SC. p 138-150. IRGANG,R., Material Gentico de sunos a ser usado no Sistema Intensivo de Sunos Criados ao Ar Livre(SISCAL) no Brasil. Anais I Simpsio sobre Sistema Intensivo de Sunos criados ao Ar LivreSISCAL, set/1996, Concrdia, SC. p 70-78. LEITE, D.M.G., Avaliao Tcnica e Econmica do Sistema Intensivo de Sunos Criados ao Ar Livre (SISCAL)., Relatrio de andamento de subprojeto- EMBRAPA-CNPSA, Concrdia, SC. 1996 pg 8,9,14,28,29,45,49. SESTI, L.; SOBESTIANSKY,J., Sistema Intensivo de Sunos Criados ao Ar Livre (SISCAL): Doenas, Bioseguridade e Manuteno da Sade do Plantel., Anais I Simpsio sobre Sistema Intensivo de Sunos criados ao Ar Livre- SISCAL, set/1996, Concrdia, SC. p 97-105.

O sucesso do seu negcio depende de uma boa orientao tcnica.

CONSULTE UM ZOOTECNISTA.

Laboratrio de Anlise de Solo Laboratrio de Anlise de Nutrio Animal Laboratrio de Anlise Microbiolgica de gua e alimentos Laboratrio de Anlise Fsico-Qumica de alimentos

Av. do Tutuna . n 720 . Bairro Tutunas CEP: 38061-500 . Uberaba-MG (34) 3318.4188 . 0800 34 30 33

You might also like