You are on page 1of 13

Atividades

para

bebs

de

anos

Sempre bom lembrarmos, que o educador, ao ensinar tarefas de trabalhos manuais para as criancinhas deve procurar deix-las experimentar fazerem suas tarefas sozinhas, mas sem for-las. preciso, naturalmente observ-las convenientemente, pois gostam de colocar tudo na boca. Especialmente quando trabalharem com bales, algodo, jornais ou materiais pequeninos nunca as perca de vista. No espere delas super e geniais idias e resultados. Quanto mais elas experimentarem trabalhar sozinhas, mais criativas sero. Cada uma delas possui um ritmo prprio para fazer suas tarefas. Repetio tambm importante para as crianas, mesmo quando para voc se torna montono faz-lo. Se voc, depois de umas duas semanas repetir a tarefa proposta, colocando-lhes o mesmo material para elas trabalharem vai ficar surpreso de ver o progresso que elas conquistaram. A seguir apresentar-lhes-emos algumas idias que podem ser desenvolvidas nas aulas junto s crianas pequeninas de at 3 anos de idade. ALGUMAS SUGESTES PRTICAS: 1)- Luva com sininhos: Adquira uma luva de malha ou l e pregue em cada dedo pequenos sinos. Se preferir enfeite cada dedo com uma carinha que poder ser pintada ou bordada. Se quiser aplique pedacinhos de l para imitar cabelos. Com essa luva voc pode iniciar as aulas saudando as crianas como se cada dedo tivesse um nome ou para outras brincadeiras de saudao turma. Voc pode tambm colar outros materiais nas bordas da luva: arroz, castanhas, etc. Existem msicas infantis que expressam o movimento com as mos. Por exemplo: Os dedinhos (cantora Eliana) 2)- Locais para aventuras com bebs: So muitos os meios de se proporcionar aventuras para bebs que esto engatinhando. Por exemplo: tnel para bebs- feito com papeles grandes, diferentes bolas e almofadas, bias, animais de plstico para soprar, Joo Bobo, bales de ar, colchas, etc. Na primeira vez deixe as prprias crianas experimentarem as possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor. Quando elas no souberem o que fazer, mostre-as antes como podem brincar. Engatinhar dentro do tnel, brincar com os bales, construir torres com os travesseiros e almofadas, etc. No incio esse material todo naturalmente excessivo. Talvez seja melhor comear apenas com os papeles por no mximo 1 hora e no prximo instante com os bales, etc. 3)- Piscinas para bebs: Para cada grupo de crianas bom que se tenha aproximadamente duas piscinas de borracha ou plstico. Voc pode ench-las com bales, jornais (voc vai ver que logos elas iro rasg-los entusiasmadamente). O algodo presta-se tambm para encher a piscina. Folhas de papel manteiga fazem tambm rudos maravilhosos quando so amarrotados. Outros materiais podem ench-las: folhas secas, palha, etc. Interessou-se pelo assunto? Quer mais sugestes de atividades prticas para esta faixa-etria? fcil! Adquira a "Apostila de Sugestes de Atividades Prticas para Bebs de 0 a 3 anos" do PPD ( Projetos Pedaggicos Dinmicos ) Mais informaes atravs do e-mail: projetosdinamicos@superig.com.br

ATIVIDADES PARA BERRIOS Sugestes de atividades e estmulos para o berrio "O adulto precisa apresentar o mundo" . Chocalho com garrafa peti, copo de iogurte, yakut . Saquinhos de cheiro feito com tnt algodo e vrios aromas. . Bolinhas de cheirinho feito com meia cala

. Caixa supresa, encapada e com um buraco para caber a mozinha do beb. . Tampas de Nescau com figuras. . Cds com figuras, furado e usado como mbile. . Abrir uma caixa de papelo e fazer uma casa, ou um carro. . Janelinhas das sensaes. . Cd com cantigas com voz de criana, msicas clssicas. . Sagu com anelina dentro de peti, pode usar tambm gliter, lantejoula . Varal das sensaes. . Cestos dos tesouros. . Pendulo com bola e elstico colado no teto. . Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criana a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida). Esconde-Esconde (para bebs) Cad o ursinho? Ele sumiu, mas no para sempre. _ IDADE A partir de 6 meses. _ O QUE DESENVOLVE Noo de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de viso. _ COMO BRINCAR Se esconda atrs de uma porta ou de algum objeto grande e chame o beb, fazendo com que ele procure voc. Aparea novamente. Cubra a sua cabea com um pano e chame a criana pelo nome. Depois de alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o beb goste, como um ursinho, e pergunte: "Cad o ursinho? Onde ele est?" Incentive a criana a procur-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a criana a compreender a ausncia dos pais quando eles saem, por exemplo, para trabalhar. Encaixes (para bebs) Uma caixa dentro da outra e o beb aprende o que grande, pequeno, leve e pesado. _ IDADE A partir de 6 meses. _ O QUE DESENVOLVE Noo de tamanho e de peso. _ BRINQUEDO Caixas de papelo e potes plsticos de vrios tamanhos e formatos. _ COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabea e coloque um sobre o outro at formar uma torre. Deixe a criana brincar vontade com os potes e colocar as mozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a diferena de peso. Voc pode fazer: Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. Recorte o papelo e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte. Cores (para bebs) Blocos de espuma azuis e vermelhos Um em cima do outro e, de repente, todos no cho! _ IDADE A partir de 3 meses. _ O QUE DESENVOLVE Coordenao motora e a viso, que comea a ficar mais ntida a partir do terceiro ms. _ BRINQUEDO Blocos coloridos de espuma. _ COMO BRINCAR Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros. Deixe a criana segur-los e derrub-los. _ ESTE VOC FAZ Corte o fundo de duas garrafas PET transparentes e coloque papel crepom picado, de diferentes cores e tamanhos, dentro desses recipientes. Junte um ao outro com fita adesiva. Tambm possvel usar gua, leo e purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos para que o beb perceba que sua mo envolve o objeto de vrias maneiras. ATIVIDADES COM CRIANAS DE 2 a 3 ANOS As crianas de 2 anos so muito alegres e quando possuem um lpis e um papel se divertem bastante.Nesta idade, porm os lpis devem ser estreitos.

Em torno de 3 anos as crianas podem tambm apontar os lpis. Mas tome cuidado na hora de comprar os lpis e giz, de forma que no contenham elementos danosos para a saude. As crianas gostam de desenhar e pintar, como tambem mostrar suas criaes para pais e conhecidos.

As tintas de dedo so as preferidos das maiorezinhas. Com as mos sobre o papel estao prontas para pintar com muita alegria. Papis mais grossos so os indicados, como tambm maiores.

Gostam tambem de construir suas prprias casinhas. Feitas de caixa de papelo com portas e janelas de abrir e fechar. Os mveis tambm podem ser construdos com caixinhas. Elas mesmas podem pint-las. As crianas podem fazer colares de diversos materiais. Como modelar formas para pint-las depois. No segundo ano de vida podem tambm comear a cantar. Cantem juntos! Elas aprendem rapidamente.

De s crianas instrumentos musicais simples e fceis de fazer manualmente. Esses podem ser uma tampa de panela, uma colher que proporciona ritmos como tambm os instrumentos ritmicos industrializados: xilofone, tambor, piano eltrico. Desenvolvimento da fala Com brinquedos simples o desenvolvimento das crianas pode ser estimulado. Pode-se sempre perguntar: Onde est? com essa indagao feitas sobre diversos materiais e mveis existentes na sala, ou em um livro, voc ajuda a elas a aprender o nome dos objetos de entorno e a conhecer o mundo sua volta. Ainda que a criana no compreenda o sentido da palavra ela apreende o sentido da lngua, coisas e relaes observando e vivenciando. Quando a criana observar uma mquina de lavar roupas, por ex., voc pode esclarec-la como voc faz para lavar roupa. Ponha o sabo em p, mostre que fecha a tampa, que liga a mquina, que depois a mquina enche de gua, que ela bate a roupa, enche-se de espuma, etc.

Quando a mquina parar de funcionar, mostre ela que a roupa est mida e limpinha, que voc agora ir dependur-la para secar. Como outra brincadeira , voc pode apontar perguntar-lhe:- Aonde est seu nariz? Sua orelha sua cabea seu brao sua boca? E assim ela vai aprender brincando.

Nessa idade um bom brinquedo para a criana um livro de capa e folhas duras. Ali elas podem folhear, sentir e voc pode esclarece-las sobre cada figurinha que esteja ali. Para que a linguagem se desenvolva converse com ela e deixe que ela tenha contato com outras crianas. Logo ver como falar mais e cada dia mais corretamente. Conte historinhas para elas. Gostaro de ouvir e pediro que repita-as. Voc ver que um dia elas j ter at mesmo decorado a estorinha e quando voc a contar ela a ir complementar.

Um bichinho de pelcia, pano, uma bola colorida ou brinquedos de plstico de montar. Mostre como devem fazer e elas o faro. ATIVIDADES CRIATIVAS COM CRIANAS PEQUENINAS at 4 anos

muito importante, na primeira vez que que as crianas procurem trabalhar sozinhas, no entanto, sem que sejam foradas a isso. Voc, naturalmente precisa estar de olho nelas, pois gostam de por coisas na boca. Especialmente quando trabalharem com bales, algodo, jornais e peas pequeninas. No espere uma super-produo ou que os trabalhos sejam perfeitos e com bom acabamento.

Ao praticarem atividades criativas, cada vez mais exercitando a coordenao motora, voc ver que elas iro aprimorando suas tcnicas e resultado final do que criarem. A repetio de atividades tambm muito importante para as crianas. O que para um adulto pode parecer repetitivo, para as crianas sempre uma aventura e encontram novidades para experenciar.

Experimente, depois de duas semanas que apresentou determinada atividade, colocar disposio das crianas o mesmo tipo de material que j aplicou anteriormente e ver quanto progresso elas demonstraro realizar. Uma idia para crianas que engatinham Se voc sabe tricotar, faa uma luva, se no adquira uma e pregue nas extremidades de cada dedo um pequeno sininho! Voc poder tambm desenhar uma carinha nos dedos e se quiser mais costure l que ser o cabelinho das carinhas. Elas adoraro! Aventuras para crianas pequeninas Um tnel para as crianas engatinharem por dentro pode ser feito com papeles grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, bias de soprar ou animaizinhos, bales, colchas e almofadados. Experimente voc primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprendero rpido. Engatinhar embaixo do tnel, brincar com bales, construir torres com travesseiros, etc. Para o incio a utilizao de materiais em abundncias talvez seja exagerada. Comece talvez com alguns papeles e depois oferea-lhes apenas bales, etc. Uma brincadeira de cada vez. Crianas exercitando-se na sala Preste ateno com as brincadeiras das crianas, sempre bom ter um colcho de ginstica ou uma colcha almofadada para que as crianas possam brincar e exercitarem se ali. Bacia ou piscina de plstico Para cada grupo de crianas duas piscininhas de plstico seria o ideal. Voc poder ench-la com bales de soprar (meio murchos para no estourarem), jornais (as crianas adoram rasglos), algodo (de boa qualidade- para sentarem-se em cima e sentirem a textura macia). Papis manteiga fazem um barulho agradvel de se ouvir, quando se amassado. Observando-as sempre para que no engulam objetos indesejveis. No outono possvel encontrar materiais como: castanhas, folhas, que tambm podem estar nessa pequena piscina, para que as crianas entrem dentro e desenvolvam seus sentidos. Quando o tempo estiver quente, pode-se colocar essa piscina fora e ench-la de gua. Ponha dentro potinhos vazios de iogurte, colheres de pltstico, baldinhos e deixe-as brincar ali. Observando-as sempre.

Msica com materiais de casa. Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade! Enchendo objetos D para as crianas diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papeles, garrafas de plstico, etc. Elas podero encher esses objetos com areia, e no vero brincar fora ou tambm utilizando gua. Comece voc mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc com areia, logo elas estaro fazendo o mesmo. Conhecendo as formas Recorte nas caixas de papelo (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes formas: crculo, triangulo, retangulo, etc. D para as crianas cortia, bloquinhos de madeira para montar, pedaos de papis grossos e pea-as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas. Rolos de papel higinico D a elas alguns rolos de papel higinico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas podero brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue at rasg-os, podem tambm pisar em cima ! Se as crianas forem um pouco maiorzinhas j podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima Saquinhos recheados Uma coisa que pode ser feita rapidamente fazer saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas lavveis recheadas. Encha-as com algodo, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em cada dedo da luva, etc. As crianas dessa idade gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem. Painis de textura Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumnio, tecido, algodo, botes, cortia, formando dois pains. Deixem as crianas sentir as diferentes texturas. Voc pode escond-las sobre um pano e as crianas maiorezinhas podero pelo tato adivinhar de qual painl se trata. Cobra de pano Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-as com algodo. As crianas iro gostar muito de apalp-la com a mo. Voce poder utilizar outros materiais para enche-la. Recipiente de filme Voc poder tambm encher um potinho de plastico desses de filme fotogrfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, s fechar bem e para segurana lacre-a com auxilio de fita isolante ou crepe. Papelo Pode-se pintar um papelo com tintas de dedo. Uma caixa de papelo pode virar uma casinha. s cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa dever ser grande. Com papelo a criana maiorzinha poder ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poder fazer estrelas, ovos de pscoa ( para servirem de mbiles aps serem pintados), etc. Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o cho ou mesa devem estar protegidos com jornal. Aprendendo a guardar os brinquedos Deixe as crianas guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem p-los em uma

caixa de papelo vazia. Podem por: bolas de papel, algodo, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no cho novamente e de novo comeam a guardar e depois a cantar. Espelho de papel alumnio Voc pode colar uma folha de papel aluminio no cho para que as crianas ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho.. Travesseiros de bales Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro voc pode fazer um grande travesseiro de bales. s colacar nas colchas diversosbales de ar (meio vazios para que no estourem) e ento as crianas podero engatinhar e rolar por cima. Brincadeira na areia Quando estiverem fora, d crianas forminhas, regadores, gua e colheres e deixe-as brincar vontade. Rasgar e colar Deixe as crianas rasgarem diferentes tipos de papis: Jornais, papis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papl.. Tecido e l Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar l necessrio uma destreza maior, pois a criana precisar firm-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel. Caixas de ovos vazias So tambm boas para que as crianas as rasgem ou para ser utilizada na confeco de papel mach que serve-se como timo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, mscaras, etc. As crianas tambm podero brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papis amassados, cortias, etc. Tome porm, cuidado para que no levem objetos pequenos na boca. Rasgar e cortar Catlogos velhos ou jornais podem ser um timo material para que as crianas brinquem de rasgar . Quando so maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta) Areia e cola A areia pode ser muuito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em cima enfeitar com conchinhas do mar, etc. Navio de puxar Com uma caixa de ovos podemos contruir um navio de puxar. Com isso as crianas podem pint-lo com tinta de dedo . Ponha um barbante em uma extremidade e o barquinho est pronto. Colar de macarro Com um cordo e vrios macarrezinhos possivel fazer um colarzinho! As maiorezinhas treinaro sua coordenao motora e adoraro o resultado final. Esconde-esconde na Banheira Como vamos precisar de um personagem fictcio para descrever nossa atividade, Este ser uma menina que vai se chamar Vitria.

Vitria est em sua banheira batendo na gua com as duas mos. Sua Me ou Pai, est sentado ao lado da banheira, cuidando de sua segurana. "Vitria, Vitria," se diz enquanto se pega uma toalha de banho. "Voc est pronta para nossa brincadeira especial?" Vitria olha para cima e v o sorriso estampado no rosto do adulto ali presente. Ela sorri para ele e d uma gargalhada. Ele diz: "Vamos brincar de Cad-voc," e coloca a toalha na frente do seu rosto, de modo a escond-lo dela. Vitria estende a mo e toca no alto da cabea dele. O adulto diz, "Cad-voc, Vitria, no consigo ver voc." Ele baixa um pouco a toalha de modo que seus olhos fiquem vista. Vitria d um grito de alegria. Ele cobre seus olhos outra vez e diz, "Cad-voc, Vitria ainda no consigo ver voc." O Adulto pega a toalha e leva na direo dela dizendo, "Agora sua vez Vitria." Ela pega a toalha e coloca-a na frente do seu prprio rosto, imitando-o. O adulto ento dir: "Onde est Vitria?" Vitria derruba a toalha na banheira deixando-se ver, e bate com as mos agitando a gua. Ela balbucia para o adulto: "Dadadada. Dabababa." Ele diz, "Acho que voc est dizendo que est cansada de brincar de Esconde-esconde. Vamos brincar com seu Patinho e sua esponja?" Como muitos bebs, Vitria est aprendendo sobre linguagem, da seguinte forma: Ela sabe que divertido brincar com outra pessoa. Ela levanta os olhos quando o adulto diz o seu nome. Ela sorri quando o adulto sorri para ela. Eis como o responsvel pela criana, ajuda no desenvolvimento de sua linguagem: Falando com ela durante uma atividade diria - Que pode ser A hora do banho; Dizendo seu nome vrias vezes, de modo que ela se familiarize com o mesmo e aprenda a reconhec-lo quando algum o pronunciar; Repetindo vrias vezes a brincadeira, e ento encorajando ela quando diz, "agora a sua vez de jogar!" Respondendo aos seus balbucios como se soubesse o que ela est dizendo.

Amigo Fantoche * Conforme a viso do beb melhora, ele passa a ver claramente objetos a distncias maiores. Para trabalhar sua capacidade de focalizar e de rastrear, tenha um fantoche mo na hora da comida, da troca da fralda ou da brincadeira.

Materiais: Meia branca limpa Canetas hidrocor Desenvolvimento da linguagem Interao social Acuidade visual Modo de fazer: 1. Compre um par de meias brancas, grandes o suficiente para caber em suas mos. 2. Use as canetas hidrocor para desenhar olhos, sobrancelhas, nariz e ouvidos nos dedes das meias. Use a parte dos calcanhares para desenhar a boca e a lngua vermelha. 3. Coloque o beb no colo, na mesa de trocar ou na cadeirinha. 4. Coloque um dos fantoches feitos de meia na sua mo e comece a cantar, recitar versinhos ou apenas conversar. Coloque o segundo fantoche na outra mo para uma diverso dobrada. Segurana: No deixe o beb chupar a meia, pois a tinta pode sair. Rolando *

Um beb precisa de meses para obter controle absoluto sobre os seus movimentos, mas voc poder ajud-lo nessas primeiras semanas brincando de Rolando. Por volta dos 4 ou 6 meses, os bebs j conseguem girar sobre seus corpos. Materiais: Cobertor ou toalha macia Superfcie macia no cho Direo Locomoo Controle motor Modo de fazer: 1. Coloque um cobertor ou uma toalha macia sobre uma superfcie tambm macia. 2. Deite o beb com a barriguinha para baixo sobre o cobertor. 3. Pegue um dos lados do cobertor e levante-o devagar, fazendo com que o beb se incline para um dos lados. 4. Continue rolando suavemente o beb e conversando com ele no processo. Use as suas mos para apoi-lo conforme ele se vira. 5. Quando o beb tiver rolado completamente, mostre-lhe a sua alegria. 6. Repita at que o beb se canse da brincadeira. Segurana: Certifique-se de fazer movimentos lentos e de manter as mos no beb para que ele no role rpido demais e se machuque. Chapu Divertido * Quando voc introduzir o jogo Chapu Divertido, seu beb estar quase acostumado a reconhecer rostos. Voc no conseguir engan-lo por muito mais tempo, mas ele se divertir tirando e colocando o chapu de volta. Materiais: Variedade de chapus Cadeirinha para crianas Sua cabea e suas mos Causa e efeito Lidando com a ansiedade causada pelo novo Constncia do objeto (um objeto permanece o mesmo, ainda que alterado) Interao social

Modo de fazer: 1. Pegue os vrios chapus da casa ou compre alguns chapus baratos em lojas baratas ou especializadas em festas. Procure incluir bons, toucas de l, chapus de bombeiro, de palhao, de cozinheiro, uma boina, chapus que cubram as orelhas, ou um chapu chique com penas de aves. (No inclua mscaras no jogo, elas tendem a assustar bebs pequeninos.) 2. Coloque o beb em sua cadeirinha e coloque a cadeirinha no cho. Sente-se em frente dele. 3. Coloque o primeiro chapu em sua cabea e faa uma cara engraada, ao mesmo tempo em que diz alguma coisa interessante, tal como, Olhe para mim! ou Veja, eu sou um bombeiro! 4. Incline-se para o beb para que ele consiga segurar e tirar o chapu, ou tire voc mesma. 5. Repita vrias vezes com o mesmo chapu antes de pegar outro. Segurana: Algumas vezes, os bebs se assustam quando a aparncia das pessoas muda. Se o beb comear a ficar assustado, coloque e tire o chapu rapidamente e mostre que voc ainda a Mame/Papai. Se ele continuar assustado, deixe para fazer o jogo mais tarde, em outra ocasio. Abra e Feche * Durante vrios meses, aps o nascimento do beb, ele tem o reflexo de agarrar objetos com a palma da mo, mas apresenta dificuldade para solt-los. Esse jogo ajudar os bebs a conseguirem total controle das mos e do reflexo de agarrar. Materiais: Brinquedos de tamanho mdio, fceis de serem agarrados pelo beb, tais como chocalhos, bichinhos de pelcia, mordedores, blocos, e assim por diante. Mesa ou cadeiro Agarrando e soltando Desenvolvimento motor fino Controle fino dos msculos Modo de fazer: 1. Pegue vrios brinquedos que possam ser agarrados e que caibam nas mos do beb. 2. Coloque o beb no seu colo, perto da mesa ou do cadeiro. 3. Coloque um brinquedo perto do beb, de modo que ele precise se esticar um pouquinho para alcan-lo. 4. Estimule-o a pegar o brinquedo. 5. Depois de ele ter conseguido pegar o brinquedo e de ter se divertido um pouquinho, separe os dedinhos gentilmente e retire o brinquedo. 6. Coloque o brinquedo de volta na mesa. 7. Enquanto as mos do beb esto livres, cante a seguinte cano ao mesmo tempo em que abre, fecha e bate palmas com as mozinhas. Abra e Feche Abra e feche, abra e feche, Bata uma palminha! Abra e feche, abra e feche Coloque no colinho! Segurana: J que, com certeza, nessa fase os bebs levam boca todos os brinquedos, certifique-se de que os brinquedos estejam limpos e no tenham nenhuma ponta afiada ou partes pequenas que possam se soltar e fazer com que ele engasgue. Serra-Serrador * Em breve, o beb perder dois dos reflexos que tinha poca do nascimento o reflexo de agarrar e o reflexo de boneca (ou seja, abrir os olhos quando se senta) e ganhar maior controle de seus movimentos. Enquanto ainda os tem, brinque com ele de Serra-Serrador para aproveitar esses reflexos!

Materiais: Superfcie macia e no escorregadia Suas mos Antecipao e surpresa Agarrar Controle da cabea e do pescoo Interao social Modo de fazer: 1. Deite o beb em uma superfcie macia e no escorregadia, um carpete, por exemplo. 2. Sente-se de frente para ele, perto dos seus pezinhos. 3. Coloque os polegares nas palmas das mos do beb e deixe que ele os agarre. Conforme ele segura os polegares, enrole seus dedos ao redor da parte de trs das mos do beb. 4. Bem devagarzinho, puxe o beb at que ele esteja sentado e cante: Serra-Serrador. 5. D um tempinho para o beb apreciar a sua expresso de felicidade e para aproveitar a brincadeira, depois, recomece. Segurana: Certifique-se de segurar firmemente as mo do beb para o caso de ele larg-las. Faa os movimentos vagarosamente para no machucar o pescoinho dele.

SUGESTES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL I Manusear livros de histrias ( pano ou de plstico). Manusear revista e revistas infantis Histrias vista das gravuras do livro ( histrias pequenas). Histrias contadas pelo educador com o apoio de fantoches. Fazer o reconto das histrias lidas ( professor) Apresentar papis de diferentes texturas para a criana amassar, rasgar, embolar. Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe Oferecer canetas, lpis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente. Cantar ou recitar parlendas, poesias, msicas ou quadras, dando estmulos para que a criana antecipe aes. EX.: parabns pra voc. Espera-se que a criana bata palmas logo que comece a cano. Solicitar criana que antecipe gestos e aes as atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda. Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas. Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches. Registrar a rotina no quadro. Oferecer encartes ou carto com rtulos de produtos diversos para que a criana identifique. Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas. Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola. Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo. Soltar objetos dentro de uma caixa. Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodo, papel picado. Empurrar caixas de vrios tamanhos com os ps. Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc. Saltar pequenos obstculos. Bater bola no cho e agarrar em seguida. Encaixar blocos Encaixar blocos em orifcios diversos. Solicitar a criana em diferentes situaes que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lpis, etc. Contar e ler histrias diariamente (pode repetir a histria). Estimular criana a lembrar atividades no rotineiras. EX.: aps um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu. Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaos reconstruindo as figuras. Brincar de esconder objetos vista da criana, solicitando em seguida que ela encontre.

Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noes de dimenso espacial em relao ao prprio corpo. Oferecer cubos diversos para fazer torres e fileiras. Colocar as crianas em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo. Faz-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome no apenas apontando. Pedir que diga seu prprio nome ou apelido. Oferecer jogos de encaixe diversos e deix-la brincar livremente. Brincar com a criana de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc. Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (viso audio, tato, etc.) permitindo intensa manipulao. Oferecer lpis de diferentes tipos de papel para que rabisque, no levando em conta seu tipo de expresso. Valoriz-las nas suas recm adquiridas habilidades. Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televiso. Incentivar o aluno a desenvolver hbitos de higiene. EX.: lavar e secas as mos antes de se alimentar, escovar dentes, etc. Brincar de entrar dentro de caixas de papelo. Apresentar a ficha ou crach com nome prprio e nome-lo para a criana Levar a criana a imitar a voz dos personagens das histrias trabalhadas. Levar a criana a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma. Incentivar a criana a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro. MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS Jogos de borracha ou plstico desmontveis. Brinquedos representativos de sua realidade (carrinhos, panelinhas, bonecas, bichinhos, etc.). Blocos diversos para montar. Cubos de diversos tamanhos. Lpis de cera, giz, pincis, tintas, lpis de cor, etc. Espelho grande na parede. Brinquedos sonoros. Caixas com orifcios. Embalagens diversas, vazias. Fantoches. Bolas, bonecas, brinquedos para brincar de casinha. Caixas de papelo de vrios tamanhos. Regador, brinquedos de puxar. Copos de plstico e potes de iogurte. Fichas com o nome dos alunos. Argolas coloridas. Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijo, milho, etc.) Brinquedos coloridos e sonoros. Instrumentos musicais. Painis com vrios estmulos para explorao. Papeis coloridos de texturas variadas. Revistas e revistas infantis. Massa plstica, lixas, etc. SUGESTES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL II TODAS AS ATIVIDADES DO MATERNAL I E AINDA: Oferecer revistas com figuras diversas, tanto conhecidas como novas ampliando seu conhecimento. Identificar objetos e animais incompletos, solicitando que identifique a figura como um todo. Rasgar folhas de revista e tentar juntar reconstruindo a figura. Fazer a chamada utilizando a ficha com o nome prprio permitindo que a criana reconhea o seu nome no conjunto dos demais. Oferecer livros ilustrados com pequenas histrias para as crianas manusearem.

Brincar com a criana associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc. Oferecer objetos concretos, estimulando-os a discrimin-los. Oferecer embalagens vazias para que a criana possa empilhar, enfileirar ou brincar livremente. Mostrar o livro de histria aps Ter lido, solicitando que aponte personagens. Proporcionar oportunidades de ouvir msicas clssicas e populares. Memorizar pequenos trechos de poemas, parlendas ou canes. Oferecer caixas de diversos tamanhos e formas, para a criana enfileirar para a menor ou encaixar uma dentro da outra. Oferecer lpis de cor, canetas, giz de cera, giz colorido e papis diversos para a criana rabiscar livremente, sem levar em conta a grafia do trabalho. Oferecer giz colorido para rabiscar no cho, no ptio e no quadro. Estabelecer e ler os combinados com a turma. Permitir que ela faa o reconto de pequenos trechos das histrias contadas pelo educador. Interagir com as crianas na hora da alimentao, dizendo o nome dos alimentos que lhes so oferecidos. Manusear revistas infantis e identificar alguns personagens. Rasgar, amassar, jornais e folhas de revistas, em seguida amass-los. Brincar com corda passando por cima e por baixo da mesma. Cantar acompanhando o ritmo com instrumentos ou objetos que produzem sons. Percorrer linhas diversas desenhadas no cho ( retas, curvas, sinuosas, etc.). Imitar sons, gestos sugeridos por um modelo. MATERIAIS PARA O MATERNAL II TODOS OS USADOS NO MATERNAL I E MAIS: Jogos diversos de montar e desmontar. Jogos de madeira e plsticos desmontveis. Massa de modelar e argila. Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc. Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc. Bolas de diversos tamanhos e cores. Casinha de boneca, corda. Jogos simples de completar figuras. Caixas de papelo de variados tamanhos. Quebra cabea simples.

SUGESTES DE ATIVIDADES PARA O BERRIO

Manusear livros de histrias ( pano ou de plstico). Manusear revista e revistas infantis Histrias vista das gravuras do livro ( histrias pequenas). Histrias contadas pelo educador com o apoio de fantoches. Fazer o reconto das histrias lidas ( professor) Apresentar papis de diferentes texturas para a criana amassar, rasgar, embolar.

Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe Oferecer canetas, lpis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente. Cantar ou recitar parlendas, poesias, msicas ou quadras, dando estmulos para que a criana antecipe aes. EX.: parabns pra voc. Espera-se que a criana bata palmas logo que comece a cano. Solicitar criana que antecipe gestos e aes as atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda. Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas. Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches. Registrar a rotina no quadro. Oferecer encartes ou carto com rtulos de produtos diversos para que a criana identifique. Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas. Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola. Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo. Soltar objetos dentro de uma caixa. Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodo, papel picado. Empurrar caixas de vrios tamanhos com os ps. Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc. Saltar pequenos obstculos. Bater bola no cho e agarrar em seguida. Encaixar blocos

You might also like