You are on page 1of 32

ENVIADO PELA COLEGA DO GRUPO PAIXO DE EDUCAR: LUCIA FONSECA

Este livro conta a histria de uma girafa que se sentia sozinha e triste. Todos da floresta eram gentis com ela, mas como era um tanto tmida, no tinha coragem de conversar com ningum, e ento comea a pensar que so os outros que no querem conversar com ela. Assim sendo, ela sai procura de um remdio para curar solido. Durante o seu caminho cidade, encontra vrios animais, que pedem para que ela no se demore muito, por que seno vo sentir sua falta. Ao chegar perto da estrada, que a levaria at a cidade, faz a grande descoberta, a de que no est sozinha e que tem AMIGOS que gostam e se importam com ela. Resolve voltar para casa, mas como j noite, e todos da floresta j dormem, consegue ajuda dos pequenos vaga-lumes, que com suas luzinhas brilhantes, iluminam o caminho de volta para casa. Foi a noite mais feliz da Girafinha, sonhou a noite toda com seus amigos. No dia seguinte resolveu fazer uma festa para todos os seus amigos. Girafinha Flor descobriu o remdio para curar a solido: AMIGOS! Voc gostaria de ver as atividades?

A girafinha flor faz uma descoberta - Presentation Transcript


1. PROFESSORA: ROSILENE SANTANA EDUCAO INFANTIL 2010 2. 3. Curiosidades sobre a girafa... 4. Ficamos sabendo coisas muito interessantes a respeito da girafa: originria do deserto de um continente chamado frica. um mamfero, possui plos no corpo, alimenta-se de folhas e frutos. Embora ela tenha um pescoo bem comprido, tem a mesma quantidade de vrtebras que um ser humano. 5. A girafa anda muito rapidamente e possui uma viso bastante aguada. Uma grande surpresa foi saber que a girafa dorme em p e ganha seu filhote da mesma forma. Vocs sabiam que o filhote j nasce com 2 metros? Ela senta apenas quando se sente insegura. 6. As manchas do seu corpo embora abundantes, nunca so iguais s outras. Descobrimos tambm algo que nos entristeceu: a girafa corre risco de extino! 7. Foi muito interessante e divertido pesquisar este animal que o maior do mundo. Foram muito legais nossas descobertas. Esperamos que todos que acessarem nosso blog possam aprender tanto quanto ns. Beijos! Professora e alunos!

8. A girafinha Flor faz uma descoberta Terezinha Casasanta Editora do Brasil 9. Um pouquinho do que fizemos... A turminha da Educao infantil encantou-se com a histria da Girafinha Flor. Todos participaram com entusiasmo quando a Girafinha fez a grande descoberta de que no estava doente e o que precisava era s de amigos. E sonhava com a felicidade. Cada criana desenhou o que mais gostou do livro. O sonho que cada uma delas tem e gostaria que se tornasse realidade. A maioria das crianas queriam brinquedos ou um cachorrinho de estimao. A aluna Helose (6 anos), desejou ter um ar livre e sem poluio. Fizemos pesquisas cientficas com a ajuda de alguns pais e escrevemos um texto coletivo com estas. As crianas confeccionaram mscaras de girafas com guache e outras com papel laminado picado. Na apresentao do nosso livro, alguns estaro usando mscaras de animais confeccionadas pela professora. Outros com a mscara da girafa. As crianas cantaro a msica "Era uma vez" (Sandy e Junior). Pois fala de um lugar encantado, amizade, possuir amigos de verdade e da felicidade de termos esse tesouro. Foi essa mensagem que a histria da Girafinha Flor nos deixou. 10. Algumas falas das crianas: Ela j tinha amigos e no sabia (Estr). 11. Descobriu que o remdio dela eram os amigos (David). 12. Fez uma festa quando descobriu que eles eram amigos dela (Davi). 13. Nunca se sentir sozinho porque tem amigos perto de voc (Helos

1 momento: Iniciar com a leitura do livro "GIRAFINHA FLOR FAZ UMA DESCOBERTA de Therezinha Casasanta para que as crianas faam o reconto coletivo. Este livro uma boa oportunidade para trabalhar a amizade e desenvolver a autonomia, a socializao e a expresso dos sentimentos.

SINOPSE: Este conta a histria de uma girafa que se sentia sozinha e triste. Todos da floresta eram gentis com ela, mas como era um tanto tmida, no tinha coragem de conversar com ningum, e ento comea a pensar que os outros que no querem conversar com ela. Assim sendo, ela sai a procura de um remdio para curar solido. Durante o seu caminho cidade, encontra vrios animais, que pedem para que ela no se demore muito, porque seno vo sentir sua falta. Ao chegar perto da estrada, que a levaria at a cidade, faz a grande descoberta, a de que no est sozinha e que tem amigos que gostam e se importam com ela. Resolve voltar para casa, mas como j noite, e todos da floresta j dormem, consegue ajuda dos pequenos vaga-lumes, que com suas luzinhas brilhantes, iluminam o caminho de volta para casa. Foi a noite mais feliz da Girafinha, sonhou a noite toda com seus amigos. No dia seguinte resolveu fazer uma festa para todos os seus amigos. Girafinha Flor descobriu o remdio para curar a solido: AMIGOS! Esta historinha d para trabalhar vrios assuntos com as crianas.

Quantas vezes, nos sentimos sozinhos, porque no percebemos as pessoas que esto ao nosso lado.

2 momento: Conversar na rodinha com as crianas sobre a amizade.


O que ser amigo? O que legal o amigo fazer? O que no legal o amigo fazer?

Registrar as respostas em um cartaz e expor na sala. Atividade em folha: Pedir s crianas que desenhem si prprias e seu melhor amigo. Fazer a tentativa da escrita do nome do amigo. 3 momento: Suco da Amizade A partir da observao das semelhanas e diferenas da laranja e da cenoura discutir sobre as caractersticas de cada fruta e perceber que, assim como as frutas, cada criana especial a seu modo; independente das diferentes caractersticas ou preferncias de cada uma, e que todos podemos e devemos ser amigos. 4 momento: Mural coletivo Procurar em revistas gravuras que simbolizam o ato de amizade.

Recursos Complementares
Livro de histria; Papel craft; Laranja e cenoura; Revistas

Avaliao
A avaliao ser contnua atravs das atitudes das crianas em sala de aula , no ptio, da escola, antes e depois de cada atividade proposta . No intuto de observar se os valores propostos e apresentados foram eventualmente assumidos.

Este livro conta uma histria muito linda.Girafinha Flor mesmo cheia de amigos sentise muito sozinha e resolve procurar um remdio que cure sua solido. Imagina que o que ela descobriu! Seu remdio estava bem pertinho, era seus amigos. Uma boa amizade um remdio maravilhoso. Autor: Casasanta, Therezinha Editora: Editora do Brasil

A girafinha flor faz uma descoberta - Presentation Transcript


1. PROFESSORA: ROSILENE SANTANA EDUCAO INFANTIL 2010 2. 3. Curiosidades sobre a girafa... 4. Ficamos sabendo coisas muito interessantes a respeito da girafa: originria do deserto de um continente chamado frica. um mamfero, possui plos no corpo, alimenta-se de folhas e frutos. Embora ela tenha um pescoo bem comprido, tem a mesma quantidade de vrtebras que um ser humano. 5. A girafa anda muito rapidamente e possui uma viso bastante aguada. Uma grande surpresa foi saber que a girafa dorme em p e ganha seu filhote da mesma forma. Vocs sabiam que o filhote j nasce com 2 metros? Ela senta apenas quando se sente insegura. 6. As manchas do seu corpo embora abundantes, nunca so iguais s outras. Descobrimos tambm algo que nos entristeceu: a girafa corre risco de extino! 7. Foi muito interessante e divertido pesquisar este animal que o maior do mundo. Foram muito legais nossas descobertas. Esperamos que todos que acessarem nosso blog possam aprender tanto quanto ns. Beijos! Professora e alunos! 8. A girafinha Flor faz uma descoberta Terezinha Casasanta Editora do Brasil 9. Um pouquinho do que fizemos... A turminha da Educao infantil encantou-se com a histria da Girafinha Flor. Todos participaram com entusiasmo quando a Girafinha fez a grande descoberta de que no estava doente e o que precisava era s de amigos. E sonhava com a felicidade. Cada criana desenhou o que mais gostou do livro. O sonho que cada uma delas tem e gostaria que se tornasse realidade. A maioria das crianas queriam brinquedos ou um cachorrinho de estimao. A aluna Helose (6 anos), desejou ter um ar livre e sem poluio. Fizemos pesquisas cientficas com a ajuda de alguns pais e escrevemos um texto coletivo com estas. As crianas confeccionaram mscaras de girafas com guache

e outras com papel laminado picado. Na apresentao do nosso livro, alguns estaro usando mscaras de animais confeccionadas pela professora. Outros com a mscara da girafa. As crianas cantaro a msica "Era uma vez" (Sandy e Junior). Pois fala de um lugar encantado, amizade, possuir amigos de verdade e da Flor nos deixou. 10. Algumas falas das crianas: Ela j tinha amigos e no sabia (Estr). 11. Descobriu que o remdio dela eram os amigos (David). 12. Fez uma festa quando descobriu que eles eram amigos dela (Davifelicidade de termos esse tesouro. Foi essa mensagem que a histria da Girafinha).

You might also like