You are on page 1of 8

Informtica para Concursos FERNANDO NISHIMURA DE ARAGO mediugorie@hotmail.

com

Edital disponvel em http://www.vunesp.com.br/tjsp1204/ Informtica (04) questes: sobre uso de correio eletrnico, preparo de mensagens (anexao de arquivos, cpias). Microsoft Word XP: estrutura bsica dos documentos, edio e formatao de textos, cabealhos, pargrafos, fontes, colunas, marcadores simblicos e numricos, e tabelas, impresso, ortografia e gramtica, controle de quebras, numerao de pginas, legendas, ndices, insero de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. Microsoft Excel XP: estrutura bsica das planilhas, conceitos de clulas, linhas, colunas, pastas e grficos, elaborao de tabelas e grficos, uso de frmulas, funes e macros, impresso, insero de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numerao de pginas, obteno de dados externos, classificao. Microsoft Windows XP: conceito de pastas, diretrios, arquivos e atalhos, rea de trabalho, rea de transferncia, manipulao de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interao com o conjunto de aplicativos Microsoft Office. Navegao Internet, conceitos de URL, links, sites, impresso de pginas. Correio Eletrnico O edital claro e simples. Sero questionados temas relacionados ao uso do correio eletrnico (cliente de e-mail e webmail), protocolos de uso do e-mail (SMTP, POP3, IMAP4), composio das mensagens com nfase para anexao de arquivos (extenses proibidas, tamanho dos anexos) e cpias (campos CC e CCO). Poder aparecer uma questo sobre o tema, e talvez esteja integrada com outro item do edital: Internet.

Introduo O correio eletrnico (popularmente conhecido como e-mail) tem mais de 40 anos de existncia. Foi um dos primeiros servios que surgiu na Internet, e se mantm atual at os dias de hoje. Nas empresas, a primeira ao de quase 90% dos empregados, checar o seu e-mail antes de iniciar o seu dia de trabalho. O edital no especifica qual tipo ser cobrado (webmail ou cliente de e-mail), e tambm no especifica os detalhes tcnicos que podero ser cobrados no concurso. Uso de correio eletrnico

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 1

Questes de Concursos
Prova: VUNESP - 2011 UNESP 01. Em relao ao endereo edu.carlos@fazenda.gov.br, os campos que, respectivamente, identificam o usurio e o ramo de atividade da sua empresa so a) carlos e edu. b) carlos e br. c) edu.carlos e br. d) edu.carlos e gov. e) fazenda e br. Prova: VUNESP - 2012 UNESP 02. Um sistema de correio eletrnico (e-mail) possui algumas pastas especficas para o armazenamento de mensagens. Por padro, as mensagens recebidas so armazenadas na pasta a) Correio. b) Origem. c) Rascunho. d) de Entrada. e) de Recebimento. 03. Na Internet, o servio de entrega de e-mails no qual a edio dos e-mails realizada com conexo ao servidor, denominado a) UDP. b) POP3. c) SNMP. d) SMTP. e) IMAP. Prova: VUNESP - 2012 IAMSPE 04. A mensagem a seguir, de correio eletrnico, est sendo enviada para

a) 1 destinatrio. d) 4 destinatrios.

b) 2 destinatrios. e) 5 destinatrios.

c) 3 destinatrios.

Prova: VUNESP - 2011 Fundao So Carlos 05. O IMAP (Internet Message Access Protocol) e o POP (Post Office Protocol) so servios de entrega de email da Internet. A diferena entre eles que, no IMAP a) as mensagens de e-mail so transferidas entre o computador local e o servidor. b) o principal modo de trabalho o denominado offline, ou seja, desconectado. c) pode-se manter backups da caixa de correio em computadores diferentes. d) todas as aes so realizadas localmente no computador em uso. e) todas as aes so realizadas no servidor por meio de um acesso remoto.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 6

Macros so pequenos programas criados dentro dos aplicativos do Microsoft Office para a automatizao de tarefas repetitivas. Modelos so arquivos criados no Microsoft Office para a padronizao de documentos criados. Os arquivos que contenham macros podem transmitir vrus de computador. O Office XP, ao contrrio do 2007/2010 no possui extenso especfica para documentos com macros ou modelos com macros.

Menu Arquivo
No Microsoft Word XP, permite acesso s configuraes sobre o documento atual, tratando de gerenciamento de arquivos. A opo Pesquisar do Word permite a localizao de arquivos nas pastas do computador local (Meu Computador) ou na rede que estiver compartilhada (Meus locais de rede). Gerenciamento do documento: Verses, configurar pgina, visualizar impresso, imprimir, propriedades. Em configurao de pgina encontramos as opes para margens, tamanho do papel, distncia do cabealho e rodap, orientao da pgina (retrato, paisagem), e margem medianiz. Em Propriedades encontramos as estatsticas do documento. O Word lista os ltimos 4 arquivos que foram abertos recentemente. Esta configurao modificvel em Ferramentas, Opes, Geral. O item Enviar para permite o envio do documento como anexo de uma mensagem de e-mail. O aplicativo de e-mail padro ser aberto (no Windows XP o Microsoft Outlook Express). No edital consta interao com o conjunto de aplicativos Microsoft Office um sinal de que o item Enviar para pode ser solicitado, caso tenha uma questo que integre Windows XP com Office XP na prova.

A atribuio de senhas realizada em Salvar como, Ferramentas, Opes de salvamento. Podemos definir uma senha de gravao (se o usurio no possuir, poder apenas ler o documento) ou uma senha de proteo (que impede a leitura e modificao do documento). O Word, em sua instalao padro, no capaz de abrir arquivos DOCX (criados pelo 2007/2010) ou arquivos PDF. necessrio a instalao de um plug-in (complemento) File Format Converter. A lista de documentos recentes, no Word, est no final do menu. So exibidos apenas 4 (na configurao padro), mas podemos mudar em Ferramentas, Opes para at 10.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 14

Informtica para Concursos FERNANDO NISHIMURA DE ARAGO mediugorie@hotmail.com Microsoft Excel XP: estrutura bsica das planilhas, conceitos de clulas, linhas, colunas, pastas e grficos, elaborao de tabelas e grficos, uso de frmulas, funes e macros, impresso, insero de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numerao de pginas, obteno de dados externos, classificao. Planilhas eletrnicas Microsoft Excel XP O edital claro. Mas no simples. Abrange desde a parte terica fundamental para o entendimento, passando pela parte prtica de frmulas e funes, at a programao de macros (para automao de tarefas). verdade que nunca apareceu questo sobre macros em concurso de nvel mdio, mas vai que... O restante o bsico do Office XP. Quem conhecer o Word, consegue resolver questes de menus e cones do Excel.

Introduo As planilhas de clculos so amplamente utilizadas nas empresas para as mais diferentes tarefas. Desde a criao de uma agenda de compromissos, passando pelo controle de ponto dos funcionrios e folha de pagamento, ao controle de estoque de produtos e base de clientes. Diversas funes internas oferecem os recursos necessrios para a operao. Conhecer os princpios bsicos do Excel mais importante do que conhecer os menus e cones (como aconteceu com o Microsoft Word XP).

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 30

Dica

Para criar rapidamente um grfico bsico a ser exibido em uma planilha de grfico separada, selecione os dados a serem usados no grfico e pressione ALT+F1 ou F11.

Microsoft Excel XP

Menu Arquivo
Possui as mesmas opes do Microsoft Word e tambm o item Salvar espao de trabalho (que poder ser parte de uma planilha, apenas).

Menu Editar
Possui as mesmas opes do Microsoft Word e tambm os itens Colar Especial/Transpor, usado para colar um contedo que est originalmente em linhas na forma de colunas (e vice-versa). E as opes para Excluir Planilha e Mover/Copiar planilha (que pode ter como destino a mesma pasta de trabalho ou outra diferente).

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 39

Backup Total Incremental Diferencial

Comentrio Todos os arquivos so copiados. Apenas novos arquivos, backup dirio. Somente novos arquivos e dados antigos alterados.

Detalhes Mais demorado Precisa de um backup total prvio.

O backup realizado devido a vrias razes das quais podemos destacar : -requisitos de negcio, -proteo contra falhas de hardware, -recuperao a desastres; -proteo contra falha da aplicao, -proteo contra o erro do usurio, -atingimento de especficos nveis de servio -requisitos legais.

Destino CD DVD BD HD DVD DAT

Comentrios Com at 700MB de capacidade, no pode ser ROM (Read Only Memory) Com 4.7GB, no pode ser ROM Com 25GB Com 15GB Fita magntica

Observaes +R, -R, R, +RW, -RW, RW +R, -R, R, +RW, -RW, RW BluRay Disc. Camada simples. Modelo entre DVD e BD, usado em aparelhos de TV que gravam a programao. Disco tico e rgido. Ainda usada por grandes empresas, capacidade de 72GB (ou mais).

Questes de Concursos
79. Assinale a alternativa em que os dois conjuntos de caracteres apresentados so aceitos no MSWindows XP, em sua configurao padro, como nomes de pasta ou arquivos. a) concurso%2011 candidato/2011 b) concurso&2011 candidato*2011 c) concurso*2011 candidato#2011 d) concurso/2011 candidato%2011 e) concurso#2011 candidato&2011

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 64

141. As teclas corretas a se pressionar simultaneamente para que seja exibida a caixa Localizar: e que seja possvel pesquisar por um texto em uma pgina so a) CTRL+F b) CTRL+S c) CTRL+L d) CTRL+B e) CTRL+A 142. Utilizando um navegador tpico para acessar uma pgina Web da Internet, deve-se informar o endereo ou o identificador da pgina desejada. Esse identificador conhecido como a) Host. b) Server. c) WWW. d) DNS. e) URL. 143. No ambiente de trabalho da Internet, a sequncia de caracteres http://www.saocarlos.sp.gov.br/ um exemplo de a) FTP. b) HTML. c) TCP. d) URL. e) UDP. 144. Analise as afirmaes a seguir, sabendo-se que essas dizem respeito aos recursos disponveis no programa Microsoft Internet Explorer 8, em sua configurao padro. I. A opo Atualizar do menu Arquivo faz com que a pgina que est sendo visualizada seja carregada novamente. II. O menu Favoritos permite armazenar os endereos dos sites da World Wide Web que o usurio visita com mais frequncia. III. O acionamento das teclas de atalho Shift e Home faz com que seja carregada a pgina inicial que foi definida para o programa. correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III. 145. Observe a figura.

Considerando a pgina web, visitada por meio do Internet Explorer 8, exibida na figura, tambm possvel executar a mesma ao do link indicado clicando sobre o Clique aqui com o boto secundrio do mouse e escolhendo a opo a) Imprimir destino. b) Salvar destino como. c) Copiar atalho. d) Recortar. e) Efetuar download agora.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 88

149. 150. 151. 152. 153. 154.

155. 156.

157.

158.

159. 160. 161.

162. 163.

164. 165.

segundo o local, poder deletar o contedo do campo de texto. A tecla F10 posiciona o cursor no primeiro item do menu, F2 no tem funo definida, e End posiciona no final do campo ou pgina. PageUp muda para a pgina acima na rolagem vertical da tela. Home posiciona no incio de um campo ou da pgina. Letra E. Letra A. Link ou hyperlink, alm do sublinhado, possui esta caracterstica visual. O cursor do mouse assume a forma de uma mo. Letra E. Letra B. Letra C. A opo Nova Janela abrir uma nova tela do Internet Explorer, enquanto que Nova Sesso abrir uma nova tela, descartando as configuraes anteriores. Letra E. O Flash um plugin (complemento) para navegadores exibirem contedo multimdia desenvolvido em Adobe Flash (FLV, por exemplo, formato de vdeo do Youtube). Hotbot no existe. Northern uma tcnica laboratorial, nada relacionado com informtica. Letra C. Letra E. A WWW no foi a primeira forma disponvel para troca de mensagens, sendo o BBS (precursor dos provedores de Internet) mais antigos. O termo download referente ao processo de transferncia de dados de um servidor para um cliente, onde quem faz o download o lado cliente (destinatrio). O site armazena qualquer tipo de informao, e pode armazenar mensagens indesejveis. Mas na forma como a alternativa C apareceu, est equivocado. E a linguagem de marcao UML... A linguagem para interpretao HTML... E URL o endereo intelegvel de um nmero IP. Letra B. O Microsoft Access um gerenciador de banco de dados do pacote Microsoft Office. O Microsoft Outlook Express o cliente de e-mail padro do Windows XP. O MSN Messenger 2011, que agora se chama Windows Live Messenger, um comunicador instantneo. E Mozilla Thunderbird um cliente de e-mail portvel, que pode ser instalado em diferentes sistemas operacionais. Letra D. Site no um protocolo. ORG.BR um DPN, assim como COM.BR e EDU.BR. Pop3 o protocolo para recebimento de mensagens pelo cliente de e-mail. HTML a linguagem de criao de pginas na Internet. Google, Altavista e Yahoo so empresas digitais, que oferecem mecanismos de pesquisa. Letra B. Tambm conhecido pela sigla DNS ou Servio de Nomes de Domnios. Letra B. Letra D. Browser sinnimo de navegador. ADSL uma tecnologia para transmisso de alta velocidade no padro xDSL que utiliza a linha telefnica convencional, adotado pela empresa Telefnica no Estado de So Paulo (servio Speedy). HTML a linguagem e http o protocolo, ambos para hipertexto. Modem o equipamento responsvel pela conexo com a linha telefnica, e provedor o site que prov acesso a Internet, servios (como e-mail), etc. Spider seria aranha, em ingls, talvez numa referncia grande teia de conexes (www). E Google a empresa que oferece o mecanismo de buscas de sites na Internet. Letra E. FTP um protocolo, mas para transferncia de arquivos. XML e HTML so linguagens. E web apenas o apelido da Internet. Letra B. Os sites visitados esto registrados na pasta Histrico. As pastas pessoal e mais visitados, no existem. A pasta Temporrio armazena cpia de todos os arquivos acessados, e a pasta Favoritos armazena apenas o que o usurio marcou como favorito. Letra E. Intitle:Concurso o Google ir procurar pginas que tenham a palavra concurso no ttulo de sua pgina. Letra A. Assim como no Windows 7, quando usamos a tecla Win seguida de um nmero para acessar o item da barra de tarefas, no navegador usamos a tecla Ctrl e o nmero da guia que desejamos acessar.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 94

You might also like