You are on page 1of 15

REPRESENTAO DESCRITIVA DE PARTITURAS: UM ESTUDO COM A BACHIANA BRASILEIRA N.

4 DE HEITOR VILLA-LOBOS1
Srgio Eduardo Silva de Caldas
Bacharel em Cincia da Informao e Biblioteconomia com Especializao em Gesto de Projetos, UNICAMP/Anhanguera Educacional, Campinas, SP

Resumo
Analisa o uso dos elementos constitutivos de partituras necessrios representao descritiva e o mtodo utilizado pelo servio de tratamento da informao. Apresenta-se inicialmente a fundamentao terica sobre a representao descritiva, descrevendo suas teorias, seus conceitos e importncia do assunto para o contexto do trabalho, ainda nessa parte, so apresentadas descries sobre as regras de catalogao e formato MARC. Elegeu-se analisar a representao descritiva da partitura da obra Bachiana Brasileira n. 4 de Heitor Villa-Lobos e em seguida apresenta-se uma relao de equivalncia entre os elementos constitutivos da partitura e as reas de catalogao com base nos respectivos modelos dos registros bibliogrficos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Biblioteca Nacional (BN), sobretudo apresentando aspectos relacionados aos pargrafos descritivos e recuperveis, sob a tica do profissional da informao. Debate-se a adequao do uso dos elementos das partituras nos registros bibliogrficos categorizando os elementos de acordo com o captulo 5 da AACR2. Sobre a anlise dos registros bibliogrficos no formato MARC, de acordo com o olhar do profissional da informao considera-se satisfatria a descrio dos elementos e conclui-se apresentando resultados da pesquisa.

Palavras-Chave: Catalogao - Partituras. Msica - Documentao. Catalogao Descritiva


- Normalizao. Documentao musical. MARC.

Abstract
Analyzes the use of scores components needed to make its descriptive representation and the method used by the processing information service. At first, it presents the theoretical foundation of descriptive representation, describing its theories, concepts and the importance of this issue in the works context. Description of cataloging rules and MARC format are also presented in this part. Chose to analyze the descriptive representation of Bachiana Brasileira n. 4 of Heitor Villa-Lobos score, and then, presents an equivalence relation between the elements of the score and the areas of cataloging, based on the respective models of bibliographic records from the State University of Campinas (UNICAMP) and the Brazilian National Library (BN), especially the aspects related to presenting descriptive and retrievable paragraphs, from the perspective of information professionals. Discuss the appropriateness of use of music elements in bibliographic records categorizing the elements according to Chapter 5 of AACR2. As for the analysis of bibliographic records in MARC format, according to the view of the information professional, the description of elements is considered satisfactory and concludes by presenting the results of the research.

Pesquisa realizada para redao de Trabalho de Concluso de Curso de Bacharel em Cincia da Informao com Habilitao em Biblioteconomia na Pontifcia Universidade Catlica de Campinas (Puc-Campinas).

Keywords: Cataloging - Scores. Music - Documentation. Descriptive Cataloging Standardization. Musical Documentation. MARC.

1 Introduo
Este trabalho teve como propsito geral mostrar o relacionamento de duas reas um tanto distintas, como a Cincia da Informao e a Msica, mas, quando se trata de organizao e recuperao de documentos musicais, ou seja, o tratamento informacional de partituras2, mostrou-se claramente a necessidade da interdisciplinaridade entre as duas reas, pois trata-se de um documento especificamente musical gerado em grande escala pela sua rea, ocupando um importante papel em todo o contexto musical. A msica no Brasil sempre teve uma grande importncia para a sociedade, sempre presente em todos perodos histricos. Na concepo de Frana (1962 apud CARDOSO, 1996, p. 6), toda a investigao do passado brasileiro, no tempo e no espao, estabelece no s a presena, mas ainda, no raro, a intensidade das manifestaes musicais do nosso povo. A partitura considerada pelos especialistas em msica um elemento fundamental para o trabalho e pesquisa, pois constitui-se de informaes alm do autor e ttulo, outros contedos de grande importncia, tais como: instrumentos musicais, tipo de composio, poca, arranjadores e ritmos, diz Cardoso (1996, p. 8). O objetivo da pesquisa foi a anlise dos modelos de registros bibliogrficos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Biblioteca Nacional (BN) da Bachiana n.4 de Heitor Villa-Lobos, levando em considerao as regras de catalogao AACR e o formato MARC. O foco principal do estudo consistiu na avaliao do mtodo utilizado pelo servio de tratamento da informao. A pesquisa foi dividida nas seguintes partes: inicialmente a representao descritiva, descrevendo suas teorias, seus conceitos e importncia do assunto para o contexto do trabalho, ainda nesta parte, foi apresentada uma descrio sobre as regras de catalogao e do formato MARC. Na seqncia, foi apresentado uma breve biografia do compositor Heitor Villa-Lobos, sobre as Bachianas Brasileiras e a importncia do compositor e sua obra para a projeo da msica brasileira no exterior. Na anlise e discusso dos dados fez-se uma prvia descrio da obra musical em seguida apresentada a equivalncia dos elementos com as reas da catalogao seguidos dos conceitos das reas de catalogao. Com base nos elementos identificados e nas reas de catalogao foram analisados e discutidos o uso dos elementos nos registros bibliogrficos.

2 Representao Descritiva
Denomina-se a catalogao como representao do item, no se tratando apenas de um trabalho mecnico. At pouco tempo, a catalogao era vista como uma tcnica de elaborar catlogos, ou seja, considerava-se um trabalho simples e limitado. Com o tempo a tcnica de catalogar conquistou status e importncia para a rea, principalmente quando se busca qualificar o servio de recuperao da informao. Para Mey (1995, p. 5), a catalogao um estudo, preparao e organizao de mensagens codificadas, com base em itens existentes ou passveis de incluso em um ou vrios acervos, de forma a permitir interseo entre as mensagens contidas nos itens e as mensagens internas dos usurios. Pensando na representao descritiva como um todo, nota-se que uma nobre tcnica
2

Materiais grficos contendo notaes impressas ou manuscritas, que mostram a totalidade das partes de uma composio musical. (MANNIS, 2005).

de relacionamentos de itens. Segundo Mey (1995, p. 6) a riqueza da catalogao repousa nos relacionamentos entre os itens, estabelecidos de forma a criar alternativas de escolha para os usurios. O conceito de Cruz sobre a catalogao consiste em:
Tcnica que estuda a forma de registro da unidade documentria. Por unidade documentria compreende-se o documento bibliogrfico (livro, folheto, tese, patente, peridico etc.) e no bibliogrfica ou especial (mapa, filme, dispositivo, disco, fita gravada, micro forma etc.). (CRUZ, 1994, p. 87).

Entende-se que representao descritiva a organizao lgica de catlogos de bibliotecas e bibliografias sem restrio alguma a qualquer tipo de suporte. Na concepo de Siqueira (2003, p. 37) a catalogao uma forma de representao sucinta e padronizada de um item documentrio. apresentado por Siqueira (2003, p. 31) em sua dissertao o seguinte:
A descrio padronizada de um documento de forma resumida, que amplia as formas de acesso de maneira que o documento possa ser localizado propiciando sua recuperao, identificao e a disseminao da informao contida nele, e ainda tornando o item documentrio nico caracteriza o processo ou objetivo da catalogao.

A catalogao pode ser efetuada nos mais diversos tipos de suportes, como por exemplo, papiro, madeira, CD-ROM, fita magntica, vinil, partitura e outros. Com o objetivo principal de representar descritivamente um documento, este trabalho deve individualizar os itens, de forma que no sejam confundidos entre si, reunir itens por suas semelhanas, estabelecendo relaes entre si, e finalmente, permitir a localizao de um item especifico em acervo determinado. (MEY, 1995, p. 38). Para a execuo deste trabalho, Siqueira (2003, p. 31) afirma que a catalogao exige que a instituio gaste recursos financeiros, tempo e recursos humanos, especializados, num processo s vezes repetitivo que deveria ser feito uma nica vez. Se o seguinte trabalho no for executado de forma criteriosa por profissionais especializados, pode gerar retrabalhos, o que significa mais custo para a instituio. A viso de Cutter vai mais alm (apud MEY, 1986, p.24) quando diz que a catalogao uma arte, no uma cincia, o mesmo para Osborn (MEY, 1986, p. 24) quando diz que a representao descritiva uma arte, e como arte uma tcnica. Com base nas definies trazias pelos autores, Mey (1986) aborda a seguinte concluso:
A catalogao pode ser considerada arte ou tcnica, certamente no uma cincia. Da impreciso entre o original e o mecnico, deduz-se no ter ainda a catalogao encontrado uma perspectiva prpria. Consiste em descrever documentos [...], em elaborar documentos, criar, catlogos. Como o catlogo um produto de catalogao, seria o mesmo que definir a engenharia como tcnica de fabricar engenhos. Ou seja, um processo sem vida e estrutura prpria.

Pode se dizer que a catalogao ao longo da evoluo conseguiu consolidar-se como uma das funes mais importantes na rea da biblioteconomia, considerando-se um trabalho altamente especializado, requerendo perfeio para que bibliotecas ou unidades de informao possam exercer esta funo, que representar seu acervo por meio da ampliao das formas de um documento, viabilizando atividades e processos de localizao de documentos e informaes.

2.1 Regras para catalogao - AACR


O AACR foi desenvolvido sob a responsabilidade da American Library Association (ALA), Library of Congress (LC), Library Association (LA) e Canadian Library Association (CLA). A partir da sua criao o cdigo passa por algumas atualizaes, como por exemplo, o Cdigo Anglo-Americano 2 (AACR2), sua segunda edio, e na seqncia a sua reviso. Explica Cruz (1994, p. 97) que:
O propsito de traduo, para o portugus, do que, a rigor, seria uma 3 edio do cdigo [...] mas, de qualquer forma, est ela difundida tambm no Brasil e, certamente, dentro de mais algum tempo haver manifestaes de opinies dos especialistas sobre sua aplicao s necessidades das bibliotecas brasileiras.

O AACR constitui-se de regras para catalogao que compem a descrio de um item bibliogrfico. Segundo Furrie (2000, p.11), o AACR rege as regras dos itens de catalogao como: ttulo, meno de responsabilidade, edio, informao especfica sobre o material, informao sobre publicao, descrio fsica, srie, notas e nmeros padronizados. Considera-se uma obra complexa, cujo objetivo o uso de regras uniformes para a representao de diversos tipos de documentos ou materiais, mas, em contraponto, o cdigo tambm permite sobre qualquer problema de catalogao ser solucionado de maneiras diversas, de acordo a necessidade.

2.2 Formato MARC


Machine Readable Cataloging Record (MARC) um registro catalogrfico legvel por computador. Segundo Furrie (2000, p.11) um registro catalogrfico composto de descrio de um item, entrada principal e as entradas secundrias, cabealhos de assuntos, classificao ou nmero de chamada. (Em geral, um registro MARC contm muitas outras informaes adicionais). Este formato foi desenvolvido e mantido pela US Library of Congress (Biblioteca do Congresso Norte Americano), que padroniza a representao descritiva automatizada dos acervos bibliogrficos, e tem sido considerado um padro de nvel internacional. A finalidade do MARC segundo Barbosa (1978, p. 202 apud SIQUEIRA, 2003, p. 41) no consiste em apenas:
Facilitar a circulao dos dados catalogrficos [...] usando apenas uma linguagem comum em um sistema de informao to flexvel que se preste as mais diversas exigncias de apresentao formal de documentos, consiste, tambm, numa tentativa mais funcional da anlise das unidades de informao contidas numa ficha catalogrfica, permitindo control-las e recuper-las o mais rapidamente possvel.

O uso do padro MARC evita duplicar o trabalho e permite melhor compartilhamento de recursos bibliogrficos entre unidades de informao, fazendo com que as unidades adquiram dados catalogrficos previsveis e confiveis, possibilitando tambm a leitura dos dados por computadores e por pessoas. A automao dos registros para Mey (1986, p. 6) um valioso auxlio s bibliotecas, pois elimina diversas tarefas repetitivas, facilita procedimentos administrativos, aumenta a potencialidade dos catlogos, se adequadamente utilizadas. Mas isto no a torna a soluo definitiva aos problemas da catalogao. Nada mais do que um canal fsico gil e potente. Um sistema automatizado pode proporcionar unidade de informao reduo de custo, tempo, recuperao e o compartilhamento de informaes j catalogadas. A histria
4

mostra o interesse dos profissionais para com a automao dos servios, cuja trajetria consiste nos seguintes aspectos:

3 A Msica de Heitor Villa-Lobos


A msica um fenmeno vivo da criao de um povo. O genial autor desta citao Heitor Villa-Lobos, um dos artistas brasileiros mais conhecido no mundo. Foi compositor erudito, bebeu tambm das fontes populares para criar uma obra universal. Tuhu, como era chamado pela famlia, nasceu em 5 de maro de 1887 no Rio de Janeiro, filho do casal Raul e Nomia Villa-Lobos. O artista teve uma vida rica de acontecimentos importantes, representando a mistura de toda cultura brasileira, desde criana viajava muito com a famlia, o que certamente impulsionou o seu o contato com o folclore musical brasileiro, universalizados em suas obras, isto evidencia que:
Villa-Lobos comeou a compor cedo, e desde 1910 publicava suas primeiras e despretensiosas pequenas peas. Entre as viagens que efetuava nos vrios estados do pas, estudava harmonia no Instituto Nacional de Msica; mas como era de um esprito inquieto e curioso, aceitava mal a obrigao das regras. (SCHIC, 1989, p. 37).

Por meio de muita crtica e dificuldade de reconhecimento de seu gnio musical no Brasil, Villa-Lobos conquista um grande espao no mundo artstico, compe um grande nmero de obras de altssima qualidade. O compositor carrega o Brasil em sua msica, atravs da representao do folclore brasileiro e dos sons da natureza, sem deixar de lado a intelectualidade, capacidade de produzir msica erudita, este talento musical fez com que Villa-Lobos se tornasse um compositor muito a frente dos contemporneos. Em fevereiro de 1922 acontece no Teatro Municipal de So Paulo a Semana da Arte Moderna, promovida por um grupo de intelectuais do pas, sendo eles: escritores, poetas e artistas. Segundo Kiefer (1986, p. 67), para a vida literria do pas esta foi uma semana histrica, l estavam presentes os principais artistas, como: Graa Aranha, Guiomar Novaes, Brecheret, Ronald de Carvalho, Oswald de Andrade, Mrio de Andrade, Guilherme de Almeida, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Heitor Villa-Lobos e outros. A Semana da Arte Moderna no foi, isto sabido, o incio do movimento modernista, mas to somente seu instante de detonao. O comeo das tendncias modernista deve ser procurado em acontecimentos artstico-literrios anteriores em alguns anos. (KIEFER, 1986, p. 68). Como representante da msica brasileira Villa-Lobos participa do lanamento do Modernismo, com sua msica o compositor expe as caractersticas da msica brasileira, atravs da manifestao musical produzida por um indivduo nacionalizado. Em 17 de novembro de 1959 falece o genial compositor Villa-Lobos, aps ser vtima de uma enfermidade durante 11 anos. Segundo Messiaen (apud PALMA; CHAVES JNIOR, 1971, p. 9) o grande Villa-Lobos foi o maior compositor do sculo XX, o mesmo para Schic (1989, p. 166) quando diz que em Villa-Lobos ns temos realmente a impresso de uma nova linguagem. Se pudssemos perguntar ao prprio compositor de onde provm esta linguagem, ele, certamente responderia do meu povo e do meu pas, o que corresponde sua resposta famosa: o folclore, sou eu.

3.2 De Bach a Bachiana: Bachianas Brasileiras


As "Bachianas Brasileiras" trata-se de um conjunto de nove peas compostas por Villa-Lobos no perodo de 1930 e 1945, e fornecem atualmente grande subsdio para entender
5

a influncia de Bach e da cultura popular nacional sobre o msico. O compositor usava como fonte de inspirao desde o canto de um pssaro existente na Amaznia at a influncia do chorinho. Em 1930 iniciou-se a terceira e importantssima fase produtiva de Villa-Lobos, a fase da criao villalobiana ou era das Bachianas Brasileiras. Segundo Villa-Lobos (apud PALMA; CHAVES JNIOR, 1971, p. 11) as Bachianas foram frutos da constante familiaridade com a grandiosa obra do compositor alemo Johann Sebastian Bach (16851750), e tambm na espontnea afinidade do ambiente harmnico, contrapontstico e meldico, como uma das principais modalidades da msica folclrica do Nordeste do Brasil. Alm da Influncia da natureza, da convivncia com os ndios, do contato com os chores do Rio de Janeiro, o mestre tambm estudou msica universal. Villa-Lobos em particular, foi um grande admirador das obras de Bach, usando-as como grande fonte de inspirao para a criao das Bachianas, com base neste que o genial compositor fundiu a msica erudita com a diversidade da msica popular brasileira. Dentre as obras de Villa-Lobos, a principal composio consiste nas Bachianas Brasileiras, [...] o grande monumento da musica de nossa terra. Somente o gnio fabuloso de Villa-Lobos seria capaz de aplicar a tcnica contrapontstica de Bach ao folclore brasileiro, obtendo notvel xito. (PALMA; CHAVES JNIOR, 1971, p. 11). As obras-primas podem ser divididas em trs perodos, contendo trs Bachianas em cada um. As Bachianas n.1, 2 e 4, fazem parte do primeiro perodo, obras iniciadas em 1930, as Bachianas n.3, 5 e 6, pertencem ao segundo perodo, obras iniciadas em 1938 e as Bachianas n.7, 8, e 9, so contedos do terceiro perodo, obras compostas entre 1942 a 1945. evidente a profundidade da influncia de Villa-Lobos sobre as obras do compositor alemo e sua capacidade de relacionar com os elementos da msica brasileira, a ponto de transform-lo em um s todo, pois isto justifica a importncia do compositor para a msica brasileira.

3 Notao Musical
No incio do segundo milnio acontece um fato importantssimo para a histria da msica, a evoluo da escrita musical. Na antiga Grcia, adotava-se a notao literal, designando as notas pelas letras do alfabeto grego (alfa, beta, gama). J durante a Idade Mdia as notas foram substitudas pelas letras do alfabeto latino (A,B,C). Segundo Bennet (1990, p. 9):
Os monges medievais foram os primeiros a escrever e a indicar em linhas horizontais os sons com suas respectivas alturas. Inicialmente, usaram uma nica linha. Mais tarde, outras foram acrescentadas formando uma pauta, possivelmente, de quatro, cinco seis ou at mesmo de oito linhas. Destas evolues se d o surgimento da partitura,

Entre o varivel nmero de linhas, acabou sendo aceito a pauta com cinco linhas; conclui-se que esta tinha mais utilidade por proporcionar uma leitura mais fcil. De acordo com Zampronha (2000, p. 22), esta notao vai gradativamente sendo substituda pela notao tradicional (equivalendo forma alfabtica da escrita verbal). A notao tradicional ir assumir sua forma mais caracterstica somente no sculo XVIII. Atualmente a notao musical consiste em cdigos que registram de forma escrita, sons, idias musicais. Basta algum que conhea as regras desse cdigo para que seja restituda a informao codificada atravs da escrita musical. Ressalta Zampronha (1990, p. 13) que com base neste contexto a notao no vai alm de um recurso que serve para registro e consequentemente para comunicao da informao musical.
6

A partir das evolues, surge ento a partitura, vista por muitos como um simples documento que contm cdigos secundrios, no efetivamente a msica que nela est registrada, porm ocupa um importantssimo papel na rea musical, que restituir a msica que nela est representada, possibilitando a reinterpretao da msica de um determinado tempo e local em outra poca. Conforme Mannis (2005 apud CASTRO, 2006), a partitura um material grfico, contendo notaes impressas ou manuscritas, representando a totalidade ou partes de uma msica, bem como apresentando indicaes para sua execuo. A partitura constitui-se de diversas informaes alm do ttulo e autor, como: instrumentos que compem a formao, tipo de composio, poca, copista, arranjador entre outras. A complexidade da interpretao deste documento com foco no tratamento informacional se d pelo fato da maior parte das informaes no estarem evidentes, o que torna o tratamento e a organizao mais limitada. O tratamento desta informao limitado, com exceo do ttulo e autor, as outras informaes no esto em evidncia e sim implcitas na partitura, o que torna necessrio o conhecimento musical para a extrao dos elementos constitutivos da partitura.

4 Materiais e Mtodos
Considerando que a pesquisa teve como foco o estudo exploratrio documental utilizando o mtodo qualitativo, serviu de estrutura para analisar a representao descritiva de partituras, realizada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pela Biblioteca Nacional (BN). Analisou-se de forma sucinta a representao bibliogrfica destes documentos, verificando-se a qualidade do servio diante das dificuldades de interpretao de partituras.

4.1 Procedimentos de Anlise


A documentao escolhida para anlise compreende na Bachiana Brasileira n. 4 de Heitor Villa-Lobos. Para a seleo dos dois modelos de registros bibliogrficos analisados, usou-se os seguintes critrios: escolher registros bibliogrficos de instituies que possuem processos de tratamento informacional de partituras semelhantes, como: formato MARC e aplicao da AACR. Sendo assim foi determinado o uso do modelo do registro bibliogrfico da UNICAMP, pois trata-se de uma instituio que possui um considervel acervo de partituras, usurios deste material e o compromisso em trat-las de acordo com as regras biblioteconmicas, considerando tambm o ponto de vista do especialista em msica. Do outro lado selecionou-se o modelo do registro bibliogrfico da BN, pois de grande valia enfatizar que se trata de uma biblioteca depositria, possui uma grande histria, levando o carter de representar as bibliotecas em mbito nacional. Os registros bibliogrficos foram extrados das bases de dados on-line das duas instituies, o que facilitou a coleta do material para pesquisa.

5 Anlise e Discusso dos Dados 5.1 Registros Bibliogrficos da Bachiana Brasileira n. 4


008 043 045 090 060524t1941 bl zzaef|s | | por|d \a s-bl--\a x0x9 \a E-775 \b V711b

Ttulo e responsabilidade

100 245
Edio 254 260 300 500 500 500 500 500 505 Publicao e distribuio 590 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 697 Notas 852 856 949

1 1 0

\a Villa-Lobos, Heitor, \d 1887-1959. \a Bachianas brasileiras n.4 \h [msica] : \b para instrumentos de corda / \c Heitor Villa-Lobos. \a Partitura geral (grade), reproduo do manuscrito do autor. \a [Rio de Janeiro]: \b s.n, \c 1941. \a 1 partitura (71p.) ; \c 32cm. \a Formao abrev: orq-cds(vln.vln2.vla.vlc.cb) \a Formao: orquestra de cordas. \a Data de composio: 1941 \a Dedicatria: Dedicado a Tomas Teran, a Jose Vieira Brando, a Sylvio Salema. \a Nmero de performers: 016 \a Notas de Conteudo: Preludio (Introduo). - Coral (Canto do serto). Aria (Cantiga). - Dansa (Miudinho) \a Projeto Petrobras. \a Musica \z Brasil \y Sec. XX. \a Musica \z Brasil \y 1940-1949. \a Musica instrumental. \a Musica de Camara. \a Musica orquestral. \a Musica para grupo instrumental. \a Grupo instrumental (Musica) \a Grupo de camara (Musica) \a Orquestra (Musica) \a Musica para grupo de camara. \a Musica para orquestra de camara. \a Musica para orquestra. \a Orquestra de camara (Musica) \a Orquestra de cordas (Musica) \a Musica para orquestra de cordas. \a n.perf.016, (pequena formao), musica de camara, grupo instrumental orquestra de cordas de camara01(orquestra de camara01- orquestra de cordas01 - orquestra01), cordas16{cordas com arco16} \b 000800005 \h E-755 V711b \z 1120003597 \u http://143.106.108.14/denis/ \a 3597 \b IA

Apresentao musical

0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4

Descrio fsica

Srie

Figura 1. Registro Bibliogrfico da UNICAMP - rea de Ttulo e responsabilidade


Nmero normalizado 008 082 092 990607s por \a M780 \a Vermelho

100 245
260 300 500 505 505 505 852 949

\a Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 \a Bachianas Brasileiras n. 4 \c Villa-Lobos


\a New York \b Ricordi \c c1953 \a partit. de bolso (71p.) \a Partitura \a I. Preludio (Introducao) \a II. Coral (Canto do sertao) \a III. Aria (Miudinho) \a MAS \a 287.612

Figura 2. Registro Bibliogrfico da BN - rea de Ttulo e responsabilidade

Como apresentam as Figuras 1 e 2, ambos os registros contemplam igualmente os elementos correspondente a rea de ttulo e responsabilidade, vale ressaltar que a Figura 1

adiciona ao pargrafo 245 o subcampo \h, caracteres que delimitam o meio fsico do material.
008 043 045 090 100 245 060524t1941 bl zzaef|s | | por|d \a s-bl--\a x0x9 \a E-775 \b V711b 1 \a Villa-Lobos, Heitor, \d 1887-1959. \a Bachianas brasileiras n.4 \h [msica] : \b para instrumentos de corda / \c Heitor 1 0 Villa-Lobos. -

Ttulo e responsabilidade

254
Edio 260 300 500 500 500 500 Apresentao musical 500 505 590 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 697 852 856 949 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4

\a Partitura geral (grade), reproduo do manuscrito do autor.


\a [Rio de Janeiro]: \b s.n, \c 1941. \a 1 partitura (71p.) ; \c 32cm. \a Formao abrev: orq-cds(vln.vln2.vla.vlc.cb) \a Formao: orquestra de cordas. \a Data de composio: 1941 \a Dedicatria: Dedicado a Tomas Teran, a Jose Vieira Brando, a Sylvio Salema. \a Nmero de performers: 016 \a Notas de Conteudo: Preludio (Introduo). - Coral (Canto do serto). - Aria (Cantiga). - Dansa (Miudinho) \a Projeto Petrobras. \a Musica \z Brasil \y Sec. XX. \a Musica \z Brasil \y 1940-1949. \a Musica instrumental. \a Musica de Camara. \a Musica orquestral. \a Musica para grupo instrumental. \a Grupo instrumental (Musica) \a Grupo de camara (Musica) \a Orquestra (Musica) \a Musica para grupo de camara. \a Musica para orquestra de camara. \a Musica para orquestra. \a Orquestra de camara (Musica) \a Orquestra de cordas (Musica) \a Musica para orquestra de cordas. \a n.perf.016, (pequena formao), musica de camara, grupo instrumental orquestra de cordas de camara01(orquestra de camara01- orquestra de cordas01 orquestra01), cordas16{cordas com arco16} \b 000800005 \h E-755 V711b \z 1120003597 \u http://143.106.108.14/denis/ \a 3597 \b IA

Publicao e distribuio

Descrio fsica

Srie

Notas

Figura 3. Registro Bibliogrfico da UNICAMP - rea de Apresentao musical


008 082 092 100 245 260 300 990607s por \a M780 \a Vermelho \a Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 \a Bachianas Brasileiras n. 4 \c Villa-Lobos \a New York \b Ricordi \c c1953 \a partit. de bolso (71p.)

Nmero normalizado

500
505 505 505 852 949

\a Partitura
\a I. Preludio (Introducao) \a II. Coral (Canto do sertao) \a III. Aria (Miudinho) \a MAS \a 287.612

Figura 4. Registro Bibliogrfico da BN - rea de Apresentao musical

Observa-se pela Figura 3, que o elemento apresentado no pargrafo 254 de forma detalhada, j na Figura 4, o mesmo elemento apresentado no pargrafo 500, como notas do compositor.
9

Ttulo e responsabilidade

008 043 045 090 100 245 254

060524t1941 bl zzaef|s | | por|d \a s-bl--\a x0x9 \a E-775 \b V711b 1 \a Villa-Lobos, Heitor, \d 1887-1959. \a Bachianas brasileiras n.4 \h [msica] : \b para instrumentos de corda / \c Heitor 1 0 Villa-Lobos. \a Partitura geral (grade), reproduo do manuscrito do autor.

260
Edio 300 500 500 500 500 Apresentao musical 500 505 590 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 697 852 856 949 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4

\a [Rio de Janeiro]: \b s.n, \c 1941.


\a 1 partitura (71p.) ; \c 32cm. \a Formao abrev: orq-cds(vln.vln2.vla.vlc.cb) \a Formao: orquestra de cordas. \a Data de composio: 1941 \a Dedicatria: Dedicado a Tomas Teran, a Jose Vieira Brando, a Sylvio Salema. \a Nmero de performers: 016 \a Notas de Conteudo: Preludio (Introduo). - Coral (Canto do serto). - Aria (Cantiga). - Dansa (Miudinho) \a Projeto Petrobras. \a Musica \z Brasil \y Sec. XX. \a Musica \z Brasil \y 1940-1949. \a Musica instrumental. \a Musica de Camara. \a Musica orquestral. \a Musica para grupo instrumental. \a Grupo instrumental (Musica) \a Grupo de camara (Musica) \a Orquestra (Musica) \a Musica para grupo de camara. \a Musica para orquestra de camara. \a Musica para orquestra. \a Orquestra de camara (Musica) \a Orquestra de cordas (Musica) \a Musica para orquestra de cordas. \a n.perf.016, (pequena formao), musica de camara, grupo instrumental orquestra de cordas de camara01(orquestra de camara01- orquestra de cordas01 orquestra01), cordas16{cordas com arco16} \b 000800005 \h E-755 V711b \z 1120003597 \u http://143.106.108.14/denis/ \a 3597 \b IA

Publicao e distribuio

Descrio fsica

Srie

Notas

Figura 5. Registro Bibliogrfico da UNICAMP - rea de Publicao e distribuio


008 082 092 100 245 990607s por \a M780 \a Vermelho \a Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 \a Bachianas Brasileiras n. 4 \c Villa-Lobos

Nmero normalizado

260
300 500 505 505 505 852 949

\a New York \b Ricordi \c c1953


\a partit. de bolso (71p.) \a Partitura \a I. Preludio (Introducao) \a II. Coral (Canto do sertao) \a III. Aria (Miudinho) \a MAS \a 287.612

Figura 6. Registro Bibliogrfico da BN - rea de Publicao e distribuio

Conforme as Figuras 5 e 6 verifica-se a apresentao de todos os elementos identificados na partitura referente rea de publicao.

10

Ttulo e responsabilidade

008 043 045 090 100 245 254 260

060524t1941 bl zzaef|s | | por|d \a s-bl--\a x0x9 \a E-775 \b V711b 1 \a Villa-Lobos, Heitor, \d 1887-1959. \a Bachianas brasileiras n.4 \h [msica] : \b para instrumentos de corda / \c Heitor 1 0 Villa-Lobos. \a Partitura geral (grade), reproduo do manuscrito do autor. \a [Rio de Janeiro]: \b s.n, \c 1941.

Edio

300
500 500 500 500

\a 1 partitura (71p.) ; \c 32cm.


\a Formao abrev: orq-cds(vln.vln2.vla.vlc.cb) \a Formao: orquestra de cordas. \a Data de composio: 1941 \a Dedicatria: Dedicado a Tomas Teran, a Jose Vieira Brando, a Sylvio Salema. \a Nmero de performers: 016 \a Notas de Conteudo: Preludio (Introduo). - Coral (Canto do serto). - Aria (Cantiga). - Dansa (Miudinho) \a Projeto Petrobras. \a Musica \z Brasil \y Sec. XX. \a Musica \z Brasil \y 1940-1949. \a Musica instrumental. \a Musica de Camara. \a Musica orquestral. \a Musica para grupo instrumental. \a Grupo instrumental (Musica) \a Grupo de camara (Musica) \a Orquestra (Musica) \a Musica para grupo de camara. \a Musica para orquestra de camara. \a Musica para orquestra. \a Orquestra de camara (Musica) \a Orquestra de cordas (Musica) \a Musica para orquestra de cordas. \a n.perf.016, (pequena formao), musica de camara, grupo instrumental orquestra de cordas de camara01(orquestra de camara01- orquestra de cordas01 orquestra01), cordas16{cordas com arco16} \b 000800005 \h E-755 V711b \z 1120003597 \u http://143.106.108.14/denis/ \a 3597 \b IA

Apresentao musical

500 505 590 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 697 852 856 949 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4

Publicao e distribuio

Descrio fsica

Srie

Notas

Figura 7. Registro Bibliogrfico da UNICAMP - rea de Descrio fsica

Nmero normalizado

008 082 092 100 245 260

990607s

por \a M780 \a Vermelho \a Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 \a Bachianas Brasileiras n. 4 \c Villa-Lobos \a New York \b Ricordi \c c1953

300
500 505 505 505 852 949

\a partit. de bolso (71p.)


\a Partitura \a I. Preludio (Introducao) \a II. Coral (Canto do sertao) \a III. Aria (Miudinho) \a MAS \a 287.612

Figura 8. Registro Bibliogrfico da BN - rea de Descrio fsica

Como nos mostram as Figuras 7 e 8, os dois modelos apresentam os elementos condizentes rea de descrio fsica.

11

Ttulo e responsabilidade

008 043 045 090 100 245 254 260 300

Edio

060524t1941 bl zzaef|s | | por|d \a s-bl--\a x0x9 \a E-775 \b V711b 1 \a Villa-Lobos, Heitor, \d 1887-1959. \a Bachianas brasileiras n.4 \h [msica] : \b para instrumentos de corda / \c Heitor 1 0 Villa-Lobos. \a Partitura geral (grade), reproduo do manuscrito do autor. \a [Rio de Janeiro]: \b s.n, \c 1941. \a 1 partitura (71p.) ; \c 32cm.

500 500 500


Apresentao musical

500 500 505 590


650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 650 697 852 856 949

0
4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4

\a Formao abrev: orq-cds(vln.vln2.vla.vlc.cb) \a Formao: orquestra de cordas. \a Data de composio: 1941 \a Dedicatria: Dedicado a Tomas Teran, a Jose Vieira Brando, a Sylvio Salema. \a Nmero de performers: 016 \a Notas de Conteudo: Preludio (Introduo). - Coral (Canto do serto). Aria (Cantiga). - Dansa (Miudinho) \a Projeto Petrobras.
\a Musica \z Brasil \y Sec. XX. \a Musica \z Brasil \y 1940-1949. \a Musica instrumental. \a Musica de Camara. \a Musica orquestral. \a Musica para grupo instrumental. \a Grupo instrumental (Musica) \a Grupo de camara (Musica) \a Orquestra (Musica) \a Musica para grupo de camara. \a Musica para orquestra de camara. \a Musica para orquestra. \a Orquestra de camara (Musica) \a Orquestra de cordas (Musica) \a Musica para orquestra de cordas. \a n.perf.016, (pequena formao), musica de camara, grupo instrumental orquestra de cordas de camara01(orquestra de camara01- orquestra de cordas01 orquestra01), cordas16{cordas com arco16} \b 000800005 \h E-755 V711b \z 1120003597 \u http://143.106.108.14/denis/ \a 3597 \b IA

Publicao e distribuio

Descrio fsica

Srie

Notas

Figura 9. Registro Bibliogrfico da UNICAMP - rea de Notas


Nmero normalizado 008 082 092 100 245 260 300 990607s por \a M780 \a Vermelho \a Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 \a Bachianas Brasileiras n. 4 \c Villa-Lobos \a New York \b Ricordi \c c1953 \a partit. de bolso (71p.)

500 505 505 505


852 949

\a Partitura \a I. Preludio (Introducao) \a II. Coral (Canto do sertao) \a III. Aria (Miudinho)
\a MAS \a 287.612

Figura 10. Registro Bibliogrfico da BN - rea de Notas

Nos dados descritos pela Figura 9 foram apresentados importantes elementos cujo aspecto so descritivos, enquanto a Figura 10, descreve elementos informativos, podendo facilitar a recuperao da informao.

12

reas da Catalogao

Elementos Constitutivos da Partitura


Ttulo principal Compositor

UNICAMP Bach. n.4

BN Bach. n.4

rea do ttulo e da indicao de responsabilidade

Subttulo Ttulo da parte Nmero da parte Ttulo equivalente

2 3

rea da edio rea para indicao de apresentao musical rea da publicao e distribuio Tipo de material Local de composio Data de composio Nmero de pginas Tipo de material

5 6

rea da descrio fsica rea da srie

Anotao Formao instrumental Ttulo da parte Data de composio


7

rea das notas

Nmero da parte Ttulo equivalente Instrumentao Copista Dedicatria Total de msicos

rea do nmero normalizado e das modalidades de aquisio

Quadro 1. Representao geral do uso dos elementos

Representa-se pelo Quadro 1, o uso de todos elementos identificados nas partituras, e como foram contemplados nos registros bibliogrficos. Cabe ressaltar que no foram contemplados ttulos das partes na rea de ttulos e responsabilidades, ampliando a possibilidade de recuperao. A rea de notas foi a que mais mostrou diferenas entre os registros.

13

6 Consideraes Finais
A anlise realizada neste estudo evidenciou fatos que contriburam com a qualidade do servio de representao descritiva de partituras. Sobre a anlise dos registros bibliogrficos, considerou-se a descrio dos elementos satisfatria de acordo com o olhar do profissional da informao. A leitura dos registros no formato MARC mostrou que cada instituio possui seu padro (modelo) de catalogao, mostrando que o modelo do registro da UNICAMP tem como caracterstica explorar a rea de notas, considerando todas as informaes implcitas e explcitas das partituras, as notas caso padronizadas e identificadas em campos especficos, adquirem um papel valiosssimo no registro, acrescenta Mey (2001, p.184). Vale lembrar o cuidado que o registro da UNICAMP tem em informar o contedo aos usurios atravs dos registros bibliogrficos on-line. O registro da BN apresentou-se sempre como um modelo de catalogao sucinta, descrevendo os elementos essenciais representao descritiva. O estudo tambm desvelou a necessidade de ambas instituies em explorar os recursos oferecidos pelo formato MARC, pois este oferece uma gama de recursos e combinaes de itens que viabilizam a recuperao da informao. Os registros analisados apresentaram fraquezas relacionadas ao uso adequado dos elementos nos registros. Como afirma MALAMAN (2010, p. 4), faz-se necessrio a relao intrnseca entre representao de documentos, porm, requer a adoo de padres. Neste processo, deve-se levar em conta as ferramentas de descrio e de intercmbio de registros bibliogrficos, mais especificamente as AACR2r e o formato MARC21. Ambos os registros no apresentaram o uso dos pargrafos de ttulos uniformes e ttulos da parte, pois so elementos do MARC que ampliam as possibilidades de recuperao, vez que na rea musical muito comum o ttulo da parte da obra ser mais conhecido do que o ttulo da obra toda, o que mostra claramente a possibilidade do uso do ttulo uniforme e do ttulo da parte na rea de ttulos e responsabilidades. 7 Referncias BENNET, R. Como ler uma partitura. Traduo: Maria Tereza de Resende Costa. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. 104 p. CARDOSO, I. V. Proposta de uma estrutura bsica de vocabulrio controlado de msica brasileira. Campinas: 1996, 145 f. Dissertao (Mestrado em Biblioteconomia) Centro de Cincias Sociais Aplicadas, Pontifcia Universidade Catlica de Campinas. CASTRO, M. L. N. D. Procedimento para catalogao de partituras. Campinas: UNICAMP, 2006. 16 f. CRUZ, A. da C. Representao descritiva de documentos: estudos de iniciao. Rio de Janeiro: FEBAB, 1994. 162 p. FURRIE, B. O MARC bibliogrfico: um guia introdutrio. Braslia: Thesaurus, 2000. KIEFER, B. Villa-Lobos e o modernismo na msica brasileira. Braslia: ILN Fundao Nacional Pr- Memria, 1986. 179 p. MALAMAN, N. T. F.; ZAFALON, Z. R. AACR2r e necessidades de usurios: o papel da representao na recuperao de partituras. In: XVI Seminrio de Bibliotecas Universitrias,
14

II Seminrio Internacional de Bibliotecas Digitais, 2010, So Conrado, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2010. MANNIS, Jos A. Adequao de estrutura de thesaurus para representar formao instrumental/vocal em mtodo de catalogao de documentao musical em formato Marc. In: CONGRESSO DA ANNPOM, 14, 2003, Porto Alegre. Anais... MEY, E. S. A. Elementos necessrios a representao bibliogrficas e a recuperao de registros sonoros. Perspectiva, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p.173-188, jul./dez. 2001. ______. Estudo analtico e conceitual da descrio bibliogrfica. Braslia, 1986. 194 f. Dissertao (Mestrado em Biblioteconomia) Universidade de Braslia. ______. Introduo catalogao. Braslia: Briquet de Lemos, 1995. 123 p. PALMA, E. da C.; CHAVES JNIOR, E. de B. As bachianas brasileiras de Villa-Lobos. Rio de Janeiro: Companhia Editora Americana, 1971. 190 p. SCHIC, A. S. Villa-Lobos o ndio branco. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1989. 202 p. SIQUEIRA, Marco Antnio. XML na Cincia da Informao: uma anlise do MARC21. Marlia: UNESP, 2003. 133 f. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao) Faculdade de Filosofia e Cincias, Universidade Estadual Paulista. ZAMPRONHA, E. S. Notao, representao e composio: um novo paradigma da escritura musical. So Paulo: Annablume, 2000. 288 p.

15

You might also like