You are on page 1of 6

Labsoft

ndice

Resumo de suportes com problemas em base de dados .......................................................... 2 Recomendaes de banco de dados ...................................................................................... 2 Uso de servidores dedicados com excelente desempenho ........................................................ 3 Banco de dados corrompidos em Interbase e Firebird.............................................................. 4 Sistema de backup confivel e constante............................................................................... 4 Sistema operacional estvel e muito bem configurado............................................................. 5 Instalaes eltricas adequadas e no break ........................................................................... 5 Infra-estrutura de rede confivel .......................................................................................... 6 Pessoal qualificado para manuteno .................................................................................... 6 Consideraes finais ........................................................................................................... 6

Softwares para Automao e Gesto de Laboratrios - Cali - Labsoft 2007 www.cali.com.br Como Evitar Problemas com Banco de Dados - Pgina 1 de 6

Labsoft
Resumo de suportes com problemas em base de dados Conforme grfico abaixo temos o histrico de bases de dados corrompidas durante os atendimentos de suporte tcnicos atendidos. A cada 100% de base de dados com problemas 85% so de Interbase Firebird, 10% Oracle e 5% SQL Server.

No caso de SQL Server foram suportes de auxlio a restaurao e backup e conexo com estaes cliente em instalaes. Oracle oferecia dificuldades de instalao, configurao e compatibilidades e Interbase e Firebird apresentava problemas com configurao em Linux, problemas srios causados em sua estrutura de dados e incompatibilidades com sistemas operacionais diferentes. Recomendaes de banco de dados

Devido a casos de sucesso, confiabilidade, experincia e ao histrico de suportes a Cali recomenda o uso do SQL Server 2000 com SPK 4 como banco de dados padro em um servidor dedicado e exclusivo.

Alm de todas

as qualidades do banco de dados SQL Server 2000 a documentao

constantemente atualizada e de fcil acesso.

Softwares para Automao e Gesto de Laboratrios - Cali - Labsoft 2007 www.cali.com.br Como Evitar Problemas com Banco de Dados - Pgina 2 de 6

Labsoft
Uso de servidores dedicados com excelente desempenho Ora, j que qualquer "travada" pode ter conseqncias no muito agradveis no seu banco de dados, instalar um servidor de banco de dados em um servidor dedicado com certeza uma tima escolha. No s pela segurana, mas tambm pelo ganho de desempenho, pois o servidor no precisa dividir seu processamento com mais ningum.

Recomenda-se que o servidor de banco de dados seja isolado do servidor de arquivos e internet para evitar a concorrncia e o excesso de I/O (Input e Output), gravao e leitura dos dados. Por esse motivo os servidores para banco de dados possuem controladora SCSI e discos de alta velocidade.

Recursos de memria RAM so indispensveis, pois ajudam o banco a ter mais recurso para guardar estatsticas de consultas e controle transacional. O processador no poderia ficar de fora, pois influencia diretamente em todo o conjunto.

Segue abaixo uma configurao de servidor de banco de dados de um de nossos clientes que investiram em infra-estrutura e esto colhendo o fruto sem nenhum problema de desempenho e segurana:

Sistema Operacional Windows 2000 ou 2003 Server com todos os SPK atualizados; Recomendamos o uso do SQL Server 2000 com SPK4

Requisitos Processador: Intel Pentium IV de 3.2 GHz Xeon; Memria: Mnimo exigido 2 GB de RAM DDR2 ECC; Disco Rgido 80GB controladora SCSI; Unidade de fita para Backup, 36 GB nativo, 72 GB compactado; Drive CD-ROM 52x; Gabinete com 02 fontes de energia em redundncia; Preferncia que os componentes (HD, fonte, etc.) possibilitam troca (hot-swap);

Softwares para Automao e Gesto de Laboratrios - Cali - Labsoft 2007 www.cali.com.br Como Evitar Problemas com Banco de Dados - Pgina 3 de 6

Labsoft
Banco de dados corrompidos em Interbase e Firebird Um dos grandes pontos fortes do Interbase e Firebird sempre foi a facilidade de instalao, configurao, uso e principalmente pelo fato de ser um servidor de banco de dados totalmente gratuito. Enquanto muitos bancos de dados comerciais necessitam de maior infra-estrutura o Interbase e Firebird possuem pouca configurao.

A aparente simplicidade no significa, no entanto, falta de recursos ou baixo desempenho, muito menos instabilidade.

No entanto, como qualquer outro software, o Interbase e Firebird est sujeito a todos os intempries da informtica, incluindo-se a as "travadas", quedas de energia, falhas de hardware, raios, invaso, etc. Sendo assim, necessrio que alguns cuidados sejam tomados para prevenir que perdas irreversveis ocorram. Seguem listadas algumas dicas de como diminuir a probabilidade de problemas com corrupo de banco de dados; Sistema de backup confivel e constante A primeira e melhor dica muitas vezes deixada de lado ou ignorada por usurios e profissionais de informtica e sem dvida nenhuma o melhor mtodo para se sair bem de um desastre.

muito importante manter cpias do banco de dados, sejam elas em forma de backups feitos atravs do GBAK(Ferramenta do Interbase e Firebird) ou uma simples cpia fsica do arquivo GDB. Lembrando de que para garantir a integridade do arquivo, devem-se encerrar todas as aplicaes que se conectam no servidor.

O mais indicado utilizar mdias de grande volume e de preferncia uma para cada dia da semana com cpia para deixar fora e outra dentro da empresa. Dessa forma se acontecer algo com a mdia da empresa ou ao setor que ela est ou at mesmo por sbito, pode-se utilizar a cpia externa como segurana adicional.

Outra atividade a ser realizada para aumentar o nvel de confiabilidade fazer testes com determinada periodicidade na recuperao de backup. Com isso pode-se garantir que o backup dirio est funcionando e confivel.
Softwares para Automao e Gesto de Laboratrios - Cali - Labsoft 2007 www.cali.com.br Como Evitar Problemas com Banco de Dados - Pgina 4 de 6

Labsoft
Sistema operacional estvel e muito bem configurado O Interbase e Firebird so um dos poucos servidores SQL que rodam em diversas plataformas e sistemas operacionais (Windows 9x, NT, 2000, Linux, HP UX, Solaris, etc.). Isso permite certa liberdade de escolha de que sistema operacional utilizar, levando-se em conta principalmente a estabilidade e a segurana.

A escolha do servidor de banco de dados de deciso de escolha do cliente e de responsabilidade de manuteno do mesmo. Basta lembrar de que cada sistema operacional tem suas vantagens e desvantagens de custo e beneficio (mo de obra e facilidade de instalao e configurao no momento do suporte tcnico).

Lembramos que a escolha do sistema operacional influi diretamente na qualidade da prestao de suporte tcnico para instalao e configurao dos sistemas. Por isso recomendamos sistema operacional para servidor de banco de dados Windows 2000 com SPK4 ou Windows 2003 Server e banco de dados SQL Server 2000 com SPK4. Instalaes eltricas adequadas e no break Uma instalao eltrica de alta qualidade evita as oscilaes de energia diminuindo a probabilidade de corromper do banco de dados. O uso de equipamentos e ferramentas adequadas nas instalaes eltricas de uma rede fundamental e garantia de evitar desastres no s com os dados, mas com os equipamentos.

To importante quanto as opes j mencionadas o uso de No-Break, pelo menos no servidor. Se houver uma falha de energia no servidor enquanto o servio banco de dados tentava gravar informaes no disco h uma grande possibilidade de que seu banco seja corrompido e no poder ser corrigido.

Portanto usem No-Break de tima qualidade para que as oscilaes e quedas de energia sejam eliminadas protegendo assim seus dados e equipamentos.

Softwares para Automao e Gesto de Laboratrios - Cali - Labsoft 2007 www.cali.com.br Como Evitar Problemas com Banco de Dados - Pgina 5 de 6

Labsoft
Infra-estrutura de rede confivel No adianta seu servidor estar em ponto de bala se o seu Hub ou seus cabos de rede esto danificando as informaes enquanto elas trafegam pela rede. Procure usar equipamentos confiveis e seguir os padres recomendados pelos comits de normas tcnicas.

A recomendao eliminar tambm os Hubs que ficam espalhados pela rede criando sub-redes que diminuem drasticamente o desempenho da aplicao como um todo. Procure ligar todos os cabos de rede diretamente em Switchs de qualidade e no em Hubs e muito menos criando subredes. Pessoal qualificado para manuteno Por mais simples que seja a manuteno do banco de dados necessria muita responsabilidade ao manusear os arquivos de dados. Recomenda-se sempre pessoal com conhecimentos de informtica para gerenciar o banco de dados independente do quanto fcil gerenciar.

Dependendo do sistema operacional escolhido como plataforma para o servidor de banco de dados o custo com manuteno e configurao pode se elevar, portanto pensar na hora de escolher o banco de dados e plataforma mais difcil do que comprar um equipamento para ser servidor de banco de dados.

Certamente se somarmos uma boa infra-estrutura de hardware e software e a varivel qualificao profissional, as probabilidades de problemas com banco de dados sero reduzidas. Consideraes finais No esto inclusos nas propostas Cali servios de assistncia tcnica tais como: Melhorias especficas, alteraes do software, converso de dados, implantao de dados, consultoria, correo de problemas envolvendo o sistema operacional, infra-estrutura de rede, banco de dados, etc., com ou sem o deslocamento do tcnico s dependncias do cliente, bem como despesas com deslocamento, hospedagem e alimentao do tcnico quando for o caso.

Softwares para Automao e Gesto de Laboratrios - Cali - Labsoft 2007 www.cali.com.br Como Evitar Problemas com Banco de Dados - Pgina 6 de 6

You might also like