You are on page 1of 51

Informtica Bsica1

(Prof. Adilson Jorge dos Santos / adilson.al@gmail.com)

Mdulo 1
1. Introduo Em nosso dia-a-dia, muito vemos e ouvimos a respeito de informtica. Basta ligar a TV, o rdio ou abrir jornais e revistas para termos contato com palavras e conceitos muitas vezes estranhos e no compreendidos. Tambm faz parte do nosso cotidiano lidar diretamente com computadores, no trabalho ou em casa, no caixa eletrnico do banco ou nos miniteclados de lojas e supermercados, onde somos solicitados a introduzir dados tais como senhas e valores. Apesar disso, poucos so os que se sentem confortveis com o linguajar corriqueiro da informtica ou entendem de fato como funciona um computador. Este mdulo foi preparado para introduzi-lo nos conceitos bsicos da informtica. Nele procuramos utilizar uma linguagem leve e direta, abstraindo os detalhes tcnicos no necessrios ao entendimento dos conceitos apresentados. Complementamos cada captulo com um bloco de exerccios para facilitar a fixao da matria em discusso.

2. Processando Dados Inicialmente, devemos entender que apesar de usarmos com freqncia os termos dados e informao como sinnimos, h uma diferena importante entre os mesmos: dados, em sua concepo mais primitiva, so definidos como elementos ou quantidades que servem de base resoluo de problemas. Os dados, em sua forma bruta, pouco ou nada dizem a seus usurios. Necessitam, portanto, serem transformados em informao, que o dado em seu estado elaborado, e que muito significa aos seus usurios. Podemos dizer que processar dados aplicar um processo lgico e seqencial aos dados de modo a obter informaes, visando atender a objetivos determinados. Como exemplo, considere o ato de retirar um extrato bancrio em uma mquina eletrnica. Normalmente passamos alguns dados, tais como o nmero da conta, a senha, o perodo do extrato etc., em seguida realizado um processamento, onde so consultados diversos dados armazenados (os

Texto produzido pelo professor para uso por seus alunos. Atualizado (parcialmente) em 08/2009.

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos

depsitos e saques realizados no perodo) e finalmente produzido um relatrio com as informaes requisitadas (o extrato).

DADOS DE ENTRADA

PROCESSAMENTO

INFORMAES DE SADA

DADOS ARMAZENADOS Fig.1 Esquema Geral do Processamento de Dados

3. Computador, Hardware e Software Um computador um agente da tecnologia voltado para receber, classificar, comparar, combinar, armazenar e exibir informaes de forma rpida e precisa. Ao realizar uma ou mais de uma destas operaes sobre um conjunto inicial de dados (as entradas) gerando informaes (as sadas), dizemos ento que o computador est processando dados. Um sistema computacional constitudo fundamentalmente de dois elementos: o hardware e o software. O hardware diz respeito parte fsica, palpvel do computador, tais como teclado, monitor de vdeo, processador, memria etc. Ou seja, o equipamento propriamente dito, a parte mquina do sistema computacional. O software diz respeito parte lgica, abstrata do computador. Ou seja, so os programas, tais como o Windows 98, o Word, o Corel Draw etc. Programas so conjunto de instrues que devem ser executadas para realizar as mais variadas tarefas, desde uma soma ou subtrao at o processamento de um texto digitado pelo teclado. O hardware a mquina. O software indica a mquina o que fazer em forma de instrues passo a passo; alguns autores costumam dizer que o software d vida ao hardware. importante entendermos que os dois elementos (o hardware e o software) so igualmente importantes e necessrios para o funcionamento do computador, pois de nada adiantaria a mquina sem as instrues que a fazem funcionar, nem vice-versa.

Responde a...

Em algumas ocasies, ao tentarmos utilizar um caixa eletrnico ou mesmo o caixa do banco, recebemos a informao que o mesmo est offline ou que o sistema est parado. O que isto quer dizer? Quais as provveis causas do problema?

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos

4. Componentes bsicos de um computador Os componentes bsicos do computador podem ser vistos na figura2. Dois componentes principais so utilizados no processamento em um computador: a Unidade Central de Processamento e a memria. A Unidade Central de Processamento (UCP ou CPU) representa o local onde os dados so processados. Ela constituda de duas partes bsicas:

Unidade de Controle (UC): a unidade de controle coordena as


atividades de processamento, sendo responsvel pela execuo das instrues que compem os programas e que fazem o computador funcionar.

Unidade Lgica e Aritmtica (ULA ou ALU): quando a unidade de


controle depara-se com uma instruo que envolve operaes lgicas ou aritmticas, passa-as para a ULA, que a responsvel pela execuo dos clculos aritmticos e pela realizao das operaes lgicas.
PROCESSAMENTO UNIDADES DE ENTRADA U.C. CPU MEMRIA U.L.A. UNIDADES DE SADA

UNIDADES DE ARMAZENAMENTO

Fig.2 Esquema Bsico de um Computador

A memria a responsvel por armazenar os programas e dados que esto sendo processados. Por exemplo, quando a CPU executa um clculo, os valores so lidos na memria, e aps efetuados os clculos, o resultado novamente colocado na memria. A comunicao entre os componentes da CPU e a memria realizada atravs de circuitos eltricos denominados barramentos (bus). Um barramento um conjunto de linhas condutoras paralelas, que transferem dados entre os componentes internos de um computador (barramentos de

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos

dados ou bus de dados). H um tipo especial de barramento, chamado barramento de endereos (bus de endereos) que conecta a CPU memria e que transporta apenas endereos. As unidades de entrada e as unidades de sada so responsveis, respectivamente, pela entrada e sada de dados no computador. So tambm denominadas unidades perifricas ou simplesmente de perifricos. Por exemplo, o teclado um perifrico de entrada, e o monitor um perifrico de sada de dados. As unidades de armazenamento so utilizadas para armazenar dados de forma que estes permaneam armazenados aps o processamento ou at mesmo aps o desligamento do sistema. So constitudos de discos magnticos (rgidos e flexveis) e pticos, unidades de fita magntica etc. Tambm so conhecidos como memria auxiliar ou memria secundria. O Quadro 1 apresenta alguns dispositivos utilizados em computadores, classificados em dispositivos de entrada, sada e entrada e sada.

5. Representao de Dados no Computador Antes de prosseguirmos nosso estudo, devemos entender como os computadores representam dados internamente. Como os computadores so constitudos basicamente de componentes eltricos, eletrnicos e magnticos, a maneira mais prtica para representar dados internamente foi uma que possibilitasse a representao dos mesmos com apenas dois estados (ligado/desligado, ativado/desativado). Ao estado ligado (circuito fechado) atribuiu-se o dgito 1, e ao estado desligado (circuito aberto) atribuiu-se o dgito 0. Cada um desses dgitos denominado bit (uma contrao de BInary digiT dgito binrio). Dizemos ento que o computador utiliza o sistema numrico binrio, que possui apenas dois dgitos (0 e 1) para representar grandezas. Para representar em binrio todas as letras do nosso alfabeto, os nmeros do sistema decimal (que o sistema que ns utilizamos), os caracteres de pontuao e acentuao etc., necessrio agrupar bits. Ou seja, juntando-se uma seqncia de zeros e uns, pode-se ento formar padres para representar nmeros, letras, smbolos e tudo mais que seja necessrio representar em um computador. Ao conjunto de bits denominamos byte (uma contrao de BinarY TErm termo binrio). O padro mais conhecido de representao binria o ASCII (American Standart Code for Information Interchange), que utiliza bytes constitudos por oito bits. De maneira geral, podemos dizer que um byte a representao de uma dado em binrio, podendo este dado ser um nmero, uma letra, um smbolo etc. Sendo assim, o byte constitui o padro utilizado para a quantificao de dados computacionais, tendo diversos mltiplos, a saber: o Kilobyte(KB), o Megabyte (MB), o Gigabyte (GB), Terabyte (TB), Petabyte (PB), Exabyte (EB) etc. Cada mltiplo corresponde a 2 10 = 1024 vezes o valor

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos

do anterior. O quadro 2 apresenta um resumo desses mltiplos e suas correspondncias. ENTRADA teclado mouse scanner leitora ptica leitora magntica trackball (ballpoint) mesa digitalizadora joystick leitora de cdigo de barra caneta eletrnica microfone unidade de CD-ROM unidade de DVD-ROM cmera digital (web cam)
Quadro 1 Principais dispositivos (perifricos) utilizados em computadores

SADA monitor impressora plotter (plotadora) caixa de som projetor multimdia

ENTRADA E SADA monitor toutch-screen unidade de disco flexvel unidade de fita unidade ptica - WORM unidade ptica (regravvel) unidade de disco rgido pen-drive

CORRESPONDE A: 1 KB 1 MB 1 GB 1 TB 1 PB 1 EB 1024 BYTES 1024 KB 1024 MB 1024 GB 1024 TB 1024 PB

Quadro 2 O byte e seus mltiplos

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos

6. Tipos e portes de computadores Dependendo da arquitetura de construo, capacidade e desempenho, os computadores so normalmente classificados em Supercomputadores, Mainframes (computadores de grande porte), minicomputadores, estaes de trabalho (workstation) e microcomputadores. Para efeito de nosso curso, destacaremos apenas duas categorias: os mainframes e os microcomputadores. 6.1. Mainframes Os Mainframes so computadores de grande porte que destinam-se a manipular grandes quantidades de dados de entrada, sada e armazenamento. So equipamentos caros, sendo mais utilizados em grandes empresas, tais como bancos, indstrias, rgos pblicos etc. Os Mainframes so computadores multiusurios, de processamento centralizado e que geralmente suportam um grande nmero de terminais (equipamentos sem CPU e armazenamento prprio). So projetados e construdos por grandes empresas tais como a IBM e a UNISYS. Utilizam softwares desenvolvidos especificamente para eles, normalmente incompatveis entre equipamentos de fabricantes diferentes, e s vezes at mesmo entre equipamentos de mesmo fabricante. 6.2. Microcomputadores Os Microcomputadores ou Computadores Pessoais so equipamentos de pequeno porte bastante difundidos atualmente, sendo utilizados em escritrios de empresas de todos os tamanhos, nas escolas e residncias. Quando lanou seu primeiro microcomputador em 1981, a IBM chamou-o de PC (Personal Computer). O computador utilizava um processador Intel 8088. Nos anos seguintes, diversas empresas copiaram o projeto da IBM produzindo microcomputadores compatveis com os fabricados por ela, criando o que atualmente constitui uma famlia de microcomputadores denominados clones de IBM-PC ,PC compatveis ou simplesmente PCs. A famlia PC utiliza diversos tipos de Sistemas Operacionais, tais como Windows, Linux, OS/2 etc., constituindo a linha de microcomputadores mais utilizados atualmente. Uma outra famlia de computadores denominada Macintosh foi criada pela Apple Computer e lanada em 1984, utilizando processadores Motorola. Computadores Macintosh utilizam um Sistema Operacional especfico (desenvolvido pela prpria Apple Computer).

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos

7. Configurao Bsica de um microcomputador De forma geral, temos em um microcomputador: Gabinete da CPU, monitor, teclado e mouse, como apresentado na figura 3. 7.1. O Gabinete da CPU No gabinete da CPU est localizada a placa principal do microcomputador, conhecida como placa-me. Na placa-me assenta-se a CPU, a memria e as placas e portas de expanso, que permite conectar os perifricos ao computador. Tambm no gabinete da CPU comum encontrarmos dispositivos de armazenamento, tais como unidades de discos rgidos e flexveis e dispositivos de CD-ROM. Os gabinetes da CPU podem ser de dois tipos: desktop (horizontal) e torre ou minitorre (vertical), como mostrado na figura 4.
MONITOR DE VDEO

GABINETE DA CPU

TECLADO

MOUSE

Fig.3 Configurao Bsica de um Computador

Fig. 4 Microcomputadores com gabinete horizontal e vertical

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos

7.2. O Teclado O teclado um dispositivo de entrada constitudo de um conjunto de interruptores revestidos por teclas. Quando uma tecla pressionada, o cdigo correspondente enviado ao programa responsvel em receber a entrada. A disposio das teclas obedece a um padro o layout do teclado que pode ser diferente para atender caractersticas especficas (como por exemplo detalhes do idioma), mas que de forma geral apresenta os seguintes grupos de teclas: Teclas alfanumricas: parte do teclado semelhante a uma mquina de escrever tradicional, constitudo por letras, nmeros, caracteres especiais, de pontuao e de acentuao. Esto localizadas na parte central do teclado. Sua disposio normalmente segue o padro QWERTY (assim chamado por constituir as primeiras letras no alto, da esquerda para a direita). H um outro padro, o Dvorak, que possui um desenho mais lgico que coloca as teclas mais comumente usadas perto uma das outras, mas este muito pouco usado. Teclado numrico reduzido: constitudo pelos nmeros e operadores aritmticos, geralmente localizado direita no teclado. Sua principal funcionalidade acelerar a digitao de dados numricos. Teclas de funo: so quase sempre identificadas de F1 a F12 e geralmente localizam-se na parte superior do teclado, uma ao lado da outra. A funcionalidade destas refere-se ao seu uso pelos programas para tarefas especficas (por exemplo, a tecla F1 normalmente designada como um pedido de ajuda) e que podem variar de programa para programa. Teclas de movimentao do cursor: so as teclas que permitem mudar a posio do cursor na tela, normalmente localizadas entre o teclado alfanumrico e o numrico reduzido. Algumas teclas possuem funo especial. Entre elas podemos citar: Esc: utilizada para cancelar uma operao ou retornar a uma situao anterior. TAB: permite saltar diretamente para os pontos de tabulao ativos. Caps Lock (Fixa): tecla para travamento de maisculas; quando acionada os caracteres digitados correspondero cadeia de maisculas. Shift: utilizada em combinao com outras teclas para digitar caracteres maisculos, ou as opes da parte de cima das teclas (quando disponveis). Ctrl (Control): utilizada em combinao com outras teclas para acionar funes previamente programadas. Ex.: a tecla Ctrl em

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos

combinao com a tecla Esc mostra o Menu Iniciar no Windows 95/98. Alt (alternate): semelhante Ctrl, esta tecla deve ser usada em combinao com outras para executar funes previamente programadas. Ex: a tecla Alt em combinao com a tecla TAB alterna entre janelas no Windows 95/98. BackSpace: as vezes representada por uma seta da direita para a esquerda. Apaga o caracter esquerda do cursor. Return (Enter): as vezes representada apenas por uma seta apontando abaixo e esquerda. Indica ao computador que h uma entrada (como um comando ou seleo de opo) para ser analisada. Print Screen: imprime ou captura uma cpia do estado atual da tela do computador. Scroll Lock: permite a rolagem da tela no vdeo. Pause: permite uma pausa em algumas atividades do computador. Ins (Insert): permite alternar entre os modos de insero e sobreposio de caracteres. Del (Delete): apaga o caracter da posio atual do cursor e desloca os que esto a direita uma posio esquerda. Home: desloca o cursor para o incio da linha. End: desloca o cursor para o final da linha. PGUP (Page Up): desloca a tela algumas posies para cima. PGDN (Page Down): desloca a tela algumas posies abaixo. Num Lock: habilita ou desabilita o teclado numrico. Tecla Iniciar: acessa o menu Iniciar no Windows. Tecla aplicativa: constitui uma alternativa ao uso do boto direito do mouse, permitindo acessar menus suspensos no Windows.

Responde a...

Em alguns teclados, pode acontecer que quando pressionarmos uma tecla, uma outra aparea em seu lugar, no programa que estamos usando. A que se deve este fato?

7.3. O Mouse O mouse um dispositivo de entrada de dados que permite deslocar um ponteiro na tela atravs do movimento do mouse sobre uma superfcie plana. Ao deslocarmos o mouse, uma esfera situada na parte inferior do

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 10

dispositivo aciona duas pequenas rodas que passam a posio (x, y) que guiar o ponteiro na tela. Atravs de botes posicionados em uma das extremidades, os mouses permitem trs operaes bsicas: dar um clique, dar um duplo clique e arrastar. Dar um clique com um mouse em um objeto significa mover o ponteiro do mouse at o objeto e acionar o boto do mouse uma nica vez, soltando-o em seguida. Dar um duplo clique significa mover o ponteiro at o objeto e acionar o boto do mouse duas vezes, rapidamente. Arrastar significa posicionar o ponteiro do mouse sobre um objeto, pressionar o boto e mant-lo pressionado enquanto movimenta o mouse. H mouses com um, dois ou trs botes. Quando presentes, os outros botes acrescentam funcionalidades, como acesso a menus, que podem ser exploradas pelos programas, embora que maioria dos programas oferecem opes para simular um segundo ou terceiro boto no teclado, quando inexistentes.

Fig.5 Um mouse de dois botes

H um outro dispositivo apontador utilizado principalmente em computadores portteis, chamado Trackball, semelhante a um mouse de cabea para baixo, onde o usurio movimenta diretamente a esfera com um dos dedos. Como no necessrio movimentar todo o dispositivo, mas somente a esfera, h um substancial ganho de espao.

Fig.6 Trackball

7.4. O Monitor de Vdeo O monitor de vdeo o dispositivo de sada mais utilizado atualmente. Quanto tecnologia empregada em sua fabricao, h dois tipos bsicos de monitores: monitores CRT (Cathode Ray Tube Tubo de Raios Catdicos) e monitores LCD (Liquid Crystal Displays Vdeos de Cristal Lquido).

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 11

Os monitores CRT so os que estamos mais acostumados a ver em computadores de mesa, semelhantes a aparelhos de televiso tanto na aparncia como no funcionamento. Estes monitores so constitudos de um canho que dispara um feixe de eltrons atravs de um enrolamento magntico que aponta o feixe para a parte frontal do monitor. Na parte traseira do monitor h uma grade revestida de fsforo formada de pontos chamados pixels (contrao de picture elements elementos de imagem). Quando exposto luz, o fsforo brilha formando a imagem na tela do monitor. Quanto mais pixels um monitor puder apresentar, mais preciso ter o grfico ou figura apresentada, e mais ntidos sero os caracteres de um texto. Os pontos de luz da tela que formam o pixel so chamados Dot Pitch (Ponto de Luz). Quanto menor for o dot pitch, melhor ser a resoluo do monitor. Por exemplo, um monitor com Dot pitch .28 melhor que um com o dot pitch .34.

Fig.7 Um micro com monitor CRT

Os monitores LCD so monitores de tela plana que utilizam uma espcie de cristal lquido transparente, mas que fica opaco quando carregado com eletricidade. Quando comparados aos CRT, os monitores LCD so mais leves e finos (menos de 4 cm de espessura), apresentam maior definio de imagem, menores danos viso e requerem menos potncia eltrica (gastam menos energia). De incio, os monitores CRT foram mais vendidos (por serem mais baratos), sendo os LCDs utilizados principalmente em computadores portteis. Atualmente, os monitores LCDs so padro de mercado e esto, gradativamente, substituindo os CRTs em todos os tipos de microcomputadores.

Fig. 8 Um micro (porttil) com monitor LCD

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 12

7.5. O Controlador de Vdeo Interface ou controlador um componente de hardware encarregado de fazer a interface entre a CPU e o perifrico. O controlador (ou placa) de vdeo contm memria e outros circuitos necessrios ao envio das informaes que o monitor exibir na tela. O tipo de controlador de vdeo influenciar na qualidade das imagens que o monitor apresentar. O primeiro controlador de vdeo desenvolvido para computadores pessoais IBM-PC e compatveis (PCs) utilizavam controladores CGA (Color Graphics Adapter Adaptador grfico Colorido) e mais tarde EGA (Enhanced Graphics Adapter Adaptador Grfico Entrelaado). Mais recentemente, surgiram o VGA (Video Graphics Adapter Adaptador Grfico de Vdeo) e SVGA (Super VGA), este ltimo o mais utilizado atualmente.

8. Impressoras A impressora outro dispositivo de sada bastante utilizado nos dias de hoje. Os tipos mais utilizados quanto a tecnologia de impresso so: 8.1. Impressoras Matriciais (impresso por impacto) So impressoras cujo mtodo de impresso consiste em pressionar um conjunto de agulhas (ou pinos) sobre uma fita para marcar o papel. Por isso tambm so chamadas impressoras de impacto. Podem trabalhar em modo texto ou grfico. No modo texto, enviado impressora o cdigo do caracter a ser impresso. A impressora ajusta as agulhas para o formato do caracter e efetua a impresso. No modo grfico, enviado impressora dados para todos os pontos possveis em uma linha, e a impressora responde pressionando ou no uma agulha naquele ponto. Quanto mais agulhas possuir uma impressora matricial, melhor a qualidade de impresso. As impressoras matriciais atualmente podem conter 9 ou 24 agulhas (resoluo vertical), sendo as primeiras mais populares. A velocidade das impressoras matriciais dada em cps - caracteres por segundo. Apesar de lentas, barulhentas e de possurem qualidade de impresso inferior aos demais tipos, as impressoras matriciais so ainda bastante utilizadas (principalmente no mercado corporativo), pelo fato de possurem um baixo custo de operao (o custo da folha impressa baixo) e tambm por se prestarem impresso de documentos carbonados com mltiplas vias (como por exemplo, notas fiscais).

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 13

Fig.9 Impressora matricial

8.2. Impressoras a Jato de Tinta As impressoras a jato de tinta imprimem esguichando tinta no papel atravs de minsculos orifcios (uma espcie de matriz de pontos) localizados no cabeote de impresso. Produzem imagens de boa qualidade e so silenciosas, sendo bastante utilizadas por usurios domsticos e no mercado SOHO (Small Office / Home Office). A velocidade deste tipo de impressora dada em ppm pginas por minuto.

Fig.10 Impressora a Jato de Tinta

So mais caras que as matriciais, sendo o seu custo de operao tambm mais alto. Apesar de boa qualidade, seus impressos no so resistentes gua, nem to ntidos quanto os das impressoras a laser. De um modo geral, so mais rpidas que as matriciais e mais lentas que as impressoras a laser.

8.3. Impressoras a Laser As impressoras a laser so dotadas de um mecanismo laser que carrega eletricamente os pontos do papel a ser impresso. O toner, uma tinta carregada com carga eltrica oposta, adere ao papel e depois fixado com a utilizao de calor. A velocidade deste tipo de impressora tambm dada em ppm pginas por minuto. Impressoras a laser so normalmente mais caras, mas apresentam uma maior velocidade e melhor qualidade de impresso quando comparadas

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 14

s jato de tinta e matriciais. Tambm so bastante silenciosas e extremamente rpidas, sendo as mais utilizadas como impressoras de rede ou em ambientes de trabalho onde exista a necessidade de uma grande quantidade de impresses.

Fig.11 Impressora a Laser

8.4. Outras Alm dos tipos anteriormente citados, temos as jato de cera, que so impressoras com altssima qualidade de impresso e que so utilizadas principalmente em empresas especializadas em impressos grficos profissionais; e diversos modelos de impressoras trmicas, desde as mais sofisticadas at modelos mais novos projetadas especialmente para reproduzirem fotografias. TESTES 1. A respeito de dados e informaes, podemos afirmar que: A) Representam na verdade o mesmo conceito, expresso apenas por palavras diferentes. B) As informaes que realmente importam em um sistema computacional, pois a partir delas poderemos gerar os dados. C) Os dados que realmente importam em um sistema computacional, pois constituem a parte mais significativa para os usurios. D) Dados representam estados mais brutos, enquanto informaes so os dados processados. 2. A) B) C) D) 3. A) B) C) D) Sobre o processamento de dados, no podemos afirmar que: dados de entrada so transformados em informaes obedece a uma seqncia lgica de passos pode utilizar dados previamente armazenados uma tarefa exclusiva dos computadores A opo que contm apenas elementos de hardware : Word, windows98 e excel mouse, impressora e memria Windows98, processador e memria scanner, Corel Draw e placa-me

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 15

4. A) B) C) D) 5. A) B) C) D) 6. A) B) C) D) 7. A) B) C) D) 8. A) B) C) D) 9. A) B) C) D)

Em relao ao hardware, podemos afirmar que o software : mais importante, pois representa os componentes lgicos do computador mais barato, visto que muitos programas so obtidos gratuitamente mais utilizado, pois executamos diversos programas ao mesmo tempo igualmente necessrio ao funcionamento do computador Uma das funes da unidade de controle : controlar diretamente dispositivos perifricos, tais como o monitor efetuar operaes lgicas e aritmticas executar as instrues dos programas auxiliar a memria a armazenar dados A opo que contm apenas perifricos : impressora, monitor e scanner impressora, monitor e memria memria, unidade de controle e unidade lgica e aritmtica CPU, scanner e trackball O barramento importante porqu: transporta dados entre os perifricos e a CPU transporta dados entre os componentes centrais de um computador serve como suporte para fixar perifricos serve como suporte para fixar a memria e a CPU So dispositivos utilizados apenas para entrada de dados: teclado, mouse e unidade de disco flexvel teclado, scanner e microfone mouse, scanner e monitor mouse, caixas de som e unidade de CD-ROM So dispositivos utilizados apenas para sada de dados: impressora, mouse e unidade de disco flexvel impressora, trackball e scanner monitor, scanner e impressora monitor, caixas de som e impressora

10. (CESMAC/01) So consideradas unidades perifricas de entrada de dados: A) caneta tica, impressora, monitor de vdeo. B) impresora, scanner, memria. C) teclado, scanner, caneta tica. D) monitor de vdeo, mouse, CPU. 11. Um byte : A) Um sinnimo para bit, ou seja, um dgito binrio B) Um termo binrio igual a oito caracteres C) Um componente fsico que pode representar dois estados (zero e um) D) Um conjunto de oito bits que representa um caractere 12. O correspondente em bytes a 4 KB : A) 400

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 16

B) 4000 C) 4048 D) 4096 13. Em 2,4 Gb temos aproximadamente: A) 24.000 Kb B) 2400 Mb C) 4800 Mb D) 1,2 Tb 14. Considere as afirmaes: I. 1 Mb equivale 1024 bytes II. 2 Kb > 2000 bytes III. 1 Tb equivale 2 Gb Est(o) correta(s): A) apenas I B) apenas II C) apenas I e II D) apenas I e III 15. So semelhantes nos computadores da famlia PC, em relao aos Macintosh: A) o nmero de usurios B) o porte dos equipamentos C) o sistema operacional utilizado D) o fabricante do hardware 16. Uma semelhana entre micros e mainframes que: A) ambos so computadores de grande porte B) ambos so computadores digitais C) ambos so computadores multiusurios D) ambos geralmente utilizam sistemas operacionais abertos 17. Os computadores Macintosh: A) tambm so chamados clones IBM-PC B) so pioneiros na utilizao de interface grfica C) so bastante utilizados, principalmente no Brasil D) utilizam sistema operacional Windows 18. Entre as teclas abaixo, a que normalmente no usada em combinao com outras : A) Alt B) Shift C) Enter D) Ctrl 19. Ao tentarmos digitar uma srie de nmeros, notamos que o teclado numrico reduzido no est funcionando. Uma das provveis maneiras de resolver este problema : A) pressionando a tecla Num Lock B) pressionando simultaneamente as teclas Ctrl e Num Lock

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 17

C) pressionando a tecla Alt D) pressionando simultaneamente as teclas Alt e Esc 20. Sobre as teclas de funo, incorreto afirmar que: A) situam-se normalmente na parte superior do teclado B) so normalmente designadas de F1 a F12 C) executam funes pr-definidas que variam de teclado para teclado D) sua funcionalidade est diretamente ligada ao programa que as usa 21. A respeito do teclado, assinale a alternativa incorreta: A) a tecla BACKSPACE utilizada para apagar caracteres esquerda do cursor; B) a tecla PGUP desloca a tela algumas posies acima; C) usando a tecla NUM LOCK, podemos habilitar/desabilitar o teclado numrico reduzido; D) usando a tecla ALT, podemos alternar entre caracteres maisculos e minsculos; 22. Assinale a alternativa incorreta: A) a tecla TAB permite saltar diretamente para os pontos de tabulao ativos; B) a tecla DELETE apaga o caracter onde est posicionado o cursor; C) na edio de textos, a tecla RETURN utilizada para iniciar um novo pargrafo. D) as teclas SHIFT, ESC e ALT so normalmente usadas em combinao com outras. 23. Interface ou controlador : A) um elemento de hardware que permite a comunicao entre o perifrico e a CPU B) o principal componente da CPU e cuja funo controlar a memria C) uma denominao mais tcnica para o processador central do computador D) um dispositivo de transmisso em srie de um computador para o outro 24. Monitores de cristal lquido (LCD) sempre foram mais utilizados em computadores portteis devido principalmente ao seu: A) baixo custo e pouco peso B) baixo custo e alta definio de imagem C) baixo consumo de energia e pouco peso D) baixo consumo de energia e alta definio de imagem 25. As impressoras matriciais : A) no so mais usadas, pois j esto ultrapassadas B) no so mais usadas, pois quebram com facilidade C) representam uma opo para impresso com um baixo custo D) no conseguem imprimir texto ou figuras no modo grfico 26. Quando comparadas s laser, podemos afirmar que impressoras a jato de tinta: A) possuem uma melhor qualidade de impresso B) possuem resoluo de imagem bastante inferior

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 18

C) so geralmente mais lentas D) so geralmente mais caras 27. Quando necessitamos imprimir documentos em mltiplas vias, tais como notas fiscais, devemos utilizar uma impressora: A) matricial B) a jato de tinta C) a laser D) a jato de cera

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 19

Mdulo 2
1. A memria 1.1. Memria ROM A memria ROM (Read-Only Memory memria somente de leitura) um tipo de memria no voltil, geralmente pequena, onde as informaes armazenadas podem apenas ser lidas, no podendo ser alteradas nem apagadas. Uma das principais utilizaes da memria ROM nos computadores para indicar o que o hardware deve fazer quando a mquina ligada. Algumas variaes da ROM so: a) PROM (Programmable Rom - ROM programvel): tipo de ROM cujo contedo pode ser armazenado (programado), porm este no poder mais ser alterado, aps o armazenamento. b) EPROM (Erasable Programmable ROM - ROM programvel e apagvel): tipo de ROM que pode ser programada e posteriormente apagada atravs de raios ultravioleta. c) EEPROM (Eletrically Erasable Programmable ROM - ROM programvel e apagvel eletricamente) e EAROM (Eletrically Alterable ROM - ROM eletricamente altervel): tipo de ROM que pode ser programada e posteriormente apagada e alterada atravs de cargas eltricas. 1.2. Memria RAM A memria RAM (Random Access Memory - memria de acesso randmico ou memria de acesso aleatrio) pode ser entendida como um conjunto de registradores endereveis. Fornecido um endereo, pode-se ler a palavra armazenada ou escrever uma palavra na posio endereada. A memria RAM voltil, ou seja, os dados permanecem armazenados apenas enquanto for mantida a alimentao do circuito. A memria RAM tem como funo bsica armazenar os programas que esto sendo executados, bem como os resultados temporrios de sua execuo. Quando o programa termina o seu processamento, os dados necessrios so normalmente armazenados em algum tipo de memria no voltil, podendo ento serem removidos da RAM. Por sua importncia, a RAM sinnimo de memria na linguagem coloquial, ou seja, quando nos referimos simplesmente memria, provavelmente estamos nos referindo a memria RAM.

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 20

1.3. Memria cache Memria de alta velocidade (normalmente SRAM), que armazena as instrues mais referenciadas (as que esto sendo mais usadas). Quando a unidade de controle faz a busca da instruo, faz inicialmente na cache; quando a instruo encontrada, h um ganho considervel de tempo. Quando no encontra, a unidade de controle faz ento a leitura na memria RAM. Na prtica, a utilizao de memria cache tem levado a um substancial incremento na performance do sistema.

2. Unidades de armazenamento As unidades de armazenamento so tambm conhecidas como memria secundria, memria auxiliar ou ainda como unidades de memria de massa (este ltimo termo atualmente mais aplicado aos discos rgidos, pticos e fitas magnticas, capazes de armazenar grandes quantidades de dados). Sua funo no sistema computacional diz respeito ao armazenamento das informaes necessrias aps o processamento ou at mesmo aps o sistema ser desligado. A seguir, discutiremos os principais tipos de unidades de armazenamento. 2.1. Unidades de discos flexveis As unidades de discos flexveis utilizam discos de material malevel (normalmente polietileno e poliamida revestido com xido de ferro), tambm conhecidos como disquetes ou floppy disk. Atualmente, todos os discos flexveis armazenam dados em ambas as faces (discos dupla face). As unidades que trabalham com estes discos possuem um cabeote de leitura e gravao para cada face do disco, que acionada quando o disco inserido na unidade e solicitada uma operao de leitura ou gravao. A densidade de um disco uma medida da qualidade de sua superfcie. Quanto maior a densidade, maior a proximidade das partculas de xido de ferro, e maior a quantidade de dados que ele pode armazenar. O tipo de disco flexvel mais utilizado atualmente o de 3 1/2 , dupla face e altssima densidade (medida comparativa com os anteriores), que possui uma capacidade de armazenamento de at 1.440 Kb. Em relao aos outros dispositivos de armazenamento, os discos flexveis so mais lentos e possuem uma durabilidade menor. Alm disso, possuem um maior custo por megabyte armazenado. Outros tipos de discos flexveis, com maiores capacidades de armazenamento e durabilidade tm aparecido nos ltimos anos. Dentre eles podemos destacar o Zip drive (armazena at 100/200 Mb) e o LS-120

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 21

(armazena at 120 Mb), sendo que este ltimo tambm pode ler discos flexveis de 3 1/2. Trilhas e setores Nos discos flexveis, os dados so organizados em um conjunto de linhas concntricas denominadas trilhas. As trilhas so divididas em partes menores denominadas setores. Na maioria dos discos, cada setor armazena 512 bytes.

Fig. 1 Discos flexveis de 3 1/2 e 5 1/4 com suas respectivas unidades

O processo de criar as trilhas e setores em um disco chamada formatao. Todo disco novo necessita ser formatado, apesar de ser possvel adquirir os discos j formatados (neste caso, pelo fabricante) para o seu computador. O processo de formatao, quando aplicado a um disco que j contm dados armazenados, ocasiona a perda de todo o seu contedo. 2.2. Unidades de disco rgido Um disco rgido uma pilha de pratos de metal (discos) revestidos de xido de ferro, que giram sobre um eixo. Tambm so conhecidos como hard disk (HD). Ao longo dos anos, os discos rgidos tornaram-se o principal meio de armazenamento de dados nos computadores de todos os portes, porqu apresentam uma boa velocidade, alta confiabilidade e grande capacidade de armazenamento, alm de possuir um baixo custo por megabyte armazenado. O tipo mais comum de disco rgido, o winchester, apresenta um conjunto de discos selados em uma cmara indissocivel da unidade. Existe porm, um tipo chamado disk-pack ou disco removvel, onde podemos separar o conjunto de discos da unidade, tal qual nos discos flexveis. Cilindros Os discos rgidos so constitudos de uma pilha de discos sobrepostos. Cada um destes discos est tambm organizado em trilhas e setores, tal qual nos discos flexveis. Como os discos esto empilhados, uma nova forma de organizao pode ser introduzida: o cilindro. Um cilindro composto pelas trilhas sobrepostas de todos os discos empilhados. um

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 22

conceito poderoso na organizao de discos rgidos, pois permite que os dados sejam gravados e lidos com o mnimo de movimento dos cabeotes de leitura e gravao. 2.3. Unidades de fita As unidades de fita constituem outro importante meio de armazenamento. Uma caracterstica peculiar das unidades de fita o modo seqencial de gravao e leitura de dados, o que as tornam pouco eficientes para o processamento de transaes online. Dessa forma, so mais utilizadas para o backup (cpia de segurana) de dados. As fitas magnticas podem ser de carretel (ou rolo), cartucho (streamer) e cassete (as mesmas utilizadas em udio). Atualmente, as unidades de fita mais utilizadas so do tipo DAT (Digital Audio Tape fita digital de udio), que utiliza a tecnologia tica de leitura e gravao, gravando dados a uma densidade bastante alta, permitindo uma grande capacidade de armazenamento.

3. Unidades de Discos pticos As unidades de discos pticos so dispositivos de alta preciso, que utilizam o raio laser no processo de leitura. O disco quando gravado tem a sua superfcie disposta por pontos que refletem a luz (land plataforma) e outros que a dispersam (pit depresso). Quando o disco lido, a unidade produz um feixe de laser que focalizado em cada ponto, e um sensor detecta sua reflexo(identifica uma plataforma-land) ou ausncia(identifica uma depresso-pit). As plataformas e depresses so contadas em grupos de quatorze e em seguida convertidas para um byte padro de oito bits que o computador pode tratar. Os discos pticos so tambm organizados em trilhas e setores, mas nestes todos os setores tm o mesmo comprimento de superfcie de disco. Os principais discos pticos so: a) Unidades de CD-ROM (Compact Disc Read Only Memory memria somente de leitura em CD): um dispositivo somente de entrada de dados. As unidades de CD-ROM permitem apenas a leitura de discos previamente gravados, que armazenam 650 (padro) ou 741 MB. Estes discos so bastantes teis para a distribuio de grandes volumes de dados que raramente sero modificados, tais como programas aplicativos, enciclopdias, literatura tcnica etc. As unidades de CD-ROM tambm so capazes de ler CDs comuns de msica (CD-DA), reproduzindo o som (desde que o microcomputador possua uma placa de som e alto-falantes).

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 23

Fig. 2 Um CD-ROM e sua respectiva unidade

b) Unidades de CD-WORM (Compact Disc Write Once, Read Many grava uma vez em CD, ler muitas): so unidades de CD que permitem a gravao uma nica vez, e a partir da os dados podem apenas ser lidos. Comercialmente, tambm so chamados de CD-R (Compact Disc Recordable CD gravvel). Um outro tipo de disco utiliza tecnologia magneto-ptica, possuindo a capacidade dos discos pticos e a facilidade de regravao dos discos magnticos. Comercialmente, costumamos encontrar estes discos com a denominao de CD-RW (Compact Disc Read and Write CD de leitura e gravao). Nas unidades de CD, a taxa bsica de transferncia de dados (leitura/gravao) de 150 Kb/s (para os Cds de 650 MB) e 171 Kb/s (para os CDs de 741 MB). A velocidade do equipamento dada em nmero de vezes a taxa bsica. Por exemplo, um aparelho de velocidade 4x transfere at 600 Kb/s (4x150 Kb) em um CD de 650 MB. Mais recentemente, surgiu um outro tipo de disco tico, o DVD (digital Vdeo Disk ou Digital Versatile Disk), que possui uma capacidade de armazenamento maior (at 17 GB) e uma maior taxa de transferncia (a taxa bsica de 1,3 MB/s).

Responde a...

As unidades de fita ainda so usadas em microcomputadores? Por qu to raro encontrarmos computadores com unidades de fita?

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 24

4. Introduo ao Software Software so os programas que contm as instrues que fazem o hardware do computador funcionar. H um vasto leque de software que destinam-se as mais variadas finalidades, mas de uma forma geral podemos classific-los em software bsico e software aplicativo. O software bsico geralmente desempenha funo de baixo nvel, como controlar componentes de hardware, traduzir instrues de alto nvel dos programas para linguagem de mquina(cdigo binrio) etc. Um exemplo de software bsico e principal representante desta categoria so os sistemas operacionais, que gerenciam diretamente as atividades elementares do computador, tais como efetuar uma leitura em disco ou executar um programa. O software aplicativo desempenha funes mais voltadas s necessidades especficas do usurio. So exemplos de software aplicativo os editores de texto, planilhas eletrnicas, sistemas gerenciadores de banco de dados, programas de folha de pagamento, pacotes grficos etc.

5. Sistemas Operacionais 5.1. Introduo O sistema operacional o software que gerencia os recursos do computador (memria, CPU e dispositivos de entrada e sada) e promove a interface do hardware com o usurio. Quando ligamos o computador, ele executa um autoteste que reconhece os dispositivos a ele conectados e em seguida procura o sistema operacional nas unidades de disco. Encontrando o sistema operacional, carrega-o na memria e em seguida passa a ele o controle do equipamento. Este processo de inicializao conhecido como boot. O disco que contm o sistema operacional chamado disco de inicializao ou disco de boot. A ordem em que o sistema operacional verifica os discos denominada ordem de boot ou hierarquia de boot, e pode ser alterada pelo usurio do equipamento. Se nenhum disco de boot for encontrado, uma mensagem de erro ser apresentada e mais nada poder ser feito no computador (a no ser providenciar um disco para boot). Enquanto o equipamento estiver ligado, ao menos uma parte do sistema operacional estar na memria. So tarefas bsicas executadas pelo sistema operacional: a) gerenciar os recursos de hardware; b) prover uma interface para comunicao com o usurio; c) gerncia de arquivos; d) suporte aos outros programas.

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 25

5.2. Interface com o usurio A interface com o usurio a forma disponibilizada pelo sistema operacional para comunicar-se com o usurio do computador. Pode ser de dois tipos: a) Interface de linha de comando: o usurio comunica-se com o sistema operacional atravs de comandos, que so escritos no sinal de prontido(prompt) do sistema operacional. O sistema operacional MS-DOS, por exemplo, utiliza este tipo de interface (figura 3). b) Interface grfica do usurio (GUI Graphical User Interface): o usurio comunica-se com o sistema operacional de forma visual, normalmente utilizando o mouse para apontar, clicar e arrastar objetos grficos (figura 4). Dentre os objetos grficos, os mais conhecidos so os cones(pequenas figuras associadas a arquivos e programas) e as janelas(espaos na tela utilizados pelos programas para a comunicao com o usurio).

Figura 3 Interface de linha de comando

Atualmente, os mais populares sistemas operacionais para microcomputadores, tais como o MS-Windows e o Linux, implementam algum tipo de interface grfica, embora que as vezes ainda necessitamos escrever comandos ou nomes para completar o trabalho. Uma evoluo esperada para os sistemas operacionais em um futuro prximo a capacidade de reconhecimento de voz (tal capacidade j existe em alguns sistemas operacionais no comerciais).

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 26

Figura 4 Interface grfica

5.3. Microsoft Windows

Sistema operacional de interface grfica, sendo o mais utilizado em microcomputadores IBM-PC e compatveis. um sistema multitarefa, com interface baseada em janelas e menus. A figura 5 apresenta a rea de trabalho do Windows 98.

cone

menu iniciar

boto iniciar barra de tarefas Figura 5 rea de Trabalho do Windows 98

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 27

O Windows agrega alguns componentes, que subdivididos em utilitrios e aplicativos. Os principais so: a) utilitrios

podem

ser

Windows Explorer: gerenciador de arquivos. Permite criar, renomear, localizar, copiar, mover e excluir pastas e arquivos (locais e em rede). Fornece uma ampla viso da rvore de diretrios e permite a execuo de programas.

Scandisk: gerenciador de discos. Permite encontrar e corrigir defeitos no disco e no sistema de arquivos e diretrios. Microsoft Backup: gerenciador de backups (cpias de segurana). Permite controlar pastas e arquivos copiados, bem como datas e volumes dos backups.

Desfragmentador de disco: permite desfragmentar o espao de disco utilizado. Limpeza de disco: pesquisa nas unidades de disco arquivos que podem ser removidos (temporrios, cache da Internet etc.).

b) Aplicativos Calculadora: calculadora padro e cientfica. Bloco de notas: editor de texto bastante simples, utilizado para criar e editar pequenos textos e programas. Manipula arquivos em formato ASCII (texto), com no mximo 64 Kb. Permite criar arquivos para a Internet (HTML). Wordpad: editor de textos mais sofisticado, mas com recursos de formatao Word. Paint: editor de imagens padro do Windows (permite criar papel de parede). Possui recursos bastantes simples para a criao e manipulao de imagens. limitados quando comparado aos vendidos separadamente. Permite criar e manipular arquivos no formato do

Teclas de Atalho So teclas utilizadas para acessar diretamente os recursos do Windows, sem a necessidade de utilizar o mouse. O Quadro 1 apresenta as principais teclas de atalho utilizadas no Windows.

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 28 Tecla(s) F10 Ativa a barra menu nos programas Recurso

ALT+letra sublinhada no Executa o comando correspondente no menu menu ALT+F4 CTRL+C CTRL+X CTRL+V DELETE F1 ALT+BARRA DE ESPAO SHIFT+F10 CTRL+ESC ALT+TAB Fecha a janela atual ou encerra um programa Copia Recorta Colar Exclui Exibe o contexto de 'Ajuda' Exibe o menu de sistema da janela atual Exibir o menu de atalho para o item selecionado Exibir o menu Iniciar Alternar para a janela utilizada pela ltima vez ou alternar para outra janela pressionando a tecla ALT enquanto pressiona repetidamente a tecla TAB Quadro 1 Principais teclas de atalho do Windows 98

Responde a...

O Linux um sistema operacional que vem ganhando popularidade nos ltimos anos. Quais as diferenas bsicas entre ele e o Windows?

6. Processadores de Texto 6.1. Introduo

Processadores ou editores de texto so programas utilizados para a criao e manipulao de textos em computadores. Os processadores de texto normalmente trabalham em janelas que disponibilizam uma rea para a digitao do texto e menus ou barras de ferramentas para acesso a recursos de criao, edio, formatao etc.

Os editores de texto dos sistemas operacionais multitarefa que trabalham com janelas geralmente permitem que o usurio possa trabalhar com mais de um documento na tela ao mesmo tempo, cada um ocupando uma janela.

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 29

Processadores de texto utilizam uma nomenclatura bem parecida com o mundo real: palavras, pargrafos, linhas etc. Cada texto tratado separadamente chamado documento.

6.2. Como os processadores de texto trabalham

O texto a ser processado normalmente entrado atravs do teclado e vai sendo exibido no monitor e armazenado na memria RAM. Aps a digitao do texto, pode ser aplicada uma ou mais formataes, tais como ajustar pargrafos, alinhar o texto etc.

Quando o texto representar o que espera o usurio, ele pode ento imprimi-lo. Sempre que o usurio desejar guardar o texto digitado, ele deve salv-lo (passar da memria RAM para um dispositivo de armazenamento) como um arquivo, atribuindo-lhe um nome, seguindo as regras do sistema operacional e do processador de texto utilizados.

6.3. Principais recursos

Apesar dos recursos variarem de acordo com o produto comercial, alguns deles esto presentes na maioria dos bons processadores de texto comerciais. Dentre estes recursos, podemos destacar:

a) Apresentao semelhante impresso: um conceito importante utilizado nos processadores de texto modernos e que foi introduzido pelo Macintosh em 1984 o WYSIWYG (What You See Is What You Get o que voc ver o que voc obtm), que significa dizer que o texto ser impresso tal qual mostrado na tela (ou muito semelhante). Isto pode parecer bvio, mas no para a maioria dos editores de texto daquela poca, que trabalhavam em sistemas operacionais de interface de linha de comando (nogrficas). b) Mudana automtica de linha: ao digitarmos um texto, quando chegamos no limite da pgina (final da linha), o cursor passar automaticamente para a prxima linha. S necessitaremos pressionar a tecla ENTER no final dos pargrafos. c) Insero de marcas de tabulao: permite que sejam inseridas

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 30

marcas de tabulao (ponto do texto medido a partir da margem esquerda). Com a utilizao da tecla TAB, pode-se passar direto para a prxima marca de tabulao. Estas marcas facilitam a correta indentao do texto, especialmente dos pargrafos. d) Localizar e substituir: podemos localizar uma ou mais palavras contidas em um texto e substitui-las por outra(s). e) Mover e copiar: podemos mover ou copiar blocos de texto. f) Fontes de caracteres: podemos utilizar diversas fontes, tamanhos e cores de caracteres, personalizando o texto e melhorando a sua apresentao. g) Insero de imagens e objetos: podemos inserir figuras e objetos produzidos em outros softwares (por exemplo, uma planilha eletrnica) no texto digitado. h) Formatao da pgina e margens: podemos formatar a pgina de acordo com o tamanho do papel em que pretendemos imprimir, configurando tambm suas margens.

Alguns recursos mais avanados, mas que j esto disponveis em muitos dos editores comerciais, permitem a checagem da ortografia e sintaxe, a formatao de etiquetas para mala direta, a insero de campos vinculados a banco de dados e a interao com a Internet, dentre outros.

7. Planilhas Eletrnicas 7.1. Introduo

As

planilhas

eletrnicas

so

programas

projetados

para

desenvolvimento de aplicaes que envolvam clculos de forma intensiva, apesar que tambm podem ser utilizadas para aplicaes de processamento de texto (principalmente tabelas e formulrios), banco de dados e grficos. Sua origem est relacionada com aplicaes no planejamento e previso financeira das empresas, rea onde tm atuao marcante at os dias atuais.

Outras

aplicaes

comumente

desenvolvidas

em

planilhas

eletrnicas so: controle do oramento domstico, controle de estoque de produtos, previso de vendas etc. Atualmente, as planilhas tambm so bastante utilizadas para a gerao de grficos de diversos tipos.

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 31

7.2. Linhas, colunas e clulas

Uma planilha eletrnica est estruturada em linhas (faixas horizontais) identificadas por nmeros posicionados no lado esquerdo da planilha, e colunas (faixas verticais) identificadas por letras dispostas na parte superior. Uma das planilhas mais conhecidas e utilizadas, a MS-Excel, permite at 16.384 linhas e 256 colunas.

A interseo de uma linha com uma coluna origina uma clula, que a unidade bsica de manipulao de dados em uma planilha. Cada clula identificada de forma nica pela combinao da coluna/linha que a originou. Este identificador conhecido como endereo da clula; por exemplo: a clula formada pela interseo da coluna C com a linha 8 possuir o endereo C8.

Um intervalo ou faixa em uma planilha eletrnica pode ser uma clula, uma coluna, uma linha, ou qualquer combinao de clulas, linhas ou colunas. Um intervalo identificado pelos endereos das clulas superior esquerda e inferior direita do intervalo, separadas por dois pontos. Por exemplo, o intervalo A1:C3 inclui as clulas A1, A2, A3, B1, B2, B3, C1, C2, C3.

7.3. Principais recursos

Uma planilha eletrnica permite a insero de dados e a execuo sobre estes de diversas operaes, tais como: clculos, agrupamentos, classificaes, mudanas de formato etc. Tambm disponibilizam uma srie de funes financeiras e estatsticas.

Um outro recurso importante a gerao de grficos dos mais variados tipos, tais como de barra, pizza, coluna, linha etc. As planilhas modernas tambm incluem normalmente recursos que permitem sua integrao com outros softwares, e tambm acrescentam-lhes a capacidade de personalizao atravs de programao.

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 32

8. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) 8.1. Introduo

Um banco de dados um conjunto de dados inter-relacionados. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD ou DBMS Data Base Management System) so softwares que englobam o banco de dados mais os programas que acessam e manipulam os dados.

fcil perceber a importncia dos bancos de dados. Eles so usados em uma vasta gama de aplicaes, desde as comerciais, como folha de pagamento e controle contbil, at as cientficas, como bancos de dados meteorolgicos e de produtos qumicos.

8.2. Campos, registros e arquivos

Os campos representam a menor unidade em um banco de dados. So utilizados para armazenar as caractersticas dos objetos, tais como nome, cpf, saldo da conta bancria etc. Os campos so agrupados em registros, seguindo um critrio determinado pelo usurio. Por exemplo, os campos nome, endereo e telefone podem formar um registro em um banco de dados de agenda de endereos. Um conjunto de registros com os mesmos campos formam um arquivo.

Atualmente, o tipo de banco de dados mais utilizado o relacional, que organiza os dados em tabelas (arquivos), constitudas de linhas (registros) e colunas (campos). Alguns exemplos de SGBDs relacionais comerciais so o Oracle, MS-Access e Paradox, dentre outros.

Um exemplo de uma tabela em um banco de dados relacional pode ser vista na figura 6. Neste caso, a tabela (arquivo) Clientes. Cdigo do Cliente, Nome da Empresa, Nome do Contato e Cargo do Contato so as colunas (campos) da tabela. Cada linha da tabela representa um registro. 8.3. Chaves Os registros em uma tabela podem ser ordenados de diversas formas. Esse ordenamento realizado atravs de campos denominados

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 33

chaves. Um tipo especialmente importante de chave a chave primria. O valor de uma chave primria deve ser nico para uma tabela. Constituem assim uma forma de identificar um registro. Por exemplo, se na tabela do exemplo da figura 6 dissermos que o Cdigo do Cliente a chave primria, estaremos dizendo que no poder existir dois clientes com o mesmo cdigo na tabela Clientes.

Figura 6 Uma tabela de clientes no MS-Access

9. Editores de Imagem 9.1. Introduo Editores (ou processadores) de Imagem so programas aplicativos utilizados para criar ou manipular (alterar cactersticas de) arquivos de imagem. Por exemplo, o Paint, um editor de imagem bastante simples que acompanha o Sistema Operacional Windows permite a criao de imagens em formato de bitmap do Windows (BMP). Ele tambm pode manipular imagens prontas, alterando caractersticas, tais como tamanho e cores, bem como acrescentar novos objetos ou remover parte da imagem. Outros editores de imagens bastante conhecidos e mais sofisticados so o Kodak

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 34

Image, o Adobe Fotoshop e o Corel Draw.

9.2. Principais recursos

Os recursos normalmente encontrados nos editores de imagem so aqueles que permitem a criao e manipulao de imagens, a saber:

a) recursos de criao: definio de formas (crculo, quadrado, retngulo etc.); tipos de pincel (estreito, largo, aerosol etc.); definio de cores etc.. b) recursos de manipulao: alterao de tamanho dos objetos presentes na imagem ou da imagem como um todo; rotao de objetos; alterao nas cores; excluso de objetos etc.

Responde a...

Banco de Dados e planilhas Eletrnicas so dois softwares bastante utilizados e que apresentam algumas funcionalidades em comum. Como saber se uma aplicao deve ser desenvolvida em um banco de dados ou em uma planilha eletrnica?

TESTES

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 35

TESTES

1. (Banco do Brasil/99) No

que

tange

memria

RAM

de

um

microcomputador, podemos afirmar que ela: A) a memria de acesso aleatrio. B) a memria de leitura. C) gravada na fbrica. D) permanente, ou seja, no voltil. E) tem seu contedo apagado somente atravs de programao. 2. Marque a opo que no est correta: A) ROM, PROM, EPROM e EEPROM representam tipos de memria novolteis; B) ROM, PROM, EPROM e EEPROM representam tipos de memria mais utilizadas para fins de inicializao e teste dos componentes de hardware; C) ROM um tipo de memria tambm conhecida como memria de massa; D) EEPROM um tipo de memria que pode ser alterada eletricamente; 3. A respeito de um programa cujas instrues esto sendo executadas pela CPU em determinado instante T1, podemos afirmar que: A) No instante T1, a CPU est trabalhando com sua capacidade mxima; B) No instante T1, temos no mnimo dois programas ocupando a CPU; C) No instante T1, a memria ROM est sendo lida; D) No instante T1, o programa est ocupando parte da memria RAM. 4. Sobre a memria cache, no podemos afirmar qu: A) um tipo de memria bastante rpida; B) Pode armazenar grandes quantidades de dados; C) Melhora o desempenho do sistema; D) utilizada em diversos tipos e portes de computadores; 5. O tipo de memria cujos dados no podem ser apagados conhecida como: A) RAM B) Perifrica C) Cache D) ROM 6. Considere as dimenses de discos a seguir: I 650 Mb, II 8 Gb, III 300 Gb e IV 4,3 Gb.

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 36

Associe tais dimenses com as descries de discos a seguir e, em seguida, marque a opo que contm a seqncia correta de associaes. ( ) DVD; ( ) pen-drive; ( ) Compact Disc (CD); ( ) disco rgido ou winchester. A) III, II, IV, I B) II, III, I, IV C) IV, II, I, III D) I, III, IV, II 7. Considere que temos um arquivo de 4 Mb em um disco rgido e queremos copi-lo para disquetes de 3 1/2 de face dupla e alta densidade. Para copiar o arquivo integralmente necessitaremos, no mnimo, de: A) Um disquete B) Dois disquetes C) Trs disquetes D) Quatro disquetes 8. (TTN/94) Os discos flexveis so organizados em: A) cilindros e trilhas; B) cilindros e cabeas; C) trilhas e cabeas; D) setores e trilhas; E) reas e setores. 9. As denominaes abaixo referem-se ao mesmo tipo de dispositivo, exceto: E) Disco rgido F) Floppy disk G) HD H) Winchester 10. (TTN/94) Assinale a opo correta: A) A principal funo dos dispositivos magnticos para armazenamento executar os programas e dados que esto na CPU; B) Os dispositivos magnticos para armazenamento fazem parte da memria secundria; C) A principal funo dos dispositivos magnticos para armazenamento manter os programas que esto sendo executados; D) Os dispositivos magnticos para armazenamento no permitem gravao pelo usurio;

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 37

E) A capacidade mxima de armazenamento de 5 1/4 360 Kbytes. 11. So elementos comuns a discos rgidos e flexveis, exceto: A) Setores; B) Trilhas; C) Cilindros; D) Controlador. 12. So unidades de armazenamento, de acesso seqencial, atualmente mais utilizadas para realizar cpias de segurana (backup) de grandes volumes de dados: A) fitas B) discos rgidos C) discos pticos gravveis D) discos flexveis de alta densidade 13. O dispositivo de CD-ROM atualmente um equipamento bastante importante nos microcomputadores. So utilidades do dispositivo de CD ROM, exceto: A) gravar os documentos elaborados em processadores de texto; B) reproduzir CDs de msica, desde que o micro possua placa de som e alto-falante instalados; C) instalar programas no disco rgido; D) consultar enciclopdias e outros ttulos disponveis em discos ticos. 14. So vantagens do DVD em relao ao CD, exceto: A) a capacidade de armazenamento; B) a taxa de transferncia de dados; C) a compatibilidade entre equipamentos; D) o custo por MB armazenado. 15. So perifricos utilizados para armazenamento de dados: A) unidade de disco rgido, unidade de disco flexvel e memria B) unidade de disco rgido, unidade de CD-ROM e unidade de DVD C) winchester, unidade de disco flexvel e unidade de CD-WORM D) unidade de disco flexvel, monitor toutch-screen e memria 16. Sobre os dois dispositivos pticos: I. Unidade de CD-ROM 16x II. Unidade de CD-ROM 32x Podemos afirmar que: A) o primeiro tem o dobro da velocidade do segundo

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 38

B) o segundo tem o dobro da velocidade do primeiro C) o primeiro pode armazenar o dobro do que pode o segundo D) o segundo pode armazenar o dobro do que pode o primeiro 17. So diferenas entre CDs e DVDs, exceto: A) as dimenses da mdia B) a velocidade de leitura C) a capacidade de armazenamento D) a taxa bsica de transferncia 18. So funes de um sistema operacional, exceto: A) gerenciamento de dispositivos B) interface com o usurio C) gerenciamento de arquivos D) inicializao (boot) do equipamento

19. O processo de inicializao de um computador conhecido pela denominao de boot. Em um microcomputador, podemos dizer que o boot foi concludo quando: A) O autoteste da memria finalizado; B) O sistema operacional comea a ser carregado na memria; C) O sistema operacional termina de ser carregado na memria; D) O usurio digita o primeiro comando.

20. So exemplos de sistemas operacionais, exceto: A) Windows 2000 B) FreeBSD C) Access D) Ubuntu 21. Sobre o Windows, incorreto afirmar que: A) inclui alguns programas aplicativos, tais como o bloco de notas e o Wordpad. B) sua interface baseada em janelas, incluindo menus suspensos e cones. C) inclui uma calculadora com funes cientficas e financeiras. D) o utilitrio padro para correo de erros em disco denominado Scandisk 22. No Windows 98, a combinao de teclas ALT + F4 utilizada para: A) exibir o menu de sistema da janela atual.

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 39

B) ativar a barra de menu nos programas. C) fechar a janela atual ou encerrar um programa. D) alternar entre janelas abertas. 23. So recursos normalmente disponibilizados nos processadores de texto modernos, exceto: A) anlise de grficos B) insero de imagens C) formatao das margens da pgina D) correo de erros de ortografia 24. Quando estamos trabalhando em um processador de texto e solicitamos ao programa que salve um documento, estamos transferindo-o: A) da memria auxiliar para o disco rgido B) da memria secundria para a principal C) da memria auxiliar para a memria de massa D) da memria principal para a auxiliar 25. Em relao aos processadores de texto, no podemos afirmar qu: A) constitui o software aplicativo com maior nmero de usurios no mundo B) podem ser usados para a digitao de um programa fonte C) tendem a ser cada vez mais integrados com a Internet D) so softwares de uso individual, no podendo ser utilizado em redes de computadores 26. (METR-DF/94) Um texto produzido com um processador de textos, quando armazenado em um disquete, gravado sob a forma de: A) subdiretrio, cujo contedo distribudo em um ou mais setores; B) diretrio, cujo contedo distribudo em um ou mais setores; C) diretrio, cujo contedo distribudo em um ou mais subdiretrios; D) arquivo, cujo contedo distribudo em um ou mais subdiretrios; E) arquivo, cujo contedo distribudo em um ou mais setores. 27. Em uma planilha eletrnica, a clula : A) uma estrutura que pode receber apenas dados numricos B) um conjunto de dados que no podem ser movidos C) a menor unidade que pode ser referenciada D) um conjunto de planilhas relacionadas 28. Entre os conceitos abaixo, o que melhor define um banco de dados : A) conjunto de dados inter-relacionados

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 40

B) programas que acessam dados C) conjunto de dados no ordenados D) ambiente integrado de consulta a dados 29. Nos bancos de dados relacionais, registros esto para linhas assim como campos esto para: A) arquivos; B) tabelas; C) colunas; D) relacionamentos.

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 41

Mdulo 3
1. Noes de Redes de Computadores Uma vez que tenhamos dois ou mais computadores interligados podemos consider-los como uma rede. O objetivo bsico de se interligar computadores em rede o compartilhamento de recursos. Dessa forma, se dispomos de um disco rgido de razovel capacidade, podemos utiliz-lo a partir de vrios micros, os quais possuem discos de capacidade menor; ou, se dispomos de apenas uma impressora, podemos imprimir a partir de mais de um equipamento. Enfim, ligar equipamentos em rede significa minimizar custos de aquisio e maximizar a utilizao. A funo bsica de uma rede de computadores a de proporcionar um meio atravs do qual um usurio localizado em um determinado local possa acessar recursos presentes em um outro local, tais como impressoras ou arquivos. Um bom conceito de redes o que apresenta redes de computadores como uma maneira de conectar computadores para que eles tenham conscincia um do outro e possam compartilhar seus recursos.

Figura 1 Uma rede local com quatro computadores

Para que os dados sejam entendidos atravs dos computadores em uma rede, um conjunto de regras e procedimentos para a comunicao implementado atravs de um software denominado protocolo. Os protocolos estabelecem uma linguagem comum para que possa haver comunicao na rede. Quanto a sua abrangncia fsica, as redes podem ser classificadas em dois tipos: redes locais (Local Area Network LAN) e redes remotas (Wide Area Network WAN). a) Redes locais (LAN): redes constitudas de computadores localizados prximos geograficamente, normalmente em um mesmo prdio ou em prdios adjacentes. Neste tipo de rede, os computadores so normalmente ligados atravs de cabos, mas tambm podem ser ligados

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 42

por tecnologia sem fio. Um exemplo de rede local pode ser a que conecta os computadores de uma loja comercial. b) Redes remotas (WAN): redes constitudas de computadores e/ou de redes locais geograficamente distantes. Normalmente fazem uso de recursos de telecomunicao, tais como modems ligados a linhas telefnicas e de dados, rdio, satlite etc. Um exemplo de rede remota pode ser a que conecta as diversas filiais de uma empresa ao longo de um estado, pas ou at mesmo do mundo.

2. Internet 2.1. Introduo A Internet uma grande rede de escala mundial, formada por diversas outras redes; por isso dizemos que a Internet uma rede de redes. A Internet uma rede descentralizada (no h um nico computador que controla a rede) que no possui proprietrio, portanto no se cobra o acesso rede; seus usurios precisam apenas pagar pela tecnologia de acesso, quando de terceiros. Em termos globais, a Internet gerenciada por associaes de usurios (entidades no governamentais), dentre as quais destaca-se a ISOC (Internet Society), que atravs de frums, debates e publicaes, procura orientar a pesquisa e utilizao da rede. A InterNIC (The Internet Network Information Center) coordena a nvel mundial a distribuio de endereos e registro de domnios, a fim de manter a unicidade dos servidores conectados rede. Alm disso, a rede possui entidades de organizao em cada pas. No Brasil, a instncia mxima o Comit Gestor Internet, criado em Junho de 1995 por iniciativa dos Ministrios das Comunicaes e da Cincia e Tecnologia e composto por representantes desses ministrios e de instituies acadmicas e comerciais. A entidade tambm controla o registro de domnios e a distribuio de endereos da Internet brasileira. 2.2. Acessando os recursos da Internet Na Internet, os usurios tm acesso a uma srie de servios, como Web, Correio Eletrnico, FTP etc. Os servios ou recursos da Internet so os meios disponveis para o acesso s informaes contidas na rede. Qualquer que seja o recurso a ser acessado, a Internet disponibilizar o mesmo baseada no modelo cliente/servidor, ou seja, h computadores servidores (que ofertam recursos) e computadores clientes (que so usurios destes recursos). Os servidores necessitam estar conectados de forma permanente (24 h) na rede, enquanto os clientes podem tambm estar conectados de forma temporria (por alguns minutos ou horas). Os modos bsicos de acesso Internet so:

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 43

a) Acesso dedicado: utiliza uma conexo permanente, podendo normalmente executar aplicaes clientes e servidoras. As mquinas neste tipo de acesso devem possuir um endereo fixo e registrado na rede. b) Acesso discado: utiliza uma conexo temporria, normalmente executando apenas aplicaes clientes. feita normalmente a partir de um modem, utilizando a rede telefnica pblica. Cada equipamento conectado rede possui uma identificao nica conhecida como endereo IP, um nmero assim como 200.241.146.30, por exemplo. Mas so normalmente referenciados por um domnio (um nome padronizado); fejal.com.br, por exemplo. Em fejal.com.br, fejal representa o nome do detentor do domnio, com indica que um domnio de instituio com fins comerciais, e br que um domnio registrado no Brasil. Na rede, sempre que referenciamos um domnio, o nome traduzido em um banco de dados distribudo chamado DNS (Domain Name Server) para um endereo IP. Algumas classificaes comuns de domnio so: com (domnios de instituies com fins comerciais), gov (domnios de instituies governamentais), org (domnios de instituies no-governamentais - ONGs), mil (domnios de instituies militares) etc.

Responde a...

Se cada equipamento conectado rede deve possuir um nmero nico de identificao (endereo IP), como os computadores recebem este nmero? Eles (os nmeros) j vm de fbrica?

2.3. Como conectar-se Conectar-se Internet relativamente simples e barato. Em tese, precisamos de trs componentes: o equipamento (com o software adequado), o meio de comunicao e o provedor de acesso. O equipamento para conexo normalmente inclui o computador e um dispositivo de comunicao. No h exigncias especficas quanto ao computador, mas equipamentos mais modernos podero tirar melhor proveito dos recursos da Internet (alguns recursos podero no funcionar em equipamentos mais antigos ou com software mais antigo). O dispositivo para conexo depender da forma de conexo, que ser visto mais adiante. Se vai ser utilizada a rede telefnica pblica (o modo mais utilizado por pequenos usurios), o equipamento apropriado o modem. Alm das linhas telefnicas comuns, temos outros meios de conexo, tais como acesso via rede local (muito comum nas empresas), ISDN e ADSL (linhas digitais), rdio-comunicao etc.

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 44

Uma tecnologia mais recente inclui o acesso Internet atravs de TV a cabo. O acesso pode ser feito por meio de conversores chamados Set Top Box (ou caixas Set Top), utilizando-se um microcomputador com um modem a cabo (cable modem), ou diretamente a partir da televiso, atravs de um servio de WebTV , que utiliza um conversor Set Top Box especial. O provedor de acesso a empresa que disponibilizar sua conexo com a Internet. A maioria deles disponibilizam o acesso atravs de linhas telefnicas comuns e, mais recentemente, via rdio, mas tambm podem disponibilizar atravs de servios como ISDN ou ADSL. O acesso via TV a cabo normalmente disponibilizado pelas prprias operadoras de TV a cabo, ou por empresas por elas credenciadas.

Responde a...

De onde os provedores de acesso comercial gratuitos retiram o dinheiro para sustentar-se? Eles so vantajosos para seus usurios?

2.4. Os Servios da Internet Os principais servios disponibilizados na Internet so: a) Transferncia de arquivos (FTP File Transfer Protocol): servio padro da Internet para a transferncia de arquivos entre computadores. Atravs deste servio so executadas as operaes de download (transferncia de arquivos de servidores da Internet para o computador do usurio) e upload (o processo inverso, ou seja, a transferncia de arquivos do computador do usurio para servidores da Internet), este ltimo menos comum. b) Login remoto (TELNET): permite conectar-se e executar programas em servidores remotos. O usurio conecta-se ao servidor remoto de forma semelhante a uma conexo em rede local. (servio atualmente pouco utilizado) c) Busca de informaes por menus (Gopher): servio de busca e recuperao de informaes orientado a documentos, implementado atravs de menus, que permite ao usurio localizar documentos sem a preocupao com o local onde o mesmo est armazenado. (servio atualmente pouco utilizado) d) Correio eletrnico (e-mail): permite a troca de mensagens eletrnicas entre os usurios da Internet. Juntamente com a Web, o mais conhecido servio da Internet, e tambm o com maior nmero de

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 45

usurios. As mensagens enviadas so armazenadas em servidores e podem ser lidas quando melhor convier ao destinatrio. Isso implica em dizer que podemos enviar mensagens de correio eletrnico para destinatrios que no esto conectados no momento do envio. e) Grupos de discusso (USENET ou Newsgroups): servio que permite a formao de grupos de discusso temticos online. O usurio conecta-se ao grupo e pode ler (as mensagens anteriormente postadas) e postar mensagens sobre o assunto em discusso. As mensagens postadas para o grupo de discusso podem ser lidas por todos os participantes do mesmo. f) Busca de informaes por hipermdia (www World Wide Web): permite a busca e recuperao de documentos nas mais variadas mdias (texto, som, imagem etc.), sendo a navegao baseada em um recurso conhecido como hipertexto (ou hipermdia), que permite incluir em um documento um ou mais vnculos (hiperlinks) para outros documentos, formando uma espcie de teia. g) WAIS (Wide Area Information Server): sistema de busca de informaes que utiliza servidores e diretrios especficos e classificados por assunto (base de dados distribuda). Por exemplo, se o usurio quiser informaes sobre o Nepal, deve utilizar primeiro a palavra chave country para encontrar servidores que possuam informaes sobre pases, e depois ento utilizar o nome do pas para buscar as informaes desejadas. Uma importante funcionalidade do WAIS a possibilidade do usurio indicar quais documentos encontrados so relevantes para sua pesquisa, e utiliz-los em novas pesquisas para encontrar documentos similares. (servio atualmente pouco utilizado) h) IRC (Internet Relay Chat): foi, durante anos, o sistema de batepapo mais popular da Internet, reunindo pessoas que conversam atravs do teclado. O IRC agrupa pessoas com interesses comuns atravs de canais (como o #futebol, #amizades etc.). Para ter acesso aos canais IRC, os usurios utilizam um programa especfico (o mais conhecido o mIRC). (servio atualmente pouco utilizado) i) Comunicadores instantneos: O ICQ (I seek you) foi o precursor desta ferramenta, cujo objetivo disponibilizar um modo fcil para que pessoas encontrem outras para conversar atravs da Internet. Uma vez ativado, o programa mostra aos usurios outros usurios (previamente cadastrados em uma lista de contatos) que esto conectados naquele momento, permitindo assim que eles se comuniquem atravs de mensagens (bate-papo) via teclado, podendo tambm disponibilizar canais de voz e vdeo. Atualmente, os programas mais utilizados so o MSN, da Microsoft e o Talk, da Google. j) Bate-papos via Web: permitem que grupos de pessoas se encontrem para bater papo atravs do teclado, utilizando a World Wide Web (o acesso disponibilizado atravs do Web Browser). O local (virtual) do encontro chamado de sala, e normalmente comporta um nmero mximo de 20 a 30 pessoas. Os sites da Web que

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 46

disponibilizam servios de bate-papo geralmente possuem diversas salas agrupadas por assunto, idade ou regio geogrfica dos participantes. k) Bate papos via voz: permitem que os usurios se comuniquem oralmente atravs da Internet, podendo inclusive fazer ligaes para telefones comuns (a tecnologia tambm conhecida como telefonia sobre IP). Utilizam programas especficos, tais como o Skype e o Net2Phone. l) Canais de notcia (tecnologia push): surgiu a partir da idia que, ao invs dos usurios da Internet sarem em busca de informaes, as informaes poderiam ser enviadas at eles. Neste servio, os usurios se inscrevem em canais de notcias cujo contedo lhes interessem e, em horrios pr-determinados, as informaes so enviadas para seus computadores. (servio atualmente pouco utilizado) m) Sistemas de Videoconferncia: atravs deste recurso, duas ou mais pesoas podem participar de uma videoconferncia ao vivo atravs da Internet. As videoconferncias at duas pessoas podem ser feitas atravs de ligao direta entre os conferentes. Para as que envolvem grupos de trs ou mais pessoas, normalmente utilizado um computador (chamado de refletor), responsvel em receber os sinais e repass-los aos conferentes. n) WAP (Wireless Appication Protocol): Protocolo para aplicaes sem fio. utilizado no acesso Internet a partir de telefones mveis (celulares).

2.5. A World Wide Web A World Wide Web, www ou simplesmente Web constitui a parte grfica e multimdia da Internet, sendo o servio que mais cresce na rede e o principal responsvel pela sua expanso. Sua principal caracterstica a organizao em hipertexto ou hipermdia (com a utilizao de recursos multimdia), que tem se mostrado uma forma bastante eficiente para atrair e cativar a ateno dos usurios. Esta mesma caracterstica tambm faz com que sua utilizao seja simples e intuitiva, o que facilita o aprendizado de usurios com menos experincia. No lado cliente, o acesso a Web realizado por uma aplicao cliente chamada browser (navegador). Atualmente, os mais conhecidos browsers so o Microsoft Internet Explorer e o Netscape Navigator. Os browsers so instalados nos computadores clientes, e interagem atravs da rede com as informaes disponibilizadas nos computadores servidores (servidores Web Web Servers), que executam aplicaes servidoras. Exemplos destas aplicaes so o Microsoft Internet Information Server (IIS) e o Apache. Na web, um documento estruturado em uma linguagem chamada HTML (Hiper Text Markup Language linguagem de criao de hipertexto),

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 47

que permite definir o formato e os elementos do documento e as ligaes (hiperlinks) com outros documentos. Cada documento HTML localizado na rede atravs de sua URL (Universal Resource Location Localizao Universal de Recursos), que identifica o tipo de servidor a ser acessado, a localizao do computador na rede e a localizao do documento no computador. Por exemplo, temos a URL http://www.egroups.com/group/ccet-info/info.html. Na web, cada documento chamado de pgina (page); o agrupamento lgico de pginas chamado web site, ou simplesmente site. A pgina de abertura para um site chamada home-page, e pode ser encarada como a porta de entrada para o mesmo.

Responde a...

A Web popularizou as compras atravs da Internet, criando verdadeiros shoppings virtuais, onde cada vez mais empresas oferecem seus produtos. Mas seguro comprar atravs da Internet?

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 48

TESTES 1. Podemos definir rede de computadores como: A) Computadores interligados, com o mesmo tipo de hardware e sistema operacional. B) Equipamentos sem processamento prprio, conectados a um computador central. C) Computadores conectados, trocando informaes e compartilhando recursos. D) Equipamentos denominados servidores, capazes de comunicarem-se com outros servidores. 2. Marque a opo que no descreve uma rede local: E) Cerca de 250 computadores que ocupam 6 andares de um prdio comercial, conectados por cabo para compartilhar arquivos e impressoras; F) Quatro computadores em Macei e dois em Recife compartilham arquivos atravs de correio eletrnico; G) Dois computadores em uma sala compartilhando uma impressora atravs de comunicao sem fio; H) Mais de quinze computadores em um escritrio, conectados atravs de fibra tica para compartilhar arquivos. 3. Para que uma rede de computadores possa operar, necessrio a existncia de um protocolo. Entre os itens abaixo, o que melhor descreve um protocolo : A) Uma linguagem de programao; B) Um software que implementa padres de comunicao; C) Um meio fsico para transmisso de dados; D) Um termo de licena do software da rede. 4. As linhas de comunicao de dados de alta capacidade e grande abrangncia geogrfica que interliga os principais computadores da Internet so conhecidas como: A) fibra ptica B) backbone C) cabeamento estruturado D) ISDN 5. Sobre a Internet, podemos afirmar que: A) a rede mundial de computadores. Pode ser acessada por qualquer usurio, desde que tenha permisso do Internic, rgo do governo dos Estados Unidos e proprietrio da rede. B) Tambm conhecida como Web. Conecta computadores de diversos pases ao redor do mundo. C) uma rede de computadores de escala global e controle descentralizado, que disponibiliza informaes para seus usurios atravs de servios. D) Em nvel de Brasil controlada pela FAPESP, que centraliza em seus servidores o fluxo de acesso rede no pas.

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 49

6. E) F) G) H) 7. A) B) C) D)

Na Internet, um endereo IP como 200.241.146.30 identifica: Uma pgina web; Uma conta de correio eletrnico; Um equipamento; Uma linha discada. caracterstica comum ao modo de acesso discado e dedicado: endereo IP fixo; execuo de aplicaes servidoras; conexo permanente; execuo de aplicaes clientes.

8. Quanto ao provedor de acesso Internet, podemos afirmar que: A) a pessoa que autoriza nosso acesso; para acessar a Internet pela primeira vez, temos que solicitar a autorizao do provedor. B) a entidade, de fins lucrativos ou no, que disciplina os endereos dos computadores na rede. C) a pessoa que controla o acesso rede, cuidando para que no haja um nmero excessivo de usurios conectados em determinado momento. D) a entidade, de fins lucrativos ou no, que disponibiliza conexes para acesso rede, podendo cobrar por seus servios. 9. A) B) C) D) So servios bsicos disponveis na Internet, exceto: Telnet. Home-page. Gopher. Correio eletrnico.

10. Podemos enviar mensagens de correio eletrnico atravs da Internet: E) Para todas as pessoas que possuam computador; F) Para todas as pessoas que possuam um endereo de e-mail; G) Apenas para as pessoas que estejam conectadas no momento do envio; H) Apenas para as pessoas que tenham conta em um provedor de acesso. 11. Na Web, o software que executado pelo lado cliente denominado: F) browser; G) http; H) home-page; I) URL. 12. Na web, o endereo que permite localizar cada pgina HTML denominado: A) browser; B) http; C) home-page; D) URL; 13. O principal servio da Internet usado para a transferncia de arquivos o: E) FTP. F) Telnet. G) Correio Eletrnico. H) Web.

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 50

14. O endereo de e-mail do J Soares, um famoso apresentador de televiso, jo@globo.com. A palavra com que faz parte do mesmo um indicativo que o domnio que abriga este endereo de e-mail pertence a uma empresa: E) de comunicao; F) de utilidade pblica; G) de provimento de acesso; H) de fins comerciais. 15. A respeito dos endereos de correio eletrnico suporte@iname.com e suporte@brhs.com.br, correto afirmar que: A) ambos possuem o mesmo nome de usurio B) ambos so endereos da Internet brasileira C) ambos pertencem ao mesmo domnio D) ambos so endereos de empresas de comunicao 16. A respeito das URLs http://www.americanas.com http://members.tripod.com.br, correto afirmar que: A) A primeira pertence ao domnio da Internet brasileira. B) A segunda no um endereo da Web. C) Ambas representam endereos de grupos de discusso. D) Ambas representam endereos da Web. e

17. O elemento presente nos documentos Web que permite ao usurio navegar de uma pgina para outra atravs do clique do mouse denominado: A) URL. B) Web site. C) hyperlink. D) backbone. 18. Sobre a World Wide Web, podemos afirmar que: I. II. III. um dos servios mais populares da Internet, sendo baseado na tecnologia de hipertexto. Seus documentos ou pginas so formatados em uma linguagem denominada http. O hiperlink, elemento ativo de ligao entre as pginas da Web, tambm pode ser usado para implementar ligaes para outros servios, tais como Correio Eletrnico e FTP. Seus servidores tambm so chamados de browsers.

IV.

Esto corretas as afirmaes: A) Apenas I; B) Apenas I e II; C) Apenas I e III; D) Todas so corretas. 19. (CESMAC/2000) Quanto Internet, podemos afirmar que: I. Sua estrutura a unio dos computadores com as telecomunicaes. Na Internet a informao contida em textos, sons e imagens de qualquer

Informtica Bsica Prof. Adilson Jorge dos Santos 51

natureza, pode trafegar entre qualquer computador conectado a essa rede. II. Para o usurio, a Internet um grupo de servios disponveis para a troca de informaes entre computadores ou outros usurios e instituies conectados rede. III. Na comunicao por meio de correio eletrnico, um usurio pode digitar uma mensagem ou transferir informaes atravs de um arquivo anexado, mas para isso o destinatrio deve obrigatoriamente estar utilizando a rede no mesmo momento. a chamada comunicao em tempo real. Esto corretas: A) apenas I e II B) apenas I e III C) apenas II e III D) Todas esto corretas. 20. Assinale a relao correta entre as colunas: Coluna 1 I. FTP II. USENET III. WAIS IV. PUSH A) B) C) D) Ib; IId; IIIc; IVa Ib; IIc; IIIa; IVd Ic; IIb; IIId; Iva Id; IIa; IIIb; Ivc Coluna 2 a) tecnologia utilizada por canais de notcia que enviam as informaes para usurios cadastrados. b) servio da Internet mais utilizado para download de arquivos e programas. c) sistema de busca de informaes que utiliza bancos de dados distribudos. d) servio da Internet que permite a formao de grupos de discusso temticos online.

21. Um computador conhecido como refletor utilizado na Internet para implementar servios de: A) driver virtual B) videoconferncia C) bate-papo via web D) download de programas 22. O ICQ um servio da Internet que teve como principal caracterstica inovadora: A) a facilidade para conexo rede atravs de linhas digitais de alta velocidade. B) o baixo custo para ligaes telefnicas internacionais, utilizando servios de telefonia sobre IP. C) a facilidade para encontrar pessoas para bate-papo, a partir da incluso destas em uma lista de contatos. D) o baixo custo para a transmisso de arquivos multimdia dos clientes para os servidores (upload).

You might also like