You are on page 1of 6

Questionrio de Sistemas Eltricos de Aeronaves 1- Como denominado dois ou mais condutores isolados separadamente e no mesmo invlucro? Cabo multicondutor.

r. 2- Como denominado o cabo formado por dois ou mais condutores isolados separadamente e torcidos juntos? Par torcido. 3- Como caracterizado um cabo blindado? Por um ou mais condutores isolados, revestidos com uma blindagem tranada metlica. 4- Como formado um cabo de radiofreqncia? Por um condutor central singelo isolado, com um condutor externo de revestimento metlico. 5- Por qual agencia dado o modelo padro de bitola para fabricao dos fios? AWG ( American Wire Gage). 6- Qual a relao existente entre o dimetro dos fios e a sua bitola, ou calibre? Os dimetros se tornam menores a medida que o numero do calibre se tornam maiores. 7- Qual o instrumento responsvel por medir o calibre do fio? Um calibre de fio. 8- Normalmente os calibres de fio medem a bitola do fio em quais variaes? De 0 at 36. 9- Como deve estar o fio para ser medido corretamente? Desencapado. 10- Qual o procedimento normalmente realizado com os fios maiores para aumentar sua flexibilidade ao ser medido? So tranados. 11- Quais os fatores que afetam a seleo da bitola do fio? A perda de energia permitida na linha (P=RI2); A queda de voltagem permitida na linha (V=IR); e o terceiro a capacidade que o condutor tem de conduzir corrente. 12- At quando a temperatura de um fio aumentar? At que o calor irradiado, ou dissipado, seja igual ao calor gerado pela passagem de corrente atraves da linha? 13- Qual o material que melhor conduz corrente eltrica? A prata. 14- Quais os dois condutores comumente usados? O cobre e o alumnio. 15- Quais as vantagens e desvantagens do cobre em relao ao alumnio? O cobre possui maior condutibilidade, mais dctil (pode ser estirado), possui relativamente alta resistncia trao e pode ser facilmente soldado. Ele mais caro e mais pesado que o alumnio. 16- Qual a relao de condutibilidade entre o alumnio e o cobre? O alumnio possui apenas cerca de 60% da condutibilidade do cobre. 17- Quais as vantagens da utilizao do alumnio? Sua leveza torna possvel vos extensos e, seu dimetro, relativamente grande para uma dada condutibilidade, reduz a carona ( a descarga de eletricidade do fio quando ele possui um alto potencial). 18- Qual a mxima queda de voltagem recomendada para um avio? 2% da voltagem regulada.

19- Como considerada a resistncia do circuito de retorno de corrente massa, atravs da estrutura da aeronave? Desprezvel. 20- Quando o valor da resistncia para o circuito ser considerado satisfatrio? Se a queda de voltagem no exceder os limites estabelecidos pelo fabricante dos componentes do avio. 21- Quais os requisitos para seleo da bitola do condutor? A bitola do fio deve ser suficiente para evitar queda de voltagem excessiva e, deve ser suficiente para evitar superaquecimento do cabo durante a passagem da corrente devida. 22- Quais os valores que devem ser levados em considerao para que possa ser usado um grfico de fios eltricos? O comprimento do condutor; o valor da corrente a ser conduzida; o valor da queda de voltagem permitida; e se a corrente continua ou intermitente. 23- Quais os materiais isolantes normalmente utilizados? Borracha, vidro, amianto ou plstico. 24- Quais as duas propriedades fundamentais que eles devem apresentar? A resistncia do isolamento, e a fora dieltrica. 25- O que denominamos resistncia do isolamento? A resistncia da passagem de corrente. 26- Como pode ser medida a resistncia do isolamento? Com um megmetro (MEGGER). 27- Qual a propriedade que o isolante possui de suportar a diferena de potencial e, geralmente, expressa em termos de voltagem? A fora dieltrica. 28- Quais os tipos de isolantes mais comuns em avies? O vinil, o algodo, o nilon, o teflon e o amianto mineral. 29- Normalmente, o que identificado pelos cdigos de identificao dos fios e cabos? O fio, o circuito que ele pertence, a bitola, etc. 30- Quais os principais componentes do sistema que so identificados por uma letra ou grupo de letras e nmeros adicionados ao numero bsico de identificao? Plugs e tomadas. 31- Qual a funo das letras e nmeros citados na questo anterior? Indicar a localizao do componente no sistema. 32- Como so geralmente estampados os fios? Com intervalos de at 15 polegadas de extenso, e dentro de 3 pol. de cada juno ou ponto terminal. 33- Como devem ser as luvas de identificao para fiao de modo geral? Flexvel de vinil. 34- Como devem ser as luvas em aplicao em altas temperaturas? E onde a resistncia a fluidos hidrulicos sintticos ou solventes for necessria? De borracha de silicone ou de fibra de vidro de silicone. De nilon clara ou branca opaca. 35- Como denominado dois ou mais grupos de fios amarrados juntos? Chicote. 36- Onde so normalmente utilizadas fiaes sem proteo eltrica? Dos geradores at os pontos de distribuio da barra principal. 37- Como devem ser construdos os chicotes? Com menos de 75 fios, ou ter de 1 a 2 pol. 38- Quando os fios devem ser tranados?

Quando determinado no projeto ou quando nas vizinhanas de bssolas magnticas ou da vlvula de fluxo; na fiao trifsica e em sistemas de rdio. 39- Qual a deflexo mxima que deve ter a frouxido dos chicotes entre os suportes? pol. com presso manual. 40- Como devem ser as curvaturas nos grupos de fios ou chicotes? Nunca inferiores a 10 vezes o dimetro externo dos grupos. 41- Contra o que devem ser protegidos os fios ou grupos de fios? Contra frico ou roamento nos locais onde o contato com superfcies pontiagudas, ou outros fios, danificariam o isolamento. 42- Qual deve ser a proteo dos fios na rea do alojamento das rodas? Exposio a fluidos, apertos e acentuada flexibilidade. Todos os chicotes devem ser protegidos por luvas e tubulaes flexveis. 43- Qual a correta distancia entre as fiaes e as tubulaes? 6 pol. 44- Qual deve ser a folga mnima entre as fiaes e os cabos de controle? 3 pol. 45- Qual a correta forma de instalao das braadeiras de cabo? O parafuso de montagem deve estar acima do chicote. 46- Qual a finalidade das amarraes e enlaces dos chicotes? Tornar mais fcil a instalao, manuteno e inspeo. 47- Qual a diferena entre enlaamento e amarrao? O enlaamento prende junto um grupo de fios ou chicotes atravs de pedaos individuais de cordo, enquanto amarrao utiliza um pedao continuo de cordo. 48- Qual o material dos cordes? Nilon ou algodo. 49- Quais as vantagens do nilon? Resistncia a umidade e a fungos. 50- Qual o tipo de n utilizado para amarrao com cordo inteiro? E em cordo duplo? N de porco. Comea com n tipo laada e termina com um n de meia volta. 51- Para que utilizado o cordo colorido? Para fazer laos temporrios. 52- Onde os chicotes devem e no devem ser amarrados ou enlaados? A parte dos chicotes localizada dentro de condutes no deve ser amarrada ou enlaada, mas dentro de partes fechadas tais como caixas de juno devem ser apenas enlaados. 53- Quais so os meios de desencapar um fio? Trmico; eltrico; de bancada; manual e tipo faca. 54- Onde devem ser totalmente evitado emendas no cabo eltrico? Em locais sujeitos vibraes externas. 55- Quais so os conectores de emendas geralmente mais preferidos? Os auto-isolantes. 56- As alas de terminais sem solda so geralmente feitas de quais materiais? Cobre e alumnio, e do tipo pr-isolada ou no isolada. 57- Quais os tipos dessas alas? Tipo bandeirola; reta e em ngulo reto. 58- Qual a funo das ferramentas de estampagem? Prendem o cilindro do terminal ao condutor. 59- Quais os tipos de ferramentas de estampagem? Portteis manuais e eltricas e mquinas eltricas de bancada. 60- Qual o tipo de ala de terminal usada para acabamento dos fios de alumnio?

Somente as alas de alumnio. 61- As emendas de cobre permanente pr-isoladas unem fios de at qual bitola? De 22 at 10. 62- Qual o tipo de chave utilizada para apertar as porcas de fixao nas conexes de terminais a blocos terminais? Chave dinamomtrica. 63- Como denominada a ligao eltrica de um objeto condutor com a estrutura primria completando o caminho de retorno da corrente? Ligao massa. 64- Quais as estruturas primrias? A fuselagem e as asas do avio. 65- Quando deve ser checada a resistncia de todas as ligaes massa? Depois que forem feitas e antes do reacabamento. 66- Qual o valor mximo da resistncia de cada conexo? 0,003 ohm. 67- Quais os tipos de conectores? Plugs e receptculos. 68- Como so identificados os conectores? Pela sigla AN e divididos em classes. 69- De quais materiais so feitos os conectores? Os das classes A, B, C e D so feitos de alumnio e os da classe K, de ao. 70- Caracterize as classes de conectores: CLASSE A: Finalidade geral. CLASSE B: Onde for importante que os conectores soldados sejam prontamente acessveis. CLASSE C: Um conector pressurizado com pinos inseridos no removveis. Usados em equipamentos pressurizados. CLASSE D: Conector resistente a vibrao e a umidade. CLASSE K: Conector a prova de fogo. 71- Quais informaes so encontradas na codificao dos conectores? Padro; tipo; classe; tamanho; n do tipo de contato; estilo do contato e sentido de rotao. 72- Qual a funo dos condutes? Proteo mecnica dos fios dos chicotes. 73- Como podem ser encontrados os condutes? Em materiais metlicos e no metlicos, nas formas rgidas e flexveis. 74- Como se especifica o dimetro interno do condute? Em torno de 25% maior que o dimetro mximo do chicote. 75- Como o condute sustentado? Por braadeiras. 76- Quais os dois tipos de condutes de alumnio flexvel? Condute flexvel desencapado e revestido com borracha. 77- Qual condute utilizado onde for necessrio minimizar as interferncias no rdio? Condute de lato flexvel. 78- Qual o cuidado que se deve ter na hora de instalar equipamentos eltricos no avio? Que a carga eltrica total no v exceder os limites de alimentao do avio. 79- Como deve ser indicado que a carga eltrica total no passou dos valores prestabelecidos? Utilizando voltmetros e ampermetros. 80- Quais so os dispositivos eltricos de proteo dos circuitos?

Disjuntores e fusveis. 81- Como so chamados os disjuntores, por abrir o circuito no qual eles esto instalados, independente da posio da chave, em caso de sobrecarga? Desarme - livre. 82- Quais as caractersticas necessrias a um interruptor? Deve possuir capacidade de contato suficiente para interromper, fechar e conduzir continuadamente a carga da corrente conectada. 83- Qual o tipo geralmente preferido? O de ao de molas. 84- Quais interruptores devem ter sua capacidade nominal reduzida? Os de circuitos de alta intensidade inicial; os circuitos indutivos e os motores. 85- Como denominado um interruptor operado eletricamente? Rel. 86- Quais os tipos de iluminaes das aeronaves? Iluminao interna, externa, e luzes indicadoras e de aviso. 87- Cite exemplos de luzes externas: Posio, anti-coliso, txi, luzes de inspees das asas, etc. 88- De que composto um conjunto de luzes de posio? De uma luz vermelha, uma verde e uma branca. 89- Onde so instaladas as lmpadas citadas anteriormente? Vermelha: na ponta da asa esquerda; verde: na ponta da asa direita e branca: no estabilizador vertical. 90- Como so controladas as lmpadas da luz de posio? Por um interruptor DPST na cabine de comando. 91- Caracteriza as luzes anti-coliso: Pode consistir de uma ou mais luzes. So feixes de luz mvel, que se encontram, normalmente, no topo do estabilizador vertical. 92- De que consiste uma unidade de luz anti-coliso? Consiste geralmente de uma ou duas luzes rotativas operadas por um motor eltrico. 93- Qual a funo da luz anti-coliso? uma luz de segurana para alertar outros avies, principalmente em reas congestionadas. 94- Qual a finalidade das luzes de pouso? Iluminar a pista durante os pousos noturnos. 95- Qual o equipamento que fornece a luz? Um refletor parablico. 96- Caracterize as luzes de pouso: Algumas instalaes utilizam lmpadas de pouso retrateis. As luzes de pouso utilizadas em avies de alta velocidade so geralmente equipadas com um sensor de velocidade, que evita a extenso das luzes em velocidades excessivas e tambm provocam a retrao das luzes se o avio exceder uma velocidade pr-determinada. 97- Como so equipados a maioria dos avies de grande porte? Com quatro luzes de pouso, das quais duas so fixas e duas retrteis. 98- Como denominada a luz responsvel pela iluminao no solo durante o txi ou o reboque do avio? Luz de txi. 99- Caracteriza a luz de txi: As luzes de txi de 150 a 250 watts so utilizadas na maioria dos avies de mdio e grande porte e nos avies com trem de pouso triciclo so instaladas no trem do nariz. 100- Qual a finalidade das luzes de inspeo da asa?

Permitir a observao de formao de gelo e condies gerais desta rea.

You might also like