You are on page 1of 8

TAIS OLIVEIRA

FARMACOLOGIA DO MINESSE

SALVADOR 2012

TAIS OLIVEIRA

FARMACOLOGIA DO MINESSE

Trabalho apresentado disciplina de Farmacologia do curso de Farmcia da Faculdade de Tecnologia e Cincias como requisito parcial da avaliao. Orientado pela Prof. Mauro.

SALVADOR 2012

SUMRIO

1. Introduo .................................................................................................. 4 2. Posologia.................................................................................................... 4 3. Composio ............................................................................................... 4 4. Reaes Adversas ..................................................................................... 4 5. Farmacocintica ........................................................................................ 5 6. Farmacodinmica ...................................................................................... 6 CONCLUSO .................................................................................................... 7 REFERNCIA .................................................................................................... 8

1. Introduo
O Minesse (gestodeno, etinilestradiol) um medicamento contraceptivo oral que combina o componente estrognico etinilestradiol com o componente progestagnico gestodeno.

2. Posologia
O blister de Minesse (gestodeno, etinilestradiol) contm 24 comprimidos. Iniciar tomando um comprimido no primeiro dia do ciclo. Tomar o comprimido marcado com o dia correspondente da semana. Tomar um comprimido por dia no mesmo horrio at acabar todos os 24 comprimidos do blister. A embalagem seguinte deve ser iniciada aps um intervalo de quatro dias sem a ingesto de comprimidos, ou seja, no 5 dia aps o trmino da embalagem anterior.

3. Composio
Cada comprimido revestido contm: Gestodeno = 0,060 miligramas Etinilestradiol = 0,015 miligramas

4. Reaes Adversas
As reaes contra este medicamento so muito raras fica em torno de <0,01% e a muito comum em 10%.

5. Farmacocintica
Absoro: O gestodeno rpida e completamente absorvido pelo trato gastrintestinal. No sofre metabolizao de primeira passagem e est quase que completamente biodisponvel aps administrao oral. O etinilestradiol rpida e completamente absorvido pelo trato gastrintestinal. Sofre intensa metabolizao de primeira passagem. A biodisponibilidade mdia est em torno de 45% com significante variao individual. Distribuio: O etinilestradiol conjugado excretado pela bile e sujeito a recirculao ntero-heptica. A meia-vida de eliminao de etinilestradiol de aproximadamente 10 horas.
Eliminao: Os metablitos de gestodeno so excretados na urina (50%) e

nas fezes (33%) com uma meia-vida de eliminao de aproximadamente um dia. Os metablitos do etinilestradiol Cerca de 40% da droga so excretados na urina e 60% eliminada nas fezes.

6. Farmacodinmica
Os contraceptivos orais combinados agem por supresso das gonadotrofinas. Embora o mecanismo primrio dessa ao seja a inibio da ovulao, outras alteraes incluem mudanas no muco cervical que aumenta a dificuldade de entrada do esperma no tero e no endomtrio. Efeitos sobre a menstruao: Melhora da regularidade do ciclo menstrual; diminuio da perda de sangue e da incidncia de anemia ferropriva; diminuio da incidncia de dismenorria. Efeitos relacionados inibio da ovulao: Diminuio da incidncia de cistos ovarianos funcionais; diminuio da incidncia de gravidez ectpica. Contra indicaes: Os contraceptivos orais combinados no devem ser utilizados por mulheres que apresentem qualquer uma das seguintes condies: trombose venosa profunda, tromboembolismo, doena vascular cerebral ou coronariana arterial dentre outras. Crianas e Mulheres grvidas. Precaues:

Exame

fsico

acompanhamento,

Efeitos

sobre

os

carboidratos e lipdios, Funo heptica, Sangramento genital, Depresso, Reteno de fluidos, Outras. Superdosagem (Pode provocar em adultos e crianas): Nusea, vmito, sensibilidade nas mamas, tontura, dor abdominal, sonolncia/fadiga; hemorragia por supresso pode ocorrer em mulheres.

CONCLUSO
O Minesse um medicamento que se no for administrado de forma correta pode ocorrer risco de gravidez. Este medicamento no deve ser utilizado por mulheres grvidas ou por aquelas que suspeitem estar grvidas, ou por quem est amamentando. Os horrios, a dose, e a durao do tratamento, podem ser definidos pela paciente desde que seu mdico que a acompanha tenha cincia.

REFERNCIA

< http://www.onofre.com.br/BackOffice/uploads//Bula/119377.pdf > Acesso em: 28 de agosto de 2011.

You might also like