You are on page 1of 3

Colgio Visconde de Porto Seguro Unidade II

O touro e a v Lusa
A v Lusa tinha uns onze ou doze anos quando isto que eu vou contar aconteceu. Ela morava numa cidadezinha chamada Cruz Alta, l no interior do Rio Grande do Sul. Falar em cidade quase um exagero: eram s algumas ruas e uma praa. O resto eram campos, plantaes de trigo, mato, riachos, cachoeiras. E muitos bichos, claro, espalhados por todo lugar. Tinha galinhas, patos, gansos, cavalos, burros. E, o que mais importante para a nossa histria, tinha um touro, que ficava pastando junto com os bois e as vacas ao lado da estradinha que a v Lusa pegava todos os dias para ir escola. Um dia, ela teve a idia de criar um atalho pelo meio do pasto. Pulou a cerca e foi caminhando, de mansinho, bem perto dos bois e das vacas. E do touro. Voc j deve ter ouvido falar que touros no gostam de vermelho. Parece que nem verdade, mas a tradio continua. Nas touradas da Espanha, a capa do toureiro sempre vermelha, para deixar o touro bem brabo. Se isto est certo eu no sei, mas foi bem verdade para a minha av, que estava de suter vermelho naquele dia. Nem bem tinha dado uns passos ao lado da boiada quando ouviu um barulho esquisito... parecia um bicho bufando. Um bicho grande escavando o cho com a pata e bufando pelas narinas. Parecia nada: era touro, casa vez mais irritado e pronto para correr atrs dela! A v Lusa saiu numa carreira. Estava to apavorada que nem dava para gritar pedindo socorro. S dava para correr, o mais rpido que podia, para chegar na porteira antes do touro. E o touro, vendo a menina naquela correria desabalada, no podia mesmo ter feito outra coisa: saiu correndo atrs dela. Enquanto a minha av corria, tinha a impresso de que o tempo havia parado, de que no ia conseguir chegar na porteira e nunca mais ia poder parar de fugir do touro. E o touro atrs dela, e quanto mais perto, mais brabo por causa do suter vermelho. Finalmente, na horinha, ela conseguiu pular a cerca e o touro bateu com os chifres na madeira! A v Lusa continuou correndo, sem parar, at chegar em casa. Quando a me dela a minha bisav Olga ouviu o alarido na cozinha, desceu logo para ver o que estava acontecendo. No sabia o que fazer primeiro: dar um castigo pela bobagem que a filha tinha feito, dar um banho nela para tirar o suor e a sujeira, ou dar um monte de beijos e um abrao, para ela se sentir melhor. Deu um monte de beijos e um abrao, depois preparou um banho de banheira com espuma. Deu um lanche para ela, com chocolate quente e bisnaguinhas. E depois deu um castigo tambm, porque naquela poca no tinha moleza. Mas um castiguinho de nada, s para ela no fazer aquilo de novo. A histria inteira, l no prado, deve ter durado s alguns segundos. Mas a minha av jamais esqueceu esse touro. Boi e vaca, com ela, nunca mais! Bastava aparecer uma vaquinha inocente na televiso, e ela precisava se esforar para no ter um chilique.

A sorte dela foi que a famlia se mudou, pouco depois dessa aventura, para uma cidade maior, onde no tinha mais rio, cachoeira, plantao de trigo, nem mato, o que deixava a v Luisa triste. Mas tambm no tinha boi, nem touro, e ela podia ir sossegada para a escola de bonde.
Arthur Nestrovski. Histrias de av e av. So Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998.

1.Por que o autor acha um exagero chamar Cruz Alta de cidade? 2.Que predominava na paisagem da regio? 3.Encontre as expresses que indicam tempo e lugar neste trecho. Um dia, ela teve a idia de criar um atalho pelo meio do pasto. Pulou a cerca e foi caminhando, de mansinho, bem perto dos bois e das vacas. E do touro. a) Tempo:_____________________________________ b) Lugar:______________________________________ 4.Como Lusa ia escola? 5.Por que a menina resolveu criar um atalho no caminho para a escola? 6.Que significa a palavra suter? 7.Qual era a cor do suter de Lusa? 8.Que aconteceu Lusa quando ela passou ao lado da boiada? Por qu? 9.Releia este trecho. Voc j deve ter ouvido falar que touros no gostam de vermelho. Parece que nem verdade, mas a tradio continua. [...]Se isto est certo eu no sei, mas foi bem verdade para a minha av, que estava de suter vermelho naquele dia. a) O narrador concorda com a afirmao de que touros no gostam de vermelho? b) No caso da av, o que o autor diz sobre essa afirmao? Por qu? 10.Como a menina conseguiu se salvar da chifrada do touro? 11.Que teria acontecido com Lusa se ela estivesse vestindo um suter de outra cor? 12.Ao saber do ocorrido, o que a me de Lusa resolveu fazer com a filha? Assinale as afirmativas corretas de acordo com o texto. ( ) No castigar a filha, pois ela j tinha levado um susto. ( ) Dar um castigo pela bobagem que a filha tinha feito. ( ) Dar um monte de beijos e abraos para ela se sentir melhor. ( ) Dar um banho nela para tirar o suor e a sujeira.

13.Releia este trecho. Enquanto a minha av corria, tinha a impresso de que o tempo havia parado, de que no ia conseguir chegar na porteira e nunca mais ia poder parar de fugir do touro a) Por que a menina tinha a impresso de que o tempo tinha parado? b) Qual a sensao que esse trecho causa ao leitor? c) Que trecho do texto d essa sensao ao leitor? 14.Releia este trecho. E o touro atrs dela, e quanto mais perto, mais brabo por causa do suter vermelho. a) De que outra forma podemos escrever a palavra brabo? b) Por que o autor usou a forma brabo? 15.Qual o objetivo do autor do texto O touro e a v Lusa? 16.Voc j sabe que o narrador aquele que conta a histria. Ele pode participar ou no da histria. a) Pensando nisso, o narrador da histria O touro e a v Lusa : ( ) Narrador-personagem ( ) Narrador-observador b)Sublinhe nestes trechos do texto as palavras que confirmam que o narrador no uma personagem dessa histria. Um dia, ela teve a idia de criar um atalho pelo meio do pasto. A v Lusa saiu numa carreira. E o touro, vendo a menina naquela correria desabalada, no podia mesmo ter feito outra coisa: saiu correndo atrs dela.

You might also like